Page 1


Entrevista

SUMÁRIO

Roupa Nova

Entrevista

Acontece na Bahia

Roupa Nova

Tatau no Ara Ketu PÁG. 8

PÁG. 6

Kid & Teen

Beleza

A importância do café da manhã PÁG. 20

Efeitos para as unhas PÁG. 18

Teste

Capa

Que tipo de profissional é você? PÁG. 30

Acabe com as dívidas e planeje seu futuro PÁG. 28

SEÇÕES

9 10 12 13

ROTEIRO DVD O MELHOR DO FACE LAR

Nosso bichinhos 16 22 26 36

MODA PET SAÚDE & FITNESS RADAR

Confira os pets desta edição PÁG. 23

LAURO DE FREITAS

43 ELEIÇÕES 2012 41 HISTÓRIA 41 PRÊMIO DE LITERATURA 44 RADAR 42 LEI DO EMPACOTADOR 46 VAPOR BAIANO

2

JULHO’2012

Celebridades O casamento ‘aberto’ de Zilu e Zezé PÁG. 7

Direito Planos de saúde PÁG. 29


EDITORIAL

Você gasta mais do que pode? Essa foi a pergunta que deu origem à nossa matéria de capa escrita por Dora Ramos, que fala com exclusividade para você, leitor (a), sobre a importância do planejamento financeiro. Em ano de eleição, também trazemos a relação dos candidatos de Salvador e Lauro de Freitas, para que você conheça todos eles e faça a sua escolha. Nessa edição você confere, ainda, matérias interessantes com temas variados como dicas para as donas de casa, novidades do segmento de fitness, notas sobre qualidade de vida, moda, auto e muito mais. Leia, ainda, uma entrevista exclusiva com o grupo Roupa Nova e tudo sobre o retorno de Tatau para o Ara Ketu. Além, é claro, dos principais problemas da região.

Acesse nosso portal www.canal2.com.br

Siga a Canal 2 no Twitter @editoracanal2

Boa leitura! Curta a nossa fan page no Facebook Editora Canal2

Sugestão de pautas, denúncias e afins: editoracanal2@gmail.com

JULHO’2012

3


EXPEDIENTE

Revista

NossoBairro Canal 2 Comunicação e Eventos Ltda Telefones: 71 3344 1911/1624 www.canal2.com.br/nossobairro Diretor Executivo Luciano Dórea luciano@canal2.com.br Editora-chefe Cris Montenegro - DRT/BA 2521 cris@canal2.com.br Fale com a redação editoracanal2@gmail.com Textos Aina Kaorner Anaísa Freitas Belissa Marchi Marco Gramacho Marcele Neves (estagiária) Roberto Pires Comercial 71 3344 1911 / 1624 Revisão Roberto Pires Design Editorial Elaine Quirino - elainequirino@gmail.com Erick Cerqueira - esc3d@hotmail.com Priscila Guimarães - priscila.canal2@gmail.com

4

JULHO’2012

Arte finalista Drielle Brasil Fotos Alvenir Jr. Departamento Administrativo/Financeiro

Cristiane Guimarães, Tássia Barbosa e Carlos Dórea Esta Edição 60 mil exemplares Julho 2012 Para anunciar 3344-1911 - Ramal 215 comercial@canal2.com.br As cartas para a redação deste jornal devem ser enviadas para a sede da Canal 2 Comunicação. A Revista Nosso Bairro não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos assinados, publicidade, assim como pelas imagens neles contidos. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Nosso Bairro e da Canal 2.


Texto Divulgação

LOJA DO CRÉDITO

Loja do Crédito chega à Bahia Empresa oferece oportunidade de negócio com baixo investimento e possibilidade de excelentes ganhos Uma grande oportunidade para aqueles que possuem um perfil empreendedor e procuram uma chance para abrir um negócio com baixo investimento inicial. Esta é a principal característica da Loja do Crédito, que acaba de chegar à Bahia, trazendo uma nova modalidade de crédito ao mercado financeiro do Estado. Para começar o negócio basta apenas investir no preço da franquia e ter um pequeno capital de giro. Não há exigência de abertura de uma loja em um ponto comercial, geralmente caro, podendo funcionar num pequeno escritório fora dos centros comerciais. Como o trabalho do franqueado consiste em prospectar clientes e cadastrá-los, não há necessidade da formação de equipe numerosa de funcionários, bastando de um a três promotores, a depender do tamanho da área da franquia. O sistema operacional da Loja do Crédito é inédito, pois o próprio lojista credenciado faz as operações pela internet, sem precisar consultar ninguém e sem limitações. A matriz principal da Loja do Crédito funciona em São Paulo desde 1985. A sede baiana, recém-inaugurada, já vendeu cinco franquias, distribuídas em Lauro de Freiras, Jacobina, Senhor do Bonfim e duas em Salvador. A empresa planeja instalar uma rede de 32 franquias dando cobertura a todo o Estado da Bahia.

Como funciona A Loja do Crédito trabalha em convênio com as principais operadoras de cartões de crédito, fazendo com que as empresas varejistas e prestadores de serviços possam financiar suas vendas em um prazo maior (de 2 a 12 meses) e receber o valor à vista, mediante a cobrança de taxas de juros bastante competitivas. As vantagens são inúmeras para as micro, pequenas e médias empresas, que precisam de capital de giro e possuem dificuldade em obter créditos em bancos. Para desvendar o perfil do Estado foi realizada uma pesquisa que dividiu Salvador em nove regiões e definiu as principais áreas onde serão instaladas as franquias. Cada franquia instalada em um bairro de Salvador atenderá vários bairros circunvizinhos e as instaladas numa cidade do interior do Estado poderão atender às cidades próximas, possibilitando assim cobertura a todo o Estado.

A empresa também oferece treinamento, suporte técnico e acompanhamento permanente aos franqueados e seus funcionários, ajudando-os assim a superar obstáculos e alcançar o sucesso em menos tempo. Trata-se, sem dúvida, de um ótimo investimento para empreendedores que estão em busca de um negócio próprio e sejam ambiciosos e trabalhadores. Loja do Crédito Bahia Franquia Pituba: Tel.: 71 9969 6435 Franquia Cabula: Tel.: 71 9982 0003 Franquia Lauro de Freitas: Tel.: 71 3379 0775 / 9273 3604

JULHO’2012

5


ENTREVISTA

Por Belissa Marchi Foto Marcos Hermes/Divulgação

Paulinho, Cleberson, Serginho, Kiko, Feghali e Nando

“Os baianos são muito musicais, sabem tudo e sabem cobrar também. Para entrar no gosto deles tem que passar numa peneira bem fina, mas se passar fica para sempre”

Atravessando décadas Com 30 anos de sucesso, a banda Roupa Nova tem uma trajetória musical vitoriosa Recordistas em temas de novelas, diversos prêmios musicais – inclusive o Grammy Latino de 2009 na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro –, milhares de CDs e DVDs vendidos e shows lotados por todo o Brasil. Assim é a carreira da banda Roupa Nova, uma das mais sólidas e bem-sucedidas da música brasileira. Confira a seguir entrevista exclusiva para a Nosso Bairro com o integrante da banda, Kiko (guitarra, violão e vocais), que fala um pouco sobre o grupo, fãs e o público de Salvador. Vocês estão na carreira musical há muitos anos. Como é para vocês permanecerem no mercado e a cada ano conquistar mais fãs? Principalmente no Brasil as coisas são mais difíceis. Temos que regar a plantinha Roupa Nova todos os dias. Não ficamos comendo os frutos sem regar, pois um dia a plantinha pode murchar. Acho que por isso conquistamos mais fãs a cada dia. A presença da banda nas redes sociais é constante. Existe uma preocupação em se aproximar dos fãs? Falem um pouco sobre isso. A internet é hoje o meio que mais nos aproxima do fã. Os demais veículos não são tão íntimos. O fã é o seu maior patrimônio. Se não nos preocuparmos com ele, estamos dando as costas para tudo que conquistamos.  Qual foi o momento mais marcante da carreira de vocês? Temos muitos, mas foi muito marcante a presença do Milton Nascimento no primeiro show nosso. Ele disse que tinha que conhecer aquele povo que estava tocando a música dele, que erámos nós: o Roupa Nova. A música homônima foi a inspiração do nome da banda. E gravamos no primeiro disco com uma roupagem nossa. Qual a música que não pode faltar de jeito nenhum no show? Somando todos os nossos sucessos, chegamos a 53 canções. Sendo assim, acho que pelo menos umas 20 são muito consagradas. Por

6

JULHO’2012

exemplo: A Viagem, Volta Pra Mim, Linda Demais, Coração Pirata, Dona, Whisky a Go Go etc. O Roupa Nova já tocou com vários artistas. Existe alguém que vocês gostariam de ter a oportunidade de dividir o palco? Na verdade nós dividimos os estúdios de gravação com uma infinidade de artistas, pois gravamos com muitos. Os palcos foram apresentações nossas em shows de outros artistas, como por exemplo a Rita Lee. Como tínhamos gravado o disco ‘Flagra’, participamos tocando com ela uma das faixas.  Só não gravamos com o Caetano Veloso, mas ele deu uma canja num show nosso há um tempo no Teatro Casa Grande. Profissionalmente, todos os sonhos do Roupa Nova foram realizados? O que falta? Se estivéssemos em outro país estaríamos mais tranquilos, mas o Brasil tem pouca memória. Se não matarmos um boi por ano, caímos, em um minuto, no ostracismo. Como eu disse no início da entrevista, é preciso regar a plantinha.  Sempre vocês fazem shows lotados em Salvador. O que acham do público baiano? Acho que numa época passada fomos baianos (risos). É um carinho, um respeito mútuo. Os baianos são muito musicais, sabem tudo e sabem cobrar também. Para entrar no gosto deles tem que passar numa peneira bem fina, mas se passar fica para sempre.

“Não ficamos comendo os frutos sem regar, pois um dia a plantinha pode murchar. Acho que por isso conquistamos mais fãs a cada dia”


Por Marcele Neves Fotos Divulgação

CELEBRIDADES

Casamento aberto? Filha de Peixe Após uma breve participação na última temporada da série “As Brasileiras”, da Rede Globo, Antônia Pires de Morais, filha da atriz veterana Gloria Pires, não teve como ficar imune à veia artística que existe na sua família. A jovem estaá se preparando para atuar em sua primeira novela, o remake da novela Guerra dos Sexos, de Sílvio de Abreu, que começa a ser filmada agora em julho e conta com a participação da mãe – as duas atuarão juntas. Como diz o ditado: filho de peixe, peixinho é.

Um casamento aberto. Assim Zilu, casada há 30 anos com o cantor sertanejo Zezé de Camargo, definiu a sua relação com o marido. O depoimento foi dado a uma revista logo após boatos que ligaram o nome do cantor a supostas amantes. Ela, que vive em Miami, onde se dedica a cursos de inglês e teatro, falou também que a maturidade do casal os fez chegar a este acordo e que, a essa altura, não abriria mão de fazer o que sempre sonhou – estudar – para ficar 24 horas por dia atrás do homem. "Amar é querer que o outro seja feliz e essa é a nossa prioridade. O Zezé está livre para ficar comigo quando quiser e eu também tenho essa liberdade", concluiu.

Carla Perez de volta à TV Prestes a completar 15 anos de carreira, Carla Perez estreia em breve um novo programa destinado ao público infantil nas manhãs da TV Aratu, emissora de Salvador afiliada ao SBT – onde deu os primeiros passos como apresentadora na década de 90, em São Paulo. Pouca informação, no entanto, foi divulgada. Até agora se sabe apenas que o programa será diário e que terá um grande contato com as crianças, reforçando o trabalho que a apresentadora vem fazendo nos últimos anos, no comando do seu bloco infantil Algodão Doce.

Elis no cinema Em breve, o cinema brasileiro ganhará a cinebiografia de Elis Regina, uma das cantoras mais icônicas da nossa cultura, morta há mais de 20 anos. O filme será dirigido por Hugo Prata e roteirizado por Nelson Motta, mas ainda não tem previsão de estreia. João Marcello Bôscoli, filho da cantora, disse em entrevista que gostaria de uma atriz nova, com frescor, interpretando sua mãe. Já para o papel de Bôscoli, ele considera o ator Mateus Solano – que está no ar atualmente na novela Gabriela – como a pessoa perfeita.

JULHO’2012

7


ACONTECE NA BAHIA

Texto e foto Marcello Fontes

O bom filho à casa torna Em entrevista, Tatau fala sobre a sua volta para o Ara Ketu

Tatau é a cara do Ara Ketu e o Ara Ketu é a cara de Tatau e é por isso que o Ara Ketu é bom demais. Depois de 20 anos comandando os vocais da banda, o cantor, que passou quatro anos fazendo carreira solo, está de volta para onde nunca deveria ter saído. Nosso Bairro, sem perder esse capítulo especial da música baiana, traz para você todas as novidades do cantor e compositor Tatau, que de forma tranquila, com direito a um pocket show emocionante, revisitou músicas consagradas de sua carreira, e contou para a gente o quem vem pela frente durante coletiva de imprensa acontecida no Botequim São Jorge. Confira:

“Os ensaios vão voltar, estamos com um repertório cheio de novas canções” Tatau, após ter ficado 20 anos à frente da banda Ara Ketu, e, claro, também, quatro anos trilhando carreira solo, o que é que vem de novo nesse recomeço? Posso adiantar que vêm muitas coisas diferentes, até porque muitas coisas mudaram. O convite desse meu retorno partiu da produtora Carreira Solo, amadureci essa ideia por muitos dias e não podia negar, até porque o Ara Ketu foi a minha escola, aprendi tudo aqui. Não cheguei artista, e sim me transformei. Então, tudo está acontecendo de forma natural, de maneira definida. A torcida foi grande e estou explodindo de felicidade. Assinei um contrato por mais quatro anos. E quando acontece a sua reestreia em Salvador? Antes de Salvador, faço dois shows fora da Bahia. O primeiro vai rolar em Minas Gerais e outro no Rio de Janeiro, na cidade de Duas Barreiras. Em Salvador, a festa está agendada para 30 de agosto, no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com muitas participações, além da gravação de um cd, cheio de músicas novas e antigas.

8

JULHO’2012

Durante os quatro anos de carreira solo, o que é que você pôde observar de positivo e de negativo no cenário da música baiana? Sinto falta da música que fale mais da nossa terra, parece que deixamos de amar mais a nossa cultura. Mas enquanto existir compositores rebuscados, engajados de verdade com o trabalho, a música estará salva de qualquer outra coisa. Seguirei em frente, fazendo a minha parte e cada vez mais buscando identidade afro-cultural, que, aliás, sempre foi a nossa história. Faço questão de manter isso.

Ketu tenha um público conservador que nos acompanhou desde o início até a minha saída da banda, quando tentei buscar um novo caminho. A canção “A Volta”, por exemplo, chega suingada, cheia de fusões, mais sintetizada e com novos elementos. A música, de minha autoria, é um verdadeiro filme que passa em minha cabeça, de tudo que já fiz, e, gozado, tem um trecho que fala da passagem do bloco pelo Corredor da Vitória, bem emocionante para mim. E o Carnaval de 2013, Tatau? Muitas novidades que vocês saberão logo em breve. Os ensaios vão voltar, estamos com um repertório cheio de novas canções...

Você está muito envolvido como compositor. O que você anda compondo? Adoro compor, e agora mais ainda. Mudou tanta coisa nesse negócio de compor. Hoje minhas composições estão mais temáticas e ligadas ao que quero falar mesmo, entende? Antes não tinha um foco específico e agora já acontece o objetivo com o desenvolvimento dessa abrangência musical.

Um sonho... Colocar o ‘Ara’ nas cabeças!

O que os fãs podem esperar dessa nova etapa? Precisamos sempre mesclar, embora o Ara

Uma frase ou palavra que não sai de sua cabeça... União!

Existe uma fórmula para o Ara Ketu ser ‘bom demais’? A fórmula é que o Ara Ketu mexe com os corações das pessoas, é isso.


ROTEIRO

Por Marco Gramacho Fotos Divulgação

Safári para a criançada Para deixar ainda mais divertido o período das férias, com um toque de adrenalina e emoção, o Shopping Barra oferece o “Safári - Uma Aventura no Shopping”, até 29 de julho, na Praça Central, localizada no Piso L1. O evento lúdico simula uma aventura em meio à floresta, com bichos, sons de animais, divertidos obstáculos e armadilhas, além de uma decoração totalmente diferenciada. Os aventureiros deverão ter de 2 a 12 anos. Serviço: Shopping Barra Av. Centenário, 2992 - Chame Chame - Salvador – BA Telefone: 71 2108 8288 Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h sendo que a Praça de Alimentação funciona a partir das 12h www.shoppingbarra.com

The Fifties inaugura primeira filial Os famosos hambúrgueres de picanha do The Fifties Tradicional Burger acabam de chegar ao Shopping Bela Vista, em Salvador. Com decoração inspirada no glamour norteamericano dos anos 50, o The Fifties tem como diferencial oferecer sanduíches rápidos em estrutura de restaurante, com direito a maitre e atendimento qualificado. A rede se destaca pela criação dos famosos hambúrgueres de picanha, os Pic Burgers – carrochefe da hamburgueria.

A exposição On-Off, dos artistas Cabaio (Buenos Aires) & Domingas (Salvador), cujos trabalhos refletem e trazem à luz esquemáticos e circuitos utilizando LEDs e outros componentes eletrônicos que enlaçam a união de duas forças distintas, por vezes opostas, acaba de ser inaugurada na Galeria Acbeu. Em 15 dias os dois artistas produziram uma série de pinturas interativas que articulam possibilidades pictóricas à eletricidade na linha do "faça você mesmo". Serviço: Onde: Galeria ACBEU, Avenida Sete de setembro, 1883, Salvador Visitação: até 21 de julho Funcionamento: Segunda a Sexta-Feira, das 14h às 20h e aos Sábados, das 16h às 20h - Quanto: Entrada franca Realização: ACBEU E-mail: galeria.acbeu@gmail.com Site: www.acbeubahia.org.br

Texto e foto Divulgação

Sua festa com música ao vivo,versátil e animada Girlene Bastos já viajou por diversas partes do País levando sua boa música. São Paulo e Minas fizeram parte deste trajeto. Em agosto, no Teatro Sesi - Rio Vermelho, ela lançará seu mais novo CD "Meu Brasil Brasileiro", um passeio pela bossa, samba, jovem-guarda e forró. O show trará figurinos inéditos em homenagem ao nosso Brasil. Além de cantar, Girlene produz shows musicais e ensina música no Curso Livre de Músicas que fica na Rua Ceará,1108, Shopping Boulevard 405, Pituba. Informações: 71 9952 4967 / 8663 5032.

Cá entre nós Entre Nós – Uma Comédia Sobre Diversidade no Cine Cena Unijorge (Shopping Itaigara), às 20 horas, fica em cartaz às sextas e aos sábados, até dia 28 de julho. Com texto, direção, iluminação e figurino de João Sanches, o espetáculo traz no elenco Igor Epifânio e Anderson Dy Souza no papel de atores que tentam inventar na hora uma história de amor entre dois jovens gays. Para isso, eles enfrentam uma série de situações conflitantes e engraçadas até decidirem o destino dos personagens Rodrigo e Fabinho. Serviço: O quê: Entre Nós – Uma Comédia Sobre Diversidade Quando: 13 a 28/07/2012 (sexta e sábado) Horário: 20h Onde: Cine Cena Unijorge Valor: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia). Classificação: 14 anos - Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 14h às 20h Informações: 71 3353 3527

JULHO’2012

Nilson Rocha/Div.

Girlene Bastos

Galeria ACBEU inaugura exposição On-Off

9


DVD

Por Guy Ferreira Imagens Divulgação

O Artista Entre o fim da década de 1920 e o começo dos anos 1930, Hollywood passava por uma drástica mudança na forma de se fazer filmes, o cinema mudo entrava em decadência e nasciam os primeiros sucessos falados. O astro das produções de aventura George Valentin (Dujardin, ganhador do Oscar® por seu papel) vê essa nova era da Sétima Arte com pouca motivação, pois seu rei-

nado como estrela chegou ao fim e ele é obrigado a rodar por sua conta seus filmes. Paralelamente, uma bela e jovem atriz que antes fazia apenas figuração agora é a nova queridinha de Hollywood. Nesse cenário, um complicado amor pode surgir e vidas podem perder seus rumos. Esse filme mereceu todos os prêmios que ganhou!

Tão Forte, Tão Perto

O Último Dançarino de Mao Baseado na autobiografia de Li Cunxin, Adeus, China – O Último Bailarino de Mao, este drama narra a dura vida de um jovem chinês que desde sua infância lutou por sua paixão pela dança. Quando ele tem a chance de fazer parte da academia da Madame Mao e consegue uma bolsa para estudar balé nos EUA, Cunxin se apaixona pela cultura ocidental e isso muda radicalmente sua vida.

Aos 11 anos de idade, Oskar Schell é uma criança excepcional: inventor amador, admirador da cultura francesa, pacifista. Depois de encontrar uma misteriosa chave que pertencia a seu pai, que morreu no World Trade Center no 11/09, ele embarca em uma incrível jornada. Uma urgente e secreta busca por um segredo pelas cinco regiões de Nova York. Enquanto Oskar vaga pela cidade, ele encontra pessoas de todos os tipos, todos sobreviventes em seus próprios caminhos. Por fim, a jornada de Oskar termina onde começou, mas com o consolo da experiência mais humana de todas: o amor.

As Aventuras de Tintim O aventureiro Tintim compra para o amigo Haddock um modelo de um galeão antigo, que, por coincidência, era a réplica do navio de um antepassado do capitão, o cavaleiro de Hadoque. O modelo é roubado, e logo depois a casa de Tintim é toda revirada. O que os assaltantes procuravam? Por sua vez, o capitão acha no sótão de casa as memórias do cavaleiro. Nelas, ele narra seu encontro no Caribe com o pirata Rackham, o Terrível, que o captura com seu navio, para o qual transfere os tesouros que havia pilhado. O cavaleiro consegue escapar e afunda o Licorne com todo o tesouro a bordo. Divide o mapa com a localização do naufrágio em três partes, que esconde em réplicas do navio. Muitos anos depois, Tintim e seus amigos decidem buscar as partes do mapa, sabendo que para isso terão de driblar uma perigosa quadrilha.

Um Dia Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conhecem na noite de formatura da faculdade. Anualmente, eles se encontram na mesma data - 15 de julho. Emma, apesar de inteligente, não consegue engrenar em sua carreira. Já Dexter vai muito bem, tanto na vida profissional quanto na amorosa. Conforme o tempo passa, os dois vão se distanciando e suas vidas seguem seus cursos. Porém, Emma e Dexter sentem que juntos eles seriam muito mais felizes.

10

JULHO’2012


O MELHOR DO FACE

12

JULHO’2012


Por Marcele Neves Fotos Divulgação

Evite problemas com a TV por assinatura Pela lei de Serviço de Atendimento ao Consumidor, a opção de cancelamento de serviços como TV por assinatura tem que ser uma das primeiras no menu de atendimento telefônico, e a gravação dos diálogos entre cliente e empresa é válida por até 90 dias. É importante guardar os protocolos de atendimento e – caso haja necessidade – lembrar-se de solicitar as gravações dos contatos para ajudá-lo na resolução de alguma dificuldade. Se o problema persistir, procure os órgãos de defesa do consumidor e proteste.

Dicas para preparar o peito de frango Anota aí a dica para preparar um peito de frango no ponto, sem que ele fique seco ou gorduroso demais. Deixe o filé marinando por 15 minutos num tempero com suco de limão, molho shoyu, uma pitada de mostarda, um dente de alho amassado, sal e pimenta-do-reino a gosto. Na hora de levar ao fogo, grelhe o peito juntamente com esse caldo em uma frigideira antiaderente, cuidando para ele não ressecar. Desta forma, você prepara o alimento sem acrescentar gordura e garantindo o máximo de sabor.

Escolha o colchão certo Na hora de comprar um colchão, lembre-se de checar se a densidade da espuma é apropriada para o seu peso. Basta consultar uma tabela que existe em todos os modelos – cada fabricante tem sua especificação. Uma boa dica é, antes de fazer a compra, experimentar e certificar se o colchão não tem memória, ou seja, se seu corpo ficará marcado logo ao levantar. Se sim, significa que sua coluna não ficará reta na hora do sono, o que pode trazer futuros problemas.

Duetto Family Grill, Arno Este produto é uma verdadeira churrasqueira para os modernos e requisitados espaços gourmets. O Duetto Family prepara carnes, peixes e legumes para até 10 convidados de uma só vez. www.arno.com.br

LAR

Xô, mofo! Quando o tempo está muito úmido, é normal que surja um vilão perigoso para a saúde, especialmente a dos alérgicos: o mofo. Causado por fungos, costuma impregnar paredes, tapetes, carpetes e as roupas que ficam nos armários. Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia, explica que, nas roupas, o mofo não causa apenas mau cheiro. “Ele também provoca manchas que podem comprometer os tecidos”, informa. Confira algumas dicas simples para deixar suas roupas, carpetes e tapetes livres de fungos. E nunca é demais lembrar: limpeza, boa ventilação e ambiente seco são condições essenciais para vencê-los. - Se você tirou do armário alguma roupa ou mesmo cobertores e edredons com cheiro de mofo é necessário lavá-los antes de usar. - Quando for guardar peças de inverno, edredons, cobertores e até travesseiros no armário é recomendado lavar e usar sacos ou capas de TNT. “Nunca coloque em sacos plásticos, que provocam umidade e, consequentemente, o mofo”, adverte o especialista. “Além disso, é recomendável deixá-los arejando em local ventilado uma vez por mês, longe do sol, para evitar que as fibras dos tecidos se queimem ou fiquem amareladas.” - O local que armazena roupas e outros itens precisa ser mantido sempre seco. Frequentemente, verifique se há infiltração nas paredes. E também instale equipamentos que absorvem umidade, facilmente encontrados no mercado e bastante eficientes. “Quem preferir, pode optar por potes antimofo – que devem ser espalhados em cada divisão do armário. Eles contêm partículas que absorvem a umidade do ambiente e são um bom auxílio na conservação de todo tipo de tecido”.

JULHO’2012

13


CENTRO HÍPICO SÍTIO CHUIN

Baianos têm um novo espaço para prática de atividade nobre Arena de competições locais, brasileiras e internacionais do hipismo, o Centro Hípico Sítio Chuin oferece uma oportunidade ímpar para quem deseja aprender a montar a cavalo. Definido por muitos como uma ferramenta para a liberdade, o hipismo permite um agradável contato com a natureza através de uma terapia enriquecedora, divertida e sem limitação de idade. Concentração, precisão, disciplina, postura e a coordenação motora são outros benefícios acessórios à prática. “Costumo dizer que o esporte incentiva não apenas uma postura física em cima do cavalo, mas também uma postura firme para encarar os obstáculos da vida”, explica Lívia Neves, proprietária do Sítio Chuin e amazona. Nos momentos iniciais, o jovem atleta é guiado sobre o cavalo com auxílio de um profissional expe-

14

JULHO’2012

riente, a fim de que adquira o equilíbrio e a confiança aos poucos, em cima do cavalo. Com o passar do tempo, a experiência do atleta permite que ele ganhe domínio sob o animal e participe de competições de nível cada vez mais exigente. Segundo a amazona, "o respeito ao equino deve ser estabelecido logo nos primeiros contatos, afinal de contas, se o cavalo nos dá a oportunidade de, ao lado dele, conviver e desfrutar de experiências magníficas, não me parece menos justo dar-lhe a nossa gratidão e o respeito em troca".

Centro Hípico Sítio Chuin Loteamento Enseada do Jacuípe, Barra do Jacuípe, Bahia - Tel.: 71 3678 2981


JULHO’2012

15


MODA

Por Roberto Pires - bobpires@ig.com.br Fotos Divulgação

Djezzy aposta no estilo retrô

Diogo CAmpoS/DiV.

A marca da estilista Jéssica Arnhold desembarca no shopping Paseo Itaigara com sua coleção ‘Rock Medieval’

O frigobar vermelho que se avista logo ao entrar na loja denuncia a paixão de Jéssica pelo design da década de 50. Esse apreço se confirma nas roupas expostas nas araras, que trazem elementos como cintura marcada e estampas de poás (bolinhas), listras e xadrez. Mas para quebrar o aspecto ‘fofinho’ das peças de influência retrô, a estilista utiliza referências do universo rock glam, como a cor preta e as tachas. O resultado são modelitos ousados, com decotes e transparências, mas sem vulgaridade. “Meu desafio é adaptar os anos 50 ao estilo da Bahia. Aqui procuram muita coisa colorida”, explica a empresária, que acaba de mudar o endereço da Djezzy Store, que funcionava no shopping Pituba Sol, para um espaço mais amplo no Paseo Itaigara. Ela avisa, no entanto, que nas coleções de sua marca sempre haverá a presença das cores preta e branca e o flerte com o visual vintage, com cara de coisa antiga adaptada aos dias de hoje. “Em São Paulo existem lojas com essa pegada, que não tem por aqui, então quis trabalhar esse foco diferente”, conta Jéssica, que há cerca de 20 anos deixou a capital paulista, onde nasceu, para morar em Salvador. FoTo ALVENiR JR.

Fã de rock, Jéssica Arnhold diz que está ‘engatinhando’ na moda

16

JULHO’2012

Cara de pin-up girl dos anos 50 nos looks acima e abaixo

Fã da banda norte-americana de rock alternativo Foo Fighters, dentre outras do mesmo gênero, Jéssica Arnhold lançou a marca Djezzy (cujo nome é inspirado no seu apelido ‘Dje’) há dois anos. Com experiência adquirida ao lado de impor- Diogo CAmpoS/DiV. tantes nomes da moda brasileira – Valdemar Iódice, Glória Coelho e Reinaldo Lourenço –, ela cria de T-shirts a roupas de festa e modelos sob encomenda, incluindo traje de noiva. Na sua loja, a peça mais cara, um vestido de paetês, custa R$ 400. Mas a criatividade e o perfeccionismo da jovem criadora não se limitam às roupas. Tudo na Djezzy é criação dela: da decoração, que tem cortinas de bolinhas nos provadores, até a concepção das sacolas e caixas, além da vitrine.


Formas geométricas dão um charme extra às sandálias Kenner (www.kenner.com.br).

Brilho aos seus pés Feitos com paetês, glitter, lurex ou em materiais metalizados, os tênis da linha Sportwearchic, lançada pela Anzettuto Shoestore, também primam pelo conforto. Para quem ainda resiste, é bom saber que o brilho deve ser usado durante o dia e não apenas em ocasiões noturnas. Os modelos, a exemplo deste preto, custam em média R$ 179 e podem ser adquiridos pelo site (www.anzetuttoshoestore.com.br) ou na loja Balangandã, em Praia do Forte – tel. 3676 1782.

Cheia de estilo Com DNA baiano, a marca MMaria Estilosa traz para meninas e mulheres descoladas uma moda recheada de toques românticos e fashionistas. Além de roupas, a estilista e empresária Juliana Costa investe em acessórios diversos que vão desde brincos e colares até maxicolares e bolsas de vários tipos. Segundo ela, o diferencial da MMaria Estilosa está nos modelos e também nas estampas, como essa de bolinhas que você vê aí na foto. A loja acaba de ser inaugurada no Ed. Atlanta Empresarial (Rua Dr. José Peroba, 297, Stiep – tel. 3272 5739).

Aromas deliciosos

A coleção Paris, da marca Super Pérola, tem cores muito chiques! Os esmaltes, enriquecidos com óleo de argan, custam R$ 2 cada e estão disponíveis em perfumarias e lojas especializadas.

Jabuticaba, pitanga e lychia são ótimas em sucos e roskas. Mas as três frutas saborosas servem também para cuidar do corpo e dos cabelos. Com este propósito, a Mahogany está lançando produtos tentadores, entre eles os óleos de banho, sabonetes líquidos, shampoos, condicionadores e perfumes, disponíveis nas lojas da marca nos principais shoppings de Salvador. Os preços variam de R$ 25 a R$ 48.

JULHO’2012

17


Por Cris Montenegro Fotos Divulgação

BELEZA

Novos efeitos para as unhas As unhas decoradas estão em alta e quase toda mulher já fez ou deseja experimentar uma misturinha, um ombré ou uma francesinha inusitada. Por meio de diversas técnicas, as unhas podem ganhar desenhos e efeitos variados com opções para todos os gostos, dos mais discretos aos mais marcantes. Diversas combinações podem ser criadas com glitters, holográficos, efeitos 3D, flocados, metalizados e também craquelados. Pensando em aumentar essa gama de possibilidades, a Risqué lançou Risqué Cobertura Craquelada. A novidade forma pequenas rachaduras na superfície da unha, criando um efeito moderno e instigante. Disponível exclusivamente na cor preta, a cobertura é ideal para reinventar as técnicas já conhecidas do universo dos esmaltes e dar um toque especial ao efeito que se deseja produzir. Para as internautas, vale a pena compartilhar suas criações na fan page da marca: www.facebook.com/RisqueOficial.

Jequiti lança Coleção Aviva Bicho Solto inspirada na tendência animal print Foi com toda pompa e circunstância o casamento do cantor Belo com a modelo Gracyanne Barbosa, no último dia 18 de maio. Eles, que estavam casados no civil desde junho de 2011, oficializaram a união na Igreja da Candelária, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. Após a cerimônia, realizada pelo Padre Marcelo Rossi, amigo de Belo, os noivos receberam os convidados nos luxuosos salões da Ilha do Fiscal, que foram decorados com mais de 3.000 rosas vermelhas e lustres de cristal para a ocasião. Especula-se que o casal tenha gastado mais de meio milhão de reais com a festança. A quantia inclui um Rolex, avaliado em R$ 80 mil, presente de Belo para a, agora, esposa.

Dando uma mãozinha no make Quinteto de sombras profissional Esika (Belcorp) – Cor que dura por até 24 horas, acompanha espelho, aplicadores especiais e instruções de aplicação.

Sabonetes inspirados em drinks

Leite de Colônia lança lenços umedecidos Com a correria da vida moderna, as mulheres buscam cada vez mais soluções práticas e eficientes para remover a maquiagem e limpar a pele. Para facilitar e agilizar o processo dessa tarefa diária e essencial, Leite de Colônia, tradicional linha de loções de limpeza, apresenta uma novidade: os Lenços Umedecidos Leite de Colônia. Dermatologicamente testados, os Lenços Umedecidos Leite de Colônia limpam a pele e removem a maquiagem, podendo ser utilizados em todo o rosto, inclusive na área dos olhos. Com um excelente custo-benefício (R$ 12), eles podem ser levados na bolsa em uma linda embalagem vintage.

18

JULHO’2012

A EOS Cosméticos, marca comandada por Mariangela Bordon, lança sabonetes líquidos para as mãos inspirado em famosos drinks, como Belinni, Ginger Ale, Parfait Amour e Curaçau Blue, incrementando a já existente linha Bioliquid. Os novos aromas são marcados pela suavidade da fragrância, associada à água purificada e enriquecidos com oligoelementos e agentes umectantes, que resultam numa limpeza delicada com toque acetinado. Todos os produtos são formulados a partir de elementos minerais, em seu estado natural, que purificam, protegem, tratam e trazem sensações de bem-estar. Para criar a linha de Sabonetes Bioliquid, a EOS foi buscar inspiração na magia que envolve os drinks mais famosos e clássicos que existem. Cada essência carrega uma história diferente, despertando sensações e emoções únicas. www.eoscosmeticos.com.br


Fotos Alvenir Jr.

MERCADO DA MANICURE TULY

Mercado da manicure na Pituba Desde maio, o Mercado da Manicure Tuly atende aos profissionais que cuidam da saúde e do embelezamento de mãos e pés. Na loja, manicures e consumidoras finais dispõem de grande variedade em cores e marcas de esmaltes, todos em sintonia com os lançamentos nacionais e tendências do momento. De acordo com a empresária Cilene Guimarães, todo o espaço foi pensado e projetado para mulheres que não abrem mão da qualidade de marcas como a norteamericana OPI, livres de Tolueno, Formaldeído e o Dibutilftalato, substâncias que causam alergias. “Possuímos em nosso catálogo o que há de melhor em cosméticos, produtos de higiene pessoal, acessórios e equipamentos profissionais”. Dando seguimento ao mercado das unhas, há ainda os acessórios para fazer as unhas de caviar e as de veludo, bem como os carimbos da Konad, para quem deseja um pouco mais de descontração nos desenhos. Para quem gosta de unhas postiças, mas prefere não utilizar colas, a Tuly oferece as unhas adesivas, que duram até uma semana sem soltar e vêm desenhadas ou pintadas. Com a tendência da moda de cílios postiços, a Tuly trabalha com um mix de marcas nacionais e importadas também para maquilagem. Marcas como a Duo, eleita a melhor pelos profissionais da área, e a Klass Vough, são facilmente encontradas na loja. Mercado da Manicure Tuly Rua Pernambuco, 153, Condomínio Edifício Esplanada Avenida, loja 03, Pituba, Salvador – BA Tel.: 71 4103 6305 / 3240 0779 Site: www.tuly.com.br/blog

JULHO’2012

19


KID & TEEN

Por Cris Montenegro e Marcele Neves Fotos Divulgação

C&A apresenta coleção especial para as crianças As crianças têm motivos de sobra para correr para C&A. Barbie, Princesas, Disney Clássicos - Mickey, Minnie e Pateta, Hot Wheels e Super-Heróis, fazem parte de uma coleção exclusiva. Cada peça linda que vai deixar seu filho ainda mais fashion. Corra! www.cea.com.br

Hello Kitty em adesivos de parede Os adesivos de parede Hello Kitty acabam de chegar ao mercado oferecendo múltiplas opções para se criar espaços modernos, com decoração alegre, colorida e encantadora de quartos, áreas de estudo, recreação ou até mesmo para compor uma brinquedoteca para o público infantil, por exemplo. Com linhas as diferenciadas Bunny, Patchwork e Love para atender jovens e crianças, em especial as meninas, os adesivos trazem personagens e elementos de cenários para a decoração de paredes, os quais são desenvolvidos e comercializados pela I-Stick através de licenciamento da Sanrio do Brasil, detentora da marca mundial Hello Kitty. www.istickonline.com

Sem café da manhã e com cárie Uma nova pesquisa espanhola revelou que crianças que não fazem a primeira refeição do dia, o café da manhã, tendem a aumentar a quantidade de cárie. Isso porque se ela não come na hora certa, vai acabar fazendo pequenas refeições fora de hora e, claro, nem sempre se lembrará de escovar os dentes. Crianças a partir de um ano de idade já podem escovar os dentes com creme dental sem flúor e uma escova de cerdas macias – para os recémnascidos, a opção é a dedeira. O ideal é ficar atento e fazer a limpeza da boca dos pequenos após as refeições, especialmente quando se tratar de uma guloseima cheia de açúcar. E não abrir mão do café da manhã todos os dias.

Receita rápida Com mais de 200 receitas de preparo rápido para crianças, o recém-lançado “A Melhor Comida para Bebês do Planeta”, elaborado pelas norte-americanas Tina Ruggiero e Karin Knight, foi adaptado para ingredientes daqui do Brasil. A publicação oferece um cardápio dividido por idade (de 6 meses a 2 anos) e traz ainda uma análise dos nutrientes de cada receita e dicas para o seu filho comer bem. Confira um exemplo: Papinha Cremosa de Queijo Cottage e Cenoura 4 cenouras baby 1 colher (sopa) de água ¼ de xícara de queijo cottage Preparo: Corte as cenouras de comprido e, depois, na metade. Coloque-as em uma pequena tigela própria para microondas e adicione água. Cubra e cozinhe na potência máxima por dois minutos. Deixe esfriar e amasse com o garfo.

Fácil de montar A Caloi lançou o conceito “Monte você mesmo”, que tem a intenção de facilitar a montagem da bicicleta infantil, que poderá ser feita em casa pelos próprios pais. O processo pode ser realizado em apenas quatro etapas, e todas as instruções estão contidas na caixa do produto, no manual impresso e também em um vídeo disponível no site da Caloi. Vale salientar que os modelos são aprovados pelo Inmetro, certificação que garante maior segurança aos consumidores. O modelo é indicado para meninas entre 2 e 4 anos. www.caloi.com

Vacina contra o HPV também para os meninos Em breve a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deve liberar a vacina contra o papiloma vírus, conhecido como HPV, também para os meninos – a imunização previne o câncer de boca e de garganta na idade adulta. Atualmente a Sociedade Brasileira de Pediatria só indica a imunização para meninas a partir dos 9 anos, devido à associação ao câncer de útero. O alerta é da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, pois a doença pode ser transmitida por via oral e afetar as mucosas genitais e as da boca.


PET

Por Anaísa Freitas Fotos Divulgação

Banho personalizado Que o futebol é o esporte predileto dos brasileiros todo mundo sabe. Torcer, vibrar e sofrer são sensações intensas, que passam de pais para filhos e, agora, também para os pets. São kits de banho personalizados e oficiais de 10 times nacionais: Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Curitiba. www.petshop.com.br

Coleta higiênica O Papacão é um produto diferente para coletar as fezes do cão, feito com uma haste retrátil e ajustável e um saco coletor oxibiodegradável. Ele também é muito leve e prático para transportar. www.petshop.com.br

Kit viagem feito de ecojuta certificada Ter a preocupação de escolher produtos ecologicamente corretos faz toda a diferença para o planeta. A Dog’s Care cresceu com o desenvolvimento de produtos sustentáveis e deu lugar a uma linha com inúmeros produtos, que inclui tapetes higiênicos, produtos 100% naturais para higiene da casa e do animal, kit viagem feito de lona reciclada, entre outros. Todos levam o selo eco amigo do meio ambiente. www.dogscare.net

Transporte pet A Trafic é uma mochila feita em nylon 600, com rodinhas para facilitar o transporte, e pode ser utilizada até mesmo nas costas para transportar o animal. Perfeita para aqueles locais mais reservados, nos quais os pets não podem ficar circulando, além de liberada para ser usada como transporte aéreo pela Infraero. www.petshop.com.br

Casa e playground para os Hamsters Como qualquer animal, o Hamster precisa de uma alimentação balanceada, cuidados diários e um bom lar para descansar, brincar, se distrair e viver. Afinal, ele é um animal como qualquer outro, mas que não pode ficar solto pela casa, rua, entre outros ambientes. Por isso, a Gaiola Hamster Labirinto reúne conforto e espaço curiosos para o bichinho passear e se divertir. www.petshop.com.br 22

JULHO’2012


Da Redação Fotos Divulgação

Bob, Poodle, 1 ano

Kawaii, Shih-tzu, 1 ano e 11 meses

Kiara, Poodle, 12 anos

Pingo, sem raça de finida, 8 anos

SEGURANÇA NOSSOS BICHINHOS

Yumi, Shih-tzu, 7 anos

rrier, Ringo, Yorkshire Te 2 anos

Marri, Siamês, 15 anos

Rosa, sem raça defin ida, 4 meses

Apelo

Zeca, sem raça definida, 2 anos

Luke, esse Chow Chow de 2 anos, sofreu um acidente quando tinha apenas seis meses: caiu do segundo andar da residência do seu dono, José Cleriston, e com a queda rompeu o ligamento da pata posterior direita. José procurou muitos veterinários, porém o problema não foi resolvido. Então, ele resolveu escrever para a Nosso Bairro com o objetivo de encontrar algum profissional que possa ajudar o seu cãozinho, já que Luke anda com dificuldade, apoiando-se apenas em três patas, uma vez que uma permanece suspensa devido ao problema do ligamento rompido. Quem tiver interesse em ajudar, os contatos de José Clerison são: 71 9178 7016/ 8642 8754.

Luke, Chow Chow, 2 anos

Mande fotos do seu bichinho para editoracanal2@gmail.com. As fotos devem ter resolução mínima de 300 dpi. Não esqueça de colocar o nome, a idade e a raça dele (a) no e-mail. Confira os escolhidos desta edição.

JULHO’2012

23


Por Cris Montenegro Fotos Divulgação

Caneta beijável permite escrita pelo corpo Entre quatro paredes, a dica é deixar rolar. Afinal, desde que seja do gosto do casal, vale tudo! Hoje em dia, a variedade é imensa e consegue atender todos os tipos de casais e suas vontades. Uma boa sugestão para começar as brincadeiras é a Caneta Me Beija. Nos sabores morango e chocolate, a caneta, que pode ser usada para

desenhar no corpo, também é beijável, ou seja, pode se levar à boca. Com uma ponta fina que permite uma escrita perfeita e bem delineada. Você pode usar a imaginação e desenhar tudo o que você quiser, e depois, para apagar, é só tirar com beijos. Onde encontrar: www.karicia.com.br/ www.cliquesexshop.com.br

Vibrador para carregar em qualquer lugar

Kimonos sensuais

Para a maioria das coisas que fazemos hoje em dia, usamos o computador. É um acessório que, além de facilitar, tornou-se fundamental na vida de todos. Além das funções básicas, o computador também serve para carregar outros acessórios eletrônicos, como celulares, iPod e a nova linha de vibradores da Eva Collection, My Vibe! e Duo. Os dois vibradores foram desenvolvidos especialmente para as mulheres brasileiras e têm esse diferencial muito especial. Os produtos vêm com carregador USB. Pode ser carregado no notebook, no computador do trabalho e em casa. Ambos têm formato anatômico com corpo revestido de um macio material 100% em silicone, para quem busca intensidade no prazer com o máximo de conforto. Saiba mais através do site www.adaoeevatoys.com.br.

Com modelos que vão dos mais discretos aos mais ousados, a Baci Lingerie oferece uma variedade de peças para as mulheres arrasarem nas noites especiais. A coleção Black Label traz diversos modelos de lingeries confeccionadas em tules, rendas elaboradas e modelos sensuais. Elegante e glamuroso, o kimono é um acessório que pode acompanhar a roupa íntima. A Baci oferece modelos confeccionados em cetim e renda. As peças possuem mangas (curtas ou longas) e acompanham cinto de cetim para amarrar. www.baci.com.br

Termômetro da paixão Todo mundo tem o anseio de saber como será a vida amorosa, quanto tempo vai durar o relacionamento atual e se realmente aquela expressão "para sempre", que todo casal adota, é verdadeira. Pensando nisso, o especialista em comportamento humano, Felipe Okazaki, criou o Termômetro da Paixão, que através de técnicas de quiromancia

24

JULHO’2012

auxiliam a evitar desilusões amorosas. Segundo o especialista, as linhas das mãos podem revelar o destino das pessoas, já que as mãos funcionam como "arquivos" que registram o passado, presente e futuro determinando o comportamento e apersonalidade de cada um. www.leiaseufuturo.com.br

*Esses produtos podem ser encontrados no site www.lojadoprazer.com.br.

M P EN RO O IB RE ID S O D PA E 18 RA A N O S

SEXO


Por Marcele Neves Fotos Divulgação

VIVA COM QUALIDADE

Alternativa para o sal Todo mundo sabe que o sal consumido em excesso pode trazer uma série de complicações à saúde, e para diminuir o seu consumo uma grande alternativa é incluir no cardápio o sal verde de ervas - uma receita criada pela nutricionista Natália Colombo, da NCNutre, em São Paulo. Vale a pena fazer! Receita de sal verde de ervas: 1 colher de sopa de sal marinho 1 colher de sopa de manjericão Orégano e salsinha desidatrados (1 colher de sopa de cada) 2 colheres (chá) de alecrim O preparo é simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e conservar na geladeira em recipiente seco e bem fechado. A receita rende 70 gramas e pode ser usada em qualquer preparação, já que ela valoriza o sabor dos alimentos e ajuda a diminuir o consumo do sal refinado.

Lanche saudável = frutas secas A praticidade e o alto valor nutritivo fazem das frutas secas uma ótima opção de alimentação saudável, principalmente no intervalo das refeições. Para usar nos lanches entre as refeições, antes e após a prática de atividade física, o ideal é montar kits com algumas unidades de frutas secas. Sugestão: mix contendo um damasco, duas ameixas / tâmaras, duas castanhas do Pará, e uma colher de sopa de outra fruta seca como abacaxi, maçã, pêra ou banana. As frutas secas mais comuns são figos, ameixas e uvas passas, mas já existe a versão desidratada

de diversas frutas, como abacaxi, banana, damasco, pera, pêssego, maçã, manga e outras que você só encontra na Noz Moscata. Aproveite a grande variedade para substituir lanches calóricos e pouco nutritivos como salgadinhos, pães e biscoitos por frutas secas. Além de auxiliar a mastigação, prolongam a sensação de saciedade e possuem mais benefícios para saúde. Serviço: Av. Paulo VI, 1573 A, Pituba. Tel.: 71 3021 1010 Av. Luiz Tarquinio, 122 C, Vilas do Atlantico. Tel.: 71 3369 2307

Santo amaranto! Considerado por pesquisadores um alimento funcional e muito nutritivo, o amaranto é um grão conhecido há mais de 10 anos quando culturas como os astecas, maias e incas o usavam como base de sua dieta. Além de auxiliar no controle da pressão arterial e nos níveis de colesterol, o alimento tem bastente ferro, duas vezes mais cálcio que o leite e mais proteína que os demais cereais – ideal para atletas e vegetarianos. A dica para colocar na sua dieta é o Pão de Amaranto, da Seven Boys. (R$ 4,30 – sevenboys.com.br)

Sutiã velho na mira da reciclagem Depois de muito usados, os sutiàs perdem a sua função principal, que é sustentar. Como é uma peça pouco útil e propícia para reutilização – a mistura de tecidos e fios para a sua composição é difícil de ser reaproveitada, segundo especialistas –, a alternativa é reciclar. Foi pensando nisso que a Triumph Japão desenvolveu uma tecnologia que transforma as peças sem uso em combustível (óleo RPF, um derivado do petróleo) para

utilização industrial. De 2009 até hoje, o Japão já recolheu mais de 200 mil sutiãs que se transformaram em 14 toneladas de combustível. No Brasil ainda não se tem iniciativas sustentáveis como esta, mas fica a dica para os fabricantes.

JULHO’2012

25


SAÚDE & FITNESS

Por Aina Kaorner Fotos Divulgação

Dando um up

Varie o treino

Subir as escadas do prédio pode ser uma boa opção para quem tem pouco tempo para realizar atividade física. Experimente trocar o elevador pelas escadas duas vezes na semana, sempre aumentando o tempo e a intensidade. Mantenha a postura ereta e o abdome contraído, evitando subir de dois em dois degraus para não sobrecarregar os joelhos.

Para evitar que os músculos se adaptem ao treino e percam a força, tente variar o treino a cada três meses. Além de mudar as cargas e exercícios, alterne também as modalidades, que podem ser musculação, alongamento e atividades aeróbicas. O importante é desafiar o corpo.

Dor nas costas Quem possui hérnia de disco deve apostar em atividades físicas que não sobrecarreguem a coluna vertebral, piorando as lesões nas regiões lombar e cervical. Pilates e exercícios aeróbicos de baixo impacto, como a hidroginástica, são excelentes opções. Quem não abre mão da musculação, deve optar preferencialmente por aparelhos em que os movimentos são realizados com o indivíduo deitado, estabilizando melhor a coluna.

Lanchinho noturno Quem sofre de fome noturna e costuma atacar a geladeira durante a noite, precisa prevenir a fome fazendo lanchinhos leves antes de dormir. Opte por um chá de camomila com um biscoito integral ou leite morno com aveia e canela para ter uma noite tranquila.

Xô, preguiça Está se sentindo cansado e desmotivado? Invista na suplementação com arginina. Este aminoácido melhora a cicatrização e o aumento do sistema imunológico, combatendo a fadiga. Ele também pode ser encontrado em alimentos protéicos como carne a laticínios.

26

JULHO’2012


Xô, sedentarismo! 12% dos brasileiros fazem uso de remédio para emagrecer. Somos os campeões da América Latina.

Todo mundo sabe que praticar exercícios faz toda a diferença na vida das pessoas e mais um estudo comprova isso. Os pesquisadores canadenses do Sunnybrook Health Sciences Centre avaliaram mais de nove mil mulheres, de várias faixas etárias (adolescentes, com 30 e 50 anos e na terceira idade) e descobriram que as que são ativas fisicamente apresentam menores chances de desenvolver algum tipo de demência ou outras doenças durante a velhice. O estudo revela que as mulheres que começaram a praticar exercícios ainda na adolescência mostram chances ainda menores de desenvolverem os problemas citados acima. Mas, se exercitar, em qualquer idade, traz benefícios para a saúde. Não importa a faixa etária, o importante é não ser sedentário.

Diabéticos precisam ficar atentos Boa parte das pessoas que sofrem com diabetes não se cuida como deveria. O estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) comprova isso. A pesquisa analisou mais de 3.500 pacientes com diabetes tipo 1 em 28 cidades do País. Do total, 85% possuem os níveis de glicemia sem controle e isso pode ocasionar complicações, como problemas cardiovasculares, cegueira,

amputações, falência dos rins e óbito. O estudo aponta que isso acontece por causa da falta de conscientização das pessoas em relação aos perigos da doença, já que o acesso aos medicamentos e medidores de glicemia é possível gratuitamente pelo SUS. Os diabéticos de todas as faixas etárias, mas, principalmente os adolescentes, são os que mais se descuidam com os cuidados essenciais.

JULHO’2012

27


CAPA

Por Dora Ramos Foto Divulgação

Planejamento: a melhor maneira para evitar a inadimplência

Planejamento: a melhor maneira para evitar a inadimplência Confira as dicas de Dora Ramos para acabar com as dívidas e poupar para o futuro Qual a maior preocupação da população: o consumo excessivo e a aquisição de bens supérfluos ou as dívidas feitas em longo prazo para obtê-los? Por mais que não seja uma novidade, sabemos que ainda há muitos que gastam mais do que ganham, especialmente por conta das facilidades de acesso ao crédito encontradas na hora da compra. De acordo com o Banco Central, o índice de inadimplência subiu de 5,7% para 7,5% em 2011 e, não havendo um planejamento adequado, há grandes possibilidades que para 2012 esses números aumentem ainda mais.

▪Não abuse das compras, adquira somente o necessário.

▪ Acredito que todos já tenham ouvido a famosa frase: “Você gasta mais do que pode”. E é exatamente isso que grande parte da população faz. O que resulta num mar de dívidas em que se tampam e destampam buracos no orçamento constantemente. Se você se identificou com essa situação, tome cuidado, pois é bem possível que já esteja no vermelho há algum tempo. Para mudar esse cenário, compre com consciência. Analise o que realmente está precisando e evite tristezas na hora da conferência da conta corrente.

O problema, no entanto, é que as complicações financeiras acarretam até problemas de saúde e a tranquilidade do ▪ Pense no futuro, poupe. consumidor. Afinal de contas, é difícil manter o foco no trabalho, por exemplo, quando se ▪ Ainda é pequeno o número de brasileiros que O problema, no entanto, é tem o sinal vermelho piscando no extrato possuem algum tipo de poupança ou formas de que as complicações finanbancário. Para fugir dessa realidade tão ceiras acarretam até proble- investimento de longo prazo. A baixa taxa de mas de saúde e a tranquilicomum, confira cinco dicas que o ajudarão a rendimento e os baixos salários são sempre citados dade do consumidor. Afinal conter o orçamento neste ano e ter mais como os maiores motivos de quem não consegue de contas, é difícil manter o foco no trabalho, por exemtranquilidade na hora de realizar seus poupar, mas também há fatores comportamentais plo, quando se tem o sinal desejos: envolvidos nessa questão. Sendo assim, mude sua vermelho piscando no exforma de pensar e veja a poupança como algo que trato bancário ▪ Compre à vista, não parcele. poderá se transformar na semente de um grande investimento, o que, dependendo do seu empenho e ▪ No momento da compra sempre é oferecida a forma de administração, pode resultar em lucro e sucesso. pagamento com o cartão de crédito, mas fuja dele. Prefira quitar suas despesas à vista, pois além de estar criando uma dívida a ▪ Invista corretamente e veja sua economia crescer. prazo, utilizando o crédito você corre o risco de se enrolar e cair nos juros e taxas que estão cada vez mais abusivos. ▪ Uma vez que tenha investido corretamente, seu dinheiro pode crescer de forma inesperada. As correções, taxa de juros e ganho ▪ Coloque todas as despesas na ponta do lápis. de capital mostrarão mais tarde o quanto vale a pena o esforço de poupar e abrir mão de alguns gastos nos dias de hoje. O ▪ O ideal é fazer uma relação de gastos contendo qual a despesa, investimento bem-sucedido é sinônimo de mais dinheiro em o valor, a data e o grau de necessidade (utilize o nível de 1 a 5, suas economias e uma vida mais tranquila. por exemplo, sendo o 1 aquilo que pode ser descartado e o 5 o mais necessário). Recomendo que as despesas sejam *Dora Ramos atua no mercado contábil-administrativo há mais relacionadas a cada semana, para que no final do mês você tenha de 20 anos. É fundadora e diretora responsável pela Fharos um relatório completo e visualize facilmente o que poderia ter Assessoria Empresarial. Para mais informações, acesse poupado ou qual será a sobra de dinheiro para o próximo mês. www.fharos.com.br. 28

JULHO’2012


Por Paulo Eduardo Oliveira*

DIREITO

Prazo de carência para atendimentos em exames ou procedimentos urgentes Corriqueiramente planos de saúde negam atendimento a exames e procedimentos considerados de urgência, sob o argumento que o filiado não cumpriu o prazo de carência exigido em contrato para tal procedimento. Ocorre que a postura adotada pelos planos de saúde que negam o referido atendimento é ilegal. A Lei 9.656/98 estabelece que o prazo máximo de carência para atendimentos tidos como emergenciais ou urgentes não pode ser superior a 24 horas. Assim, caso o filiado necessite efetuar um procedimento no qual o médico atestar ser urgente, o Plano não pode negar tal atendimento sob a alegativa de que o filiado não cumpriu o período de carência exigido em contrato. Vale ressaltar que o filiado deve levar a solicitação ao Plano acompanhado de um relatório feito pelo profissional de saúde atestando a gravidade do caso e classifique o procedimento como sendo urgente ou emergente, justificando a necessidade de fazêlo o mais rápido possível. O Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento que o período de carência contratualmente estipulado pelos planos de saúde não prevalece diante de situações emergenciais graves nas quais a recusa de cobertura possa frustrar o próprio sentido e a razão de ser do negócio jurídico firmado. Dessa forma, caso o Plano de Saúde negue atendimento a procedimento tido como emergencial ou urgente, o filiado pode fazer uma reclamação junto à ANS através do tel. 0800 701 9656, pode também procurar o Procon localizado nos postos do SAC ou acio-

O Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento que o período de carência contratualmente estipulado pelos planos de saúde não prevalece diante de situações emergenciais graves nas quais a recusa de cobertura possa frustrar o próprio sentido e a razão de ser do negócio jurídico firmado. nar a Justiça para forçar o Plano a cobrir o procedimento através de pedido liminar, pedir o ressarcimento do valor, caso tenha pago para fazer, além de danos materiais e morais que tenha eventualmente sofrido. *Paulo Eduardo Oliveira é advogado e sócio da Eduardo e Dórea Advocacia 71 3344 1624/ 9313 8705.

JULHO’2012

29


TESTE

Por Christian Barbosa

Você é um profissional conformado, perdido, estressado ou realizador? comportamento que as pessoas acabam vivendo: - o conformado (sem resultados com equilíbrio): é aquele tipo de pessoa que se acomoda com as coisas que já conquistou e não deseja mais nada. Quem tem esse perfil acha que já tem o bastante e qualquer coisa a mais pode ser um grande transtorno. - o perdido (sem resultados sem equilíbrio): é aquele cuja vida se tornou apenas uma sucessão de fatos cansativos que não o ajudam a sair do lugar. Pessoas com esse perfil não alcançam resultados nem equilíbrio, simplesmente vivem uma rotina cansativa e sem realizações. - o estressado (com resultados sem equilíbrio): é aquele que conseguiu conquistar uma vida profissional bem-sucedida, à custa do seu equilíbrio pessoal. Apesar de todas as suas realizações, dedica pouco tempo à família e aos amigos, não cuida da saúde e não tem momentos de lazer. - o realizador (com resultado e equilíbrio): é aquele que conseguiu chegar a uma posição confortável, tem uma carreira bem-sucedida, conquistou estabilidade financeira, desfruta de momentos de lazer, tem tempo para si mesmo, prioriza a família e transmite uma visível paz de espírito. Faça o teste, descubra o seu próprio perfil e comece a fortalecer o lado da balança que está em desvantagem:

Faça o teste elaborado pelo especialista Christian Barbosa* e saiba como dar os primeiros passos para ter sucesso na carreira e qualidade de vida. Se pudéssemos resumir a duas grandezas o que está por trás de tudo aquilo que buscamos em nossa existência, elas seriam equilíbrio e resultado. Equilíbrio, ou seja, tudo o que fazemos para aumentar nosso bem-estar, tem a ver com quem você quer ser. Resultado são todos os objetivos que conseguimos alcançar, ou melhor, o que você quer ter. Como descreve Christian Barbosa em seu novo livro 'Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?', da Editora Sextante, é possível conquistar as duas coisas ao mesmo tempo: ter sucesso na carreira e qualidade de vida. Porém, o que mais vemos são profissionais excelentes, que trabalham nas melhores empresas, mas que levam vidas sem qualidade. O que afasta essas pessoas da harmonia entre equilíbrio e resultado e as coloca no “piloto automático” é o seu modelo mental, que determina a capacidade de tomar decisões, a habilidade de usar a energia pessoal para realizar seus objetivos e a utilização de estratégias para incrementar a execução. Mas, para ser capaz de mudar seu modelo mental, primeiro você precisa saber onde está errando. E para ajudar a identificação, a obra apresenta o conceito de Matriz da Vida que mostra quatro perfis de

Responda às perguntas de forma sincera, atribuindo uma nota de 1 a 4, conforme a escala a seguir: PERGUNTA

VALOR

Estou sobrecarregado com as tarefas do dia a dia e sempre tenho deixado coisas para depois. Estou insatisfeito com meus ganhos financeiros mensais.

1 – Nunca 2 – Raramente 3 – Às vezes 4 – Sempre

Estou passando por um momento de estresse em minha vida. No último mês, dediquei-me pouco às coisas realmente importantes da minha vida. Ando tão cansado que estou deixando de lado meus sonhos e projetos pessoais. Não tenho tempo para dedicar à família, aos amigos, nem a meus hobbies. Nos últimos anos sinto que meu patrimônio pessoal não teve grandes progressos. Estou meio perdido quanto às coisas que preciso realizar na minha vida para dar um próximo passo. Sinto que minha carreira está estagnada, sem promoções, sem networking de qualidade ou mesmo sem atualização. Estou sem tempo para dedicar a mim mesmo.

Some os pontos e veja em qual célula da matriz você se encontra: De 10 a 16 – Célula 4 – Alto equilíbrio e alto resultado De 16 a 22 – Célula 3 – Baixo equilíbrio e alto resultado De 23 a 30 – Célula 1 – Alto equilíbrio e baixo resultado Acima de 31 – Célula 2 – Baixo equilíbrio e baixo resultado

30

JULHO’2012

Sobre o livro: Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?, de Christian Barbosa Preço: R$ 24,90 Páginas: 144 Formato: 16 x 23cm

Sobre o autor: Considerado o “Senhor do Tempo” pela revista Você S/A, Christian Barbosa foi um dos mais jovens profissionais certificados pela Microsoft, aos 15 anos criou sua primeira empresa de tecnologia, que se tornou um sucesso. O estresse precoce custou sua saúde e o fez refletir sobre a necessidade de ter mais tempo. É fundador da Triad Productivity Solutions, consultoria especializada em produtividade que também desenvolve softwares e organiza palestras para as maiores empresas do País e do exterior. Sua lista de clientes inclui Santander, Bradesco, Gafisa, Mercer, Sanofi Aventis, Tupperware, Toyota, Coca-Cola e Rede Globo. Christian é autor de A Tríade do Tempo (Editora Sextante) e outros três títulos.


Por Belissa Marchi Fotos: Valter Pontes/Divulgação

ACONTECEU

Nova estrutura do Shopping Barra traz modernidade e mais opções para o público A primeira e tão aguardada expansão será inaugurada em setembro A expansão do Shopping Barra já tem data marcada para a inauguração: 4 de setembro de 2012. Cinquenta e cinco operações serão abertas, dentre elas lojas, o espaço Barra Gourmet, com diversos restaurantes, e um centro de diversão. O complexo de cinemas, com oito salas, sendo três delas VIPS, inéditas no Norte/Nordeste, com serviços exclusivos e capacidade para até 284 pessoas, será inaugurado apenas em 2013. Em um coquetel realizado no dia 5 de junho

Entre as lojas que irão fazer parte da nova área estão as grifes internacionais Calvin Klein, Le Lis Blanc, John John Denim e Ellus. para a imprensa e convidados, o superintendente do shopping, José Carlos Poroca, e os sócios-diretores da Enashopp, empresa que faz o planejamento, desenvolvimento e comercialização do projeto de expansão, além de administrar o estabelecimento, Alexandre Manzali, Naildo Macedo, Edison Rezende e Mirela Cubilhas apresentaram o andamento das obras e entregaram as chaves aos novos lojistas.

Naildo Macedo, Alexandre Manzali, José Carlos Poroca, Mirela Cubilhas e Edison Rezende durante a apresentação do projeto para imprensa e convidados, realizada no mês de junho

Na área do Barra Gourmet, alguns dos restaurantes que vão estar presentes são o Outback Steakhouse, Alfredíssimo, Tokai e Santo Pesce. Com aproximadamente R$ 70 milhões de investimento, além de R$ 60 milhões que os lojistas estão investindo internamente em suas lojas, o projeto arquitetônico da nova estrutura é assinado pelo escritório Caramelo Arquitetos Associados. A modernização não

Para as crianças, o Barra traz a Humpty Dumpty, Planeta Bebê e Tip Top. Dedicada às mulheres, também fará parte da nova estrutura a Morana, especializada em acessórios femininos. será restrita apenas à nova área, o shopping também será atualizado. A renovação vai desde a troca dos revestimentos dos pilares e paredes, reforma dos sanitários até a substituição de escadas rolantes. De acordo com Naildo Macedo, sócio-diretor da Enashopp, o objetivo é ocupar com qualidade. Ele afirma que o aspecto de modernidade vai invadir todo o shopping para que não exista a separação de shopping velho e shopping novo.

Em pesquisa realizada pela Potencial Pesquisas, no ano passado, 72% dos clientes do Barra estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o shopping e 89% dos frequentadores pertencem às classes AB, reforçando o posicionamento do estabelecimento dentro do mercado de luxo de Salvador. “O Shopping Barra trouxe o conforto que o consumidor precisava e, mais do que um local de consumo, ele é um ponto de encontro, uma extensão da casa das pessoas”, declara o superintendente José Carlos Poroca.

JULHO’2012

31


INFORME PUBLICITÁRIO

Por Sérgio Belleza/Divulgação Foto Divulgação

Pituba, um bairro à deriva... Aquela velhinha não desce para passear porque o pasMoro na Pituba há 30 anos e seis meses. Não recordo ter seio da rua é esburacado. Porque o “pivete” pode (vai) atacávisto meu bairro tão abandonado, exposto, renegado a tudo la. Porque o ladrão (vai) pode roubá-la. Porque um carro die a todos! Um vexame! O que pode ser feito para tranquilizar rigido por algum mal-educado pode atropelá-la. Porque a um pouco os moradores, empresários e os que transitam rua é suja e ela pode pisar em coco de cachorro... neste bairro tão belo, importante e promissor para Salvador? A Pituba está à deriva. Salvador, a Bahia, vai muito mal. Do sétimo andar ondo moro vislumbro uma linda vista O Brasil cresce economicamente, mas seu povo decresce da “capital da alegria”. Nas horas da refeição, aproveito para como um todo, e, como tolos, omitimos opiniões, calamodeleitar-me com a imensidão do mar azul. De um azul ininos! Segurança, saúde, educação, transporte, infraestrutura, gualável. Porém, outra vista muito me incomoda, entristece, impostos, encargos, juros são nós difíceis de serem desatadeixa-me deprimido! Defronte do nosso prédio, todos os dias dos! O Governo distribui um monte de bolsas para uma vejo uma ‘velhinha’, debruçada na janela do seu quarto. O multidão de brasileiros, mas esquece que isso ameniza, mas vento passa, a chuva cai, o sol assola, o passarinho voa, a buSérgio Belleza não resolve; por certo, vai piorar!... O que resolve são projezina incomoda, e lá está ela, sozinha nos seus devaneios, olhando, olhando... Não sei o que ela pensa, mas eu penso por ela. Penso tos bem definidos, como o Plano Real, que acabou com a inflação e coloque ela poderia ter uma vida mais digna, simples, mas justa, como todos cou o Brasil nos trilhos. Educar tem sido minha luta, luta de muitos, esta é os brasileiros, óbvio. Afinal, todos nós temos os mesmos direitos perante a solução para o futuro, todos sabem disso, os governos federal, estadual, a Constituição e Deus. Infelizmente esta verdade prevalece apenas para municipal sabem, nada fazem por interesse próprios, porque eles não têm algumas classes, especialmente para um monte de “sem”, mais ainda para projetos de governo, apenas projeto de poder. Estamos à deriva. Estamos à toa. Estamos sós? De fato, precisamos estar cada vez mais unidos para os políticos “sem vergonha”! Deus nos concedeu o direito à vida, resta-nos zelar muito bem pela desatar o nó perverso feito pelos falsos, maus e corruptos políticos! Na praça e na porta da Igreja da Pituba, no Parque Júlio César, APAE, graça recebida. Ao homem, estabelecido como ser, Deus concedeu o direito do livre arbítrio: ser bom ou ruim, justo ou injusto, honesto ou deso- ao lado do Posto Namorado, qualquer sinaleira, especialmente na nesto, disciplinado ou viciado, cristão ou ateu, trabalhador ou arteiro, cor- Praça Marconi, onde, às vezes, residem famílias, expondo e explorando rupto, aproveitador, falso, ladrão, mau político... Analisando com frieza, as criancinhas. E aquele local passa a ser suas residências, todas as suas necessidades são feitas ali, inclusive defecar! A paz inexiste, a infazemos jus a um destes adjetivos. Qual o seu? Aquela velhinha, assim como milhões no Brasil, não tem opção, pre- tranquilidade impera, a insegurança reina absoluta, a vagabundagem sumo! Sua janela é a sua vida. Dali ela vê seu minúsculo mundo. Provavel- toma conta... Assim, o direito constitucional de cada um evapora-se, mente recordando seu passado de alegrias, felicidades, de liberdade. Ela e feitos loucos os dias passam, a vida passa, tudo passa, governos tamestá “presa” no seu próprio apartamento, ou apartamento de um dos seus bém passam, que passe logo este... filhos. É refém de um Brasil injusto, escuro, curvo! Ela é vítima da incomSérgio Belleza, é autor dos livros, Caminhando com Walkyria petência, malandragem, corrupção, ladroagem, da injustiça para com o e Ascensão e Queda de um Império Econômico. (27/6/2012) próximo, para com os brasileiros, para com os filhos de Deus. É fruto dos falsos e maus políticos!

SALUS TRANSPORTES

Texto e foto Divulgação

Experiência e Credibilidade A Salus Transportes e Logística Ltda. foi fundada em julho de 2011 para suprir a carência do mercado brasileiro de transportes especializados e de boa qualidade. Trata-se de uma transportadora especializada em transportes de carros com cegonhas e plataformas para todo o País. A empresa tem profissionais com uma larga experiência e credibilidade no ramo há mais de 12 anos. A trajetória da Salus Transportes começou com a larga experiência do seu fundador Nicélio Pitanga no ramo de transportes, que observou as necessidades do mercado em ter um sistema diferenciado, onde o cliente é um parceiro. E, para isso, ela traz equipamentos modernos e equipe qualificada. A missão da Salus Transportes é superar as expectativas dos clientes, oferecendo transporte com qualidade, transparência e segurança. aTransporte de automóveis e frota para testes, feiras e exposições.

Apólice: Todos os veículos transportados pela Salus Transportes seguem com a segurança e garantia da cobertura de uma Apólice de Seguros da Allianz Seguradora.

aTransporte premium, serviço sob medida para veículos especiais, com retirada e entrega porta a porta, guarda do veículo em pátio fechado, coberto e com segurança.

Localização: Av. Luís Viana Filho, 1831, loja 07, Shopping Amazônia, Paralela. Tels.: 71 3032 6666 / 8742 0032 Oi / 9160 0920 TIM / Nextel 71 7814 1198 ID 125*74028

Serviços:

aTransporte de tratores, caminhões, ambulâncias, vans e carros militares.

32

JULHO’2012


Por Marcele Neves Fotos Divulgação

AUTO

Os 10 carros e motos mais vendidos de 2012 A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou, no início do mês de julho, o registro dos 10 carros e motos mais vendidos no primeiro semestre de 2012. O modelo Gol, da Volkswagem, liderou o ranking com 126.557 unidades vendidas, para os cerca de 42.788 unidades do Voyage, da

mesma marca, que ficou na 10ª posição. Já entre as motocicletas, quem ficou no topo da lista foi o modelo CG150 da Honda, com 195.905 unidades vendidas. A última posição da categoria foi ocupada pelo modelo Honda Lead 110, com 9.481 unidades. Confira os mais vendidos:

Carros:

1. Volkswagem Gol: 126.557 unidades

2. Fiat Uno: 118.715 unidades

3. Fiat Palio: 77.267 unidades

4. Volkswagem Cross Fox: 71.014 unidades

2. Honda CG 125: 157.376 unidades

3. Honda Biz: 107.894 unidades

4. Honda NXR 150: 98.943 unidades

Motos:

1. Honda CG 150: 195.905 unidades

JULHO’2012

33


SEGURANÇA

Por Aina Kaorner Foto Alvenir Jr.

Polícia Militar da Pituba tem novo comandante Major Paraíso mostra as novas estratégias de segurança implantadas no bairro

Com 21 anos de experiência profissional, o major Luís Alberto Paraíso assumiu, em janeiro deste ano, o comando da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (13ª CIPM/Pituba). Suas primeiras ações em prol da segurança nos bairros da Pituba e Amaralina, áreas de abrangência da 13ª CIPM, começaram durante a greve da polícia militar baiana, quando manteve o comando funcionando, mesmo durante as manifestações dos grevistas. Major Paraíso já foi comandante do Pelotão Especial do 14º Batalhão e do Pelotão da Polícia Rodoviária de Candeias; chefe de segurança do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (atual desembargador Aloísio Batista); comandante da 3ª Companhia do Batalhão de Guardas: subcomandante da Companhia de Simões Filho e chefe da Unidade de Estatística e da Unidade de Missões Especiais do Comando da Capital. Quais os principais problemas de segurança que a Pituba enfrenta atualmente? Na análise que fizemos no bairro da Pituba, detectamos uma maior incidência de arrombamento de áreas comerciais e saidinha bancária. O bairro possui 21 bancos, além dos caixas eletrônicos de supermercados, onde são realizados os saques. Outra ocorrência comum no bairro é o roubo de carros, já que os prédios antigos não possuem garagens suficientes e os veículos pernoitam nas ruas. Apesar das duas ocorrências de sequestro que aconteceram no banco Itaú, não houve assalto a banco neste ano. Também não há homicídios no bairro da Pituba. Que estratégias são utilizadas para minimizar esses problemas? Baseado nas estatísticas do ano passado, ocorrências policiais e estudo da mancha criminal*, colocamos viaturas em pontos estratégicos do bairro. Começamos a realizar a operação Pituba em Paz, em parceria com a Superintendência de Controle e Ordena-

34

JULHO’2012

mento do Uso do Solo do Município (Sucom), Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) e Transalvador, onde apreendemos, apenas durante o mês de março, 28 carros que estavam com o som alto. As ocorrências também diminuíram 16% de janeiro até agora. Além disso, fazemos também um trabalho social, em parceria com a paróquia Nossa Senhora da Luz, para tentar retirar o vício do crack de indivíduos que estão concentrados principalmente na Rua Minas Gerais. É um trabalho árduo de conscientização que precisa de muita conversa. O que o senhor aconselha aos moradores da Pituba para que evitem sofrer assalto no bairro? É importante andar sempre atento e evitar sacar dinheiro em grande quantidade, para prevenir a saidinha bancária. Como a 13ª CIPM se prepara para promover a segurança no bairro durante eventos musicais como o ‘Ônibus da Record’ e ‘Arraiá da Capitá’? Já que esses eventos não têm controle de acesso, são sempre perigosos para a população, pois pode haver até troca de tiros. Imediatamente buscamos aumentar o policiamento, pedindo reforço da Operação Apolo, promovida pela Polícia Militar da Bahia. Nos eventos passados mantivemos quatro viaturas do comando da Pituba, quatro da Rondesp e dez da Operação Apolo. É possível definir uma solução que acabe de vez com os problemas de segurança existentes no bairro? Dá para mudar sim, mas antes é preciso investir em educação e propor mudanças efetivas no Código Penal. *Entende-se por mancha criminal o relatório analítico dos delitos de maior clamor público em formato de cores e percentuais que representam a situação corrente de determinada área, bem como as variações observadas de um período para outro.


ELEIÇÕES 2012

Candidatos ao cargo de Prefeito SALVADOR (BA)

Democracia exercida na prática em Salvador

Fonte: TSE

Candidatos ao cargo de Vereador/Partido Político SALVADOR (BA)

Fonte: TSE

Quantitativo de candidatos por sexo SALVADOR (BA)

Fonte: TSE

Dia 18 de Julho termina o prazo para que candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral impugnem candidaturas, conforme determina a Lei Complement ar nº 64/1.990.

Uma face da democracia é demonstrada no exercício do voto. A escolha soberana do cidadão em pleno gozo dos seus direitos políticos. Exercer o papel de eleitor é um dos poucos direitos ainda garantidos na integridade ao indivíduo no Brasil. Mesmo com todos os dispositivos sociais e políticos, ainda observamos notícias da relação promíscua da “compra de votos”, e também do voto anulado como forma de protesto. Estas são duas atitudes condenáveis do ponto de vista ético, apesar da segunda situação ser objeto de arbítrio do eleitor. Mas, esse cenário temeroso para a democracia ainda decepciona quando é regado por denúncias envolvendo aqueles que tiveram a confiança dos eleitores nas urnas. Posturas condenáveis e que ferem a dignidade política são vistas diariamente nos noticiários, e o cidadão fragilizado aguarda sempre as urnas para poder buscar um horizonte de expectativas em mudanças. Existem também exemplos que ainda refletem a honradez e a capacidade moral de exercer alguma representação política. Falo especialmente de um político que tive o prazer de conhecer profundamente quando da ocasião da rejeição pública das contas do atual prefeito de nossa querida Salvador. Poucas vezes pude ver alguém tão tenaz e direcionado a fazer valer a legalidade e a vontade do povo. Ao rejeitar as contas da gestão municipal, o pemedebista Sandoval Guimarães mostrou coerência e princípios, seguindo assim sua história de compromisso com a ética e a cidadania. Esse exemplo diz também que o

JULHO’2012

respeito com o cidadão é demonstrado na prática, pois ao povo coube a indicação da direção a ser seguida sem que a legalidade fosse posta de lado. Aprecio isso em um político. Dois itens da vida pública e social que devem ser praticados na sua essência: respeito ao indivíduo e observância às leis. Isso posso ver, em cada ação, em cada palavra proferida por esse político que passei a admirar com mais fervor. Outra atitude de Sandoval Guimarães impressionou-me pela sensibilidade: seu talento como médico, e a responsabilidade para com aqueles que o procuram. Não há segmentação por classe social, raça, cor ou credo. As pessoas são recebidas com um carinho impressionante, e parece que também buscam cura mental e de espírito, pois saem do consultório, muitas vezes, imobilizadas, mas com um sorriso no rosto. Talvez por isso seja considerado o “Doutor do Povo”. É impressionante, e poucas vezes pude observar tão imenso dom para “cuidar de pessoas”. Quero vê-lo atuando no plenário da Câmara de Vereadores de Salvador, pois sua postura séria qualifica a “Casa do Povo”, e é disso que nossa cidade precisa. Salvador carece de representações políticas comprometidas com o desenvolvimento econômico e, principalmente, com a proteção de seu povo. Acredito que Sandoval Guimarães é um nome que contribui com esse desejo de mudanças e de manutenção da democracia em nossa terra. Márcio Bacellar é advogado e leitor da revista Nosso Bairro

35


RADAR Arraiá de carros

PITUBA - ITAIGARA CAMINHO DAS ÁRVORES

Quem passou pelo Costa Azul durante edição do Arraiá do Galinho, dias 2 e 3 de junho, presenciou várias condutas de desrespeito às normas de trânsito. Nas imagens, flagrante de estacionamento irregular ao longo da Av. Magalhães Neto. Pior mesmo para quem precisou esperar por transporte público, com veículos parados nos pontos de ônibus da via.

Por Anaísa Freitas Fotos Alvenir Júnior

Cadê o óculos? Em frente ao Tri Center, na Av. ACM, Itaigara, a sinalização de “proibido estacionar” é diariamente ignorada por condutores.

A história se repete E a cena se repete ao longo das avenidas Manoel Dias e da Octávio Mangabeira, em frente ao ponto de ônibus do antigo Clube Português. A carência de estacionamentos nos bancos e estabelecimentos comerciais torna comum a rotina de se parar sobre as calçadas e dificulta a vida de pedestres e cadeirantes.

36

JULHO’2012


Xixi a céu aberto Rua Anísio Teixeira, próximo ao Boulevard 161, no Itaigara, um banheiro improvisado mostra o descaso da Prefeitura com a região. Moradores e comerciantes afirmam que já solicitaram um banheiro químico para o local.

Triste realidade Abandono na Praça Belo Horizonte, na Rua São Paulo, Pituba.

Cratera à vista Rua Joaquim Ferraro Nascimento, próximo à Rua Pará, está há mais de 30 dias com um buraco que só faz aumentar de tamanho.

JULHO’2012

37


José Serrão

RADAR BARRA – CAMPO GRANDE VITÓRIA – ONDINA JARDIM APIPEMA - GRAÇA

José Serrão

Por Anaísa Freitas/Colaboração de José Serrão Fotos: Alvenir Júnior, José Serrão e Walmir Pinheiro

Lixo por toda parte Descarte irregular de lixo na Rua Raul Drummond, transversal da Ladeira da Barra.

Banheiro público Falta educação Nas praias da Barra ainda é comum a presença de latas e garrafas deixadas por frequentadores.

Retrato do péssimo hábito soteropolitano de ver um mictório em todos os cantos a céu aberto! Nem o Forte de São Diogo, localizado no Alto de Santo Antônio da Barra, ficou de fora!

José Serrão

E a Transalvador, cadê? Trânsito confuso no Largo da Vitória, em frente à McDonald's. Pedestres e condutores, com frequência, se envolvem em acidentes naquela área. Moradores afirmam que agentes da Transalvador fingem não ver o problema.

38

JULHO’2012


José Serrão

Obra gera confusão Na Av. Centenário, uma obra em andamento vem tirando o sossego dos moradores. Não bastasse o incômodo aos domingos, alguns colaboradores foram vistos arremessando escombros da parte superior ao chão, comprometendo a segurança de quem passa.

Quer denunciar? Ligue para o SIGA VI Você conhece o SIGA VI? É o Sistema Integrado de Atendimento Regional que atende as áreas da Barra, Ondina, Calabar e Graça, funcionando como uma miniprefeitura. É possível fazer denúncias através do telefone 71 3264 3492.

Balé em destaque

Fotos Walmir Pinheiro

Um grupo de balé bem original chamou a atenção de quem estava na praia do Porto da Barra. De acordo com o leitor Walmir, o destaque maior do grupo era o grito de “Jesus” após cada número exibido.

JULHO’2012

39


TRÂNSITO

Por Anaísa Freitas Fotos Alvenir Júnior

Haja paciência! Semáforos sem sincronia irritam pedestres e atrapalham o fluxo nas vias Não bastasse o número cada vez maior de veículos na cidade, a falta de uma ordem racional para o ‘abrir e fechar’ de sinaleiras agrava o escoamento dos carros nas vias. No Costa Azul, em frente ao Bambara Restaurante, são mais de 60 segundos até que se possa cruzar a pista em direção ao bairro e, quando abre, o tempo é curto para tantos veículos passarem. “Já presenciei altas freagens bruscas aqui, por causa de motoristas invadindo o sinal”, afirma o condutor Eonives Reis, especialista em Serviços na IBM Brasil. Em sua rotina diária, ele aponta a demora constante na “abertura” dos semáforos nas principais ruas da Pituba, Av. ACM e Av. Paulo VI. Essa última, segundo Eonives, é a campeã na falta de integração semafórica, comprometida pelo crescimento de residências e centros comerciais no entorno da via. “Pior que nem tem como colocar passarelas ali. Logo, os semáforos são para ajudar os pedestres, mas a falta de sincronia impossibilita a vida dos motoristas”. Já em frente ao Hospital Português, na Avenida Princesa Isabel, ele reclama do posicionamento de um semáforo que, em dias de sol forte, atrapalha a visualização da cor em destaque. Nesse mesmo local, a analista de mídias sociais Cristal Bittencourt perdeu a conta do número de vezes em que a sinaleira esteve quebrada, com o amarelo piscando. “Isso faz com que os motoristas vindos do Shopping Barra sempre sofram risco de colisão com aqueles vindos da Barra. É um perigo constante”. Mesmo em funcionamento, outro semáforo que irrita a condutora fica localizado na Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rio Vermelho, em frente à Companhia da Pizza, e, segundo ela, demora mais de três minutos até ficar verde. Andando pelas ruas da Pituba, a recifense e fisioterapeuta Karla Araújo reclama do tempo em que precisa esperar até conseguir atravessar. Morando em Salvador há um ano e meio, ela também não está satisfeita na condição de condutora: “Acho um absurdo aquele semáforo perto da Habib’s, para passar ali perto do Pituba Ville. A demora é uma coisa séria e tanto que, às vezes, eu prefiro passar direto e dar a volta”. E, se os semáforos não ajudam, os condutores baianos adicionam sua parcela de culpa com a falta de “cultura defensiva” que, segundo ela, peca pela falta de respeito à faixa de trânsito e o não uso de pisca para alertar sobre a intenção de mudar de pista. Cira Souza Pitombo, doutora em Engenharia Civil com ênfase em Transportes (USP) e professora adjunta da Escola Politécnica (UFBA), explica que os semáforos são sincronizados de acordo com variáveis como velocidade média da via, mas, à medida que o fluxo de veículos se eleva, o cálculo feito já não atende às necessidades do momento. “Por melhor que seja o técnico ou o equipamento, se é

Rio Vermelho

40

JULHO’2012

Rua Bahia - Perto da Albani

Av. Otávio Mangabeira - Rua Fernando Menezes de Góes

Sinaleira do Bambara

feito um cálculo com média de 50 km/h e o que se tem na realidade é 20 km/h ou 30 km/h, o fluxo ficará comprometido”. Ela cita a Paulo VI enquanto via que há muito tempo já trabalha bem acima da sua capacidade de tráfego, e ressalta, ainda, a precisão de já se pensar em adotar um sentido único no local, com um total de quatro pistas. “Até as vias coletoras da avenida já não podem trabalhar em dois sentidos”, acrescenta. Em pontos em que há necessidade de controladores de tráfego, a exemplo da rotatória em frente ao McDonald's da Graça, a especialista propõe um estudo completo do local para ser implantado um semáforo. Para além das medidas pontuais em vias e semáforos, a fim de reduzir o problema viário na cidade, Cira é enfática ao afirmar que Salvador carece de uma urgente implantação de políticas públicas de redução no uso de automóveis. E, em contrapartida, o município ofertaria um serviço de transporte de massa com qualidade. “Acredito que em menos de cinco anos as pessoas não vão conseguir se deslocar na cidade, nem de carro nem de ônibus”.

Paulo VI


LAURO DE FREITAS Lauro de Freitas - Meio século de história e estórias Uma das principais cidades do Estado, pela estratégica importância geográfica, política e econômica, portal do Litoral Norte, há uma década detentora do segundo melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - da Bahia, corredor de desenvolvimento, pólo universitário, dona de um comércio forte e diversificado, enfim, a Lauro de Freitas que alguns dos seus visionários precursores imaginavam, está aí, e perseguida pelas mazelas que assombram as cidades mais desprevenidas. Além da história e estórias, presenciamos mais um 31 de julho, data maior que marca homenagem ao engenheiro Lauro Farani de Freitas, e mais especialmente à emancipação política e administrativa da nossa cinquentanária cidade, sucessora da Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, fundada em 1608, parte da história nacional. Apesar de demonstrar os desgastes provocados pelo tal progresso, Lauro de Freitas ainda seduz e faz brilhar os olhos dos nativos, dos empreendedores, da classe política e dos novos habitantes que todos os dias desembarcam na terra que abrigou os índios tupynambá e o mandatário Garcia D´Ávila. Terra natal de Cândido Viterbo de Santa Rosa, o Seu Candinho, 99 anos, pai de dez filhos, avô, bisavô e tataravô, é o nativo vivo mais antigo da Lauro de Freitas que acolhe nas suas ruas estreitas muitos casarios de época, e um dos estabelecimentos comerciais mais antigos e em funcionamento da Bahia, o bar do Carlinhos, originalmente fundado pelo Sr. Damião Ferreira de Araújo, falecido recentemente, guardava orgulhoso o cartão de inscrição estadual “data do início da atividade comercial 1º de janeiro de 1939”. A mesma Lauro de Freitas que pertenceu originalmente a Salvador e em 1880 passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari, é palco de curiosidades e motivo de orgulho. Registros encontrados pelo historiador Gildásio Freitas e pelo pesquisador cultural Coriolano Oliveira re-

DiVuLgAção

Por Yuri Carvalho*

velam que as três primeiras farmacêuticas diplomadas no Brasil pela Faculdade de Medicina da Bahia, criada pelo Rei Dom João VI, são as irmãs Anna, Joana e Rosa Ladislau de Figueredo e Melo, de Santo Amaro de Ipitanga, Cají, dentre outras curiosidades históricas ainda desconhecidas pelo grande público. Assim quis o destino e os homens de boa vontade que fosse num ano eleitoral o 50º aniversário de Lauro de Freitas, lamentavelmente mais conhecida pela beleza das praias de Vilas, Buraquinho e Ipitanga – lamentável, porque também poderíamos expor em nossa vitrine outros atrativos naturais e culturais que precisam de cuidados e adequada exposição. “A identidade cultural da cidade não está preservada por falta de museus, acervos e leis municipais que garantam a pesquisa e a preservação do patrimônio histórico e cultural”, salienta Coriolano Oliveira. Mais uma eleição plebiscitária se aproxima e desta vez com novos nomes na disputa pela prefeitura, ambos com experiência de ter exercido mandatos na casa do povo, teoricamente mais conhecedores das nossas chagas sociais, ambos pertencentes a grupos políticos tradicionais, mas detentores de discursos e ideologias opostas. Independentemente de quem for eleito, pesará a responsabilidade de por em prática discursos emocionados e propostas de toda a ordem apresentadas no plenário da Câmara e nas ruas. “Atentai-vos”, esbravejava o ex-senador Mão Santa nos seus discursos temperados pela habilidade e a competência cirúrgica deste mesmo piauiense. Vida longa a Santo Amaro de Ipitanga, acampada em nossos corações. Saúde e paz Lauro de Freitas. *Yuri Carvalho é comunicólogo, redator e publicitário

Iniciativa da Academia de Letras viabiliza Prêmio de Literatura Já considerado o maior movimento literário da cidade nos últimos anos, o 1º Prêmio Lauro de Freitas de Literatura acontece em homenagem ao 50º aniversário de emancipação política e administrativa do município - 31 de julho. De iniciativa da editora Livro.com e da ALALF – Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, composta por escritores e estudiosos da educação e cultura, o concurso tem o objetivo de descobrir novos talentos, promover os escritores locais, fomentar o intercâmbio de ideias e a discussão entre artistas e a população, criando espaços para manifestações literárias e o fortalecimento da identidade cultural da antiga freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. Durante entrevista exclusiva concedida à Revista Nosso Bairro, um dos grandes entusiastas da cultura, o empresário, produtor, pesquisador cultural e membro da ALALF, Coriolano Oliveira, fez entender a importância de iniciativas no campo da cultura, “projetos semelhantes fazem com que a cidade ofereça espaço, assim a memória da cidade acontece” e acrescenta sem perder o fôlego: “Essa é uma rara oportunidade no município para que os jovens e os mais experientes escritores tenham a oportunidade de mostrar seus talentos”, enfatiza comparando a iniciativa ao antigo projeto Valores

da Terra que revelou diversos artistas da cidade. Com as inscrições encerradas (dia 8/7), a previsão é que a premiação ocorra no dia 18 de agosto no Cine Teatro de Lauro de Freitas, na oportunidade em que também está prevista a realização de recitais poéticos e cordelistas, além de apresentações musicais com artistas locais. Enumerando as ações e projetos futuros da ALALF, o acadêmico Coriolano Oliveira justifica o sacerdócio pela educação e porque é um dos grandes patrocinadores da cultura local “proporcionar a devida relevância histórica, cultural e patrimonial ao município deveria ser pauta constante na agenda de todos os gestores, inclusive nós, sociedade organizada”, incentiva. “Mantenho um acervo museográfico e de informações socioeconômicas sobre o povoado de Santo Amaro de Ipitanga do século XIX, resultado de vários anos de pesquisa”, ratifica um dos mentores do Prêmio Lauro de Freitas de Literatura. O evento literário conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas. “Essa é uma rara oportunidade no município para que os jovens e os mais experientes escritores tenham a oportunidade de mostrar seus talentos” Coriolano Oliveira, pesquisador cultural

JULHO’2012

41


LAURO DE FREITAS

Por Yuri Carvalho Fotos Divulgação

Lei do empacotador ainda é desrespeitada Após 22 anos da implantação do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e muitos avanços na legislação brasileira, o consumidor ainda não dispõe da efetiva garantia dos direitos adquiridos também em razão do hábito comum de não denunciar possíveis abusos, e especialmente em virtude da leniência de parte dos órgãos fiscalizadores. Em Lauro de Freitas, a Lei Municipal nº 1.135/2005 - de iniciativa da câmara de vereadores, embasada na lei orgânica do município (prevê a atribuição do município de também legislar em causa do consumidor conforme o disposto no artigo 10º, inciso II) - é mais uma preocupação da sociedade com relação às mais diversas leis que ainda são desrespeitadas. Esta prevê que os estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios (hipermercados, supermercados e similares), com mais de três caixas registradoras, fiquem obrigados a colocar à disposição dos seus clientes, funcionários empacotadores em todos os guichês. Visitamos em Lauro de Freitas os cinco maiores estabelecimentos, e em todos ficou constatada a desobediência de manter empacotadores em todos os caixas, sendo comum que o próprio consumidor faça o acondicionamento das compras. A lei prevê no artigo 3º que na hipótese de infração às determinações, toda ou em parte, os órgãos de fiscaliza-

42

JULHO’2012

ção competentes aplicarão gradualmente penalidades, da advertência até a suspensão temporária do alvará de funcionamento, passando pela cobrança de multa. A mesma lei estabelece que “a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - através da fiscalização municipal e/ou Sistema Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor – Lei nº 832/95 de 19/1/95” deverá promover a fiscalização pelo cumprimento da lei do empacotador. Em ofício enviado à Comissão Parlamentar de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, em 31/10/2006, a SESP - Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informou que “em relação à obrigatoriedade de empacotadores nos supermercados com mais de três caixas, enviamos ofícios (aos estabelecimentos) informando a lei e o prazo (...), após o prazo os estabelecimentos que não estavam cumprindo a legislação foram notificados (...)”, passados seis anos da emissão das notificações a situação é a mesma na maioria absoluta dos estabelecimentos. Independentemente da existência de leis, a clara afronta e o desrespeito ao cidadão se configura na certeza de impunidade, e, o pior, a clara demonstração de que o consumidor ainda é tratado como estatística nos balancetes de boa parte das empresas do gênero. Até quando?


Eleições 2012 em Lauro de Freitas Por Yuri Carvalho

Encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias e o registro das candidaturas aos cargos de prefeito e vereador, foi dada a largada para o que promete ser uma das eleições mais acirradas da história de Lauro de Freitas. A coligação encabeçada pelo PP realizou no último dia 29/6, no Colégio Municipal 2 de Julho, em Itinga, a convenção para a escolha do candidato a prefeito Dr. Márcio (PP) e o vice Bebel Carvalho (PSL), além dos candidatos a vereador, definindo a aliança entre os partidos que compõem a coligação Lauro de Freitas quer mudança (PP, PSL, PR, DEM, PHS, PV, PMN, PMDB, PTN e PTB). Já a coligação Família forte povo feliz definiu a caminhada com os partidos aliados (PT, PRTB, PSDB, PPS, PSB, PRP, PDT, PCdoB, PSD, PPL, PTC, PRB, PTdoB, PSC, PSDC e PCB) em convenção no dia 30/6, no Ginásio de Esportes, confirmando a escolha de João Oliveira (PT) para candidato a prefeito, e Chico Franco para compor mais uma vez a candidatura de vice-prefeito. COLIGAÇÃO: Família forte povo feliz CANDIDATO A PREFEITO e VICE: João Oliveira (PT) / Francisco Franco PARTIDOS: PT, PRTB, PSDB, PPS, PSB, PRP, PDT, PCdoB, PSD, PPL, PTC, PRB, PTdoB, PSC, PSDC, PCB

E o O PSOL apresentará mais uma alternativa nas eleições 2012 em Lauro de Freitas. O candidato a prefeito do partido é Jair Francisco dos Santos e o candidato a vice-prefeito é Paulo Sérgio Ferreira Ribeiro. Um candidato a vereador foi registrado com a legenda do partido.* A eleição em Lauro de Freitas conta então com três candidatos a prefeito, e o total parcial de 341 (trezentos e quarenta e um) candidatos a uma vaga na câmara de vereadores (17 cadeiras a partir de 2013). Confirmadas e registradas as candidaturas, a Revista Nosso Bairro irá veicular, sem retoques, nas próximas edições, quem são e o que propõem os candidatos a prefeito e a vereador em Lauro de Freitas. Confira o atual quadro das eleições 2012, logo após a realização das convenções que definiram as alianças entre os partidos políticos: COLIGAÇÃO: Lauro de Freitas quer mudança CANDIDATO A PREFEITO e VICE: Márcio Paiva (PP) / Robério Carvalho (PSL) PARTIDOS: PP, PSL, DEM, PR, PHS, PMDB, PMN, PV, PTN, PTB

COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS - VEREADOR COLIGAÇÕES PROPORCIONAIS - VEREADOR PARTIDO - Nº CANDIDATOS

TOTAL

PT (24) / PRTB (2)

26

PSDB (22) / PPS (5)

27

PSB (20) / PRP (14)

34

PDT (14) / PCdoB (17)

31

PPL (11) / PSD (6) / / PTC (6)

23

PRB (22) / PTdoB (8)

30

PSC (20) / PSDC (14)

34

PCB

Não obtivemos contato

Números poderão sofrer pequenas alterações Informações colhidas na manhã do dia 7 de julho de 2012.

PARTIDO - Nº CANDIDATOS

TOTAL

PP (32) / DEM (2) PR (12) / PHS (6) / PSL (16) PV (25) / PMN (6) / PMDB (3) PTN (23) / PTB (11)

34 34 34 34

Números poderão sofrer pequenas alterações Informações colhidas na manhã do dia 6 de julho de 2012. *A informação acerca do candidato do PSOL foi confirmada no dia do fechamento da revista e por esse motivo não constou box com mais informações do candidato.

JULHO’2012

43


RADAR LAURO DE FREITAS

Textos e fotos Marcello Fontes

Leve o guarda-chuva! A equipe da revista Nosso Bairro andou circulando pelas ruas de Lauro de Freitas, especialmente as do centro da cidade, e constatou que muitos pontos de ônibus são desprovidos de cobertura adequada para os pedestres e usuários de coletivos que dependem (e precisam) ficar ali, parados, esperando o transporte chegar. Flagramos quatro pontos apenas, embora tenham muitos outros na mesma situação. Com sinalização indicativa de parada de ônibus ou não, registramos os pontos de ônibus em frente ao Cine Teatro de Lauro de Freitas, no centro, dois na Avenida Amarílio iago dos Santos (tomado por carros parados indevidamente) e outro na BA-099, ao fundo da pizzaria Torre de Pizza. E nesse período chuvoso quem paga caro são os usuários.

44

JULHO’2012

Animais soltos pelas ruas É cada vez mais visível no entorno da cidade a presença de muitos cães soltos e abandonados pelas ruas, sem falar em outros, como cavalos, e por aí vai...

Mato crescente A situação desse terreno na Rua Assembleia de Deus (rua da delegacia da cidade) é de deixar os cidadãos laurofreitenses com vergonha. Nessa área do terreno – e existem outros tantos na mesma situação – o que presenciamos é que o mato cresce, prejudicando o cenário local. E, com isso, a população aproveita (usando a má educação) e faz do espaço um verdadeiro depósito de lixo a céu aberto. Imagine que nem o muro está suportando. Cadê o dono do terreno? Vamos dar um jeito nisso aí?


Sem limites Observe essa foto. É costumeiro e acontece em muitas áreas comerciais da região, como essa também na Avenida Amarílio iago dos Santos, bem na altura do centro da cidade. A nossa pergunta é a seguinte: onde fica a calçada livre para os pedestres circularem sem correrem o risco de ter que desviar para o lado da pista? A solução seria organizar melhor essa situação cansativa, não é mesmo?

E os problemas continuam na Rua São José Nosso Bairro já noticiou aqui, no Radar da edição passada, a situação da Rua São José, e volta agora, desta vez, para chamar a atenção dos órgãos competentes da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas para os mesmos problemas que continuam a incomodar. Atente que essa rua ninguém sabe por quê existe um muro que impede a

continuação da via. E nos períodos de chuvas mais parece um rio, cheio de lixo. A Rua São José é acesso de muitos moradores que sofrem com a situação e que querem, de uma vez por todas, que a pavimentação asfáltica aconteça o mais rápidamente. Como pode uma rua do centro da cidade não ter asfalto? Radar está de olho!

Os donos das calçadas Os fiscais de trânsito da cidade precisam fiscalizar mais a rua que liga o centro à praia de Ipitanga. Sem fiscalização, motoristas estacionam onde bem querem. Vejam o exemplo da foto: além de estar errado, ele ainda parou no sentido contrário à esquerda da pista. É mole ou quer mais? E essa é apenas uma das muitas situações como esta.

JULHO’2012

45


VAPOR BAIANO

Por Marcello Fontes - marcelo.gfontes@gmail.com Fotos Divulgação

Elisa Lucinda coordena palestra no cine teatro Quem desembarcou na cidade de Lauro de Freitas foi a atriz e poetisa Elisa Lucinda, que teve a missão de ministrar - para agentes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e polícias Civil e Militar – a oficina “Palavra de polícia: outras armas”, nos últimos dias 11 e 12 de julho, no Cine Teatro de Lauro de Freitas (Centro). Na programação, temas relacionados ao dia a dia da segurança pública, direitos humanos e as estratégias mais eficazes de se combater a violência, onde a célula principal é justamente o desafio de humanizar e integrar as forças policiais das comunidades, um grande diálogo de muitas reflexões. Bastante importante, o projeto é peça fundamental (e faz parte) do Programa Conjunto desenvolvido pela ONU na cidade de Lauro de Freitas, e outras como Vitória (ES) e Contagem (MG), apresentado ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência responsável pela iniciativa. Vale lembrar que o município é o terceiro do País contemplado com essa valorosa iniciativa, onde a segurança cidadã é pauta principal. Nota 1000!

Subway chega ao centro de Lauro de Freitas A grande novidade da região, especialmente no centro da cidade, na Praça Martiniano Maia, é a chegada da quarta unidade da franquia Subway – inaugurada no mês passado tradicionalmente conhecida (e adorada!) pelos seus sanduíches saudáveis e gostosos. O local, bastante espaçoso, com capacidade para receber 70 pessoas dentro da loja, é dividido em dois ambientes (área interna climatizada e área externa) e oferece as melhores opções para sua refeição.

Moema, musa baiana LGBT Após ser escolhida por 71 ONGs que fazem parte do Fórum Baiano LGBT, a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho foi homenageada com o título de Musa LGBT no mês passado, na Câmara Municipal da cidade. Moema, que já foi militante de causas gays no ano de 1988, teve seu trabalho reconhecido no combate à homofobia no campo das políticas públicas e por levantar bandeira em favor do Grupo Gay da Bahia (GGB), ainda quando era deputada estadual. Desde 2005, a prefeita busca garantir direitos para a categoria de Lauro de Freitas. No mesmo ato de homenagens, Franklin Silva (na foto, com a prefeita e o vice-prefeito João Oliveira) – votado em assembléia – retorna à presidência do Grupo Gay de Lauro de Freitas (GGLF) e juntos prometem esquentar a 7ª edição da Parada do Orgulho Gay do município, que acontece no mês de setembro na orla da Praia de Ipitanga. Arrasaram!

46

JULHO’2012

4ª edição da Corrida Noturna do Litoral Norte Para esse ano, cenário e atrações surpreendentes não vão faltar na 4ª edição da Corrida Noturna do Litoral Norte e Corrida Kids, que está marcada para o dia 22 de setembro. Com o apoio da FBA (Federação Baiana de Atletismo) e realização da Tritour Eventos, o evento bate o martelo no conceito da prática esportiva aliada à diversão e segurança para toda a família, com percurso de 5 km e 10 km ao longo da prova. De Costa do Sauípe, antigo local da corrida, para o Condomínio Reserva Imbassaí, a Corrida Noturna do Litoral Norte e Corrida Kids disponibilizarão, além de um solo impecável para a maratona, um clima beneficiado pelo ecossistema local, integrando o calendário oficial de provas da Bahia e com pretensão de entrar para o de eventos também. Sim, neste ano quem anima os corredores na pós-corrida é a banda 5% e outras atrações mantidas em surpresa pela organização do evento. Os pacotes de hospedagens (no Hotel Gran Palladium, apartamentos e casas, com preços especiais) e as inscrições já podem ser feitas através do endereço www.corridanoturna.net até dia 15 de setembro, ou também pelos contatos de telefone 71 2203 4244 ou e-mail corrida@tritour.com.br. Agende-se!


Nosso bairro 38  

Nosso bairro 38