2 minute read

REDE DE UNIDADES EMBRAPII: OS MELHORES CENTROS DE PESQUISA DO BRASIL

REDE DE UNIDADES

EMBRAPII: OS MELHORES CENTROS DE PESQUISA DO BRASIL

Advertisement

Setor industrial conta com profissionais qualificados e infraestrutura de ponta para inovar

Poucas empresas brasileiras dispõem de centros de Pesquisa & Desenvolvimento próprios. E, sem pesquisa, não se avança na inovação. Ciente dessa falha, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) tem promovido a integração do setor produtivo a polos de PD&I de excelência, as chamadas Unidades EMBRAPII. Isso serve para estimular o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional.

As Unidades EMBRAPII possuem infraestrutura de ponta e são conduzidas por grandes pesquisadores. Para cada Unidade credenciada, a EMBRAPII assegura à indústria que aquele centro de pesquisa funcione como seu próprio centro de P&D ou complete as atividades de inovação da empresa. Ao todo, são 64 Unidades EMBRAPII em todas as regiões do Brasil, prontas para atender a demanda do setor produtivo nas mais diferentes áreas da indústria. “As empresas veem com clareza a capacidade das Unidades EMBRAPII de desenvolver projetos com prazo, cronograma e entrega de bons resultados”, explica o Diretor-Presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção das Unidades EMBRAPII é feito por chamadas públicas e de forma desburocratizada. Para se candidatar, os interessados precisam detalhar informações como: área de atuação, lista de pesquisadores, histórico de desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada com empresas e descrição da infraestrutura laboratorial.

“Convidamos consultores com ampla experiência em suas áreas para fazer uma avaliação das propostas recebidas”, explica o Diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira. Antes da pandemia do coronavírus, as visitas aos centros de pesquisas finalistas eram presenciais, agora, passaram a ser virtuais. O resultado da avaliação é submetido ao Conselho de Administração, que define quais irão se tornar uma Unidade EMBRAPII. Há previsão de chamadas específicas para atender as demandas de inovação no âmbito do PPI IoT/Manufatura 4.0, programa federal para o setor de TICs.

O Instituto SENAI de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa) é uma Unidade EMBRAPII desde 2017. De lá para cá, a atuação do instituto aumentou e se diversificou. “A experiência nos abriu diversos caminhos de articulação de alto nível com empresas e grandes grupos industriais no Brasil, além de parcerias internacionais”, diz Carolina Andrade, Diretora do ISI Biomassa.

Já a Unidade ISI Química Verde é uma das mais novas a entrar no sistema EMBRAPII. A expectativa é de aumentar o número de projetos no setor. “Entendemos que para crescer mais fortemente precisávamos contar com uma estratégia robusta. A EMBRAPII surgiu como a melhor escolha”, revela Paulo Roberto Furio, Gerente de Inovação e Tecnologia do ISI Química Verde.

Fotos: EMBRAPII

This article is from: