Jornal Jabaquara em Notícias - Ed. 642

Page 1

em notícias

Troféu Arte em Movimento

No final de semana 29 e 30 de outubro, aconteceu no Centro de Culturas Negras do Jabaquara a 8ª edição do Troféu Arte em Movimento, onde vários artistas de destaque da Cultura Hip-Hop, Rap, Breaking e Grafite foram lembrados e indicados por Ro bson Melancia, Monica Senna, Nego Mario e King Nino Brown, Paulo Salles, Missionária Syster e Jabaquara Breaker’s todos for mam uma comissão urbana que fazem a indicação para os artistas receberem os troféus assim como a organização do evento.

A premiação é oferecida pelo artista plástico José Pereira de Souza, mais conhecido como Zep, a entrega do troféu Arte em Movimento acontece todo ano e

é o maior prêmio de artistas in dependentes da Cultura nacional e internacional.

Nesta edição, as mulheres es tiveram em peso, e a emoção foi geral de todos os participantes que fizeram homenagem a Ana Cristina da Luz (Ana Cris) –In memorian. A premiação foi entregue ao seu irmão Aluísio Antônio da Luz, que esteve presente com sua esposa Tatiana Francisco Rosembaum. Na data todos expressavam os senti mentos da partida de Ana Cris que completava um mês. Ela deixou além dos amigos 3 filhos e 2 netos. Dentro da Cultura Hip – Hop tem 4 elementos fundamentais; o Breaking que é a dança e dentro desta categoria tem as nomencla turas Dj’s, Mc’s e o grafite.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Ano 31 - Edição 642 3 A 15 DE NOVEMBRO DE 2022
FONE: 5021-7010 www.JABAQUARAEMNOCIAS.com.br Suíça x Brasil DIA 28 DE NOVEMBRO ÀS 13H GRUPO OS PRIMOS Camarões x Brasil DIA 02 DE DEZEMBRO ÀS 16H GRUPO PROJETO O SAMBA Brasil x Sérvia DIA 24 DE NOVEMBRO ÀS 16H RODA DE SAMBA ENCONTRO DE AMIGOS ASSISTA A COPA DO MUNDO NO BABA-HANNA Super telão Agende uma aula Aexperimental gende uma aula experimental nas nmodalidades: as modalidades: vôlei, futevôlei, beach vtennis, ôlei, futevôlei, beach tennis, patinação artística e pfuncional atinação artística e funcional

As constantes mudanças e decisões controvertidas do Poder Judiciário

Em uma sociedade comple xa e uma grande diversidade de situações é comum que o Poder Judiciário tenha dificuldade de padronizar decisões ou manter um determinado posicionamento.

A investidura e independência do magistrado norteia basicamen te nossos princípios democráticos que conferem ao Poder Judiciário a sua independência e neutralida de nas decisões que deve tomar, sem interferência ou suspeição.

Ou seja, o juiz por sua convic ção e tão somente ela, baseando em lei pode decidir os casos en caminhados à sua análise através de uma demanda judicial.

O que fica evidente nos dias de hoje é que em um caso simi lar podem ocorrer duas decisões totalmente distintas. O mesmo assunto pode ser conduzido de forma oposta e cada vez mais isso se torna comum. O recurso e os Tribunais Superiores teriam a fun damentação de revisar e padroni

Social

zar as questões, tornando-se assim sua função revisora de decisões e balizar questões da sociedade de forma uniforme, oferecendo -se assim uma segurança jurídica aos jurisdicionados de que deter minado ato, fato ou ação, a Jus tiça entenderia daquele formato, criando-se então a jurisprudência.

Só que, infelizmente, devido ao grande volume de demanda e a constante mudança dos magis trados, as próprias decisões dos Tribunais se tornam divergentese totalmente contraditórias. É co mum na Justiça verificar um mes mo magistrado decidir de forma totalmente diversa sobre o mesmo assunto, e pasmem, manter sua convicção em ambos os casos.

Isso evidencia um grande malefício à sociedade, que sem saber como se portar em deter minado fato ou assunto, recorre sempre ao Judiciário para re novar os questionamentos, que acaba sempre na dúvida se irão

manter ou reavaliar o posicio namento.

Essa insegurança jurídica faz mal para a sociedade, as transa ções comerciais, a relação de em prego, as questões familiares, dis cussões criminais, enfim, não traz nenhum benefício à sociedade e consequentemente aos próprios magistrados que vivem juntamen te conosco, meros mortais.

A imparcialidade que a magis tratura tem investido ao seu cargo deve ter um caráter que traga a todos nós uma segurança jurídica de logica e coesão.

Thiago Massicano, especia lista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presi dente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

A Arena Baba-Hanna conquista os Jabaquarenses

Com clima de praia, a nova atração, a arena Baba-Hanna, uma arena de esportes, com aulas de beach tennis, futevô lei, vôlei, funcional, além de patinação artística e futsal, vem conquistando os jabaquarenses

a comemorar seus aniversários.

Mesmo durante a semana e com som ambiente a festa não perde o brilho. Aos finais de semana e feriados o entreteni mento é realizado por bandas com música ao vivo, além de

curtir um som, também sabo reiam a deliciosa culinária de seu restaurante/bar.

Para mais informações entre em contato no 11 91287-1620 ou pelo instagram @arenaba bahanna.

Horóscopo

Áries - Seus processos internos continuam, ariano, porém pode contar com a ajuda dos amigos verdadeiros. A comunicação pode ter uma tendência mais hostil então convém prestar atenção à sua agres sividade nas palavras.

Touro - O conflito carreira x relacionamento pode gerar estresse, taurinos. E existe o risco de gastar na impulsividade, na tentativa de se sentir melhor. Cabe prestar atenção para não cometer nenhuma imprudência financeira.

Gêmeos - Marte inicia sua retrogradação e os geminianos terão um período bastante intenso. A cabeça deve estar a mil e a saúde pode acabar sentindo. Ainda é momento de se cuidar e ter hábitos mais saudáveis de vida.

Câncer - As emoções podem estar a flor da pele, canceriano, e você pode sentir muita ansiedade. Encontrar pequenos períodos de descanso e relaxamento no meio da rotina pode ajudar a aliviar a inquietação.

Leão - A comunicação em casa e nos relacionamentos pode ser um desafio, leonino. Assuntos que pareciam resolvidos podem res surgir e há a necessidade de manter a calma diante dos imprevistos.

Virgem - Assuntos de trabalho e da rotina podem gerar maior in quietação, virginiano. Há risco de brigas e discussões principalmente envolvendo a profissão os colegas. Atenção à forma de se comunicar.

Libra - O astral destes dias, de maior inquietude, pode fazer com que você queira descontar nas compras e nos “mimos” para si mesmo. A sensação imediata pode ser boa mas existe o risco de se arrepender dos excessos mais tarde. Esteja atento.

Escorpião - Seguimos na intensidade para os escorpianos. Você pode se sentir emocionalmente mais vulnerável e querer se recolher por esses dias. Siga a sua intuição e dê prioridade aos momentos de introspecção.

Sagitário - A sua comunicação tende a estar mais carregada de emoção e mais sensível, sagitariano. Pequenas discussões podem ge rar estresses maiores, então é importante cuidar do diálogo nas suas relações.

Capricórnio - Capricornianos precisam dar atenção aos assuntos financeiros, com cuidado para não fazerem investimentos de risco ou precipitados. No trabalho os ânimos tendem a estar exaltados.

Aquário - Aquarianos sentirão ao mesmo tempo a necessidade defocar nos assuntos profissionais e de terem momentos para si. É impor tante criar espaço para os dois, tentando equilibrar trabalho e autocuidado.

Peixes - Piscianos podem estar sentindo um aumento da fé ou até a necessidade de se conectar a algo maior, à sua espiritualidade. Algu mas contendas no lar ou com a família podem ocorrer por esses dias.

2 | 3 A 15 de novembro de 2022
DIRETORA Rosa Maria Gomes de Oliveira JORNALISTA Malucy Nogueira (17.862) José Fernando da S. Jr. (Mtb 0089625/SP) DIRETOR COMERCIAL Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP) REPRESENTANTE COMERCIAL Sérgio Vastano Editoração Gráfica José Carlos Rocha da Costa COLABORADORES Carlos Eduardo Nascimento Marina Martins - Eliane Suwa TIRAGEM: 20.000 Exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Pana EDITORA JORNALíSTICA JuMA CNPJ. 67.052.795/0001-52 SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45 Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP Tel.: 5021-7010 DISTRIBuIçÃO GRATuITA: Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praçada Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br Cidade Ademar, Divisa de Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência. Os serviços prestados por assinantes e as matérias assinadas não são de responsabilidade deste veículo de comunicação. Assim como o conteúdo dos anúncios que são de total responsabilidade do anunciante. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desta publicação sob pena prevista por lei.
As gêmeas Marli Gomes e Marlene Oliveira Martins Eder Roberto Santos de Oliveira Eliane Suwa Martins

Populares entre os anos 70 e 80, os discos de vinil voltam a fazer sucesso

Durante as décadas de 1970 e 80, os discos de vinil estavam em auge, porém com a chegada do CD em 1990 e da tecnologia caiu um pouco no esquecimento dos brasi leiros, mas vem tendo um retorno triunfal nos últimos anos. Na pan demia, quando as pessoas ficaram mais reservadas, reacendeu o inte resse pelos LP’s. Em todo o Brasil foram abertas lojas e sebos virtuais para a comercialização dos discos, bem como clubes de assinatura que entregam, normalmente, um álbum por mês aos assinantes.

E para os amantes de LP’s, a loja Toca Vinil e Sebo do João Bau ru traz uma infinidade de relíquias. Presente há mais de seis anos na Av. Jabaquara, 195 na região da Praçada Árvore, a loja Toca Vinil e Sebo João Bauru possui os mais variados tipos de produtos, dentre eles são: LP’s samba, rock, pop, MPB, serta nejo, forró, novelas, fitas, cd’s, Dvd, livros, aparelho de som, quadros de artes e muito mais.

Esta empresa de antiguidades nasceu por um desejo do engenheiro e proprietário Sr. João Carlos Silves trini, conhecido por João Bauru que sempre sonhou em ter algo voltado a estas utilidades e para não ficar para trás e acompanhar o crescimento tecnológico, o Toca Vinil além da loja física está presente em lojas da internet, contando com um acervo de

mais de 10 mil itens ‘antigos’.

O rock clássico e metal são um dos gêneros musicais mais procu rados no Toca Vinil, além desse outros como, o Pop e o MPB, sendo os três o carro chefe da loja. O Sebo João Bauru, conta com atendimento diferenciado e de qualidade, priori zando a satisfação de seus clientes, com preços acessíveis que variam de acordo com o produto que você procura. LP’s a partir de R$ 2,00, Cds e Dvds por apenas R$ 5,00, ou seja, preços que cabem no seu bol so. Além de vender antiguidades, o Toca Vinil compra suas relíquias, vende e realiza troca de produtos.

Segundo o proprietário João Bauru disse que a princípio se tornou sócio com seu amigo para abrir a empresa, mas não deu cer to, rompeu a sociedade e decidiu seguir sozinho no negócio e está de portas abertas oferecendo o melhor atendimento e melhores produtos da região até nos dias de hoje.

“O que é bom está vendido, é só anunciar que você tem o público. A procura é maior que a demanda de alguns tipos de LPs. Mas é difícil comprar, porque o colecionador, ao mesmo tempo em que está olhando mais para a coleção dele, não vende mais”, conta João Bauru.

Portanto, se você procura algo do tipo, compareça no Toca Vinil e Sebo João Bauru.

| 33 A 15 de novembro de 2022

Futebol: psicóloga explica o hábito de torcer junto

Até quem não gosta de fu tebol costuma parar para torcer durante a competição. Afinal de contas, por que temos esse “comportamento coletivo” fren te a alguns acontecimentos?

A cada quatro anos a cena se repete: amigos, familiares e colegas de trabalho -- até mes mo aqueles que não gostam muito de futebol - se reúnem para torcer durante o torneio mundial de futebol. Segundo o estudo “Quem Torce Também Joga”, da agência de pesquisa de comportamento Apoema, 62% dos brasileiros vão torcer ou acompanhar os jogos da se leção brasileira, enquanto 71% dizem acreditar que nosso País será o campeão da competição. Mas afinal de contas, por que temos a tendência a seguir o comportamento de “manada” e torcer também?

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Fa culdade Anhanguera, Angelita Devequi Rodrigues Traldi, ex

plica que o Brasil tem aspectos peculiares quando se trata da competição e de futebol.

“Somos historicamente re conhecidos no mundo como o país do futebol; e por muito tempo, e mesmo ainda hoje, é muito forte o sonho de muitos meninos brasileiros em ascender socialmente sendo jogadores do esporte. Além disso, o esporte é associado em nossa cultura a superação, um momento de união em que todos estão juntos por um mesmo objetivo. Como o ser humano é um ser essencial mente sociável, a competição acaba sendo como um evento de catarse coletiva”, explica a psicóloga.

Mas não é apenas durante o campeonato mundial de fu tebol que esse comportamento se repete, em maior ou menor intensidade. Outros eventos im portantes como as Olimpíadas e datas comemorativas como o Carnaval, Páscoa, Natal, Ano -Novo e até datas comerciais

como a Black Friday movimen tam as pessoas.

Em comum, todas elas têm características como atividades e rotinas realizadas coletivamente, além de aspectos emocionais. São datas que costumam nos fazer relembrar momentos e pessoas importantes do passa do: um parente que gostava de acompanhar os jogos, um amigo que decorava a casa para torcer, reuniões em família, entre outras situações que podem despertar o desejo de comemorar em grupo com quem temos afinidades.

O comportamento de torcer pode ser comparado, ainda, à tendência que temos em assistir filmes e séries e ler livros que amigos e conhecidos também estão consumindo, por exemplo.

“É uma forma de pertencer a um grupo social. Nesse sentido, os álbuns de figurinhas do torneio são um exemplo de atividade coletiva que aproxima e une as pessoas em grupos de pertenci mento”, afirma a psicóloga.

A competição deste ano ini cia no Catar em 20 de novembro, país árabe de pouco mais de 2,8 milhões de habitantes localizado no continente asiático. O torneio terá investimentos de cerca de U200 bilhões, para construção de estádios, centros de treina mento e obras de infraestrutura como estações de metrô, tudo para receber estimados 1,2 mi lhão de turistas vindos de diver

sos países para assistir os jogos.

O evento deve ainda movi mentar, além das redes dos cam pos de futebol, a economia bra sileira: a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que os se tores de comércio e serviços terão um incremento de R$ 1,48 bilhão em vendas, 7,9% a mais em com paração com a última competição, realizada em 2018.

4 | 3 A 15 de novembro de 2022

Ao lado do delegado Dr. Vlademir Cons tantino Oliveira do 43° Distrito Policial e dos representantes da Guarda Civil Metropolitana, da Subprefeitura Cidade Ademar, Sabesp, Cet, o presidente do Conselho Comunitário de Segu rança da Cidade Ademar Paulo Roberto, abriu a assembleia na segunda-feira (24/10), agrade cendo a sociedade por sempre estar presente nas reuniões, reivindicando seus direitos.

Inconformados, os munícipes solicitaram às autoridades presentes a implantação de equipa mentos de ginástica em espaços públicos, como as praças, soluções para diversos locais com li xos acumulados fazendo com que a presença de roedores venham ser frequentes em parte da Av. Vereador João de Lucca, carros abandonados em diversas ruas da Cidade Ademar, instalação de lombada e placas de sinalização, fiscaliza ção na Rua Carlos Facchini em determinados numerais que são liderados pela subprefeitura para lazer dos moradores, mas é utilizada para a realização de pancadões e tapa-buraco, dentre outros pontos abordados pela população.

De acordo com uma moradora a “presença de roedores vem causando transtornos a mora dores de alguns pontos da Av. Vereador João de Lucca, deixando a população vulnerável a contrair algum tipo de doença, devido ao acúmulo de lixo e falta de reparo por parte dos órgãos públicos”, disse a moradora.

Já segundo outro munícipe, desde o início do ano, vem comunicando as autoridades sobre a quantidade de carros abandonados pela região e disse que é “uma situação complicada, desde janeiro venho reclamando de carros abando

nados. Já faz um tempo que venho abrindo protocolos solicitando a remoção, inclusive um dos protocolos consta que um dos carros foi removido, mas o carro permanece lá. Mais uma vez venho até aqui solicitar a remoção desses carros que foram abandonados por seus proprietários”, afirmou.

“Não sei a quantos anos venho pedindo uma lombada na Rua Carlos Facchini e essa expres são a qual é bem usada nesta assembleia ‘água mole em pedra dura tanto bate até que fura’ não vale para a Cet, pois protocolos são abertos e não temos nenhum retorno”, disse o munícipe inconformado com a situação.

Após as reivindicações repassadas pelos munícipes, as autoridades competentes por sua vez, se prontificaram a tentar solucionar cada caso. A próxima reunião do Conselho Comu nitário de Segurança Cidade Ademar ocorre no dia 28/11 no Condomínio Conjunto Residencial Araguaia, na Rua Vicente Pereira de Assunção, 55, a partir das 19h30.

| 53 A 15 de novembro de 2022
Subprefeitura Cidade Ademar libera rua para lazer das crianças, mas é utilizada para realizar pancadões

Mais de 156.454.000 eleitores estavam aptos a irem às urnas vo tar no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 neste último domingo (30), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se enfrentaram numa disputa acirra da desde a redemocratização mar cada por uma polarização política e ocasionou na vitória do candi dato do PT que a partir de janeiro de 2023 assumirá o seu terceiro mandato como presidente. Além da disputa presidencial, 12 estados escolheram seus governadores, dentre eles a população do Estado de São Paulo escolheu Tarcísio de Freitas para governar o estado pelos próximos quatro anos.

Faltando três minutos para às 20h, o Tribunal Superior Eleito ral quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas, confirmou que Luiz Inácio Lula da Silva com 50,83% dos votos válidos era o novo presidente do Brasil. Com 100% das urnas apuradas, Lula fi cou com 50,90% (60,3 milhões de votos), e Bolsonaro, com 49,10%

(58,2 milhões de votos). Com essa quantidade de votos, Lula tornou -se o presidente eleito mais votado da história.

Após confirmação do pleito, ao lado do vice-presidente elei to, Geraldo Alckmin (PSB), da senadora e terceira colocada no primeiro turno, Simone Tebet (MDB) e de aliados Lula discur sou e disse “a partir de 1º de ja neiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e bra sileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não exis tem dois Brasis, somos um único país, um único povo, uma grande nação”, disse o presidente eleito

E reforçou que “não interessa a ninguém viver numa famíliaonde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio. A ninguém interessa viver em um país dividido, em permanente estado de guerra”, afirmou Lula.

A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até 19 de dezembro conforme legislação eleitoral.

Pela primeira vez nas dispu tas eleitorais, Tarcísio de Freitas é eleito o novo governador de São Paulo

Em São Paulo, os candidatos Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) também disputaram o segundo turno. E Tarcísio de Freitas levou a melhor e com mais de 55% dos votos vá lidos se tornou o novo governador do estado.

No primeiro turno Tarcísio venceu com 9.881.995 votos (42,32% dos votos válidos, en quanto Fernando Haddad obte ve 8.337.139 eleitores, cerca de 35,70%. A partir daí começou a

corrida para o segundo turno e cada segundo se tornava impor tante para a conquista de votos para ambos candidatos. E ao lon go do segundo turno, as pesquisas mostravam a distância entre os dois cada vez menor.

Pela primeira vez Tarcísio dis putou uma eleição e foi o primeiro tucano a se eleger desde 1994 em São Paulo. Por ser carioca, Tarcí sio foi muito atacado pelos outros candidatos, por não conhecer São Paulo, segundo seus adversários políticos. Com o apoio de Bolso naro e dos partidos PL, PSD, PTB, PSC e PMN, a população paulista elegeu Tarcísio com 55,27% dos

votos válidos.

Tarcísio de Freitas declarou que “a partir de agora vamos olhar pra frente, olhar para os interesses do estado de São Paulo. Sou muito gra to aos votos que conquistei e agora vamos fazer um governo para 46 milhões de paulistas. Vamos olhar sempre o interesse do estado de São Paulo. Para que a gente possa fazer política pública para o estado de São Paulo, vai ser fundamental o alinhamento e o entendimento com o governo federal”, afirmou o governador eleito.

Ainda segundo Tarcísio “São Paulo é o estado mais importante e rico do Brasil. Tenho certeza que São Paulo pode ajudar muito o Brasil, e o Brasil, obviamente, pode também ajudar São Paulo. Então, esse enten dimento nós vamos buscar. E a partir do momento que houver uma con vocação estaremos lá e buscaremos sempre o que é melhor para o estado de São Paulo”, afirmou

O novo governador eleito Tarcí sio de Freitas obteve um pouco mais de 13,4 milhões de votos válidos contra 10,8 milhões de votos, cerca de 44,73% do candidato Fernando Haddad do PT.

6 |3 A 15 de novembro de 2022
“Restabelecer a paz entre os divergentes”, discursa Lula ao ser eleito o novo presidente do Brasil
| 73 A 15 de novembro de 2022 Guia de Serviços 5021-7010Ligue para anunciar www.editorajuma.com.br Av. Itacira, 2962 - 7º andar - Planalto Paulista 2578-2727 95114 -2799 REFORMAS E CONSTRUÇÃO Residencial e Comercial Alvenaria - Revestimentos Inst. Elétricas e Hidráulicas - Impermeabilização Reforma de telhado e Pintura EMISSÃO DE ART

Skate Run na Virada Esportiva

Neste domingo (06), du rante a 15ª Virada Esportiva de São Paulo, acontece a maior corrida de skate do mundo que retorna à capital depois de mais de sete anos, a última edição paulistana

aconteceu em 2015.

Agora, em 2022, 2 mil skatistas poderão correr ou passear pelo Centro Histórico da cidade, percorrendo 8 km (competição e diversão) ou 3 km (família) em seus skates.

As inscrições são gratuitas.

A Skate Run é uma corrida que une amigos, família, pro fissionais e amadores. Todos com um objetivo em comum que é remar pelos asfaltos du ros da cidade!

8 | 3 A 15 de novembro de 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.