Issuu on Google+


SUMÁRIO

Especial - EDUCAÇÃO Página 37

Página 04 – RADAR - Barra, Campo Grande, Vitória, Ondina e Graça Página 06 – LAZER – Farol da Barra Página 10 – REGISTROS - Pituba, Caminho das Árvores e Itaigara Página 11 – ACONTECEU – Manifestação ambiental

06

14

28

Página 13 – SOLIDARIEDADE – Ajude o Abrigo São Francisco de Assis Página 14 – CAPA – O amor está nas praças Página 16 – TESTE – Qual o tipo do seu relacionamento? Página 18 – YACHT NOIVAS E FESTAS – Um guia completo para o seu evento Página 19 – DIA DOS NAMORADOS – Escolha o presente do seu amor Página 20 – MODA – Saiba mais sobre o Oxford Página 22 – VIVA COM QUALIDADE – Saúde e bem-estar Página 24 – CELEBRIDADES – Os destaques dos famosos Página 28 – WEB – O que ‘bombou’ na internet Página 29 – LAR – Dicas para donas de casa Página 32 – TECNOLOGIA – Por Anaísa Freitas Página 33 – AUTO – Por Felipe Vergili Página 34 – CURTAS – Curiosidades Página 36 – DVDs – Por Guy Ferreira Júnior

ERRATA A foto publicada na matéria ‘O Pilates na saúde da mulher’, página 40, da última edição (Pituba nº 27/Barra nº 05), é da Korperfisio e não do Organique Studio Pilates, como foi publicado.

2

JUNHO’2011


EDITORIAL O mês de junho é marcado pelo romance. O amor está no ar, nas vitrines e nas praças. Sim, acredite, em plena era virtual muitos casais não deixam de lado o contato com a natureza e escolhem espaços ao ar livre para trocarem as famosas e eternas juras de amor. Nossa equipe foi a diversos espaços da Pituba à Ondina e encontrou muitos casais pra lá de apaixonados curtindo os belos cenários da nossa cidade. Mas nem só de amor falamos

nessa edição. Leitores continuam fazendo denúncias e mais uma vez registramos aqui problemas enfrentados por moradores da região de circulação da Nosso Bairro, esperamos assim continuar chamando atenção dos órgãos responsáveis para que tudo seja resolvido em prol do bem-estar da população. Confira ainda nossas dicas de moda, saúde, beleza, bem-estar, tecnologia, lar, auto e muito mais. Boa leitura!

NossoBairro Canal 2 Comunicação e Eventos Ltda Rua Rio de Janeiro, 365 - Pituba - CEP - 41.820-000 Telefones: (71) 3344-1911/1624 www.canal2.com.br/nossobairro Diretor Executivo Luciano Dórea luciano@canal2.com.br

Design Editorial Elaine Quirino elainequirino@gmail.com

Editora-chefe Cris Montenegro DRT/BA 2521 cris@canal2.com.br

Direção de arte publicitária Adrien Tournillon arte.canal2.@gmail.com

Fale com a redação nossobairro@canal2.com.br Textos Aina Kaorner Anaísa Freitas Felipe Vergili Marco Gramacho Roberto Pires (freelancer)

Estagiária de Criação Drielle Brasil Comercial Leide Lima - 71. 8795-4674 lp.lima@hotmail.com canal2comunicacao@gmail.com Departamento Administrativo/ Financeiro Cristiane Guimarães e Carlos Dórea

Esta Edição 60 mil exemplares Junho 2011 As cartas para a redação deste jornal devem ser enviadas para a sede da Canal 2 Comunicação. A Revista Nosso Bairro não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos assinados, publicidade, assim como pelas imagens neles contidos. O s artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Nosso Bairro e da Canal 2.

JUNHO’2011

3


REGISTROS

Por Felipe Vergili / Fotos Reginaldo Santos

Barra, Campo Grande, Vitória, Ondina e Graça

Os participantes abasteceram somente de 10 em 10 centavos, pagaram no cartão de crédito e exigiram nota fiscal

Motoristas protestam contra alta dos combustíveis em posto da Graça Cerca de 40 motoristas fizeram um protesto, em uma tarde do sábado, contra o aumento do preço da gasolina. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), mais de 30 motoristas estacionaram em fila dupla na entrada de um posto na Graça e fizeram um ‘buzinaço’. O local ficou congestionado.

Batizado de "Na Mesma Moeda", o protesto foi organizado por redes sociais em várias cidades do Brasil. Os participantes abasteciam somente de 10 em 10 centavos pagando no cartão de crédito e exigindo nota fiscal, além do teste de qualidade do produto, como maneira de pressionar o empresariado do setor.

Estudante universitário é preso após assaltar drogaria em Ondina O universitário Pedro Chagas Cordeiro e outros três comparsas foram presos na quarta-feira, 27 de abril, acusados de assaltarem duas farmácias na noite de terçafeira, 26: uma na Pituba e outra em Ondina. Durante depoimento, Cordeiro disse que praticou os roubos pelo simples desejo de "liberar adrenalina". Embora nunca tivesse sido preso, segundo a polícia, Pedro declarou ter participado dos dois assaltos como "piloto". Seus comparsas, José Ricardo Vieira Matos, de 22 anos, Eric Oliveira dos Santos, 21 anos, e Wilter Chagas Santos, 24, têm passagens pela polícia por prática de roubo e tráfico de drogas.

4

JUNHO’2011

Os três foram presos nas imediações do Parque da Cidade, quando fugiam pela Avenida Antonio Carlos Magalhães, em um veículo Prisma, pertencente a Pedro. Os três assaltaram a filial de uma rede de farmácias na Avenida Paulo VI, na Pituba, e outra drogaria na Avenida Sabino Silva, em Ondina. Dois revólveres de calibre 38, municiados, e uma pistola 380, com nove cartuchos, apreendidos com os assaltantes serão periciados. Da farmácia localizada em Pituba o grupo roubou dinheiro dos caixas, diversos produtos, celulares e documentos dos clientes. Eles também levaram o dinheiro dos caixas da farmácia assaltada em Ondina.

Dois jovens são baleados no Alto de Ondina Em plena segunda-feira, dois adolescentes foram vítimas de tentativa de homicídio no Alto de Ondina. Segundo a polícia, três homens abordaram um deles, de 17 anos, em uma festa no bairro, e dispararam um tiro, atingindo-o na região dos glúteos. Agentes do posto policial do Hospital Geral do Estado acreditam que a vítima tinha “rixa” com os agressores. O segundo jovem, de 19 anos, passava no local, quando foi baleado no braço.

Homens armados assaltam o Sindicato dos Médicos em Salvador Dois homens em uma moto assaltaram, em uma noite da sexta – feira, a sede do Sindmed - Sindicato dos Médicos, localizada na rua Macapá, no bairro de Ondina, em Salvador. Segundo informações de policiais da 7ª Delegacia, no Rio Vermelho, os assaltantes chegaram de moto. Enquanto um deles ficava na porta do Sindmed atento ao movimento, o outro assaltante entrou e roubou o celular de um médico. Na saída, eles foram surpreendidos pelos seguranças da rua e houve tiroteio. Os assaltantes abandonaram a moto e fugiram a pé.

A sede fica na rua Macapá, em Ondina


Obras na Fonte Nova valorizam região em até 50% Em Salvador, a obra da Arena Fonte Nova também causou uma valorização na região do estádio, segundo o Conselho Regional de Corretores Imobiliários da Bahia. Nos bairros vizinhos à Arena Fonte Nova, a valorização dos imóveis chega a até 50%, de acordo com o Creci-BA. Segundo Samuel Arthur Prado, presidente do Creci-BA, a nova arena está localizada ao lado de uma área de preservação ambiental, que é o Dique do Tororó, e mesmo assim a região terá ainda mais valorização com a aproximação da data da Copa.

Barra está entre os bairros mais perigosos de Salvador, segundo taxistas O assassinato cruel do taxista Antônio Lemos, 50 anos, que teve o rosto mutilado, chamou a atenção para um problema que faz parte do cotidiano dos motoristas de táxi em Salvador: a violência. E, segundo os taxistas, a Barra é um dos piores bairros para se trabalhar na cidade. De acordo com o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Salvador (Sinditaxi), ocorrem em média 15 assaltos a taxistas por dia nas ruas da cidade. Entre os bairros indicados pelo sindicato como os mais perigosos estão Liberdade, Itapuã, Vale das Pedrinhas, Uruguai, IAPI, Suburbana, Barra, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Rio Vermelho. Em novembro de 2010, o presidente do Sinditaxi, Carlos Dias, entregou ao governador Jaques Wagner uma carta com o pedido de criação de um grupo de repressão a assalto a táxis.

Mulher bate o carro em módulo policial no Corredor da Vitória Uma mulher perdeu o controle do veículo e colidiu com o módulo policial localizado no final do Corredor da Vitória. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), a mulher, que não teve a identidade revelada, ficou ferida e encaminhada para um hospital da região. O módulo, que fica em frente à Igreja da Vitória, sofreu várias avarias, mas não havia policiais no local, no momento do acidente. Local foi danificado com o acidente

Calabar recebe primeira base inspirada nas UPPs do Rio Foi inaugurada a primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador, no bairro do Calabar. A unidade é inspirada no modelo de policiamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas nas favelas do Rio de Janeiro. A inauguração teve a presença do governador do Estado, Jaques Wagner, da cúpula da Secretaria da Segurança Pública e do comando da Polícia Militar. O ato oficial significou a passagem de comando do Batalhão de Choque para a Polícia Comunitária, que terá como

comandante a capitã Maria Oliveira. No total serão 109 agentes da PM organizados em grupos para patrulhas a pé, de moto ou carro em áreas predefinidas. O sistema de vídeomonitoramento terá 11 câmeras. O Calabar foi criado por escravos que organizaram um quilombo no local, entre os bairros de Ondina, Federação e a avenida Centenário, atuais regiões nobres da capital baiana. Os cerca de 20 mil moradores convivem com o tráfico de drogas e rixas de criminosos do bairro com os de Alto das Pombas.

Moradores reclamam dos assaltos Moradores da Barra reclamam dos constantes assaltos realizados no bairro. Foram registrados três assaltos em apenas três dias na Rua Cristino Ottoni, no Jardim Apipema e na Avenida

Centenário. Testemunhas contam que recentemente um assaltante portando uma faca derrubou um senhor no chão, durante o dia, e clamam por mais segurança no local.

JUNHO’2011

5


RADAR

Por Felipe Vergili / Fotos Reginaldo Santos

Barra, Campo Grande, Vitória, Ondina e Graça

Fio desencapado traz perigo na Graça Um fio desencapado está solto e na altura da população no poste localizado na esquina da rua da Graça com a rua Engenheiro Souza Lima. Segundo a denúncia de um morador da região, desde março o fio encontra-se dessa forma e faz com que os pedestres tenham que desviar com medo de um choque. Horário da operação desagrada moradores

Blitz em frente ao Shopping Barra causa imenso congestionamento O morador da Barra, Paulo Lopes, ficou revoltado com uma blitz realizada pela PM em plena sextafeira, em frente ao Shopping Barra. Segundo ele, foram necessários mais de 45 minutos para se fazer um trajeto que ele normalmente faz em menos de cinco.

O problema existe desde o mês de março

FOTOS WALMIR PINHEIRO

Ponto de ônibus em frente ao Hospital Português está cheio de buracos Como é possível ver na foto, os usuários que precisam esperar no ponto de ônibus em frente ao Hospital Português precisam desviar e se equilibrar para não cair nos buracos. O problema só aumenta em dias de chuva, quando poças se formam no local.

Usuários estão sendo prejudicados

6

JUNHO’2011

Em dias de chuva a situação fica ainda pior


Alguns mendigos fizeram do local a sua morada e assustam quem passa por perto

As fontes se tornaram focos de mosquitos da dengue

Cadê a grama? Pergunta o leitor Arnaldo Santos acerca desse trecho registrado na foto ao lado, localizado na avenida Centenário.

Campo Grande sofre com falta de manutenção e policiamento Na última edição da Revista Nosso Bairro elogiamos o Campo Grande pela grande quantidade de lixeiras presentes no local e o pouco lixo no chão. Denúncias, porém, nos fizeram retornar à praça para perceber que o cenário não está nada bom. Vários bancos estão destruídos, com madeiras que podem até machucar quem neles senta. As fontes, tão belas quando ligadas, se tornaram focos de mosquitos da dengue, com água parada que serve para mendigos do local tomarem banho e lavarem suas roupas. Falando neles, a quantidade é assustadora. Alguns, inclusive, fizeram de um local coberto a sua morada e assustam quem por perto passa. No dia que estivemos por lá, nenhum policial foi avistado dentro do Campo Grande. Todos estavam no módulo policial próximo, sem dar atenção para os mendigos do local.

JUNHO’2011

7


LAZER

Por Anaísa Freitas / Fotos Walmir Pinheiro

São 22 metros de altura, em 88 degraus, que separam os seis visitantes permitidos por vez

Reabertura do Farol da Barra O mais visitado cartão postal de Salvador voltou a receber visitantes desde o dia 18 de maio. O público já pode conferir um pouco dos 313 anos de história, representados por itens como o motor elétrico e o jogo de lentes de cristal francesas de 1890, que torna possível a visualização da luz do farol a até 60 km de distância. São 22 metros de altura, em 88 degraus, que separam os seis visitantes permitidos por vez. O Farol da Barra pode ser visitado de terçafeira a domingo, das 8h30 até o pôr do sol. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes e idosos). O agendamento de visitas em grupo pode ser feito pelos telefones: 71 3264 3296/ 3331 8039. As visitas independentes não carecem de agendamento prévio.

O Farol da Barra pode ser visitado de terçafeira a domingo, das 8h30 até o pôr do sol O público já pode conferir um pouco desses 313 anos de história

8

JUNHO’2011


ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DA BAHIA

A nova Associação Atlética da Bahia Reforma da AAB pode alavancar um processo de revitalização do bairro da Barra e serve de inspiração para outros clubes A história da Associação Atlética da Bahia (AAB) começou em 1914, com o principal objetivo de incentivar os esportes, principalmente o futebol. Prestes a completar 97 anos em outubro, o clube pretende resgatar a tradição do intenso calendário esportivo da Bahia, especialmente às vésperas da Copa do Mundo de 2014, ano do seu centenário. Para confirmar essa notoriedade, no mês passado a AAB foi escolhida para ser sede do Campeonato Mundial de Tênis do Trabalhador, promovido pela Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, através do Sesi. Aproximadamente, 200 atletas brasileiros e estrangeiros, vindos da França, Itália, Áustria, Rússia, Dinamarca, dentre outros países, compareceram ao evento buscando o título mundial. Recentemente, houve também o 1º Perini Open de Tênis com as presenças de destacados tenistas, a exemplo de Fernando Meligeni, Patrícia Medrado e Márcio Carlsson. O evento foi um sucesso absoluto e recebeu elogios gerais relacionados aos equipamentos da Associação Atlética. Nos anos 30, com a participação do então jovem advogado Clemente Mariani, a Associação Atlética da Bahia incorporou ao perfil esportivo muitos eventos sociais. Na gestão, tivemos grandes nomes como Nilton Silva, Carlos Coqueijo Costa, Fernando Correia Ribeiro, etc. “Nessa época, o clube se tornou elitizado e viveu memoráveis momentos de glamour”, conta o atual presidente, Ademar da Silveira Brito, que cumpre o seu sexto mandato alternado. Em 2001, após um amplo levantamento, foi diagnosticado que seria preciso construir uma nova sede para tornar o clube autossustentável, com receitas permanentes independente do quadro social. Segundo Ademar, por causa das despesas fixas, foi preciso vender uma parte do clube, para construir uma nova sede e pagar os débitos. Primeiro, fez-se necessário convencer os diretores, o Conselho Deliberativo e a assembleia geral, trocando idéias e apresentando projetos. “Muita gente não acreditou e deixou de pagar a mensalidade, na época”. Depois de muitos argumentos, todos foram convencidos que esta seria a melhor opção para revitalizar o clube. Em 2004, foi nomeada uma comissão de associados formada por três arquitetos, três engenheiros e um advogado. Feita a licitação através do Jornal A Tarde, oito propostas foram apresentadas, sendo escolhido o projeto da ARC Engenharia, juntamente com a AGRA Engenharia, e o projeto do arquiteto Antonio Caramelo. Com a venda de 12.372 mil metros quadrados, que deram origem ao Barra Porto e ao Barra Ville – empreendimentos que engrandecem a Barra – a nova sede foi construída na área restante 28 mil metros quadrados, em três pavimentos, e quitados todos os débitos antigos acumulados desde 1971.

Novos espaços O bem elaborado projeto permite aos associados usufruírem de um salão para festas e eventos com 300 m2 – proporcionando todas as sextas feiras bailes dançantes para associados -, desenvolvido com um minucioso projeto acús-

A nova sede foi inaugurada no dia 27.11.2010

Ademar da Silveira Brito, presidente da AAB

tico e ar condicionado, um ginásio poliesportivo completo; quatro quadras de tênis em saibro cobertas; estacionamento coberto para 300 veículos; ampla sala climatizada para esportes de mesa, como sinuca, xadrez e gamão; academia terceirizada, aberta ao público; elevador; restaurante; 2 piscinas com amplo entorno devidamente mobiliado pela Tidelli; espaço para Piano Bar e Clube do Whisky; campo de futebol society; sistema de sonorização ambiente; três pontos de atendimento de bar; berçário; posto médico, jogos de salão para crianças, parque infantil com cobertura de policarbonato; sistema de acesso por biometria e mais nove lojas com mix de produtos que garantirão receitas permanentes para o clube. Todos os espaços possuem acesso para portadores de deficiência física. Havia, antigamente, muitos espaços ociosos, que hoje são bem aproveitados, oferecendo qualidade a todos. As lojas terceirizadas estão em fase de conclusão e em breve, dentre as melhorias planejadas para a nova sede, está a colocação de uma plataforma para hidroginástica e suporte de apoio para as mãos na piscina, transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol pela Sky, além da construção de um SPA com 200 m2, que disponibilizará serviços de sauna a seco e a vapor, hidromassagem, massagens diversas, pilates e fisioterapia para associados. A Associação Atlética da Bahia investiu na melhoria de seus equipamentos e foi convidada pela Confederação Brasileira de Clubes Sociais e Esportivos para entrar para o time como um dos trinta clubes mais representativos do Brasil, ao lado do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo; e do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. “É maravilhoso esse intercâmbio com outros clubes do Brasil. É importante ressaltar que os nossos sócios também podem frequentar os clubes de outros estados que fazem parte desse convênio”. Atualmente, a AAB possui várias escolinhas esportivas para associados, com aulas de karatê,

O presidente Ademar Brito, Eduardo Jorge Mendes Magalhães e prof. Edvaldo Brito, associados da AAB, na reinauguração da sede

tênis, futebol, judô, vôlei, basquete, natação, hidroginástica, dança de salão, balé, capoeira, etc. Fazendo jus à popularidade no ramo esportivo, conquistada ao longo dos anos, a Associação Atlética da Bahia também promove cursos e workshops com renomados atletas, como, por exemplo, Josenildo Carvalho, ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, que recentemente esteve em Salvador para ministrar o curso “Clínica de Voleibol Alto Nível”. Paralelamente, o Conselho Deliberativo reformulou o estatuto para adequá-lo ao Novo Código Civil, quando estabeleceu o máximo de 1500 associados proprietários contribuintes. A partir de então, somente filhos de associados poderão ter acesso ao quadro social. “Esse empreendimento da AAB veio engrandecer o bairro da Barra e a cidade do Salvador”, afirma Ademar.

Parceria com o bairro Aliando integração e sociabilidade ao incentivo dos esportes olímpicos e amadores, a Associação Atlética da Bahia disponibiliza um espaço para atividades culturais, lançamentos de livros, palestras, bingos para igrejas e casas de caridade, além de reuniões de associações locais. “Essa é uma forma de mantermos uma interação com o bairro, já que dentre os 4.000 mil sócios, mais de sessenta por cento são moradores vizinhos, que lutam para manter vivas as tradições do bairro, em harmonia com a modernidade”, garante o presidente. O projeto foi desenvolvido levando em conta o quesito sustentabilidade, com iluminação natural, arborização e madeira sustentável. “Nossos espaços são construídos de acordo com as regras da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), da Prefeitura Municipal e dos órgãos competentes. Fazemos tudo de acordo com a lei e temos toda documentação”, assegura Brito. “Nossa intenção é colaborar para a revitalização do bairro, acatando sempre as sugestões dos moradores”.

Para adquirir ou regularizar um título Os associados que deixaram de pagar a mensalidade durante a época do projeto, tiveram os títulos cancelados por inadimplência. Os associados que quiserem adquirir novos títulos, devem comparecer pessoalmente à sede do clube. Existem apenas poucos títulos disponíveis. Associação Atlética da Bahia (AAB) Rua Br Itapuã, 218, Barra - Tel.: 71 3264 5011 JUNHO’2011

9


REGISTROS

Por Anaísa Freitas / Fotos Divulgação

Pituba, Caminho das Árvores e Itaigara

Itaigara Memorial conquista prêmio O Prêmio Benchmarking Saúdeedição Bahia - elegeu 23 representantes do setor no estado, a partir da seleção de um comitê de 60 representantes de entidades do ramo de saúde da Bahia. O Itaigara Memorial Hospital Dia foi o vencedor no segmento Day Hospital. A entrega ao vencedor será dia 16 de junho, no espaço Unique Eventos, na avenida Tancredo Neves.

Avenida Tancredo Neves

Mais uma saidinha... A avenida Tancredo Neves foi o cenário de mais uma saidinha bancária. Um casal que passava em frente ao Edifício Holding Empresarial (ao lado do Shopping Sumaré) foi abordado por dois rapazes em uma moto Honda 350cc. O passageiro da moto rendeu a mulher com uma pistola e levou R$ 2 mil de suas mãos. A ocorrência foi registrada na 16ª Delegacia, Pituba.

Comida di Buteco 2011 No dia 28 de maio, a Boate Madrre, na Pituba, foi palco do encerramento do festival gastronômico, que reuniu trinta botecos de Salvador: o Comida di Buteco. A região da Nosso Bairro Pituba teve como representantes os seguintes bares: La Kantuta (Caminho das Árvores), Barbicha Grill (Avenida Profº Magalhães Neto), Navona Bar do Tonho (Pituba) e Kanakaiana (Pituba). Saiba mais em: www.comidadibuteco.com.br.

Leitora alerta moradores “Olá, moro na Pituba e gosto muito dessa revista, pois nos informa sobre tudo o que ocorre no nosso bairro, bem como nos alerta para o que devemos fazer em prol de uma convivência harmoniosa e saudável, em comunidade. Muitas pessoas ainda não se deram conta de que nossa casa não é só da nossa porta para dentro, mas sim toda a área que nos circunda e pela qual transitamos. A forma errada como o lixo é acondicionado em alguns condomínios - que ao invés de usarem coletores adequados, simplesmente utilizam sacos plásticos jogados na calçada - permite que catadores de lixo façam uma verdadeira bagunça, deixando rastros de sujeira e imundice, o que por sua vez atrai insetos e roedores. Casos assim poderiam ser evitados com a utilização dos equipamentos corretos”. Márcia Maria Rezende de Oliveira

10

JUNHO’2011

Prédio central da operadora será reformado

Recomeço para Oi Depois do incêndio do ano passado (21 de dezembro), o prédio central da operadora telefônica Oi, localizado no Itaigara, será restaurado. A direção da empresa anunciou que serão aplicados mais R$ 250 milhões (até o fim do ano) para a construção com novo conceito de engenharia, prezando pelo ecologicamente correto.


Por Aina Kaorner Fotos Reginaldo Santos

Olá amigos e amigas da Revista Nosso Bairro, Em nosso espaço de interação quero falar sobre um assunto que têm deixado as famílias preocupadas, e que atualmente transformou-se em um fenômeno social terrível: o bullying. Bem verdade, que o conceito de individualidade dos tempos modernos trouxe à tona, a distorção de valores éticos. Não há mais limites impostos pela educação doméstica, tampouco pela educação escolar formal. Regras sociais são tomadas abruptamente por uma permissividade egocêntrica, onde a vontade do indivíduo sobrepõe-se ao que comumente chamamos de bom convívio social. O comportamento agressivo no ambiente escolar e em outros setores sociais tem feito vítimas que sofrem no silêncio desesperador, pois são tratados como objetos frágeis da diversão sádica, intimidadora e amedrontadora por parte de seus agressores que tentam de maneira verbal, física, psicológica, moral, virtual e até sexual, impor predomínio sobre aqueles ditos mais fracos, e isso sempre ocorre de forma intencional e repetitiva. O bullying acontece sempre contra aqueles que estão em desigualdade de “poder” perante o seu agressor que não escolhe condição socioeconômica, situação de idade ou porte físico para fazer sua vítima que quase nunca apresenta condições favoráveis de defesa, acrescentada a condição sempre notória de baixa autoestima. Isso sem falar, no ciberbullying que é uma das formas mais agressivas de bullying e utiliza das ferramentas tecnológicas (celular, filmadoras, máquinas fotográficas) e do poder da internet para devastar a vida da vítima, já que essa forma de ataque ultrapassa os muros da escola, da casa ou do trabalho. As conseqüências do bullying variam de acordo à capacidade da estrutura emocional e até da predisposição genética da vítima, e ainda, da forma e da intensidade das agressões. Mas não é somente a vítima que sofre. A família também é abalada profundamente. Enfim, todos sofrem com as agressões. Daí surge então, a necessidade de buscarmos juntos aos entes sociais, a solução para enfrentarmos esse novo mal que tem feito até vítimas fatais em Salvador, no Brasil e pelo mundo. O bullying existe em todas as escolas, e a diferença é a postura adotada pela unidade escolar perante os casos que tomam conhecimento ou que são notados pelos profissionais da educação no cotidiano escolar. A escola é um forte instrumento de combate ao bullying, pois é nesse ambiente que evidenciam os casos na maioria das vezes. Por conta disso, apresentei projeto de lei 67/2011 de minha autoria, que visa realizar o combate da prática de "bullying" por instituições de ensino e de educação infantil, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos na Cidade do Salvador. O objetivo dessa política anti-bullying é reduzir a prática de violência dentro e fora das instituições, disseminar o conhecimento sobre o bullying e desenvolver planos locais de prevenção e combate à essa prática danosa, fazendo valer o envolvimento da comunidade escolar, isso sem esquecer do acompanhamento médico e psicológicos às vitimas. A nossa sociedade teria que reagir à esse aspecto negativo que tem insistido em tomar conta das páginas da vida de nossas crianças, adolescentes e adultos, e como vereador de Salvador e médico por profissão não poderia furtar-me a indicar meios legais para que esse mal seja extirpado do convívio social. Um abraço fraternal do amigo,

ACONTECEU

As crianças utilizaram máscaras, alertando sobre a poluição do ar

Consciência ecológica Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, os alunos do Colégio Nossa Senhora da Luz fizeram uma manifestação na sinaleira em João Miguel frente à escola, com o objetivo Costa, aluno de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o verde. As crianças utilizaram máscaras, alertando sobre a poluição do ar, além de cartazes e brinquedos reciclados. “A escola, juntamente com o Edifício Caetana adotou uma praça abandonada em frente à instituição e já começamos o processo de revitalização”, conta Célia Ramalho, Coordenadora do Ensino Fundamental 1, que ajudou os alunos a plantarem no local uma muda da árvore de espécie ficus benjamina. “A natureza é muito importante para nós. O ar poluído nos deixa doente. Temos que reciclar e reduzir todo o lixo, senão a natureza vai acabar”, alerta o aluno João Miguel Costa (8) que cursa a segunda 2ª série.

Sandoval www.sandovalguimaraes.com.br / contatos@sandovalguimaraes.com.br @Doutor_Sandoval (twitter) / www.blogdodoutorsandoval.com.br

Evento homenageou o Dia Mundial do Meio Ambiente

JUNHO’2011

11


RADAR

Por Anaísa Freitas/ Fotos Reginaldo Santos

Pituba, Caminho das Árvores e Itaigara Na Rua Piauí, próximo ao Edf. Monte Rey, a equipe encontrou um canteiro castigado pela chuva. Além da sinalização precária no lugar, a grama alta revela o abandono do local.

Um bueiro mal localizado ameaça motoristas na Rua Ceará, em frente ao Residencial Monte Pascoal (em construção). Flagramos dois instantes em que os veículos desviavam do perigo, colocando em risco os que trafegam no sentido oposto da via.

Na Rua Padre Manoel Barbosa, próximo a Praça Ana Lúcia Magalhães, nossa equipe fotografou na tarde de segundafeira a necessidade do local em ter mais contêineres de lixo. Logo quando a caixa lota, os usuários do serviço abandonam os sacos ao chão, contribuindo para sujeira do local.

12

JUNHO’2011

No meio da calçada, na Av. Manoel Dias da Silva, sentido Amaralina (em frente a ‘Cozinhas e Dormitórios Celmar’), a nossa equipe registrou que o buraco denunciado em edições anteriores permanece no local. Dessa vez, sem a placa de sinalização, colocada por um morador da área, reportando o descaso de meses. Dentro do mesmo é possível notar fios de alta tensão.

Ambulantes dividem espaço com passageiros à espera de ônibus. É possível perceber vários pedestres que precisam se aproximar cada vez mais da pista, para não atrapalharem a passagem de pessoas. Isso acontece há muito tempo, na Av. Paulo VI, em frente ao restaurante Yan Ping.


Por Anaísa Freitas/ FotoDivulgação

SOLIDARIEDADE

Animais pedem socorro! Ajude você também. O Abrigo São Francisco de Assis responde hoje por cerca de 500 animais, vítimas de abandono e maus tratos. Localizado em Paripe, o local conta com a colaboração de voluntários, instituições protetoras e clínicas parceiras para fornecer alimento, remédios e cuidados médicos necessários aos cães e gatos. A realização de feiras e eventos na Praça Ana Lúcia Magalhães ( final de linha da Pituba), durante os finais de semana, foi uma das alternativas encontradas pelos organizadores para suprir a carência do Abrigo. Infelizmente, a demanda é grande e os recursos, insuficientes. Em prol da causa animal, a Revista Nosso Bairro pede aos leitores que colaborem com o Abrigo, afinal, ações como essa reduzem o número de animais abandonados nas ruas e, ainda, amplia o acesso à castração. Ração, medicamentos (mesmo parcialmente utilizados), itens de limpeza (para o espaço físico e para os animais), produtos para primeiros socorros (algodão, álcool, dentre outros), são alguns dos itens solicitados com maior urgência. O Abrigo também aceita, periodicamente, a ajuda humana em dias de mutirões. Em qualquer quantidade, as doações fazem uma grande diferença na vida desses cães e gatos. Para ajudar ou buscar informações, escreva para: contato@abpabahia.org.br com o título de e-mail: “QUERO FAZER PARTE DO PROJETO DO ABRIGO SÃO FRANCISCO”.

Ração, medicamentos, itens de limpeza e produtos para primeiros socorros são alguns dos itens solicitados com maior urgência

Saiba mais em: www.abpabahia.org.br www.celulamae.org.br www.anjosde4patas.blogspot.com

JUNHO’2011

13


CAPA

Por Aina Kaorner Fotos Divulgação

“Acredito que os casais da era digital poderão tornar-se indivíduos adoecidos por uma profunda futura solidão, além de serem propensos a sintomas derivados dos problemas de fundo depressivo” Lídice Oliveira, Terapeuta

Lídice e Moacir Oliveira (o casal da capa) curtem a Praça Ana Lúcia Magalhães

Olhos nos olhos Praças se tornam o cenário ideal para resgatar o romantismo de antigamente

Quem pensa que namorar na praça é um costume tão antigo quanto à famosa música de Ronnie Von talvez esteja precisando de algumas doses de feniletilamina, o hormônio da paixão, descoberto pelos médicos Donald F. Klein e Michael Lebowitz, no Instituto Psiquiátrico Estadual de Nova Iorque. Teorias à parte, já que ninguém se interessa muito em saber o que acontece no organismo enquanto imortaliza as iniciais no tronco de uma árvore, os passeios na praça tornaram-se tão comuns pelos casais apaixonados quanto às salas de bate-papo virtuais. Seguindo a risca o avanço dos relacionamentos modernos H.C. e J.C. se conheceram pela internet, num site de relacionamentos. Depois de muito bate papo, separados pela frieza da tela do computador, o primeiro encontro foi numa praça do Parque Júlio César, na Pituba. “A internet serviu como forma de descobrir as afinidades, mas nada melhor do que um contato olho no olho”, garante a estudante, que prefere não se identificar. Para o casal de terapeutas Lídice e Moacir Oliveira o mundo contemporâneo proporciona relações cada vez mais distantes e descartáveis, tornando-se importante a retomada de relacionamentos com base em vínculos sólidos, fortalecidos na amizade, compreensão e cumplicidade. “Acredito que os casais da era digital poderão tornar-se indivíduos adoecidos por uma profunda futura soli14

JUNHO’2011

dão, além de serem propensos a sintomas derivados dos problemas de fundo depressivo. O mundo atual sugere rapidez nas ações, assim como seus indivíduos esperam também que seus relacionamentos atendam de imediato suas carências afetivas. A partir dos anos 60, a evolução tecnológica, além das mudanças sociais e econômicas, ocorreram muito rápidas. Assim também as relações foram se transformando e os parceiros se distanciando em seus objetivos. Como escreveu o psicanalista inglês Donald Winnicott é preciso uma reinvenção das relações, ou seja, uma proposta de mudança total na condução dos relacionamentos, operacionalizando ações criativas que favoreçam o bom convívio entre as famílias”, destaca a terapeuta. Como nos velhos tempos As praças, praias e áreas públicas renovam o contato do ser humano com a natureza. Mesmo com o progresso tecnológico, as pessoas estão cada vez mais voltadas para a prática de esportes, consumo de alimentação saudável e busca de uma boa qualidade de vida. Para os terapeutas, os casais voltam a optar por esses espaços abertos, pois eles também representam uma forma de exercitar o lazer, fugindo dos tradicionais shoppings, de maneira econômica, saudável e retomando um clima romântico dos antigos namoros. “O contato com a natureza

Carlos Eduardo e Danuza Prisco Paraíso gostam de aproveitar bons momentos ao ar livre

sempre favoreceu aos romances, longe do stress do dia a dia, seja num fim de tarde, uma caminhada na noite ou até mesmo na calma da manhã. Os espaços ao ar livre convidam aos encontros, ao diálogo e aos romances. Aconselho aos casais experimentarem e entregarem-se ao contato com a natureza e desfrutarem dessa liberdade, retomando esse antigo hábito”, sugere Lídice. Para Moacir, é de extrema importância esse resgate de costumes: “Os shoppings são mais seguros, bonitos e climatizados, mas o contato com a energia da natureza, o canto dos pássaros, o frescor do vento, relembra o romantismo e ingenuidade, demonstrando o amor através de pequenos gestos, para que todos testemunharem que amar ainda vale a pena”, assegura. Cumplicidade O casal Rose e Lívio Pezzano, casados há 38 anos, continuam mantendo o clima dos tempos de namoro e aproveitam o domingo de sol, para passear na Praça Ana Lúcia Magalhães e matar as saudades do bairro: “Estamos morando temporaria-


“O nosso primeiro encontro foi numa praça do Parque Júlio César, na Pituba. A internet serviu como forma de descobrir as afinidades, mas nada melhor do que um contato olho no olho” J.C., estudante

mente no Rio de Janeiro, mas nossa base é a Pituba”, conta Rose, que faz questão de ressaltar a importância de cultivar o relacionamento, mesmo com o passar dos anos: “Costumamos sair, ir ao cinema, sempre num clima de namoro. Isso sim é cumplicidade”. Depois de revelar o segredo para um casamento duradouro, Seu Lívio aproveita e entrega um costume da companheira: “Ela pega no meu pé por causa da dieta”, brinca. Mas se é por amor, está valendo. A economista Danuza e o comerciante Carlos Eduardo Prisco Paraíso, juntos há quase vinte anos e casados há oito, também têm um bom motivo para frequentar a praça e aproveitar bons momentos ao ar livre. Trata-se da filha Maria Fernanda, de 3 anos, que costuma se divertir no local. “Com a vida tão atribulada e tantos trabalhos, é importante aproveitar ao máximo o tempo com a família”, conta Carlos Eduardo. A esposa também destaca as principais qualidades para o relacionamento dar certo: “Companheirismo e respeito são fundamentais. Ele está sempre

Rafael Luquini e Beatriz Lima se conheceram em um shopping mas não dispensam uma caminhada pela orla da Barra

ao meu lado, me apoiando em tudo”. Outra dica importante é a “confiança no amor mútuo”, e segundo ele, em alguns casos “alguém tem que ceder”. Anotou? À beira mar No bairro da Barra o clima de amor também está no ar. O casal de estudantes Tamires Cardoso e Rodolfo Oliveira saíram de Lauro de Freitas para admirar o visual do Morro do Cristo. Juntos há seis meses vieram passear no bairro pela primeira vez. “É bom fazer um passeio diferente e sair da rotina”, garante Tamires. O namorado é enfático ao responder o que mais gosta na companheira: “A personalidade dela”. Retribuindo a gentileza, ela destaca “o carinho” como principal atrativo na hora da conquista. Aproveitando a beleza das ondas, Rafael Luquini e Beatriz Lima vieram andar na orla e não resistiram uma paradinha para olhar a bela vista. O casal se conheceu dentro de um shopping center, mas o romance segue seu rumo de vento em popa, ao ar livre. O relacionamento de

apenas dois meses mantém o mesmo ritmo dos casais antigos que enfeitam as ruas e praças públicas. “Ela é tão meiguinha”, declara o namorado. “Ele é tão inteligente e companheiro”, retribui a jovem. Pelo visto, os tempos evoluíram, mas o amor... Ah, o amor. Esse permanece intacto.

Rodolfo Oliveira e Tamires Cardoso admiram o visual do Morro do Cristo

Os casais voltaram a optar por espaços abertos

Celebrando o amor

Lívio e Rose Pezzano continuam mantendo o clima dos tempos de namoro e aproveitam o domingo de sol para passear pela cidade

Em 270 a.C., um bispo romano chamado Valentino, desobedeceu as leis do imperador Claudius II que proibia a realização de casamentos. Para Claudius, cada homem casado significava um soldado a menos no exército. Por descumprir as ordens e continuar realizando as cerimônias, Valentino foi preso e executado. Antes disso, se apaixonou pela filha do seu carcereiro e tornou-se o santo padroeiro dos namorados. Enquanto que no dia 14 de fevereiro os Estados Unidos comemoram o Valentine's Day, no Brasil, a data escolhida foi 12 de junho. Alguns dizem que o período é o mais propício para aquecer o comércio, outros, contam que e definição do dia foi por ser a véspera do dia de Santo Antônio, santo casamenteiro.

JUNHO’2011

15


TESTE

Por Eliete Matielo*

Preliminares do Dia dos Namorados! Faça o teste e descubra qual seu tipo de relação

6 tipos de relacionamento afetivo A partir de uma pesquisa de campo sobre os diferentes tipos de relacionamentos amorosos e diagnóstico de pacientes, a Psicóloga, Especialista em Relacionamento Afetivo e diretora executiva da agência de relacionamentos EclipseLove (www.eclipselove.com.br), Dra. Eliete Matielo*, desenvolveu o seguinte teste que ajudará o casal a descobrir o seu perfil. A psicóloga chegou a seis tipos básicos de relacionamento afetivo: o possessivo; o neurótico; o competitivo; o liberal; o romântico; e o ficante. São seis tipos principais em torno dos quais outros gêneros se aglutinam. "Um casal pode ser do tipo 'noivo neurótico, noiva nervosa' e ter seus momentos de romantismo. Pode viver bem assim, como pode se separar", diz a pesquisadora. "A chave está na flexibilidade, a magia de criar situações novas a cada dia e sair da rotina", completa. A pesquisa inicial foi realizada pela Dra. Eliete Matielo em 2006 e atualizada em 2011. Dos casais consultados, a maioria se classificou como ficante, com 35%. Os neuróticos ficaram em segundo lugar com 25%, seguidos pelos de característica possessiva, com 18%. Os casais competitivos somaram 15%. Os românticos ficaram em penúltimo lugar totalizando 5% e os liberais 2%.

16

JUNHO’2011

FAÇA O TESTE E DESCUBRA SEU TIPO DE RELACIONAMENTO 1 - Seu par se lembra de datas como o dia em que começaram a namorar? a - Quando lembra, enfatiza sempre a quanto tempo eu pertenço a ele. b - Até lembra, mas vai logo dizendo que eu não sou mais aquela pessoal amável que ele conheceu. c - Quando lembra, logo emenda que foi ele (ela) quem tomou a iniciativa. d - Isso não é importante na nossa relação. O importante é nos darmos bem. e - Jamais se esquece, pois foi um dia mágico para ambos. f – O vocabulário é “quando ficamos a primeira vez...” 2 - Vocês costumam sair com outros casais? Quando isso acontece... a - Não saímos com outros casais, só a gente mesmo. b - Acabamos discutindo, trocando farpas na frente dos outros, mas depois ficamos bem. c - Numa certa altura, um fala mais alto que o outro e quem impor seus pontos de vista, tipo para mostrar quem é que manda no relacionamento. d - Saímos com outros casais como saímos individualmente, e é sempre tudo muito agradável. e - Sair com outros casais é até uma forma de mostrar a solidez do nosso romance. f - Só saímos em casais de ficantes e em grupos para baladas e festas. 3 - Durante uma discussão, ele (ela): a - Ele (a) sempre acha que tem razão. b - Acaba ressaltando o que julga ser meus aspectos negativos.

c - Dá um jeito de mostrar que seus argumentos são melhores que os meus. d - Nós procuramos não discutir. e - Discussão? Não há nada que um buquê de flores não possa resolver. f – Não discutimos, não nos encontramos muito, só quando vamos nos divertir. 4 - Se alguém te perguntasse, hoje, como vai seu namoro, você responderia: a - Ele(a) não vive sem mim. b - Ele (a) não mudou nada, continua dando preferência a outras coisas e não a mim. c - Se não sou eu para segurar esse relacionamento, a coisa não vai para frente. d - Está tudo ótimo. Cada um tem seu espaço e se respeita muito. e - Uma maravilha. Acho que seremos namorados a vida toda. f - Não estamos namorando, só ficando. 5 - E o relacionamento sexual? Vocês se dão bem na cama? a - O sexo, entre nós, é uma entrega: sentimos que um pertence ao outro. b - Às vezes, faço greve de sexo para ele (a) prestar mais atenção em mim. c - Um show de malabarismo. Um quer mostrar para o outro o quanto é bom na cama. d - Nossos momentos íntimos são sempre muito bons. Não levamos problemas para a cama. e - Cada vez que transamos, é como se fosse a primeira vez. Sentimos que fomos feitos um para o outro. f - É muito bom, só por isso estamos ficando.


6 - Você perdoaria uma escapadinha do seu amor? a - Nunca. Seria como se uma parte de mim fosse arrancada. b - Não, mas duvido que isso acontecesse porque estou sempre de olho. c - Perdoaria, mas lhe daria o troco na mesma moeda. d - Não tem essa de culpar. Somos bastante liberais quanto a isso. e - De jeito algum. Seria o fim do nosso relacionamento. f - Como não temos compromisso sério, não posso cobrar fidelidade. 7 - Como vai seu índice de ciúme? a - Sou do tipo que repara até na roupa que ele(a) vai usar para trabalhar. b - Vira e mexe eu dou uma olhada para ver se encontro algo suspeito nos seus pertences. c - Meu ciúme em relação a ele (a) é mais no sentido do que ele (a) possa ser ou conseguir. d - Ciúme é uma palavra que não existe no nosso vocabulário. Somos bem resolvidos com isso. e - Só tenho ciúme quando vejo aquele(a) amigo(a) invejoso(a) ciscando por perto. f - Tenho muito ciúmes, mas evito demonstrar para ele não achar que to pegando no pé 8 - Se ele (a) liga no meio da tarde, é para: a - Saber onde e com quem estou. b - Não me lembro qual foi a última vez que ele (a) me ligou para saber de mim. c - Ele (a) é muito ocupado (a), quase não dá tempo de ligar. d - Não importa se falamos ao telefone ou não. O importante é estarmos bem um com o outro. e - Ele(a) me liga no meio da tarde só para dizer "eu te amo". f - Para combinar de ficar hoje.

RESULTADOS Maioria de respostas "a": Relacionamento possessivo Maioria de respostas "b": Relacionamento neurótico Maioria de respostas "c": Relacionamento competitivo Maioria de respostas "d": Relacionamento liberal ou aberto Maioria de respostas "e": Relacionamento romântico Maioria de respostas "f": Relacionamento ficante Possessivo - Ele é meu ou ela é minha. O possessivo quer toda a atenção, exclusividade, não deixa o parceiro se expor em situações que tenha chance de se interessar por alguém. Neurótico - Vasculha os pertences do outro para achar algo suspeito. Sempre acusa o outro de traição. Competitivo - Competem o tempo todo, na autoridade, na capacidade, no dinheiro, na inteligência, etc.. Um quer ser mais que o outro; Liberal ou aberto - Não invade a vida particular do outro porque também quer a sua liberdade. Relação pode ter baixo nível de comprometimento. Romântico - Ambos são gentis, amorosos e atenciosos um com o outro. Ele abre a porta do carro, leva flores, lembra de datas importantes. Ela é carinhosa e doce. São eternos enamorados. Ficantes - Saem juntos sem compromisso. O sexo é bom, mas sem fidelidade. *Para saber mais: http://elietedemedeiros.blogspot.com e www.eclipselove.com.br

JUNHO’2011

17


YACHT NOIVAS E FESTAS

Por Marco Gramacho / Foto Mercury

No mês dos namorados, as noivas fazem a festa Em junho temos o já tradicional Dia dos Namorados, que movimenta o mercado no Brasil inteiro. Mas, este mês também ficou marcado pelo lançamento de mais uma edição do Guia Yacht Noivas e Festas que trouxe, neste recém lançado exemplar, dicas que vão da maquiagem aos penteados, dos sapatos aos mais belos vestidos para quem vai casar. O guia também traz dicas de cerimoniais, organização e produção das festas para que o momento do sim seja registrado com muito charme e elegância. Além disso, esse é um momento muito especial para a Yacht Noivas e Festas porque, atendendo a pedidos de leitores e anunciantes, o site do guia chegou forte no mercado para contribuir com esse momento que faz parte dos sonhos de tanta gente. Ainda que maio, o mês das noivas, tenha passado, é em junho que os enamorados se olham mais fundo e firmam compromissos mais sérios. E, aqueles que ainda estão à procura de sua cara metade, apelam para Santo Antônio, que segundo a Igreja Católica,

www.guiayachtnoivasefestas.com.br

onde são celebradas a maioria das cerimônias de casamento, é o padroeiro de muitos casamentos. O site Noivas e Festas ainda traz ideias e sugestões para a lua de mel e passeios em família. Tornando-se referência não apenas para quem vai casar, mas para aqueles que não querem cair na mesmice e rotina de uma vida a dois. Para conhecer o site, basta acessar: www.guiayachtnoivasefestas.com.br

Festa de casamento

O salão de eventos do Yacht Clube da Bahia se transformou em uma grande festa de casamento

Rosita Barral foi uma das palestrantes do evento

18

JUNHO’2011

O lançamento do Guia Yacht Noivas e Festas, edição Maio/Outubro de 2011, e do site do Guia, foi um daqueles eventos que não dá para esquecer. Um festa de casamento estilizada foi montada no salão de festas do Yacht Clube da Bahia para marcar a chegada das novidades para os noivos. Em um altar de ‘mentirinha’, especialmente decorado, as psicólogas Rosita Barral e Cristina Goulart fizeram palestras sobre o casamento e a família. Após as oportunas reflexões, que apontaram para a importância de cuidar do núcleo familiar que se cria quando ocorre o matrimônio, o DJ Luciano Lordello animou a pista com sucessos variados da música eletrônica. Um bolo de casamento e um buffet, com doces e salgados, foi oferecido aos convidados, que provaram diferentes roskas de frutas e até sorvetes em um carretino da marca A Cubana. “O Guia de Noivas e o site do Guia são ótimas opções para quem vai se casar e procura informações para a cerimônia e festas, e também para os anunciantes mostrarem os seus serviços”, afirmou Luciano Dórea, Diretor da Canal 2 Comunicação e Eventos, responsável pela criação dos dois produtos.


CHEVILLE BÁSICA E MAISON

A pessoa certa você já encontrou, o presente você pode encontrar na Cheville Reserva Natural Dudalina Feminina

A Reserva Natural produz moda a partir de fibras e matérias-primas 100% naturais, vestindo a mulher com beleza e sensualidade, expressando e ampliando esse posicionamento pioneiro da empresa, que sempre trouxe como filosofia a responsabilidade e o conceito ambiental.

Camisas para mulheres que decidem. Essa é a filosofia da Dudalina, marca que faz parte da história do universo feminino. Para isso, ela desenvolve uma coleção de camisas feitas especialmente para vestir as mulheres com glamour.

Cholet Casual chique, essa é a melhor definição da moda feita pela Cholet. Especial para mulheres que estão conectadas com as tendências de moda mundial, mulheres independentes, joviais, de bem com a vida, contemporâneas, produtivas, atualizadas com os acontecimentos no mundo, dinâmicas no trabalho e nos estudos ou em outras atividades sociais.

Alphorria Uma das principais marcas nacionais com reconhecimento internacional da mídia especializada. A Alphorria traz identidade e sofisticação, vestindo a mulher contemporânea de forma atemporal e feminina.

Barbara Bela Mabel Magalhães A Mabel Magalhães apresenta a proposta de uma mulher que, independente da sua idade, é feminina, refinada e de perfil sutil e especial. A perfeição no corte da alfaiataria feminina, o cuidado com o caimento e o acabamento das peças, é agora visto em modelos contemporâneos, onde estampas exclusivas e sedas pintadas à mão são peças fundamentais para o closet feminino.

No DNA da Barbara Bela estão os vestidos de festa e os bordados ultrassofisticados, um trabalho único, executado com materiais importados e com uma técnica e primor absolutos. Outra característica da marca é a moulage, técnica de modelagem onde a roupa é construída no corpo, traduzindo em originalidade o espírito de cada estação. Tudo isso faz da marca Barbara Bela uma referência no Brasil quando o assunto é festa.

Shopping Itaigara, 2º piso - Tels.: 71- 3359 0260/3358 4640 - www.cheville.com.br JUNHO’2011

19


MODA

Por Roberto Pires Fotos: Divulgação bobpires@ig.com.br

Oxford:

amarre-se nesse calçado “Não jogue fora seu oxford do verão! O sapato masculino aparece novamente para os dias invernais, ao lado dos mocassins”. A dica é da especialista Glória Kalil, do site Chic, que ainda orienta: “Vale usá-los também na versão salto alto, coloridos, neutros, com mix de materiais, em verniz e estampados”. É verdade: neste inverno as marcas lançaram modelos bem diferenciados, em cores como pink e em materiais brilhantes, como paetês e couro metalizado. O calçado tipo oxford, que tem esse nome porque era usado por estudantes da Universidade de Oxford (Inglaterra), é amarrado com cadarço e possui a biqueira levemente arredondada. Apesar de sua cara masculina, conquistou a preferência feminina nas versões rasteira e de salto alto. Desde o inverno passado vem mos-

ZE TAKAHASHI AGêNCIA FOTOSITE/DIV.

Em inúmeras variações, ele é a tendência quente do inverno trando seu poder, e agora virou uma forte tendência. Mas é importante ficar de olho nas dicas de como usá-lo. A tendência foi apresentada nas passarelas internacionais, revelando para 2011 uma moda com inspiração andrógina, que mescla características masculinas e femininas em um mesmo look. Por aqui, o oxford apareceu nos desfiles de marcas como a Têca e Acquastudio. E também nas coleções de tradicionais empresas da ramo calçadista, a exemplo da Piccadilly, que apostou nos tons de cinza, da mesma forma que a EmporioNaka. Para Raphaella Booz, o must-have da temporada é o modelo oxford com detalhes coloridos, feito de couro em tons de nude ou camurça pink, solados vibrantes e acabamentos em verniz.

Aprenda como usar a Já que o sapato oxford tem uma pegada masculina é melhor usá-lo com um look bem feminino, para fazer o contraste. a Invista neste calçado clássico, pois ele é atemporal. Dá para usar no verão e também no inverno, com meia. a O modelo com salto alto é ótimo para usar no trabalho, com calça, bermuda de alfaiataria ou saia lápis. Fica muito chique. a Além das versões mais discretas, você ainda pode apostar em tonalidades fortes, como rosa, e no brilho do couro metalizado ou dos paetês.

emporionaka

Têca

Cristófoli

20

Piccadilly

JUNHO’2011

Raphaella Booz

Raphaella Booz

Piccadilly


Mimos para quem você ama Dia dos Namorados é uma data que não dá para passar em branco. Então escolha o presente e amoleça o coração da sua cara metade.

FOTOS DIVULGAçÃO

Óculos de bolso

Amor perfumado Quem não gosta de um bom cheirinho? Tudo bem que presentear perfume é uma tarefa que requer muita atenção ao gosto pessoal, mas vale a pena tentar. As opções no mercado são inúmeras. Uma delas é o kit Águas de Namorar, da Natura, composto de desodorante colônia nas versões Refrescante, Envolvente ou Sensual (preço sugerido R$ 41,50;150 ml). Outra novidade é o Dream, da Passion, um perfume floral frutal que leva a assinatura da modelo e apresentadora Ana Hickmann (R$ 49,90; 30 ml / R$ 69,90; 50 ml / R$ 89,90; 100ml). Quem sabe você prefere o kit Sabrina Sato by Yes Cosmetics, que vem com uma colônia e um hidratante corporal? Faça sua escolha! Natura 0800 115566 / Passion-Ana Hickmann 0800 550203 / Yes Cosmetics 0800 9700444

Para ambos os sexos, o novo modelo da Chilli Beans (www.chillibeans.com.br), em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch, é uma tentação. A grande novidade é o fato deste óculos ser dobrável e, por isso, caber em bolsas femininas pequenas ou nos bolsos masculinos. Com design redondinho, lembrando o tipo preferido de John Lennon, é indicado para pessoas com rosto triangular ou oval.

Que fofas! As sapatilhas Dijean Neo trazem cores deliciosas: rosa chiclete, lima, violeta, preto, verde jade, pêssego e branco. Com detalhe de laço, bem romântico, os modelos têm bico fino ou são peep toe, que deixam os dedos à mostra. + info: 0800 7282010.

Pés grandes bem calçados Se o seu namorado calça entre 44 e 48, pode ficar tranquila. A Samello (www.samello.com.br) criou a linha Magnum, dispondo de calçados com numeração maior que o padrão. São cinco modelos de sapatos comfort, com e sem cadarço, bota, sandália e um deckshoe bem esportivo. Disponíveis nas lojas da marca, com preços que variam de R$ 259 a R$ 369.

JUNHO’2011

21


VIVA COM QUALIDADE

Por Cris Montenegro EDITORACANAL2@GMAIL.COM

“Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas...”

Compare e escolha

Clarice Lispector

Temaki de camarão* Vixe, é caspa! A caspa é uma descamação provocada pela inflamação do couro cabeludo. Ela pode ser desencadeada por mudanças bruscas de temperatura, certos medicamentos e, por situações de estresse. Os fungos se multiplicam com maior facilidade na região. A caspa não tem cura, logo, combater os fungos e a oleosidade é a melhor maneira de amenizar o problema. Lave a cabeça ao menos quatro vezes por semana, usando loções antiseborreicas com cetaconazol e ácido salicílico.

10,9 g de proteína - 7,9 g de gordura - 18,6 g de carboidrato - 190 calorias

Filé de lombo assado** 35,7 g de proteína - 6,4 g de gordura - 0 g de carboidrato - 210 calorias *Unidade padrão de temaki. **Fatia média (100 g)

Ervas, temperos e especiarias na Pituba Quem busca produtos naturais e integrais não precisa mais ir tão longe para comprá-los. A Noz Moscata, localizada na Avenida Paulo VI, traz uma grande variedade de chás, ervas, especiarias, temperos, cereais, sementes, nozes, castanhas e frutas desidratadas e cristalizadas. Todos os produtos passam por rigorosas inspeções e possuem certificado de qualidade. Além disso, a marca tem como diferencial o trabalho com produtos a granel. Muito bacana! Fica a dica. Onde: Av.Paulo VI, 1573, Loja C, Pituba, (Próximo ao Hotel Pirâmide). www.nozmoscata.com.br

275% foi quanto cresceu nos últimos oito anos o número de cirurgias para redução de estômago no Brasil. Mimo em destaque Acorde com o canto do galo na selva de pedra. O despertador Golden Gifts imita o som original do animal. www.goldengifts.com.br

Palavra de ordem: reaproveitar! Rosca ou rolha? A tradicional rolha está perdendo espaço para as tampas de alumínio, que são mais baratas e evitam fungos. Veja os prós e contras da tampa de rosca.

Prós - ▫ Praticidade ▫ Imunidade ao TCA ( fungo comum em rolhas de cortiça) ▫ Custo mais baixo Contras - ▫ Não são adequadas para vinhos de longa guarda, pois não oferecem oxigenação como a rolha de cortiça. ▫ Menos charme.

22

JUNHO’2011

Na Europa já é possível reaproveitar a água da chuva para descarga de vaso sanitário, lavagem de piso e irrigação de plantas. Pensando em uma forma simples de reaproveitar esse recurso natural, o designer holandês Bas Van der Veer criou uma caneleta que possui um reservatório capaz de armazenar de 3,5 a 5 litros de chuva. A peça conta ainda com um regador acoplado, para facilitar a tarefa da rega. Ótimo exemplo! www.basvanderveer.nl


Por Celeste Carneiro* Fotos Divulgação

ARTETERAPIA

Você sabe o que é Arteterapia? Arteterapia é um recurso terapêutico que se utiliza da arte para prevenir e tratar o sofrimento psíquico gerado por diversos fatores. Tem como estrutura básica as teorias da Psicologia como a Psicanálise, a Psicologia Analítica, a Gestalt-terapia, a Transpessoal, dentre outras abordagens, além do conhecimento e de vivências dos processos da criatividade. Por enquanto é integrante das Terapias Complementares, sendo um instrumento importante para acompanhar pessoas que experimentam doenças, traumas, estresse, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais, estimulando o autoconhecimento com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável. Mais de dois mil trabalhos científicos já foram publicados nas áreas de literatura médica e psicológica internacional, especialmente nos Estados Unidos e Europa, assim como livros no Brasil e no exterior, relacionados ao efeito da Arteterapia em diversas necessidades. Para exercer a atividade de Arteterapeuta é necessário ter curso superior e especialização em Arteterapia, que oferece treinamento em arte e em terapia. O curso deve ser validado pela União Brasileira de Arteterapia (UBAAT) e, uma vez concluído, o Arteterapeuta se cadastra na Associação de Arteterapia do seu Estado para trabalhar como tal.

Para exercer a atividade é necessário ter curso superior e especialização em Arteterapia, que oferece treinamento em arte e em terapia

*Celeste Carneiro é Arteterapeuta Junguiana e Transpessoal, Professora em cursos de pósgraduação. Autora de artigos e livros, dentre eles Criatividade e Cérebro (Ed. Ponto & Vírgula) e Arte, Neurociência e Transcendência (Wak Editora). Contatos: 71 3497 1306 / 8874 1155 / cel5@terra.com.br http:// www.artezen.org http://criatividadeecerebro.blogspot.com

JUNHO’2011

23


Por Aina Kaorner e Cris Montenegro Fotos Divulgação

CELEBRIDADES

Assassinado O ex-BBB André Caubói foi morto com um tiro na nuca dentro de sua casa, no interior de São Paulo. André Luis Gusmão de Almeida dormia com a família em sua chácara, onde funcionava o Sushi Bar Rancho do Cowboy, quando escutou os latidos dos cães e saiu para ver qual seria o motivo. André ficou famoso por participar da nona edição do reality show, além de atuar em dois filmes pornôs). André Caubói, ex-BBB Thiaguinho

Jennifer Lopez no Brasil

‘Um dia vai, o outro vem... ’

Distribuidoras de filmes adultos estão disputando a compra do vídeo da lua de mel da cantora Jennifer Lopez com o ex-marido, Ojani Noa. As ofertas pela posse da gravação íntima já chegaram a 40 mil dólares. A fita foi registrada em 1997, por Ojani Noa e apesar de não conter cenas de sexo explícito, traz imagens inéditas da intimidade da diva. E por falar em Jennifer, ela virá ao Brasil com o marido Marc Anthony. A informação foi dada pela a coluna “Olá!” do jornal “Agora”. A visita fará parte de um programa que os dois vão apresentar a partir de julho. A atração vai procurar talentos latinos pelo continente americano.

Mais um cantor anuncia que vai seguir carreira solo: iaguinho, do Exaltasamba, anunciou a saída do grupo e já planeja gravar um DVD no começo de 2012. A última apresentação de iaguinho no Exalta deve acontecer em dezembro. Os boatos sobre a saída do vocalista já rolavam desde o início do ano, mas o cantor sempre negava as informações em seu Twitter. Boa sorte!

A cantora virá ao país com o marido, Marc Anthony

“Eu joguei US$20 milhões no lixo” (Steven Tyler, vocalista do grupo Aerosmith, sobre a quantia que chegou a gastar com drogas)

24

JUNHO’2011

Deborah Secco

Alinne Moraes

Que tal? O renomado ilustrador Sattu realizou intervenções em fotos, transformando artistas como Alinne Moraes em medusa, Scheila Carvalho em sereia, Angélica em anjo e Deborah Secco em Eva. A partir de uma foto, ele intervém com desenhos remetendo a diferentes cenários.


FOTO ELI CRUZ/DIVULGAÇÃO

Rita Lee xinga produção do programa ‘A Fazenda’

Daniel e Ivete durante evento na Praia do Forte

Ivete quer casar na igreja e ter mais dois filhos A cantora Ivete Sangalo, que oficializou a união civil com Daniel Cady, revelou que deseja subir ao altar com o marido. "Foi só uma cerimônia civil, mas eu sou católica e quero me casar no religioso. Por isso, um dia desses, vai ter outro casamento (risos)! Gostaria de fazer uma grande festa, juntar família, amigos… Vamos ver! '', falou em entrevista à Revista Contigo!. Na matéria, ela também ressaltou que ter pais casados traz mais vantagens para os filhos. “Foi por isso que casamos”, destacou a cantora que não alterou o seu nome, devido a confusão que isso poderia dar. “Teria de mudar todos os meus documentos e eu não posso entrar numa repartição pública como qualquer pessoa normal”, frisou. Questionada sobre o quesito filhos, ela respondeu: ''Eu quero ter três filhos, mas, para ter um terceiro bebê, primeiro, preciso ter um segundo (risos)! Provalmente vou engravidar de novo no próximo ano. Amo ser mãe. É uma experiência incrível!''. Alguém duvida?

Rita Lee revelou a seus seguidores no Twitter que foi convidada para participar do programa A Fazenda. A roqueira recusou a proposta da produção e deixou claro que se incomodou com o assédio. “Tava eu aqui, quietinha na minha, neguinho vem querendo me botar na Fazenda. Nem morta! You bloody bastards” (seus filhas da p*). Cantora se incomodou com o convite

Namoro sério O ídolo Justin Bieber apresentou a namorada, a cantora Selena Gomez, à sua família, em Toronto, no Canadá. Recentemente Selena declarou em entrevista para a revista Teen Vogue: "Estou num momento da minha vida em que quero acreditar no amor, quero dar tudo de mim”. Pelo visto está dando certo. Selena Gomez conquistou o coração de Justin

“Eu pensava que iria morrer virgem” (Sabrina Sato, Apresentadora)

JUNHO’2011

25


ORGANIQUE - STUDIO PILATES

MOMMY CARE

A postura ideal para o bem-estar Por Mariana de Oliveira Lavigne*

Ter uma boa postura é significado de uma adequada condição física e o primeiro passo para uma vida mais saudável, e essa conquista se pauta na correção de hábitos diários e na prática de atividade física regular. Buscar um correto posicionamento corporal favorece o equilíbrio de suporte do corpo e melhora o funcionamento do sistema musculoesquelético, permitindo um melhor alinhamento das articulações e uma respiração mais adequada e consciente. Uma postura inadequada permite um desequilíbrio funcional e estrutural do corpo e desencadeia uma série de alterações articulares e tensões musculares, que, em longo prazo, favorecem desvios do eixo da coluna, dores crônicas e deformidades articulares, permitindo o surgimento de algumas lesões, tornando-se necessário o uso de coletes e até procedimentos cirúrgicos. Dessa forma, o diagnóstico precoce e a reabilitação corretiva e profilática podem ser favoráveis para detecção de futuros problemas de saúde. Podemos alcançar uma postura mais adequada através de práticas corporais, como o pilates, o yoga e o RPG. Outro novo recurso é o Realinhamento Postural Dinâmico (RPD), que permite o trabalho corporal funcion a l e e st i m u l a u m a m e l h o r

26

JUNHO’2011

"O diagnóstico precoce e a reabilitação corretiva e profilática podem ser favoráveis para detecção de futuros problemas de saúde" consciência corporal para a adequação de uma postura mais apropriada. O RPD foi criado com o intuito de promover uma prática de movimentos de alongamento, relaxamento e conscientização corporal, aliviando as tensões e retrações dos músculos en c u r t a d o s e e sti mul an do o ganho de força da musculatura enfraquecida e flácida, promovendo desta maneira maior equilíbrio do corpo e melhora da mecânica respiratória. O ideal nessa prática é aliar o exercício que favoreça uma postura mais adequada ao bem estar físico e emocional de quem o pratica.

*Mariana de Oliveira Lavigne é Fisioterapeuta, Especialista em Pilates e Pós-graduada em Terapia Manual e Postural e trabalha no Organique Studio Pilates. Rua Cônego José Loreto, 73 – Canela – Tel.: 71 3495 2624

Saúde, beleza e bem-estar durante e após a gestação Durante a gestação as mulheres experimentam diversas alterações físicas, hormonais e emocionais. Nesta fase o cuidado com o corpo e a saúde são fundamentais para garantir bem-estar à futura mamãe e uma recuperação mais rápida e eficaz no pós-parto. Com o crescimento da barriga ocorrem mecanismos de compensações que levam a uma alteração postural, sendo comum, principalmente no último trimestre, dores nas costas e na região do púbis. A intensa atividade hormonal também favorece retenção de líquido, aumento do risco de manchas na pele (melasmas), aparecimento de acne e surgimento de estrias, dentre outras transformações, que podem causar grande insatisfação à mulher. Apesar de se tratar de uma fase delicada e cheia de cuidados, alguns tratamentos estéticos podem e devem ser indicados durante a gestação, desde que sejam realizados por profissionais qualificados e com liberação do médico obstetra. Dentre eles estão limpeza de pele, peeling físico, drenagem linfática, massagens e outras terapias manuais, com intuito de contribuir para melhora da saúde e bem-estar. O Mommy Care surge em salvador com intuito de oferecer um serviço inovador de atenção à mulher, com segmento diferenciado para gestantes, bebês e família. Confira! Av. Anita Garibaldi, 1815, Centro Médico e Empresarial, sala 310 B, Ondina. Tel.: 71 3491 3077


YSTILUS

Textos e Fotos Divulgação

TIJUANA

"Um funcionário bem treinado e devidamente motivado, vale por dois" No processo de racionalização dos custos de qualquer condomínio, é muito importante investir em capacitação e saber motivar os empregados. Em geral, mais de 50% dos valores destinados às despesas de um condomínio são utilizados em folha de pagamento, benefícios e encargos sociais. “Na Ystilus, desde o processo de capacitação até a execução das rotinas de trabalho, adotamos a prática de motivar os funcionários, fazendo-os desenvolver a sua capacidade de participação, o que se traduz em excelência de qualidade e, consequente racionalização de custos. A final, um funcionário bem treinado e devidamente motivado, vale por dois”, ressalta Paulo Vilas Boas, Gerente da Ystilus. Serviço: Ystilus Assessoria e Serviços em Condomínios Tel.: 71 3267 8719/8860 6658/9909 3343 E-mail: atendimento@ystilus.com.br www.ystilus.com.br

Ensaladas Paulo Roberto F. de C. Vilas Boas, Gerente de Administração e Negócios

Nem só de pratos condimentados e apimentados se faz o cardápio do Tijuana, as saladas também ganham espaço especial. São três opções para quem quer saborear um prato saudável, mas com um toque mexicano: Acapuldo Salad, Pollo Salad e Tijuana Ceasar Salad, servida em uma tortilha de trigo crocante na forma de uma cestinha. Confira os ingredientes no site www.tijuana.com.br. Tijuana Pituba Rua Minas Gerais, 271, Pituba. Tel.: 71 3248 8699 Tijuana Itaigara Shopping Cidade, térreo, Itaigara. Tel.: 3353-7864

JUNHO’2011

27


MELHOR DA WEB

Por Felipe Vergili

Alienígena morto é encontrado e filmado na Sibéria Um vídeo contendo supostas imagens de uma alienígena morto foi divulgado e causou grande alvoroço na internet. No material, é possível ver o pequeno corpo caído em meio ao gelo. Com olhos grandes e uma pela escamada, o ser teria sofrido um acidente no pouso de uma nave espacial, segundo os moradores. http://bit.ly/ijLNOs

Vídeo flagra homem nu fugindo de bordel Um homem nu foi flagrado correndo no telhado em Changchun, na província chinesa Jilin, depois que a polícia invadiu um bordel. O homem foi visto tentando desesperadamente descer do prédio durante a ação policial. Mulheres enroladas em toalhas também foram fotografadas durante a fuga, segundo a imprensa chinesa. http://bit.ly/lKJ2v3

Criança choca programa de TV ao se apresentar com cobra enrolada no pescoço A menina britânica Olivia Binfield, de 7 anos, deixou o público de um show de talentos da emissora "ITV" apreensivo ao se apresentar em um programa com uma jibóia de quase 2 metros enrolada no pescoço enquanto declamava um poema sobre a necessidade de proteção de espécies ameaçadas de extinção, segundo o jornal inglês "Daily Mail". http://bit.ly/lOBnPe

Motorista é filmado dirigindo com rodas travadas Um motorista foi flagrado dirigindo com rodas travadas, porque provavelmente esqueceu de soltar o freio de mão. Um vídeo publicado no "YouTube" mostra o motorista dirigindo por cerca de 40 segundos com as rodas travadas, segundo o site de notícias belga "Vandaag". http://bit.ly/imViN2

28

JUNHO’2011

Vento interrompe gravação de notícia após levar boné de repórter A repórter Marissa Mike, da emissora KPSP Local 2, teve dificuldades para gravar uma notícia sobre os fortes ventos em Palm Springs, no estado da Califórnia (EUA), na semana passada. Com rajadas de ventos de 70 km/h, a jornalista estava fazendo a reportagem em frente a um semáforo derrubado, mas o vento insistia em levar o boné que ela usava. http://bit.ly/dOEOmw

Repórter fica constrangida após nariz escorrer durante transmissão ao vivo A repórter Saphia Khambalia, da emissora City TV News, de Toronto (Canadá), passou por um momento constrangedor depois que seu nariz escorreu durante a transmissão de uma notícia ao vivo, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail". http://bit.ly/iPxZnu


Por Aina Kaorner e Cris Montenegro Fotos Divulgação

Receita do mês Torta de Ricota Ingredientes: - 500 g de ricota - 1 copo (200 ml) de leite desnatado - 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado - 2 gemas - 3 claras - 1 colher (sopa) de amido de milho - Raspas de limão - 5 colheres (sopa) de adoçante culinário - 1 colher (sopa) de uva passa - Gotas de baunilha Modo de preparar: No liquidificador, bata a ricota, o leite desnatado, as gemas, a maisena, o adoçante culinário e gotas de baunilha. Despeje em uma vasilha apropriada e reserve. Bata as claras até o ponto de neve. Junte-as aos poucos à mistura reservada, delicadamente. Acrescente as passas e as raspas de limão. Despeje em um pirex untado com margarina light e farinha de rosca. Leve ao forno e asse por 40 minutos ou até começar a dourar.

SEU LAR

Lava & Seca Ecoturbo, Electrolux, dispõe de 11 programas de lavagem, 5 programas de secagem e 5 opções de enxague. Preço sugerido: R$ 3.099. www.electrolux.com/news / www.casaelectrolux.com.br

Dicas para organizar a geladeira Não adianta chegar em casa com as compras e guardá-las de qualquer jeito. A geladeira foi uma excelente invenção para conservar os alimentos por mais tempo, mas se não forem devidamente higienizados, pode ser uma perigosa fonte de doença. Veja as dicas de como organizar e manter os mantimentos saudáveis por mais tempo: a Lave com água e sabão as frutas, verduras, ovos e embalagens, antes de guardá-las na geladeira, para evitar a proliferação de bactérias. a Feche bem as embalagens e garrafas de água para não absorver cheiros diversos. a Mantenha os ovos dentro da geladeira, ao invés de colocar na porta, onde ocorrem constantes variações de temperatura.

Rendimento: 20 unidades Calorias: 62 kcal/porção

a Guarde os restos de comidas nas prateleiras de baixo e utilize as de cima para queijos, iogurte e leite.

*Receita e fotos cedidas pela empresa Stevita - adoçantes naturais.

a Mantenha os queijos em vasilhas tampadas, ao invés de deixá-los no plástico.

Evite a dengue com hábitos simples O aumento no índice de infestação predial para o mosquito da dengue no último mês foi significativo. Para evitar a doença, a população pode contribuir com hábitos simples: a Mantenha os recipientes e baldes sempre cobertos, lavando-os semanalmente com água e sabão. a Coloque areia ou espuma nos pratos de vasos de plantas, para evitar o acúmulo de água. a Trate a piscina constantemente com cloro e mantenha coberta sempre que possível. a Observe se há furos ou rachaduras na caixa d’água, que deve estar sempre tampada. a Remova as folhas que caem das árvores, pois elas também acumulam água. a Evite colocar cacos de vidro nos muros, tornando-se focos de larvas.

a Deixe as carnes cruas em gavetas separadas das cozidas, para evitar contaminação. a Ponha os molhos, bebidas e doces na porta. aUse a gaveta para guardar vegetais e frutas. a Cebolas descascadas podem ficar enroladas em um papel filme, dentro de um recipiente fechado, fora da geladeira por até três dias. Os restos também podem ser batidos no liquidificador, com sal e azeite, e refrigerados durante cinco dias.

As novas Sopas Instantâneas Seu Sabor Etti estão disponíveis em seis sabores: Tomate com Manjericão, Batata com Brócolis, Carne com Legumes, Feijão com Bacon, Peito de Frango com Legumes e Queijo. SAC: 0800 011 11 45

JUNHO’2011

29


BELEZA

Texto e fotos: Divulgação

Cabelo de Seda, todas mulheres merecem ter! Escape dos vilões e tenha o cabelo dos seus sonhos Os cabelos estão constantemente expostos a diversas agressões que fazem com que os fios fiquem fracos, quebradiços e ressecados. Além dos processos químicos como coloração, progressivas, relaxamentos, e calor do secador e da prancha, a poluição, o vento, os raios solares o cloro da água, o banho de mar e de piscina também danificam as madeixas. Não há como escapar desses vilões. Mesmo muito danificados os cabelos ainda têm salvação. A reconstrução capilar é um tratamento muito eficaz para esses problemas, pois devolve a vida aos cabelos e ainda serve para prevenir danos mais profundos aos fios. A reconstrução capilar pode ser feita em todos os tipos de cabelos, desde os virgens até os que passaram por processos químicos e estão opacos, ásperos, ressecados, embaraçam ou quebram com facilidade. Porém, é muito importante que todos os sinais sejam avaliados para que se faça um diagnóstico do fio e se possa indicar o reconstrutor mais adequado à situação do cabelo, a quantidade de aplicações do tratamento e o intervalo de tempo necessário entre elas. Os intervalos entre as sessões de reconstrução capilar podem variar entre duas vezes por semana, uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês. O processo deposita nos fios proteínas, aminoácidos e minerais que são hidratantes essenciais para a estrutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural das madeixas.

30

JUNHO’2011

Os resultados da reconstrução capilar são visíveis logo nas primeiras sessões, os fios já mostram sinais de recuperação na textura, ficam mais fortes e resistentes. Mas para que o resultado seja completo e para garantir a durabilidade do tratamento realizado, é necessário fazer a manutenção em casa com produtos que sejam da mesma linha do s uti li zados A reconstrução capilar pode ser feita em todos os tipos de cabelos na reconstrução, retirada pelos processos químicos e físiassim os ativos reconstrutores permanecos. Atua tanto nos fios quanto no couro cem nos fios e prolongam os benefícios cabeludo. da reconstrução capilar. O Centro de Tratamento e EmbelezaBioplants - Indicado para cabelos mento Capilar Cabelo de Seda, oferece ressecados e danificados, pessoas que tetrês tipos de produtos da linha Salvatore nham sensibilidade no couro cabeludo para Reconstrução Capilar. alergias, caspa, oleosidade excessiva, seborréia seca e oleosa, psoríase, dentre ouHair Evolution - Indicado para catras patologias que acometem os cabelos belos ressecados, quebradiços, que nee o couro cabeludo. Dermatologicamente cessitam de reposição de massa capilar testado em pessoas em processo de quiou que estejam com corte químico. Ideal mioterapia. Produto Fitocosmético, compara cabelos Black, devolve o brilho e a posto de 10 extratos vegetais. Atua tanto sedosidade dos cabelos. nos fios como no couro cabeludo. Angelux – Indicado para cabelos Serviço: loiros, ruivos e grisalhos. Atua na uniforO Cabelo de Seda fica na Av. Otavio midade e durabilidade das colorações caMangabeira, 701, loja 13 (ao lado pilares. Protege o DNA capilar, reconstrói da Perini Pituba). Tel.: 71 3186 9122. as pontas duplas não vulcanizadas, evita Ligue e agende um horário! o desbotamento e repõe toda a nutrição


TECNOLOGIA

Por Anaísa Freitas Fotos Divulgação

No clima do casamento real O “conto de fadas” do casal Príncipe William e Catherine Middleton invadiu o mundo dos gadgets. Dessa vez são as pilhas recarregáveis USBCELL, com conectores que permitem a recarga em qualquer computador. www.usbcell.com/pr/33

Passeio pelo céu No que depender da companhia Martin Aircraft, o jetpack não demora a se tornar usual aos humanos. Mantido no ar por mais de sete minutos e viajando a 100 km/h, o modelo chamado de Martin Jetpack, utiliza motor à gasolina de 200 cavalos de potência e dois ventiladores que o mantém suspenso. Fibra de carbono é o material de fabricação da engenhoca. Vale a pena ver o vídeo em: migre.me/4dYsz.

Super 3DBoy iPhone Game System Mal foi lançado, o Nintendo 3DS já tem concorrente. O do título tem aparência esquisita, mas é capaz de transformar os jogos do iPhone em games 3D. O gadget funciona com jogos como Angry Birds, Infinity Blade e Bejeweled 2. www.thinkgeek.com

Do outro lado do mundo... Carregador de smartphones movido a água? Sim, e atende pelo nome de AF-M3000. A novidade da japonesa Aquafairy possui células de combustão e fornece energia para aparelhos portáteis por meio da oxidação de um combustível líquido. São necessários apenas 90 minutos para carregar um iPhone.

Novo Wii para 2012 A Nintendo confirma que a sucessão do Wii sairá mesmo no próximo ano. Um protótipo dá novidade deve ser apresentado em 7 de junho, na feira de videogames E3, em Los Angeles. De acordo com sites especializados, o novo Wii trará uma tela sensível ao toque e um visual parecido com o Xbox 360, da Microsoft.

32

JUNHO’2011


Nissan March chega em outubro por menos de R$ 30 mil A Nissan confirmou no início de maio a chegada do March ao mercado brasileiro em outubro. Apresentado à imprensa brasileira na capital do México, o compacto será oferecido com duas opções de motor: 1.0 16V de 77 cv (etanol), o mesmo do Renault Sandero, e 1.6 16V, derivado do motor do Tiida, com 106 cv de potência (gasolina). Ambos serão flex. O March apostará em cores chamativas para o nosso mercado, com tons de azul e laranja, conforme os modelos flagrados em teste no Brasil. A montadora ainda não divulgou o preço e o pacote de equipamentos do carro. Certo é que a versão de entrada será oferecida por menos de R$ 30 mil. “Posso adiantar que o preço partirá de um número que começa com 2”, revelou Erik Gottfried, gerente de marketing e planejamento estratégico do March no Brasil.

Contran adia obrigatoriedade da instalação de rastreador em carros novos Pela quarta vez, o Contran adiou o prazo para instalação obrigatória do rastreador em veículos novos. A medida deveria ter entrado em vigor em 2 de maio último, mas agora o aparelho antifurto passará a ser instalado compulsoriamente em todos os automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, triciclos, quadriciclos, tratores, reboques e semi-reboques a partir de 15 de agosto de 2012. Conforme o calendário que foi

Volkswagen revela o novo Beetle Depois de muita espera, a Volkswagen revelou mundialmente a nova versão do New Beetle. As mudanças não são poucas. A começar pelo nome, que abandonou o "new", aproximando-o mais do Fusca original. O modelo ficou mais esportivo, ganhando visual mais dinâmico e com menos realce de suas formas circulares.

estabelecido, em 15 de janeiro do ano que vem, 20% dos veículos novos deverão ter o equipamento, porcentagem que aumenta para 40% em 15 de março e chega a 70% em 15 de junho de 2012. O adiamento foi justificado por falta de infra-estrutura do sistema de telecomunicações, já que existe a necessidade do perfeito funcionamento do chamado Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (SINRAV).

Por Felipe Vergili Fotos Divulgação

AUTO

Os mais vendidos

Uno se aproxima ainda mais do Gol em abril A DIFERENÇA ENTRE O MODELO DA VOLKSWAGEN E O CARRO DA FIAT FOI MENOR DO QUE 150 UNIDADES Os modelos Mille e Novo Uno por pouco não roubaram a liderança do mercado de automóveis do Gol em abril, repetindo o feito de fevereiro último. Nos números finais, menos de 150 unidades separaram os dois carros na tabela dos dez mais vendidos. A forte campanha de marketing aliada ao lançamento da versão de duas portas do carro da montadora italiana Fiat ajudaram a manter os bons números do modelo. Logo atrás dos líderes, dois carros da GM estão bem posicionados: o Celta e o Corsa Sedan. Em quinto, uma surpresa: o Fiesta sobe várias posições e chega a quase 10 mil unidades vendidas no mês. Em décimo: a presença do Sandero, da Renault. Confira a lista com os dez carros mais vendidos em abril: 1 – Gol - 22304 2 – Uno / Novo Uno - 22179 3 - Celta - 13077 4 – Corsa Sedan - 10368 5 - Strada - 9872 6 - Fiesta - 9599 7 - Fox - 8959 8 - Palio - 7977 9 - Siena - 7230 10 - Sandero - 6670

JUNHO’2011

33


CURTAS

Por Aina Kaorner Fotos Divulgação

Ladrão gago Um jovem, identificado pelas iniciais A.J.F., conseguiu levar a quantia de R$ 392 de um posto de gasolina, sem precisar falar nada. A estratégia usada foi um bilhete escrito “é um assalto”, entregue a um frentista da cidade de Limeira, em São Paulo. De acordo com informações do boletim de ocorrência, o assaltante não usou revólver e já tinha antecedentes criminais por assalto. O criminoso era gago e o bilhete foi a forma mais rápida que ele encontrou para se comunicar com a vítima.

Iguana via Sedex Funcionários da agência dos Correios de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, descobriram através do raio-X um iguana de 15 centímetros dentro da caixa de Sedex. A encomenda foi enviada de Currais Novos, Rio Grande do Norte e viajou cerca de 2.700 quilômetros. O destinatário responderá processo por crime ambiental e pagará uma multa de R$1.500, mas não é a primeira vez q isso acontece. O tráfico de animais via Sedex é cada vez mais frequente. Dentre os principais bichos estão o iguana, tartaruga e até cobra.

Casamento moderno Um casal austríaco, da cidade de Feldkirchen, resolveu inovar no momento do casório. A noiva resolveu vestir somente véu e grinalda, enquanto o noivo usava apenas uma cartola para cobrir as partes íntimas. Segundo eles, o objetivo era tornar o evento inesquecível. Se a moda pega vai ter muito estilista falido.

Jovens apostam no ‘Namoro virtual’ Quem pensa que os sites de namoro só mantêm usuários mais velhos, está muito enganado. O Par Perfeito, um dos principais dedicados ao assunto, está atraindo cada vez mais jovens entre 18 e 24 anos. Entre 2007 e 2009, essa faixa etária subiu 50%, representando mais de 30 milhões de usuários.

Prova de amor Mensagem para você Uma pesquisa da Universidade de Cambridge descobriu que os e-mails com iniciais Q, Z e Y recebem menos spams que as letras A, M, S, R e P. A análise foi feita com mais de 550 milhões de mensagens e constatou que a primeira letra influencia em até 40% a mais de lixo eletrônico na caixa de entrada.

34

JUNHO’2011

Uma mulher na Malásia conseguiu derrotar um tigre usando apenas uma concha de sopa. Han Besau salvou a vida do marido aplicando golpes na cabeça do animal, que invadiu a casa em busca de comida.


Por Aina Kaorner Fotos Divulgação

CURTAS

Salvo pela dança Uma americana que alegava invalidez perdeu parte da pensão depois que seu exmarido viu suas fotos praticando a dança do ventre na internet. Dorothy McGurk recebia uma pensão vitalícia de US$ 850 por mês e continuava a viver na propriedade do casal, por causa dos ferimentos sofridos durante um acidente de carro em 1997. Depois de afirmar em um blog que dançava “várias horas por dia”, a pensão caiu para US$ 400 por mês.

Beba com moderação Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que os brasileiros bebem menos em relação aos países desenvolvidos. Na Europa ocidental o consumo de álcool é grande, mas os padrões de comportamento são bem diferentes. O estudo mostra que brasileiro quando começa não quer mais parar, gerando embriaguez, acidentes e violência. Se o consumo de álcool fosse dividido em mais dias o perigo seria menor.

Flauta comestível Treze músicos de Viena criaram um projeto diferenciado, que consiste numa orquestra com instrumentos esculpidos em vegetais. Cenouras, pepinos, berinjelas e rabanetes são matériasprimas imprescindíveis para a inovadora The Vegetable Orchestra. No final do show, ainda é servida uma sopinha.

JUNHO’2011

35


DVDs

Por Guy Ferreira Júnior

A morte e vida de Charlie Charlie St. Cloud, baseado no aclamado romance e Death and Life of Charlie St. Cloud, de Ben Sherwood, é um drama romântico estrelado por Zac Efron. Nesta emocionante história, Charlie inicia uma romântica jornada na qual abraça a obscura realidade do passado e descobre o poder transformador do amor. O talentoso iatista Charlie (Zac Efron) é admirado pela sua mãe Clarie (a vencedora do Oscar, Kim Basinger) e seu irmão mais novo Sam (Charlie Tahan). Graças a seu dom no esporte, Charlie con-

quista uma bolsa de estudos que o levará para longe de sua pacata cidade natal. Mas seu futuro promissor é interrompido quando uma tragédia atinge sua família. Com o retorno inesperado de sua colega de escola, Tess (Amanda Crew), Charlie cresce dividido entre honrar uma promessa feita há cinco anos ou avançar com o seu novo amor. Quando Charlie toma coragem para deixar o passado ir embora, ele descobre que a alma que mais vale a pena salvar é a sua.

Amor e outras drogas Apenas uma vez O ano é 1942. Joseph tem 11 anos e nesta manhã de junho, deve ir para a escola. Uma estrela amarela é presa em seu peito. Ele tem o apoio de um comerciante de mercadorias e por outro lado, a ironia e zombaria de um padeiro. Entre bondade e desprezo, Joseph, seus amigos Judeus, suas famílias, aprendem a viver numa Paris ocupada, sobre a colina de Montmartre, onde eles se abrigavam. Pelo menos, é o que achavam, até a manhã de 16 de Julho de 1942, quando sua frágil felicidade desmorona. Do Velódromo D’Hiver, onde 13.000 Judeus estão espremidos, até o campo de Beaune-la-Rolande, de Vichy (cidade francesa ao sul de Paris) ao Terraço de Berghof, (residência de Hitler nos Alpes, na Bavária) Amor e Ódio segue os reais destinos das vítimas e dos carrascos.

36

Maggie (Anne Hathaway) é uma mulher de espírito livre que não quer se amarrar de maneira alguma. Ela só esperava conhecer Jamie ( Jake Gyllenhaal), um charmoso vendedor de produtos farmacêuticos, VIAGRA, que tem todas as mulheres aos seus pés. Aos poucos o relacionamento evoluiu e ambos descobrem que estão sob a influência da droga mais forte já inventada: O AMOR!

Hereafter Suspense sobrenatural que conta a história de três pessoas - um americano deprimido (Matt Damon), uma jornalista francesa (Cecile De France) e um estudante britânico (Frankie McLaren) - tocadas pela morte de diferentes maneiras.

O Vencedor

Malu De Bicicleta

História verídica do boxeador Irish Micky Ward, que percorreu um difícil trajeto até chegar ao título mundial de peso leve. Ele teve o apoio de seu meio-irmão Dicky, ex-lutador que se tornou treinador após se envolver com drogas e crimes.

Luiz Mario (Marcelo Serrado) é um empresário da noite paulistana, bon vivant e mulherengo que coleciona casos amorosos. Até ser atropelado de bicicleta pela carioca Malu (Fernanda de Freitas), na orla do Rio de Janeiro. O casal vive um romance perfeito, que é abalado com a descoberta de uma enigmática carta de amor. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva.

JUNHO’2011


ESPECIAL

Texto Marco Gramacho

Fazer um curso técnico, profissionalizante ou uma graduação? À distância ou presencial? Se graduação, um bacharelado, licenciatura ou sequencial? E depois?

Esforço, dedicação e prazer Defina o foco e escolha o que é melhor para a sua carreira profissional A incessante busca pela realização dos sonhos não acaba quando ingressamos numa universidade e nem quando nos formamos. Afinal, é nesta hora que percebemos que para ingressar no mercado de trabalho atual, ter uma graduação já não quer dizer muita coisa. Então, os profissionais do novo tempo, em sua constante “caça ao tesouro” da sobrevivência, com muita sorte e estudo, talvez até consigam se destacar neste mercado ou alcançá-lo através da tão almejada estabilidade oferecida pelos órgãos públicos. Trazemos neste especial, um atalho para que você esclareça suas dúvidas quanto aos diferentes programas de educação, seja na escola, graduação, pós-graduação e como se preparar para concursos. Afinal, não há outra saída para vencer, a não ser, a de se dedicar para atender às exigências do mercado e levar os sonhos como o grande motivador para seguir em frente. Tudo começou com os avanços do homem e, sobretudo, do mercado. Bem no 38

JUNHO’2011

período em que os artesãos foram substituídos pelo operariado que deixou, com a Revolução Industrial, de atuar de forma isolada, buscando na especialização, o conhecimento do verdadeiro valor da atividade por ele exercida, conforme nos mostra o filme “Tempos Modernos”, de 1936, quando Charles Chaplin incorporou o eterno Carlitos. A partir daí, tudo mudou. E, o mercado passou a nos exigir cada vez mais especializações e conhecimentos em nosso campo de atuação. Então, desde criança, sonhamos com as mais diferentes profissões, mas quando crescemos a coisa começa a mudar e é neste período que percebemos o quanto uma educação de qualidade faz-se necessária para que consigamos alcançar nossos objetivos. Conforme o amadurecimento vai surgindo, a identificação com uma área específica aparece. Então, a dúvida, algumas vezes, acaba por gerar outra dúvida: fazer um curso técnico, profissionalizante ou

uma graduação? À distância ou presencial? Se graduação, um bacharelado, licenciatura ou sequencial? E depois? Para ajudar você a definir o seu futuro, conheça agora opções de cursos de graduação e o associe aos seus sonhos. Por exemplo, se você almeja a Medicina, o Direito ou a Engenharia, o ideal é o de bacharelado, porque, os cursos que recebem este nome são aqueles que preparam você para o mercado. Os de licenciatura oferecem habilitação para lecionar no ensino fundamental, médio ou no ensino técnico. Neste caso, os cursos são Matemática, Física ou Letras, por exemplo. O que eles têm em comum? A duração. A depender do curso escolhido, você se forma entre 3 e 5 anos. Nos dias atuais, nem a falta de tempo justifica parar de estudar. Quem para de estudar é como se parasse no tempo. O mundo muda todos os dias e nós podemos perceber isso através das constantes mudanças tecnológicas. As pessoas com restrição de tempo podem apelar para os cur-


sos de pós-graduação à distância. Opção também ofertada para os cursos para quem vai fazer concursos. Existe hoje no mercado diversos cursos de pós-graduação, mas todos seguindo características específicas de cada perfil profissional. Ainda que estejam enquadrados em duas terminologias diferentes, cada qual com suas funcionalidades e objetivos, muita gente não consegue diferenciar uma da outra. São eles: Lato Sensu, que são as tradicionais e conhecidas especializações dentro de uma área do conhecimento e que são voltadas para o mercado de trabalho e o Stricto Sensu, que formam mestres e doutores em áreas específicas e que visam à carreira acadêmica. Muitas vezes, podemos observar que esses cursos se apresentam com outras terminologias, a exemplo do MBA, que foca na gestão de um conhecimento voltado para a administração de empresas e formação de executivos.

Concursos públicos Em contrapartida, temos aqueles que decidem por se dedicar aos concursos públicos. Seja visando uma estabilidade fi-

O conhecimento ainda é o que dita as regras do mercado

nanceira e pessoal, ou simplesmente para fugir das consequências ocasionadas por um mercado em constantes alterações e situações, que por tantas vezes, fogem ao nosso controle. Neste caso, o sonho é com uma estabilidade conquistada após dois anos de serviço público e que só pode ser indeferida em virtude de sentença judicial ou mediante processo administrativo. Apesar de parecer exigir menos estudo, por não exigir uma pós-graduação para os cargos de nível superior para atuar no mercado de trabalho, para ser aprovado num

concurso público, muitas vezes implica anos de dedicação e cursos especializados, devido à forte concorrência e disponibilização das vagas pelas diversas esferas do governo. E é aí que muitos acreditam no fator “sorte” ou apelam para anjos, santos e promessas. Até agora vimos que o conhecimento ainda é o que dita as regras do mercado. Seja na conquista por uma vaga num órgão público ou numa empresa privada, expandir os anos de estudos ainda é o melhor e mais confiável caminho para levar você do mundo dos sonhos ao das realizações.

JUNHO’2011

39


ESPECIAL Esse é um momento em que a fé pode até ajudar, mas a busca por uma instrução e acompanhamento dos estudos não só contribui para a realização desses sonhos como fornece toda a base para que você chegue mais confiante no dia da prova. Qual a necessidade de se fazer um curso preparatório para concurso público? Não apenas por uns afirmarem que, com esses cursinhos, é possível aumentar em até quatro vezes a sua chance de ser aprovado. Mas, porque, muitas pessoas têm dificuldades de estudar sozinhos e até mesmo chegam a se desmotivar ao longo dos dias de estudos, por perder o foco ou por ter dificuldade em abrir mão de alguns momentos de lazer em prol dos estudos. Exatamente como buscamos uma especialização quando fazemos uma pós-graduação, aqueles que se matriculam em um curso preparatório para concursos públicos buscam professores capacitados, qualificados e especialistas na área para passar aqueles “macetes” capazes de nos fazer memorizar regras, fórmulas e leis mais facilmente para a prova. Principalmente, quando as disciplinas são aquelas nunca vistas anteriormente pelo candidato. Talvez por isso, muitos cursinhos preparatórios já não fecham turmas específicas para determinadas provas ou concursos, mas assumem o compromisso de aulas e suportes em disciplinas isoladas. Além, é claro, da preocupação e dificuldade de determinado candidato e que, acaba por exigir uma preocupação maior com determinada matéria em que tem mais dificuldade. Mas, tudo isso não quer dizer que as quatro horas aproximadas de aula diárias são suficientes para se aprender e ser aprovado em um concurso público. Você deve criar e exercer uma rotina rígida de estudos, delimitando antecipadamente um tempo para cada disciplina e de aprofundamento em cada assunto.

40

JUNHO’2011

Você deve criar e exercer uma rotina rígida de estudos, delimitando antecipadamente um tempo para cada disciplina e de aprofundamento em cada assunto

Até então, não percebemos muitos concursos públicos voltados para áreas isoladas de uma determinada atividade e nem, muitas exigências com relação a ter ou não ter pós-graduação, mestrado ou doutorado. É claro, que para ser doutor em determinada atividade, você deve seguir alguns parâmetros como ter um pós-graduação e mestrado, por exemplo. E isso também não quer dizer que o doutorado é o maior grau de profissionalização em que se consegue chegar dentro de uma determinada área. A busca pelo conhecimento constante é primordial. Então, seja qual for seu objetivo ou sonho, estudo, dedicação e disciplina são essenciais. Seja na busca pelo trabalho estável ou crescimento profissional, a busca pelo conhecimento é necessária e a maior forma de expressar o quanto você quer e deseja ser referência em sua área de atuação. Desta forma, crescer se torna fácil e conquistar acaba sendo a palavra de ordem

para as nossas ações. Seja através de uma pós-graduação ou trabalhando para empresas públicas ou privadas. Acreditar acaba sendo sinônimo de realizar e nossa mente abre espaço para novos sonhos que são estimulantes para novos desafios e satisfações. E, a partir daí, temos a certeza de que, o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário e que, sobretudo, o mercado está nos esperando cheio de desafios, surpresas e ainda mais conhecimento. O que não podemos nos esquecer é do amor pelo que fazemos. Seja numa empresa privada ou pública, com trabalho estável ou não, só é possível fazer bem o que nos determinamos a fazer se houver amor. Então, o dinheiro passa a ser conseqüência de um trabalho bem feito, especializado e qualificado. E é nessa hora que conhecemos outro estímulo, o trazido pelo reconhecimento, conseqüência de muito esforço, dedicação e prazer.


ESPECIAL Associação Transparência Municipal

Transparência Pública e Combate à Corrupção debates voltados para o interesse público, que é o objetivo maior da Gestão e da Administração Publica. Com efeito, só se terá de fato alcançado o seu objetivo, se cada gestor, agente de execução fiscal ou funcionário público entender o seu papel de servidor público e auxiliar a construir e desenvolver uma consciência social de conduta com ética. O Gestor Público tem de transmitir uma imagem de transparência, ética e honestidade.

O primeiro concurso de Monografia sobre Transparência Pública e Combate a Corrupção foi lançado no dia 8 de abril no Centro de estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Que razões levaram a ATM a empunhar a bandeira da Transparência Pública e do Combate à Corrupção? A ATM foi criada justamente com o objetivo de defender a transparência por julgar que esta é o fundamento da existência de um regime democrático. Não há democracia sem transparência nem transparência sem democracia. Um alimenta o outro. A ATM também acredita que quanto mais mobilizada estiver a sociedade, maior será a participação da sociedade civil no processo de tomada de decisão pública. Dessa forma, ao promover o interesse da sociedade pelas informações, e em acompanhar e controlar os gastos públicos, a ATM está auxiliando na melhoria da qualidade da execução das políticas públicas. O mesmo ocorre com os projetos de alcance nacional. Quanto maior for a participação da sociedade e a transparência pública maior será a garantia que os projetos serão voltados de fato para a realidade e para o interesse público e para os municípios, que é onde a população efetivamente vive. A ATM acredita que atuando desta forma ela está contri-

Paulo Sérgio Silva

A ATM também acredita que quanto mais mobilizada estiver a sociedade, maior será a participação da sociedade civil no processo de tomada de decisão pública. buindo para um ambiente mais transparente. Esta é uma premissa fundamental do combate a corrupção, bem como a mobilização social. Ambos – a transparência mobilização social - estimulam os

Visto o cenário nacional, é possível que a ATM enfrente resistências ou crie algum tipo de conflito com os que não desejam transparência? Não, porque a Lei 131/2009 (Lei da Transparência) exige que todos os municípios preste contas à sociedade. Portanto, mesmo que algum município ou Gestor Público discorde, o processo agora (depois da Lei 131/2009, Lei da Transparência) é irreversível. A avaliação/julgamento dos trabalhos será feita na sede da ATM, em Salvador? Não, será feita por uma banca composta de pesquisadores e autoridades reconhecidas nacionalmente no tema, em Brasília. Onde os interessados podem buscar mais informações sobre o certame? No site da ATM: http://www.pi.tmunicipal.org.br/

Produção de eventos, por Eliana de Morais O curso básico de produção de eventos, idealizado e ministrado pela produtora de eventos Eliana de Morais, o primeiro do Norte Nordeste, acontece há nove anos com sucesso e turmas regulares em Salvador e outras cidades. O curso visa qualificar para a atividade de produtor e organizador de eventos ensinando a produzir e organizar todos os tipos de eventos. É aberto a profissionais de todas as atividades que trabalham, pretendem trabalhar ou gostam de eventos. Eliana de Morais é profissional com 21

42

JUNHO’2011

Eliana de Morais

anos de experiência em eventos. Formada em Gestão de Negócios em Turismo pela Famettig, já trabalhou em agências de propaganda de Salvador e São Paulo -onde morou dez anos. Produziu shows com Baden Powell, Danilo Caymmi, Marília Pêra, Zezé Motta, entre outros. Em Salvador, o curso é realizado no Instituto Quatro Estações, no Jardim Brasil, Barra. Mais informações no site www.cursodeeventos.com.br ou através dos telefones 71 3012 5805/9925 8643/8861 4207.


ESPECIAL GRADE COMPLETA DE CURSOS Núcleo de Pós Graduação. • Especialização em Arquitetura de Eventos e Espaços Efêmeros • Especialização em Arquitetura e Construção Sustentáveis • Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais

Unijorge firma parceria para novos cursos de pós-graduação em tecnologia da informação Atualmente, os cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) oferecem boas oportunidades de inserção no mercado. O Nordeste está começando a expandir suas vagas nesse setor e uma das instituições mais respeitadas da região é o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). A unidade de educação do CESAR, conhecida como CESAR.EDU, mantém Especializações, cursos de extensão e até um mestrado na área. A experiência bem-sucedida em Recife chega a Salvador através de uma parceria do CESAR.EDU com a UNIJORGE. A cooperação interinstitucional resultou na criação das Especializações em Engenharia, Qualidade e Testes de Software e em Métodos Ágeis de Construção de Software, que estão com vagas abertas para novas turmas. A iniciativa, segundo João Gualberto Araujo, coordenador dos cursos de TI na Pós-Graduação da UNIJORGE, traz para a Bahia toda a competência em Engenharia de Software de uma das mais reconhecidas instituições nacionais de desenvolvimento de produtos inovadores e de alta tecnologia. “Teremos aqui professores de destaque nestas áreas, tanto no ambiente acadêmico como no ambiente empresarial. É uma oportunidade única para que os profissionais locais possam desenvolver competências que lhe permitam ocupar espaços no mercado, hoje vazios em função da carência de pessoas qualificadas para estas atividades, não só em âmbito local, mas também em âmbito nacional”, garante Araújo. PÓS-UNIJORGE Além desses cursos, a UNIJORGE está com nova grade de Pós-Graduação. São 44

JUNHO’2011

mais de 35 cursos, entre MBA e Especializações nas áreas de Arquitetura e Meio Ambiente, Saúde, Engenharia, Gestão, Linguagem, Cultura e Educação e Tecnologia da Informação. Toda a inovação proposta pelo conteúdo pedagógico dos cursos, com destaque para o Plano de Carreiras, oferecido, aos alunos, para ampliar a sua trajetória profissional, vem acompanhada de uma das melhores estruturas físicas do Norte e Nordeste. O centro de formação profissional da UNIJORGE está localizado no bairro do Costa Azul e oferece uma infra-estrutura completa, com salas aparelhadas, lousas interativas, laboratório de informática, sala de leitura e central de atendimento. PÓS-EAD Já a pós-graduação EAD segue a estrutura diferenciada das especializações oferecidas pela UNIJORGE, alternando o rigor técnico, necessário para embasamento das ações, e o vínculo prático, através da contextualização dos conteúdos na realidade profissional dos estudantes. Neste formato, a programação se estende por dezoito meses, com dois encontros presenciais e carga horária total de 380h. Estes cursos contam com vídeos, conteúdos interativos, podcast e listas de questões on-line, além de tutores virtuais e professores conceituados nas respectivas áreas. Para mais informações sobre estes cursos, acesse www.unijorge.com. INSCRIÇÕES Os interessados podem preencher o formulário de inscrição no site http://pos.unijorge.edu.br/.

• Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia – parceria com IBAPE/BA • Especialização em Engenharia de Processamento de Petróleo e Gás • Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho • Especialização em Consultoria Organizacional • Especialização em Gestão de Instituições de Ensino (Gestão Acadêmica) • Especialização em Gestão de Marketing em Ambiente Digital • Especialização em Governança na Empresa Familiar • Especialização em Inovação, Sustentabilidade e Gestão de Organizações do Terceiro Setor • MBA em Finanças Empresariais • MBA em Gerenciamento de Projetos • MBA em Gestão de Negócios • MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional • MBA em Gestão Integrada da Qualidade e Certificação • MBA em Logística e Operações • MBA em Marketing • Especialização em Docência do Ensino Superior: Saberes e Práticas do Ensino Presencial e EAD • Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens • Especialização em História e Cultura na Bahia • Especialização em Leitura e Produção de Texto • Especialização em Abordagens PsicoCorporais • Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado • Especialização em Gestão de Enfermagem em Unidade de Internação Clínica e Cirúrgica • Especialização em Terapia AnalíticoComportamental • Especialização em Voz • Especialização em Arquitetura de Software e Convergência de Mídias • Especialização em Engenharia, Qualidade e Testes de Software – parceria com Cesar.edu • Especialização em Gestão de Segurança da Informação • Especialização em Métodos Ágeis de Construção de Software – parceria com Cesar.edu • Especialização em Qualidade e Governança de TI


EDUCAÇÃO

Alunos do Vieira encenam musical

Colégio Antônio Vieira sobe ao palco do TCA para homenagear 100 anos de história Texto: Divulgação Fotos: Sérgio Monteiro/Divulgação O Colégio Antônio Vieira chegou ao seu centenário no dia 15 de março de 2011. Para comemorar 100 anos de serviço à educação baiana, o Vieira subiu ao palco do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 10 de maio, apresentando o espetáculo SEMPRE VIEIRA, encenado por alunos, ex-alunos artistas, funcionários, pais, professores e jesuítas. O objetivo era fazer um tributo a um século de saberes e de sonhos através da arte, parte fundamental do projeto político-pedagógico do Vieira. A noite foi divida em dois momentos. No primeiro, a apresentação do musical “Memórias do Tempo”. Por meio da dança, o público embarcou numa viagem histórica sobre a trajetória centenária do Vieira. Encenado por cerca de 70 alunos do Vieira, o espetáculo contou com a participação de funcionários e pais do Colégio. No segundo momento, o público assistiu ao Concerto Vieirense. Ele trouxe ao palco do TCA apresentações musicais da cantora Cerise que é educadora do Colégio e de ex-alunos artistas: Daniel Boa-

Apresentação de Daniel Boaventura, ex-aluno do Vieira

ventura, Camila Jatobá e Andrea Ferrer. Quando estudantes, eles sempre participaram das atividades artísticas promovidas no Colégio que contribuíram para que descobrissem os seus talentos. “O que eu pude aprender e usar na vida, eu aprendi no Vieira”, revelou à plateia o cantor Daniel Boaventura. JUNHO’2011

45


ESPECIAL

Faculdade Batista A Faculdade Batista Brasileira (FBB) foi fundada em 11 de junho de 1996, com o objetivo de fomentar e promover estudos avançados em diversas áreas do conhecimento. Atualmente oferece os cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Teologia, Bacharelado em Direito, Bacharelado em Pedagogia, além do novo curso Tecnológico em Gastronomia, este último com duração de 2 anos. Possui também cursos de Pós-Graduação e de extensão. A Faculdade Batista Brasileira (FBB) objetiva a formação do indivíduo em diversas áreas do conhecimento humano, a fim de melhor contribuir para a formação de um novo homem, preocupando-se com o seu desenvolvimento tecnológico e o equilíbrio deste com as dimensões humanísticas. Assim, a Faculdade Batista Brasileira (FBB) proporciona, através da excelência do ensino, a sólida formação acadêmica do aluno, estimulando-o a uma reflexão crítica sobre os problemas do mundo contemporâneo, implicando em transformações que melhorem a qualidade de vida da comunidade global.

Para maiores informações, acesse www.fbb.br ou ligue para 71 3505 3434.

Pós-graduação e Cursos para Concursos fazem a diferença no mercado de trabalho Diante de um mercado de trabalho altamente competitivo, que exige cada vez mais dos profissionais, ter apenas o curso superior não é garantia de uma carreira de sucesso. Para alcançar um lugar de destaque no mercado, cursos de especialização se transformaram em requisitos básicos para os profissionais que pretendem disputar espaço nas maiores empresas do país, principalmente nas instituições públicas, que realizam processos seletivos cada vez mais complexos e concorridos. E uma das áreas mais requisitadas é a jurídica. Na Bahia, uma das maiores referências em Ensino Preparatório para a Carreira Jurídica é o Francisco Salles dirige o JusPodivm JusPodivm, instituição com 11 anos de atuação no mercado nacional, que além de cursos de Pós Graduação, oferece a melhor grade de cursos regulares, intensivos, presenciais e telepresenciais, abrangendo todos os concursos oferecidos atualmente. Além de oferecer uma ampla gama de cursos e especializações, o JusPodivm oferece excelência nos serviços prestados e se destaca pela qualificação do corpo docente, composto em sua maioria por Mestres e Doutores com grande prestígio e reconhecimento no meio jurídico. Para saber mais sobre o Juspodivm acesse o site: www.juspodivm.com.br. Outras informações pelo telefone 71 3372 2000.

Idort Bahia Pioneirismo, tradição, qualidade e seriedade. Esses são os pilares que sustentam o Instituto de Organização Racional do Trabalho, Idort Bahia, que em 2011 completa 49 anos no mercado. Inicialmente voltado para cursos de treinamento administrativo, desde 1988 se dedica ao que se tornou uma ótima oportunidade em Salvador e em outras cidades capitais do país: Concursos Públicos. Com o número cada vez maior de profissionais sendo formados e uma absorção pequena das empresas particulares, os concursos trazem uma série de vantagens para os candidatos, como a estabilidade e altos salários. Oportunidade também para quem tem o nível médio e está buscando uma melhoria de vida. “É a maneira 46

JUNHO’2011

mais inteligente e democrática de seleção de pessoal”, defende Nelson Moraes, diretor do Idort Bahia e ex-servidor público. Diante de tantos proveitos de um servidor, a concorrência é acirrada, mas Moraes aconselha que o candidato tenha força de vontade para se dedicar aos estudos com afinco, procure orientações e saiba administrar o seu tempo. O Idort Bahia, primeiro curso preparatório para concursos do Estado e agora localizado no bairro da Pituba, oferece uma orientação específica, com professores atuantes da área e material adequado, proporcionando um estudo dirigido aos seus alunos. “Concurso não é uma prova de conhecimento e, sim, uma prova de seleção. Visa quem será mais produtivo e não quem sabe mais”, finaliza.

O Idort Bahia oferece uma orientação específica, com professores atuantes da área e material adequado, proporcionando um estudo dirigido aos seus alunos



NB Final