em notícias



A Associação Comercial de São Paulo - Distrital Centro Sul realizou no dia 17 de novembro uma homenagem aos policiais civis e militares que atuam na região da Cidade Ademar e Jabaquara. Os premiados foram indi cados por seus comandantes pela prevenção e repressão ao crime e manutenção da ordem pública, através do uso legítimo da força se necessário, fazendo respeitar e cumprir as leis. PÁGINAS 6
Em tempos de tanta vio lência, intolerância e desres peito é preciso, com urgência, voltar os olhares para a pure za, a doçura e o amor genuíno das crianças que são, não ape nas o futuro distante, mas sim o mais real presente. Falar de política com as crianças não se resume ao que acontece no ano eleitoral, faz parte da educação familiar que se inicia quando a vida é gerada com amor, respeito e todos os cuidados necessários.
A política começa dentro de casa quando a criança aprende a dividir o alimento, a doar os brinquedos e as rou pas para os necessitados. A família é o principal meio de formação, de convicções e de valores para a vida da criança e a escola é a continuidade dessa formação. O aluno se apresenta como um reflexo do exemplo familiar.
A política é (ou deveria ser) um conjunto de ações e atitudes realizadas pelas
pessoas com o objetivo de ter uma convivência respei tosa e harmônica com total pluralidade social. É incrí vel presenciar, em grupos de crianças, a naturalidade em ajudar o colega com qualquer tipo de dificuldade, no sentido real da verdadei ra inclusão; perceber que criança não utiliza somente o lápis de cor rosado para re tratar todos os tons de pele; o ensinamento com afinco em casa de como econo mizar água e tantas outras ações de amor e verdade. Como professora, tive esse privilégio!
Acredito plenamente que o poder transformador para melhorar tudo no nosso país está na educação básica, fei ta pela família e pela escola, com resultados imediatos. Precisamos aprender com as crianças a forma mais pura, verdadeira e genuína de amar a natureza, os animais e acima de tudo o próximo,
independentemente de qual quer diferença.
Por isso, é essencial que elas conheçam o papel de cada cargo político e sai bam diferenciar aqueles que governam para o povo e quem governa apenas para os seus. Brasília hoje é con siderada por muitos como símbolo de corrupção, mas a partir da educação podemos formar cidadãos que, num futuro próximo, transforma rão esta realidade. A política que queremos deve começar agora, pelos pequenos. Do contrário, não conseguire mos eliminar as desigual dades e não veremos nosso país crescendo forte. As crianças são sim o futuro, mas o que elas aprendem depende unicamente da educação que proporciona mos hoje.
Gabi Vasconcelos é alfabetizadora e autora do livro Minha Brasília
A Associação Esportiva Social Travessa junto com a Associação Ativa Vila Clara e Casa Bem Querer Mulher, estão organizando um evento natalino para o próximo sábado dia 10 na Rua Ciro Alegria, na Vila Clara. Serão uma média de 300 famílias beneficiadas com o evento.
Você que tem a disponibi lidade de dar seu apoio com alimentos ou brinquedos entre em contato com Maria Lúcia através do celular 11 995100730 ou Rosa 11 97083-6652
Praça do Encontro Está sendo planejada uma
árvore de Natal e enfeites na praça com material reciclável.
O evento contará com apre sentação de Canto Natalino.
Sábado dia 10, a partir das 17h30.
Av. Eng. Armando de Arru da Pereira, (ao lado do Corpo de Bombeiro)
Seja parceiro do Natal Soli dário doe; pão de hot dog, sal sicha, bala, pirulito, chiclete, extrato de tomate, pipoca, re frigerante ou valor em dinhei ros e faça um número maior de crianças felizes neste Natal. As doações poderão se retiradas
no local indicado.
Pix: 841.284.705.97
Contatos: Jé 11 948254944 / Kinho 11 95392-7703 / Yasmim 11 93499-4249 / Luciana 11 95726-8243 / Claudia 98452-4817 / Diego 11 96738-8080
O evento será realizado no Dia 25 de dezembro na Rua Celina Barros Silveira, 120 –Vila Paulista.
Áries - Arianos tendem a estar muito falantes e a cabeça ficará a mil nesses dias. Convém prestar atenção à maneira como se comunica para evitar brigas e desentendimentos.
Touro - O estresse e excesso de pensamentos podem te deixar mais propenso a gastos impulsivos, taurino. Muita atenção às finanças nesse período.
Gêmeos - A lua cheia pegará os geminianos em cheio. É preciso encontrar válvulas de escape no dia-a-dia para escoar toda essa tensão extra. Há risco de estafa mental.
Câncer - Momentos de emoções muito intensas para os cance rianos. Muitos podem estar experimentando insônia ou sono muito agitado. Estruturar hábitos pode ajudar a relaxar.
Leão - Atenção ao risco de brigas e discussões com os amigos durante esse período, leoninos. Convém usar mais a lógica e não se deixar levar pelas emoções.
Virgem - Força total na profissão e na carreira, virginiano. Perío do para estruturar projetos e focar nas metas. Cuidado com o risco de dispersão e falta de concentração.
Libra - O período pede maior conexão com as suas crenças, li briano. Estudos e comunicação estão favorecidos, porém há risco de maior estresse mental.
Escorpião - Escorpianos podem receber algum dinheiro vindo de parcerias ou relacionamentos. Para quem trabalha com patrocínio o momento é favorável.
Sagitário - Há maior risco de discussões com seus parceiros por motivos emocionais durante esse período. Na dúvida, deixe para con versar depois, sagitariano.
Capricórnio - A rotina pode estar mais caótica e com muitas demandas simultâneas por esses dias, capricorniano. Cuidado para o estresse não afetar a saúde.
Aquário - Momento favorável para se dedicar aos seus hobbies, aquariano. Você pode encontrar um passatempo divertido no meio da rotina que ajude a descarregar a energia.
Peixes - Os piscianos tendem a estar mais caseiros e voltados para o íntimo nos próximos dias. Pode conseguir resolver ou consertar algo em casa que precisava ser feito.
No mês dedicado à campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo a conscientização e combate à AIDS, a EMTU terá atividades nos seus terminais. O objetivo é informar passagei ros sobre os riscos, prevenção e diagnóstico precoce do vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
As ações serão realizadas em parceria com a Coordenadoria de Prevenção IST/HIV da Secre taria da Saúde de São Bernardo, PROZ Escola Técnica, Instituto Psiu e Prefeitura de Carapicuíba e incluem desde testes gratuitos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C para passageiros até aferição de pressão, testes de glicemia e emissão de car tão do SUS (em Carapicuíba). Por meio de conversas e distribuição de folhetos informativos, estão pre vistas também atividades de apoio psicológico e orientações sobre a importância do uso de preservati
vos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Dezembro Vermelho -- A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987, com o objetivo de conscientizar
e incentivar o combate à AIDS, reforçando a necessidade da pre venção e assistência aos infecta dos com o vírus HIV.
Terminal Metropolitano Ja baquara
Aferição de pressão, testes de glicemia e distribuição de folhetos sobre prevenção de doenças sexu almente transmissíveis
Data: 14/12 Horário: 10h às 14h
Com pouco mais de trinta esca darias, o distrito do Jabaquara apre senta potencial para uma arquitetura interativa, pela qual a população possa integrar-se ao espaço público, utilizando-o como opção de lazer para melhorar sua qualidade de vida e interação social.
Partindo da premissa de que escadarias não são apenas es paços de circulação, mas tam bém de permanência, a SUB -JABAQUARA desenvolveu a chamada “Praça em Degraus”: caracterizada por vencer alturas de aproximadamente quinze me tros e, consequentemente, com patamares de extensões e larguras consideráveis. Após uma análise das necessidades particulares de determinada região (a depender da população que reside e frequenta o seu entorno) as escadarias ga nham mini praças com equipa mentos interativos, como espaço para feiras e eventos, bancos e
mesas para interação social, equi pamentos de ginástica, jardineiras para paisagismo e arborização local, brinquedos infantis, dese nho de piso como amarelinhas e caracóis e até escorregadores que podem ligar um patamar ao outro.
Por meio dessa arquitetura interativa, é possível criar uma relação da população com o es paço público, incentivando o seu uso responsável.
Rosa, tudo bem? Vou lhe en viar a matéria para ser publicada no próximo jornal sobre aquela Praça em Degraus que havia lhe falado ok. qquer duvida estou a disposição, porem, não pode fal tar a imagem referente ao projeto para as pessoas poderem enten der e mencione que é um projeto pioneiro da Subprefeitura do Ja baquara na gestão do Subprefeito Dr. Roberto Bonilha. Obrigada
No último sábado dia 03 de dezembro a Subprefeitura de Cidade Ademar em conjunto com a Polícia Militar realizou uma mega operação noturna em bares e adegas em pontos onde haviam inúmeras reclamações de perturbação do sossego. Foram fiscalizados e autuados comércios nas Ruas Delfino Facchina, Pastor Rubens Lopes e Carlos Facchina.
As operações tem sido coor denadas pela Polícia Militar com a participação da Subprefeitura Cidade Ademar e GCM Guarda Civil Metropolitana, segundo o comandante da 3ª Companhia do 22º BPM/M, “esta foi mais uma
Apaixonado por futebol? Sim! Porém muito mais que isso.
Tomas Vargas esteve á frente do Centro Social e Cultural Aca dêmicos de Vila Facchini desde a sua fundação em 1969. Mesmo não estando presidindo a entidade nunca deixou que sonhos de meni nos e meninas deixar-se de existir.
Mas o sonho era seu, que com objetivo atendia mais de 300 crianças com atividades esporti vas e sociais e 200 famílias por meio de programas do Governo de Estado. O proposito para ele era oferecer esporte para nortear o lado social e atrair as famílias. As ações do Acadêmicos passa de geração para a geração e reúne os filhos de ontem que hoje são avós e pais e muitas vezes que participam dos projetos sociais da entidade.
Depois de tantas jornadas e lutas para manter o trabalho rea lizado pelo Acadêmicos no Clu be Escola Ryuzo Ogaha ou Vila Guarani ou ainda Metal, em julho de 2021 ele tomou posse como di retor do órgão público, onde vinha fazendo um trabalho merecedor de elogios e renovações.
São inúmeras as ações es portivas e sociais que fizeram o nome do Acadêmicos da Vila Facchini, mas em especial de seu fundador Tomas Vargas. E é por essas e tantas outras razões que seu nome sempre será lembrado no Jabaquara.
“Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, a gente nunca está preparado para perder alguém. Descanse em paz amigo seu lega do já é exemplo para nos”.
Editora Jornalística JumaAcreditar em uma educação pautada por conceitos igualitários, uma aprendizagem para todos e sem exceção, respeitando o tempo e a particularidade de cada aluno é uma forma de demarcar o espaço escolar como uma plataforma de acolhimento de toda e qualquer criança e adolescente, trazendo para ele sensação de segurança e de conforto, contribuindo para um bem estar incalculável, incompa rável e extremamente necessário. Percebendo essa lacuna, por ser um fator essencial, de caráter urgente, em 2011 foi fundado o Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino (Ina pe), ou seja, uma entidade voltada a atender crianças e adolescentes que por algum motivo não conse guem se desenvolver no processo acadêmico e precise de atenções especiais, cuidados específicos e atendimento cauteloso.
O Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino oferece atendimento multidisciplinar individual e co letivo por profissionais das mais diversas áreas da neuropsicología, psicólogo, neuropsicopedagogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, musico terapeuta, psicomotricista, tera peuta A.B.A., para dificuldades na fala, dislexia, autismo, TDAH (Hiperatividade), D.I. e alfabeti zação tardia. Além disso, o Inape
disponibiliza em contraturno do horário de aula de cada criança ou adolescente oficinas de musicali zação, judô, educação física, in glês, artes, dança e alfabetização.
“Só tenho a agradecer a toda equipe do Inape, pelo que tem feito pelo meu filho, todo apoio, amor, dedicação e profissionalismo e isso tem sido visível a todos que conhe cem o Marcelo. Graças a vocês é perceptível a mudança do Marcelo, isso deixa toda família feliz porque temos esse apoio e toda orientação de vocês. Não é fácil lidar com as dificuldades de um filho, mas graças ao apoio de vocês consegui lidar, por isso serei eternamente grata” disse Célia Souza, mãe do pequeno Marcelo Victor Carvalho da Silva de 4 anos de idade.
Já o administrador e pai do pequeno Luigi, que também é atendido pelo Inape Edson Japão agradece por todo apoio que o instituto dá a seu filho. “Uma estrutura maravilhosa, o desen volvimento do meu filho tem sido incrível” disse o administrador.
A conselheira participativa Li lian Santiago declara vejo o “INA PE como uma forma de acolher e visibilizar as crianças e seus pais. Muito bem estruturado e sendo um diferencial na Cidade Ademar onde sua mantenedora e diretora Maria Aparecida Tomazzeli Sabará (Ci
doca) com muito amor e dedicação, oferecendo sempre o melhor para as crianças que por lá passam e necessitam de atendimentos seja no contraturno ou em atendimentos in dividuais. Seria ótimo para demais escolas que ainda não conhecem o INAPE irem lá é ver o desenvolvi mento que faz a diferença. O INA PE visa a inclusão de todos e além dos atendimentos e contraturno ele tem a disponibilidade de bolsa para crianças que não tem como pagar”, afirmou a conselheira.
As famílias por sua vez, pos suem um papel importantíssimo no processo de ensino aprendi zagem das crianças com alguma dificuldade seja dislexia, autismo, TDAH (Hiperatividade), D.I. e alfabetização tardia por meio do reconhecimento, aceitação e diag nóstico dos transtornos de apren dizagens, pois o mesmo quando não diagnosticado pode acarretar em uma série de problemas na educação destas crianças por não estarem recebendo uma educação adequada, por isso o Inape possui profissionais qualificados para ajudar vocês (pais) com o ensino adequado para seus pequenos.
Agende um horário para co nhecer o Inape na R. Horácio Alves da Costa, 234 - Jardim Nosso Lar na região da Cidade Ademar.
Mais uma edição da Copa do Mundo está entrando na reta final. Nesta segunda a seleção brasilei ra se classificou para as quartas de final e enfrentará a Croácia que venceu o Japão nos pênaltis na próxima sexta-feira (9) às 12h horário de Brasília.
Aos 7 minutos do início do jogo, Vinícius Júnior marcou o primeiro gol, aos 13 (Neymar), aos 29 (Richarlyson) e aos 36
(Lucas Paquetá), sendo a primeira vez em que o Brasil marca 4 gols no primeiro tempo em jogos de mata-mata. Dessa forma, a sele ção brasileira foi classificada para as quartas de final.
Nessa partida, Neymar che gou ao seu 76º gol pela seleção brasileira, e ficou apenas a um gol para igualar com o Rei Pelé, o maior artilheiro em jogos oficiais, com 77 gols.
Já no segundo tempo o Bra sil pisou no freio e baixou um pouco o ritmo, dando possibili dades para a Coreia do Sul jogar e levasse mais perigo ao gol não só de Alisson como também de Weverton, que entrou minutos antes do final do segundo tempo.
Avançando contra o time bra sileiro, a Coreia do Sul insistiu e marcou um gol com Paik Seung -ho, fechando o placar com 4 x 1.
Seleção brasileira se classifica para as quartas de final e enfrentará a Croácia
A Associação Comercial de São Paulo - Distrital Centro Sul realizou no dia 17 de novembro uma home nagem aos policiais civis e milita res que atuam na região da Cidade Ademar e Jabaquara.
Os premiados foram indicados por seus comandantes pela preven ção e repressão ao crime e manuten ção da ordem pública, através do uso legítimo da força se necessário, fazendo respeitar e cumprir as leis.
Os policiais militares indi cados são detentores de amplo conhecimento em suas áreas, são responsáveis pelo policiamento os tensivo motorizado, pelo comando de bases comunitárias, pela busca da integração com a comunidade, entre outros.
Os homenageados pertencem ao 3º Batalhão de Policia Militar Metropolitano, sob o comando do Tenente Coronel PM Flavio Olive te alocados na 1ª e 2ª Companhia.
A Tenente PM Cinthia Sayuri Kanashiro Palloti, o soldado Bru no Onesio de Araujo e Henrique Correa Silva.
Já os homenageados do 12º Batalhão de Policia Militar Me tropolitano, sob o comando do Comandante Tenente Coronel PM Sergio de Barros Ferraz, a 1ª Companhia e Força Tática, fora; Soldado PM Felipe Gonçalves, William Antonio Barbosa e o 1º sgt PM Jair Araújo Silva.
Os homenageados do 22º Bata lhão de Policia Militar Metropolitano, sob o comando do Tenente Coronel PM Adriano Batista Assis são da 2ª, 3ª e 4ª Companhias. O Sgt. Lucimara Pavan Pires de Carvalho, Cabo Valter Diniz Lima e o Soldado Lucas Mikael Moraes Rocha.
As atribuições dos homenage ados são marcadas pelo espírito de sacrifício, pela coragem, pelo heroísmo e pela vontade de ajudar o próximo, exemplos dignos de dedicação e profissionalismo que coroam a história da Centenária Corporação, cujo objetivo maior ainda é o de preservar a vida, o patrimônio e o meio ambiente.
O homenageado do Posto do Jabaquara sob a responsabilidade
Guarda Civil metropolitana
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) através do seu perfil de se gurança preventivo e comunitário conta com efetivo a pé e motoriza do se fazendo presente em todas as regiões da cidade, e tem como principais atividades a proteção escolar, ambiental, de pessoas em situação de risco, ao agente público e patrimônio público e ao espaço publico e fiscalização ao comércio ambulante.
O homenageado esta sob o comando do Comandante Opera cional Sul Inspetor Superintenden te Jorge Roberto Pasqual Correia e atua na Inspetoria Regional de Cidade Ademar, sob a responsa bilidade do Comandante Regional Inspetor de Divisão José Roberto Mendes de Brito. O Classe Espe cial - José Henrique Dias Rodrigues
A Inspetoria Regional do Ja baquara, sob a responsabilidade do Comandante Regional Inspetor José Rodrigues indicou o Inspetor - Eduardo Dina.
A Polícia Civil do Estado de São Paulo é uma das polícias do sistema de segurança pública ao qual compete ressalvada competência específica da União. Realizam o co mando das operações de combate à criminalidade em casos de grande re percussão nacional. São responsáveis ainda pela investigação de assassina
tos em serie, roubo, furtos, coações, falsidades ideológicas entre outros.
A homenageada atua na 2° De legacia de Defesa da Mulher - Sul Sob a responsabilidade da Delegada de Polícia Titular Dra. Jaqueline Valadares da Silva. O Investigador de Policia ChefeCleber Rodrigues Maluza.
Da 2ª Delegacia Seccional de Polícia – Sul, atua no 27º Distri to Policial – Campo Belo, sob a responsabilidade do Delegado de Polícia Titular Dr. Eduardo Luís Ferreira a homenageada foi a Delegada de Polícia Dra. Renata Helena da Silva Pontes.
A Agente Policial Tatiana Cunha da Costa, foi a homenage ada do 35º Distrito Policial – Ja baquara, sob a responsabilidade do Delegado de Polícia Titular Dr. Glaucus Vinicius Silva.
Do 97º Distrito Policial –Americanópolis, sob a responsa bilidade da Delegada Titular de Polícia Dr. Zuleica Gonçalves de Araújo o homenageado foi o De legado de Polícia Dr. Daniel Sini.
O homenageado a seguir foi indicado pela 6ª Delegacia Sec cional de Polícia – Sul, ele per tence ao 43º Distrito Policial –Cidade Ademar, sob o Comando do Delegado de Polícia Titular Dr. Guerdson Ferreira Junior, o homenageado foi o DR. José Ademar de Souza, que preside a delegacia por muitos anos e teve a justa homenagem por inúmeros serviços prestados á região da Ci dade Ademar e adjacências.
E o policial indicado pelo
43º Distrito Policial – Cidade Ademar, sob a responsabilidade do Delegado de Polícia Titular Dr. José Ademar de Souza, foi o Agente Policial Marcos Antonio Pasqualin Filho que fez a declara ção emocionado ao lado dos seus familiares que “o que mais me tocou foi o principal idealizador que vivenciou a segunda guerra mundial, então isso por si só já é demais, por ele estar aqui pre sente com a gente, e ter passado pessoalmente e sobrevivido, isso já é uma honra estar presente no mesmo ambiente que ele” decla rou o agente policial Pasqualin.
O homenageado desta vez foi do 80º Distrito Policial – Vila Joaniza, sob a responsabilidade do Delegado de Polícia Titular Dr. José Roberto Gil. O Investigador de Policia Chefe, Marcio Aurelio Bento dos Santos.
O último homenageado do evento pertence a Delegacia Mu nicipal de Suzano, sob o Comando do Delegado de Polícia Titular Alexandre Henrique Augusto Dias, foi o Investigador de Policia Chefe, Sandro Aragon Gallego.
O motivo da sua indicação foi que em 6 de dezembro de 2018, no período noturno, quando chegava a sua residência, na Vila Arriete, ouviu vários disparos de arma de fogo, quando tomou visão da ocorrência, observando dois indi víduos correndo em sua direção, percebendo que estes estavam envolvidos naqueles disparos deu voz de prisão aos mesmos.
Neste primeiro momento, após verbalização na tentativa de conten
ção, um dos indivíduos se rendeu le vantando os braços e a seu comando deitou-se ao chão, enquanto o outro individuo se abrigou por trás de um veículo, fazendo com que o citado policial iniciasse verbalização com este, que também se rendeu, mas em um gesto inesperado efetuou um disparo de arma de fogo em direção do policial, contudo conse guiu imobilizá-lo, acionando apoio. Após, tomou conhecimento que tais indivíduos haviam tentado roubar uma moto de um policial militar, e neste roubo balearam a vítima (po licial militar) o qual foi atingido por três disparos (um no ombro, um na perna e um no pé), sendo imediata mente acionado o resgate.
Os presos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, onde foram autuados em flagrante por tentativa de latrocínio (roubo segui do de morte). Os presos continuam encarcerados até a presente data.
A Associação Comercial ofe rece esse premio por esse e tantos outros motivos que levam esses homens e mulheres darem a vida por um ser do bem.
O Marco da Paz foi idealiza do pelo ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, que viveu na Itália até os 12 anos (nasceu em 1937), depois de ter presenciado de perto os horrores da Segunda Guerra Mundial. Após mudar-se para o Brasil, decidiu criar o monumen to para deixar um legado de paz e alertar as pessoas sobre as tra gédias que ocorrem nos períodos em que a paz não se faz presente.
A Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro Sul tem em sua sede um Painel de Negócios que conta com o apoio das empresas: Editora Jornalística Juma (jornais Jabaquara e Cidade Ademar), Sa fety 2U, Instituto Gabi, Camp Jaba quara, Monte Verde Investimentos, Alvarenga TV, Uninter Vila Cons tância, Colégio São Sabas, Fambras Halal, Polinyke, Padaria Rosas de Maio e Lojas Estrela.
Saiba como participar e se tor nar associado: 3180-3818
Av. Santa Catarina, 641- Vila Alexandria
Entre os dias 17 e 18 de dezembro o CEU Caminho do Mar participará do “Turismo por Aventura”, evento promovido pela Secretaria de Turismo e os visitantes poderão desfrutar de atividades como: escalada boulder, circuito de arborismo, tirolesa, rapel, slackline e outras atividades.
O principal objetivo do even to é promover a inclusão social, diversidade de gênero e cultural.
As atividades disponibilizadas pela Secretaria de Turismo no CEU Caminho do Mar conta com inclusão para as pessoas com de ficiência física, motora, intelec tual, visual, auditiva ou múltipla. Ou seja, são atividades voltadas para todo o público independente das condições que as limitam de participar.
CEU Caminho do Mar
Av. Eng. Armando Arruda Pereira, 5241 Jardim Lourdes