
1 minute read
Preá Cavia aperea
Família Caviídea
Outros nomes populares: Bengo
Advertisement
O preá é um roedor de corpo robusto, pelagem cinza, pernas e orelhas curtas. Mede cerca de 25 cm de comprimento e não possui cauda.
Alimentação: Vegetais.
Habitat: Capinzais próximos de rios e córregos, brejos e nas proximidades de matas úmidas.
Distribuição geográfica: Ocorrem em todo o Brasil, exceto na Amazônia.
Características do rastro:
A pata anterior possui quatro dedos, sendo que, o quarto dedo situa-se na lateral da palma. A pata posterior possui somente três dedos, produzindo um rastro estreito e alongado. Ambas as patas apresentam garras afiadas.

Quati Nasua nasua
Família: Procyonidae

O Quati possui o focinho alongado com a ponta móvel e preta, a cauda é peluda e apresenta anéis pretos e amarelos. O corpo é cinzentoamarelado e as regiões laterais do corpo e da barriga são mais claras. Seu tamanho varia de 89 cm a 1,25 m, pesando até 10 kg.
Alimentação: Larvas, minhocas, lesmas, insetos, aranhas, raízes, frutos, vegetais, lagartos, pequenos roedores, ovos, aves e restos de alimentos.
Habitat: Áreas florestadas de mata fechada ou alterada e ambientes antropizados, são diurnos e semi-arborícolas.
Curiosidades: Andam em grupos de até 30 animais jovens e adultos.
Distribuição geográfica: Em todo o Brasil.
Características do rastro:
Seu rastro mostra cinco dedos, garras longas e afiadas e o calcanhar pode marcar fortemente o solo.
A pata anterior possui entre 4 cm e 8 cm de comprimento e de 3,5 cm a 5 cm de largura, e a pata posterior de 7 cm a 11 cm de comprimento e 4 a 5 cm de largura.

Raposa-do-campo Lycalopex vetulus
Família Canidae
Outros nomes populares: Raposinha-do-campo, cachorro-dedentes-pequenos, jaguapitanga.
É o menor dos canídeos silvestres brasileiros. A pelagem é curta e varia entre cinza e marrom-ferrugem. Seu crânio é pequeno e a dentição reduzida.
Alimentação: Pequenos mamíferos.
Habitat: É a única espécie de mamífero carnívora considerada endêmica do cerrado.

Distribuição geográfica: Restrita ao Brasil, esta espécie é encontrada do Nordeste à São Paulo e nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Características do Rastro: Devido ao pouco peso e às pequenas patas peludas, a raposa-do-campo produz rastros pequenos, com dedos e garras pouco marcados, sendo mais longa do que alargada. A impressão das patas posteriores é levemente elípticas, mais fraca e menor comparada com a das patas anteriores na qual as almofadas são maiores e subtriangulares.
