Issuu on Google+


SUMÁRIO

Pet

Especial

Mimos para o seu bichinho de estimação

Os benefícios do chocolate PÁG. 48

PÁG. 44

Kid e Teen Produtos para o seu filho PÁG. 20

Capa Claudia Leitte PÁG. 16

Moda

Sexo

Outono-inverno 2012

Produtos para incrementar a relação PÁG. 29

PÁG. 18

Carnaval 2012 Canal 2 marca presença na festa de Momo PÁG. 22

SEÇÕES

08 12 26 30

4

REGISTROS RADAR SAÚDE FITNESS

36 38 39 40

ECONOMIA DVD DIREITO ROTEIRO

MARÇO’2012

Curtas

Acontece na Bahia

Reencontre seu amor carnavalesco

As celebridades que participaram da folia

PÁG. 32

PÁG. 24


EDITORIAL

O Carnaval passou e a Revista Nosso Bairro marcou presença na folia, trazendo para você, leitor (a), registros exclusivos, além de uma cobertura especial de um dos camarotes mais animados da avenida: o CarnaCoral, nosso parceiro no circuito Barra-Ondina e onde recebemos convidados mais do que especiais. Na capa, a cantora Claudia Leitte fala sobre o seu segundo filho e novos projetos. Confira ainda nossos especiais sobre chocolate e pet.

Acesse nosso portal www.canal2.com.br

Siga a Canal 2 no twitter @editoracanal2

Boa leitura!

Sugestão de pautas, denúncias e afins: editoracanal2@gmail.com

Curta a nossa fan page no Facebook Editora Canal2

MARÇO’2012

5


EXPEDIENTE

NossoBairro Canal 2 Comunicação e Eventos Ltda Telefones: 71 3344 1911/1624 www.canal2.com.br/nossobairro Diretor Executivo Luciano Dórea luciano@canal2.com.br Editora-chefe Cris Montenegro - DRT/BA 2521 cris@canal2.com.br

Fotografo Alvenir Jr. e Reginaldo Santos Departamento Administrativo/ Financeiro

Cristiane Guimarães, Tássia Barbosa e Carlos Dórea

Fale com a redação editoracanal2@gmail.com Textos Aina Kaorner Anaísa Freitas Marco Gramacho Marcele Neves (estagiária) Roberto Pires

Esta Edição 60 mil exemplares Março 2012 As cartas para a redação deste jornal devem ser enviadas para a sede da Canal 2 Comunicação.

Comercial 71 3344 1911 / 1624 Revisão Roberto Pires Design Editorial Elaine Quirino - elainequirino@gmail.com Erick Cerqueira - esc3d@hotmail.com Arte finalista Drielle Brasil

6

MARÇO’2012

A Revista Nosso Bairro não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos assinados, publicidade, assim como pelas imagens neles contidos. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Nosso Bairro e da Canal 2.


Por Aina Kaorner Fotos Elaine Quirino

EVENTO

Fiéis comemoram festa de Nossa Senhora da Luz Colônia de pescadores reverencia Iemanjá

Seguindo a tradição, a paróquia de Nossa Senhora da Luz comemorou o dia da padroeira organizando uma tenda em frente à igreja para vender lanches, bolos, tortas, pães e pastéis, CDs, imagens, livros e camisas. De acordo com uma das voluntárias da paróquia, Marly Lopes, todo dinheiro arrecadado será revertido para a Creche São Pedro Nolasco, localizada no Areal, no bairro Nordeste de Amaralina. O tema da festa desse ano foi “Viver na esperança”. As comemorações em homenagem a Nossa Senhora da Luz começaram no dia 25 de janeiro e seguiram com as novenas até o dia 2 de fevereiro. A aposentada Maria de Lourdes Souza também esteve presente no evento e contou que sempre foi devota de Nossa Senhora, desde criança.

A paróquia organizou uma tenda para vender diversos produtos

Após a missa, realizada às 5h da manhã, aconteceu a procissão e os pescadores entraram numa jangada para oferecer presentes para a rainha do mar

“Sou fã mesmo, completamente apaixonada. Esse evento é muito importante para trazer mais vida para a cidade. Essa vibração chama as pessoas para terem mais conhecimento das coisas de Deus”. Homenagem– Na Colônia de Pescadores, próxima à igreja, a festa também seguia, mas a homenageada era Iemanjá. Após a missa, realizada às 5h da manhã, aconteceu a procissão de Nossa Senhora da Luz e os pescadores entraram numa jangada para oferecer presentes para a rainha do mar. Este ano dois balaios foram entregues como oferenda. “Não podemos contar o que tinha dentro porque é segredo”, brinca o Capataz do Porto e um dos líderes da Associação de Pescadores da Pituba (APEPI), Geraldo Oliveira, mais conhecido como Bel. “Pedimos Iemanjá muita saúde para nossos familiares e amigos”. A festa seguiu durante todo o dia, após ser servida uma moqueca de peixe e diversos petiscos da culinária baiana, como o abará. “Esse evento é maravilhoso e o pessoal gosta muito”, salientou.


REGISTROS

Por Anaísa Freitas Fotos Divulgação

Bazar movimentou a Ana Lúcia Magalhães Nos últimos dias 1º e 2 de março, marcas de moda feminina se reuniram no Santorini Café, na Praça Ana Lúcia Magalhães, com produtos como sapatos, lingerie, roupas e semi-jóias comercializados com até 70% de desconto. A loja Callu levou calçados das marcas Luíza Barcellos, Vicenza, Schutz, Guilhermina e Callu, enquanto a loja Mesckla expôs nas araras peças de roupa feminina das grifes Alfghan, Ágatha, Dhuo, Chow, Caos e Lode. Quem foi tomar um café, e aderiu às compras, ainda pode escolher lingeries da Valentina Moda Íntima, todas com 50% de desconto, e peças exclusivas da Maria Duda Acessórios. Para a empresária do Santorini Café, Dulce Soares, o bazar foi uma oportunidade de compartilhar públicos. “Os clientes do café conhecem as marcas expositoras, enquanto a clientela das lojas conhece o nosso espaço. E, no final das contas, quem mais sai ganhando é o próprio consumidor”, comentou. Pelo sucesso, o evento terá bis, aguardem!

Praias sem salva-vidas Em vários trechos entre as praias da Pituba e da Barra banhistas reclamam da falta de postos da Salvamar. Para citar exemplos, nas famosas praias da Paciência e do Buracão, no Rio Vermelho, os frequentadores contam com a sorte para não se afogarem.

Carro derruba poste na Manoel Dias Apesar do susto, na manhã do dia 27 de fevereiro, ninguém ficou ferido após a colisão de um veículo com um poste, próximo à Rua Espírito Santo.

Lojas arrombadas Na segunda semana de fevereiro, durante a greve da PM-BA, pelo menos 10 lojas foram arrombadas na Av. Manoel Dias da Silva, em dias alternados. Fios das caixas de energia e estruturas de ar-condicionado foram levados por bandidos e usuários de drogas.

Ensino a Distância registra grandes taxas de crescimento No Cesumar, em seis anos, o número de alunos que estuda na modalidade a distância chegou a crescer 7 mil por cento ensino. Outro ponto importante é a qualidade do Dados do Ministério da Educação (MEC) ensino oferecido. “Os cursos da Educação a referentes à credibilidade da EAD em 2010, Distância do Cesumar alcançaram conceito 4 no apontam que um a cada cinco novos alunos que Enade (Exame Nacional de Desempenho dos pretendem fazer um curso de graduação prefere Estudantes), mesma nota do ensino presencial, a modalidade a distância. confirmando que em nada perdem em qualidade”, Seguindo esta mesma tendência, o Cesumar apontou. (Centro Universitário de Maringá) deu um salto Dos estúdios de Educação a Distância, aulas são transmitidas para todo o Brasil Os cursos do Cesumar são todos credenciados pelo de 7 mil por cento no número de alunos que MEC, os certificados e diplomas da modalidade a fazem cursos a distância, desde que implantou a distância não diferem em nada de cursos presenciais e tem a mesma modalidade em 2006. A instituição iniciou este ano com mais de 20 validade em concursos e órgãos. mil alunos matriculados. O polo de educação a distância do Cesumar em Salvador está localizado na O diretor do Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, Willian de Praça Conselheiro Almeida Couto, 374, dentro do colégio Salesiano em Matos Silva, diz que esse crescimento se deve a vários fatores. Um Nazaré. Mais informações pelos telefones 0800 600 63 60 / (71) 3498-4008. deles é a quebra de preconceitos em relação a essa modalidade de

8

MARÇO’2012


Fala Doutor Um Carnaval do povo e para o povo! Pesquisa mostra os shoppings mais frequentados de Salvador Comodidade, segurança e conforto. Esses são os principais itens que fazem dos shoppings centers os preferidos dos consumidores na hora de gastar dinheiro. Seja para comprar roupas, ir ao cinema ou fazer refeições. Uma pesquisa do Instituto Futura, encomendada pelo jornal Correio, e publicada no último dia 27 de fevereiro, fez um mapeamentos dos shoppings mais frequentados de Salvador. Encabeçando a lista, com 46,1% da preferência dos entrevistados, aparece o tradicional Shopping Iguatemi, que está presente na cidade desde 1975. Quando se trata de frequência, quem sai na frente é o também tradicional Shopping Barra, que está completando 25 anos de inaugurado: cerca de 20% dos entrevistados afirmaram que vão ao shopping quase todos os dias.

Brunch de inauguração da Maple Bear Arthur Sampaio, presidente do conselho deliberativo da ACBEU, e a superintendente Athiná Leite, receberam convidados no último sábado, dia 3 de março, para a inauguração da escola ACBEU Maple Bear Canadian School, referência mundial no ensino bilíngue. O evento teve início com uma benção do padre Manoel Filho, coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador, e do pastor Djalma Torres, nas instalações da escola, que fica no Jardim Armação. Logo depois, pais e alunos fizeram uma visita guiada às instalações da Maple Bear. O evento terminou com um brunch no Espaço D´ Eventos, também no Jardim Armação. Com sede na cidade de Vancouver, no Canadá, a Maple Bear utiliza um modelo de ensino infantil em que toda a comunicação é feita em inglês, com o uso do sistema de imersão, que permite às crianças desenvolverem habilidades de compreensão, comunicação e escrita.

Terminou o Carnaval. Muita gente ainda sofre com a saudade da folia momesca. No saguão do aeroporto de Salvador, repetiu-se a cena de turistas de várias partes emocionando-se na partida, e vendo esfriar o ardor do “dendê no sangue”. Para esses amigos e amigas que aqui desembarcaram para curtir o som do trio elétrico junto com os soteropolitanos, muitas nuances da festa passaram despercebidas, ou seja, a cidade que discutia o reinado de Momo, e que tentava democratizar esses dias de intensa alegria, não é a mesma no dia a dia para todos os cidadãos. Democracia. Palavra que representa participação popular. E o que pude perceber durante o Carnaval foi uma tentativa errônea de garantir a democratização da maior festa do planeta com a inclusão desajeitada do folião-pipoca com atrações de renome em horários que não condiziam com os momentos de ápices, principalmente no Circuito Osmar. O povo continuou tendo que aceitar a oferta de um trio sem cordas, repito, em horários esvaziados e que não comprometia a participação desses artistas em suas agremiações carnavalescas. Ledo engano! Isso não foi algo que deixará marcas “eternas” como uma tatuagem. Pareceu mesmo, um “amor de carnaval”. Notei que as músicas não agradaram em cheio ao povo. Algumas canções foram executadas de maneira tímida, e não se transformaram naquele hit esperado que marcasse o que ainda resta do verão. Ou seja, frustração. Frustração também com o momento mais esperado no âmbito político: a Mudança do Garcia. Ninguém viu as

demonstrações de repúdio, muito menos, as manifestações humoradas que fazem “corar” muitos rostos do cenário político. Dessa vez, as entidades que sempre “botaram o bloco na rua” protestando contra o Poder Executivo estadual e municipal, tiveram destes poderes o patrocínio para desfilarem. Não fariam nada que contrariassem. Isso sem contar nos balões que cortavam o ar e estampavam as marcas da administração estadual e municipal. Mesmo terminada a folia, nossas expectativas de um Carnaval verdadeiramente democrático e inclusivo passam pela atuação da Câmara de Vereadores de Salvador em prol de uma real participação de todos os entes que compõem a festa. Não podemos, por exemplo, permitir a exclusão de entidades e artistas que sempre protagonizaram a beleza da festa, e permitir que suas histórias consagradas sejam apequenadas, pois o espetáculo de brilho e alegria ofertados por essas agremiações fazem a verdadeira democracia na folia, quer seja para o folião-pipoca, para o folião nas arquibancadas, e também nos luxuosos camarotes. E como disse, nossa intenção é garantir essas condições de envolvimento, participação efetiva e igualdade entre as entidades carnavalescas. O futuro está esperando que nosso Carnaval seja premiado com a participação do povo que traz o brilho no sorriso estampado no rosto. A democracia tem que reinar em todos os âmbitos da festa. Essa gente bonita que toma as ruas, avenidas, e praças... Ah, a Praça Castro Alves é do povo, assim como o céu é do condor!

MARÇO’2012

9


REGISTROS

Por Anaísa Freitas Fotos Divulgação

Circuito Barra-Ondina é o mais violento Foram 780 ocorrências nos seis dias de Carnaval, com 73 casos de roubo, 611 de furtos e 91 registros de lesão corporal. Apesar da redução, em relação aos números do ano passado, o Circuito Dodô foi destacado como o mais violento entre os demais (Circuito Osmar, Campo Grande e Circuito Batatinha, Pelourinho).

Shopping Barra promoveu terceira edição do “Prêmio Barra Mulher”

TravellerShop

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Shopping Barra promoveu em sua praça principal a solenidade de entrega do Prêmio Barra Mulher. Em seu terceiro ano, a premiação reconheceu os talentos femininos atuantes na Bahia em 10 áreas: artes plásticas, atividade empresarial, atividade jurídica, arquitetura & design, ação social, comunicação, educação & cultura, esporte, medicina & saúde e moda. O coquetel de premiação ocorreu no dia 8, e desde o dia 9 foi aberta ao público a exposição que conta a trajetória das premiadas, permanecendo em cartaz na praça central até 18 de março.

Vai viajar? Consulte a TravellerShop. A empresa oferece consultoria em viagens, turismo e intercâmbio. Lá você tem toda assistência em viagens, desde a idealização à concretização. A TravellerShop ajuda você a planejar sua viagem, dando sugestões de roteiro e condições de pagamento de acordo com seu perfil. Alguns serviços: Destinos exóticos, esquiáveis e religiosos; Excursões; Intercâmbio; Assistência em viagens; Seguro viagens; Venda de moeda. Serviço: www.travellershop.com.br - Tel.: 71 3484 7599

10

MARÇO’2012


Por Anaísa Freitas Fotos Divulgação

ACONTECEU

O Projeto Galeão e a Ecofolia Solidária colaboraram com a limpeza da cidade

O Carnaval passou e a sujeira quase fica... Projetos alternativos retiram lixo deixado no circuito

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, o Projeto Galeão recolheu resíduos deixados durante o período de Carnaval na Praia do Porto da Barra. Segundo Fábio Oisiovici, mergulhador há 20 anos e um dos responsáveis pelo Projeto Galeão, todo o lixo retirado do fundo do mar foi entregue ao setor competente da Limpurb, para ser triado e seguir para reciclagem. “Tivemos a participação de 15 mergulhadores, com o apoio da Brahma”, explica o instrutor. No primeiro dia, do Cristo ao Farol da Barra, os mergulhadores passaram quase duas horas retirando 45 quilos de material sólido, a maioria lata e garrafa PET. Já no dia 24, o trecho compreendido entre o Farol da Barra e o Yacht Clube da Bahia, foi finalizado em 1,5 hora

e foram retirados do fundo do mar 130 quilos de resíduos, como instrumentos para pesca, pneus e madeira. Criado em 2004, o Projeto Galeão congrega os objetivos de oferecer curso de mergulho e desenvolver a consciência ambiental através de atividades que protegem a vida marinha. Saiba mais: www.projetogaleao.com.br. Ecofolia Solidária 2012 Já a nona edição da Ecofolia Solidária contabilizou 65 toneladas de materiais recicláveis retiradas nos circuitos Dodô e Osmar do Carnaval de Salvador por 2,8 mil catadores avulsos cadastrados. Esse ano, a ação contou com o apoio da Associação Brasileira de

Produtores de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS). A iniciativa da Ecofolia é uma realização do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), em parceira com a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incuba/UNEB) e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA). O financiamento é garantido pelo Governo do Estado, através do programa Vida Melhor, e pelo apoio de diversas secretarias (SEDES, SETRE, CAR/SEDIR, Casa Civil). Há, ainda, o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador (através da LIMPURB), Prodeb, Petrobras, Brahma e Associação Vida Brasil.

MARÇO’2012

11


RADAR

Por Anaísa Freitas Fotos Alvenir Júnior

ROBeRtO CuNha /div.

Falta rotatória No cruzamento entre as Alamedas Benevento e Pádua, no Parque Júlio César, moradores pedem uma solução para o tráfego. Ali, são constantes as colisões entre veículos, por não haver semáforos e nem rotatórias. Nesse flagrante, por pouco não acontece um acidente.

Enquanto isso... Na Rua Ceará, em frente ao Ponto 7, mais um flagrante de animais tomando conta do local. Dessa vez, um cavalo trafega tranquilamente no local, enquanto a Prefeitura finge desconhecer o problema.

9ª Lavagem da Rua Minas Gerais Rua Messe do Amor Flagrantes de abandono completo nessa rua da Pituba que, apesar do nome, não tem nada de dócil.

Malhar no Carnaval custa caro Mesmo sendo completamente fora do circuito, durante o período foi cobrada a taxa de R$10 na zona azul para estacionar no Jardim Armação, que geralmente custa R$3. Qual será a justificativa?

12

MARÇO’2012

Ao som das marchinhas de Carnaval e com muita alegria, no último dia 11 de fevereiro aconteceu a Lavagem mais tradicional da Pituba. Apesar do clima de tensão que a cidade vivia, por conta da greve parcial da PM-BA, o público não deixou de prestigiar a bela dança das baianas e a banda de sopro, que saíram pelas transversais do bairro.

Mais um... Buraco antigo também na Alameda Pádua, Pituba. Além dos danos materiais, há o risco na tentativa dos motoristas de desviar.

Solução? Quando? A Travessa Arthur Napoleão Rego, na Pituba, está com esse buraco aberto há meses. Os moradores tentaram amenizar colocando areia e pedras, mas sem muito sucesso, principalmente durante as chuvas.


Volta às aulas... E a cena se repete: em frente ao Colégio Integral veículos parados e estacionados no meio da via, colaborando ainda mais para o congestionamento na hora do almoço. Nenhum agente da Transalvador esteve no local para fiscalizar e punir os infratores.

Casa da mãe Joana Na Alameda Pádua uma construtora usa a calçada e a pista para "guardar" materiais de construção.

A ladeira é nossa! Cadê o passeio?

Cavalos são vistos com frequência subindo a ladeira do Nordeste de Amaralina.

Na rua Ceará está tudo tomado pelo mato, pedestre que quiser usar a calçada vai ter que esperar a boa vontade do órgão competente aparecer por lá.

MARÇO’2012

13


RADAR

Por Anaísa Freitas Fotos Walmir Pinheiro

Troca-troca Durante o Carnaval, ambulantes revezavam os sombreiros de diferentes patrocinadores.

E continua... O despejo irregular de esgoto a céu aberto, na Praia da Barra.

Imprudência O trânsito complicado da Av. Euclydes da Cunha, Graça, piora com flagrantes como esse: motoristas contornam de forma irregular e invadem a pista contrária. jOsé seRRãO /div.

Obra (e transtornos) sem fim!

aLveNiR jR.

As obras de macrodrenagem Vale do Canela executadas pela Prefeitura, através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), órgão vinculado à Secretaria de Transportes e Infraestrutura, avançam a passos lentos. Quem trafega pelo local reclama dos frequentes congestionamentos causados por caçambas e caminhões da obra.

Focos de dengue Esse canteiro de obras na Av. Princesa Isabel deixou três reservatórios de fibra de vidro sem tampa. Com as chuvas, houve acúmulo de água e a criação de um ambiente perfeito para proliferação de mosquito, principalmente para o transmissor da dengue.

Acorda, prefeito! Não foi dito que seria proibido dormir na rua? A regra não chegou a Marquês de Caravela não, e no Carnaval o que mais tinha era gente "acampando" por lá.

14

MARÇO’2012


RECLAMAÇÃO DO LEITOR Desde o último dia 13 de janeiro a proprietária aguarda que o seu carro seja consertado pela concessionária Toulouse

Tive a infeliz idéia de adquirir um Citroën modelo c4 hatch, cor vermelha, de placa NTM0337, de ano 2010/2010 na concessionária Toulouse, em Salvador, Bahia. Devido a uma colisão, deixei o carro na Toulouse no último dia 13 de janeiro, para conserto de um farol dianteiro esquerdo e pára-lamas, cujo serviço o funcionário da oficina informou que estaria pronto em 15 dias. Apos um mês e meio, sem que a menor satisfação me fosse dada, procurei o gerente de pós-vendas, Sr. Alexandre, que me disse que não tinha conhecimento que o meu carro estava na loja da Toulouse para reparos, e que a partir daquele momento, em que eu o informei da existência do meu carro na oficina da Toulouse, este seria prioridade, pois ele só intervém no conserto quando algum cliente demonstra insatisfação com os serviços como eu estava fazendo. Foi-me dado um prazo para chegada de um pára-lamas para o dia 9 de março de 2012. Um absurdo, que o mesmo disse que era uma pena, mas ele não poderia fazer nada, pois meu carro é vermelho, se eu tivesse comprado um carro de cor prata ele poderia tentar me ajudar. Este mesmo gerente ficou de me telefonar para tentar agilizar o serviço, nunca me telefonou, e sempre que ligo não me atende, ou se atende diz que vai dar uma olhada e me liga depois. Ana Carolina Ramos Pitta Lima - Salvador, 01 de março de 2012

MARÇO’2012

15


CAPA

Por Cris Montenegro Fotos Alvenir Jr.

Claudia Leitte

dá o tom

Cantora comemora o sucesso do Carnaval e fala sobre homossexualidade, filhos e novos projetos

Se ao subir ao palco cantando um dos seus mais novos sucessos Claudia assusta os machistas de plantão, “o carro é meu, o celular é meu, o silicone é meu, não foi você quem deu”, ela também arranca suspiros masculinos e femininos pela ótima forma e simpatia, que desbancou até os boatos de que não se dava bem com outro ícone da música - Ivete Sangalo - após aparecer ao lado da estrela na última quarta-feira de cinzas, no arrastão que marcou o final do Carnaval de 2012 em pleno circuito Barra-Ondina. “Foi um prazer estar no trio. Eu amo a Ivete”, disse na ocasião”. O comportamento pode até causar estranheza em quem não conhece o trabalho e a trajetória de Claudia Cristina Leite Inácio Pedreira, ou simplesmente Claudia Leitte, que estreou em 2001 como vocalista da banda Babado Novo. Simples e bemhumorada, ela chegou à coletiva de imprensa do Hotel Pestana Convento do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, exibindo uma ótima forma, apesar da gravidez, da qual, por sinal, faz um pouco de mistério. “A única coisa que posso adiantar é que nascerá no início do segundo semestre, mas é coisa minha mesmo, não estou querendo dar detalhes, nada demais”, falou. “Estou me sentindo diferente, cheinha e desencanada. A gente sente as mudanças no corpo e o que necessito é dissipar minha energia, disseminar alegria”, acrescentou sorrindo a mãe de Davi, de três anos, que optou por não levar o caçula da família para acompanhar as suas apresentações no último Carnaval. “É complicado trabalhar e cuidar dele ao mesmo tempo”, salientou. A gravidez não tirou o fôlego de Claudinha, que fez uma das mais belas participações na folia baiana esse ano. Com uma produção impecável, a cantora mostrou para que veio com inspiração na África, que foi o tema do seu Carnaval. “De lá vieram nossas raízes. Além da beleza e do aspecto lúdico, há a cultura, a gastronomia, os sons e as danças. As mulheres africanas são guerreiras, fortes e heróicas, nada mais justa a homenagem. Somos todos misturados e é muito importante trazermos à tona o tema: miscigenação”, comentou. Quando questionada sobre a ideia de cantar sem cordas, ela logo respondeu: “Eu adoro o Campo Grande e amo puxar a massa. Meu sonho é cantar lá um dia para a pipoca e tenho certeza que vou realizá-lo logo. Já fiz isso em Aracaju e Feira de Santana, foi maravilhoso!”, afirmou a cantora, que ainda homenageou Wando durante a folia momesca. “Wando é um ícone da MPB, embalou vários corações apaixonados e tive a oportunidade de conviver com ele. Me senti muito especial por ter feito parte da vida dele”, disse emocionada.

Claudinha mostra camiseta produzida em parceria com a marca de camisetas do apresentador Luciano Huck. A peça é vendida pela internet e parte do lucro das vendas é revertida para o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil. usehuck.com.br 16

MARÇO’2012


“Estou me sentindo diferente, cheinha e desencanada. A gente sente as mudanças no corpo e o que necessito é dissipar minha energia, disseminar alegria” Preconceito Claudia foi convidada pelo Grupo Gay da Bahia – GGB – para ser a madrinha da Parada Gay de Salvador. A decisão dividiu opiniões por conta da resposta que a cantora e o seu esposo, o empresário Márcio Pedreira, deram à transexual Léo Áquila em uma entrevista afirmando que queriam que o filho fosse macho. Na época, Claudinha estava grávida de Davi. “Fui convidada sim e fiquei muito feliz com o convite, minha participação vai depender apenas do pós-parto, espero estar lá arrasando. Teve uma confusão envolvendo meu nome, mas eu jamais faria uma piada ou depreciaria ninguém. Eu acompanho, por exemplo, a história do casamento gay, acho que as religiões não precisam ceder a cerimônia, mas tenho amigos que vivem há anos com pessoas do mesmo sexo e as leis não preservam as conquistas que eles fazem juntos, temos que lidar com isso e pensar que se tratam de seres humanos, só assim venceremos muitos obstáculos”, declarou.

A inspiração que veio da maternidade Na sua segunda gestação, Claudia já pensa e faz projetos para o público infantil. Um que já está sendo preparado é a Milkaretinha, um baile de carnaval infantil. “Só está faltando o tempo para organizar tudo, mas vai sair sim, já tem bastante gente interessada no assunto”, ressalta com tom de determinação e disciplina. Alguém duvida por que o sucesso também é dela?

MARÇO’2012

17


MODA

Por Roberto Pires - BOBPIRES@IG.COM.BR Fotos Divulgação

Já está nas

vitrines

A moda outono-inverno 2012 chega às lojas com brilho, cores fortes e elegância

É hora de renovar o visual. O verão se foi e as liquidações também. Saiba que a nova estação traz um desejo por roupas mais chics, mas sem perder o alto-astral. Afinal de contas estamos numa cidade que

clama pela tropicalidade. Portanto, leia com atenção as dicas desta matéria e depois vá às compras para compor seu armário, sempre mantendo o bom senso, pois não dá para gastar dinheiro à toa, certo?

saCha höChstetteR/div.

COBRA É A ANIMAL PRINT DA vez, dividindo espaço com a estampa de oncinha, que já é um clássico para qualquer estação. Ela aparece em tonalidade discreta, como na foto, ou nas cores azul e bordô, entre outras. Vale para roupas, bolsas (em modelos grandes ou tipo carteira mais social), calçados e cintos, que levantam looks básicos.

máRCiO madeiRa/div.

Victor Hugo

18

OS METALIZADOS vão brilhar nessa estação! Tem dourado, cobre e prateado em peças clássicas ou moderninhas. Este vestido remete ao tricô mas é adequado a Salvador, pois não tem mangas. Aqui ele aparece combinado à carteira e ao cinto na cor berinjela. O sapato fechado substitui a bota, que pede clima mais frio.

MARÇO’2012

NEM

SEJA PARA HOMENS ou para mulheres, o xadrez continua firme no páreo da moda, em cores mais fechadas, a exemplo do azul e do vinho. Para acompanhar esse padrão clássico, que se renova a cada temporada, a melhor pedida é escolher um jeans clarinho com aparência de surrado, que vai dividir espaço com o marrom.

Damyller

A TONALIDADE CORAL do casaco é uma surpresa para o inverno, já que foi uma das cores mais fortes do verão. Já as bolas vêm fortes como estampa, em diversos tamanhos. Outra novidade é a saia plissada, no comprimento abaixo dos joelhos que vai predominar no visual feminino. Para completar, adote a sandália com cara de botinha.

Andarella

GLITTER NOS SAPATOS É UMA tendência que promete sofisticar as produções do outono-inverno. Seja no escarpim, na sandália plataforma ou até mesmo nas sapatilhas, vai virar sensação entre as mulheres que adoram estar na moda. Misturado à camurça fica um charme... O brilho chega aos pés também na versão paetês.


Cheirinho de Ivete

Para ficar mais bonita, uma boa pedida é o kit Duda Molinos Sack’s/Sephora (R$ 189,90), criado pelo famoso maquiador. Confira no site www.sacks.com.br.

A cantora assina sua primeira coleção de perfume pela Avon, da linha Águas & Brisas, composta por três colônias refrescantes: Pitanga Festeira, Lavanda Enfeitada e Amarílis Alegre. Todas elas refletem a personalidade divertida de Ivete, que participou de todo o processo criativo e de desenvolvimento dos produtos. “Tem muito de mim em cada detalhe: festiva, enfeitada, alegre. É por isso que eu escolhi três colônias, já que uma só não bastava para traduzir o que sou”, comentou a estrela baiana. O preço é camarada: R$ 34 (150 ml) e R$ 53 (300 ml).

Que fofas! As Havaianas Muppets são incríveis. Coloridas e divertidas, vêm estampadas com a irreverente turma do filme Os Muppets, incluindo a charmosa Miss Piggy. Se gostou, corra para adquirir a sua pois é uma edição limitada. Tem nos tamanhos 33/4 a 43/4 e o par custa R$ 35,90. Para saber onde encontrar ligue gratuitamente para 0800-7070566 ou acesse www.havaianas.com.br.

O Desodorante Spray para os Pés (R$24,90) faz parte da coleção masculina Natura Ekos Mate Verde, que traz também a colônia, o sabonete em barra e o shampoo.

Chic até na intimidade Não é exatamente uma lingerie para namorar, mas para ficar bem na foto, já que ela coloca tudo no devido lugar. O conjunto na cor rubi é da coleção Noblesse, da marca Dilady, que atende todos os biótipos de mulheres. As peças têm um desenho floral no próprio tecido e uma faixa control acetinada para deixar a silhueta perfeita. Há outras opções nas cores branco, preto e cacau, com os sutiãs nos tamanhos 42 ao 50 e as calcinhas do P ao GG, disponíveis nas lojas especializadas em moda íntima.

MARÇO’2012

19


KID E TEEN

Por Cris Montenegro Fotos Divulgação

Sapatilhas em maxxi glitter, animal print e vernizes coloridos A Linha Tal Mãe, Tal Filha traz modelinhos de sapatilhas iguais para mamães e filhas e em materiais como o maxxi glitter, animal print e vernizes coloridos. O conforto é um item de destaque absoluto da linha, para que tanto a mamãe como a menina possam desfrutar de momentos com intensa maciez, segurança e flexibilidade. A numeração infantil vai do 25 ao 34 e a numeração adulta do 34 ao 40. www.moleca.com.br e www.molekinha.com.br.

Intestino preguiçoso Para auxiliar no funcionamento do intestino do seu filho aposte nessa vitamina saborosa e fácil de preparar. No liquidificador junte: 1 copo (250 ml) de leite desnatado 1 banana nanica cortada em pedaços 1 ameixa com casca picada 1 colher (sopa) de linhaça 1 cubo de gelo Açúcar a gosto Bata bem e sirva. Fonte: O que tem no prato do seu filho? (Alles Trade Editora)

Segurança no fogão Você não vai mais precisar colocar os cabos das panelas para dentro do fogão para evitar acidentes com as crianças. A Rochedo lançou a linha Ingenio, que vem com um cabo removível para ser acoplado a qualquer peça da série. www.rochedo.com.br

O desenho do seu filho pode virar um brinquedo! Que tal transformar o desenho do seu filho em um brinquedo? Essa é a ideia do projeto canadense childsown.com. O custo é de R$100 a R$200, mais o frete de R$43. Uma ótima lembrança do seu artista mirim preferido, concorda?

20

MARÇO’2012

Dentes de leite Um mimo essa almofada com bolso para guardar os dentes de leite. www.bbtrends.com.br


CARNAVAL 2012

Por Cris Montenegro Fotos Reginaldo Santos

Só deu Canal 2! Editora marca presença no circuito Barra-Ondina em parceria com o CarnaCoral

Foram seis dias de festa e muita diversão no Camarote CarnaCoral. Pela primeira vez no Carnaval de Salvador, a Canal 2 Comunicação e Eventos firmou parceria com o camarote CarnaCoral e recebeu cerca de 100 convidados por dia no seu lounge instalado dentro do espaço. “Para nós foi uma grande satisfação proporcionar momentos de alegria com segurança e conforto para nossos parceiros”, destacou Luciano Dórea, diretor executivo da Canal 2. Por lá, estiveram representantes do Yacht Clube da Bahia, Núcleo de Decoração da Bahia, Acomac-Ba (Associação dos Comerciantes de

Materiais de Construção da Bahia), além de anunciantes das publicações da editora. O Camarote CarnaCoral, organizado e produzido pela Jumbo Marketing e Mídia, estava localizado no Barra Center e ofereceu aos seus convidados serviço all inclusive, vista direta para o circuito, ações promocionais diversas e muita, muita animação. O local também foi um dos pontos de transmissão da TV Record, contando com a presença de celebridades locais e nacionais. Confira quem circulou pelo espaço da Canal 2!


ACONTECEU NA BAHIA

fOtOs: séRgiO muRiCy/div.

Por Cris Montenegro Fotos Divulgação

Circulou, circulou, circulou... Carnaval acabou, mas as boas lembranças permanecem na mente e nos corações daqueles que acompanharam a maior folia momesca do mundo. Além do espetáculo, que dispensa apresentações, celebridades e personalidades nacionais e internacionais marcaram presença nos circuitos. Confira quem curtiu a festa! Adriana Biroli

agêNCia NOs dOis/div.

A primeiradama do Estado, Fátima Mendonça, curtiu o Carnaval no Boteco de Marta Góes.

O camarote Quem Acontece Ivete Sangalo foi um verdadeiro desfile de artistas. Dentre eles, a modelo Mariana Weickert, a atriz Cristiana Oliveira, Isis Valverde, Isabeli Fontana, Rohan Marley, Adriana Biroli e o cantor Sidney Magal. Além deles, a própria Ivete deu o ar da graça ao lado do marido, Daniel Cady.

Isis Valverde

Isabeli Fontana e Rohan Marley Mariana Weickert

Esbanjando simpatia e animação, Fernanda Souza curtiu o Carnaval de Salvador.

samueL CeRqueiRa/div.

O ator e modelo Sebastian, eternizado como garotopropaganda da C&A, marcou presença no Camarote SBT Folia.

Seja quem você quiser! Mais de cinco mil foliões aceitaram a proposta do bloco Os Mascarados de sonhar, dançar e brincar no primeiro dia de folia no circuito Barra-Ondina de Salvador. O ator Fabio Lago e a atriz Isabel Fillardis foram coroados os reis dos Mascarados, ovacionados da multidão.

24

MARÇO’2012


SAÚDE

Por Cris Montenegro e Marcele Neves Fotos Divulgação

Trocando o travesseiro Já parou para calcular há quanto tempo você usa o mesmo travesseiro? Pouca gente sabe, mas a vida útil dele é de, em média, cinco anos. Passando esse tempo, a sustentação da espuma fica comprometida, o que pode causar dores no pescoço e na cabeça.

10% dos adultos terão diabetes em 2030. Isso significa que, a cada dez segundos, três pessoas no mundo receberão o diagnóstico da doença.

Verdura crua ou cozida? Esta dúvida muito comum na hora de consumir as verduras pode ser esclarecida de maneira muito simples: depende do seu organismo. Para pessoas que têm digestão difícil, o ideal é apostar em alimentos cozidos, especialmente à noite, quando o processo digestivo fica mais lento. A concentração de vitamina C nas verduras cruas é maior, em contrapartida quando cozidos, esses alimento são melhores absorvidos pelo organismo, ou seja, o ideal é apostar nas duas versões.

26

MARÇO’2012

Cuidando do ferimento Sabe aquela casquinha que se forma em cima de um machucado? Se você acha que não precisa de cuidados, pois é sinal de cicatrização, vai a dica: essa crosta nada mais é do que sangue seco. A ferida continua aberta e, por estar vulnerável às infecções, requer cuidados. O melhor a fazer é higienizar a área e cobrir com micropore, uma fita adesiva hipoalergênica que não retém umidade, facilitando assim a completa cicatrização da ferida.


Por Marcele Neves Fotos Divulgação

SOLIDARIEDADE

Hospital Aristides Maltez ameaça fechar as portas A população foi surpreendida na última semana com a notícia do risco de fechamento do Hospital Aristides Maltez, em razão da sua situação financeira cada vez mais grave. Segundo o médico Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Baiana Contra o Câncer, uma dívida da Secretaria Municipal de Saúde com o estabelecimento, avaliada em R$13 milhões, impossibilita a continuação do atendimento. O hospital, referência no tratamento de câncer em todo o Estado, realiza três mil atendimentos por dia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas pode deixar de funcionar por falta de recursos para comprar medicamento, material cirúrgico e pagar os funcionários. Em nota divulgada, Gilberto José - titular da Secretaria Municipal de Saúde- afirma que o déficit da unidade se refere aos atendimentos acima do teto contratado, inclusive com serviços prestados a outros mu-

nicípios do Estado, o que dificultaria o equilíbrio financeiro do município. Aristides Filho afirma que só assinará novo convênio com a secretaria se houver um aumento de R$ 950 mil por mês na verba da unidade, verba essa disponibilizada pelo Ministério da Saúde. A cantora Claudia Leitte, que é madrinha do setor de pediatria do HAM, sensibilizada com a situação do hospital, iniciou uma campanha com os seus seguidores do twitter para que cada um doasse R$1 totalizando, assim, a quantia de R$ 4 milhões. Os baianos também estão empenhados na arrecadação e o apelo está cada vez mais forte. As doações são feitas através de depósito bancário ou carnês solidários (distribuídos apenas da sede do hospital, em Brotas), que podem ser preenchidos a critério de cada um e pagos em casas lotéricas. Participe da campanha!

O hospital realiza três mil atendimentos por dia pelo SUS

MARÇO’2012

27


VIVA COM QUALIDADE

Por Cris Montenegro e Marcele Neves Fotos Divulgação

Lanche saudável e divertido

Banho quente combate a solidão

Uma lição para as mamães nessa volta às aulas: atenção especial com a alimentação da criançada. A Mundo Verde lançou há pouco tempo uma linha voltada para o público infantil. Mundo Verde Disney traz opções saudáveis e divertidas para fazer da hora do lanche um momento de prazer e nutrição inteligente, com opções como suco de maça e cookies. Vale lembrar que alimentos integrais possuem fibras que melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a prevenir diabetes e obesidade.

O tempo gasto no banho, a água muito quente e o sentimento de exclusão social foram os fatores que levaram a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, a concluir que o banho quente é um alívio para a solidão. A pesquisa avaliou o comportamento de 400 voluntários com idades distintas e apontou que 25% daqueles que se sentiam solitários demoravam mais tempo no banho. Para John Bargh, coautor da pesquisa, o banho quente demorado provoca a mesma sensação de satisfação que a motivada pelo contato físico.

Feliz por Nada Martha Medeiros, autora de best-sellers como Divã, aparece no topo dalista de mais vendidos com o recém-lançado Feliz por Nada. Trata-se de um livro de crônicas que aborda o olhar cotidiano e materializa as angústias e os anseios da sociedade. Da notícia de jornal que causou indignação à novela das 9, a publicação traz conversas de todo dia com reflexões simpáticas e muito afeto. (Editora L&PM, R$31)

Eletroterapia dos indonésios A dificuldade de atendimento na rede pública e a falta de dinheiro para comprar medicamentos levaram dezenas de moradores da periferia de Jacarta - capital da Indonésia - a utilizarem um método inusitado para tratar doenças como diabetes e hipertensão. Eles se deitam na linha do trem e apoiam braços e pernas para receberem uma corrente elétrica, mesmo sob a ameaça constante de atropelamento. A “eletroterapia” não tem eficiência comprovada e os indonésios ainda correm risco de serem presos.

28

MARÇO’2012

Alimentação Saudável é na Noz Moscata Perca peso e limpe seu organismo com a Semente de Chia Rica em ômega 3, em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça, possui fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. Ajuda a perder peso, pois causa saciedade, combate as inflamações, desintoxica, ajuda o corpo a entrar em forma, combate o colesterol e previne o envelhecimento precoce, além de fortalecer a imunidade do organismo. Colágeno Hidrolisado: grande aliado para quem quer manter a beleza e a saúde O colágeno é um eficiente aliado contra flacidez e, quando aliado à atividade física, torna-se uma excelente fonte protéica, capaz de sintetizar massa magra, mantendo o aspecto jovial do nosso corpo. Aumenta a elasticidade e firmeza da pele prevenindo a formação de rugas, atenua celulites e estrias, combate a flacidez e auxilia no processo de emagrecimento, ajuda nas dietas de restrição calórica, aumenta a firmeza e o tônus muscular, diminui o tempo de recuperação entre exercícios, além de preservar a saúde das articulações. Semente de Chia, Colágeno Hidrolisado, Óleo de Coco, Sementes, Castanhas e outras opções saudáveis você encontra na Noz Moscata, nos endereços: Av. Paulo VI, 1573 A, Pituba. Tel.: 71 3021 1010 Av. Luiz Tarquínio, 122 C, Vilas do Atlântico. Tel.: 71 3369 2307


Por Cris Montenegro Fotos Divulgação

Show particular O Lap Dance com Showtime é um jogo de dança, mas dança do colo, aquela em que a dançarina faz movimentos muito sensuais e o espectador fica sentado, somente apreciando, sem tocar nela. Esse divertido jogo para adultos vem com um guia completo do passo a passo dos movimentos do Lap Dance e é ricamente ilustrado. Vem também com uma sexy liga de perna e notas de $100 dólares customizadas, ou seja, a brincadeira é completa, rica em detalhes. É uma oportunidade ímpar para mostrar a ele todo seu potencial de seduzir e enlouquecê-lo. www.adaoeevatoys.com.br

84% é quanto diminui a chance de um casamento acabar se o marido estiver sexualmente satisfeito. Fonte: Universidade de Illinois, nos Estados Unidos

SEXO

Bonito, elegante e com uma surpresinha... Este vibrador apresenta duas possibilidades de uso: além do formato cônico clássico dos vibradores, ele possui no seu interior um segundo acessório vibrante. Retirando a capa cônica você encontra uma haste com texturas macias estimulantes que vibra em três velocidades diferentes, as cerdas têm macia textura em silicone para a exploração dos cantinhos eróticos mais escondidinhos. Dois prazeres em um único produto! www.adaoeevatoys.com.br

Sexo no trabalho O site de empregos norte-americano Glassdoor divulgou que uma em cada dez pessoas já fez sexo no local de trabalho. Mais de mil usuários do site responderam um questionário sobre o tema. Veja alguns dos resultados: 12% já transaram no escritório; 88% nunca fizeram; 22% já pensaram em colocar essa idéia em prática.

Atração física e prazer Surpreenda Abuse da criatividade com o X-Pastie & GString. Trata-se de um conjunto de tapa-sexo feito de vinil, composto por tapa seios em formato de "X" e tanga fio dental com alças elásticas que cobre apenas o suficiente para torná-lo o centro das atenções. O produto ainda traz fitas adesivas para colar os pasteases. Que tal? www.lojadoprazer.com.br

Ainda não existem pesquisas acerca da influência da atração física e da empatia emocional na intensidade do prazer na cama. Mas vários levantamentos afirmam que – pelo menos na hora da escolha do parceiro – esses dois atributos são absolutamente fundamentais.

MARÇO’2012

29


Por Aina Kaorner Fotos Divulgação

FITNESS

Barra de proteína

Hidrate-se Quer saber se está se hidratando direito durante o treino? Anote seu peso antes e depois da atividade física. Cada 100 gramas a menos correspondem a quantidade de mililitros que você deve ingerir para repor o líquido perdido e evitar a desidratação.

Uma ótima opção de lanche entre as refeições para quem controla a quantidade de carboidratos consumidos durante o dia são as barrinhas de proteínas. Elas prometem prolongar a sensação de saciedade, acelerar o metabolismo e dar uma forcinha extra para quem quer ganhar massa muscular. Há quem reclame do gosto, mas as opções são tantas que vale a pena experimentar novas marcas. Alguma deve se adaptar ao seu paladar.

Momento relax

Olha a postura

Não dá para ficar malhando o tempo inteiro. É preciso dar um tempo para o organismo se recuperar e construir os músculos trabalhados. Quer uma dica para relaxar a mente e hidratar o corpo? O Skin Detox, da Yogi, traz uma deliciosa combinação de ervas que ajudam a desintoxicar o organismo e ainda vem com uma frase em cada sachê, para você meditar enquanto degusta o chá. Um charme. Você pode comprá-lo pelo site www.iHerb.com.

É verdade que malhar pernas e glúteos ainda é a preferência da mulherada. Já os homens não dispensam exercícios para ombros, bíceps e tríceps. Mas as costas também não devem ser deixadas de lado. Para quem deseja manter uma boa postura e evitar dores na coluna, invista nos exercícios de remada e puxador. Para queimar as gorduras localizadas que se acumulam na região, aposte no aeróbico.

Detox pós-Carnaval Depois de pular atrás do trio e exagerar nas comidinhas e bebidas dos camarotes, o resultado pesa na balança. Para limpar o organismo, uma dieta detox cai bem. Para começar, tente beber 2 litros de água por dia, além de bebidas diuréticas como o chá de hibisco e sucos de melancia, melão e limão. Capriche nas saladas refrescantes e sopas de legumes para reforçar o sistema imunológico. Durante o período de desintoxicação fique longe de fritura, carne vermelha, leite, doces, refrigerantes, café e bebida alcoólica.

30

MARÇO’2012


CURTAS

Por Cris Montenegro e Marcele Neves Fotos Divulgação

Sou feio, mas estou na moda Ser considerado feio nem sempre pode ser o pior dos adjetivos. Que o diga o cachorro vira-lata Yoda, que ganhou o título de “Cão mais feio do mundo” em concurso realizado nos Estados Unidos. Suas características pitorescas entregam suas origens: ele é fruto do cruzamento da raça chihuahua com o crista chinês. Sua dona, Terry Schumacher, declarou que quando o encontrou abandonado, a princípio, pensou que se tratava de uma ratazana. Só depois descobriu que era um cachorro e que o ama muito.

O homem mais baixo do mundo O nepalês Chandra Bahadur Dangi acaba de faturar o prêmio de homem mais baixo do mundo pelo Guinness Book. Com 72 anos de idade e 54,6 centímetros de altura, Dangi também foi considerado o homem mais baixo da história já registrado no livro dos recordes. Antes, essa marca estava com um indiano, que morreu em 1997 e ostentava quase três centímetros a mais que o atual vencedor da categoria.

Reencontre seu amor de Carnaval Localizar pessoas, amores ou quem sabe a sua alma gêmea, essa é a proposta do Segunda Chance (www.segundachance.com), site recém-criado pelo publicitário paulista Vinicius Aranha. A ideia é dar uma mãozinha para os apaixonados de plantão localizarem as suas caras metades. E daí que você não sabe nem o nome dele (a)? Não tem problema! Mediante um cadastro simples é possível visitar a página do local onde esteve com a pessoa e deixar uma mensagem para que o reencontro possa acontecer. Aliás, esse é o único esforço de memória necessário: lembrar-se do local onde foi o encontro e ser capaz de reconhecer a pessoa através de uma foto. A ferramenta, aliás, não é destinada apenas à paquera. Segundo Vinícius, o site pode tornar qualquer pessoa do mundo localizável, seja ela um amigo ou um grande amor.

Dívidas referentes às cotas condominiais prescrevem em cinco anos De acordo com o Superior Tribunal de Justiça, as cobranças referentes às cotas condominiais, prescrevem em cinco anos, a partir do vencimento de cada parcela. A decisão ocorreu após um condomínio carioca mover uma ação de cobrança contra um morador que devia desde junho de 2001. A defesa do condomínio alegou que a dívida teria prescrição de 10 anos, mas o STJ se baseou no artigo 206 do Código Civil, o qual estabelece que a cobrança de dívidas de instrumento público ou particular prescreve em cinco anos.

Britânica não aguenta ver esponja de lavar louça que come A britânica Kerry Trebilcock afirma que tem compulsão por comer esponjas de lavar louça. Ela diz ter devorado cerca de quatro mil esponjas por conta do vício, conforme publicação do jornal inglês "e Sun". Kerry, de apenas 21 anos, também já mastigou mais de 100 barras de sabão. Ela sofre de uma síndrome conhecida como Pica,

32

MARÇO’2012

no qual a pessoa tem um apetite compulsivo por objetos não-comestíveis e afeta principalmente mulheres grávidas e crianças. A jovem disse ainda que gosta de apimentar seus lanches bizarros com molho picante ou mostarda. Ela também molha as esponjas em chá ou chocolate quente como se fossem biscoitos.


Casal e amante tentam contratar cão para orgia sexual Um casal e seu amante foram presos em Phoenix (Arizona, EUA) acusados de usar o site de classificados Craigslist para encontrar um cão para que a mulher pudesse fazer sexo com o animal, segundo a emissora de TV "KPHO". Sarah Dae Walker, de 33 anos, e seu marido, Shane, de 38, e o amante Robert Aucker, de 29, foram detidos na operação.

Novas regras para empréstimos consignados A partir deste mês os empréstimos consignados que beneficiam aposentados e pensionistas do INSS terão novas regras. Um pacote de mudanças que será apresentado na reunião do Conselho Nacional de Previdência, no próximo dia 14, visa tornar o crédito com desconto em folha menos vulnerável a fraudes, além disso reduzir as taxas de juros aplicadas e baixar o limite de comprometimento de benefício, que atualmente representa 30% da operação. Desta vez, além das entidades que representam os aposentados e de técnicos da Previdência Social, o Banco Central se comprometeu a participar das negociações. Dentre os benefícios já citados, os aposentados e pensionistas teriam ainda, o direito de obter parte do crédito em espécie, com saques diretos nos caixas eletrônicos dos bancos. Se forem aprovadas, as novas resoluções entram em vigor no dia 15 de março.

MARÇO’2012

33


INFORME

CRÔNICA

Por Sérgio Roberto Souza/Divulgação Foto Divulgação

O Trio Elétrico Carnaval 2012, debrucei-me no camarote do Planeta Othon para assistir a esse extraordinário palco perambulante, de nome aloucado, chamado Trio Elétrico. Concentrei-me e foquei nesta curiosidade e reparei como é divertido um trio elétrico. São picadeiros ambulantes prontos para servirem a talentosos e “não” artistas da Bahia, Brasil e do mundo. É inegável verificar sua imponência, suas particularidades e, de maneira singular, sua mega-estrutura! No crepúsculo de mais um dia, desafiei a lei do imperativo e fiquei sem tomar uma até passar os primeiros trios. Postei-me com admirador, folião, e, pela primeira vez, como crítico. Como adepto e apreciador é uma coisa formidável! É lindo de se contemplar e perfeito para se curtir. Como festeiro e brincalhão, o tempo já não ajuda mais, as pernas não obedecem tão bem ao comando do mestre maior, o cérebro; aliado a uma ação ainda mais poderosa: a esposa, doce e gentil inibidora das descontrações e alegrias em quaisquer festas! Entretanto, como avaliador e maldizente a coisa é divertida, às vezes abstruso e, em outras circunstâncias, aflitivo! O Carnaval de Salvador, de todas as formas, arrasta, arrebenta e arrebata, não só corpos, mas também, todas as almas e corações disponíveis na mais importante e maior festa do mundo. Dodô e Osmar jamais poderiam imaginar que o seu invento chegaria a tamanhas proporções. Notadamente carregam no corpo elétrico dos seus carros alegóricos também tantos “bufões”, que fazem qualquer coisa para estar em cima de um trio elétrico. Lá em baixo, na galera, a alegria, descontração, irreverência, a ousadia instalam-se em todos, e como se todos fossem “comer” todas, todos ficam como tolos à mercê de todos. Tomam-se todas,

mexem com todas, agarram-se todas e beijam na boca de quase todas... Azararão total! No entanto, em cima dos trios, inamovíveis e bem apertados abelhudos foliões só podem olhar para baixo e para frente. Arrisca-se miúdos Sérgio Roberto Souza tchaus, sorrisos e beijos, sabem lá pra quem! Enquanto isso, o sol assola, a chuva molha, a sede devora, o arrocho amola, o transpirar enoja, o xixi incomoda e o desejo de beijar na boca evapora-se!... Então pensei, matutei e, como crítico, não encontrei boas razões para um folião ficar em cima de um trio elétrico, porque ele não brinca, não dança, não pula, não puxa, não rasga, não arrasta, não mexe e remexe, não pega nada, nem ninguém, tampouco beija na boca das mais belas meninas (os) que estão disponíveis para o que der e vier! De qualquer maneira, valeu à pena. Ri que nem um valido e desvalido, “curujei” feito uma coruja, fiz comentários cômicos, afáveis e maldosos; conversei (gritei) de ficar rouco, fui até paquerado e, sobretudo, cuidei bem mais da saúde, bebendo pouco neste primeiro dia de folia! Festa na Bahia é assim, uma loucura! Nunca mais vou a um Carnaval para ficar bisbilhotando, querendo ver e saber da vida dos outros, beber tão pouco no primeiro dia, especialmente, estressarme com tantas brigas de casais. Uma festa! E viva o Trio Elétrico!... Sérgio Belleza é autor dos livros, Caminhado com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.

CABELO DE SEDA

Hidratação natural Os cabelos de uma mulher são para ela como uma joia. Uma moldura do rosto, que dá o toque especial da sua beleza. Por isso precisam ser tratados e cuidados! O principal tratamento é a hidratação capilar, que repõe a umidade, as proteínas, queratina e nutrientes perdidos com a ação do tempo e com os processos químicos. A hidratação a base de óleos vegetais e frutas, é um tratamento usado nos spas e salões mais badalados do mundo. Os ingredientes são todos naturais

e, portanto, sem riscos de danificar os cabelos! Você também pode ter cabelos lindos, sedosos e brilhantes. EXPERIMENTE, VENHA FAZER UMA HIDRATAÇÃO COM ÁGUA DE COCO VERDE E ÓLEO EXTRA VIRGEM DE COCO ORGÂNICO. VOCÊ VAI AMAR!!! Cabelo de Seda fica na Av. Otavio Mangabeira, 701 loja 13 - Ed. Oceanico - Pituba - Tel.: 71 3186 9122


ETUDES

INTERNATIONAL TRAVEL

Diversão e movimento Explore as possibilidades de estudo, trabalho e lazer na Austrália! Hospitalidade, diversão, estudo, oportunidades de trabalho, belezas naturais variadas, grandes metrópoles, tudo isto pode ser encontrado na Austrália, país da Oceania que apresenta ainda como vantagem para aqueles que desejam fazer intercâmbio o fato de ser um dos poucos países que permite estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Em termos de lazer as alternativas são muitas: praias paradisíacas, trilhas ecológicas, estações de esqui são algumas opções. As cidades apresentam muita segurança e uma excelente infraestrutura, onde seus habitantes desfrutam de um dos mais altos padrões de vida do mundo. O povo australiano é conhecido por sua hospitalidade. De uma maneira geral, o estrangeiro é muito bem recebido, a população local está sempre disposta a colaborar para que todos se sintam bem. Com uma economia dinâmica e competitiva, o mercado de trabalho na Austrália emprega cerca de 3,3 milhões de pessoas. O constante crescimento econômico tem como uma das consequências a necessidade de incorporar imigrantes ou estudantes com permissão de trabalho, gerando facilidades para aqueles que desejam estudar e trabalhar. O alto nível da qualidade de ensino oferecido pelas diversas escolas especializadas no ensino da língua inglesa complementa um contexto que, em última análise, credencia este país como um dos melhores destinos para quem quer estudar inglês no exterior. Baseadas nesta realidade, as agências oferecem opções variadas de estudo na Austrália. Em Salvador, a International Travel, agência especializada em Intercâmbio, desenvolveu alguns programas de estudo para diversas cidades australianas. Para quem tem interesse em vivenciar uma experiência deste porte, vale a pena conferir as vantagens de estudar na Austrália! INTERNATIONAL TRAVEL: www.internationaltravel.com.br / info@internationaltravel.com.br Tel: 71 3271 4252/ 4253.

Etudes inaugura curso para crianças de 1 a 2 anos

A escola de ballet Etudes, localizada no bairro da Graça, trouxe para a Bahia um novo curso para atender ao público infantil de 1 a 2 anos. A novidade chama-se Mini Movers, uma técnica que foi criada na Austrália e adaptada pela bailarina e empresária Suzana Rusch. “Comecei a pesquisar sobre o assunto e fui juntando à minha percepção e experiência na arte do movimento”, explica. Agora as crianças que desejam dançar e se divertir, mas ainda não podem participar das atividades como judô, karatê e ballet, podem começar a se preparar para desenvolver a coordenação, de forma lúdica e com muita brincadeira. “Trata-se de movimentos agregados à dança, dramatização e musicalidade, que melhoram a socialização, autoestima e confiança da criança”, conta Tissiana Rusch, sócia-proprietária da escola. O novo curso começou no dia 6 de março e acontece às terças e quintas, às 9h30 (manhã) e 17h30 (tarde). Para um melhor acompanhamento das crianças, as turmas possuem no máximo 12 alunos e todos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis. Os meninos também podem participar do Mini Movers, pois as aulas são feitas com brinquedos que estimulam a parte cognitiva da criança, independentemente do sexo. O programa foi montado minuciosamente, com músicas específicas, todas cantadas, para chamar a atenção dos pequenos de forma divertida e criativa.

Crescimento – A cada ano que passa a Etudes vem se consolidando como uma das melhores escolas de ballet da cidade. Além das tradicionais aulas de ballet clássico, a escola oferece aulas de jazz, dança de salão e turmas para alunos especiais, com danças variadas, que vão do jazz à salsa. “Tentamos desmitificar o padrão antigo do ballet muito rígido. Priorizamos a disciplina, mas queremos educar acompanhando a evolução da atualidade”, analisa Suzana Rusch. “Já presenciei o caso de uma mãe que deu um depoimento contando que o filho melhorou o rendimento em algumas disciplinas escolares, como por exemplo a matemática”, completa, ressaltando a importância da atividade física no despertar da criança. Além de tudo isso, dançar melhora o humor, cuida da saúde física, mental e emocional, e ainda desenvolve o bom hábito de se exercitar. “Todo mundo pode dançar. O importante é sentir prazer dentro do limite e objetivo de cada um”, garante Tissiana Rusch.

Etudes - Rua Santa Rita de Cássia, nº 127. Graça - Tel.: 71 3332 0077 www.etudes.com.br Tissiana - 71 3331 2202/9102 7765/8202 5554 tissiana.rusch@contours.com.br


ECONOMIA

Por Anaísa Freitas Fotos Divulgação

Financiamento de veículos: você sabe quanto paga de juros? Consumidores ignoram as taxas e só se preocupam se a parcela cabe no seu bolso

O índice de inadimplência e/ou atraso no pagamento das prestações de veículos passou de 2,5% em 2010 para 5%, no ano passado, segundo levantamento do Banco Central. Além do susto para os que não conseguiram organizar as contas, resultaram as medidas restritivas das financeiras, com a elevação das taxas de juros dos financiamentos. Na modalidade CDC (Crédito Diretor ao Consumidor), que representa R$ 173 bilhões dos R$ 200 bilhões de saldo dos leasings e financiamentos no País, a taxa de juros mensal, em dezembro de 2010, era 1,42%, para financiamento de veículo de pessoa física, e, em 2011, o

valor chegou a 1,50%, algo como 20% ao ano. “Em 2011, se um veículo custava R$ 35 mil, os juros pagos estavam na ordem de R$ 5 a 6 mil ao ano e, após cinco anos de financiamento, praticamente se paga por dois carros”, explica Roberto Vertamatti, Diretor Executivo da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Segundo ele, a expectativa do mercado é de que, em 2012, os índices de inadimplência diminuam a partir do segundo trimestre de 2012, redução essa motivada por um cenário melhor da economia.

O que dizem os especialistas Antes de assumir dívidas, o consumidor brasileiro precisa entender o que está pagando e saber avaliar a parcela do orçamento que ficará comprometida. “Hoje, infelizmente, o consumidor somente entende se a prestação do financiamento cabe no seu bolso, sem atentar para os juros. Ele compra, acima de tudo, porque é o desejo dele em adquirir aquele bem, aquele veículo”, avalia Roberto Vertamatti. A orientação dele é de que a soma de todas as dívidas com veículo, incluindo o financiamento, não ultrapasse 30% da receita mensal. Um comprometimento maior da renda, com certeza, vai prejudicar a qualidade de vida e aumentar os riscos de inadimplência. O comerciante Júlio Dias sabe bem o que é assumir prejuízos com as taxas de juros. Ele financiou (CDC) um carro, modelo popular, em 60 meses, e o valor real de R$ 26 mil passou para mais de R$ 38 mil. “Não sei quanto vou pagar no final das contas, eu sabia que estava pagando uma taxa abusiva, mas precisava muito do veículo”, desabafa. Com parcelas mensais

de R$ 635, pagas desde junho do ano passado, ele decidiu buscar orientação de uma advogada, na tentativa de refinanciar o carro em outro banco, com uma taxa de juros menor, mas descobriu que isso não é possível. Hoje, Júlio conta que gasta, em média, R$ 1 mil por mês com os custos de seguro, combustível e revisões periódicas do seu veículo. Embora também precise de um automóvel para se locomover com maior rapidez, conforto e segurança, a diretora de arte Priscila Jesus prefere ser mais cautelosa. Influenciada apenas pelos preços reais dos carros, sem levar em conta a “boa conversa” dos vendedores, ela explica que está a dois anos juntando o maior valor possível para dar de entrada e, com isso, reduzir os valores das parcelas mensais. “Quero um carro de R$ 45 mil e, hoje, tenho R$ 11 mil de entrada, mas pretendo um financiamento de cinco anos”, conta. Dentro do orçamento mensal, Priscila quer empregar apenas 5% dele na parcela do futuro financiamento, além de gastar um valor máximo de R$ 850 ao mês com os outros custos do veículo.

Quanto custa manter um carro? Combustível, troca de óleo, troca de pneus a cada 40 mil quilômetros, manutenção periódica, revisão dos freios, IPVA anual, seguro obrigatório. Considerando uma utilização média de 3 a 4 mil quilômetros por mês, mantendo o veículo em bom estado, R$ 400 a R$ 500 por mês, algo como R$ 5 mil a R$ 6 mil ano.

Hoje, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking dos maiores mercados automobilísticos do mundo. A previsão da KPMG International é de que o País alcance o 3º lugar até 2016.

Em 2011 foram financiados cerca de 2.100 milhões de veículos.

Frota de veículos na Bahia 2.201.347 2.480.796 2.755.925 Fonte: www.detran.ba.gov.br

Mês/Ano Dezembro/ 09 Dezembro/ 10 Dezembro/ 11


Por Cris Montenegro Fotos Divulgação

19.050 veículos Volkswagen Gol foram emplacados no mês de janeiro

Campeões de venda Confira os automóveis de passeio e comerciais leves mais emplacados, de acordo com o desempenho de vendas no mês. Fonte: Autoesporte/Março 2012. (Mês do levantamento – janeiro 2012) 1. Volkswagen Gol 19.050 2. Fiat Uno/Mille 17.718 3. Chevrolet Celta 12.857 4. Fiat Palio 11.389 5. Chevrolet Classic 9.633

6. Volkswagen Fox/Crossfox 9.544 7. Ford Fiesta 6.881 8. Fiat Estrada 6.828 9. Volkswagen Voyage 6.404 10. Chevrolet Cobalt 5.906

AUTO

Detalhes que fazem a diferença A id América criou um case para iPhone com desenho inspirado nas formas das juntas do cabeçote do motor, em duas opções de cores. Produzido com alumínio escovado, ele possui a parte interna revestida de camurça para evitar arranhões no aparelho. Vendas no site da empresa ou na Amazon.

Arrecadação de IPVA no País é de R$ 130,60 por habitante O contribuinte brasileiro pagou, em 2011, R$ 25,12 bilhões em IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores), conforme revela o “Estudo sobre arrecadação de IPVA e sua proporcionalidade em relação à frota de veículos e à população brasileira”, concluído pelo IBPT.

O estado de São Paulo lidera a arrecadação do imposto, com R$10.934.255 do total no País (valor em milhares de reais), além de concentrar a maior frota nacional, com 20.745.446 veículos. Já o estado de Roraima apresentou a menor arrecadação, com R$ 31.091 (valor em milhares de reais).


DVD

Texto e imagens: Divulgação/Vídeo Hobby

Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers) Aventura Direção: Paul W.S. Anderson - Elenco: Matthew Macfadyen, Milla Jovovich, Luke Evans, Christian Oliver e Ray Stevenson

Baseado no clássico de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros é uma aventura com muita ação que foi concebida e filmada na melhor tecnologia de 3D. Porthos, Athos, Aramis são os três valentes guardiões de elite que servem ao rei da França como seus especiais guardiões. Depois de descobrir uma conspiração do

mal para derrubar o rei, eles se deparar com um herói, o jovem aspirante - D'Artagnan - e decidem agregá-lo ao trio. Juntos, os quatro embarcam numa perigosa missão para frustrar aqueles que ameaçam a Coroa e também o futuro da Europa.Filme de muita ação com um dos atuais queridinhos de Hollywood.

Gigantes de Aço (Real Steel) Ficção Direção: Shawn Levy - Elenco: Hugh Jackman, Kevin Durand, Evangeline Lilly, Hope Davis, Anthony Mackie

Winter - O Golfinho (Dolphin Tale) Drama Direção: Charles Martin Smith Elenco: Harry Connick Jr., Ashley Judd, Kris Kristofferson, Morgan Freeman, Nathan Gamble

Nadando livremente, um jovem golfinho é pego em uma armadilha para caranguejos, danificando seriamente sua cauda. Ela é resgatada e transportada para o Hospital Marinho de Clearwater, na Flórida, onde recebe o nome de Winter. Mas sua luta pela sobrevivência está apenas começando. Sem a cauda, o prognóstico de Winter é terrível. Será necessária a experiência de um dedicado biólogo marinho, o talento de um brilhante médico de próteses e da devoção inabalável de um garoto para realizar um verdadeiro milagre - milagre que pode não só salvar Winter, mas também ajudar dezenas de pessoas ao redor do mundo.

38

MARÇO’2012

Em um futuro próximo, Charlie Kenton é um lutador de boxe frustrado após o esporte se tornar uma modalidade de alta tecnologia, sendo comandado por robôs altamente desenvolvidos. Ele abandona a profissão e começa a viver da venda de restos de robôs para o ferro velho. Quando sua vida parece ter encerrado, ele se reúne com seu filho para construir e treinar uma nova geração de robôs.

Saga Crepúsculo Amanhecer Parte 1 (The Twilight Saga - Breaking Dawn: Part 1) Aventura Direção: Bill Condon - Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene, Bryce Dallas Howard

Nos aguardados capítulos finais de A Saga Crepúsculo, a felicidade dos recém-casados Bella Swan e Edward Cullen é interrompida quando uma série de traições e desgraças ameaça destruir o mundo deles. Após seu casamento, Bella e Edward viajam para o Rio de Janeiro para sua lua-de-mel, onde finalmente cedem à paixão. Bella descobre que está grávida e a chegada da filha, Renesmee, coloca em movimento uma perigosa cadeia de eventos que encurrala os Cullen e seus aliados contra os Volturi, o conselho de líderes vampiros, preparando o palco para uma batalha sangrenta.

Apollo 18 (Apollo 18) Ficção Direção: Gonzalo López-Gallego - Elenco: Warren Christie, Lloyd Owen

Oficialmente, a Apollo 17, lançada em 17 de dezembro de 1972, foi a última missão à Lua divulgada. Mas, um ano depois, dois astronautas americanos foram enviados para lá em uma missão secreta, financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O que você está prestes a ver são imagens reais que eles fizeram durante a missão Apollo 18. Enquanto a NASA nega a sua autenticidade, outros acreditam que essa foi a verdadeira razão para o Homem nunca ter voltado à Lua.


Por Paulo Eduardo Oliveira*

DIREITO

Produto com defeito. Saiba seus direitos! Comprar um produto novo é quase sempre sinônimo de savalor pago ou abatimento proporcional do valor. tisfação. Adquirir um computador mais eficiente, uma máquina Vale ressaltar: caso o reparo seja feito dentro do prazo de 30 fotográfica com maior resolução ou o celular mais moderno são (trinta) dias, porém em razão da extensão do problema a substiatos que podem agradar a maioria das pessoas. tuição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou caAcontece que nem tudo são flores, às vezes a alegria da comracterística do produto, diminuindo ou não o valor, o consumipra pode se transformar em uma grande dor de cabeça. Casos dor pode adotar as mesmas medidas citadas no parágrafo assim costumam ocorrer quando o produto adquirido apresenta anterior. algum tipo de problema. O pedido para a substituição, devolução do valor pago ou abaNo judiciário é muito comum a existência de ações que bustimento proporcional no preço pode ser feito na loja onde o procam assegurar o direito dos consumidores, os quais compram duto foi adquirido. produtos que apresentam defeitos ou vícios. Caso o produto tenha sido comprado via internet, o consuO Direito do Consumidor tem como um de seus papéis prinmidor deve tomar bastante cuidado, dando preferência a lojas vircipais a proteção do consumidor nas relações de tuais devidamente registradas e conhecidas no mercado, consumo e surge no momento em que se verifica a que mantenham um serviço direto de atendimento ao condesigualdade na relação entre consumidor e o forsumidor, preferencialmente via telefone (0800), para que necedor de produtos e serviços. o consumidor possa exercer seu direito. Ao comprar um produto, o consumidor As despesas referentes à substituição, transporte busca a satisfação de uma necessidade para a ou reparo do produto defeituoso devem ser todas qual o bem se destina. Mas o que fazer custeadas pelo fornecedor, não constituindo nequando o produto adquirido não funciona, nhum custo adicional ao consumidor. apresenta um problema que o torna impróprio Caso a loja se negue a cumprir o exigido, para uso, lhe diminua o valor ou não esteja de acordo o consumidor pode se dirigir ao PROCON com as indicações constantes na embalagem ou propapara fazer sua reclamação ou entrar com um ganda? pedido judicial no Juizado de Pequenas O Código de Defesa do Consumidor, em Causas, podendo exigir, inclusive, inSe o computador seu artigo 18, assegura que ao comprar um denização por danos materiais e moapresenta um defeito, a produto que venha a apresentar problemas, rais eventualmente sofridos. não sendo resolvido pela garantia dentro do No caso de um contrato de prestacâmera fotográfica não prazo máximo de 30 (trinta) dias, o consumi- funciona direito ou o celular ção de serviço, deve-se exigir a nota fisdor pode exigir a substituição do produto por cal ou recibo que prove a quantia paga não liga e a garantia não outro da mesma espécie em perfeitas condie a descrição do serviço contratado, a conserta dentro do prazo ções de uso, a restituição imediata da quandata de início e o fim da prestação do tia paga monetariamente atualizada, pomáximo de 30 (trinta) dias, serviço, o nome completo do respondendo exigir eventuais perdas e danos, ou o sável, sua assinatura e o CNPJ da emo consumidor tem estas abatimento proporcional do preço. presa, pois caso tal serviço apresente três opções: substituição Ou seja, se o computador apresenta um defeitos, o consumidor estará devidadefeito, a câmera fotográfica não funciona dimente assegurado. do produto, restituição reito ou o celular não liga e a garantia não do valor pago conserta dentro do prazo máximo de 30 *Paulo Eduardo Oliveira é advogado ou abatimento (trinta) dias, o consumidor tem estas três ope sócio da Eduardo e Dórea Advocaproporcional do valor. ções: substituição do produto, restituição do cia. Tels.: 71 3344 1624/9313 8705

MARÇO’2012

39


ROTEIRO

Por Marco Gramacho Fotos Divulgação fOtO mayRa LiNs/div.

Teatro infantil

Vila da Música I O projeto Vila da Música, que acontece na sala principal do Teatro Vila Velha, entra em nova temporada durante este mês de março. Um dos destaques é o show da banda Dois em Um no próximo dia 15. Formado por Luisão Pereira e Fernanda Monteiro, o Dois em Um é conhecido pelo clima intimista e melodioso. No show, o duo contará com o auxílio dos músicos Felipe Dieder na bateria e João Meirelles nas programações e teclado. fOtO tiagO Lima/div.

O mês de março oferece uma variada e divertida programação teatral infantil para a criançada. Com direção de Gil Santana, os espetáculos Cachinhos Dourados e Os Três Ursos, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida e o Princepezinho das Estrelas, esse último inspirado livremente no livro Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, traz o lado emocionante e vibrante do universo infantil. As apresentações da companhia de teatro Gil Santana acontecem aos sábados, domingos e feriados no Teatro Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho. Serviço: Teatro Caballeros de Santiago Rua da Paciência, 441 – Rio Vermelho - Contatos: 71 3489 2917/9933 6317 Site: www.teatrogilsantana.com

Panorama de solos II Outro destaque da III Mostra de Monólogos é Xou, montagem do grupo Dimenti. Vanessa Mello cria um universo cor-de-rosa que mistura diversas referências e ícones pop como Xuxa, programa de auditório e conto de fadas numa encenação que, enquanto exorciza tudo isso, mergulha num vale de lágrimas. Entre os outros participantes do panorama estão Deusi Magalhães, em Nhô Guimarães, Ricardo Fagundes na encenação de Toma Jeito de Gente!, Juliana Bebé como a costureira Maria de Amanheceu, Leandro Rocha em Negreiros 2, Ia Santanché traz Lispector by Ia. E, ainda, Anderson dy Souza no infanto-juvenil Sonho. Os ingressos curtam R$10 (inteira) e R$ 5 (meia), com exceção de Xou, que tem entrada gratuita. Serviço: O quê: III Mostra de Monólogos - Quando: 01 a 31/03 (quarta-feira a domingo). Horário: 20h (quarta a domingo) e 17h (sábado e domingo) Valor: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia) / Gratuito - Onde: Teatro Gamboa Nova Classificação: conferir no site - Informações: 71 3329 2418 www.teatrogamboanova.com.br

40

MARÇO’2012

Vila da Música II Fechando a programação do projeto, haverá shows de Simples Rap´ortagem (dia 22 de março) e do Encontro de Compositores, que reunirá os músicos Arnaldo de Almeida, Manuela Rodrigues, Sandra Simões, Ronei Jorge e Dão. Os shows do Vila da Música acontecerão sempre às 20h e têm ingressos a R$ 20 (inteira).


Chega março e depois da entrega do Oscar dá aquela vontade de ver os filmes que, por um motivo ou outro, não assistimos antes da premiação. Recomendamos, para início de conversa, A Dama de Ferro, que deu o Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep, interpretando a ex-primeira ministra britânica Margaret Tatcher. Outra opção imperdível é o filme francês O Artista, um filme mudo e em preto e branco que já havia conquistado prêmios nas principais competições do cinema pré-Oscar. O longa de Michel Hazavicius levou cinco estatuetas no total, sendo três entre as quatro principais categorias da premiação: melhor filme, melhor ator ( Jean Dujardin) e melhor diretor (Michel Hazanavicius).

Filmes oscarizados II Por sua vez, não deixe de ver também A Invenção de Hugo Cabret, que recebeu o maior número de prêmios nas categorias técnicas. O filme em 3D de Martin Scorsese ganhou os troféus de Fotografia, Direção de Arte, Efeitos Visuais, Mixagem de Som e Edição de Som. Para você que gosta de filmes com temática politizada, vale a pena assistir ao vencedor na categoria filme estrangeiro. A produção iraniana A Separação conquistou a estatueta e se tornou a primeira do país a vencer no evento. O drama familiar, que relata a ruptura de um casamento no Irã contemporâneo, superou a produção polonesa In Darkness, que aborda o holocausto judeu na II Guerra Mundial. O Irã, que vive período de tensão com o Ocidente, já havia perdido um Oscar anos atrás, quando, em 1998, viu Filhos do Paraíso ser derrotado para o italiano A Vida é Bela, de Roberto Benigni.

Panorama de solos I Em comemoração ao mês do Teatro e do Circo, o Gamboa Nova realiza a III Mostra de Monólogos, que congrega nove montagens, sendo três solos inéditos e seis produções de destaque na cena local. Entre as estreias o público confere Uma Pitada de Sarau, direção de Fernando Ishiruji, com o ator e poeta João Figuer, que desnuda sua criação lírica de um modo revelador numa mistura cênica utilizando poesia e elementos audiovisuais para falar do amor e seus avessos, das memórias e do tempo.

GASTROMONIA 10 anos de Spoleto em Salvador Em 2012 o Spoleto completará 10 anos na cidade de Salvador. Em setembro de 2002 a rede de restaurantes abriu a primeira loja no Shopping Iguatemi, acreditando no potencial da região. Em janeiro do ano seguinte a marca decidiu abrir outra unidade no Shopping Barra e hoje são seis lojas na cidade. Além das duas citadas, o Spoleto está presente no Aeroporto, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e no bairro do Comércio. Além dos produtos de alta qualidade, como massa de Grano Duro importada da Itália, carnes do produtor Wessel e molhos de fabricação própria, a marca conquistou o baiano com seu conceito inovador de tornar o cliente um chef de cozinha. No Spoleto o cliente tem a opção de montar o seu próprio prato, combinando 13 opções de massas com seis opções de molho e mais de 30 opções de ingredientes. Tudo sendo preparado na sua frente garantindo o frescor de todos os ingredientes. O chef italiano Gianni Carboni, que está à frente das frigideiras trazendo novidades aos restaurantes, deu a sua sugestão à Revista Nosso Bairro: “Gosto muito do Spaghetti a Carboni”. Trata-se de um delicioso molho de vinho branco com camarões, alho-poró, tomate, bacon e cebolinha.

MARÇO’2012

41

fOtO tati fReitas/div.

Filmes oscarizados I


O MELHOR DO FACEBOOK

42

MARÇO’2012

Por Cris Montenegro Fotos Divulgação


FEVEREIRO’2012

43


PET

Por Anaísa Freitas Fotos Divulgação

Educando e brincando A linha chamada Pet Games são brinquedos inovadores, interativos e inteligentes que atiçam os animais pela busca de alimentos escondidos. O Jogo Pet Games de Dama, por exemplo, tem o objetivo de remover o copo, empurrar as cartolas até destravá-las e retirá-las com a boca, o focinho e as patas a fim de descobrir e comer os grãos de ração ou petiscos. www.petshop.com.br

“Cabo de guerra” saudável O nome do brinquedo é Orbee Tuff Tug e promete entreter seu cachorrinho, sem machucados. Graças a um material resistente e flexível, que permite torção e apresenta dois furos de cada lado para o encaixe dos dentes do seu cão, trabalha a resistência e fortalece a mandíbula e a dentição do pet. www.meuamigopet.com.br

Colchão de Água Cool Bed III Ideal para os dias quentes, o colchão ajuda ainda aos animais alérgicos ou aos que estão em período pós-operatório. O modelo é capaz de irradiar o calor excessivo do corpo do peludo para o ar ou para o piso. www.bitcao.com.br

Transporte bem seu hamster Fabricado pela Hagen, a “casinha” oval pode ser usada para levar seu animal de estimação em viagens curtas ou ao veterinário, com total segurança.

Ambiente sempre cheiroso Quem possui um pet em casa conhece bem os odores provenientes da urina do animal. E eliminar de vez todo e qualquer odor é o objetivo da linha Neutrodor, composta pelos produtos totalmente naturais: Neutrodor - Urina de Cães, Neutrodor - Urina de Gatos, Neutrodor - Ferret´s e Roedores, Neutrodor – Multiuso e Neutrodor Detergente para Canis. www.petmais.net

Guia Retrátil e-pet O modelo 3 em 1 inova e facilita os passeios noturnos com o seu cão, com a lanterna e os saquinhos para recolhimento de fezes, foi desenvolvido para trazer maior visibilidade, segurança e higiene durante o passeio noturno com seu cão. O produto tem extensão de 4,5 metros e suporta cães até 35 kg, além de vir com 10 saquinhos biodegradáveis. Preço: R$ 74,90 em 6x sem juros. Onde: www.petshop.com.br (para todo o Brasil). 44

MARÇO’2012


SEU PET

Surya, Shitzu, 2

anos.

2 anos. Pucca, Yorkshire,

Lalá, Lhasa Apso, 3

anos.

Esse espaço é destinado para o seu bichinho de estimação. Mande uma foto em alta resolução (300 dpi) para editoracanal2@gmail.com com o nome e a idade do seu pet.

Teremos o maior prazer em publicá-la.

Cuide bem do seu bichinho de estimação Com uma localização privilegiada, na Ladeira da Barra, a Amigo Pet, já há seis anos no mercado, oferece o que há de melhor nos serviços de banho e tosa, consultório veterinário, venda de acessórios para cães e gatos, pet móvel e delivery de produtos veterinários. Aqui há o Espaço do Cão e o Canto do Gato. Oferecemos produtos diferenciados, nacionais e importados, para essas duas espécies com necessidades bem distintas. Além disso, os gatos possuem banho e tosa e consultório próprios, para que todos se sintam mais confortáveis. Nossos veterinários estão em constante atualização para melhor cuidar

da saúde do seu amigo. Dra. Maíra Durval possui pós-graduação em dermatologia veterinária e Dra. Paula Bade pós-graduação em medicina felina. O espaço é todo climatizado e possui estacionamento na porta. Para sua maior comodidade podemos agendar o horário de banho e tosa e/ou consultório ou mesmo buscar seu pet em casa. Nosso pet móvel também é climatizado! Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h. Nosso endereço: Av. 7 de Setembro, 3495, Edf. Porto do Sol, Ladeira da Barra. Telefone: 71 3264 0294. E-mail: contato@amigopetsalvador.com.br.

MARÇO’2012

45


PET

Texto e fotos Divulgação

A saúde psicológica é essencial para a saúde do animal Cães e gatos convivem conosco por alguns motivos óbvios e importantes: são seres sociais como nós e a convivência correta traz milhares de benefícios para todos. Ser um “ser social” quer dizer que se convive com outros indivíduos da mesma espécie, em algum tipo de arranjo social. No caso dos humanos, cães e gatos, convivemos juntos também com os mesmos benefícios, formando as “famílias interespecíficas”. Não é raro ver pessoas (principalmente crianças e idosos) que acabam passando mais tempo com seus animaizinhos do que com outros humanos, tendo em vista a vida corrida que encontramos na nossa sociedade. É culpa desta vida corrida que acabamos deixando nossos amiguinhos sociais (cães e gatos) o dia todo sozinhos e ainda acabamos tendo pouco tempo para dar-lhes atenção ou para passear com eles; estas, infelizmente, são condições comuns e as principais responsáveis por uma gama de doenças psicológicas que acometem nossos amiguinhos, e o pior é que estes problemas comportamentais acabam por desencadear outros distúrbios fisiológicos. Ficar privado da companhia de humanos e de outros amigos desencadeiam distúrbios de ansiedade e estresse, isso afeta tanto o psicológico, animais que destroem objetos ou portas, que latem muito quando ficam sozinhos, que lambem muito as patas ou o corpo chegando a ferir, que fazem xixi e cocô em locais errados, afetando a vida e a saúde dos seus donos e a vida social dos vizinhos. A ansiedade e o estresse causam problemas físicos nos animais da mesma forma que causam na gente, problemas gástricos que podem chegar até a úlcera e problemas de pele. Afinal, já é definido que, como nós, os animais podem psicossomatizar doenças e acabam sendo tratados como doen-

Plano de Saúde cobre de Odontologia a Cirurgia Billy, cão da raça Poodle Toy de 2 anos, de Suely Pires, que mora no bairro do Rio Vermelho em Salvador, sempre apresentou boa saúde. Mesmo assim, ela não hesitou em fazer um plano de saúde da Vitalpet. "Sabe, sou solteira e vivo com a minha mãe que já é idosa, quando fiz o plano de saúde para o meu bebê todos riram, pois acharam um absurdo se fazer um plano de saúde para um animal. Ele tinha 1 ano quando fiz o plano, como fica com a minha mãe o dia todo, pois trabalho fora, achei que era uma boa idéia. E eu estava certa, não sei quantas vezes já utilizei o plano, pois ele já teve de tudo e é a minha mãe mesmo que o leva, e eu fico despreocupada, já que não preciso mais deixar um cheque em branco para as despesa, só pago a mensalidade". Desde que foi trazida à Bahia, há mais de um ano, a Vitalpet vem construindo a crença da prevenção à saúde animal atendendo na Grande Salvador através de mais de 40 Clínicas Crendenciadas, oferecendo desde vacinas, vários tipos de exames, internações, cirurgias, atendimentos odontológicos e inúmeros outros serviços. “Atendo pela Vitalpet há mais de um ano em Lauro de Freitas, e observo o quanto os meus pacientes visitam mais a Clínica Veterinária após ter o plano de saúde. Noto como seus donos estão mais tranqüilos e despreocupados em cuidar preventivamente de seus filhos de pêlo, não levando ao veterinário quando não tem mais jeito. O sucesso do tratamento é prejudicado pela falta de brevidade que se leva ao profissional habilitado. Recomendo visitas ao Veterinário, precisando ou não, pelo menos 3 vezes ao ano. É melhor prevenir do que remediar.” Afirma Dra Leila Negromonte, Médica Veterinária credenciada do Plano. Informações no 71 3671.1567. Visite nosso site:www.vitalpetbahia.com.br

46

MARÇO’2012

tes crônicos, já que se tratam os sintomas visíveis e não a doença, que é comportamental. O tratamento das doenças comportamentais precisa ser indicado por um profissional experiente, ele precisa utilizar modificações ambientais, sociais e, algumas vezes, utilizar medicamentos específicos para cada caso. Vemos animais com doenças crônicas de pele ficando saudáveis sem utilizar medicamentos específicos para pele, apenas para comportamento, isto é uma prova incontestável. Outra técnica bastante utilizada em outros países e no Sul e Sudeste do País é a ‘creche” (Daycare), que para alguns pode parecer um serviço estranho, mas é extremamente indicado pelos profissionais que trabalham na área de comportamento. É um local onde os Stéfanno Lima cãezinhos que passariam o dia todo sozinhos, sem nenhum contato com humanos ou outros amiguinhos, tem um ambiente super rico e com bastante coisa para fazer, brinquedos educativos e apropriados e atividades para gastar muita energia; ainda recebe alimentação e cuidados e vai para casa só para receber muito carinho dos donos e dormir tranquilo, garantia de uma boa sanidade mental e uma convivência harmônica. Stéfano Mendes Lima Médico Veterinário - CRMV-Ba 3286 Zoopsiquiatria e Clínica Comportamental - Cel: (71) 9194 - 0263 (TIM) 8135 - 6363 (CLARO) / 8815 - 9636 (OI) / 9996 - 9034 (VIVO)


ESPECIAL

Por Anaísa Freitas Fotos Divulgação

Chocolate

faz bem? Nutricionistas e chocólatras falam sobre o doce Pouca gente resiste a essa maravilha inventada pelos astecas e descoberta pelos espanhóis somente no século XVI. Amargo, ao leite ou branco, degustar chocolate é tarefa saborosa e também nutritiva, como explica Leny Strauch, assessora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas - 5ª região. O cacau, um dos componentes do chocolate, possui compostos de propriedades antioxidantes, os flavonóides, que atuam de forma benéfica no organismo, e são encontrados em maior quantidade nos chocolates amargos. “Esses componentes trazem benefícios que vão desde o controle da pressão arterial até a inibição da oxidação de LDL, ou seja, uma formação menor de placas de ateromas, que causam entupimento dos vasos sanguíneos”, pontua. Os benefícios são ainda maiores para quem ingere chocolate amargo, com teor de cacau acima de 70%, em quantidade de 6g a 30 g por dia. A explicação de Vanessa Bembem, nutricionista, Coor-

denadora do Serviço de Nutrição do Hospital da Bahia e Membro do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica Dr. Marcelo Zollinger, está no favorecimento dos níveis de óxido nítrico, considerado um dos principais combustíveis para a os vasos sanguíneos, como aumento dos níveis do HDL - colesterol bom, aumento do fluxo sanguíneo periférico (nos membros) e nas artérias do coração, redução da pressão arterial, dentre outros. Ela acrescenta ainda outros componentes importantes encontrados no chocolate, como potássio, sódio e magnésio, e substâncias como a endorfina e a teobromina, que atuam na sensação de bem-estar. “O chocolate também libera, no organismo, um aminoácido, o triptofano, que estimula a produção de serotonina. A substância, no cérebro, está associada à saciedade e ao prazer”. No chocolate ao leite, a baixa quantidade de cacau faz dele um péssimo “cadioprotetora”, e o mesmo acontece com o chocolate branco, que, segundo ela, é feito com a manteiga do cacau, ao invés do fruto, e é rico em açúcares e gordura, nocivos à saúde se ingeridos em excesso.

Choco-Aholic

Vanessa Bembem

48

MARÇO’2012

Leny Strauch

A paixão da estudante Marília Menezes por chocolate vem da infância, lambendo as panelas da avó boleira. “Ao invés de ‘mamãe passar açúcar em mim’, ela passou chocolate mesmo!”, conta a jovem, que não espera tempo bom ou ruim para degustar um doce. Estressada, alegre, não importa o momento, ela troca qualquer remédio ou conversa por um chocolate ao leite, seu predileto. Pelo seu “amigo inseparável”, Marília conta que já brigou feio com a irmã, no tapa, e comeu até passar mal.


A farmacêutica bioquímica Lílian Carvalho garante que não vai dispensar nenhum ovo de Páscoa

Por causa da gravidez Emmanoela Sena passou três meses sem ingerir nada que contivesse chocolate

E se essa fissura não tem explicação, Emmanoela Sena, administradora, conseguiu um motivo “maternal” para sair da descontrolada relação com o chocolate. “Comia até cinco chocolates por dia, mas, depois da gravidez, passei três meses sem ingerir nada que contivesse chocolate. Há duas semanas passei a comer dois chocolates pequenos, por semana, para evitar cólicas e gases no meu filho”. Antes desse período, Emmanoela conta que já havia feito uma promessa de ficar um ano sem comer chocolate, fase em que quase enlouqueceu. “Cumpri, mas, quando acabou, devorei duas caixas de chocolate de uma só vez e passei muito mal”,

“Ao invés de ‘mamãe passar açúcar em mim’, ela passou chocolate mesmo!” Marília Menezes, estudante

relembra. A nova postura diante do chocolate preparou para a Páscoa, que promete: “Vou comer bem menos chocolate do que eu geralmente comeria”. Quem garante que não vai dispensar nenhum chocolate na Páscoa é a farmacêutica bioquímica Lílian Carvalho, chocólatra assumida, sem culpa. Substituir o café ou o lanche por bombons é parte da rotina dela, que, enquanto trabalha, come vários quadradinhos sem perceber. “Por dia, são dois bombons, pelo menos. Quando não um bombom, como um quadradinho ou dois de uma barra, ou mesmo algum doce que tenha chocolate”.

É bom saber: 1- O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente a mesma quantidade de calorias. 2- Chocolate diet engorda, porque possui maior teor de gordura, já que é ausente de açúcar. 3- Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. 4- Três substâncias do chocolate podem causar dependência: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Mas o vício só pode ser diagnosticado por um profissional de saúde.


ESPECIAL

Texto e fotos Divulgação

A Páscoa Kopenhagen tem mais sabor nas franquias de Salvador-Ba! Das 296 lojas Kopenhagen do país, o grupo de franquias da empresária Joana Arcoverde, na nossa capital ficaram na 13º colocação do ranking de destaque da marca. E, para comemorar, a loja traz a Salvador lançamentos que prometem atrair os paladares mais exigentes, como: o Ovo Lajotinha de Colher, com casca de chocolate ao leite recheada com creme Lajotinha e com flocos crocantes, é o destaque dos lançamentos, seguido pelo Ovo Collection, com casca ao leite e dentro, recheado com bombons Cherry , Língua Gato, Chumbinho e mini-lajotinhas! Um clássicos que permeia a lembrança dos fãs de Kopenhagen e que chega nesta Pascoa em formato de ovo é a Bala de Leite, e que agora ganha um ovo só seu, uma delicia! Para os apreciadores dos amargos a marca oferece além do ovo Cacau 70%, o Ovo Amargo com frutas vermelhas, e as novidades não param por ai...este ano o Ovo Branco, ganhou uma versão pra lá de saudavel, o Ovo Branco com Granola! E para quem vai presentear com Kopenhagen, mas quer inovar no formato, tem também as novas figuras de Páscoa, como, Lebre de chocolate ao leite, em emba-

lagem dourada e moldada, e a Galinha dos ovos de ouro, em louça branca, recheada de ovinhos de chocolate por dentro além do Ovo Bomboniere com bombons de chocolate amargo com avelãs e ainda as procuradissimas cenourinhas de chocolate e os ovinhos artesanais de "casca natural de galinha", que são verdadeiro sucesso!!! Para atender aos pedidos dos clientes diabéticos , a marca inovou este ano ,oferecendo além do Ovo Diet uma linda caixa de bombons de chocolate ao leite diet, como mais uma opção para presentear. Falar em Páscoa é inevitavel não lembrar de chocolate, falar em chocolate é inevitavel, nao lembrar de KOPENHAGEN!!!Tudo para deixar a sua pascoa mais saborosa, venham conhecer também todos os outros produtos, cujo sabor e a surpresa, são ingredientes especiais para esta Páscoa, venham conferir a PÁSCOA KOPENHAGEN!!! Kopenhagen - Salvador Shopping, Shopping Barra, Shopping Iguatemi, Aeroporto InternacionalPraça Alimentação e Pituba- Madson Plaza. Tel: 71 3334 3099/3240 4326 www.kopenhagen.com.br facebook.com/ChocolatesKopenhagen

A elegância dos chocolates artesanais De um casarão do Centro Histórico, a empresária Rita Brandão oferece sabor e criatividade através dos chocolates artesanais e das mais variadas trufas da Marrom Marfim. A vivência que traz da infância, na fazenda de cacau de Ipiaú, no interior da Bahia, reuniu a paixão e a experiência necessárias para produzir os chocolates há mais de 20 anos e se consagrar como o melhor sabor de chocolate artesanal do Estado. Variadas formas, cores e sabores encantam os visitantes, que buscam presentes originais para qualquer ocasião. Em especial para Páscoa, a Marrom Marfim oferece ovos de chocolate com recheios e medidas variadas, além dos ovos especiais, com bordas

recheadas, coelhos e pirulitos de chocolate. Para outras ocasiões, as embalagens personalizadas dão o tom original aos presentes. E, como a prioridade da Marrom Marfim é a de satisfazer os mais exigentes degustadores, a variedade e a qualidade podem ser encontradas, ainda, no serviço delivery e no de buffet, refeitórios industriais e hotéis. Chocolates Marrom Marfim Rua Gregório de Matos, 17 - Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho, Centro Histórico - Telefone: 71 3321 8272 www.marrommarfim.com.br


52

MARÇO’2012


Nosso Bairro 35