Os vencedores da edição deste ano ganharão troféu e uma TV de 55 polegadas. Até o dia 16 de dezembro, os paulistanos – pessoas físicas ou jurídicas – poderão se inscrever, gratuitamente, na edição 2024 do concurso Natal Iluminado, iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que já virou tradição na capital paulista e elege as melhores decorações natalinas da cidade. PÁGINA 4
Abadá Capoeira no CEU Caminho do Mar
Abadá Capoeira maior escola de capoeira do mundo presente em mais de 70 países e em todos os estados brasileiros está com aulas de Capoeira no CEU Caminho do Mar todas e segundas e quartas feiras das 18h as 19h para idades a partir de 6 anos, com os
instrutores Willian e Diamante. A Capoeira é uma arte genuinamente brasileira, criada por descendentes de africanos como uma forma de defesa em busca de liberdade. Uma forma interdisciplinar que engloba vários aspectos esportivos, culturais,
marciais e artísticos. Tem como filosofia o desenvolvimento em seus trabalhos em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista ou seja utilizando a Capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural.
Artigo Por Carla Elage
Seja protagonista da sua história
O ser humano tem uma péssima tendência de colocar a culpa e encontrar desculpas para tudo o que acontece, coloca culpa nos outros, na situação, na família, no país, no chefe.
E assim vai se escondendo atrás de cada fracasso e acreditando que não merece, que não pode, não consegue. Isso torna simples e fácil o “dar errado”, o “não progredir”, o “não ter sucesso”, o “não vencer”, o “não ganhar mais”.
Não estou aqui dizendo que não somos influenciados pelas ações dos outros, pelas oportunidades que os outros nos dão. Sim, isso influencia e muito! Mas como você se comporta, as suas competências, a sua autoridade em determinado assunto e a sua capacidade influenciam sim como os outros te veem!
Confuso? Mas o que vem antes? O ovo ou a galinha?
Esse é o mesmo tipo de situação. O que estou sugerindo agora é que você tome as rédeas da sua vida, das suas atitudes! Seja você. Não podemos mudar nosso passado, não
podemos mudar as ações dos outros, mas podemos mudar o nosso futuro, a nossa história, com o que fazemos agora.
O poder do agora está somente nas nossas mãos! E vou dizer mais uma coisa, do mesmo jeito que podemos deixar as desculpas justificarem nosso fracasso, nossa falta de resultados, também podemos treinar nossa mente para ser honesta conosco e buscar nossos objetivos, buscar aquilo que nos faz feliz, a ter sonhos que geram metas e objetivos que queremos cumprir, atingir e, com isso, ir em direção ao nosso sucesso.
Não devemos, jamais, deixar a nossa vida, o nosso sucesso, sob responsabilidade de outra pessoa. Precisamos ser protagonistas em nossas histórias. Protagonista é o personagem principal de um livro, filme, novela ou série. E, para ser protagonista, você tem que ter uma história, a sua história. Cada um de nós tem uma história para viver, para transformar.
Alguns escolhem ficar sempre no mesmo lugar, da mesma
forma. Outros preferem arregaçar as mangas e transformar a sua jornada. Daí vem o livre arbítrio, a escolha.
Nem tudo o que fizer vai trazer o resultado exato que você deseja, mas o resultado que você precisa. Seria fácil se conseguíssemos tudo o que queremos, da forma e na hora que queremos, mas só o simples fato de agir já é maravilhoso.
A vida não é sobre nunca errar ou sempre acertar, mas sobre o movimento constante, o aprendizado com cada experiência e a coragem de começar de novo sempre que necessário. Ser protagonista é assumir que, mesmo diante dos desafios e incertezas, você tem o poder de transformar cada página em um relato de determinação, superação e realização.
Seu futuro está esperando para ser escrito por você, com coragem, propósito e ação.
Carla Elage é especialista em inteligência emocional e autora do livro “Agora Você Pode”
Dr. Consulta leva cabine de acolhimento psicológico para o Terminal Jabaquara
Em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Dr. Consulta lança a nova edição da ação “É falando que a gente se cuida”, que acontecerá entre dezembro e janeiro em sete estações de transporte público na capital, incluindo o Terminal Jabaquara da EMTU.
Durante cinco dias da semana, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h, passageiros poderão participar de sessões gratuitas de acolhimento psicológico em uma cabine, que vai circular pelas estações do metrô e da CPTM e pelo terminal da EMTU. O atendimento é realizado virtualmente por psicólogos, oferecendo orientação e apoio à saúde mental. A iniciativa, que retorna após o sucesso da primeira edição realizada no Setembro Amarelo, visa ampliar o acesso à escuta qualificada e ao acolhimento, promovendo a conscientização sobre a importância da saúde mental. Cabine de Acolhimento Psicológico
DIRETORA
Rosa Maria Gomes de Oliveira
JORNALISTA
Malucy Nogueira (MTB17.862)
José Fernando da S. Jr. (Mtb 0089625/SP)
DIRETOR COMERCIAL
Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP)
REPRESENTANTE COMERCIAL
Sérgio Vastano
Editoração Gráfica
José Carlos Rocha da Costa
COLABORADORES
Eliane Suwa
Horóscopo
Áries - Este período tende a trazer um forte desejo de expandir seus horizontes e aprender coisas novas, ariano. É um bom momento para estabelecer boas relações no trabalho e fortalecer laços que possam oferecer aprendizado valioso. No lado pessoal, reflita sobre suas paixões e reavalie o que realmente importa, mantendo uma comunicação clara para evitar mal-entendidos.
Touro - O momento oferece uma chance de renovar sua abordagem em relação aos seus recursos e relacionamentos, taurino. Avalie os riscos antes de tomar decisões e busque conhecimento que traga segurança a longo prazo. No ambiente familiar, é hora de ajustar as dinâmicas para mais leveza e harmonia. Tente manter a comunicação prática e objetiva.
Gêmeos - Relacionamentos e parcerias estão em destaque, geminiano, incentivando uma nova perspectiva sobre os outros. Aproveite para reorganizar suas finanças e pensar em estratégias a longo prazo. Busque manter uma comunicação cuidadosa e empática para evitar desgastes, focando em trocas cada vez mais equilibradas.
Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU
Até sexta feira dia 06 de dezembro; e de 13 a 17 de janeiro
Horário: 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h
IMPRESSÃO: Gráfica Pana
EDITORA JORNALÍSTICA JUMA
CNPJ. 67.052.795/0001-52
SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45
Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP Tel.: 5021-7010
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA:
Jornal Jabaquara: Mirandópolis,
Santa Catarina, Vila Campestre, Vila Mascote. www.EDITORAJUMA.com.br
Libra - Procure ajustar as suas interações para torná-las ainda mais autênticas, libriano. Mantenha a comunicação franca e simples e evite promessas excessivas, principalmente em assuntos que envolvam burocracias. Prefira focar em fortalecer os seus laços familiares e reavaliar suas escolhas em busca de satisfação.
Escorpião - Este é um bom momento para revisar suas finanças e, quem sabe, até economizar um pouco, escorpiano. Aproveite os bons dias para se reunir com amigos e investir no seu conhecimento. No trabalho, vale ter um olhar crítico sobre suas metas e evitar pressões internas, direcionando energia no que realmente importa.
Sagitário - A Lua Nova em seu signo convida à reflexão sobre renovação e crescimento pessoal, sagitariano. É um novo ciclo de oportunidades se abrindo. Procure organizar os seus recursos e cuidar da saúde, evitando excessos de qualquer tipo. Planeje com calma e alinhe suas metas com seus verdadeiros propósitos.
Câncer - Esse é um bom período para reorganizar sua rotina, priorizando saúde e qualidade nas suas atividades diárias, canceriano. Procure avaliar as suas prioridades e busque mais leveza, especialmente nas dinâmicas familiares. A comunicação clara tende a ser essencial para evitar mal-entendidos e, por consequência, alguns problemas.]
Leão - Sua criatividade está em alta, leonino, o que é maravilhoso para explorar novos hobbies e expressar seus talentos de maneira autêntica. Mantenha a organização nas suas responsabilidades e inclua também momentos de autocuidado na sua rotina. Relacionamentos tendem a fluir com mais harmonia, mas não se esqueça de equilibrar diversão e obrigações.
Virgem - Pode ser importante reavaliar a vida familiar e as suas emoções durante esses dias, buscando mais paz e alinhamento com seus valores, virginiano. Aproveite para se dedicar a atividades criativas e buscar um equilíbrio, evitando sobrecarga de tarefas e demandas. Momentos de silêncio serão importantes para um maior contato interior.
Capricórnio - Os primeiros dias do mês pede introspecção e certa avaliação emocional, capricorniano. Tente reservar um tempo para descansar, tendo mais critério na escolha das interações e compromissos. Direcione um pouco do seu foco para ajustar os seus gastos e recursos, e reconheça suas qualidades, dedicando tempo ao autocuidado.
Aquário - Conexões com amigos e grupos são super favorecidas, aquariano. O céu ajuda a promover a troca de ideias criativas. Procure ser claro em suas comunicações e ouça mais antes de falar. Busque refletir sobre seus projetos futuros e siga sua intuição nesse processo, buscando relações que te empurram para frente.
Peixes - Esse período é favorável para cuidar da carreira, pisciano. Mas procure se manter focado e ajuste as suas expectativas, até para evitar sobrecarga. Avalie os seus projetos de médio a longo prazo e busque não pular etapas neles. Aproveite para socializar mais, fazer networking e ajustar hábitos que possam melhorar seu desempenho no trabalho.
Praça da Árvore, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Vila Guarani, Cidade Vargas, Vila Facchini, Vila do Encontro, Jardim Scaff, Vila
Jornal Cidade Ademar: Divisa de Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Vila Constância, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência, Interlagos.
Um Sonho que Transforma o Natal em Magia
Há 8 anos, nasceu a Loja Natalinar, fruto do sonho de um jovem casal apaixonado por empreender. “Temos muito orgulho de dizer que começamos as vendas na garagem do meu sogro, sem nenhuma estrutura, vendendo fiado e conquistando ali os primeiros clientes, que logo se tornaram grandes amigos”, conta Bruna Bruna Ventura Pereli, uma das proprietárias.
Um momento especial na trajetória da Natalinar foi a participação de Raquel Ruiz Perez Ventura, avó de Bruna, carinhosamente chamada de “Nhe”. Apaixonada pelo Natal, Nhe foi peça fundamental no crescimento do negócio, transmitindo sua energia e amor contagiante. Mesmo após sua partida, há três anos, ela
permanece viva na essência da loja. Como forma de homenagem, Bruna e Fabio Rodrigues da Silva, seu esposo renomearam o negócio para “Natalinar for Nhe – Tudo por Ela”, celebrando o legado de amor e dedicação deixado por Nhe.
Ao longo dos anos, a Natalinar já passou por quatro endereços temporários na Zona Sul e, atualmente, está estabelecida na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, 3.820,no Jabaquara, onde recebe clientes de todas as regiões. Mais do que vender decorações natalinas, Bruna e Fabio têm como missão levar o verdadeiro espírito do Natal às casas e aos corações de seus clientes.
“Cada item que escolhemos, cada decoração que cria-
mos, é pensada para transmitir emoção e amplificar o encanto do Natal”, compartilha Bruna. Esse cuidado e o atendimento personalizado fizeram da Natalinar uma referência em decorações natalinas, conquistando uma clientela fiel que, muitas vezes, também se torna parte da história da loja.
A Natalinar não é apenas uma loja, mas um lugar onde memórias são criadas e o amor pelo Natal é celebrado. Se você deseja transformar sua casa em um cenário mágico e acolhedor para as festas, vale a pena conhecer esse espaço especial no Jabaquara. Afinal, na Natalinar, cada detalhe tem uma história, e cada história é contada com muito carinho.
A eleição do Conselho Participativo Municipal tem data alterada para 15/12
As eleições do Conselho Participativo Municipal (CPM) são uma oportunidade única para os cidadãos exercerem seu papel de protagonista nas decisões que impactam diretamente suas comunidades.
Ao todo, serão eleitos 570 conselheiros voluntários, sendo que 50% das vagas serão destinadas a mulheres e 38 cadeiras específicas para imigrantes. A eleição que estava marcada para o dia 8 de dezembro, passou para o dia 15 (domingo) e ocorrerá nas sedes das 32 Subprefeituras.
O Conselho Participativo Mu-
nicipal tem caráter eminentemente público e é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pelo Poder Público Municipal como instância de representação da população de cada região da Cidade para exercer o direito dos cidadãos ao controle social, por meio da fiscalização de ações e gastos públicos, bem como da apresentação de demandas, necessidades e prioridades na área de sua abrangência. Cada Subprefeitura deverá instalar o respectivo Conselho Participativo Municipal para atuação nos limites de seu território administrativo
Cibele Maria da Silva
“Natal Iluminado 2024”: concurso que elege as melhores decorações natalinas da cidade está com inscrições abertas
Os vencedores da edição deste ano ganharão troféu e uma TV de 55 polegadas Até o dia 16 de dezembro, os paulistanos – pessoas físicas ou jurídicas – poderão se inscrever, gratuitamente, na edição 2024 do concurso Natal Iluminado, iniciativa da Associação
Comercial de São Paulo (ACSP), que já virou tradição na capital paulista e elege as melhores decorações natalinas da cidade. Neste ano, serão selecionadas as cinco melhores decorações, com o reconhecimento de um vencedor por categoria: Empresa; Comércio; Shoppings; Residências e Prédios e Edifícios Residenciais. Os vencedores, selecionados por uma Comissão Julgadora da ACSP, formada por representantes da Faculdade do Comércio (FAC) e membros do Conselho de Inovação da Casa,
serão conhecidos no dia 29 de janeiro de 2025 e ganharão, além do Troféu Natal Iluminado, uma televisão de 55 polegadas. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site oficial do evento: www.nataliluminado.org. br, no período supracitado,
e, durante o processo de inscrição, é obrigatório indicar a categoria e o CEP do endereço onde a decoração natalina está instalada. Os interessados poderão se inscrever apenas uma vez, seja com CPF ou CNPJ, e será necessário fazer upload, no site ofi -
cial, de até três fotografias da decoração e um vídeo opcional, respeitando a categoria inscrita. As especificações técnicas para o envio das fotos e vídeo, assim como todos os detalhes do concurso podem ser acessados no regulamento disponível na página do
Natal Iluminado.
“Esse concurso é uma oportunidade imperdível para todos nós, paulistanos, celebrarmos o espírito natalino, tocados pela sensibilidade de belíssimas decorações produzidas tanto por empresas quanto por cidadãos, que amam essa época do ano, e enfeitam a nossa São Paulo”, declara Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP.
O Natal Iluminado é um reconhecimento ao esforço e à criatividade dos participantes em deixar a capital ainda mais iluminada e festiva durante o período natalino. E a Associação Comercial faz esse convite especial para que todos participem do concurso e vivenciem, juntos, a magia e o encanto da época mais festiva do ano.
Sobre Viver com Orgulho: SAS
Cidade Ademar discute e fortalece a luta
A busca por igualdade, respeito e direitos é uma pauta que movimenta a sociedade e no centro dessa luta está a população LGBTQIAPN+. Discutir os desafios e os avanços dessa comunidade são essenciais não apenas para o combate à discriminação e a violência, mas também para promover a aceitação e a visibilidade das diferentes identidades dentro da sociedade.
Sabendo a importância da pauta, a Supervisão de Assistência Social (SAS) - Cidade Ademar, juntamente com os serviços da região, promoveu um simpósio para debater o tema. O evento chamado “Viver é um ato político/LGBTQIAPN+: Sobre Viver com Orgulho” aconteceu no dia 28 de novembro, no teatro Nelson Rodrigues, no Centro Educacional Unificado (CEU) - Alvarenga.
Supervisora da SAS, Rosa Maria Paula Fernandes, apresentou dados sobre a violência contra a população LGBT na região de Cidade Ademar e Pedreira, trazendo reflexões importantes para os trabalhadores da rede de apoio. “O nosso objetivo principal foi apresentar informação, com o propósito da redução da violência e da LGBTfobia na região, e a garantia de direitos dos usuários e familiares dentro dos nossos serviços. Entendo que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas hoje demos um grande passo. Os nossos trabalhadores têm que ter um olhar especial para essa população”, disse Rosa.
O artista, arte-educador e pioneiro do rap LGBT no Bra-
sil, Xerxes Castelo Branco é ex-funcionário da rede socioassistencial da região e participou do encontro através de um vídeo-poesia, em que falou sobre as lutas e dores que uma pessoa LGBT+ enfrenta ao longo da vida.
Dentre os temas abordados no seminário estiveram a heteronormatividade, tendência social de considerar somente relacionamentos heterossexuais como comuns, e tratá-los como norma, crianças e a transexualidade, e as diferenças entre gênero e sexo e o que representa cada uma das letras na sigla LGBTQIAPN+, apresentado ao público por Núbia Lyra, técnica social, pedagoga e pesquisadora de gênero e sexualidade. Ela trouxe questionamentos pertinentes sobre o tema e demonstrou o orgulho de construir esse trabalho dentro da rede socioassistencial. “Eu acho essencial que tenhamos trabalhos formativos dentro da rede.
Visarte na Quebrada 2024 realiza intervenção artística na sede do Conselho Tutelar
A cada nova geração de crianças e adolescentes novas demandas e desafios aparecem e temos que nos adaptar a isso. Foi muito enriquecedor para mim, poder auxiliar meus colegas de trabalho a atender crianças e adolescentes de maneira adequada”.
Ettore Thiago, gerente do Núcleo de Apoio Psicossocial do bairro, foi o mestre de cerimônia do encontro e destacou o engajamento dos trabalhadores da rede da região com a atividade e o tema. “Esse é o primeiro evento que fizemos com essa temática, por pedido dos próprios trabalhadores da rede, que gostariam de saber mais e serviu para dar um pontapé na vida desses profissionais que aqui estiveram. Foi uma emoção ímpar apresentar o simpósio, um misto de ansiedade com satisfação, inexplicável. Que os assuntos abordados aqui hoje reflitam em nossos serviços, e que possamos inspirar todas as outras regiões”.
A primeira intervenção de grafite aconteceu durante o mês de novembro na sede do Conselho Tutelar na Av. Engenheiro George Corbisier, 839, mudando o aspecto do local, tirando o cinza escuro da frente da unidade dando um tom mais alegre e divertido aos assistidos.
A segunda intervenção de grafite vai acontecer na esquina da Rua 5 de outubro com Rua Muzambinho. Já a terceira intervenção será na Rua Pescara esquina com Av. Fulfaro, na Vila Clara. A esperada Batalha de Breaking será no dia 21 de dezembro na E.E. Dr. Ernesto Faggin, localizado na Av. Fulfaro, 141 Vila Clara Para o idealizador Ed Carlos “a execução dos grafites, é feito uma pesquisa antes em cada local,
para entender o que pudesse passar para a parede ou seja algo que as pessoas reconheça no local”. Como já é de conhecimento público, o grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970, e consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social.
Os organizadores da Batalha Breaking espera receber ilustres representantes do movimento, entre eles já confirmados estão; B boys Amendoim, Branco e Gerson, todos conhecidos no cenário internacional.
Padre Maurilio Maritano recebe mural na E.E. Eusébio de Paula eternizando sua luta na área social e da saúde
No domingo, 01 de dezembro Padre Maurilio Mauritano recebeu homenagem em forma de grafite no muro da E.E. Eusébio de Paula que fica divisa com o Hospital Pedreira – Padre Maurilio Maritano. Após discussões com o Conselho de Escola e comunidade escolar, o muro recebeu um grafite com a imagem e textos do padre Maurilio.
O mural surgiu através do diretor da escola Iraci José, que tinha o sonho de fazer um grafite no muro da escola com pessoas que fizeram a diferença no bairro. Para ele a proposta do padre foi o diferencial já que o Hospital Pedreira fica divisa com a escola. Uma tradição na educação grafitar pessoas que fizeram ou fazem a diferença na sua região. Durante o lançamento do mural a professora Efigênia Aniceto falou da falta da placa de identificação do hospital com o nome do padre Maurilio, passou a sugestão de cobrar os órgãos públicos e ainda convidou a comunidade para se unir na colocação da
placa com o nome correto do hospital “dando transparência ao nome que passou a se chamar Hospital Padre Maurilio Maritano”.
Durante o evento estiveram pessoas que ao lado do padre Maurilio, e que participavam do Movimento de Saúde Pedreira/ Cupecê lutaram para conquistar o hospital na região entre outras melhorias, como o Senhor Antônio Bernardino (Tonico) e a senhora Joana Silva. “Em nossos encontros dicutiamos o que fazer para melhorar o nosso bairro
como, emprego e a saúde que o posto mais perto era na Avenida Adolfo Pinheiro, a noite era ainda mais difícil, não tinha ônibus nem asfalto” declarou Tonico.
Já para a Senhora Joana foram sementinhas que se uniram e criaram vidas dando oportunidade para a continuação da luta, “todos os dias nasce uma nova sementinha e ela nunca vai se acabar, essa e sem fim”
A iniciativa do projeto do grafite foi do diretor da escola Euzébio de Paula, Iraci José e coordenado por Efigênia
Aniceto, Luzia Silva, Lourdes Silva, Francisco Oliveira e Nilton Oliveira que não mediram esforços para a homenagem ao Padre Maurilio e também receber no ato o senhor Tonico e a dona Joana para relembrar da luta daquela sociedade que junto ao padre fizeram valer a frase “unidos somos vencedores.
Hospital Geral de Pedreira O Hospital Geral de Pedreira foi inaugurado em 26 de junho de 1998. A instituição, que atende à maioria das especialidades, é referência em cirurgia-geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, obstetrícia e neonatologia. Também oferece atendimentos em fisioterapia e fonoaudiologia.
Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, o HGP oferece Pronto-Socorro 24 horas, sete salas de cirurgia e 289 leitos – de Enfermaria adulto e pediátrica, Maternidade, UTI adulto, pediátrica e neonatal. Conta ainda com um
Banco de Leite e um Banco de Sangue.
Hospital Geral Padre Maurilio Maritano
A alteração do nome do equipamento de saúde foi assinada em 17 de fevereiro de 2023 pela LEI nº 17.634 pelos Deputados Enio Tatto ( PT) e Carlos Giannazi (PSOL)
Iniciada em julho de 2019, a campanha para alterar a denominação do hospital visava prestar uma justa homenagem ao padre Maurilio Maritano. E, ao relembrar a importante história de luta pela construção do equipamento, a ideia também era estimular os moradores a se envolverem mais com os problemas sociais e as necessidades da região, o que incluiu um melhor atendimento à saúde.
Falecido em setembro de 2017, aos 86 anos, o sacerdote foi a principal liderança da mobilização popular que durou mais de 15 anos e resultou na conquista do hospital e de diversas unidades básicas de saúde.
Guia de Serviços
Ligue para anunciar
Virada Inclusiva 2024: Grafiteiro Odrus realiza intervenção artística em mural no Jabaquara
Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e a EMTU promovem a ação “Inclusão e Arte Urbana”, como parte da programação da Virada Inclusiva 2024. A iniciativa combina a criação de um grande mural em grafite de autoria do artista Odrus, que possui deficiência auditiva, com uma série de oficinas inclusivas de artes visuais.
O evento tem como objetivo integrar pessoas surdas e ouvintes em um espaço criativo e acessível, no Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (CAPEs/EMTU). A arte em grafite será produzida no muro de 73 metros quadrados (24,5m de comprimento por 3m de altura) da unidade.
A inspiração do artista partiu do tema da Virada Inclusiva da SEDPcD, “Superamos barreiras, protagonizamos mudanças!” e terá como tema desenhos e ilustrações baseados na inclusão e na acessibilidade, colocando as pessoas com deficiência como atores centrais de suas próprias histórias. Serão realizadas, ainda, quatro oficinas ao longo dos dois dias,
com turmas pela manhã (10h às 12h) e à tarde (14h30 às 16h30). Para participar das oficinas basta comparecer ao local.
“Inclusão e Arte Urbana” - mural colaborativo e oficinas inclusivas
Local: Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (CAPEs/ EMTU).
Endereço: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2654 – Jabaquara Virada Inclusiva
A Virada deste ano tem o apoio e a parceria das secretarias estaduais da Educação (Seduc-SP), que pela primeira vez participará do evento em diversas atividades promovidas por 44 Diretorias Regionais de Ensino (DRE); de Meio Ambiente e Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil), nas diversas ações espalhadas por 23 parques estaduais; e da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SCEIC-SP), promovendo iniciativas nos museus.
Além disso, a programação traz ações de duas entidades do Sistema S, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi); dos 12
campi da Universidade Estadual Paulista (Unesp); diversas unidades das Apaes no estado de SP e da Federação das APAEs do Estado de São Paulo (Feapaes – SP).
Confira aqui a programação completa da 14ª edição da Virada Inclusiva – “Superamos barreiras, protagonizamos mudanças!”
CAPES – Jabaquara
O Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (Capes) da EMTU oferece suporte a pessoas
ACSP Distrital Centro Sul Inaugura o novo painel Parceiros do Futuro
Mais uma forma de destacar o comércio da região a Distrital Centro Sul da Associação Comercial de São Paulo realizou no dia 26 de novembro a inauguração painel “Parceiros de Sucesso” 2024, que estarão no período de um ano em destaque na sede da distrital. Estão presentes no painel Parceiros de Sucesso as empresas; FAMBRAS Federação das Associações Muçulmanas do Brasil. Editora Jornalística Juma (Jornais Jabaquara e
Cidade Ademar em notícias), CAMP Jabaquara – Centro de Aprendizagem e Monitoramento Profissional, Colégio São Sabas, Rosas de Maio –Padaria, Polynike – Um brilho a mais em polimento de peças, Instituto Gabi, Alvarenga TV, Óticas Mariana, Lune Contabilidade, Filadélfia Segurança e Serviços e GPN – Grupo de Palestras e Negócios e Papelaria Supripel.
Durante o evento cada empresário teve a oportunidade
de apresentar seu negócio e conhecer a variedade de comercio que se encontra no distrito que abrange a região da Distrital Centro Sul. Foi um encontro produtivo e de troca de conhecimentos empresariais.
A Distrital Centro Sul atende as regiões do Jabaquara, Cidade Ademar e Campo Belo. Localizada na Av. Santa Catarina, 641 Vila Alexandria. Informações: (11) 31803818
com deficiência que buscam a gratuidade no transporte metropolitano. O CAPES possui estrutura acessível e uma equipe preparada para orientar no processo de emissão da Carteira de Identificação do Passageiro Especial. O centro também dispõe de tradução em libras, promovendo um atendimento inclusivo. Mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas, refletindo o compromisso da EMTU com a inclusão, acessibilidade e
respeito aos direitos de todos.
Endereço: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2654 - Jabaquara
Central de Atendimento pelos Telefones: (11) 5021-3838, 50214224 e 5021-4343
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h às 17h
E-mail exclusivo para agendamento on-line: capes.agendamento@emtu.sp.gov.br