4 minute read

Professora de História explica origem da Festa Junina

Comemorada tradicionalmente durante o mês de junho, a Festa Junina teve origem na França e foi trazida ao Brasil pelos portugueses durante a época da colonização, no século XVI. De acordo com historiadores, era uma celebração pagã da Europa que festejava a passagem da primavera para o verão, o chamado solstício de verão. Acreditava-se que, durante o rito, afastariam maus espíritos ou pragas que pudessem afetar a colheita.

Na época, o cristianismo se consolidou como a principal religião do continente europeu, com isso, as comemorações começaram a absorver algumas características. “A festa junina foi incorporada ao calendário católico para homenagear san - tos populares, como São João, São Pedro e Santo Antônio. Ela foi sendo modificada e, hoje, se tornou uma festa popular em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste”, explica a coordenadora de projetos de História da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) e professora das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Mandaqui e de Artes, Natália Moura.

Advertisement

Festa junina nos dias de hoje Atualmente, a celebração é marcada pelo uso de roupas típicas da época, como camisa xadrez, chapéu de palha e vestido de chita (tecido de algodão com estampas coloridas e vivas). Entre

Feijoada Beneficente

os estilos de música mais comuns e que compõe a tradicional quadrilha estão o sertanejo e forró.

“A característica da quadrilha muda em cada região do País e, no Nordeste, é comum ver os pais se orgulhando dos filhos que dançam profissionalmente durante as comemorações da Festa Junina”, comenta a docente. Quando se pensa em festa junina, alguns itens se tornam essenciais, como: balões, bandeirolas, correio elegante, fogueira, música, quadrilha e comidas, bebidas e vestimentas típicas.

Gastronomia

As comidas típicas são ícones importantes da Festa Junina, inclusive, é uma época do ano aguardada por muitos pela gastronomia. “Aqui no Brasil, é comum utilizarmos o milho em diversas variações de receitas, como cozido, bolo de milho ou fubá, canjica, curau, cuscuz, pamonha e pipoca”, comenta Natália.

Confira mais pratos da comemoração: Amendoim e doces derivados como paçoca e pé-de-moleque; Arroz doce; Baba de moça; Bolos (amendoim, coco, tapioca, além do tradicional de milho); Cachorro quente; Caldos quentes (carne seca, feijão, mandioquinha, etc); Cocada; Maçã do amor; Quentão; Quindim; Vinho quente.

No Jabaquara, Cidade Ademar e Vila mariana, igrejas, entidades e escolas se organizam para o festejo. Não deixe de prestigiar a mais próxima da sua residência e aproveitar dessas delicias de época. E viva Santo Antônio conhecido como santo casamenteiro, comemorado em 13 de junho com suas simpatias para os que desejam ter namorados (as) ou até mesmo se casar.

Inscrições para conselheiro tutelar Projeto Bem Viver abre inscrições

O Projeto Bem Viver Obra Social São Judas Tadeu está com inscrições gratuitas para idosos. Basta comparecer as terças feiras das 14 às 16h na Sala São Judas - Av. Jabaquara 2682 - Metrô São Judas, e preencher uma ficha de cadastro .

A 8ª Feijoada Beneficente

Rotary Ponte Estaiada acontece no dia 10/06, a partir das 13h com musica ao vivo, sorteios e muito companheirismo. Reserve já seu convite não fique fora desta que promete ser uma deliciosa tarde de sábado. Convites limitados!

História do Rotary

O primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de fevereiro de 1905 por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo. O Rotary tornou-se cada vez mais popular e, dentro de uma década, clubes foram fundados em diversas cidades dos Estados Unidos, como São Francisco e Nova York, e em Winnipeg, no Canadá. Em 1921, o Rotary contava com clubes nos seis continentes e um ano mais tarde adotou o nome Rotary International. À medida que a organização crescia, sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes. Rotarianos começaram a angariar recursos e utilizar suas habilidades em benefício de comunidades necessitadas. O ideal da entidade está refletido em seu lema, Dar de Si Antes de Pensar em Si. Em julho de 1925, havia mais de 2.000 Rotary Clubs integrados por mais de 108.000 rotarianos. O prestígio da organização atraiu a seu quadro associativo presidentes, primeiros-ministros e personalidades ilustres, entre eles o escritor Thomas Mann, o diplomata Carlos P. Romulo, o humanitário Albert Schweitzer e o compositor Jean Sibelius.

O Projeto oferece eventos gratuitos semanais com uma programação variada. Em junho várias atrações interessantes: palestra sobre acupuntura, palestra com psicóloga e desfile de vestidos com manequins de terceira idade.

O Projeto não tira férias, começará julho com muitas risadas: vivência de terapia do riso. Depois vivência de yoga, e para finalizar o mês, uma oficina da pizza com degustação.

Em agosto o destaque fica para palestra com nutricionista. Em setembro haverá uma palestra motivacional sobre o idoso como agente de transformações, além de uma ótima palestra sobre litorerapia e temas minerais.

Em outubro vivência de ginástica chinesa.

Em novembro e dezembro, belas peças teatrais serão apresentadas no palco da Sala São Judas.

A coordenadora do Projeto Bem Viver é Regina Pastore. A coordenadora da Obra Social São Judas Tadeu é Ada Monteiro.

Estão abertas as inscrições para o processo unificado de seleção de candidatos para as 260 vagas de titulares nos 52 Conselhos Tutelares (CT) ligados à Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). As inscrições estão abertas até 12 de junho.

O processo é feito exclusivamente pelo Portal de Atendimento SP156 e a escolha é realizada em duas etapas: a primeira é a de inscrição e análise dos documentos dos candidatos; a segunda, compreende a eleição, que será realizada em 1º de outubro deste ano, homologação do resultado e a posse dos eleitos em 10 de janeiro de 2024.

Os Conselhos Tutelares estão distribuídos por todas as regiões do município. Cada CT conta com cinco conselheiros e seus respectivos suplentes, que totali- zam 260 vagas de titulares, para as quais haverá eleição em outubro.

Para participar do processo unificado de seleção de candidatos ao CT, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo (CMDCA/SP), é preciso ter mais de 21 anos, ensino médio completo, comprovada experiência na área de direitos da criança e adolescente, reconhecida idoneidade moral e residir no Município de São Paulo na área de abrangência da Subprefeitura onde fica o CT para o qual pretende se candidatar. O mandato dos conselheiros tutelares é de quatro anos.

Podem votar na eleição do CT moradores do município de São Paulo e em pleno gozo dos direitos políticos, de acordo com seu domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos.