Jornal Jabaquara em Notícias - Ed. 643

Page 1

Jabaquara em notícias celebra 31 anos dando voz e vez aos munícipes

Ao longo desses 31 anos de estrada, o Jabaquara em notícias levou voz a população junto a prefeitura regional e muitas histórias comoventes de superação e conquistas alcançadas para o bairro. O jornal Jabaquara em notícias completa neste mês seu 31° aniversário. Ainda em preto e branco teve sua primeira edição veiculada no dia 13 de novembro de 1991 com o objetivo de ajudar e defender a população do Jabaquara e região, sendo um dos principais canais de interação entre comerciantes com seus clientes e poder público com os munícipes do Jabaquara e entorno. PÁGINAS 3 E 4

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 32 - Edição 643 16 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRODE 2022 em notícias FONE: 5021-7010 www.JABAQUARAEMNOCIAS.com.br Mês da Black Friday e os direitos do consumidor Fábio Faria de Sá continua o trabalho idealizado por seu pai há mais de 30 anos Artigo Benefício do idoso PÁGINA 2 PÁGINA 6 Compre também pelo App Cornershop Produtos naturais a granel para melhorar sua qualidade de vida Av. Jabaquara, 1366 - Saúde @lojasegredodosgraos www.segredodosgraos.com.br Delivery: 11 95680-1249 "APRESENTE ESSE ANÚNCIO E GANHE UM DESCONTO DE 5%"

Mês da Black Friday e os direitos do consumidor

O mês de novembro chegou e com ele a grande sensação de vendas: a Black Friday. Nos últi mos doze anos, o comércio nacio nal, principalmente nas grandes metrópoles, adotou um formato de vendas praticado no Estados Unidos há muito tempo.

Lá no país americano, a Black Friday surgiu nos anos 90, na Fi ladélfia, onde os policiais classi ficaram a “sexta negra” de um dia após a comemoração da Ação de Graças, onde os americanos saíam as ruas em grande número para comprar os presentes natalinos. Assim, o comércio entendeu que realizando promoções pontuais atrairiam cada vez mais os con sumidores. Realmente deu certo e essa estratégia se estendeu para toda América, atingindo também os países latinos como o Brasil.

Portanto, a Black Friday é a sexta feira após o feriado de novembro que os comércios rea lizam descontos totalmente atra tivos para incentivar a compra e o consumo de produtos e serviços.

Na América isso se tornou uma tradição de décadas. Mas no Brasil, infelizmente o que vemos são alguns comercian tes e empresas utilizando dessa onda Black Friday para cometer alguns ilícitos praticados contra o consumidor. Vamos listar as mais importantes que acontecem muito nessa data para o leitor não cair em golpe.

Desconto do dobro do preço Atente para a média de pre ços nos últimos seis meses do produto que adquirir. Alguns comerciantes aumentam o preço antes do dia da Black Friday e posteriormente oferecem des conto atrativo, sendo que na verdade ele aumentou o preço antes de oferecer, permanecen do na maioria dos casos o preço idêntico ao praticado sem o des conto. Isso é considerado ilícito conforme artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor pois induz o consumidor ao erro. Ao constatar o fato, a pessoa deve procurar imediatamente os ór gãos de defesa do consumidor e denunciar. O Procon disponibi liza nessa época devido a grande procura canais de atendimento exclusivo para agilizar o aten dimento.

Compras pela internet

Ao comprar qualquer produto ou serviço à distância (internet ou telefone) a lei do consumidor ampara com direito do arrepen dimento. Onde mesmo tendo o produto chegado ao destinatário em perfeito estado e condição adquirido, o consumidor tem o direito de escolha para cancelar a compra sem justificativa. Caso o comerciante ou site recuse esse direito, o cliente deve enviar um email relatando o fato e denunciar ao Procon.

Sites fraudulentos

O consumidor deve também ficar atento aos sites e canais que estiverem realizando a compra. Nessa época, acontece muito uma multiplicação de sites similares aos atuais e que se apropriam de dados bancários para ilicitamente esvaziarem as contas das vítimas. Por isso é importante o consumi dor ver o domínio correto do site que está adquirindo o produto e se ele possui a chave de segurança corretamente. Ao perceber qual quer suspeita, denuncie, pois so mente através dessa ferramenta é possível coibir a prática delituosa.

Diante de tudo isso, o consu midor deve ficar atento aos direitos que a lei consumerista assegura, apresentando qualquer denúncia aos órgãos competentes, para coi bir todas as ilicitudes de pessoas e comerciantes que não praticam o determinado em lei. Agindo dessa forma o consumidor coloca cada vez mais a Black Friday em um pa tamar de confiabilidade e segurança para a população.

Thiago Massicano, especia lista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presi dente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

Áries - Bom momento para olhar com profundidade as suas vonta des e desejos, ariano. A energia sexual pode estar em pauta. Aproveite para rever o que funcionou nesse ciclo e aparar as arestas.

Touro - Taurinos podem aproveitar o período de recolhimento para analisar os assuntos referentes às suas raízes e família. É importante honrar o passado sem se prender a ele, deixando para trás atitudes que não te cabem mais.

Gêmeos - Geminianos podem estar um pouco mais confusos por esses dias, com dificuldade de focar em um assunto ou até no trabalho. Pequenas pausas podem ser importantes durante esse período.

Câncer - Pensar no que é importante para você, quais são suas necessidades mais profundas será importante, canceriano. Os dias pedem reflexão sobre seus valores mais íntimos.

Leão - A lua minguante acontece no seu signo, leonino, pedindo pra sua revisão sobre o último ciclo seja mais completa e profunda. Cuidar do corpo e da mente será importante e dietas estão favorecidas nesse momento.

Virgem - A sua conexão com a espiritualidade pode estar mais intensa durante esse período, virginiano. A intuição também fica mais aguçada e talvez tenha mais sonhos e o sono mais agitado. Reduza o ritmo principalmente no fim do dia.

Libra - Você pode estar questionando algumas amizades e os grupos dos quais participa, libriano. O período favorece essas “lim pezas” e finalizações. Não precisa acabar com certos relacionamentos de amizade, mas colocar limites é importante.

Escorpião - A carreira pode estar exigindo mais de você, escorpia no, mas é interessante encontrar algumas brechas para também ficar sozinho e fazer algo que te dê prazer.

Sagitário - Talvez seja importante se conectar com a fé, com suas crenças ou até rever algumas filosofias de vida durante esses dias, sa gitariano. Questões de justiça pode estar em pauta também.

Capricórnio - Os capricornianos podem experimentar ainda essa semana emoções mais intensas. Assuntos relacionados à intimidade, sexo, tabus são temas dos próximos dias e você pode aproveitar o período para resolver questões.

Aquário - Alguma parceria ou sociedade relacionada ao trabalho e à carreira pode pedir maior atenção, aquariano. O momento é de refletir se essa relação está funcionando ou não e ajustar possíveis desentendimentos.

Uma iniciativa conjunta de multivacinação em parceria com a Secretaria de Saúde, Coorde nadoria de Vigilância em Saúde, Metrô e Rotary Clubs distritos 4420 e 4563, realiza no dia 18 de novembro das 9h às 16h a va cinação contra Pólio, Sarampo e outras disponíveis, caso a cartei rinha de vacinação esteja incom pleta e assim deixar atualizada.

Algumas estações das linhas 1 azul (Jabaquara e Paraiso), 2 verde (Sacomã e Vila Prudente) e 3 vermelha (Artur Alvin e Re publica), terão postos de vacina ção. Não deixe de vacinar seus filhos, proteja e cuide de quem você ama!

Peixes - Aproveite esse momento para cuidar da sua saúde e or ganizar a rotina, pisciano. A desorganização pode estar interferindo na qualidade do seu bem estar. Algum assunto relacionado aos seus bichos de estimação ou colegas de trabalho pode demandar atenção.

prestados por assinantes e as matérias assinadas não são de responsabilidade deste veículo de comunicação. Assim como o conteúdo dos anúncios que são de total responsabilidade do anunciante. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desta publicação sob pena prevista por lei.

2 | 16 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2022 Horóscopo DIRETORA Rosa Maria Gomes de Oliveira JORNALISTA Malucy Nogueira (17.862) José Fernando da S. Jr. (Mtb 0089625/SP) DIRETOR COMERCIAL Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP) REPRESENTANTE COMERCIAL Sérgio Vastano Editoração Gráfica José Carlos Rocha da Costa COLABORADORES Carlos Eduardo Nascimento Marina Martins - Eliane Suwa TIRAGEM: 20.000 Exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Pana EDITORA JORNALÍSTICA JUMA CNPJ. 67.052.795/0001-52 SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45 Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP Tel.: 5021-7010 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br Cidade Ademar, Divisa de Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência. Os serviços
Campanha de vacinação Pólio e Sarampo no metrô

Projeto reúne motociclistas a fim de arrecadar doações para crianças e adolescentes em situação vulnerável

Com a finalidade de construir um futuro melhor crianças e ado lescentes que vivem em situação vulnerável, nasceu o projeto “Meu trenó é Diferente” em 2019.

Projeto voltado à arrecadação de doações, “Meu trenó é Diferente” realiza passeios motociclísticos pelas ruas da capital e assim tudo que é levantado é doado a insti tuições idôneas carentes.

Seu primeiro passeio se deu em 2019, assim que o projeto foi fundado e já foi um sucesso, teve apoio da 4° BPM/M e escolta das motos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 2021 mais uma vez os motociclistas saíram às ruas e foi mais um sucesso de ajuda às crianças e adolescentes em situação

de vulnerabilidade social.

A cada edição, o projeto vem se aperfeiçoando e incluindo no passeio lugares históricos, vi sando uma apreciação cada vez melhor para o participante.

As doações podem ser cestas básicas, materiais escolares, brin quedos e outros, desta forma você estará ajudando diversas crianças e adolescentes que tiveram sua in fância interrompida. As instituições Lar Tia Edna e Lalec, com mais de 20 anos de estrada, são uma das entidades que são ajudadas pelo “Meu trenó é Diferente”. Além de doações de cestas básicas e brin quedos você também poderá estar doando através da vakinha online http://vaka.me/2424128

Conseg Jardim Miriam: Pessoas armadas tiram o sossego dos moradores

Sob o comando do presiden te Ronaldo de Paula, a reunião ordinária do Conselho Comu nitário de Segurança do Jardim Miriam, aconteceu no auditório da CEAP - Centro Educacional Assistencial Profissionalizante na segunda-feira (07/11), na região da Pedreira. Além da sociedade civil, autoridades como o Delega do do 98° D.P, Capitão da Polícia Militar, Inspetor da Guarda Civil Metropolitana, representantes da Subprefeitura Cidade Ademar, Cet, Sabesp e Assessores Parla mentares estiveram presentes na assembleia.

Na ocasião, a população pu deram reivindicar ações que pu dessem amenizar os pancadões em diversos locais, entre eles no Jd. Novo Pantanal e no entorno do Clube da Comunidade da Vila Missionária na Rua Padre Luís Vilares, rondas ostensivas da Po lícia Militar, obras na estrada da encosta na divisa com Diadema não finalizada, semáforos que brados constantemente em pontos da Av Cupecê e Av Assembleia e tapa buraco foram algumas das demandas levadas por moradores que lutam por um bairro melhor de se viver.

“O sistema semafórico está

cada dia mais caótico. Quero sa ber o que está acontecendo, são vários faróis na Av. Assembleia e na Av. Cupecê e em outras re giões vivem quebrados, em ama relo piscante. Precisamos resolver essa questão, para a segurança de todos”, avalia um dos moradores.

Inconformada com os panca dões, privando seus direitos de ir e vir, uma moradora do entorno do CDC - Vila Missionária disse que nos pancadões que ocorre no local, pessoas circulam li vremente com metralhadora, exibindo aos presentes “ficamos com medo, não podemos nem ir na padaria, pois corremos o risco de vida” relatou a moradora. No mesmo problema, um munícipe do Jd. Novo Pantanal afirmou que

“continua os mesmos problemas de perturbação de sossego, motos fazendo toda aquela barulheira, deixando a população sem o di reito de descansar”, disse.

Com a oportunidade, o pre sidente do Conseg Ronaldo de Paula apresentou a aqueles que quiserem disputar as próximas eleições do Conseg para o Biê nio 2023/2025, se organizem e montem suas chapas para disputar aos cargos, vale lembrar que são cargos voluntários.

Já as autoridades em resposta aos munícipes, disseram tentar solucionar os problemas leva dos e que darão um parecer seja positivo ou negativo na próxima reunião, que contará com uma confraternização.

| 3 16 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2022

JORNAL JABAQUARA EM NOTÍCIAS Parabéns

Ao longo desses 31 anos de estrada, o Jaba quara em notícias levou voz a população junto a prefeitura regional e mui tas histórias comoventes de superação e conquistas

alcançadas para o bairro O jornal Jabaquara em notícias completa neste mês seu 31° aniversário. Ainda em preto e branco teve sua primeira edição veiculada no dia 13 de

novembro de 1991 com o objetivo de ajudar e de fender a população do Ja baquara e região, sendo um dos principais canais de interação entre comer ciantes com seus clientes

e poder público com os munícipes do Jabaquara e entorno. Passaram-se os tempos, e as vontades, mas mantiveram-se as se mentes lançadas desde sua criação por toda equipe do

jornal, ao longo desses 31 anos. A independência, o rigor, a dimensão regional e o carácter reivindicativo pelas causas da região, são os pontos principais deste veículo.

4 | 16 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2022
Fausto Pinato

Jabaquara em Notícias circulando há 31 anos, dando voz e vez aos munícipes

O jornal veio ganhar cores (somente a capa) em 1997, com reportagens sobre a comemoração do 6° ano do JN (Jabaquara em notícias), inauguração do marco rotário do Jabaquara, (localizado na bifurcação entre as principais avenidas do Jabaquara – Eng. Armando de Arruda Pereira x Eng. George Corbisier), contan do com a presença de políticos e empresários.

Com o sucesso do jornal Ja baquara em notícias, empresários e moradores da Cidade Ademar demonstraram grande interesse que um veículo comunicativo fosse criado. A ideia chegou aos ouvidos da diretoria da Editora Jornalística Juma, a qual decidi ram criar o jornal Cidade Ademar

em notícias, com sua primeira dis tribuição em 26 de junho de 2006.

Com 20 mil tiragens e publi cado quinzenalmente, o Jabaquara em notícias é distribuído gratuita mente nas principais ruas e ave nidas do bairro Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da saúde, Jardim Aeroporto, Vila Santo Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Ju das, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff e a Vila Mascote.

Com 18 anos de circulação, o Cidade Ademar em notícias, contempla a população do Jar dim Miriam, Divisa de Diadema, Americanópolis Cidade Ademar, Interlagos, Jardim Consórcio, Jar dim das Oliveiras, Vila Joaniza,

Vila Missionária e Jardim Pru dência, com 20 mil exemplares e publicados quinzenalmente.

Assim como o mundo se de senvolve, a Editora Juma caminha no mesmo ritmo, se modernizan do para levar ao leitor a melhor compreensão dos fatos ocorridos no bairro, de forma rápida e obje tiva. O objetivo desde a criação do Jabaquara em notícias em 1991, foi está buscando melhorias para o bairro, divulgar os talentos que existe no Jabaquara, Cidade Ade mar e regiões próximas que na maioria das vezes não são visto de forma sucinta, que venha mo tivar o jovem a continuar lutando pelos sonhos e objetivos impostos por ele mesmo, divulgar eventos ocorridos na região e outros.

Parabéns editora Juma!

Queremos parabenizar, com muito orgulho, a equipe da editora jornalística Juma pelos 31 anos de história! Veículos de comunicação respeitados que, desde sempre, conservam à idoneidade da informação e o compromisso com os leitores. Continuem dando o destaque merecido para nossa região de Jabaquara e Cidade ademar. Um grande abraço!

| 5 16 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2022

O LEGADO CONTINUA

A edição do nosso Jornal está em contato com grandes represen tantes do Distrito Jabaquara e por isso fomos até o escritório mais conhecido aqui na região, situado na Av. Eng. George Corbisier, n° 1127 próximo ao Terminal de Ônibus e do Metrô Jabaquara para ouvir Fábio Faria de Sá, este que está dando continuidade ao legado deixado pelo honroso e saudoso, Dr Arnaldo Faria de Sá que no dia 15 de junho deste ano, veio a falecer, este que sempre defendeu e colocou o Jabaquara nos holofotes de todo o Brasil, mostrando que o idoso tem representante e esse representante estava ali no Jabaquara para todos verem.

Arnaldo Faria de Sá, anualmen te nos deu entrevistas parabenizan do o nosso jornal por cada ano em que levávamos aos moradores as notícias e novidades do bairro e assim fortalecendo a cultura Jaba quarense e a unidade da sociedade, mas por razão do destino essa edi ção, não contaremos com as falas do nosso eterno Deputado, Arnaldo Faria de Sá.

Desde 1987 Arnaldo Faria de Sá foi o representante do nosso bairro, único que demonstrava seu amor e carinho, mas que diferente de muitos agia e atendia a todos ali na frente da conhecida garagem da CMTC e que toda quinta-feira pela tarde e sábado pela manhã abria as portas de seu escritório para atender uma multidão, muitos não entendiam o que estava acontecendo, mas como ele mesmo dizia “Aqui a gente atende o povo, esse é o templo da solidariedade e não importa o problema aqui vamos lhe atender”, e assim foi passando o tempo, Deputado Federal, Secretário Municipal de Esportes, Secretário Municipal de Governo, Subprefeito do Jabaquara e Vereador pela Cidade de São Paulo, Arnaldo Faria de Sá em diversos âmbitos agiu pelo bem. E para dar continuidade as mensagens dessa saudosa pessoa,

fomos ao local em que atendia sempre a população e que hoje, Fábio Faria de Sá deu continuidade ao atendimento à população tendo entendimento que o legado deixado por seu pai/tio.

Perguntado sobre a história do bairro e as lembranças do Jabaquara, Fábio Faria de Sá respondeu: “Pri meiro quero parabenizar o Jornal Jabaquara em notícia por mais um ano de grandes matérias e que esses anos se aumentem muito mais pois desde minha infância esse é um dos jornais que sempre li, pois ele retrata de verdade a nossa vida aqui no nos so distrito, nele soube sobre grandes acontecimentos como o trágico aci dente da TAM em 1996, a proposta da operação Água Espraiada, a mu dança da sede da Subprefeitura para o local que está hoje, a instalação de um centro de eventos na rodovia dos imi grantes e claro a posse do Subprefeito que o bairro sempre quis, alguém que entendesse o que era necessário o meu grande e eterno pai/tio Arnaldo Faria de Sá.

Fábio, hoje vemos que o traba lho foi continuado, o atendimento ao público, qual o motivo da conti nuidade aqui no instituto; “Aprendi por diversos anos que sozinhos não somos nada e que juntos podemos muito mais, mas é importante sa lientar que esse trabalho foi iniciado

há mais de 36 anos e foi mantido por uma pessoa que amava o que fazia, atender o povo e quando a população não era atendida, se manifestava de forma veemente durante as Sessões Plenárias da Câmara Federal e assim mostrava para todos os erros que aconteciam no atendimento da população, em especial as pessoas idosas”

Fábio, como está sendo a continui dade ao serviço prestado por muitos anos pelo Dr Arnaldo Faria de Sá; “Hoje estamos realizando o atendi mento ao público toda quinta das 13h às 16h e aos sábados das 9h às 12h, atendemos e tem sido uma honra dar continuidade a essa obra linda, e assim como a vontade de Arnaldo Faria de Sá me candidatei a Deputado Estadual, obtivemos 51.948 votos, mais de 13 mil votos aqui no Jabaquara, infelizmente não foi possível alcançar o pleito, mas agradeço todo carinho pelo o nosso trabalho e salientar, o legado continua Faria de Sá sempre.”

Agradecemos a recepção de Fábio Faria de Sá aqui no Instituto Arnaldo Faria de Sá, situado na Av. Eng. George Corbisier, 1127 – Ja baquara e os atendimentos ocorrem todas às quintas das 13h às 16h e aos sábados das 9h às 12h, o aten dimento previdenciário e jurídico ocorre de forma gratuita e é por ordem de chegada.

6 |16 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2022
Fábio Faria de Sá continua o trabalho idealizado por seu pai há mais de 30 anos, Arnaldo Faria de Sá

Homenagens aos policiais que tiveram relevância em suas ocorrências

A Distrital Centro-Sul da Associação Comercial de São Paulo, realiza nesta quinta feira dia 17/11, a Cerimônia de Entrega do Troféu “Marco da Paz” aos Policiais Civis, Militares, GCM e Bombeiros da região do Jabaquara e Cidade Ademar, distritos que fazem parte da área de abrangência da ACSP Distrital Centro Sul, em reconhecimento por seus atos de bravura em prol da Paz.

Marco da Paz

O Marco da Paz é um monumento ideali zado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Ele, ainda criança, presenciou e passou pelas dificuldades da II Guerra Mundial, quando aos 12 anos se mudou para a Argentina e, logo depois, para o Brasil. Com o apoio da ACSP/ Facesp, em 1999, Luigi criou o primeiro mo

numento em São Paulo, no Páteo do Collegio. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Aparecida e Bertioga, e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália. Saiba mais sobre o histórico do Monumento Marco da Paz acessando o site: www.marcodapaz.org.br

Homenagem aos Policiais 2022

Data: 17/11 Horário: 19 horas

Local: Auditório da ABIMAQ

Endereço: Av. Jabaquara, 2925 - Vila Monte Alegre

Vagas limitadas, garanta a sua aces sando o link: http://eventos.acsp.com.br/eventos/ evento_inscrito/formMany/2003

A.E.S. TRAVESSA organiza evento “Novembro Azul”

Em parceria com a Associação Co munidade Ativa Vila Clara, Mulheres em Ação e Bem Querer Mulher a Associação Esportiva Social Travessa realiza no pró ximo dia 27, o evento “Novembro Azul”.

Rodas de Conversa sobre a saúde do homem, da mulher, redes de atendimento as mulheres, oficinas e montagem da árvore de

natal ecológica. A proposta tam bém visa cadas trar alunos para a futura escolinha de futebol. Data 27/11

Horário das 10 às 15 horas Endereço Av. Muzambinho, 233 –Americanópolis

A equipe de manutenção recebe homenagem da Subprefeitura do Jabaquara

As 32 Subprefeituras da cidade de São Paulo possuem serviços de zeladoria, as demandas são atendidas através de solici tações dos munícipes e pelos canais 156.

Pela excelência dos trabalhos executa dos na região, a Subprefeitura do Jabaqua ra, sob o comando do Subprefeito Roberto Bonilha em exercício desde maio deste ano, conseguiu obter o primeiro lugar no ranking entre as 32 subprefeituras.

Em agradecimento aos prestadores de serviços, foi oferecido um café da manhã no dia 08 de novembro passado, onde o Sub prefeito teve a oportunidade de agradecer e afirmar-lhes que, sem eles, não seria pos sível realizar todos as melhorias no bairro.

Além da zeladoria que cuida da manu

Zeladoria previne período de chuvas

Em prevenção ao período das chuvas que se aproxima, a Subprefeitura de Cidade Ade mar intensificou os serviços de limpeza de córregos em toda a região de Cidade Ademar e Pe dreira, com a execução dos ser viços melhora- se o escoamento das águas, diminuindo assim o risco de transbordamentos dos

córregos e ainda reduzem o risco da proliferação de insetos e roedores, reduzindo assim o risco das famílias de contrairem doenças como dengue, leptos pirose, dentre muitas outras. Subprefeitura Cidade Ade mar Av. Yervant Kissajikian, 641 – Vila Constância

tenção de logradouros, áreas verdes, limpe za e manutenção de córregos, galerias, entre outras responsabilidades, esta Subprefeitura tem em execução atualmente mais de 60 (sessenta) obras licitadas e distribuídas por todo o distrito, totalizando a execução orçamentária em mais de R$ 17 milhões de investimentos no bairro. As obras abrangem várias frentes, tais como: revitalizações de praças, vielas, escadarias, equipamentos de esporte e lazer, pavimentação, dentre outras.

“Com a força motora dos trabalhadores, a supervisão da população e nossos esforços o Jabaquara será cada vez melhor”!

OPORTUNIDADE

02 Dorms, sala, cozinha, área de serviços e 1 vaga de garagem. Área de lazer com 02 playgrounds, 02 salões de festas com churrasqueira, quadra poliesportiva, academia, segurança e portaria 24h. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO 95227-5525

| 7 16 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2022
APTO
Divulgação

A região metropolitana de São Paulo registra aumento de 56% de internações por Covid-19

Nas últimas semanas, as internações nas unidades de terapia intensiva (UTI’s) e enfermaria por Covid-19 vem aumentando absurdamente em São Paulo, são cerca de 56% de aumento das internações. De acordo com a Secretaria Es tadual de Saúde, o número de pacientes que foram internados por essa causa passou de 288 para 448. Já nas enfermarias as internações passou de 555 pa cientes para 832, ou seja uma alta de 49,9%.

O aumento dos casos na ca pital se deve as flexibilizaçoes que o estado tomou a respeito do uso de máscaras em deter minados lugares e também a cobertura vacinal, a qual uma parcela da população paulista não finalizou o esquema vacinal

Agora se pegar, o estado como um todo, os números de ocupações tanto em UTI como em enfermarias são ainda maiores. Um aumento de 81%, passando de 364 vagas ocupadas para 660. Em UTIs, o crescimento foi de 65% (passou de 215 para 355 pacientes internados).

“Se nós pegarmos quem não

tomou a primeira dose de refor ço, quem não tomou a segunda dose de reforço e as crianças que não foram vacinadas, tota lizamos 17 milhões de paulistas. Então, a primeira recomendação é que, por favor, se vacine. Se gunda recomendação da secre taria é que as pessoas voltem a usar máscara em ambientes fechados, inclusive transpor te público. Isso não vai virar decreto, mas é recomendação. Terceiro ponto, nós, Brasil, São Paulo, precisamos ter os novos medicamentos antivirais, que são, por via oral, eficazes, que vão evitar internações. Então são recomendações óbvias que precisam ser revistas”, afirmou o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip.

De acordo com a infectolo gista Mirian Dal Ben, o uso de máscaras é indispensável, prin cipalmente para pessoas do gru po de risco ou para aquelas que convivem com esse grupo. “Se eu sou uma pessoa que convivo com alguém do grupo de risco, com doença de base, também tenho que tomar mais cuidado.

E o outro lado também: se eu sou uma pessoa que está com algum sintoma de Covid, dor de garganta leve, nariz escorrendo, mesmo espirros, eu tenho que colocar a mão na consciência e também usar máscara pra eu não

contaminar os outros. a gente tem visto muitas pessoas com sintomas bem fraquinhos assim, espirros, e, no final das contas, é Covid”, disse a infectologista.

No último domingo (13), a Secretaria de Vigilância em

Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, a utili zação de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principal mente pela circulação da subli nhagem BQ.1, subvariantes da ômicron.

8 | 16 DE NOVEMBRO A 6 DE DEZEMBRO DE 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.