Page 1

1


N

este guia, encontram-se as informações necessárias para realização de sua cerimônia e festa de casamento na Igreja Santo Antônio do Pari. Leia-as com atenção e tire suas dúvidas na secretaria de nossa igreja. Seja bem-vindo e acolhido pelos franciscanos! Teremos o imenso prazer de celebrar seu casamento.

Paróquia Santo Antônio do Pari Praça Padre Bento, s/n Pari - São Paulo - SP Fone: (11) 3311-0513 / 3311-0455 Fax: (11) 3311-0455 E-mail: paroquiasantoantoniodopari@gmail.com www.santoantoniodopari.com.br


ocês escolheram a igreja Santo Antônio do Pari, localizada na Praça Padre Bento s/nº – Pari - SP, para a realização de sua celebração de casamento. Nossa igreja foi entregue ao culto divino em 13 de junho de 1924, e é atendida pelos frades franciscanos, que normalmente presidem as celebrações de casamento, dando a cada casal uma atenção especial

V

A igreja Santo Antônio do Pari mede 60 metros de comprimento, 28 metros de largura e 15 metros de altura, com quinze altares laterais, todos em legítimo mármore, construídos solenemente inaugurados entre os anos de 1925 e 1929, batistério e duas imponentes torres de 52 metros de altura e de 8 metros de largura. O Púlpito, também em legítimo mármore, de cores e incrustações de alto relevo de madeira, imitando bronze, foi inaugurado em 30 de novembro de 1930. O presbitério com a imagem de Santo Antonio ao fundo, é amplo e acomoda cerca de 600 convidados. 4


5


6


O matrimônio é um sacramento da Igreja católica. É o início de uma nova vida, de um projeto de vida a dois. Não é apenas um ato social, mas um momento de celebração da fé, onde os noivos recebem a graça especial para a vida familiar, dando-se um ao outro com a bênção de Deus e o acolhimento da igreja.

7


O encontro de noivos P

or ser o matrimônio uma celebração de fé, a igreja organiza para aqueles que desejam se casar uma preparação espiritual, que chamamos de Encontro de Noivos. O encontro propõe uma integração entre os noivos que pretendem se casar, por meio de palestras, debates e reflexões, visando assim, uma orientação para o sacramento do matrimônio e suas consequências. O encontro de noivos é requisito obrigatório para todos que pretendem se casar na Igreja Católica, é feito pelo casal, e portanto, não deve ser deixado para a última hora. Preparados por uma equipe altamente qualificada, nossos encontros contam com a presença de um frade, sendo aberto também para noivos que irão se casar em outras igrejas. Desejamos que não somente o encontro de noivos, mas também os casamentos aconteçam nesta igreja. No entanto, esclarecemos que, o encontro de noivos pode ser feito em qualquer paróquia. A inscrição é feita na secretaria da igreja. Informe-se sobre as datas disponíveis para os encontros nesta igreja pelo telefone: (11) 3311-0513. 8


A celebração do matrimônio 1. Horários para celebração em 2013 Sábados – 11h00, 18h45, 19h30, 20h15 É necessário que os noivos reservem a data e o horário do casamento com uma boa antecedência, pelo menos seis (6) meses antes da data que pretendem se casar. A igreja faz uma pré-reserva de quinze (15) dias, caso não ha ja confirmação, perde-se a data e horários desejados. Horários especiais devem ser combinados diretamente com o pároco. Caso queiram mais tempo ou exclusividade para o dia da celebração, é preciso que se faça a reserva dos demais horários. Não se marca casamento por telefone.

2. Processo de habilitação matrimonial Ao chegarem à secretaria da igreja, vocês serão prontamente informados por onde começar o processo de habilitação matrimonial. A este processo chamamos também de “papéis do casamento religioso”. Para evitar transtornos, o processo deve ser aberto pelo menos três (3) meses antes, na igreja de domicílio de um dos noivos. Normalmente o matrimônio deve ser realizado onde um dos noivos reside, mas há possibilidade, no entanto, de escolherem outra igreja. Caso queiram casar-se em outra igreja, os noivos terão que levar um documento chamado “Transferência”, ou seja, da igreja em que ocorreu o processo para à igreja onde se dará o casamento. Procure nossa secretária para todos os esclarecimentos necessários.

3. Local do matrimônio Para preservar o caráter religioso e público da celebração, a igreja Santo Antonio não realiza casamentos em capelas e igrejas particulares, nem em sítios, clubes ou salões de festa. Em nenhum caso serão feitas exceções, pois são normas de nossa Arquidiocese de São Paulo.


4. Documentação necessária ™™ Os noivos deverão apresentar os seguintes documentos para a abertura do processo de habilitação matrimonial: ™™Carteira de identidade e CPF: cópias e originais. ™™ Certidão de batismo atualizada, também chamada de “batistério”, para fins matrimoniais. Esta certidão é válida por seis meses e é obtida na igreja em que você foi batizado.

™™ Comprovante de residência (conta de luz, telefone ou equivalente). ™™ Comprovante do “Curso de Noivos”. ™™ Documento de “Transferência”, quando for o caso. ™™ Protocolo do cartório comprovando entrada do processo civil. ™™ Até 12 horas antes do casamento religioso, trazer cópia da certidão do casamento civil. 10


5. Menores Quem for casar e tiver menos de 18 anos de idade, deve trazer junto os pais ou responsáveis, para assinar o consentimento. O homem e mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou seus representantes legais, enquanto não atingida à maioridade civil.

6. Casamentos mistos e disparidade de culto É possível o casamento de católico com outro cristão não-católico (“matrimônio misto” – Ex. Católico com um membro da Assembléia de Deus) ou de católico com um não-batizado (“disparidade de culto” – Ex. Católico com Budista) desde que ha ja autorização expressa do bispo local. Em linha geral, cabe também a ele a dispensa de outros impedimentos eventualmente existentes (consangüinidade, idade, não realização do casamento civil, etc.). Caso ha ja necessidade, essa autorização é providenciada pela secretaria de nossa igreja junto à Cúria Regional, no decorrer do processo matrimonial. Vocês não precisam se preocupar!

7. Casamento religioso com efeito civil Nossa igreja realiza casamento religioso com efeito civil. Dois meses antes do casamento, os noivos devem procurar o cartório mais próximo da residência para dar entrada ao processo civil. Após este processo, o cartório expedirá a habilitação. Somente com esse documento a igreja realizará a cerimônia com efeito civil. Após a realização, o próprio casal entregará a ata ao cartório, arcando com as despesas de reconhecimento de firmas. Os freis de nossa igreja possuem firma no 25° Cartório de Registro Civil – Pari – Rua Hanneman, nº 148 Tel.: (11) 3227-7828.

8. No dia do casamento Primem pela pontualidade! Para que o casamento de vocês seja celebrado com beleza e tranquilidade, será preciso que cheguem na hora. Atrasos, além de ser deselegante para os convidados, prejudicam em muito a celebração, se a noiva atrasar mais que 15 minutos, a cerimônia poderá ser abreviada.

11


9. Taxa de celebração Por ocasião da confirmação da reserva, os noivos deixarão um sinal de 50% na secretaria da igreja. O restante deverá ser liquidado até trinta (30) dias antes do casamento. Em caso de desistência, o sinal não será devolvido.

10. Decoração da igreja Nem tudo aquilo que sonhamos ou nos é sugerido, é possível de ser realizado, pois a igreja tem normas e regras próprias. Verifique com a igreja quais são as normas, antes de assinar um contrato. Havendo mais de um casamento no mesmo dia, os casais devem obrigatoriamente escolher uma única empresa de decoração, dividindo entre os casais do dia os custos. Não é permitido o uso de arames, pregos, tachas, percevejos cola e fitas adesivas para fixar os enfeites nos bancos, nem no piso. Eles devem ser amarrados. Os bancos da igreja também não podem ser removidos, nem é permitido jogar pétalas e arroz no piso. Lembramos ainda que não é permitida a queima de fogos nas dependências desta igreja. Caso queiram fazer em via pública, devem consultar o Corpo de Bombeiros e a Divisão de Produtos Controlados. Recomendamos que a decoração seja simples e acessível a todos.

11. Música e filmagem Por ser uma celebração religiosa, e não um show artístico dê preferência às músicas de caráter religioso e erudito. Não é permitido que o grupo de músicos escolhido executem os cantos nos momentos da liturgia da palavra, do consentimento e da bênção nupcial. Lembramos que cerca de meia dúzia de músicas religiosas são suficientes para uma bela celebração. Quanto à equipe de filmagem e fotografias, os mesmos deverão ser discretos.

12


12. “Padre de fora” Se os noivos forem convidar um padre de fora para realização do seu casamento, pede-se a confirmação com antecedência, entregando o nome completo do padre na secretaria da igreja. É também exigido trazer, da parte do padre que se comprometeu a realizar o casamento, uma carta chamada “uso de ordens”, preparada na paróquia do padre escolhido.

13


14


Salão de festas Nossa igreja dispõe de um salão de festas, com capacidade para 300 pessoas, o que permite a realização de grandes festas ou pequenos coquetéis. Nossa igreja possui 270 cadeiras e 80 mesas que podem ser alugadas para a festa, caso sejam do agrado. Algumas informações importantes a serem observadas:

1. Reservas: As reservas deverão ser feitas pessoalmente na secretaria da igreja. Não fazemos reservas por telefone ou e-mail.

2. Capacidade: A capacidade máxima do salão de nossa Igreja é de 300 pessoas sentadas para um jantar ou 400 pessoas em pé, no caso da realização de um coquetel. A medida do salão é 26m x 15m.

3. Voltagem: 110 v e 220 v É expressamente proibido fazer ligações nos quadros de energia internos do salão.

4. Informações Adicionais: Uma ampla cozinha, equipada com fogões, fornos e duas geladeiras. 15


5. Segurança e limpeza A igreja não mantém serviço de segurança, devendo o locatário providenciar tal serviço, caso julgue necessário. A igreja mantém apenas um funcionário que estará no final do evento para receber as chaves e verificar o espaço. A igreja não se responsabiliza por objetos e valores perdidos ou roubados durante o evento. A igreja não confere mercadorias ou materiais locados para o dia do evento. Não é permitido usar pregos ou fita adesiva nas paredes e nos pisos. A igreja se compromete a entregar o salão limpo para o dia do evento. O locatário ficará responsável por fornecer o material necessário ao funcionamento dos toaletes (papel higiênico, papel toalha, sabonete, desinfetante, etc.), bem como o gás para o uso na cozinha.

16


6. Duração do evento A montagem deverá ser feita no dia da realização do evento, a partir das 8h. Em função das regras municipais e “Lei do PSIU”, o evento não poderá ultrapassar 0h. A partir das 23h, somente música ambiente.

7. Observações gerais São obrigações e responsabilidades do locatário usar com zelo as dependências do salão, bem como todos os equipamentos e outros materiais colocados à sua disposição, sem qualquer dano. Caso isso venha a ocorrer, o locatário arcará com as despesas de conserto ou reposição de material.

17


18


19


O encontro de noivos 8 A celebração do matrimônio 9 Salão de festas 15 Profissionais 2013 21 Buffet e doces 22 Coral e Orquestra 24 Decoração26 Foto, vídeo e eventos 28 Como escolher as músicas para a cerimônia 29 Essenciais30 Caminho até o altar 31 Dicas32 Minhas anotações 34 O que é trash the dress e street the dress? 37 Programe sua viagem 38

Lembramos que, os profissionais e prestadores de serviço indicados neste guia, estão credenciados a trabalhar em nossa Igreja. No entanto, tal credenciamento não representa nenhuma exclusividade por parte da Igreja. Os noivos poderão contratar outros profissionais que não constam neste guia. Todos os profissionais que aqui constam, estão cientes das normas estabelecidas pela igreja, por isso pede-se que se dê preferência a eles. Também não nos responsabilizamos por qualquer falha nos serviços prestados. Caso vocês escolherem profissionais que não

20

estejam elencados neste guia, certifiquem-se na secretaria paroquial sobre as normas da Igreja antes de firmarem contrato com os mesmos. A secretaria deverá ser informada pelos noivos, com um (1) mês de antecedência, quais são os profissionais e prestadores de serviço contratados, para que os mesmos efetuem o pagamento da taxa de uso da Igreja e salão de festas, cobrindo assim despesas extras da Igreja com energia elétrica, limpeza, funcionários, etc. Estes valores devem ser pagos diretamente na secretaria, até cinco (5) dias antes do casamento.


Profissionais 2013


Buffet e doces O doce bem casado, representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuos. Almejando muita sorte e felicidade nesta união, deverá ser distribuído um bem casado para cada convidado. Todo aquele que saborear o doce, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade dos noivos. Por costume, antes da primeira mordida faz-se um pedido e em seguida, prova-se o sabor doce dos sonhos. por HQZ Bem Casados

22


star apaixonados amigos, é encontrar o nome justo da vida. É recuperar a chave oculta que abre o cárcere em que a alma está cativa. É captar, em determinados olhos, um verdadeiro olhar que nos contempla. É escutar de uma boca a própria voz profundamente repetida. É suspeitar que, para sempre, a solidão de nossa sombra está vencida. É descansar os olhos tristes em uma paisagem de cegonhas e campo. É governar a luz do fogo e, ao mesmo tempo, ser escravo da chama. É contemplar um trem que passa pela montanha com as luzes acesas. É escutar à meia-noite a errante confissão da garoa. Estar apaixonado amigos, é padecer espaço e tempo com doçura. É despertar certo dia com o segredo das flores e das frutas. É comprovar de corpo e alma que a tarefa de ser homem é menos dura. É começar a dizer sempre e em seguida, não voltar a dizer nunca. E é, além disso amigos, estar seguro de estar com as mãos puras.

E

Francisco Luis Bernárdez

23


Coral e Orquestra O coral ou orquestra para casamento é responsável pela trilha sonora do seu sonho. Para que tudo soe como você sempre desejou, a figura do maestro é de extrema importância, pois é ele que fará a conexão entre a música escolhida por vocês, e os diversos momentos da cerimônia. por Rita del Chiaro

24


25


Decoração

26


27


Foto, vĂ­deo e eventos

28


Como escolher as músicas para a cerimônia Por Rita Del Chiaro

ma vez decidido pelo casamento em Igreja, verifique as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia. Se casar, em Sítio ou Buffet, você tem mais liberdade para escolher as músicas e fazer as entradas. Apenas lembre-se que, quanto mais entradas você colocar, mais tempo vai durar a cerimônia: um casamento com 8 músicas dura em média 1 hora, um casamento com 12 músicas vai durar cerca de 1 hora e meia, tempo muito longo para convidados e principalmente para as crianças. Use o bom senso. Caso não consiga usar todas as músicas que gostaria na cerimônia, peça ao coral que toque algumas na sala de espera ou que o DJ ou Banda toque na festa. Cada momento pede uma música de cerimônia adequada, e o pacote que você fechou com o Coral ou Orquestra também vai influenciar bastante na definição das músicas. Para a entrada dos Padrinhos ou Noivo, você pode optar por uma música instrumental, um tema de filme cantado, sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair a entrada seguinte – a da noiva. Entrada da Noiva – pede uma música mais forte, mais marcada, geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou

Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música anterior. Entrada de Pa jens, Daminhas e Floristas – temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, com solos de instrumentos como violino ou flauta. Benção – uma música sacra, que faça parte do contexto desse momento. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, em casamentos evangélicos sugiro o Pai Nosso. Cumprimentos – esse é um momento mais livre, onde aquela música romântica que fez parte do namoro pode entrar. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para a letra das músicas, muitas vezes a melodia é muito bonita, mas o texto fala de sofrimento, separação, etc... Saída – momento onde uma música mais animada pode ser usada na cerimônia de seu casamento. Procure fazer a seleção das músicas da cerimônia com certa antecedência ao casamento, cerca de 3 meses antes, para que os músicos possam preparar os arranjos e ensaiar se for o caso, de uma música inédita. Escolha mais de uma música para cada momento e faça um exercício de mentalização do local, das pessoas e da música que escolheu.

U

Rita Del Chiaro é maestrina formada pela Universidade de São Paulo e é diretora artística do Coral Del Chiaro.

29


Essenciais

30


Caminho até o altar por Norte Paulista

o final do dia no salão de beleza próximo ao tão esperado momento, a noiva, é preenchida por uma diversidade inexplicável de sentimentos. Agitação, ansiedade, receio, alegria, dentre muitas outras sensações fazem parecer que por dentro daquele vestido branco, borboletas voam executando as mais variadas acrobacias. Nesse contexto de tamanha emoção, tranqüilidade no momento de iniciar a caminhada até o altar da igreja, é essencial para que o casal, em especial a noiva, realize seu sonho. Por isso, escolher uma empresa de confiança para levar a noiva até o início da caminhada rumo ao altar, é de suma importância. Pontualidade, responsabilidade e carinho pelos clientes, devem ser características sempre presentes por todos os profissionais envolvidos para a realização desse grande dia. Um motorista, por exemplo, que transmita paz é um enorme diferencial, por isso não tenha pressa na hora de escolher, sinta qual empresa lhe faz sentir bem e assim, tome a melhor decisão para que todos os sentimentos sejam acalmados por um caminho orientado por pessoas, que estarão junto com vocês amparando e orientando em todos os momentos desse dia especial.

A


Dicas por Fruto Verde Decorações artesanais

Vestidos

Lista de convidados

É importante comunicar com antecedência as mães e madrinhas sobre a cor que será usada na passadeira (tapete da cerimônia religiosa), para evitar escolher o mesmo tom para seus vestidos e, ao invés de serem pessoas importantes, passam a “fazer parte da decoração...”

Nenhum outro item na organização do casamento gera mais preocupação e desgaste quanto à lista de convidados. A atenção maior nessa fase deve ser para o “bolso” pois é nessa hora que o orçamento pode estourar.

Portanto regra número 1, antes de definirem o tamanho da festa, levem em conta o tamanho das famílias, a quantidade de amigos do casal e as relações de pais e sogros. Sim, é possível realizar uma recepção íntima para poucas pessoas, mas isso deve ser deixado bem claro com antecedência a todos envolvidos.

Decoração Em algumas épocas do ano a sua decoração pode ficar mais cara, isto ocorre devido ao aumento do preço das flores pelos distribuidores em função de datas comemorativas*.

Traje do noivo Na loja onde alugar o traje do noivo faça um acordo: a cada padrinho ou convidado que locar seu tra je na mesma loja o noivo ganhará 10% de desconto. Caso tenham 10 padrinhos a roupa do noivo sairá de graça! as maiorias das lojas masculinas trabalham dessa forma é só questão de negociar antes.

Feito isso, divida a lista em quatro partes: família da noiva, família do noivo, amigos dos noivos e convidados dos pais/sogros. Assim fica mais fácil saber onde poderão ser feitos cortes caso necessitem.

Contratação de profissionais Cuidado com “profissionais amadores”. Há muitos casos no segmento em que a pessoa organizou apenas o seu casamento e acha que tem experiência e conhecimento suficientes para fazer qualquer evento. Fujam disso!!! Cada evento é único e acontece imprevistos que só poderão ser resolvidos corretamente e com a rapidez necessária por um profissional experiente em sua área e que já tenha vivenciado varias situações na prática. Fiquem alertas a valores totalmente fora do mercado, promoções malucas, “promessas de milagres”, bons profissionais têm seu custo dentro dos padrões e estão sempre atualizados com as novidades em cursos, workshops, palestras, etc.

32


Lua de mel

Padrinhos

Escolham locais que estarão em baixa temporada na época do casamento, pois a economia chega a 30% em relação aos locais que estarão na alta temporada. Uma boa alternativa hoje em dia são as cotas de lua-de-mel, os convidados compram cotas da viagem escolhida por vocês como presente de casamento diretamente na agência de turismo contratada pelos noivos. Caso o valor total da viagem não seja atingido até a data do casamento, vocês completarão o valor.

As igrejas costumam limitar o número de casais no altar, portanto, informe-se em sua igreja antes de saírem convidando uma infinidade de padrinhos. Avalie o tamanho do altar antes de definir quantos casais irão convidar, levando em conta que além dos padrinhos estarão lá os pais. Altares muito cheios não ficam bonitos e dificultam o trabalho dos fotógrafos e vídeo, sem falar da falta de conforto dos próprios padrinhos. Cinco casais no máximo de cada lado está de bom tamanho caso o altar seja espaçoso.

*Época em que as flores são mais caras ™™1ª quinzena de março (dia internacional da mulher); ™™1ª quinzena de maio (dia das mães); ™™1ª quinzena de junho (dia dos namorados); ™™2ª quinzena de dezembro (Natal e festas de ano novo)

33


Minhas anotaçþes

34


35


Revista Santo Antônio do Pari Coordenação: Elá Camarena Supervisão: Frei Adriano Freixo Pinto, ofm Arte e projeto gráfico: Elá Camarena Fotografia: Adolfo Vargas, João Dualiby, Gustavo Vargas e Elá Camarena Ilustração digital: João Dualiby Revisão: Bárbara C. Santos Textos: Frei Adriano Freixo Pinto, ofm (texto adaptado do Guia de noivos da Paróquia São Francisco de Assis da Vila Clementino, SP) Matérias: Fornecidas pelos anunciantes Tiragem: 3000 exemplares Publicação e Distribuição: A Revista Santo Antônio do Pari é uma publicação anual e distribuida gratuitamente pela paróquia. Para anunciar: Elá Camarena (11) 2969-6026 / (11) 9-9252-7067 design@camarena.com.br www.villadecamarena.com.br As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da revista. Os textos e fotos dos anúncios são de inteira responsabilidade dos anunciantes.


O que é trash the dress e street the dress? por Noivas e Noivos

ão ensaios feitos pelos noivos com os tra jes do casamento, alguns dias depois da cerimônia, em locais criativos, como na praia, no campo, em uma cachoeira ou até em alto mar ou em parque de diversões. O estilo, originado nos Estados Unidos, significa rasgue o vestido. É claro que nenhuma noiva fará isso, mas é preciso não ter medo de sujá-lo. O Sreet the dress é uma variação, com o mesmo sentido, só que feita nas ruas de grandes cidades, em pontos turísticos ou mesmo em bares. As fotos posadas saíram da lista de preferência das noivas? Ainda não, acreditamos que o conjunto final deve ser sempre um “mix” entre posadas e espontâneas do fotojornalismo. Temos sempre que fazer alguns cliques posados com os padrinhos e os pais. É importante lembrar que as poses dos noivos antes da cerimônia também rendem belas imagens. Claro que cabe ao fotógrafo deixar todos descontraídos para que fiquem boas. O que levar em conta na hora da contratação do profissional? Identificação com o estilo de fotografia em primeiro lugar, para isso, analise o site da empresa e veja outros casamentos clicados. Agende uma primeira reunião para conhecer seu material impresso. A empresa deve conhecer a história do romance do casal, para encontrar o clique perfeito que fará todo o sentido para os dois. Lembre-se ainda que, o fotógrafo será o responsável por documentar um momento único de suas vidas. Fotojornalismo é o mais procurado? Sim, no fotojornalismo priorizamos momentos espontâneos, capturando reações, emoções, risadas e olhares que, às vezes, passam despercebidos. O fotógrafo fica mais livre, os noivos mais soltos e as fotos mais naturais, sem aquele roteirinho de poses a noite toda dos cliques tradicionais.

S

Os serviços de fotografia devem ser contratados com um ano e meio antes da data do seu casamento.


Programe sua viagem

por Regiello Turismo

Converse com seu agente de viagens, pense no tipo de clima que você deseja encontrar em sua viagem, calor? Praia? Serra? Cruzeiro Marítimo? Veja principalmente, quanto você pode dispor financeiramente e quantos dias pretende via jar. O ideal é fazer tudo isso pelo menos cinco meses de antecedência. Planejar tudo isso, vai lhe dar mais segurança, o que não quer dizer que estará isento de qualquer problema, mas além de consultar um agente de viagens, veja também o site da INFRAERO (WWW.infraero.gov.br) e ANAC (WWW.anac.gov.br). Eles possuem informações importantes como, por exemplo, quais são os documentos para embarque nacional e internacional, quantidade de medicamentos que podem ser levados em bagagens de mão e principalmente, direitos dos passageiros em caso de atrasos, cancelamentos dos vôos entre outros assuntos. É uma precaução simples, que poderá lhe orientar e proporcionar um passeio com mais qualidade e segurança.

udo precisa ser programado quando você resolve se casar, escolha a data, uma igreja e certifique-se que ela estará disponível para o dia escolhido, escolha onde fazer a festa e o que poderá oferecer aos seus convidados dentro de suas possibilidades, além de tantos outros detalhes que acabamos esquecendo. Não esqueça que para via jar, também é importante saber escolher e se programar. Existem inúmeras possibilidades e com certeza, você encontrará aquela que se encaixe com este momento de sua vida e com seu bolso. Lembre-se sobre a importância de observar se a data de sua viagem, será em período de alta ou baixa estação, isto influenciará diretamente no seu orçamento. Fazer suas reservas com antecedência, é um modo de encontrar passagens aéreas mais econômicas, hotéis e tudo o que mais precisar. Sua viagem de lua de mel, mais do que outras viagens, merece uma atenção especial e deve ser bem planejada.

T

38


Guia de noivos Santo Antonio  

Guia de Noivos que desenvolvemos para a Igreja Santo Antônio do Pari

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you