Jornal Jabaquara em Notícias - Ed. 659

Page 1

FONE: 5021-7010

www.JABAQUARAEMNOCIAS.com.br

Inconformados, populares e movimentos sociais da Vila Santa Catarina e do entorno realizaram protesto na manhã de terça-feira (18/07), contra a decisão da Prefeitura de São Paulo em desativar leitos de maternidade do Hospital Municipal Vila Santa Catarina, considerado referência no atendimento de bebê prematuro. A desativação está prevista para acontecer em agosto. Página 5

EMTU comemora o Dia de Nelson Mandela no Jabaquara

Em parceria com o Instituto Bem Querer Mulher e a Associação Coalização Brasil, a EMTU realizou na terça-feira (18), no Terminal Intermunicipal do Jabaquara uma roda de conversa sobre temas que refletem o pensamento de Mandela e convergem para a cidadania, onde foi abordado a violência contra a mulher e idosos, uso de drogas e justiça social. Página 4

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 32 - Edição 659 -19 DE JULHO A 1º DE AGOSTO DE 2023 em notícias
Movimentos sociais realizam manifestação contra decisão do governo TEMOS LABORATÓRIO PRÓPRIO DE TINTAS DA LINHA PPG, PARA AJUSTE DA TONALIDADE DE ACORDO COM A DO SEU VEÍCULO Bateu, riscou, amassou? Nós temos a solução! + 6 anos de funcionamento + 3 mil carros reparados Av. Eng. George Corbisier, 895 11 2774-1711 Atendemos veículos nacionais e importados, híbridos e elétricos Venha conhecer nosso espaço, tomar um café conosco, enquanto fazemos o seu orçamento

Artigo

OAB contra violadores de prerrogativas

As prerrogativas da advocacia são direitos e garantias estabelecidos por lei que visam assegurar o pleno exercício da profissão e a defesa efetiva dos interesses do cidadão. Essas prerrogativas incluem, por exemplo, o direito à inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, à comunicação privada com os clientes, ao livre exercício da profissão e à não discriminação entre outros.

No entanto, a realidade mostra que essas prerrogativas são frequentemente desrespeitadas, prejudicando a atuação dos advogados e comprometendo o sistema de justiça como um todo. As violações de prerrogativas podem ocorrer em diversos contextos, como nos tribunais, nas relações com autoridades públicas e mesmo no âmbito privado.

Nesse sentido, O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil publicou o Provimento 219/2023, o qual disciplina o funcionamento do Sistema Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil. Uma importante fer-

ramenta para combater essas violações e promover a valorização da advocacia.

O Sistema Nacional prevê a atuação conjunta e coordenada do Conselho Federal da OAB, dos Conselhos Seccionais e das Subseções por meio de suas Procuradorias de Defesa das Prerrogativas e Comissões de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia. Essa integração fortalece a capacidade de defesa das prerrogativas e permite a padronização de procedimentos e rotinas em âmbito nacional.

Uma das medidas mais relevantes trazidas pelo Provimento é a possibilidade de criação de um registro nacional de violadores de prerrogativas (RNVP). Esse registro consiste em uma base de dados que reúne informações sobre indivíduos ou entidades que tenham praticado violações contra as prerrogativas dos advogados. Essa medida visa não apenas punir os violadores, mas também evitar que essas pessoas ingressem nos quadros da Ordem, preservando a integridade e a ética da advocacia.

Ao estabelecer o registro nacional de violadores de

prerrogativas, o Provimento cria um mecanismo eficaz de responsabilização. Isso envia um claro sinal de que as violações de prerrogativas não serão toleradas, fortalecendo a confiança na advocacia e na justiça para nossa sociedade.

Vale lembrar que o objetivo do Provimento não é restringir ou limitar o acesso à advocacia, mas sim assegurar que aqueles que desrespeitam as prerrogativas profissionais sejam responsabilizados e não ingressem nos quadros da Ordem. Isso promove a valorização da advocacia estabelece critérios éticos e de conduta para a admissão de novos profissionais.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www. massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

Prefeito Ricardo Nunes no Jabaquara

O Prefeito da nossa cidade, Ricardo Nunes, dedica boa parte do seu dia para andar pelas comunidades e uma vez por semana tem fechado agenda para passar um dia inteiro numa Subprefeitura, com o objetivo de ouvir as pessoas mais diretamente sobre as demandas da região, uma vez que já acompanha as solicitações pelo canal SP156.

Cumprindo a agenda que ele chama de Prefeitura Presente, o prefeito Ricardo Nunes fará uma visita à Subprefeitura do Jabaquara, provavelmente, no mês de agosto próximo, com o objetivo de percorrer as principais vias e equipamentos do bairro para vistoriar as obras realizadas ou em andamento, acompanhar ações de zeladoria e mutirão de serviços, além de ouvir

DIRETORA

Rosa Maria Gomes de Oliveira

JORNALISTA

Malucy Nogueira (17.862)

José Fernando da S. Jr. (Mtb 0089625/SP)

DIRETOR COMERCIAL

Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP)

REPRESENTANTE COMERCIAL

Sérgio Vastano

Editoração Gráfica

José Carlos Rocha da Costa

COLABORADORES

Carlos Eduardo Nascimento

Marina Martins - Eliane Suwa

a população para saber o que ainda pode ser feito na região.

Assim diz Ricardo Nunes:

“A Prefeitura Presente é um trabalho contínuo em todas as regiões da cidade, conversando com a comunidade, atendendo, fazendo obras, fiscalizando para ver se ficaram bem-feitas e am-

TIRAGEM: 20.000 Exemplares

IMPRESSÃO: Gráfica Pana

EDITORA JORNALíSTICA JuMA

CNPJ. 67.052.795/0001-52

SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45

Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP

Tel.: 5021-7010

DISTRIBuIçÃO GRATuITA:

pliando aquilo que a população precisa, sempre com o objetivo de tornar a cidade cada dia melhor”.

Acompanhem pelas redes sociais, tanto da Prefeitura de São Paulo, quanto da Subprefeitura Jabaquara, a data correta que nosso Prefeito visitará nosso bairro, diz o Subprefeito do Jabaquara, Roberto Bonilha.

Cidade Ademar, Divisa de Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência.

Os serviços prestados por assinantes e as matérias assinadas não são de responsabilidade deste veículo de comunicação. Assim como o conteúdo dos anúncios que são de total responsabilidade do anunciante. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desta publicação

Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br

Áries – É um momento muito forte para a temática da família, da vida doméstica, para você, arianao. Aproveite para cuidar da casa, fazer reparos ou alguma mudança que tenha vontade. Vale também rever a rotina, incluindo hábitos mais saudáveis.

Touro – Período favorável para novos aprendizados e viagens, taurino. Vale desde começar um curso novo, frequentar workshops até tirar umas férias merecidas. A comunicação está em alta, sendo ótimo para negociações, lançamentos e reuniões.

Gêmeos - Vale a pena se organizar melhor e manter um planejamento financeiro, geminiano. Com a multiplicidade de interesses, você pode se confundir e perder a noção de quanto está gastando, por exemplo. Estabeleça prioridades e diminua um pouco o ritmo.

Câncer - A lua é nova no seu signo, canceriano, conferindo ânimo e abrindo oportunidades. Aproveite para colocar em prática todos os seus planos. Vale fortalecer a autoestima para entender que você é suficiente e consegue fazer o que quiser.

Leão - É um período mais favorável para o recolhimento e introspecção, leonino. Sua intuição deve estar aguçada e os seus sonhos podem conter respostas, vale a pena anotá-los. Cuidado para não gastar demais por ansiedade.

Virgem – É um momento de muitos pensamentos, o que pode acabar gerando ansiedade. O encontro com amigos pode ajudar a acalmar um pouco essa agitação. É um bom momento para se planejar melhor para o futuro e estar aberto a novidades.

Libra - Pode ser que surja alguma novidade ou alteração dentro do trabalho durante esse período, libriano. É um bom período para focar na carreira e dar início a novos projetos. Conversas com amigos e grupos são favorecidas e eles podem te ajudar com algum insight.

Escorpião - Mesmo que não seja possível, o momento é bom para entrar em contato com outras culturas e experiências. Abrir a mente para experimentar as novidades é uma boa ideia.

Sagitário - Apesar da lua ser nova, é um período de maior recolhimento para você, sagitariano. Rever valores e ter conversas sobre limites dentro das relações estão em pauta durante a semana. É um bom momento para conversar e colocar as suas opiniões.

Capricórnio – Esse momento pede maior atenção aos seus relacionamentos, capricorniano. Aproveite para perceber se tem sido um parceiro ou parceira dedicada, se tem olhado com amor e acolhimento para o seu par. Os dias são para as conversas mais íntimas.

Aquário - Foco na rotina e nos seus hábitos, aquariano. Ideal para fazer mudanças na alimentação, atividade física e tudo o que impacta diretamente o seu bem-estar. Vale ter mais organização no dia-a-dia para aumentar a qualidade de vida.

Peixes - Esses dias pedem que você tenha mais momentos de lazer e descanso, pisciano. Pode ser um bom período para fazer uma atividade nova com seus filhos ou namorado(a). No trabalho pode ser que precise ser mais organizado, por isso vale rever o que pode ser melhorado na rotina.

É com muito pesar que noticiamos o falecimento de José Carlos Faraj, ocorrido na segunda-feira (17/07).

O Jornal Jabaquara e Cidade Ademar em Noticias teve a honra de acompanhar e divulgar sua incansável luta pelo esporte e lazer durante os anos a qual permaneceu como diretor do Clube Escola Vila Guarani e em outros momentos de sua vida. Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

2 | 19 de julho A 1º
de AGoSTo de 2023 Horóscopo
sob pena prevista por lei.
Nota de Falecimento

Mesmo que o dia não esteja aquele calorão que muitas gostam para sair de casa e aproveitar as férias da criançada junto com a família, os parques tem sido umas das opções, pois rendem boas histórias para contar, contato direto com a natureza, ou seja, são um dos lugares mais apropriados para se reunir com a família e deixar os pequenos mais a vontade. E neste recesso de julho, uma dica é o Parque da Independência no Ipiranga.

O Parque da Independência conta com pista de cooper, aparelhos de ginástica, playground, praça para eventos, chafariz com fonte e cascata. E no sábado 15/07 foi inaugurado a ampliação

Americanópolis recebe nova loja de bazar de ONG paulistana

O Bazar Solidário Vocação reverte todos os seus recursos para transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens ao gerar oportunidade de trabalho e renda

Inaugura no sábado, 29/07, na Avenida Yervant Kissajikian, 3636, uma nova loja do Bazar Solidário Vocação. O estabelecimento busca vender diversos produtos em bom estado, como roupas, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, além de itens e acessórios com preços acessíveis para a população.

do parque, que agora contará com mais espaços recreativos como: pista de skate, parquinho infantil com a ‘Casa do Tarzan’ painéis interativos, ponte-desfiladeiro, aparelhos de ginástica, sala multiuso, prédio próprio da administração, banheiros com acessibilidade, rotas para pessoas com deficiência composta com planos inclinados, rampas e caminhos em deck, que garantem a conexão entre as principais áreas do parque ampliado e acesso a Casa do Grito e ao Monumento à Independência. Ou seja, proporcionando mais comodidade aos visitantes que poderá fazer um verdadeiro mergulho na história do Brasil.

Todos os recursos arrecadados pelas vendas são revertidos para programas e projetos da ONG, que é especializada em preparar, qualificar e incluir jovens no mundo do trabalho por meio de um ecossistema em rede. Com mais de meio século de atuação, a Vocação já impactou a vida de milhares de pessoas direta e indiretamente.

Para o gerente de controladoria da Vocação e responsável pelo Bazar, César Coelho, a escolha pela região de Americanópolis tem dois principais motivos, sendo o primeiro, o amplo histórico de atuação da ONG na região, representado pela unidade Cidade Júlia. Além disso, outro fator determinante foi o potencial para o desenvolvimento da economia circular e atuação em rede, características centrais do bazar “a grande densidade demográfica da região nos dá indícios que a população pode receber muito bem o bazar e comprar os itens e produtos

com qualidade e preço justo que é próprio da organização”, disse.

Para Natalia Kaiser, da equipe de desenvolvimento institucional e responsável pela captação de recursos da loja, a nova filial trará uma grande diversidade de itens e ressalta o convite para inauguração. “Acredito que com os itens e produtos que temos captado, os compradores vão ter muitas

opções e variedade, tem coisa muito boa chegando e estamos guardando para o dia da inauguração, avaliou”.

O bazar abre as portas no sábado, dia 29, a partir das 09h. Os itens e produtos serão vendidos a partir de R$5,00.

Inauguração Bazar Solidário Vocação, dia 29/07/2023 às 09h Av. Yervant Kissajikian, 3636

| 3 19 de julho A 1º de AGoSTo de 2023
Ampliação do Parque da Independência traz mais opção de lazer nas férias

EMTU comemora o Dia de Nelson Mandela com roda de conversa sobre cidadania no Terminal Jabaquara

Em parceria com o Instituto Bem Querer Mulher e a Associação Coalização Brasil, a EMTU realizou na terça-feira (18), no Terminal Intermunicipal do Jabaquara uma roda de conversa sobre temas que refletem o pensamento de Mandela e convergem para a cidadania, onde foi abordado a violência contra a mulher e idosos, uso de drogas e justiça social. No local também foram distribuídos folhetos informativos além de uma oficina de absorventes sustentáveis, que foram disponibilizados.

O sul-africano Nelson Mandela, símbolo da luta contra a violência e o preconceito racial, deixou ao planeta um legado de busca constante pela igualdade social e defesa dos direitos humanos. Em homenagem à data do seu aniversário, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 2009, o Dia de Nelson Mandela – oportunidade para refletir a respeito dos

ideais que ele propagou.

Bem Querer Mulher - O Bem Querer Mulher, programa do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes), surgiu em 2004, antes mesmo da promulgação da Lei Maria da Penha, tornando-se referência no trabalho de enfrentamento à violência de gênero e intrafamiliar no Brasil. Oferece suporte humanizado e multidisciplinar – socioassistencial, psicológico, jurídico e na

Festival feminino de futebol de várzea reuniu mais de mil jogadoras no Parque Sete Campos

geração de renda. Associação Coalizão BrasilIniciou os trabalhos em Pindamonhangaba (SP) em novembro de 2008 com o intuito de mobilizar toda a sociedade para o perigo do consumo das drogas, lícitas e ilícitas, seguindo o conceito de saúde pública “A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade”.

Mais de 12 toneladas de solidariedade

A Legião da Boa Vontade (LBV) intensifica, neste período do ano, suas ações emergenciais e humanitárias em apoio a pessoas e comunidades mais vulneráveis que enfrentam intempéries climáticas, como as estiagens, as cheias e as baixas temperaturas, em diversas regiões do país. Muitas famílias atendidas pela Instituição em seus serviços socioeducacionais e as auxiliadas por organizações parceiras da LBV são compostas por mães solo que enfrentam vários desafios para garantir o sustento do lar.

Por isso, as ações promovidas pela LBV, a exemplo da campanha Diga SIM! visam minimizar o sofrimento dessas pessoas. É nessa época do ano que a Entidade

entrega cobertores e kit aquecer para ajudar as populações mais vulneráveis a se protegerem no frio. Aliás, a LBV também promove entregas de cestas de alimentos não perecíveis a famílias em várias localidades. Na grande São Paulo, mais de 14 mil pessoas

serão impactadas por essa mobilização solidária.

Para contribuir com a campanha, basta acessar o site www. lbv.org ou fazer um PIX solidário: pix@lbv.org.br. Juntos levaremos Solidariedade e Esperança a quem mais precisa.

O maior festival de futebol feminino de várzea do mundo.

Idealizado pela Liga Feminina de Futebol Amador de Parelheiros, o evento, realizado no domingo (16/07), reuniu mais de mil jogadoras, de 80 times, no Parque Sete Campos.

Criado em 2019, o evento reúne atletas amadoras de diferentes regiões de São Paulo, e nasceu da paixão pelo futebol feminino de um grupo de mulheres da periferia. Lembrando que até 1979, as mulheres foram proibidas por lei de jogar futebol no Brasil, o que impediu a organização de campeonatos femininos neste período.

A fundadora da Liga, Maria Morim disse ser “a realização de um sonho, porque tô vivendo algo que eu não vivi na minha infância, na minha adolescência, e que hoje essas meninas têm a oportunidade de viver. Então, tudo o que faço é com essa ideia de que não é pra mim. Óbvio que

eu me realizo fazendo isso, mas é uma conquista para essa e as próximas gerações de meninas e mulheres”, destacou.

Além de prestigiar o futebol, o público presente ainda pode participar de várias outras atividades como oficinas de malabarismo, pipa, e contação de histórias para as crianças, e ainda aula de ritmos para as mulheres e famílias que quiserem se divertir aprendendo.

A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Delvanita Souza Santos, ressaltou a importância do futebol feminino e disse que “poucas pessoas conheciam a história do futebol feminino e das pioneiras. Esse esporte tão praticado pelos homens, mas que nós mulheres estamos buscando o nosso espaço e reconhecimento. Hoje tive a dimensão do crescimento da modalidade, foram 80 times femininos de várias regiões”, afirmou a ex-jogadora.

4 | 19 de julho A 1º de AGoSTo de 2023
Foto: Livia Camillo

População faz manifestação após governo anunciar a desativação da maternidade no Hospital Vila Santa Catarina

Inconformados, populares e entidades sociais da Vila Santa Catarina e do entorno realizaram protesto na manhã de terça-feira (18/07), contra a decisão da Prefeitura de São Paulo em desativar leitos de maternidade no Hospital Municipal Gilson de Cássia Marques de Carvalho - Santa Catarina, considerado referência no atendimento de bebê prematuro. A desativação está prevista para acontecer em agosto. A decisão do governo municipal visa aumentar o números de leitos e vagas para o atendimento oncológico.

De acordo com informações, os atendimentos serão redirecionados para outros equipamentos de saúde da região, como o Hospital Geral de Pedreira. A unidade de saúde foi uma das primeiras instituições públicas a realizar parto da menor bebê do país, já registrada. A gestante na

época Camila Soares deu entrada no hospital com pressão alta. Ela corria risco e a bebê também. Após procedimento, Camila deu à luz com apenas seis meses de gravidez. Emanuelly nasceu com

335 gramas e 25 centímetros. Segundo a Secretaria de Saúde, o hospital passa por uma readequação “para ampliar o número de leitos e atendimentos oncológicos. A unidade

que é o único hospital oncológico de alta complexidade da rede municipal, realiza mais de 10 mil exames e 400 cirurgias nessa especialidade, inclusive com robôs com tecnologia de

última geração”, destacou a secretaria.

O prefeito Ricardo Nunes informou que “essas mamães que estavam fazendo, que fariam ações de maternidade lá, farão em outros hospitais da rede municipal. Então, não existe perda de atendimento de maternidade. O que existe é uma ação de estratégia para criar os leitos oncológicos num hospital que era referenciado e é referenciado para a oncologia”, disse o prefeito. O ato contou com a presença não apenas dos munícipes e movimentos sociais de saúde do Jabaquara, mais também da Cidade Ademar, Pedreira e Santo Amaro. Uma manifestação em prol do bem popular, que visa trazer mais comodidade para a população que necessita de atendimentos na maternidade.

EMTU promove ações de combate às hepatites, no Terminal Jabaquara

A EMTU realizará nesta sexta-feira (21/07), ações de saúde no terminal Jabaquara, em parceria com o Instituto Proz Educação. As atividades fazem parte do Julho Amarelo, mês do combate às hepatites, e procuram conscientizar e informar sobre as hepatites virais, responsáveis pela morte de 1,4 milhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados do Ministério da Saúde.

As ações também terão foco na prevenção de outras doenças com testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial, além da distribuição de folhetos informativos sobre o tema.

“Ao incentivar a conscientização e a prevenção da saúde por meio desses eventos, a EMTU se mostra preocupada com seus passageiros também como cidadãos”, destaca Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Porém, como nem sempre apresentam sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção, o que faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnós-

tico. A taxa de mortalidade da hepatite C pode ser comparada ao HIV e tuberculose.

O teste de glicemia é importante para medir o nível de açúcar no sangue, podendo, em certos casos, detectar a diabetes, doença crônica que requer medicação diária. Já a aferição da pressão arterial consegue detectar a hipertensão, condição que, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge um terço da população adulta no Brasil e, quando não tratada, pode causar AVC e infarto.

Julho Amarelo - A campanha foi instituída no Brasil em 2019 com objetivo de conscientizar a população sobre a

necessidade de cuidados em relação às hepatites virais, que são inflamações no fígado.

Proz Educação - Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enfer-

minas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.

Terminal Metropolitano Jabaquara dia 21 de julho das 9h às 13h

| 5 19 de julho A 1º de AGoSTo de 2023

ACSP homenageia empresários em comemoração ao dia do comerciante

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio de suas 15 sedes distritais espalhadas pela capital paulista, realizou ao longo da última semana uma série de palestras e workshops voltados aos empresários do comércio. Foi uma forma de comemorar, de maneira produtiva, o Dia do Comerciante, que aconteceu no domingo, (16/07).

Essa sequência de eventos comemorativos terminou na sexta-feira (14/07), com homenagens a empresários que, em certa medida, sintetizam o empreendedorismo brasileiro. Miguel Romano, à frente da tradicional Casa Godinho, Michel Zakka, da Preçolândia, Flávio Rocha, da Riachuelo, foram alguns dos nomes prestigiados pela ACSP com o Troféu Empresário de Valor 2023.

O evento, organizado no Clube Círculo Militar, contou com a presença do prefeito da capital paulista Ricardo Nunes. “Sei das lutas diárias desses empresários,

que precisam enfrentar as dificuldades que os governos impõem, as dificuldades da legislação tributária, mas que atravessam esses desafios para garantir, com seus trabalhos, o progresso e a geração de emprego”, disse Nunes.

O prefeito aproveitou a oportunidade para chamar atenção para a reforma tributária, cujo texto-base foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados e agora se encontra em análise no Senado. “Precisamos ficar atentos para não deixar passar uma reforma que faça com que um setor seja sobretaxado para reduzir a carga de outro”, disse.

Já Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, lembrou em seu discurso que o Comércio passa por um momento de mudança com a inserção de tecnologias na rotina dos consumidores. Ainda assim, segundo Ordine, preceitos básicos da relação comercial sempre serão valorizados.

“Embora a modernidade te-

nha trazido outras maneiras de se comercializar, o olho no olho entre vendedor e consumidor, feito por meio do varejo, sempre será necessário. É por isso que

Munícipes reclamam de superlotação nos transportes coletivos

Marcada por um grande número de moradores a assembleia do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Miriam, contou com a presença de representantes de alguns órgãos públicos como: o delegado titular do do 98º D.P., Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Subprefeitura Cidade Ademar, Sptrans, Cet, Sabesp e dentre outras autoridades.

Venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, circulação de motos sem placas, consumo de drogas, vielas sendo usadas como motéis e banheiros, tubos que passam por quintal de moradores na região do Jardim Mata Virgem, alteração de pontos de ônibus, superlotação nos transportes coletivos e entre outras reivindicações pertinentes a sociedade.

Um dos moradores presente solicitou mais policiamento nas ruas do Jardim Mata Virgem, e que os órgãos competentes precisam de atitudes mais enérgicas quanto aos pancadões. Já outro munícipe reclamou da falta de

escolas e de equipamentos de saúde, onde muitos sofrem por falta de atendimento de saúde na região do Jardim Apurá. Em resposta sobre os tubos que passam por algumas residências a Subprefeitura Cidade Ademar reforçou que apenas fornece os canos de águas pluviais e não podem adentrar as residências, mas que um dos funcionários da subprefeitura iria fazer uma vistoria, deixando claro que entre os anos de 2007 e 2008 o bairro tinha em torno de 280 mil moradores e hoje conta com 500 mil habitan-

tes “e precisamos juntos buscar soluções”, disse o representante da Subprefeitura Cidade Ademar.

Por sua vez, o delegado titular do 98º D.P. disse que “um dos grandes problemas que aflige a todos, são os pancadões e que isso ocorre em toda a cidade e em outras regiões do Brasil, e que é um problema multidisciplinar. E que a Polícia Militar corre risco de acontecer o que aconteceu em Paraisópolis e que o resultado é imprevisível “, avaliou o delegado.

hoje estamos aqui para agradecer o trabalho dos empresários do comércio, que mesmo enfrentando as dificuldades desse momento de transição, continuam firmes,

gerando trabalho”, disse o presidente da ACSP.

O Dia do Comerciante aconteceu em 16 de julho em homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro. A data foi oficializada pela Lei n° 2.048, de 1953. Lisboa foi um dos maiores responsáveis pela abertura dos laços comerciais do país com o exterior.

Um dos empresários homenageados com o Troféu Empresário de Valor 2023, foi Ricardo Cardoso Martins da Silva, proprietário do estabelecimento Ciranda de Papel, empresa familiar com mais de 25 anos de tradição. Hoje situada na Zona Sul de São Paulo, a loja busca o melhor atendimento, preço e a maior variedade de produtos nas áreas em que atua, como por exemplo: papelaria, embalagem, descartáveis, produtos de limpeza, presentes, brinquedos, organização e festas.

6 |19 de julho A 1º de AGoSTo de
2023
Ricardo Cardoso Martins Da Silva, José Luis Nodar Ribeiro e Jane Regina Q. Ribeiro Reprodução
| 7 19 de julho A 1º de AGoSTo de 2023 Guia de Serviços Ligue para anunciar www.editorajuma.com.br Aber tura de Autos e residências Nacionais e Impor tados Troca de Segredo e Conser tos Chaves Codif icadas Controles para Por tões Af iação para alicates e tesouras Carimbos – Instalação de fechaduras no Pão de Açúcar Jabaquara Av. Eng° Armando A. Pereira, 2022 – Jabaquara – SP 5012-7211 96887-8549 Chaveiro Horário de funcionamento Seg à Sab. das 8h às 20h | Feriados das 9h às 18h VENDE-SE TOYOTA COROLLA FIELDER COMPLETA - 2006 DIRETO COM O PROPRIETÁRIO 11 98780-8189 Anuncie AQUI LIgUe: 5021-7010 Fazendo bons negócios no seu bairro

Recreio nas Férias recebe estudantes com atividades de lazer

A 42ª edição do Recreio nas Férias já começou nos 64 polos da cidade. São escolas da rede municipal de ensino, que permanecem abertas durante o período de recesso escolar para que crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, de todas as redes de ensino, possam participar de atividades de esporte e lazer, além de receberem três refeições diárias. Neste ano, o tema do evento é “O brincar é de todos e para todos”.

“Como temos as férias de julho, às crianças que precisarem e quiserem podem vir para o ambiente escolar, fazer a sua alimentação, sua atividade, brincar nesta, que é uma ação complementar, para também auxiliar os pais que precisam trabalhar e deixar as suas crianças na escola, seguras e bem cuidadas”, destacou o prefeito.

O recesso escolar começou na segunda-feira (10/07) para mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de São Paulo. As atividades do Recreio nas Férias acontecem até

o dia 21 de julho (período que dura o recesso), de segunda a sexta-feira.

O secretário Fernando Padula reforçou que esta é uma política pública que funciona como ferramenta de desenvolvimento da educação integral e inclusiva. “Nosso intuito é oferecer opções de qualidade de esporte e lazer para que toda a comunidade

usufrua durante o período em que não haverá aulas.”

A expectativa é atender aproximadamente 16 mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos. O Recreio nas Férias não é uma ação exclusiva para os estudantes da Rede Municipal. A ação é aberta para a comunidade, ou seja, qualquer pessoa

na faixa etária atendida, que esteja passando as férias na cidade de São Paulo e tenha feito sua inscrição, pode participar.

Além das atividades nos equipamentos da Rede Municipal de Saúde, os Centros Esportivos também contam com atividades durante o recesso escolar. “Estamos com -

plementando o Recreio nas Férias com o Agita + Férias, nos nossos Centros Esportivos, garantindo cada vez mais opções de lazer para os nossos jovens, e principalmente, para que as pessoas que mais necessitam”, lembrou o secretário municipal de Esportes, Cacá Vianna.

PREFEITURA DE SP COMEMORA 100 MILHÕES DE VISITAS NOS PARQUES MUNICIPAIS

Marca foi registrada nos últimos três anos; alguns deles, como Independência, Guarapiranga, Carmo, Severo Gomes e Buenos Aires, abrigaram a vacinação contra a Covid-19, com aplicação de 350 mil doses

A cidade de São Paulo atingiu a expressiva marca de 100 milhões de visitas em seus parques. A contagem começou a ser feita em julho de 2020, quando houve a reabertura dos locais após lockdown imposto pela pandemia de Covid-19. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) contabilizou 100.232.087 milhões de visitas nos 111 parques municipais durante os três últimos anos (146 semanas), ressaltando que uma mesma pessoa pode ir inúmeras vezes aos locais.

Após fechamento das áreas verdes, determinado em março de 2020 pelo prefeito Bruno Covas (1980-2021), os espaços retornaram com medidas preventivas e restrições que visaram conter o avanço da pandemia. Na história de São Paulo essa foi a primeira vez em que todos os parques tiveram que suspender suas atividades por tempo indeterminado.

O funcionamento dos locais se adaptou conforme variação dos casos de Covid-19 na cidade. As restrições permitiram que os munícipes desfrutassem das aéreas verdes seguramente, conforme precauções sanitárias adotadas pela Prefeitura. A reabertura atraiu dezenas de milhares de frequentadores que, semanalmente, ocuparam os parques da capital e puderam “respirar” em meio a uma rotina de confinamento. A semana que mais recebeu visitas desde o início de contagem, foi exatamente esta última, de 5 a 11 de junho, com 1.5 milhão de visitas.

Ao longo dos três anos, a cidade São Paulo entregou quatro novos parques municipais (Nair Bello, Paraisópolis, Alto da Boa Vista e Augusta) elevando sua porcentagem de áreas verdes em 1,55%.

Entre agosto de 2021 e outubro de 2022, diversas áreas verdes foram palco da campanha de vacinação. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, o serviço de imunização aplicou 350 mil doses contra

a Covid-19 nos parques Independência, Guarapiranga, Carmo, Severo Gomes e Buenos Aires.

Durante esse período, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente desenvolveu diversos projetos de preservação da natureza. Em 2020 foram lançados dois planos verdes, o PMSA (Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais), que in-

centiva políticas públicas para a manutenção das áreas prestadoras de serviços ambientais, e o PMAU (Plano Municipal de Arborização Urbana), que propõe orientar o planejamento e a gestão da arborização, com intuito de aumentar a resiliência da cidade às mudanças climáticas. E no ano passado, a SVMA publicou o PLANPAVEL (Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres) com o objetivo de definir uma política para gerir áreas verdes e de proteção do patrimônio ambiental do munícipio.

Até agora, os dez parques mais visitados em 2023 foram:

1. Ibirapuera: 7.383.436

2. Povo: 2.494.569

3. Independência: 1.977.801

4. Carmo: 1.298.616

5. Jardim da Luz: 870.637

6. Aclimação: 759.836

7. Augusta: 724.550

8. Trianon: 465.732

9. Santo Dias: 453.093

10. Vila Prudente: 419.038

8 | 19 de julho A 1º de AGoSTo de 2023
PUBLIEDITORIAL
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.