Page 1


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:05 Page 2

EDITORIAL

O resultado positivo do trabalho da Revista Nosso Bairro é visto a cada edição e enche de orgulho a Canal 2 Comunicação e Eventos. Em janeiro, noticiamos a existência de vários buracos na Alameda Benevento, no Parque Júlio César. A denúncia havia sido feita por um grupo de moradores. Logo depois que a publicação foi distribuída, ao saber do problema, a Prefeitura visitou o trecho e realizou a operação de recuperação do asfalto. Este resultado rápido de uma requisição da população é a mostra que o jornalismo comunitário consegue promover o diálogo direto dos moradores com os serviços públicos.

Além da obra realizada, a matéria funcionou também para atrair a atenção de órgãos como a Sucop e a Limpurb para os problemas da região da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores. Estes, inclusive, estão presentes nesta edição instruindo a população a como a agir em caso de uma necessidade em sua rua ou bairro. Desde seu início, em maio de 2008, a Revista Nosso Bairro acumula muitos sucessos em discussões levantadas em suas páginas. É por isso que seguimos na constante necessidade da colaboração de você, leitor, para sugerir, criticar, reclamar ou elogiar. Boa leitura!

NossoBairro Canal 2 Comunicação e Eventos Ltda Rua Rio de Janeiro, 365 - Pituba - CEP - 41.820-000 - Tels.: 71 3344 1911/1624 www.canal2.com.br/nossobairro Diretor Executivo Luciano Dórea luciano@canal2.com.br

Design Editorial Elaine Quirino elainequirino@gmail.com

Esta Edição 30 mil exemplares Fevereiro 2011

Editora-chefe Cris Montenegro - DRT/BA 2521 cris@canal2.com.br

Direção de arte publicitária Adrien Tournillon arte.canal2.@gmail.com

As cartas para a redação deste jornal devem ser enviadas para a sede da Canal 2 Comunicação.

Edição Felipe Vergili – MTB 37.388

Comercial Leide Lima - 71 8795 4674 lp.lima@hotmail.com canal2comunicacao@gmail.com

Fale com a redação nossobairro@canal2.com.br Textos Aina Kaorner, Anaísa Freitas, Cris Montenegro, Felipe Vergili, Mariana Caldas e Valéria Íbalo

2

Departamento Administrativo/ Financeiro Cristiane Guimarães e Carlos Dórea

FEVEREIRO’2011

A Revista Nosso Bairro não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos assinados, publicidade, assim como pelas imagens neles contidos. O s artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Nosso Bairro e da Canal 2 Comunicação e Eventos.


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:05 Page 3

SUMÁRIO

Especial Educação - Pós-Graduação Página 21

Página 04 - REGISTROS - Problemas na praça Ana Lúcia Magalhães Página 06 - LOCAL - Término das obras na Av. ACM

Página 08 – CURTAS - Gordinhas discriminadas, multa para noivas atrasadas e muito mais Página 09 – CANAL 2 COMUNICAÇÃO E EVENTOS - Conheça a empresa que produz a Revista Nosso Bairro

Página 10 – ENTRETENIMENTO - Forró no Parque da Cidade Página 11 – CELEBRIDADES - Bruno Gagliasso, Xuxa, Padre Marcelo, etc.

12

Página 12 – CAPA - Buracos da região são tapados após denúncia da Nosso Bairro Página 14 – AUTO - Os mais vendidos

Página 15 – SERVIÇO - Entenda o seguro obrigatório Página 16 – VIVA COM QUALIDADE - Por Cris Montenegro

Página 17 – CARNAVAL 2011 - Programação completa dos principais circuitos Página 18 – MODA – Carnaval em ritmo fashion Página 19 – EM DESTAQUE - Di Sampaio, a loja feminina que conquistou a Pituba

19

Página 20 – DICAS - Lançamentos em DVD

FEVEREIRO’2011

3


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:05 Page 4

REGISTROS

Por Felipe Vergili

Praça Ana Lúcia Magalhães A Revista Nosso Bairro recebeu muitas denúncias no último mês com relação ao péssimo estado de conservação do local. A nossa reportagem esteve lá e registrou o descaso.

Buracos, passeio destruído... Apesar de servir para a caminhada diária de muitos moradores, o estado do piso da praça é lastimável.

Grama mal cuidada, folhas espalhadas, bancos destruídos e spots de iluminação sem luzes. Há quanto tempo será que uma autoridade não visita o local?

“Jogue lixo no lixo”, mas como? A péssima conservação das lixeiras faz que o chão seja o destino de garrafas, copos e restos de alimento.

O coqueiro da foto pode causar um acidente grave caso um dos seus frutos caia e acerte alguma criança que esteja brincando no local.

A placa diz que a praça foi adotada, mas parece que o G. Barbosa esqueceu-se disso. Já a Prefeitura mostra - na situação de sua placa que está em baixa.

Contribua com a revista Nosso Bairro. Envie sua foto, texto ou vídeo para nossobairro@canal2.com.br

4

FEVEREIRO’2011


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:05 Page 5


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:05 Page 6

LOCAL

Por Anaísa Freitas Fotos Reginaldo Santos

Mesmo com a normalização do tráfego após a obra, a região ainda convive com o grande fluxo de veículos

Enfim, acabou! Depois de 10 meses, obra de macrodrenagem é concluída na Av. ACM A obra de macrodrenagem realizada na Av. ACM, nas imediações do prédio da Oi, pretende acabar de vez com os alagamentos na região. Ao medir pelas últimas chuvas, o trabalho foi concluído com êxito, segundo Antônio Ribeiro, gerente de negócios e morador. “Desde que foi concluída, não notei alagamentos naquela área. Já na região do Hospital Teresa de Lisieux algo ainda precisa ser feito. Quando chove, os carros retornam na contramão, por que ninguém passa, e isso prejudica todo o fluxo na avenida”. Mesmo com a normalização do tráfego após a obra, a região ainda convive com o grande fluxo de veículos. Antônio aponta, em especial, a pista que dá acesso aos prédios próximos à sede da Petrobrás. “Ali na parte de cima, como a rua é estreita, fica ruim para quem quer apenas contornar para o Itaigara, porque muita gente busca vagas para estacionar”. A demora na conclusão da obra tornou ainda mais estressante a rotina, segundo o web designer Lucas Barros. Além de toda lama espalhada pelas vias, ele conta que perdeu o número de vezes em que chegou a ficar 40 minutos no trânsito. “Eu tenho que passar por ali pra fazer tudo: estudos, shopping, compras... Se já é complicado agora, imagine com uma obra ali?”. Mesmo com a redução no volume de água que se acumula na região, ele afirma que ainda há pontos de alagamento, como na área próxima ao Shopping Itaigara. Segundo o superintendente da Sucop, Sóstenes Macedo, responsável pela obra, a região em frente ao centro de compras possui outro problema: o entupimento de bocas de lobo. “Ali há muito lixo espalhado e a água fica sem vazão. É necessária a colaboração da população para que não jogue lixo nestes locais”, explicou.

6

FEVEREIRO’2011

Lava-jato prejudica moradores do Júlio César

Um ‘vizinho’ incomoda muita gente... Moradores da Alameda Florença (Parque Júlio César) pedem atenção para o funcionamento irregular de um lava-jato no local. A Revista Nosso Bairro esteve próximo a Prediletto Conveniência e flagrou a atuação. A denúncia faz referência ao barulho das máquinas utilizadas no processo e aos vários baldes de água espalhados por lá.

Acidentes graves podem ser causados caso o conserto não seja feito

Cai ou não cai? Calçada na Pituba coloca vida dos pedestres em risco Por Valéria Íbalo

Um trecho do calçadão na orla da Avenida Octávio Mangabeira cedeu e corre o risco de desabar caso o conserto não seja feito. No dia que a nossa equipe esteve no local, já tinham três placas de concreto -que ‘sustentam’ o passeio - cedendo e apresentando rachaduras. “Isso é preocupante, além de prejudicar a estética da nossa bela orla, pode provocar acidentes graves”, comentou Tereza Costa, auxiliar de classe que caminha diariamente por lá.


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:05 Page 7


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:05 Page 8

CURTAS

Por Cris Montenegro Imagens sxc.hu/divulgação

Gordinhas discriminadas Seis professoras estão acusando o governo de São Paulo de discriminação. O motivo? Elas alegam que foram reprovadas no exame clínico do Departamento de Perícias Médicas do Estado, após terem sido aprovadas na fase escrita do concurso. As professoras pesam entre 90 e 114 quilos. O governador Geraldo Alckmin afirmou que o ingresso na rede pública de ensino não depende da aparência física e que se houve algum erro, este será corrigido. Vamos aguardar!

Esmola oficial No mês de março a cidade de Chittagong (Bangladesh) não terá mendigos nas ruas. Isso é resultado de uma ação da prefeitura que está dando diariamente a cada pedinte uma espécie de esmola oficial (US$ 2) e, em troca, os mendigos se recolhem voluntariamente aos albergues municipais. As autoridades não desejam que eles ‘atrapalhem a Copa do Mundo de Criquete’, que será realizada na cidade. Após o evento, tudo volta a ser como antes. Já pensou se a moda pega por aqui?

Cláusulas abusivas Multa para as noivas atrasadas Na Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Apucarana – 370 km de Curitiba) as noivas que se atrasarem para o casamento, sem justificativa aceitável, poderão pagar uma multa de R$500. O pároco da igreja, monsenhor Roberto Carrara, está analisando a idéia que causou polêmica no início, mas já está sendo bem aceita. A justificativa: o padre também tem outros compromissos e casamentos para celebrar e os convidados merecem respeito.

Uma pesquisa do instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec – constatou que os cartões de crédito das redes Extra, Ponto Frio, Riachuelo e Sondas (supermercado de São Paulo) são os campeões no número de cláusulas abusivas (88,89%), que ferem o Código de Defesa do Consumidor (CDC) em seus contratos. Entre as abusividades, destaque para: vencimento antecipado, previsão de cobrança indevida de tarifas, cancelamento ou suspensão do cartão por inatividade e bloqueio temporário do cartão sem prévio aviso.

Refrigerante de maconha O ‘Canna Cola’, refrigerante produzido à base de maconha, já está chegando aos bares e supermercados do Estado americano de Colorado. Ele contém em média 50 miligramas de tetrahidrocanabinol (componente psicoativo da maconha) e custa US$ 15. Disponível nos sabores cola, limão, uva e laranja.

‘União real de prazer’ A família real virou camisinha. Com o slogan ‘União real de prazer’, a mais nova marca de camisinha lançada na Inglaterra faz uma homenagem ao príncipe William e à sua noiva, Kate Middleton. Os rostos deles estão estampados no preservativo. Sem comentários...

8

FEVEREIRO’2011


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:05 Page 9

Por Cris Montenegro

CANAL 2 COMUNICAÇÃO E EVENTOS

Conheça a empresa que produz a Revista Nosso Bairro Não é a toa que a Canal 2 Comunicação e Eventos se tornou a maior editora de veículos segmentados do Nordeste. Se a idéia de transformar assuntos institucionais em publicações atrativas que agreguem informação e entretenimento se consolidou ao longo dos últimos dez anos, através das suas revistas e jornais de alta qualidade gráfica e editorial, o quesito ‘evolução na era da globalização’ também não foi deixado de lado. Hoje, o leitor além

de ter acesso às versões impressas, pode ler o conteúdo integral de todas as revistas assinadas pela Canal 2 através da internet, seja pelo computador ou até mesmo celular e Ipads. Além disso, usuários da internet de todo o mundo podem conferir notícias atualizadas diariamente no portal www.canal2.com.br e assistir coberturas exclusivas de altíssima qualidade feitas pela equipe da Web TV Canal 2.

Nossas publicações:

Revista Yacht

Revista Núcleo de decoração da Bahia

Guia Yacht Noivas & Festas

Revista Nosso Bairro Revista Nosso Bairro

Revista Acomac-BA (Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção da Bahia)

(Pituba, Itaigara e Caminho das árvores)

(Ondina, Barra, Graça, Vitória e Campo Grande)

No portal www.canal2.com.br você encontra: ▪Notícias atualizadas diariamente ▪Matérias exclusivas ▪Todas as nossas revistas para leitura via web ▪Galeria de fotos dos principais eventos da cidade

Web TV Canal 2 ▪Cobertura de festas e eventos corporativos ▪Propagandas com som e imagem para todo o mundo ▪Matérias jornalísticas

Nossas mídias sociais Twitter - @editoracanal2 Facebook e Orkut – Editora Canal 2 Blog - www.canal2.com.br/blog

Canal 2 Comunicação e Eventos Rua Rio de Janeiro, 365, Pituba. Salvador/Ba. Contato: 71 3344 1911

FEVEREIRO’2011

9


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:06 Page 10

ENTRETENIMENTO

Por Aina Kaorner Foto Reginaldo Santos

ARTIGOS RELIGIOSOS

Uma manhã de forró

Fé e criatividade

Zelito Miranda animou o Parque da Cidade

A Andar com Fé é um espaço diferente, onde fé e criatividade estão juntas para presentear quem você ama. O espaço vende cd’s, dvd’s, livros, acessórios, produtos ‘Canção Nova’, presentes artesanais e camisas. Destaque para as camisas que são confeccionadas nos mais altos padrões de qualidade na malha viscolycra com elastano ou algodão penteado 30:1. Dentre uma grande variedade de modelos, vale a pena conferir as camisas e baby look bordadas em pedrarias e com aplicações de tachas e pedras.

O forrozeiro Zelito Miranda, através do Projeto Música no Parque, agitou o anfiteatro Dorival Caymmi, no Parque da Cidade, no último dia 13 de fevereiro. Bailarinos abriram o show ao som de ‘New York New York’, enquanto dona Lindinalva Purificação ensaiava os primeiros passinhos de forró: “Gosto de tudo: forró, pagode e rock. Esse projeto é maravilhoso”, contou a aposentada, que não perde um show sequer, e ainda participa do Grupo Paz Social, que oferece aulas gratuitas de ginástica, dança, costura e teatro, para alunos da terceira idade, no mesmo local da festa. Os vendedores ambulantes também aproveitam para lucrar durante os eventos. Há três anos, Dona Helena Santos comercializa cerveja, Vale salientar que outras atividades são realizadas no parque, para crianças, e vão desde oficinas literárias até recitais de poesia, contação de historias, jogos recreativos, pintura e teatro. Difícil mesmo é encontrar uma vaga no estacionamento. Projeto Música no Parque: Anfiteatro Dorival Caymmi - Parque da Cidade Domingo, 11h - Informações: Caderno 2 Produções - Tel.: 71 3353 3559

10

FEVEREIRO’2011

Modelo Baby Look bordada em pedrarias de Nossa Senhora do Rosário, sucesso de vendas na Andar com Fé.


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:10 Page 11

‘Quero apanhar na rua’

CELEBRIDADES Por Cris Montenegro Fotos Divulgação

Bruno Gagliasso garantindo que está se empenhando para fazer o seu próximo personagem – o perverso Timóteo – na novela ‘Cordel Encantado’ (Globo).

‘Ele se vulgarizou’ Explicação dada por Hebe Camargo pela ausência dos seus famosos selinhos no novo programa que será apresentado por ela na Rede TV!

Transmissão do julgamento de Michael Jackson

O túmulo de padre Marcelo

Câmeras de TV poderão filmar o julgamento de Conrad Murray, médico de Michael Jackson, que será realizado no mês de março. Conforme publicamos na edição passada da Revista Nosso Bairro, ele será julgado pelo homicídio culposo do cantor (morto em junho de 2009), haja vista que o profissional admitiu ter dado a Michael um anestésico chamado propofol com o objetivo de ajudar o popstar a dormir, enquanto ensaiava para uma série de shows. A única condição é que as filmagens não interfiram nos procedimentos, segundo o juiz Michael Pastor (Tribunal Superior de Los Angeles). A data do julgamento está marcada para 24 de março.

João Gilberto despejado O compositor e cantor João Gilberto pode ser despejado do apartamento que aluga há 15 anos em um edifício no bairro do Leblon. Apesar de pagar o aluguel em dia, R$ 8 mil mensais, João ‘cansou’ a proprietária, a condessa Georgina Maria Natividade Faucigny Lucinge Brandolini D´Adda. O motivo? O cantor não dá acesso ao imóvel para ver se ele carece de reparo.

O padre Marcelo Rossi mandou construir uma cripta sob o altar do Santuário Mãe de Deus – que irá substituir o Santuário do Terço Bizantino (local das suas missas, em São Paulo). Ele planeja ter seu corpo sepultado, ao lado dos padres e bispos da Diocese, no novo templo assinado por Ruy Ohtake. A missa de inauguração da nova igreja, com capacidade para 100 mil pessoas, será realizada no dia 1º de dezembro.

Xuxa nas tardes de sábado. Será que vai agradar? A partir do mês de abril, o programa da Xuxa será exibido nas tardes de sábado. A mudança da Globo tem como base uma pesquisa mostrando que não só o público infantil estaria disposto a vê-la num programa com formato mais direcionado para a família. É esperar para conferir!

Magali e Mônica perdem a mãe A ‘mãe’ de Magali e Mônica, personagens criadas por Mauricio de Sousa, faleceu aos 73 anos, no dia 7 de fevereiro, vítima de pneumonia. Marilene de Souza foi a primeira esposa do cartunista, que usou os filhos do casal como fonte inspiradora para a criação dos seus personagens. Além delas, os dois tiveram Mariângela (Maria Cebolinha) e Mauricio (Professor Espada/Dr. Spam).

FEVEREIRO’2011

11


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:10 Page 12

CAPA

Por Felipe Vergili Fotos Reginaldo Santos

A Secretaria de Conservação de Obras Públicas, SUCOP, é a responsável, dentre outros serviços, pelas operações de recuperação da malha asfáltica, limpeza de bocas de lobo e também poda de árvores.

Tapar buracos? Podar árvores?Contribuir com a coleta de lixo? Sim, você pode ajudar! Sucop e Limpurb querem parceria com a população para resolver os problemas da região. A Revista Nosso Bairro também abraçou a causa em prol dos moradores. A Sucop e a Limpurb pedem a ajuda da população para colaborar na conservação e limpeza da região da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores. Apesar de possuir equipes de fiscalização que detectam pontos onde há a necessidade de intervenções, os órgãos da Prefeitura afirmam que somente com o trabalho em conjunto com os moradores é possível alcançar uma melhor eficiência. Para saber como fazer sua solicitação, veja os contatos no quadro em destaque (página 13). “Apesar de termos um corpo técnico de fiscalização, ele não comporta o tamanho

12

FEVEREIRO’2011

da nossa cidade. Assim, é de fundamental importância que o morador entre em contato com a Sucop para podermos tratar do seu problema com mais velocidade”, explica o diretor do órgão, Benedito Leite. A Secretaria de Conservação de Obras Públicas, SUCOP, é a responsável, dentre outros serviços, pelas operações de recuperação da malha asfáltica, limpeza de bocas de lobo e também poda de árvores. Segundo Benedito Leite, na região de atuação da Revista Nosso Bairro as maiores requisições são para relatar os buracos em

ruas e as podas de árvores. A grande quantidade de amendoeiras é um problema para os moradores, que possuem seus veículos até danificados em alguns casos. Cuidar das árvores, porém, é um trabalho complicado. “Não podemos simplesmente chegar e cortar as árvores indiscriminadamente. Em árvores onde há a passagem de fios de corrente elétrica, por exemplo, precisamos do auxílio da Coelba. Mesmo assim, temos feito um trabalho constante de podas em toda a cidade”, conta Benedito Leite.


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:10 Page 13

Revista Nosso Bairro engajada em defesa dos moradores da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores Na edição de janeiro foi noticiada a grande quantidade de buracos na Alameda Benevento, no Parque Júlio César. Pouco depois da publicação chegar às ruas, a Sucop, a partir da denúncia, realizou a recuperação completa do local.

Publicação funciona como porta-voz da comunidade

Lixo apenas na hora certa Ângela Lisboa, presidente da Limpurb, afirma que a população precisa ter conhecimento da rotina de passagem do caminhão de lixo na sua rua para poder disponibilizá-lo de maneira correta. “Na Pituba a coleta é feita as terças-feiras, quintas-feiras e sábados. É interessante que os moradores deixem o lixo na rua apenas nestes dias, uma ou duas horas antes da passagem do recolhimento”, declara. “Basta perguntar ao motorista do caminhão qual a sua rotina de passagem e não colocar o lixo todos os dias. Assim não há o acúmulo de resíduos no passeio e, na época de chuvas, as bocas de lobo correm menos risco de ficarem entupidas”, diz a servidora.

Contatos: SUCOP – As requisições podem ser feitas diretamente na sede do órgão ou então por telefone. Endereço: Avenida Presidente Costa e Silva S/N (Pista sentido Lapa, logo após a Fonte Nova), Dique do Tororó. Tel.: 71 3172 4335 Limpurb – Os pedidos, reclamações e sugestões devem ser feitos por telefone. Tels.: 71 3186 5112 / 5113

Antes

Depois

Principais problemas da região PODA DE ÁRVORES – É de responsabilidade da Sucop. Quando a planta possui contato com a rede elétrica, o trabalho de poda é feito em conjunto com a Coelba. LIMPEZA DE BOCAS DE LOBO – O trabalho de limpeza é feito pela Sucop a partir de fiscalização feita pela sua equipe técnica. Além disso, na época de chuvas, já é sabido onde há a maior concentração de entupimentos. BURACOS NO ASFALTO – A Sucop realiza as operações “tapa buraco” de segundafeira a sábado pela cidade. Para resolver problemas pontuais, o órgão pede que os moradores relatem quando novos buracos são abertos no asfalto de sua rua, principalmente na época de chuvas. AUSÊNCIA DO CAMINHÃO DE LIXO– A Limpurb diz que muitas ruas são estreitas e a grande quantidade de veículos estacionados impossibilita a entrada do caminhão coletor. O órgão pede o contato da população para que, em alguns casos, o veículo vá ao local em companhia de um fiscal da Transalvador.

FEVEREIRO’2011

13


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:10 Page 14

AUTO

Por Felipe Vergili Foto Divulgação

Os mais vendidos em 2010 Gol é líder em vendas no Brasil pelo 24º ano seguido

Vendas da Hyundai cresceram 49%

Pelo 24º ano seguido, o Gol foi o veículo mais vendido no Brasil. Com a sua remodelagem, o Uno chegou a encostar no carro da VW e também ultrapassou a marca das 200 mil unidades vendidas no período de janeiro a dezembro de 2010. Modelo

Vendas em 2010

1º Volkswagen Gol 2º Fiat Uno / Mille 3º Chevrolet Celta 4º Volkswagen Fox / Crossfox 5º Chevrolet Classic / Corsa Sedan 6º Fiat Palio 7º Fiat Siena 8º Fiat Strada 9º Ford Fiesta 10º Chevrolet Agile

293.783 229.323 155.180 143.782 141.443 137.519 120.518 116.794 95.505 67.732

Nos últimos meses do ano, a partir do momento que foi anunciada a sua reformulação para 2011, o Palio perdeu força no mercado e fechou o ano na sexta colocação. O único carro da Ford na lista dos dez que melhor venderam é o Fiesta, na nona posição.

A marca coreana Hyundai parece que caiu mesmo no gosto dos brasileiros. Em 2010, os carros da montadora tiveram um aumento recorde de 49,2% em suas vendas. Em números, foram vendidos 106 mil veículos da marca em 2010, contra 71 mil no ano anterior. Como comparação, a marca líder do mercado, a Fiat, cresceu apenas 3,2%, enquanto a VW teve aumento de apenas 1,9% em suas vendas. Do Top 10, a marca que menos cresceu foi a Honda. Em 2010, a montadora teve apenas 0,4% carros vendidos a mais que em 2009. Modelo 1º Fiat 2º Volkswagen 3º General Motors 4º Ford 5º Renault 6º Honda 7º Hyundai 8º Toyota 9º Peugeot 10º Citroen

Vendas em 2010 760.474 697.342 657.622 336.309 160.306 126.432 106.017 99.567 90.331 84.056

*Fonte - Fenabrave

Novo compacto Rio, da Kia, tem imagens divulgadas A Kia Motors divulgou no início de fevereiro as primeiras imagens da nova geração do Rio. O carro será oferecido nas carrocerias de três e cinco portas. Com design assinado pelo alemão Peter Schreyer, ele segue as linhas dos modelos mais recentes da marca. Os faróis afilados e a já tradicional grade inspirada na boca de um tigre lembram o sedã Optima e o utilitário esportivo Sportage. A montadora deve oferecer várias opções de motorização, incluindo um propulsor 1.2 a diesel equipado com turbocompressor e uma opção 1.1 a diesel com 70 cv. O novo Rio será apresentado oficialmente no Salão de Genebra.

Carro possui design assinado por Peter Schreyer

14

FEVEREIRO’2011


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:10 Page 15

Por Felipe Vergili

SERVIÇO

O que o seguro obrigatório pago por proprietários de veículos oferece? Vítimas de acidente de trânsito podem requisitar reembolso de até R$2.700 Poucos sabem, mas o DPVAT também cobre as despesas gastas por vítimas de acidentes de trânsito nos hospitais, com o valor da cobertura podendo ser de até R$2.700. Conhecido como seguro obrigatório, pago por todos os proprietários de veículos junto ao licenciamento, o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Em caso de acidente, as situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar. A própria vítima, ou representante, dá entrada nos pedidos de indenização ou de reembolso. O procedimento é simples, gratuito e não exige a contratação de intermediários.

Como requerer o auxílio do DPVAT Morte – Deve-se acessar o site www.dpvatseguro.com.br/indenizacao/ind ex.asp para verificar se ainda há prazo para o pedido da indenização. No endereço também é possível ver a lista de documentos necessários, assim como os locais de entrega em Salvador. O valor a ser recebido pela família é de R$13.500 por vítima. Invalidez permanente – Entendese por invalidez total e parcial a perda ou redução, em caráter definitivo, das funções de um membro ou órgão, em decorrência de acidente provocado por veículo automotor. A impossibilidade de reabilitação deve ser atestada em laudo pericial. Documentos completos e endereços para entrega no en-

dereço www.dpvatseguro.com.br/indenizacao/index.asp. O valor pago também é de R$13.500. Auxílio com despesas hospitalares - Reembolso de despesas médico-hospitalares pagas por pessoa física ou jurídica pelo tratamento de lesões provocadas por veículos automotores ou por cargas transportadas por esses veículos. O valor do reembolso é de até R$ 2.700 por vítima, variando conforme a soma das despesas cobertas e comprovadas, aplicando-se os limites definidos nas tabelas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP. Informações de requerimento no site: www.dpvatseguro.com.br/indenizacao/index.asp.

FEVEREIRO’2011

15


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:10 Page 16

VIVA COM QUALIDADE “Claro que dói, mas tem uma coisa: a minha fé continua em pé. Tudo que é verdadeiro, volta.” (Caio Fernando de Abreu)

Colaboração e criatividade A Comfy Cargo Chair, desenvolvida pelo designer alemão Stephan Schulz, é uma poltrona que ‘questiona’ a produção de objetos em série. Feita com um emaranhado de aço que serve apenas como estrutura para o móvel, ela não está finalizada e requer a criatividade colaborativa do seu novo proprietário – que pode contemplá-la com seus pertences (de livros a plantas), dando o seu toque pessoal. Ainda é um protótipo, mas já está sendo desejada por muitos. www.studiostephanschulz.com

Descanso para pés e pernas durante a folia momesca O Carnaval vem ai, e para se preparar para os dias de folia confira uma dica de sinergia energizante para você pular a noite toda! Escalda-pés: • 2 litros de água fria; • 2 colheres de sal grosso; • 5 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta (serve para vascularizar e diminuir as dores nos pés e pernas); • 5 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos (aumenta o frescor e diminui, em conjunto com a Hortelã Pimenta, as dores nos pés e pernas, aumentando a vascularização);

• 5 gotas de Óleo Essencial de Gengibre (aquece e harmoniza a sinergias dos três óleos essenciais). *Esta sinergia poderá ser usada em escalda pés, em banhos, na jarra ou em banheiras, e deve ser passada nas pernas e pés. Os produtos citados podem ser encontrados no site: www.bysamia.com.br (Samya Aromaterapia).

Por Cris Montenegro CRIS@CANAL2.COM.BR

Como evitar fungos e bactérias na maquiagem O uso de produtos contaminados pode agravar a acne e causar inflamação em pequenas lesões da pele. Para evitar essas reações, alguns cuidados são necessários na conservação da maquiagem. Mesmo antes do vencimento da validade, as condições de armazenamento e manipulação dos acessórios e produtos de maquiagem interferem na qualidade.

Onde guardar - Caixas transparentes em lugares escuros, frescos e secos são os melhores locais para guardar a maquiagem. As gavetas de armários e penteadeiras também são boas opções. Compartimentos dentro do banheiro são os lugares menos aconselháveis para deixar os produtos de beleza. A pouca ventilação, o vapor e o calor ajudam na proliferação de bactérias. Dica útil - Lave os pincéis de maquiagem com água morna e xampu neutro a cada 15 dias para ajudar a evitar a troca de fungos. Como conservar: ▪ Corretivo – É aconselhável aplicar com um cotonete, para não correr riscos de contaminação. ▪ Máscara para cílios e delineadores – Colocar e retirar o pincel (movimento de vai e vem) de dentro do tubo de máscara leva ar para dentro do frasco, o que pode ocasionar o ressecamento do produto, além de facilitar a vida de microorganismos, que adoram a consistência líquida e a embalagem escura. O correto é fazer movimentos circulares com o pincel dentro do frasco para retirar o produto. *Dicas dadas por Isabel Cristina de Andrade, gerente de treinamento e assessora de maquiagem da Jequiti Cosméticos

Casa perfumada Dez anos de lazer A Praia de Imbassaí, a 65 km de Salvador (cerca de uma hora), é um dos locais mais charmosos e aprazíveis do Litoral Norte. Reúne diversas opções de hospedagem, entre elas a Pousada Araçás Village, que está completando dez anos de fundação com uma gestão focada na sustentabilidade. Para comemorar a data, será realizado no dia 19 de março um coquetel de confraternização entre os clientes e amigos, com direito a show de Zé Savatin. Informações: 71 3677 1033 / 9142 1466 / www.pousadaaracas.com.br.

16

FEVEREIRO’2011

Uma linha de aromatizadores inspirada na literatura de cordel é o lançamento da Feito Brasil. Os produtos são produzidos com álcool orgânico, não levam corantes e possuem matérias-primas de origem vegetal e biodegradáveis. Vale salientar que as embalagens são recicláveis, assim como os frascos, feitos de plástico PET cristal com válvula de alumínio. www.feitobrasil.com


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 16:36 Page 17

Por Aina Kaorner

CARNAVAL 2011

Programação da folia baiana Foi divulgada a programação com horários e atrações do Carnaval de Salvador. A abertura oficial acontece na quinta-feira, dia 03 de março, às 20h. Um espetáculo de percussão, tema da festa este ano, dará as

boas vindas ao Rei Momo, que recebe as chaves da cidade para comandar a festa dos blocos e trios independentes. Os três circuitos oficiais estão recheados de atrações que prometem atrair milhares de foliões. Já foi dada a largada!

CIRCUITO OSMAR (Campo Grande) Sexta-Feira (04/03) 18h30 Me Deixe à Vontade - Carlos Pita 19h15 Trio da Cidade - Orquestras 20h Q Felicidade - Viola de Doze 20h45 As Kengas - Grov Guetto 21h15 Cortejo Afro - Ala Cortejo Afro 21h45 Coração Rastafári - Lazzo 23h40 Reduto do Samba - Reduto do Samba 0h Soweto - Nelson Rufino 0h40 Come Lixo - Banda Verde e Rosa 1h20 Samba do P - Pixote/ Rodriguinho Sábado (05/03) 11h30 Algodão Doce - Carla Perez 13h Bloco da Saudade - Banda Saudade 15h As Muquiranas - Harmonia do Samba 15h30 Trio Independente - Armandinho, Dodô e Osmar/Armandinho e irmãos 15h45 Araketu - Chicabana

17h As Kuviteiras - Saiddy Bamba 18h30 Malê Debalê - Malê Debalê 18h30 Ara Ketu - Ara Ketu 20h05 Didá - Banda Didá Feminina 20h30 Malê Debalê - Malê Debalê 21h35 Coração Rastafári - Lazzo 22h20 Jakê - Banda Jakê 22h50 Canelight - Não Informado 23h20 Ilê Aiyê - Band’aiyê Domingo (06/03) 10h30 Algodão Doce - Carla Perez/Patati Patatá 13h Inter - Tomate 13h30 Corujas - Ivete Sangalo 14h Papa - Claudia Leitte 14h30 Eva - Banda Eva 15h Cheiro de Amor - Cheiro de Amor 15h30 Traz A Massa - Psirico

16h Pinel - Parangolé 16h30 Beijo - Beijo 17h Tiete - Não Informado 17h45 Araketu - Araketu 18h05 Mel - LevaNóiz 18h35 Commanche do Pelô - Saiddy Bamba 19h25 Apaches do Tororó - Versão Axé 20h25 Amor de Verão - Motumbá Segunda-feira (07/03) 13h Inter - Tomate 13h30 Eva - Banda Eva 14h Papa - Claudia Leitte 14h30 As Muquiranas - Psirico 15h Cheiro de Amor - Cheiro de Amor 15h30 Mudança do Garcia - B. Maravilha 16h20 Pinel - Beat Beleza 16h50 Traz a Massa - Black Style 17h20 Ilê Aiyê - Banda’Aiyê

18h40 Mel /Skol - Parangolé/DJ Malboro 19h55 Malê Debalê - Malê Debalê 21h05 Apaches do Tororó - Neto Bala Terça-feira (08/03) 13h Inter - Tomate 13h30 Corujas - Ivete Sangalo 14h Camaleão - Chiclete com Banana 14h30 Araketu - Araketu 15h Eva - Banda Eva 15h30 Traz a Massa - Ed City 16h Pinel - Psirico 16h30 Beijo - Beijo 17h As Muquiranas - Rapina 17h30 Tiete - Não Informado 18h Mel - Não Informado 18h30 Olodum - Olodum 20h50 Apaches do Tororó - Carla Visi 22h05 Amor de Verão - Motumbá

CIRCUITO DODÔ (Barra) Quinta-Feira (03/03) 19h Cocobambu - Asa de Águia 19h30 Nana Banana - Timbalada 20h Eu vou/Alô Inter - Netinho 20h30 Cerveja & Cia - Tomate 21h Bloco Yes - Chicabana 22h Nu outro - Eva 22h30Fissura – Alexandre Peixe 23h Tô ligado/Borimbora 23h20 Frenesi 23h40 Universitário - Duas Medidas 0h Mascarados 0h20 É Massa - LevaNóiz Sexta-Feira (04/03) 10h Happy - Tio Paulinho 15h Nana Banana - Chiclete 15h30 Timbalada - Timbalada 16h Bloco Yes - DJ Chuckie 16h30 D+ - Aviões do Forró 17h Alô, Inter - Netinho 17h30 Pra ficar - Ivete Sangalo 18h Fissura - Chicabana 18h30 Eu vou - Claudia Leitte 19h Tô ligado - Leva Nóiz 19h30 Cocobambu - Jammil 20h Nu outro - Eva

20h30 Cerveja & Cia - Alexandre Peixe 21h Trimix - Caldeirão 22h Universitário - Psirico 22h30 Tim Maia elétrico - Negra Cor 23h40 Microtrio Sábado (05/03) 10h Happy - Tio Paulinho 15h Nú outro - Tomate 15h30 Cerveja & Cia - Ivete Sangalo 16h Nana Banana - Chiclete com Banana 16h30 Cocobambu - Asa de Águia 17h D+Sertanejo - Michel Teló,/ João Bosco e Vinicius/Guilherme e Santiago 17h30 Alô Inter - Parangolé 18h Timbalada - Timbalada 18h30 Projeto Especial Brown - Carlinhos Brown e convidados internacionais 19h Fissura/ Harém - Alexandre Peixe 19h30 Pra Ficar - LevaNóiz 20h Bloco Yes - Cheiro de Amor 20h30 Trio Independente Daniela Mercury - Daniela Mercury 21h Eu Vou - Jammil 21h30 Trimix - Exalta Mania 22h Tô Ligado/ Seu Maxixe - Seu Maxixe 23h20 Universitário/ Lance - Duas medidas

Domingo (06/03) 15h Olodum- Olodum 15h30 Gula/Camaleão - Chiclete com Banana 16h Fecundança/ Pirraça - Jorge & Matheus 16h30 Balada - Jammil 17h30 Me Ama - André Lélis 18h Me Abraça - Asa de Águia 18h30Trio Armandinho e Dodô 19h Crocodilo - Daniela Mercury 19h30Broder - Oz Bambaz 20h30 Camarote Andante - Carlinhos Brown/ Ilê Aiyê/ Timbaleiros 21h Meu e Seu - Harmonia do Samba 21h30 Projeto Moraes Moreira e convidados 22h Tchan é o Bicho - Ricardo Chaves 23h A Mulherada - Banda A Mulherada 23h30 Coco Pileke/ Skol Folia - Oito7 Nove4 0h10 Cortejo Afro - Banda Cortejo Afro 0h30Água de Côco - Viviane Tripodi Segunda-feira (07/03) 15h Filhos de Fandhy 15h30 Filhas de Gandhy 16h30Camaleão - Chciclete com Banana 17Coruja - Ivete Sangalo 17h30 Balada - Jammil 18h30 Me Ama - André Lelis

19hMe abraça - Asa de Águia 19h30 Crocodilo - Daniela Mercury 20hBroder/Jumper - Timbalada 20h30 Afropop - Margareth Menezes 21h Meu e Seu - Harmonia do Samba 21h30 Trio Armandinho, Dodô e Osmar 22h Tchan/ É o bicho - Parangolé 23h Camarote Andante - Carlinhos Brown 23h20 Coco Pileke - Beijo 23h40 Cortejo Afro Terça-feira (08/03) 15h Papa - Claudia Leitte 15h30 Gula - Cheiro de Amor 16h Bloco Salvador - DJ David Guetta 16h30 Balada - Jammil 17h30 Me Ama - Durval Lelys 18h Me abraça - Asa de Águia 18h30 Crocodilo - Daniela Mercury 19h Broder/Jumper - Timbalada 19h30 Trio Internacional da Mulher - Margareth Menezes e convidadas 20h Meu e Seu - Harmonia do Samba 20h30 Tchan/É o Bicho - Parangolé 21h30 Trio Armandinho, Dodô e Osmar 22h30 Coco Pileke/Skol - DJ will.i.am 23h20 Vôa Vôa - Chiclete com Banana


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:12 Page 18

CARNAVAL 2011

Texto e edição Roberto Pires bobpires@ig.com.br

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Carnaval em ritmo fashion Para quem curte sair atrás do trio ou se esbaldar em camarotes animados, a hora é de pensar no figurino para arrasar na festa. Regra número 1: não esquecer do componente fantasia, pois carnaval requer boas doses de sonho, e não apenas de álcool. Então vale a pena caprichar também nas unhas, na maquiagem e nos pés. Independentemente de sua preferência pelas estrelas da axé music, o que vale mesmo é ter estilo próprio. Se o abadá iguala todo mundo, torne-o diferente. Customize o seu, mas faça isso com muita personalidade. Use sua criatividade também na hora de escolher um shortinho espertíssimo e um tênis que seja moderninho, além de bastante confortável. Outra novidade bacanérrima: o makeup em cores fluorescentes da Contém 1g: batons, sombras e máscaras para os cílios. Se a ideia é ficar cintilante, aposte na Linha

Ouro 24K da maquiagem Avon, composta pelo batom ouro rosa, quarteto de sombras, brilho labial e máscara para cílios. Os produtos têm cores vibrantes e luxuosas, em formulações com o verdadeiro ouro 24K, que proporciona textura macia e aparência luminosa. Para as unhas, se não quiser abusar dos tons fluo, adote as tonalidades de inspiração rocker da linha que leva o nome da supermodelo Isabeli Fontana. Hype total. Na questão da fantasia, se sua praia não é colombina nem pierrô, pode muito bem ser Betty Boop, Olivia Palito ou Mickey Mouse. Estes são os personagens estampados em camisetas, vestidos e tops da Angel, que cai como uma luva para a galera mais jovem. Se preferir, invista em animal prints (oncinha, leopardo, zebra, python), que estão super na moda. Portanto, se jogue e faça seu carnaval fashion!

Aposte na nova Linha Ouro 24K da Avon (0800-7082866), à esq., ou no carnaval de cores da coleção Rainbow Contém 1g (3014-6015), abaixo

Arrase com os novos esmaltes Risqué (08000111145) da edição especial Sweet Rock’n Roll assinada pela modelo Isabeli Fontana (o vestido de oncinha dela é ótima sugestão para cair na folia)

18

FEVEREIRO’2011

Para quem adora um personagem, Betty Boop é a opção ideal na camiseta da Angel (3555-6655)


EM DESTAQUE Texto Mariana Caldas Edição Roberto Pires Fotos Reginaldo Santos

A Di Sampaio funciona há dois anos próximo à Avenida Paulo VI, na Pituba

Encanto fashion na Pituba A JOVEM ESTIlISTA THAIANA SAMPAIO APOSTA NO BAIRRO COM CRIATIVIDADE

Uma psicóloga apaixonada por moda que resolveu deixar a profissão e seguir o coração. Essa é a estilista aiana Sampaio, 26 anos, que na infância criava modelos em papel machê e tentava costurar na máquina da avó. Já crescida, fazia suas próprias roupas e acabou despertando o interesse das amigas. Decidiu estudar estilismo e desenho de moda na Espanha. Durante esse período criou o blog disampaiot.blogspot.com para mostrar a moda européia. Mas já tinha um objetivo: criar sua própria marca, a Di Sampaio. De volta a Salvador, aiana colocou em prática seu desejo. No início a ideia era montar um ateliê, mas, como ela mesma diz, “ficou tão lindo que resolvi transformar em loja”. Assim surgiu a Di Sampaio, que funciona há dois anos próximo à Avenida Paulo VI, na Pituba. “Escolhi o bairro por ser perto de tudo. Minha vida é toda por aqui, pela facilidade e praticidade”, afirma aiana. A loja funciona no segundo andar de uma casa comercial, com o propósito de não ter uma fachada que chame atenção. “Na Europa, e até mesmo em São Paulo, é comum existirem lugares incríveis em um subsolo ou subindo uma escadinha. E minha intenção era fazer isso por aqui”, conclui. Hoje, a marca tem clientes seletos que vêm de outros lugares, como Barra e Ondina, para comprar na loja. aiana se tornou uma microempresária e cuida de tudo, desde criação e produção das peças até a parte administrativa. Recebe encomendas do Piauí e Pernambuco. E, mesmo ampliando o negócio, não pretende abandonar a Pituba, o lugar onde tudo começou e onde ela se sente muito feliz. Di Sampaio R. Almirante Carlos Paraguassu de Sá, 2, Pituba - Tel.: 71 3012 3858

“Escolhi o bairro por ser perto de tudo. Minha vida é toda por aqui, pela facilidade e praticidade” Thaiana Sampaio


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:12 Page 20

DVD

Por Guy Ferreira Junior

Testemunha de acusação Tyrone Power, Marlene Dietrich e Charles Laughton estrelam este "brilhantemente realizado drama de tribunal" (Film Daily) que deixou audiências em polvorosa por suas reviravoltas inesperadas e um clímax chocante. Dirigido por Billy Wilder, roteirizado por Wilder e Harry

Kurnitz, e baseado na peça de sucesso de Agatha Christie em Londres, este esplêndido clássico, seis vezes indicado ao Oscar "explode com eletricidade emocional" (The New York Times) e continua mantendo amantes do cinema presos na cadeira até a final e fascinante última cena.

Stone

Wall Street- O dinheiro nunca dorme De volta à cena após um longo tempo na prisão, Gordon Gekko (Michael Douglas) se vê como um estranho olhando para o mundo que um dia ele comandou. Na esperança de reatar seu relacionamento com sua filha Winnie, Gekko trabalha numa aliança com Jake (Shia LaBeouf), o noivo dela. Mas Winnie e Jake vão descobrir do pior modo possível que Gekko ainda é o mestre dos manipuladores, aquele que não se deixa deter por nada quando quer atingir seus objetivos.

A um passo da aposentadoria, o agente de condicional Jack (Robert De Niro) se dedica a uma única tarefa: avaliar seus processos de libertação pela última vez. Entre eles está o de Gerald (Edward Norton), um presidiário acusado de incendiar o local de um crime para encobrir os sinais de um assassinato brutal. Com ajuda de sua esposa Lucetta (Milla Jovovich), Gerald tenta convencer Jack de que agora é um homem diferente e que merece a liberdade. Neste intenso e provocativo suspense, os interesses estarão acima de tudo que é digno e honesto pois já é tarde demais para recomeçar.

Comer, rezar, amar (Eat, Pray, Love) Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter - um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida - ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai da zona de conforto, arriscando

tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali.

Tropa de elite 2 Anos depois dos eventos ocorridos em Tropa de Elite, Nascimento (Wagner Moura) continua atuando como coordenador de ações do BOPE, mas na função de coronel. Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro começa mostrando a ação dos comandados de Nascimento, incluindo entre eles Matias, que hoje é capitão, contendo uma rebelião dentro de um presídio

carioca. Os chefes do tráfico que estão presos fazem reféns e chamam para negociar um renomado defensor dos direitos humanos, Fraga. Tudo dá errado. Mas o reflexo dessa ação muda o curso da vida de vários personagens. O filme é uma critica bem contundende contra o sistema. Talvez seja o papel mais emblemático de Wagner Moura.


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:12 Page 21


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:12 Page 22

ESPECIAL

Por Anaísa Freitas Foto sxc.hu

Um diferencial a mais no mercado de trabalho O mercado de trabalho atual geralmente não admite candidatos com graduação apenas. Estima-se que, em média, de cada 10 candidatos que as empresas de consultoria recebem em uma seleção, sete são pós-graduados. E é unânime o consenso entre especialistas de que o curso de pós-graduação, aliado à vontade de crescer, amplia a possibilidade de ascensão na empresa. Essa tendência é fácil de ser constatada, já que, ao contrário da generalidade da graduação, a pós-graduação orienta o estudo para a área de atuação específica do profissional. Quem investe nessa qualificação está disposto a desenvolver competências, dominar ferramentas que rendem melhorias reais ao cotidiano das empresas e atualizar os conhecimentos. Além de adquirir conhecimento prático para o êxito profissional, o indivíduo tem a possibilidade de fazer um intercâmbio de experiências com os colegas de sala. Até quem deseja ingressar na atividade pública através de concurso pode ser beneficiado com o título de pós-graduado. Na fase “prova de títulos”, presente na maioria das seleções públicas, cursos rendem pontos e tornam-se um diferencial. Qualquer que seja o caminho desejado, a ordem é não parar de estudar mesmo depois de formado. E, segundo especialistas, o melhor momento de fazer a pós é logo que concluir o ensino superior. Levando-se em conta que a maior parte dos recém-formados já trabalha em alguma área, encontrar o curso de pós-graduação com o qual se identifica não será tarefa difícil. Durante um curso de pós-graduação, um curso de idiomas agrega ainda mais valor durante o estudo e soma pontos para o trabalho. O aprendizado de uma segunda língua - Inglês, Espanhol, Francês e Alemão - é capaz de eliminar as futuras dificuldades com leitura de textos durante os estudos de pós-graduação.

Qualquer que seja o caminho desejado, a ordem é não parar de estudar mesmo depois de formado

De maneira geral, o mercado absorve melhor os pós-graduados em áreas voltadas para negócios, que compreendam temas de administração como marketing, finanças, recursos humanos. gestão de negócios, de pessoas, logística, planejamento estratégico e tecnologia da informação.

Por que fazer uma pós-graduação? 1- Suas chances em boas colocações no mercado só aumentam. 2- Por reunir profissionais de diferentes áreas em uma mesma sala, torna-se um curso que reúne diversificada experiência acadêmica e pessoal. 3- É um curso de atualização, ou seja, permite a você uma sintonia maior com o que há de novo. 4- Permite uma reflexão madura sobre os seus reais objetivos na carreira e suas prioridades.

22

FEVEREIRO’2011


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:15 Page 24

ESPECIAL

Por Anaísa Freitas Foto sxc.hu

Entenda as diferenças entre mestrado, doutorado e especialização Muito além de um título adicional ou de uma exigência do mercado, a pós-graduação requer do aspirante dedicação e interesse no tema escolhido. Para se ter uma noção de quão difícil é alcançar esse êxito, apenas 0,5% da população brasileira está matriculada em algum curso de mestrado ou doutorado.

Cursos Lato Sensu - são divididos em: Especialização: dura, em média, 15 meses e é voltado para o graduado que deseja se especializar em uma área específica, sem que essa tenha, necessariamente, ligação direta com a sua primeira graduação. MBA (Master in Business Administration) Executivo: são cursos de especialização em administração de empresas, com duração média de 18 meses. A proposta é de preparar o executivo para a rotina. Na conclusão, o aluno apresenta um trabalho sobre um tema relacionado ao mundo dos negócios.

Cursos Stricto Sensu – são eles: Mestrado Acadêmico: em regra, volta-se para o ensino e a pesquisa, ou seja, destina-se àquele que deseja fazer carreira acadêmica como docente (professor) ou pesquisador. Dura cerca de 24 meses e exige a apresentação de uma dissertação a uma banca examinadora, bem como a proficiência em outra língua, além do português. Mestrado Profissional: os projetos de pesquisa desenvolvidos deverão ter finalidade prática, focada no mercado de trabalho. O aluno deve apresentar uma dissertação - monografia - em forma de projeto ou estudo de caso para obter a titulação. Doutorado: normalmente, tem como pré-requisito o mestrado. A intenção é, durante um máximo de 60 meses, desenvolver a metodologia de pesquisa e aprofundar o conhecimento em um tema específico.

24

FEVEREIRO’2011

Dedicação e interesse: elementos indispensáveis durante a realização do curso escolhido

Pós-Doutorado: nível máximo de aprofundamento sobre um tema. Assim como os anteriores, há a possibilidade de ser desenvolvido em outro país, através de parcerias com universidades. Dura um tempo médio de 36 meses. Dica de leitura: "Como Planejar a Educação" Autores: Fabio Gallo Garcia e William Eid Júnior Editora: Publifolha Páginas: 72


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:15 Page 25


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:15 Page 26

ESPECIAL

Texto e Foto Divulgação

Intercâmbio: Agência de Salvador cresce e conquista espaço no mercado nacional Fundada em Salvador em 1992, a BEX Intercâmbio, agência especializada em intercâmbio cultural e cursos no exterior, é a única agência de abrangência nacional com sede operacional em Salvador e membro da Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association). Flávio Crusoé, sócio-fundador da BEX Intercâmbio, iniciou sua atuação no mercado de intercâmbio em 1987, quando morou nos Estados Unidos, estudando e trabalhando como voluntário em uma organização de High School, selecionando famílias, escolas e supervisionando intercambistas. “Com a experiência que tive no exterior, formei uma base operacional sólida em Salvador, conseguindo organizar e gerenciar uma série de programas e cursos que tinham potencial para serem comercializados não apenas aqui, mas em diversas cidades”, explica. A agência possui pontos de atendimento em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Campinas, Brasília, Aracaju, Fortaleza, João Pessoa e Londrina. Toda a parte de operação (convênios com instituições estrangeiras, processamento das matrículas, emissão de passagens, vouchers, bem como a parte administrativa e institucional) é feita em Salvador, por uma equipe de 13 pessoas. Trabalham para a BEX, em todo o Brasil, cerca de 50 pessoas. A agência já levou ao exterior aproximadamente 13 mil estudantes, entre jovens e profissionais. “Esse mercado cresceu de forma significativa. Em 2010, levamos cerca de 1.200 estudantes ao exterior, registrando um crescimento de 25% em relação ao ano anterior”, comemora. Na BEX Intercâmbio são oferecidos cursos de idiomas, graduação, pós-graduação, especialização e extensão, programas de

Flavio Crusoé, Diretor - BEX Intercambio Cultural

férias e high school (semestre ou ano letivo do ensino médio), estágios, trabalhos temporários e combinações destas alternativas. A agência é conveniada com mais de 200 instituições de ensino de 15 países. Além dos programas de intercâmbio, a BEX oferece venda de passagens áreas, seguros médicos internacionais e todo o suporte aos serviços de viagem e turismo (reserva de hotel, locação de carros, aquisição de pacotes e passes de trem, etc.) e é credenciada e treinada pelos consulados para orientar a solicitação de vistos de estudantes e de visitantes.

Conheça um pouco da história da Atualiza Em 1997, foi inaugurada a Atualiza com o objetivo central na capacitação do profissional. A partir de 2001, começaram a ser oferecidos cursos de pós-graduação focados na área de saúde e, desde então, a instituição atua exclusivamente nesta, oferecendo cursos de capacitação, atualização, extensão e preparatórios para concursos e pós-graduação. A Atualiza realiza também o Brasilenf - Congressso Brasileiro de Enfermagem e atua no treinamento para empresas em segurança e saúde ocupacional. Reconhecida pelo mercado, hoje a Atualiza é um centro de excelência em cursos e treinamentos na área de saúde, disponibilizando ao seu corpo discente o que há de mais atualizado e desejado no segmento. Além de ter professores, doutores, mestres e especialistas, ela conta com um suporte acadêmico da mais alta qualificação e dinamismo superando as expectativas dos alunos. A instituição ainda dispõe de biblioteca com vasto acervo. Com sede em Salvador e atuação nacional, a Atualiza mantém convênio de Cooperação Técnica com hospitais, clínicas e fundações, visando promover e facilitar o intercâmbio cultural dos seus alunos. Mais de oito mil profissionais já foram capacitados em cursos de atualização e pós-graduação pela Atualiza, nos Estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco, desde a sua fundação. Isto denota a eficácia do trabalho em promover a constante capacitação profissional.

26

FEVEREIRO’2011

Reconhecida pelo mercado, hoje a Atualiza é um centro de excelência em cursos e treinamentos na área de saúde

Seriedade, qualidade e competência. Esta é a filosofia adotada pelo corpo diretivo e acompanhada por todos que compõem a equipe Atualiza. www.atualizacursos.com.br.


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:15 Page 27

Texto e Foto Divulgação

ESPECIAL

Faculdade São Bento da Bahia turma), Gestão de Pessoas (1ª turma). A Faculdade São Bento da Bahia, instiAlém disso, a instituição abre-se ao tuição de ensino superior mantida e admipúblico externo através de cursos de exnistrada pelo Mosteiro de São Bento da tensão (cursos de línguas estrangeiras, ofiBahia, em menos de uma década de exiscina de técnicas vocais, cursos de presertência se consolida como uma instituição vação de acervos raros e antigos, respeitada pela qualidade e seriedade do paleografia, etc.) e eventos (Seminário trabalho que realiza. Acadêmico, Simpósio Baiano de Filosofia, Preocupada com a necessidade do Simpósio Baiano de Teologia, etc.). aperfeiçoamento e atualização crescente Para ampliar as possibilidades dos indos acadêmicos, a Faculdade São Bento da teressados, a instituição possui mais de 40 Bahia oferece cursos de Graduação e Pósconvênios. Todos os cursos são ministraGraduação voltados à formação na área das dos na Sede da Faculdade (Av. Sete de SeCiências Humanas. Entre as opções de curtembro nº 30/32 – Centro), em salas clisos de Graduação estão as Licenciaturas matizadas, com recursos multimídia, uma em História e em Filosofia e os BacharelaDom Filipe de Souza, Diretor biblioteca quadrissecular altamente condos em Teologia e Psicologia (Psicólogo da Faculdade São Bento da Bahia ceituada, laboratórios de informática e Pleno). uma equipe de funcionários e professores composta em sua A Pós-Graduação da Faculdade São Bento da Bahia volta-se à grande maioria de mestres e doutores. formação continuada dos egressos do ensino superior, oferecendo Maiores informações poderão ser obtidas através dos telefoas opções de Especializações em: Psicopedagogia Clínica e Instines: 71 3322 4746 / 3017 1364 / 3017 1365 / 3017 1367 / 8267 1463, tucional (16ª turma); Psicologia e Ação Social (5ª turma); Arte e na Secretaria da Faculdade ou no site da instituição. Patrimônio Cultural (5ª turma); História Social e Econômica do É o Mosteiro de São Bento da Bahia, mais uma vez, contriBrasil (8ª turma); História da Bahia (1ª turma); Filosofia Contembuindo com sua experiência quadricentenária na transmissão de porânea (10ª turma); Língua e Literatura (2ª turma); Logoterapia conhecimentos! (1ª turma); Teologia Bíblica (1ª turma); Bioética e Biodireito (3ª

FEVEREIRO’2011

27


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:15 Page 28

ESPECIAL

Texto e Foto Divulgação

Cursos de Especialização podem garantir crescimento profissional EM MEIO À COMPETITIVIDADE DO MERCADO DE TRABALHO, QUEM TEM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E QUALIFICAÇÃO SE DESTACA E TEM MAIS CHANCES DE TRILHAR UMA CARREIRA DE SUCESSO. O JusPodivm também atua na modaAumentar o salário, melhorar de lidade telepresencial, com cursos em Dicargo, ganhar benefícios, mudar de vida... reito Eleitoral, Municipal e Ambiental, tudo isso faz parte dos sonhos de quase que estão na lista dos mais concorridos. todos os profissionais em qualquer lugar A grande novidade desse início de 2011, do mundo. E diante de um mercado de trana instituição, fica por conta dos novos balho altamente competitivo, que exige cursos telepresenciais (MBAS) na área de cada dia mais dos profissionais, ter difegestão. Serão oferecidos MBAS em Gesrenciais é o grande negócio. tão Educacional, Gestão Estratégica e de Ter ensino superior hoje em dia é praNegócios, Gestão de Pessoas, de Projetos, ticamente um requisito básico para o dede TI, de Planos de Saúde e outras. sempenho de algumas das funções mais Além de uma ampla gama de cursos cobiçadas nas grandes empresas. Tendo e especializações, o JusPodivm oferece em vista esse fato, a busca por diferenciais também excelência nos serviços prestapode incluir recursos mais simples, a dos e se destaca ainda no quesito “qualiexemplo de cursos de atualização, worksficação do corpo docente”. A maioria dos hops, dinâmicas de grupo ou estratégias profissionais é composta por mestres e mais completas e duradouras, como curdoutures, com grande prestígio e recosos de pós-graduação, que complementam nhecimento no meio jurídico. Os coordea formação. nadores e professores dos cursos são reNa Bahia, uma das maiores referências nomados doutrinadores, com diversas em pós-graduação na área jurídica é o Jusobras publicadas e adotadas em todo o Podivm, um Instituto de Ensino Preparapaís. Em suas três sedes – duas localizatório com 11 anos de atuação no mercado das no Jardim Armação e outra no Rio local e nacional, que além de cursos de Vermelho - o JusPodivm oferece aos alupós-graduação, oferece cursos de atualizanos uma infra-estrutura de serviços que ção e preparatórios para concursos. No Francisco Salles dirige o JusPodivm inclui auditórios dotados de equipamenprimeiro semestre de 2011, o JusPodivm tos audiovisuais modernos e funcionais, vai oferecer 15 novas opções de pós-grabiblioteca com mais de oito mil obras, sala de estudo, lanchonete, duação, com mais de 25 turmas que terão início entre março e livraria, estacionamento, segurança e acesso à internet wireless, maio. aulas de monitorias e resolução de questões. As áreas mais procuradas pela instituição são Direito e Processo do Trabalho, Direito Público, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Direito do Estado, Direito Processual Civil, Direito Pós-Graduação Civil e do Consumidor e Ciências Criminais, entre outras. O NúSaiba mais: www.juspodivm.com.br cleo de Pós-Graduação do JusPodivm, que é o maior da Bahia, já JusPodivm- 71 3372 2000 é destaque entre as especializações em todo o Nordeste.

28

FEVEREIRO’2011


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:51 Page 29

Texto e Foto Divulgação

ESPECIAL

Pós-graduação da Unijorge oferece vagas em cursos presencias e a distância O Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) está com inscrições abertas para seus cursos de Pós-Graduação. Com uma grade atualizada constantemente, a UNIJORGE oferece, além dos cursos presenciais, a opção de cursos à distância (Pós-EAD). São 35 cursos presenciais, em sete áreas diferentes, além de 07 cursos de pós a distância. Todos com a infra-estrutura e quadro docente dignos das melhores instituições de ensino do país. A qualidade dos cursos vem sendo certificada pelo mercado local, principalmente com a conquista do prêmio Top of Mind 2010 e 2011, na categoria Pós-Graduação. Além de uma das melhores estruturas físicas do Nordeste, os cursos de especialização da UNIJORGE (modalidade presencial) contam com uma nova disciplina relacionada ao Planejamento de Carreira. Com enfoque prático, a disciplina leva os alunos a reflexões sobre metas a curto, médio e longo prazo e avaliam as competências necessárias para que os estudantes alcancem o status profissional desejado. A UNIJORGE mantém convênios com várias empresas locais, que permitem, além de cursos fechados, a possibilidade de aten-

der organizações que possuem interesse em capacitar um menor número de funcionários dando seqüência aos seus estudos. A partir de três funcionários interessados, os convênios já podem ser firmados com a instituição. Arquitetura e Meio Ambiente, Educação e História, Engenharia, Gestão, Linguagem, Identidade e Cultura, Saúde e Tecnologia da Informação são as áreas do conhecimento em que os cursos são divididos. Mais informações sobre os cursos presenciais podem ser encontradas no pos.unijorge.edu.br. PÓS-EAD – Já a pós-graduação EAD segue estrutura diferenciada das especializações oferecidas pela UNIJORGE, alternando o rigor técnico, necessário para embasamento das ações, e o vínculo prático, através da contextualização dos conteúdos na realidade profissional dos estudantes. Neste formato, a programação se estende por dezoito meses, com dois encontros presenciais e carga horária total de 380h. Estes cursos contam com vídeos, conteúdos interativos, podcast e listas de questões on-line, além de tutores virtuais e professores conceituados nas respectivas áreas. Para mais informações sobre estes cursos, acesse www.unijorge.com.

FEVEREIRO’2011

29


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:17 Page 30

ESPECIAL

Textos Anaísa Freitas

Instituto Junguiano da Bahia INSTITUTO OFERECE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANALÍTICA, ARTETERAPIA E ALQUIMIA "Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der", disse o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, contestando até algumas teorias freudianas, que restringiam aos fatores eróticos as explicações para motivações do comportamento humano. Explorando sonhos e fantasias, com um extenso diálogo entre a mente consciente e o inconsciente, Jung estudou significados pessoais e arquetípicos para desenvolver as transformações psicológicas do indivíduo. Alquimia, energia, religião e símbolos eram utilizados para explicar racionalmente fenômenos que a ciência de então não alcançava, adotando uma perspectiva energética da psique humana. Da Suíça para a Bahia - Durante a década de 90, em Salvador existia apenas um único curso de Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nessa época apenas três correntes influenciavam os estudos acadêmicos: o Comportamentalismo, a Psicanálise Freudiana e Psicologia da Gestalt. O Instituto Junguiano da Bahia (IJBA) foi o pioneiro na criação do curso de especialização Lato Sensu em Psicoterapia Analítica, ou Psicologia Junguiana, colocado sob a chancela da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em 1995. De lá pra cá muita coisa foi aprimorada. Renomados docentes foram trazidos à Bahia para atender as exigências da titulação previstas na legislação do MEC, e até a UFBA reformulou seu currí-

culo e adotou a Psicologia Analítica como disciplina, além de incluir os conteúdos junguianos em suas disciplinas. Atualmente, a importância dos conceitos junguianos já é amplamente aceita e proclamada pela medicina e psicologia moderna. A obra de Jung tem grande influência não somente sobre a psicologia e psiquiatria, mas também em campos diversos como a religião, história, arte e literatura. Pós-graduação - Com o aumento do interesse pelos estudos nessa área do conhecimento, o Instituto Junguiano da Bahia implantou os cursos de pós graduação em psicoterapia analítica, psicopedagogia junguiana, arteterapia junguiana, psicossomática, teoria da psicologia junguiana, psicotraumatologia junguiana e psicologia junguiana das organizações. Além dos cursos de aperfeiçoamento e extensões, o instituto também dispõe de núcleos de pesquisa com reuniões quinzenais para grupos de estudo.

Instituto Junguiano da Bahia (IJBA) Alameda Bons Ares, nº 15. Brotas. Tel.: 71 3356 6811 Site: www.ijba.com.br

Faculdade Batista Brasileira - novo conceito de ensino Com a proposta inovadora de levar o conhecimento em sentido amplo, a Faculdade Batista Brasileira (FBB) foi fundada em 11 de Junho de 1996. Com o primeiro curso em Teologia e o de Filosofia já em 1998, a instituição concentrava os esforços em lançar no mercado profissionais com capacidade de atuar de forma plena, e que fossem, ao mesmo tempo, pessoas capazes de levar valores ético-profissionais a campo. O moderno centro de ensino superior da FBB contempla atualmente sete cursos de graduação em pleno funcionamento, com toda a estrutura física e psicopedagógica para otimização do aprendizado. Em 2002, já reconhecida enquanto instituição de qualidade no ensino, a FBB lança o CEPPEX - Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - unidade que congrega hoje 10 cursos de extensão e pós-graduação. Mais do que oferecer a continuidade dos estudos depois da conclusão do 3º grau, o corpo discente do Centro de Pós da FBB tem a oportunidade de ampliar o desenvolvimento das habilidades necessárias à condução no mercado de trabalho. Hoje, a FBB conta com importantes convênios na formação dos seus alunos, como o Centro Augusto Cury Psicopedagogia multifocal, referência nos estudos ligados à formação e conhecimento para profissionais de educação. Outra parceria importante é feita com duas instituições norte-americanas: Dallas Baptist University e University of Central Florida. Com isso, o aluno da FBB tem a oportunidade de estudar nessas universidades por um período de 60 a 90 dias para, então, ao final do curso, receber a titulação daquele país, em MBA na gestão estratégica. A FBB também

30

FEVEREIRO’2011

realiza convênios com instituições nacionais reconhecidas mundialmente, como a Escola Superior de Teologia, no Rio Grande do Sul. Com a cooperação educacional da Escola, o aluno da FBB pode concluir o mestrado em Ética e Cidadania.

Rua Altino Serbeto de Barros, 140 – Itaigara Tel.: 71 3013 8803/3354 3090 - www.fbb.br CEPPEX - Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

- MBA em Logística - MBA em Gestão Ambiental - Gestão Estratégica em Relações Pública - Especialização em Gestão em Négocios de Saúde - Gestão Educacional - Psicopedagogia Clínica e Hospitalar - Gestão de Pessoas - MBA de Projetos - Metodologia do Ensino Superior - Ciências das Religiões, Filosofia e História


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:17 Page 31


Nosso Bairro - pituba fevereiro:Layout 1 18/02/2011 15:17 Page 32

Nosso Bairro ed 25  

Revista Nosso Bairro 25