
5 minute read
2.11. Conceito de influenciador digital
from Elas Influenciam
sobre marketing de influência, o Huffington Post29 acrescenta um elemento. O jornal afirma que os influenciadores têm a capacidade de causar um efeito na imagem da marca.
Atualmente existem 2 formas de praticar o marketing de influência: a mídia paga (paid media) e a mídia conquistada (earned media).
Advertisement
• Mídia paga (paid media): os influenciadores são pagos para fazer campanhas ou ações para promover produto, serviço ou marca. Diferente de um garoto-propaganda deve-se existir uma sinergia entre a marca e o posicionamento do influencer.
• Mídia Conquista (earned media): é um trabalho de relações públicas por parte da marca onde é criada uma parceria com o influenciador, mas sem remuneração. Onde a promoção do produto, serviço ou marca é vantajosa para o influenciar aumentar sua visibilidade, prestígio, facilita acesso a pessoas e eventos.
A originalidade e legitimidade do discurso dos influencers são as grandes fortalezas dos influenciadores digitais. É com base
29 What is influencer marketing. Disponível em: <https://bit.ly/3HIp7S8> (Acessado em 17 maio de 2021 às 20h31) nisso que eles conseguem criar relações fortes com seus públicos e transmitir mensagens comerciais mescladas com conteúdo editorial, sem que as pessoas se sintam invadidas. E, mais importante ainda, sem o marketing de interrupção.
Segundo o Social Media Today30, 45% dos usuários de internet na América Latina (o que inclui o Brasil) usam bloqueadores de anúncios em seus desktops ou celulares. E o principal motivo para isso é o excesso de anúncios exibidos, e tudo isso hoje é possível devido ao crescimento exponencial da internet e do mundo digital.
2.11. Conceito de 2.11. Conceito de influenciador digital influenciador digital
Com o surgimento da internet, os primeiros influenciadores jamais esperavam ser capazes de influenciar milhões de pessoas. O que antes só era possível através da televisão. Hoje grandes influenciadores do Brasil, impactam milhões de seguidores, grandes perfis chegam a ter mais 20 milhões de seguidores.
30 O que é marketing de influência? Disponível em: <https://www.influency.me/blog/o-que-e-marketing-de-influencia/> (Acessado em 19 de abril de 2021 às 16h07)
Os influenciadores digitais são pessoas que produzem conteúdos em plataformas digitais tais como, YouTube, Twitter, Facebook, Instagram e TikTok, nos mais diversos segmentos, que através do seu conteúdo geram conversas, impulsionam o engajamento, detém o poder de influência em um determinado grupo de pessoas.
Os influenciadores das redes sociais impactam centenas e até milhares de seguidores, todos os dias, com o seu estilo de vida, opiniões e hábitos. Eles utilizam as mídias digitais para compartilhar o seu cotidiano, expor suas opiniões e dialogar com seus seguidores, tudo isso de maneira autêntica, transmitindo confiança e veracidade aos seus seguidores. Nos dias atuais o número de influenciadores vem aumentando a cada ano. Segundo dados da PROPMARK31 em 2019, o Brasil tem quase 1 milhão de digitais influencers mapeados por empresa. Atualmente o mercado conta com nano, micro, mega e grandes influenciadores.
Figura 20 Classificação de influenciadores pelo número de seguidores
31 Brasil tem quase 1 milhão de digital influencers mapeados por empresa. Disponível em: <Brasil tem quase 1 milhão de digital influencers mapeados por empresa - propmark> (Acessado em 29 março de 2021 às 21h|)

Figura 21 - Disponível em Freepik
Megainfluenciador: São pessoas que ultrapassam a marca de 1 milhão de seguidores. Ao mesmo tempo que passam as informações para uma enorme quantidade de pessoas, o engajamento tende a ser menor, enquanto os valores de contratação são bem mais altos.
Macroinfluenciadores: São pessoas que possuem entre 500 mil a 1 milhão de seguidores. baixo engajamento, os valores para uso publicitário são altos.
Intermediários: São pessoas entre 100 mil a 500 mil são normalmente pessoas com perfil em uma área específica como. O seu engajamento é muito significativo.
Microinfluenciadores: com números entre 10 mil a 100 mil, são influenciadores que conversam com um tipo de nicho ou mercado.
Nanoinfluenciadores: São pequenos influenciadores que tem até 10 mil seguidores, geralmente influenciam uma comunidade de um estado ou cidade, muito utilizada por empresas de pequeno porte.
Assim como existe a classificação por tamanho de influenciadores, eles também são categorizados por tipos com nativos digitais celebridades, ativistas, autoridades entre outros.
Nativos digitais: São pessoas que conseguiram a fama através de plataformas digitais das mais variadas como Blog, Youtube, Instagram, Facebook entre outros. Estes perfis possuem grande alcance
de público e são utilizados pelas empresas para divulgação de produtos e serviços, pois conseguem através da publicidade estabelecer com ela uma relação de confiança legítima com seus seguidores.
Celebridade: Este é o tipo de influência mais comum, por parte de grandes marcas. São pessoas que ganharam fama nas mídias tradicionais e aproveitaram sua popularidade para produzir conteúdo para redes sociais, visto que os consumidores gostam de acompanhar as celebridades para saber as novidades do momento. Estes perfis possuem um grande alcance, enquanto as ações de marketing possuem alto custo. São muitos utilizados para aumentar o conhecimento de uma marca ou atrair tráfego de novos clientes.
Ativistas: Diferente dos demais influenciadores que produzem conteúdo inspirado em temas como moda, maquiagem, gastronomia e etc. Esse influenciador, possui uma causa pela qual luta ardualmente. São utilizados por empresas que concordam com os ideais desses influenciadores.
Autoridade: Estes influenciadores são pessoas que ganharam a confiança dos seus seguidores por causa de um amplo conhecimento de um determinado segmento. Devido a conexão com nicho específico de mercado, são utilizados por empresa para ações publicitárias somente compatível com público que segue seu perfil. A fim de mensurar o poder, avaliar a perceptividade e hábitos de consumo e engajamento com os influenciadores, o Instituto de pesquisas QualiBest em parceria com a Spark32 realizou uma pesquisa com homens e mulheres acima de 15 anos para mensurar essa relação. No estudo podemos perceber que 55% dos entrevistados já sabem o que é influenciador digital, 68% dizem que segue algum influencer em suas redes sociais, e em sua maioria as mulheres são as que mais declararam seguir influenciadores digitais - 36% homens, 64% mulheres. Tentando entender com mais profundidade como é esse seguidor percebemos que a maior parte dos seguidores possuem entre 18 a 24 - 28%, e são do sudeste do país.
A pesquisa pergunta para os entrevistados qual a motivação de seguir um influencer, podemos perceber que os influenciadores hoje são fonte de informação, 69% declara que sua principal motivação é porque o influencer fala de assuntos que são do interesse dele. 56% afirma que busca opiniões, recomendações de produtos e serviços que eles dão.
32 Pesquisa O post é pago, e ai? Instituto Qualibest. Disponível em: < https://bit.ly/3HE1hH9> (Acessado em: 2 de abril de 2021 às 11h)
Figura 22 - Disponível em Freepik

CAPÍTULO 3
ESTUDO DE CASO: Com o alto número de usuários conectados às redes sociais, o investimento de empresas em parcerias entre influenciadores digitais se torna cada dia maior. Abaixo foram selecionadas três publicações de publi post, realizado em 2021, por influenciadoras digitais do Instagram com perfis com mais de um milhão seguidores, do segmento de beleza residentes na cidade de São Paulo. As publicações abaixo a serem analisadas foram produzidas por Jade Picon, Steffany Borges e Juliana Leme.