O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. PÁGINA 4
ELEIÇÕES 2024!
Propostas do candidato a vereador Toninho ADB
O candidato Toninho ADB, apresenta proposta para reconhecer os artistas tatuadores, criando uma Galeria de Arte na Pele, levando grandes nomes da tatuagem para serem embaixadores do projeto. Um local que possa oferecer cursos e materiais gratuitos para quem tem o sonho de se tornar um tatuador.
“Eu quero dar a oportunidade aos jovens, e não somente a eles, eu conheço profissionais, que iniciaram na carreira depois dos 40 anos, e que hoje sustentam suas famílias através da tatuagem, São Paulo é uma cidade de oportunidades e inovações, eu acredito”.
Aos motoristas de aplicativo UBER, 99 e taxistas, o candidato pretende se eleito lutar por um valor justo por Km rodado, e um valor de seguro automotivo de até 30% mais barato, “pois eles desempenham um trabalho funda-
mental para o transporte no nosso município”, declarou o candidato.
São Paulo é hoje, a única cidade do mundo que possui os 3 grandes eventos automobilísticos da FIA: Fórmula 1, Fórmula E e também a WEC em suas propostas ele declara apoio que incentivam o esporte e turismo para a cidade, trazendo mais renda e emprego.
O candidato Antonio Damasceno Borges Filho, conhecido como Toninho ADB é do Partido Liberal, tendo apoio do prefeito Ricardo Nunes, governador Tarcísio de Freitas e o presidente Jair Messias Bolsonaro. “Estou disposto a lutar por uma cidade mais justa, e por todas as famílias das áreas mais carentes da cidade”. Define Toninho. Conheça mais o candidato através de seu instagram @toninhoadb
Artigo Por André Naves
As Paralimpíadas e a Inclusão
As Paralimpíadas, que se estendem até o próximo dia 8 de setembro, oferecem uma oportunidade única para uma reflexão profunda sobre a Inclusão Social e seus inúmeros benefícios. Os esportes, com sua capacidade ímpar de criar vínculos emocionais, nos ajudam a enxergar com mais clareza questões que, de outra forma, poderiam passar despercebidas. Quando nos conectamos emocionalmente com uma causa, ela se torna mais presente em nossas vidas e, assim, catalisadora de mudanças tanto individuais quanto coletivas.
Cada indivíduo possui uma combinação única de características, que incluem tanto pontos fortes quanto limitações. A partir da interação destas limitações com o ambiente é que surgem as deficiências. Isso vale dizer: a deficiência nunca é da pessoa; deficiente é o ambiente, é a estrutura social. A pessoa não tem uma deficiência, não porta uma deficiência; a pessoa enfrenta deficiências no seu dia a dia, en-
frenta deficiências na sua inclusão social. Repetindo: é a interação das limitações individuais com o ambiente, com a estrutura social, que produz as deficiências.
A diversidade é inerente à condição humana e deve ser celebrada. Ambientes plurais, onde as diferenças são valorizadas, permitem que os pontos fortes de uns complementem as limitações de outros. Este é o verdadeiro valor da pluralidade.
Além disso, essa singularidade de cada pessoa faz com que suas interações com o mundo sejam igualmente únicas. As experiências individuais, moldadas por essa interação particular entre as características pessoais e o ambiente, são um terreno fértil para a criatividade. E é justamente do contato entre essas diversas experiências, em ambientes que acolhem a pluralidade, que surgem as inovações.
Uma sociedade mais inclusiva, onde todos os seus membros participam em plena igualdade, é também uma sociedade mais criativa e inovadora. As inovações
geradas nesse contexto não se limitam aos avanços econômicos, mas se estendem à capacidade de interação e organização social. Em resumo, sociedades que abraçam a inclusão não apenas experimentam crescimento econômico, mas também desenvolvem estruturas sociais que promovem o bem-estar, incluindo o psicológico, tanto individual quanto coletivo.
As Paralimpíadas são, portanto, mais do que uma celebração do esporte; são um convite para repensarmos nossa sociedade. Ao promover a inclusão, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais justo, criativo e inovador, onde todos têm a oportunidade de contribuir e prosperar.
* André Naves é Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos, Inclusão Social e Economia Política. Escritor, professor, ganhador do Prêmio Best Seller pelo livro “Caminho - a Beleza é Enxergar”, da Editora UICLAP (@ andrenaves.def).
Vereador que possibilitou recorde de investimentos na região é candidato a reeleição
Veja as obras lideradas por Rodrigo Goulart e seus compromissos para um eventual novo mandato.
Rodrigo Hayashi Goulart, 39 anos, está em seu segundo mandato na Câmara Municipal de São Paulo. Paulistano, nascido e criado na zona sul, ele tem dedicado especial atenção à região, principalmente aos distritos de Cidade Ademar e Pedreira.
Isso fica claro pelo crescimento contínuo do orçamento da subprefeitura, que vem batendo recordes desde 2022, impulsionado principalmente pelos recursos direcionados por seu mandato.
Rodrigo Goulart é responsável por centenas de intervenções, que variam desde a revitalização de vielas e praças até a construção de novas unidades de saúde e equipamentos de educação.
Entre as principais obras com sua participação destacam-se o alargamento da Estrada do Alvarenga, a construção da nova Casa de Cultura Cidade Ademar, a construção do CEU Cidade Ademar, a construção da nova UPA Pedreira em um endereço mais amplo e fora de congestionamentos, a pavimentação ecológica do Condomínio Sete Praias, a cobertura do CEU Alvarenga, as reformas do CDC Vila Missionária e Represa Nova, a
DIRETORA
Rosa Maria Gomes de Oliveira
JORNALISTA
Malucy Nogueira (MTB17.862)
José Fernando da S. Jr. (Mtb 0089625/SP)
DIRETOR COMERCIAL
Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP)
REPRESENTANTE COMERCIAL
Sérgio Vastano
Editoração Gráfica
José Carlos Rocha da Costa
COLABORADORES
Eliane Suwa
construção de um novo Centro de Lutas gratuito, a reforma e limpeza dos córregos para prevenção contra enchentes, a revitalização de dezenas de vielas e escadões, e a transformação de mais de cinquenta praças públicas, incluindo a Praça Lígia Maria Salgado (antiga feira livre), entre outras melhorias.
O vereador também foi relator de dois projetos cruciais para o futuro da cidade: as revisões intermediárias do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento. Com as alterações propostas por Goulart, as novas regras permitirão a construção de mais moradias populares, melhorias na mobilidade urbana, e a preservação
IMPRESSÃO: Gráfica Pana
EDITORA JORNALÍSTICA JUMA
CNPJ. 67.052.795/0001-52
SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45
Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP Tel.: 5021-7010
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA:
de áreas históricas e verdes.
“Não faz parte do meu perfil fazer promessas vazias. O que tenho com a região são compromissos em andamento. Para o próximo mandato, vou continuar trabalhando pela criação de uma nova Casa de Cultura e de um novo CEU em Pedreira, além de novos pontos de embarque do Aquático SP. Já estou em contato com os órgãos responsáveis para trazer antenas de celular para o Jardim Apurá e outras áreas afetadas pela falta de sinal. Vou continuar representando e dando o protagonismo que Cidade Ademar e Pedreira merecem”, explica Rodrigo Goulart sobre o futuro do seu trabalho na região.
TIRAGEM: 20.000 Exemplares - Cidade, Ademar, Divisa de
das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência.
TIRAGEM: 20.000 Exemplares - Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Gua- rani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br
Horóscopo
Áries - Já fez os seus exames e consultas de rotina do ano, ariano? Se a resposta for negativa, aproveite esses dias para resolver isso, sem esperar mais. Vale estar atento aos seus hábitos, que impactam diretamente o seu bem estar e fazer mudanças sempre que perceber que algo não está indo bem.
Touro - Deixe mais tempo da sua rotina separado para dedicar aos seus filhos e às atividades de lazer, taurino. Você pode unir as duas coisas pensando num hobby, por exemplo, que vocês possam fazer juntos. O céu pede mais leveza e momentos de respiro em meio às responsabilidades do dia a dia.
Gêmeos - Pode ser um período interessante para cuidar mais do seu ambiente familiar, geminiano. Pense em algo que você possa fazer em casa, perto das suas pessoas queridas, como encontros mais intimistas, por exemplo. É um momento ótimo para dar um jeito no que não serve mais e fazer uma bela faxina.
Câncer - Já tem o hábito de escrever em um diário, canceriano? O momento é tudo de bom para colocar para fora as emoções guardadas, e escrever te possibilita desabafar sem necessariamente contar para alguém o que não se sente pronto para dividir. Mas se tiver com quem conversar é ótimo também.
Leão - São dias para estar mais ligado aos seus valores, leonino. Entender o que de fato é prioridade e o que pode estar tomando muito do seu tempo sem trazer o retorno esperado. Perceba se se sente valorizado pelo que entrega no seu trabalho e pelas habilidades que tem. Isso ajuda a reforçar a autoestima.
Virgem - É uma lua nova no seu signo, uma oportunidade de recomeços, virginiano. Hora de colocar força nos seus projetos pessoais, mas sem atitudes impulsivas. Lembre-se de que fazer aos poucos pode ser melhor do que acabar metendo os pés pelas mãos. Seja flexível para lidar com as surpresas que não tardam a aparecer.
Libra - Ainda que você se sinta mais introspectivo durante esses dias, são dias bastante férteis, libriano. Vale focar no seu mundo interno e em cuidar dos pensamentos se eles tiverem te causando certa ansiedade. Procure momentos de silêncio, de contemplação e até de meditação se gostar dessa prática.
Escorpião - Em vez de olhar muito a longo prazo pode ser melhor entender aos poucos o que se pode fazer de ajustes agora para chegar às suas metas, escorpiano. Não se afobe e tente focar no micro para depois chegar no macro. Pequenas mudanças de rota podem ser necessárias e muito válidas.
Sagitário - Tende a ser um período bastante produtivo em termos profissionais, sagitariano. Novas propostas e oportunidades podem surgir e você deve refletir com bastante calma, sem aceitar no impulso e nem declinar nada na hora. Peça um tempo para organizar as ideias e traçar melhor o seu planejamento.
Capricórnio - É um período que favorece as viagens, as trocas e movimentações em geral, capricorniano. Tudo o que pode contribuir para a sua expansão, seja na vida pessoal ou profissional, é bem vindo. Procure se abrir para diferentes pontos de vista de forma gentil, pois isso agrega à sua vida.
Aquário - São dias para se voltar mais para as suas questões internas, em busca de ressignificados e conclusões, aquariano. Não jogue para debaixo do tapete o que te incomoda, pois os problemas só tendem a crescer. Encare com coragem seus medos e dúvidas e busque ser amável consigo mesmo no processo.
Peixes - A primeira semana do mês é ótima para as interações, para sair por aí e conhecer gente, pisciano. Se você se mantiver flexível e disposto a conhecer novas histórias e diferentes perspectivas, tanto melhor. O que vem do outro é capaz de somar na sua vida, aumentando a sua bagagem e experiência.
Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim
No dia 1⁰ de setembro aconteceu o 1⁰ Festival dos Trabalhadores da Zona Sul, realizado no CDC Bola Preta. Festividade organizada pelos comerciantes e amigos do bairro da Pedreira. Entraram em campo os times Barbearia Balacubaco e Mercado União
A iniciativa do evento teve o objetivo de homenagear o proprietário da Barbearia Balacubaco, Marco Antonio Souza Campos falecido no dia 20 de março deste ano aos 40 anos, deixando esposa e 3 filhos.
Mesmo com atrasos e percalços nos “momentos” que à bola rolou tudo fez sentido. E
Festival Esportivo
na oração final, quando seu filho
Pedro Henrique Matos Campos, deu ênfase nos “momentos” de pai e filho. “Ficou claro que á vida não é o contrário da morte e sim breves “ momentos” entre o nascimento e a despedida”, declarou o filho emocionado com a ação dos amigos e parentes presentes no evento.
Entre as homenagens os jogadores declararam os sentimentos da perda do amigo, que pode ser um momento difícil, mas possível de lidar com ela de diversas formas, e eles fizeram isso através de uma bola assinada por todos e presenteada a família que deixarão em sua barbearia.
Dieta elaborada pela nutricionista Avaliação física presencial Materiais de apoio | Plataforma própria Grupo de acompanhamento
São mais de em Bônus R$ 300,00 De R$ 956,60 por 12 x de R$ 39,90
Entre em contato e ganhe um diagnóstico integrativo da sua saúde. Grátis!
7 de setembro – Dia da Independência do Brasil e o Jabaquara levou civismo e cidadania para a avenida
O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades e que foi celebrado no dia 01 de setembro na Av. Eng. Armando de Arruda Pereira.
30º Desfile Cívico Militar do Jabaquara
O 30º Desfile Cívico-Militar, foi organizado pelo CAMP Jabaquara e pelo Rotary Clube Satélite de São Paulo Sul CAMP Jabaquara e Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro Sul reuniu as mais honradas e tradicionais organizações e entidades da cidade e do distrito.
Representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Policia Militar, GCM, Corpo de Bombeiros, Escolas e Ongs do Jabaquara e região
se prepararam para mostrar o seu melhor em um dia de festa para os moradores.
O calor de mais de 30 graus não tirou o brilho das apresentações.
A Força Aérea Brasileira - FAB é uma das três forças que compõem a defesa externa do Brasil, formada quando os ramos aéreos do Exército e da Marinha foram fundidos em uma força militar única. Ambos os ramos de ar transferiram seus equipamentos, instalações e pessoal para a nova força armada. Formalmente o Ministério da Aeronáutica foi criado em 20 de janeiro de 1941. Em meio ás histórias de cada corporação e apresentações que passaram pela avenida na manhã ensolarada do dia 1 de setembro, o evento atingiu o objetivo de seus organizadores, levar aos munícipes conhecimentos histórico e cultural do nosso país.
O evento contou com a participação do Embaixador da Saúde Visual Dr Clayton Jun Nitta, desenvolvendo atendimento oftalmológico.
George Hato busca seu quarto mandato
George Hato é médico, membro da Comissão de Saúde na Câmara Municipal de São Paulo e, atualmente, cumpre seu terceiro mandato como vereador.
Sob o lema de “Mais Esporte, Menos Remédio” seu Foco é incentivar o esporte como prevenção de doenças e ferramenta educacional que leva crianças e jovens a um
futuro melhor. Para isso, tem trabalhado pela construção e revitalização de equipamentos esportivos em praças, parques CDC’s e escolas, onde todos possam se exercitar gratuitamente e com segurança.
A luta por um sistema de saúde mais moderno e humanizado também é prioridade em seu mandato, por isso, trabalha
Coligação MDB 15 - Ricardo Nunes Prefeito
incansavelmente, ao lado do Prefeito Ricardo Nunes, para levar melhorias a rede pública de saúde. Filho do saudoso deputado Jooji Hato e neto de japoneses, defende as tradições de cultura Nikkei, buscando fortalecer o intercâmbio cultural entre os dois povos, apoiando eventos e projetos assistenciais da comunidade.
Luta por: Saúde mais moderna e humanizada para todos. - Espaços esportivos gratuitos e de qualidade.
- Alimentação mais saudável nas escolas. - Praças e ruas mais iluminadas e seguras. - Apoio a cultura como agente gerador de empregos. - Mais acessibilidade para as pessoas com deficiência. Faça parte do time “Mais Esporte, Menos Remédio”.
Pela primeira vez, Zoológico de SP mostra ao público a arara-azul- de-lear, espécie ameaçada de extinção
A instituição trabalha com a conservação destes animais há 35 anos e foi a primeira a reproduzir a ave no país
O Zoológico de São Paulo acaba de inaugurar um novo espaço e, pela primeira vez, apresenta ao público a arara-azul-de-lear, classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio).
A instituição trabalha para conservar a espécie, que é endêmica da região da Caatinga baiana há 35 anos. Estima-se que a população em vida livre seja por volta de 2200 indivíduos.
No ambiente, construído especialmente para as aves, há quatro araras-azuis-de-lear: Felipe, Luca, Antonio e Benjamin, que têm entre 6 e 8 anos, e são filhos de Maria Clara e Francisco, pais também de Teobaldo, primeiro indivíduo nascido em um Zoo na América Latina, em 2015.
Fernanda Vaz, bióloga chefe do setor de aves do Zoológico de São Paulo, explica que é impor-
tante que o visitante veja o nosso trabalho. “Quando o Teobaldo nasceu, foi um retorno muito importante, porque é resultado de muito trabalho e dedicação com essa espécie para que a gente conseguisse a reprodução de 19 aves até o momento”, conta a bióloga. Mara Marques, bióloga de pesquisa e conservação do Zoológico de São Paulo, diz que poder mostrar a arara-azul-de-lear para o público é um marco. “Para nós, durante esses anos, trabalhando com iniciativas de conservação não só dessa espécie, mas de outras, e poder mostrar essas aves para os nossos visitantes é muito importante, não só para o Zoológico de São Paulo, mas para
DE FUNCIONAMENTO
- DAS 10h00 ÀS 15h00 TERÇA - DAS 10h00 ÀS 22h00
QUARTA - DAS 10h00 ÀS 22h00
QUINTA - DAS 10h00 ÀS 22h00
SEXTA - DAS 10h00 ÀS 23h00
SÁBADO - DAS 10h00 ÀS 23h00 DOMINGO - DAS 10h00 ÀS 16h00
a conservação das Araras-azuis-de-lear” celebra Mara.
O Zoo SP trabalha com ações e iniciativas de conservação para a espécie e desenvolve protocolos e manejo, além de trocar experiências para que toda informação técnica e científica seja disponibilizada e compartilhada com todas
as instituições e pesquisadores. Cinco indivíduos da espécie que nasceram no Zoo já foram encaminhados para o Programa de Revigoramento Populacional do Boqueirão da Onça, na Bahia, coordenado pelo Grupo de Pesquisa e Conservação da arara-azul-de-lear.
Serviço: Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h Ingressos: a partir de R$39,90