Jornal Jabaquara em Notícias - Ed. 679

Page 1

O equipamento contará na primeira fase com 114 unidades modulares, outras 16 serão entregues na segunda fase, totalizando 130 módulos e 520 vagas. PÁGINA 5

Para utilizar esse cupom você depende do preenchimento de cadastro com CPF, Nome Completo, data de Nascimento e número de Celular no momento da compra 98780-8189 97083-6652 www.JABAQUARAEMNOTICIAS.com.br em notícias DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - ANO 33 - EDIÇÃO 679 - 22 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2024 Vila Reencontro Jabaquara l foi inaugurada dia 12 de maio

Artigo

Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida. Os alunos, todos, eram muito especiais. Porém, me deparei com uma situação difícil de contornar.

Thiago, um aluno de 9 anos, recém matriculado na escola, era extremamente alérgico a qualquer produto de origem animal. Alérgico a ponto de carregar uma pochete com injeção de endorfina. Avisei a coordenação que eu não tinha nenhum tipo de treinamento caso ele precisasse que um adulto lhe aplicasse a injeção. Os pais disseram que eu não precisava me preocupar, pois Thiago já sabia lidar bem com sua condição.

Ele levava o lanche dele e sempre pareceu bem resolvido. Acabei esquecendo dessa limitação e, quando os pais do Matheus avisaram que, mandariam um bolo para cantarmos os parabéns no recreio, eu nem lembrei que Thiago não poderia comer.

Cantamos os parabéns e só fui lembrar disso, quando olhei para seus olhinhos marejados enquanto me observava oferecer o pratinho com uma fatia de bolo para todas as outras crianças. Me senti a pior professora do mundo. Afinal, era minha obrigação ter pensado nisso.

Decidi mandar mensagem para todos os pais da turma, informando sobre a condição de Thiago, junto com três indicações de pessoas que vendiam bolos veganos. Inclusive a mãe do Thiago.

O próximo aniversário seria de Valentina e, conhecendo o pouco que já conhecia desses pais, já poderia ter imaginado que dariam problema. A mãe chegou com um bolo temático, pedindo desculpar por ter esquecido do “detalhe” do bolo vegano, se eu não poderia abrir uma exceção. Cantamos parabéns e, de novo, tive que presenciar a carinha de choro de Thiago.

Pedi para os alunos sentarem em roda e que Thiago

tentasse explicar como se sente ao presenciar todos comendo um bolo delicioso, menos ele. Sem medo de chorar, Thiago explicou que não sentia falta do doce, pois nunca tinha comido, mas que se sentir excluído era dolorido e que ele não entendia o porquê, já que os bolos veganos são uma delícia.

A partir desse dia, nunca mais tivemos um bolo que Thiago não pudesse comer. Todas aquelas crianças, de alguma forma, entendiam a dor de se sentir excluído.

Infelizmente, se dependesse dos pais, Thiago passaria o ano todo se sentindo assim.

Fico feliz por eu ter aproveitado esse momento como uma oportunidade que todos poderíamos aprender.

*Vanessa é pedagoga e escritora, autora do livro

“Todas as vidas de Tati” *Todos os nomes utilizados neste texto são fictícios

Inscrições abertas para o Recreio nas Férias

A prefeitura abriu nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Recreio nas Férias, que acontece entre os dias 8 a 19 de julho, período de recesso escolar, e que atende bebês, crianças e adolescentes de 0 a 14 anos com atividades de esporte, cultura, lazer, recreação e passeios. A expectativa é de que esta edição atenda aproximadamente 47 mil bebês, crianças e adolescentes.

Serão 130 polos participantes, sendo 58 CEUs, 1 EMEFs e 3 CECIs (Centros de Educação e Cultura Indígena). Os bebês de até 3 anos serão atendidos em 68 Centros de Educação Infantil (CEI). A programação acontece das 9h às 16h para as crianças a partir de 4 anos e serão oferecidas três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Já nas creches polos o atendimento permanecerá em seu período integral, das 7h às 17h, e serão cinco refeições.

O objetivo do programa é

DIRETORA

Rosa Maria Gomes de Oliveira

JORNALISTA

Malucy Nogueira (MTB17.862)

DIRETOR COMERCIAL

Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP)

REPRESENTANTE COMERCIAL

Sérgio Vastano

Editoração Gráfica

José Carlos Rocha da Costa

COLABORADORES

Eliane Suwa

funcionar como mais uma ferramenta para potencializar a educação integral e inclusiva, além de garantir refeições nutritivas e atividades que promovem o desenvolvimento físico e cognitivo mesmo durante o período de recesso escolar.

Crianças a partir de 4 anos podem participar do Recreio nas Férias mesmo que não sejam estudantes matriculado na rede municipal de ensino. Já as

TIRAGEM: 20.000 Exemplares

IMPRESSÃO: Gráfica Pana

EDITORA JORNALÍSTICA JUMA

CNPJ. 67.052.795/0001-52

SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45

Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP

Tel.: 5021-7010

creches-polos recebem bebês e crianças matriculados em qualquer unidade da rede municipal, seja direta, indireta ou conveniada, mediante inscrição.

As inscrições podem ser feitas até 30 de junho, pessoalmente nas unidades educacionais da Rede Municipal de Educação. Basta levar comprovante de residência e RG ou certidão de nascimento da criança e do responsável.

Cidade Ademar, Divisa de Diadema,

Os serviços

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br

Áries - A temporada geminiana traz mais movimento mental e físico, promovendo um período propício para propor ideias, apresentar projetos e transmitir conhecimento. A oportunidade de recuperar algo estagnado ou sem solução é latente. No amor, as conversas são profundas e oferecem soluções.

Touro - As finanças ganham destaque, sendo ideal para fazer um balanço do fluxo desde o início do ano. É momento de confiar em seu potencial, valorizar seus talentos e reconhecer seu tempo, esforço e dedicação. Questões imobiliárias e familiares encontram apoio para resolução. Sua autoestima estará elevada, aproveite a energia extra e esteja aberto para oportunidades. No amor, é hora de investir na intimidade e deixar a imaginação fluir.

Gêmeos - No início da sua temporada, sua expressão pessoal ganha destaque. Com o Sol brilhando em seu signo e a Lua crescente direcionando seu olhar para suas relações, é hora de avaliar a reciprocidade e motivação em cada troca. Este momento está propício para resolver pendências e ajustar o que incomoda. Sinta a forte necessidade de envolver-se com paixão e alegria, e invista em momentos de lazer e descontração.

Câncer - Você sentirá a necessidade de trazer mais ordem ao seu cotidiano. Se as coisas parecem soltas ou desconfortáveis, é hora de ajustar, eliminar o excesso e o que te prende. Com o início da temporada geminiana, sua sensibilidade e percepção subjetiva serão ampliadas; seja seletivo nas interações e busque momentos de silêncio para recuperar energias. Invista no autoconhecimento.

Leão - Período ideal para liberar sua criatividade e dedicar-se ao que traz prazer e alegria. Retome hobbies, assista a shows, inicie atividades físicas e aproveite a companhia de amigos que ampliem seus horizontes. Com o início da temporada geminiana, seu círculo social se expande e o networking traz oportunidades. Acolha a diversidade, ouça diferentes opiniões e invista em conhecimento que te aproxime de seus sonhos.

Virgem - Questões familiares e relacionadas ao lar e passado ganham destaque, aumentando a necessidade de estar próximo de quem faz bem e definir atividades familiares. Equilibrar demandas externas e pessoais será essencial, especialmente com o crescimento das ambições e questões profissionais que exigirão mais da sua mente. Mantenha o foco nas prioridades e esteja atento às propostas.

Libra - Este é o momento ideal para explorar novos horizontes e abrir asas para aventuras. Viagens e estudos estão favorecidos, permitindo ampliar conhecimentos e perspectivas. Mergulhe em outras culturas, absorva novas experiências e repense sua filosofia de vida. Com a mente em movimento, busque experiências que enriqueçam sua alma e ampliem seus horizontes.

Escorpião - Este período traz uma reflexão profunda sobre suas finanças e valores pessoais. É hora de avaliar suas prioridades e ter coragem para buscar a autonomia financeira desejada. Esteja preparado para decisões impactantes que afetarão sua segurança futura. Além disso, é momento de lidar com assuntos íntimos, buscando equilíbrio entre compartilhamento e respeito aos limites pessoais. Fortaleça os bons vínculos.

Sagitário - A Lua cheia em seu signo destaca sua expressão pessoal, enfatizando a importância de cuidar tanto da saúde física quanto do bem-estar emocional. Dedique-se a hábitos saudáveis para promover equilíbrio e vitalidade. Nutra seus relacionamentos afetivos e profissionais, fortalecendo o diálogo aberto e sincero para uma convivência saudável e produtiva. Converse, troque ideias, inspire-se e busque apoio para realizar seus objetivos.

Capricórnio - Novos projetos podem surgir, trazendo inspiração e resultados promissores. Com o início da temporada geminiana, sua vida cotidiana e atividades profissionais ganham destaque, possibilitando assumir novos desafios e liderar equipes. Organização será fundamental para lidar com essas demandas. Cuide da saúde física e emocional, especialmente com a chegada da Lua cheia.

Aquário - Aprecie a companhia dos amigos, pois suas interações podem abrir portas para novas oportunidades e experiências enriquecedoras. Cultive conexões genuínas e esteja receptivo aos presentes que a vida reserva através das amizades verdadeiras. Com o início da temporada geminiana, é hora de celebrar sua autenticidade, reconhecendo seus talentos e se entregando às atividades com amor e paixão.

Peixes - Este momento é propício para encontrar conforto na sua intimidade e se preparar para as mudanças que se aproximam. Busque por caminhos que promovam liberdade e autonomia, mantendo suas ambições e sonhos profissionais em foco. Faça contatos, estude, busque conhecimento e esteja atento a possíveis ressurgimentos do passado. Investir com determinação em seus projetos de trabalho será crucial.

2 | 22 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2024
Horóscopo
prestados por assinantes e as matérias assinadas não são de responsabilidade deste veículo de comunicação. Assim como o conteúdo dos anúncios que são de total responsabilidade do anunciante. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desta publicação sob pena prevista por lei.
Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência.

Prefeitura inaugura Rede Cozinha Escola

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta terça-feira (21) mais uma unidade da Rede Cozinha Escola para fornecer refeição à população vulnerável, que funciona na Associação da Cidade Azul e Adjacentes, no Jabaquara.

“Estou muito feliz por chegar nesse número de cozinhas escolas entregues, onde cada uma fornece 400 refeições de segunda a sábado. Nós credenciamos entidades que estão dentro das comunidades, portanto, tem uma interação que ajuda a identificar onde estão os problemas, quem são

as pessoas que precisam”, disse o prefeito Ricardo Nunes. Criado em agosto de 2023, pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o programa faz parcerias com Organizações da Sociedade Civil que recebem recursos para fornecer, no mínimo, 400 refeições prontas diariamente, de segunda a sábado, para pessoas em situação de vulnerabilidade. No total, são 65 organizações parceiras.

O Rede Cozinha Escola é financiado pelo Fundo de Abastecimento Alimentar de São Paulo (FAASP) tem pre -

visão de R$ 351 milhões do Orçamento da cidade em 2024. Além de oferecer alimentação saudável, gera empregos na sua região, fortalece a comunidade e proporciona oportunidades de formação em cozinha, inclusive para beneficiários do Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O programa distribuiu, até 20 de maio, mais de 2,7 milhões de refeições em todas as áreas da cidade.

Quem é beneficiado pelo programa só tem elogios. “As

Luta contra doenças do intestino passa pela alimentação

Maio Roxo, mês da prevenção a males intestinais inflamatórios, reitera a necessidade de uma rotina alimentar leve e nutritiva na estressante rotina atual

Evitar comidas ultraprocessadas, transgênicas e com conservantes químicos, mantendo rotina ativa, sem tabagismo e controlando o peso, afora consumir alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como carnes brancas, frutas vermelhas, folhas verde-escuras, legumes e sementes ricas em ômega-3 são importantes na imunização prévia à DII (Doença Intestinal Inflamatória) e à manutenção saudável do revestimento do cólon.

“No Brasil, para se ter uma ideia, entre 2012 e 2020 as DIIs deram um salto de 30,01 para 100,13 casos por 100 mil habitantes, deixando de ser classificadas como raras. Cultivar uma dieta saudável, rica, regrada e variada junto a acompanhamentos psicológicos que controlem ansiedade e depressão são chaves para aliviar o estresse cotidiano, principal vilão intestinal”, analisa Lucas Boarini, coloproctologista e coordenador do Núcleo de Doença Inflamatória Intestinal do São Luiz São Caetano.

Por ser um conjunto de condições que afetam adultos de 15 a 40 anos e, num pico tardio, idosos de 60 a 70 anos, as DIIs têm sintomas crônicos como diarreia, pus, muco e sangramento anal, bem como cólicas, gases, fraqueza, inapetência e febre, acometendo um total de 5 milhões de pessoas no mundo. Autoimunes, elas exigem descoberta precoce, impedindo crises traumáticas.

“Analisá-las com atenção e profundidade é fundamental. Às vezes o doente confunde a questão com viroses comuns, dando tempo para o quadro evoluir. A regra é: apresentou sintomas? Tem histórico familiar? Come mal? Procure um coloproctologista ou gastroen -

teroligista e realize exames”, pontua o médico.

As mais frequentes são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Ambas são multifatoriais. Os pacientes nascem com uma predisposição genética mas, de acordo com os fatores ambientais que são expostos, podem ou não desenvolvê-las. Esses fatores alteram a microbiota intestinal (bactérias, vírus e fungos naturais do corpo) promovendo agressão ao sistema imunológico. A primeira atinge a mucosa do intestino grosso, gerando diarreia e anemia. Já a segunda, que leva o nome de seu descobridor, o estadunidense Burril B. Crohn, pode causar inflamação em todo o intestino. O recente testemunho de Evaristo Costa, jornalista portador da condição, ajudou a elucidar e desmistificar seu enfrentamento

“Por ser incurável mas altamente tratável, esse grupo de enfermidades demanda um pronto tratamento, preponderante para impedir picos e situações extremas tais quais perfuração intestinal e estenose (fechamento do intestino), que levam à urgência cirúrgica com possibilidade de utilizar ostomia (bolsinha de intestino que é colocado externamente na barriga)”, reforça Boarini.

Para diagnosticá-las, o paciente

pessoas estavam precisando botar esse projeto nas comunidades, está ajudando muitas famílias. Eu sou uma dessas pessoas”, disse o ajudante-geral Jemerson Henrique dos Santos, 36 anos. Yukie Utiyama, 72 anos, disse que, por conta da dificuldade financeira, sempre procura locais que distribuem marmitas e que a refeição da Cozinha Escola é muito boa. “Em casa ninguém está trabalhando. Com a gente comendo aqui, só tem a janta para fazer”, afirma.

“A comida estava ótima. Hoje eu comi frango, couve, arroz e

salada. Está aprovado”, destaca Monica Utiyama, 46 anos, que foi almoçar com sua mãe. O prefeito enfatizou que a inauguração de mais essa unidade do Rede Cozinha Escola se soma a outras programas que a atual gestão tem feito em relação à segurança alimentar. “Fazemos a distribuição de 7 mil cestas básicas todos os dias, temos 80 restaurantes cadastrados que fornecem 200 refeições por dia, nossa parceria com o Estado do Bom Prato, são algumas ações concretas que temos realizado”, reforçou Ricardo Nunes.

Vielas e escadões mais seguros para todos

é submetido a colonoscopia, biópsia, tomografia, ressonância e análises laboratoriais. As terapias incluem, em alguns casos, a utilização de estomas (bolsas coletoras de fezes). Durante a convalescença estão aprovados o uso dos corticoides sulfasalazina e mesalazina, além de drogas iminomoduladoras, que controlam agravos.

Primeiro hospital da bandeira fora de São Paulo, a unidade São Luiz no ABC Paulista conta com um time especializado e capacitado em coloproctologia, gastroenterolgia, nutrição, psicologia e enfermagem, realizando consultas, exames e cirurgias. Batizado de GastroD’Or, o núcleo possui abordagem multidisciplinar e equipamentos de ponta visando a remissão desses males e um cuidado completo do sistema digestivo.

A melhoria dos becos, vielas, travessas e escadões na Cidade Ademar e Pedreira são pontos de atenção do Vereador Rodrigo Goulart. Com recursos exclusivos do seu mandato, o vereador tem promovido o nivelamento do solo, a requalificação de galerias subterrâneas, reforma de degraus e implantação de corrimãos. Essas medidas têm um impacto significativo na promoção da acessibilidade e da segurança para os moradores locais, especialmente aos idosos, pessoas com mobilidade reduzida e às famílias com

carrinhos de bebê.

“Além de garantir a acessibilidade, nosso objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida. Ao revitalizar esses espaços, estamos criando ambientes urbanos mais agradáveis e acolhedores, onde os moradores se sintam seguros e confortáveis ao transitar”, explica Rodrigo.

Em 2023, o vereador Rodrigo Goulart destinou emendas para a reforma de mais de 30 becos, vielas e escadões na região, este ano a expectativa é revitalizar ainda mais.

| 3 22 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2024 USUCAPIÃO Assessoria Completa Equipe Especializada | Pagamento Facilitado Contato 94735-1020

O primeiro transporte hidroviário público de SP foi inaugurado

O Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário público de São Paulo, entrou em operação na segunda-feira (13/05) na represa Billings, e irá beneficiar 385 mil pessoas dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira. Inaugurado pelo prefeito Ricardo Nunes, o novo modal de transporte funciona em operação assistida com duas embarcações que fazem o trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas em 12 e 17 minutos, enquanto de ônibus a duração é de 1h20.

“É um momento de alegria para a cidade, com mais um modal de transporte, agora o hidroviário, que iniciamos hoje, com a operação assistida, funcionando das 10h às 16h, levando os passageiros do Cantinho do Céu ao Terminal Mar Paulista Bruno Covas, ambos com ônibus elétrico fazendo a integração, auxiliando a locomoção das pessoas até o Terminal Santo Amaro, com interligação à rede de ônibus, Metrô e CPTM”, comemorou o prefeito Ricardo Nunes.

A operação assistida vai funcionar das 10h às 16h, com viagens gratuitas até 31 de dezembro de 2024, com dois barcos. O veículo Bororé I opera nesta fase somente com passageiros sentados, com capacidade para 60 pessoas. Nessa fase do Aquático-SP, também está em operação um barco de apoio com capacidade para transportar até 30 passageiros e faz o percurso em 12 minutos.

“Começamos com um barco de 60 [vagas] e um de 30 [vagas] e depois a gente vai ampliando o horário e as embarcações. É uma questão de cuidado para a gente não errar e fazer de acordo com os estudos e levantamentos”, contou o prefeito Ricardo Nunes. “A gente tem todos os estudos, mas, obviamente, na prática com os passageiros é diferente”, completou Nunes.

Além de garantir maior agilidade e rapidez nos deslocamentos, o Aquático-SP terá total integração com o transporte por ônibus, com a utilização do Bilhete Único, e inauguração de duas novas linhas, melhorando a mobilidade da região.

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa é atender 3 mil passageiros por dia com os dois barcos.

Trajeto

As embarcações farão a ligação entre os terminais Cantinho do Céu e o Parque Mar Paulista Bruno Covas, num percurso de 5,6 quilômetros, pela Represa Billings, realizado em cerca de 17 minutos, sem considerar os tempos de manobra, embarque e desembarque. Atualmente, de ônibus, a viagem dura cerca de 1h20. Portanto, haverá significativa redução nos deslocamentos da população rumo a regiões como Santo Amaro e o Centro da cidade. Durante a operação assistida, o

Aquático-SP estará sob responsabilidade direta da SPTrans, empresa que gerencia o transporte público municipal. Quem já usou o novo sistema na segunda elogiou o Aquático-SP, ressaltando o ganho de tempo, a segurança e a beleza da represa. “Fizemos a travessia em 17 minutos, de um percurso que eu levaria 1h20, 1h30 para chegar. Isso ajuda muito a população que mora aqui no Cantinho do Céu, pois nós demoramos muito para chegar ao trabalho”, conta Sandra Maria Gomes, 40 anos, moradora da região há 35 anos, que participou da viagem inaugural do novo modal. “Eu, por exemplo, trabalho no período noturno e demorava, em média, duas horas para chegar ao Centro. Com o hidroviário, eu vou demorar cerca de 30, 40 minutos para chegar no meu trabalho”, completa Sandra, que cogitava mudar do bairro em que cresceu e que gosta de morar por

de internet e sanitário, inclusive acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Os terminais do Aquático-SP serão operados pela concessionária SPS VivaCidade - responsável pela operação de outros dez terminais urbanos na cidade e contarão, cada um, com bicicletário com 50 vagas, ampliando ainda mais a integração a outros modais de transportes. Além disso, o Bororé I tem espaço para bicicletas embarcadas.

Novas linhas

conta da demora para se deslocar até o trabalho.

A depiladora Thaís Gomes, 38 anos, vê no novo sistema uma possibilidade de crescimento profissional, pois acredita que com o ganho de tempo proporcionado pelo Aquático-SP poderá atender em bairros mais distantes. “Optei por ter um salão aqui por causa do transporte público. Porque tenho uma filha de 4 anos e um menino de 14 e quando eu trabalhava fora do bairro deixava eles muito tempo sozinhos por conta do transporte, demorava muito para chegar em casa”, disse. “Com esse hidroviário, posso ter mais segurança, passear com os meus filhos. Além do ganho de tempo, o barco vai mostrando também a beleza também da Represa Billings.”

Estrutura

O Bororé I é acessível, com espaço para cadeirante, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão

Para garantir a mobilidade e integração entre os sistemas de ônibus e hidroviário, os passageiros passarão a contar com duas novas linhas de ônibus elétricos. A nova linha ligando o Mar Paulista ao Terminal Santo Amaro irá oferecer viagens semiexpressas para que o deslocamento dos passageiros seja ainda mais rápido. As viagens da linha 627M-10 Mar Paulista - Term. Sto. Amaro que partirem após a chegada do Aquático-SP irão a Santo Amaro parando em apenas três pontos estratégicos durante o caminho: a Av. Miguel Yunes, 485 e a Av. das Nações Unidas nos numerais 20.201 e 22.013.

No Terminal Santo Amaro, um dos maiores da cidade e com mais de 60 opções de linhas, o passageiro poderá se deslocar para toda a cidade por meio dos ônibus e também pelo sistema metroferroviário.

A 606C-10 Cantinho do Céu será circular na região do Cantinho do Céu, integrando o Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu aos demais itinerários que atendem o bairro.

Licenciamento

O projeto do Aquático-SP conta com toda a segurança operacional e ambiental prevista, e tem o aval de todos os órgãos ambientais e de navegação necessários.

4 | 22 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2024

Vila Reencontro Jabaquara l foi inaugurada dia 12 de maio

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), entregou, na manhã do domingo (12), a Vila Reencontro “Jabaquara I”. A unidade do projeto que possui a maior capacidade de acolhimento do programa.

Construída em um terreno de 12.700m² cedido pela Prefeitura à SMADS, o equipamento contará na primeira fase com 114 unidades modulares, outras 16 serão entregues na segunda fase, totalizando 130 módulos e 520 vagas. Todos os módulos habitacionais possuem 18m², janela frontal e detector de fumaça, e estão equipados com mobiliário composto de acordo com a configuração familiar, geladeira, fogão com duas bocas, guarda-roupas, banheiros e pias. As áreas comuns são compostas por lavanderia, brinquedoteca, cozinha, refeitório, horta, playground, duas quadras poliesportivas e salas administrativas e para atendimentos sociais.

O Prefeito Ricardo Nunes e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos, estiveram presentes na inauguração, vistoriaram as casas e as áreas comuns e entregaram as chaves para as famílias que começam uma nova etapa de suas vidas.

“A vinda das famílias para a Vila Reencontro é para que elas possam se estabelecer. Não é apenas a moradia, aqui criamos oportunidades e incluímos as pessoas nos nossos programas de geração de emprego e renda, como o POT, de qualificação e encaminhamento de currículos. Temos um conjunto de ações que presta atenção em todos e não deixa ninguém para trás, para ser uma cidade cada vez mais acolhedora. É um dia muito importante e feliz”, disse o prefeito. Ainda acrescentou a nossa reportagem “quem não conhece o programa e é contra é por falta de humanidade, aqui estão pessoas que procuram oportunidade de uma vida melhor”, a cidade de São Paulo é uma cidade acolhedora.

“A Vila Reencontro é um espaço que proporciona dignidade às famílias em vulnerabilidade, que

aqui chegam. Entregar mais uma Vila é entregar também mais abraços, mais cuidado, mais oportunidades para as pessoas em situação de rua”, ressaltou a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos.

Seguindo o padrão estabelecido para todas as Vilas, serão distribuídas diariamente às famílias quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A gestão do serviço estará a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Evangélica Beneficente (AEB), com repasse mensal de R$ 685.502,72. A Prefeitura investiu, ao todo, R$ 9 milhões na instalação dos módulos desta Vila.

“A Vila Reencontro é porta de saída para a autonomia dos atendidos, aqui eles tem autonomia para ajudar na Vila. A minha expectativa é de muita positividade e que muitas famílias consigam ter a sua saída qualificada”, disse Ana Paula Bari, gerente da Vila Reencontro Jabaquara I.

O serviço, sexto desse eixo do Programa Reencontro, é inspirado no modelo de acolhimento Housing First (“Moradia Primeiro”) e tem como objetivo o acolhimento de famílias em situação de rua e/ou vulnerabilidade social e no desenvolvimento integral da autonomia dos residentes. A Vila Reencontro “Jabaquara I” está localizada à Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 4.433, sendo a segunda a atender essa região da cidade, juntamente à Vila Reencontro “Santo Amaro”, inaugurada em dezembro de 2023, com 68 residências modulares e capacidade para abrigar até 272 pessoas.

Além desses, outros quatro equipamentos do gênero já foram instalados na cidade. A primeira unidade da Vila Reencontro, a “Cruzeiro do Sul”, foi entregue na véspera do Natal de 2022 em um terreno de mais de 30 mil m², no bairro do Canindé, região central da cidade.

Três meses depois, em fevereiro de 2023, a Prefeitura inaugurou a Vila Reencontro “Anhangabaú”, localizada na Ladeira da Memória, região central da cidade.

Esta Vila tem 49 unidades, sendo nove com uso destinado a funções administrativas, como sala de atendimento, espaço multiuso e brinquedoteca, e 40 unidades dispostas para moradia.

Em outubro de 2023, a Vila Reencontro “Pari” foi entregue pela Prefeitura, sendo, até então, a maior unidade do Programa Reencontro antes da abertura da Vila “Jabaquara”. A unidade da zona leste conta com 100 módulos e capacidade para atender até 400 pessoas.

Entregue também em abril deste ano pela Prefeitura, a Vila Reencontro “Guaianases”, no extremo leste da capital, possui 64 casas modulares, com capacidade de acolhimento para 256 pessoas.

Com a entrega da nova Vila Reencontro, São Paulo já oferta mais de 1.700 vagas no Programa Reencontro. Em pouco mais de um ano de execução, mais de 100

pessoas já conseguiram obter a saída qualificada – quando a pessoa em situação de rua conquista a autonomia e sai da rede socioassistencial – por meio do projeto.

“Muito emocionante, para mim e para todas as famílias, de fazer parte desse projeto encantador, que nos acolhe com carinho, amor e dignidade. Nós somos muito gratos a tudo isso”, disse Maurício Ferreira, acolhido da Vila Reencontro Jabaquara I.

“Muito feliz de estar no Brasil e pela acolhida” disse o venezuelano Ricardo José Rodrigues (28) , “estava em Aricanduva, zona leste, e tive a oportunidade de vir para cá onde quero juntar um dinheiro tirar a documentação para firmar minha profissão que é eletricista, mas aqui estou trabalhando no Brás em costura, somos muito agradecido por estar aqui”, se referindo a esposa Yeraldin Rojas (21) grávida de 8 meses.

As Vilas

O perfil das famílias acolhidas na Vila Reencontro foi definido através de critérios de elegibilidade específicos e constantes nas Portarias 92 e 95/2022. Serão casais com filhos e famílias monoparentais ou outras composições familiares com ou sem criança. Há ainda outros critérios de priorização estabelecidos, tais como, presença de crianças de 0 a seis anos e mulheres com histórico de violência doméstica.

Mais sobre o Programa Reencontro

O Programa Reencontro prevê a entrega de módulos de 18 m², equipados com cozinha, banheiro, armário e mobiliário de acordo com a configuração familiar, para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa é focado na conquista da autonomia por parte dos usuários através da reinserção no mercado de trabalho e da reconstrução dos vínculos sociais e familiares.

Cada família deve permanecer entre 12 e 24 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro. Esse período pode ser estendido de acordo com o acompanhamento da família pela equipe técnica. Além disso, as famílias devem participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia. Os critérios de elegibilidade para acolhimento nas moradias transitórias são as informações do Cadastro Único (CadÚnico), as famílias em que as mulheres são as responsáveis, núcleos familiares que possuam crianças e adolescentes em sua composição e que estejam em situação de rua por um período mais recente (de seis meses a 36 meses).

O projeto possui três eixos de atuação: conexão, cuidado e oportunidade. O primeiro visa a estimular a recriação de vínculos preexistentes e o fortalecimento da rede de apoio. O primeiro elemento de conexão entre o poder público e o indivíduo em situação de rua é a abordagem social, sendo, portanto, um instrumento fundamental de vinculação das pessoas à política pública e às demais etapas e eixos do Programa Reencontro.

| 5 22 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2024 Galeteria • Pizza Rodízio • Self c/ Grill 5011-2563 5011-9947 Av. Engº Armando de Arruda Pereira, 1071 - com entrada a 50 metros do Metrô Conceição Estacionamento conveniado com manobrista na Praça Barão de Japurá, 40 @restaurantepizzariafiorino @fiorinogrill ( SELF-SERVICE C/ GRILL RODÍZIO DE PIZZ A DELIVERY TODOS OS DIAS TODOS OS DIAS NO ALMOÇO DE TERÇA À SÁBADOS APÓS AS 19H A PARTIR DAS 10H30 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO O GALETO MAIS TRADICIONAL DA REGIÃO AGORA NA PORTA DE SUA CASA PEÇA PELO APP SEGUNDA - DAS 10h00 ÀS 15h00 TERÇA - DAS 10h00 ÀS 22h00 QUARTA - DAS 10h00 ÀS 22h00 QUINTA - DAS 10h00 ÀS 22h00 SEXTA - DAS 10h00 ÀS 23h00 SÁBADO - DAS 10h00 ÀS 23h00 DOMINGO - DAS 10h00 ÀS 16h30

O McDia Feliz 2024 já tem data confirmada! No dia 24 de agosto, a campanha, que é uma das principais do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis, chega a sua 36ª edição e celebra mais de três décadas de impacto positivo na sociedade, já tendo transformado a vida de mais de 11 milhões de crianças e adolescentes por meio da saúde e da educação.

O tíquete individual terá o valor de R$ 19,00 e poderá ser trocado por um Big Mac nos restaurantes participantes de todo o Brasil no dia da campanha, em 24 de agosto. Nesta data, toda a renda gerada com as vendas dos sanduíches Big Mac, exceto alguns impostos, será revertida para o Instituto Ronald McDonald, que atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e seus familiares, contribuindo com o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, e para o Instituto Ayrton Senna, que colabora para ampliar oportunidades para jovens por meio da educação pública de qualidade.

Em 2023, o McDia Feliz completou 35 anos e se tornou a maior edição da história da campanha, com arrecadação recorde de R$ 26,6 milhões. Desse total, cerca de R$ 21 milhões foram destinados ao Instituto Ronald McDonald, que beneficiará 78 projetos de 51 instituições que atuam com

oncologia pediátrica em 42 cidades brasileiras, e cerca R$ 5,6 milhões ao Instituto Ayrton Senna, que irá proporcionar atendimento a mais de 500 mil estudantes de redes públicas e capacitação de mais de 5 mil educadores por meio de sete projetos educacionais em todo o Brasil. No total, desde a primeira edição em 1988, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados.

As informações sobre o início da venda antecipada de tíquetes para o McDia Feliz serão divulgadas em breve. A campanha faz parte

Escola de Culinária

Chef Das Gulas

Agora você não precisa ir longe para aprender a arte da culinária! Inauguramos nossa nova unidade na Praça da Árvore, ao lado do metrô.

Temos uma variedade de cursos, incluindo Marmitas Fit, Culinária Básica, Personal Chef, Confeitaria, Pizzaiolo e muito mais! Aos auxiliares domésticos, oferecemos cursos práticos e acessíveis.

da estratégia de atuação ESG da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, chamada Receita do Futuro, cujo compromisso é ser parte ativa da solução dos desafios da sociedade e impactar positivamente as comunidades onde atua por meio de iniciativas socioambientais, além de ser a maior ação social do McDonald’s do Brasil. Para conhecer mais sobre a plataforma socioambiental da Arcos Dorados, acesse o site da Receita do Futuro.

O programa Nota Fiscal Paulista (NFP) tem uma parte de cadastro de cupons feita pelas ONGs, e isso gera uma porcentagem de doação em cima do valor do cupom sem CPF.

O Instituto Gabi precisa voluntários que os ajude com a captação de novos estabelecimentos, retirada e digitação de cupons. Basta ter computador, notebook ou celular com acesso à internet.

As(os) voluntárias(os) deverão coletar notas fiscais sem CPF e cadastrá-las em casa, no aplicativo ou site informados

por eles.

“A doação que nos recebemos é proporcional ao número de cupons cadastrados, ou seja, quanto mais você cadastrar, maior será o valor arrecadado. Esse valor, faz toda diferença! Nos ajuda a manter e pagar profissionais do Instituto Gabi”, declara o diretor da instituição, Francisco Sogari.

Se você se identificou com essa oportunidade, faça parte do voluntariado do Instituto Gabi e os ajude a transformar a vida de muitas pessoas, na inclusão social.

6 |22 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2024
chefdasgulas.com.br
nosso
chefdasgulas_
Para mais informações, visite nosso site:
ou entre em contato pelo WhatsApp: (11) 9 6095-6714 ou Telefone: (11) 2359-0313 visite
Instagram:
Traga este anúncio e ganhe 10% de desconto em sua matrícula!
McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00 Seja um voluntário (a) do Instituto Gabi TOCA VINIL COMPRA - VENDE - TROCA VINIL - CD - DVD - LIVROS APARELHOS DE SOM CONSERTOS 96189-2445 | 99901-7469 SEBO DO JOÃO BAURÚ Avenida Jabaquara, 195 - Praça da Ár vore

Guia de Serviços Ligue para anunciar

| 7 22 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2024
Fio à Fio – Tela - Trança Box Braids Tecimento de Cabelo - Alongamento de Querotina Studio Top Hair Venda de Cabelo Natural Avenida Santa Catarina, 1647 - Galeria AN StudioTophairbr 93150-1088 PAPELARIA BLUE PAPER Rua Carneiro da Cunha, 194 - Saúde Kraf t - Embalagens | Impressões P&B
Cor En�aderna��o - Plasti��a��o - �an �ouse Car tões de
| Pan�etos ARTIGOS DIVERSOS 97521-7097 Av. Jabaquara, 201 - Mirandópolis TROCA DE ÓLEO A PARTIR DE R$ 20,00 KIT RELAÇÃO A PARTIR DE R$ 140,00 (TITAN 150) 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA FELIX MOTOS PROMOÇÃO • MECÂNICA EM GERAL • ELÉTRICA • INJEÇÃO ELETRÔNICA • CARBURAÇÃO • MOTOR DE ALTA E BAIXA CILINDRADA • CUSTOMIZAÇÃO DE MOTO • MOTOS ELETRÔNICAS CARTÕES DE VISITA do METADE PREÇO cartão: couchê brilho | 9x5 | 4x0 cor 1000 unidades | R$99,90 95227-5525 5000 panfletos 10x14 4x4 cores papel couchê 90g R$ 400,00 • FAIXAS BANNERS • ADESIVOS • LONA PARA FACHADA 5011-2263 MECÂNICA EM GERAL REGULAGEM ELETRÔNICA DE MOTOR INJEÇÃO ELETRÔNICA - EMBREAGEM FREIOS - SUSPENSÃO A v Eng. George Corbisier, 1713 - Jabaquara EDUARDO E YOSHIO CATARINA JÓIAS OURO A MELHOR AVALIAÇÃO GRÁTIS PRATAS E JÓIAS QUEBRADAS EM GERAL Av. Santa Catarina, 1876 – Sala 13 98780-8823 COMPRO CONCEIÇÃO JÓIAS 5016-3037 98161-3019 AV. ENG. ARMANDO DE A . PEREIRA , 989 METRÔ CONCEIÇÃO AO L ADO DO HABIB´S COMPRO OURO PRATAS E JÓIAS EM GERAL
e
Visita

Prefeitura anuncia investimento de R$ 207 milhões para abrir 259 leitos e fazer reformas em quatro hospitais municipais

O prefeito Ricardo Nunes assinou na última sexta-feira (17) a ordem de serviço para o início de um pacote de intervenções na área da saúde, no valor de R$ 207 milhões, que possibilitam abrir 259 leitos novos, reformar os prédios de quatro hospitais e reestruturar salas cirúrgicas.

Chamado de Programa de Reestruturação e Qualificação da Rede Hospitalar e de Atenção Especializada da Cidade de São Paulo - Avança Saúde II, o pacote de intervenções foi elaborado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Esses quatro hospitais tinham uma demanda muito grande. São R$ 207 milhões na reforma e na ampliação, já que todos eles terão mais leitos e requalificação. Isso vai melhorar muito o atendimento para os pacientes e, também, o local de trabalho dos profissionais”, disse o prefeito Ricardo Nunes. O prefeito reforçou que os investimentos na área da saúde são constantes nesta gestão. “A

gente não está só ampliando os equipamentos de saúde, mas, também, cuidando daqueles que já existem”, completou o prefeito, destacando que até 2016 havia só 3 UPAs na cidade e hoje são 26. O investimento da Prefeitura em saúde neste ano é de R$ 22 bilhões, o que permite levar atendimento de qualidade a toda a população, com uma rede composta por 1.037 equipamentos

distribuídos em todas as regiões da cidade, dos quais, 26 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o trabalho complementar e preventivo das 1.682 eSF (Equipes Estratégia Saúde da Família) e 9.506 ACS (Agentes Comunitários de Saúde), distribuídos pelas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), além da qualificação dos profissionais e

modernização dos equipamentos de saúde.

O montante anunciado beneficia quatro dos 30 hospitais da capital: Profº Dr. Waldomiro de Paula, em Itaquera; Profº Dr. Alípio Corrêa Netto, em Ermelino Matarazzo; Dr. José Soares Hungria, em Pirituba; e Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, no Jabaquara. Juntos, os hospitais abrangem mais de 1,5 milhão de pessoas.

Mas o Avança Saúde 2 não para por aí. “Vamos fazer uma intervenção hospitalar em 12 hospitais que são nossos, de administração direita, e mais um hospital, que acabamos de receber do Estado, o Sorocabano, então serão 13 equipamentos”, anunciou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. Projeto estrutural Entre as melhorias previstas no projeto constam novos leitos; reestruturação de salas cirúrgicas, prontos-socorros e farmácia; ampliação de enfermarias e a construção de novo ambulatório e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A implantação de novo serviço de hemodinâmica e da central de diagnóstico por imagem integra a lista.

O Hospital Municipal (HM) Dr. Arthur Ribeiro de Saboya ira receber um investimento de R$ 46,5 milhões com a reestruturação do pronto-socorro e ambulatório; ampliação da enfermaria; implantação de duas novas salas de hemodinâmica e 47 novos leitos.

8 | 22 DE MAIO A 4 DE JUNHO DE 2024
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.