Jornal Cidade Ademar em Notícias - Ed. 402

Page 1

Virada Cultural do Pertencimento 2024

Serão 22 palcos montados em 12 regiões da cidade, mantendo o modelo de descentralização do evento, que acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês Léo Santana, Maria Rita, Xamã, Joelma e Solange Almeida estão entre as atrações da próxima Virada Cultural, promovida pela Prefeitura. O evento também acontece nos equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e de parceiros como o Sesc-SP. PÁGINA 8

em notícias ANO 17• EDIÇÃO 402 08 A 21 DE MAIO DE 2024 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | FONE: 5021-7010 www.CIDADEADEMAREMNOTICIAS.com.br anuncio@editorajuma.com.br Para utilizar esse cupom você depende do preenchimento de cadastro com CPF, Nome Completo, data de Nascimento e número de Celular no momento da compra
Praça da Árvore, 69 | 91003-6767 (RUA GAL SERRA MARTINS , 69) Tudo em mochilas, sacolas, bolsas, carteiras, malas de viagens... www.ciac.com.br 1º Loja da 25 de Março e do Brás na Praça da Árvore Especial Dia das Maes BOLSAS CHENSON a partir de R$ 150 Dia das Mães! Sua dedicação é inspiração para nós. Mães são seres especiais que dedicam suas vidas aos filhos A você que é e cliente da Editora Jornalística Juma desejamos um feliz Maria Victória de Oliveira (in memorian) e sua filha Rosa Maria Gomes de Oliveira (diretora da Editora Juma)

Homicídio decorrente de Bullying: “os garotos do chicote” e a morte numa escola de Praia Grande-SP

A prática da intimidação sistemática, também chamada de bullying, ocorre na maioria dos estabelecimentos de ensino no mundo e, infelizmente, no Brasil não é diferente. No último dia 16 de abril, mais uma vítima deste ato de terror teve sua vida privada precocemente, e os culpados não são apenas os agressores que fisicamente o feriram.

Jovem de 13 anos e autista, C.T. vinha sofrendo atos reiterados de violência gratuita dentro da Escola Estadual (E.E.) “Júlio Pardo Couto”, onde estudava, em Praia Grande-SP, sem que tivesse condições de defesa, segundo relatos de seus familiares. Inclusive, em 21 de março deste ano, o rapaz teria voltado para casa com o nariz sangrando, em decorrência de tais agressões no ambiente escolar.

Ao tomar ciência que o jovem vinha sofrendo bullying, seus pais procuraram o estabelecimento de ensino, para que o mesmo tomasse providências a respeito. Contudo, aparentemente, nada foi feito, uma vez que o estudante continuou sendo agredido, até chegar ao fatídico dia em que os “colegas” pularam sobre suas costas, no “banheiro da morte” - atribuição dada ao local pelos próprios agressores.

O adolescente morreu após sofrer três paradas cardiorrespiratórias, no mesmo dia, enquanto estava internado na Santa Casa de Santos-SP. Claramente, estamos falando de um homicídio decorrente de bullying, uma vez que houve ofensa física e psicológica, dentro de um estabelecimento

educacional, de maneira habitual, e oriundo de um indivíduo ou de um grupo de pessoas que, sem motivo aparente, agrediram (neste caso, até a morte) alguém que não conseguia se defender.

Criminalmente, os agressores diretos de C.T. poderão ser enquadrados por ato infracional análogo ao homicídio, caso tenham mais de 12 anos, podendo ficar presos por três anos. No Brasil, o menor de 12 anos não pode responder nem mesmo por ato infracional nos moldes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Apenas o maior de 18 anos, efetivamente, responde por crime.

Já em relação à responsabilidade civil, os pais dos menores acusados de espancar Teixera poderão, de fato, ter de indenizar a família da vítima, assim como há indiscutível responsabilidade do Governo de São Paulo, também, neste caso, tendo em vista que a escola é de gestão estadual.

Neste diapasão, a instituição de ensino bandeirante responde pelos danos causados ao aluno morto, pois tinha sido informada, por um sem-número de vezes, sobre os atos de bullying que ocorriam em suas dependências, especialmente contra a vítima em questão. Mesmo assim, não teria atuado com os devidos cuidados para evitar a tragédia anunciada.

Sendo assim, demonstra-se, aqui, grave negligência por parte dos funcionários da escola, até porque é obrigação do ambiente educacional contar com programas de combate ao bullying. É inadmissível a instituição de

ensino de Praia Grande, onde C.T. foi brutalmente agredido, não ter conhecimento de que o bullying é combatido no Brasil pelo ECA, via a lei de bullying (13.185/15), que caracteriza e explica a intimidação sistemática, e pela lei 14.811/24, que implica o bullying como crime, independentemente da consequência.

Por fim, nota-se que a vítima foi, por diversas vezes, até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), procurar por ajuda, após o espancamento. A priori, aparenta o equipamento também ter sido negligente no acolhimento, conforme amplamente noticiado por veículos de Comunicação, nos últimos dias. Caso isso se confirme, deve somar-se aos responsáveis pelo óbito do jovem o governo federal, que administra a UPA. Conclui-se, portanto, que a vida de C.T. poderia facilmente ter sido salva, se um dos elos dessa história lamentável e com desfecho fatal tivesse sido quebrado. Porém, erros consecutivos dos agressores, da escola estadual de Praia Grande e do atendimento médico demonstraram ainda mais a fragilidade do ser, quando não há a mínima importância e o respeito com o próximo.

* Felipe Martarelli é advogado, doutor em Direito Constitucional, mestre em Direitos Humanos, especialista em Processo Civil, autor de “Bullying - A Responsabilidade do Estabelecimento de Ensino”, e professor universitário.

Governo amplia atendimento em Libras para Centros de Integração

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) anunciou dia 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a expansão do programa São Paulo São Libras para os 18 Centros de Integração da Cidadania (CIC), vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania. Os equipamentos agora contarão com o serviço virtual de acionamento de intérpretes de Libras para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva.

A cerimônia de anúncio aconteceu no CIC localizado na altura do km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes. Estiveram presentes os secretários estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, entre outras autoridades.

DIRETORA

Rosa Maria Gomes de Oliveira

JORNALISTA

Malucy Nogueira (MTB17.862)

DIRETOR COMERCIAL

Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP)

REPRESENTANTE COMERCIAL

Sérgio Vastano

Editoração Gráfica

José Carlos Rocha da Costa

COLABORADORES

Eliane Suwa

TIRAGEM: 20.000 Exemplares

IMPRESSÃO: Gráfica Pana

EDITORA JORNALÍSTICA JUMA

CNPJ. 67.052.795/0001-52

SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45

Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP Tel.: 5021-7010

Áries - Esse período traz a oportunidade de refletir melhor sobre os seus valores, materiais e imateriais, e sobre a sua produção de recursos. Antigos padrões que não estejam mais funcionando podem ser abandonados para que as novidades consigam surgir, ariano. Organize melhor a sua vida financeira.

Touro - É um novo ciclo para você, taurino, em que existe a chance de se colocar mais em foco e deixar que a sua luz brilhe. A hora é de apresentar os seus projetos, iniciar um desafio novo e também de focar em cuidar do próprio corpo e aparência. Se estava querendo mudar algo no visual, é chegado o momento.

Gêmeos - Apesar de ser uma fase de plantar novas sementes, também é um momento de desacelerar e vivenciar mais o seu mundo interior, geminiano. Dê valor às suas experiências e ao que está sentindo, não negligenciando a sua intuição. É válido prestar mais atenção aos insights, sinais e sincronicidades.

Câncer - Se tinha um projeto engavetado, é a hora de tirar a poeira e retomar ainda com mais energia, canceriano. O momento é propício para as novidades, com criatividade e inspiração de sobra incluídas. Aproveite para encontrar gente diferente e expandir a sua rede de contatos, fazendo novas conexões.

Leão - A vida profissional tende a estar no foco dos próximos dias, com boa possibilidade de surpresas que te tiram da comodidade, leonino. Apesar de não ser momento para correria, é hora de se movimentar na direção dos seus objetivos. Você tende a se destacar no ambiente de trabalho se estiver preparado.

Virgem - Começa um bom período para tirar férias, fazer viagens e entrar em contato com pessoas novas e interessantes, virginiano. Ainda que não possa fazer esse movimento agora, vale começar a preparar a sua próxima viagem, definir hospedagem e passeios que deseja fazer. Busque mais prazer nas trocas.

Ademar, Divisa de

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br

Libra - Esse momento traz a chance de resolver algumas pendências, especialmente a nível financeiro, libriano. Aproveite para saldar dívidas, pedir empréstimo, financiamento, ou até patrocínio se trabalhar com isso. Quanto mais disciplinado você for, melhores serão os seus resultados palpáveis. Siga em frente sem pressa.

Escorpião - Pense nas relações que precisam de algum ajuste e não perca tempo em estabelecer os limites necessários, escorpiano. Não somente um relacionamento amoroso, mas as sociedades e parcerias de vida estão em destaque e podem ser melhoradas se estiver disposto a isso. O que não vale mais pode ser encerrado.

Sagitário - É o momento de olhar com mais calma e atenção para a sua saúde e para os comportamentos e hábitos que tem nutrido nos últimos tempos, sagitariano. Se algo está atrapalhando o andamento da vida mais saudável, pode ser a hora de virar a chave. Aproveite para agendar os exames de rotina.

Capricórnio - A vida vem pedindo mais leveza, prazer e diversão para você, capricorniano. Para além do trabalho é preciso também deixar espaço para momentos de pausa e contemplação, e para atividades que exijam tanta responsabilidade. Vale conhecer um esporte novo, retomar um hobby ou simplesmente curtir a própria companhia.

Aquário - Se os assuntos domésticos estiverem demandando mais de você, pode ser mesmo o momento de focar com calma neles, sem fugir da raia. Pode ser necessário diminuir o ritmo e passar mais tempo com alguns familiares, resolver pendências e retomar relações. O equilíbrio entre casa e trabalho é precioso, aquariano.

Peixes - É um período de movimento, de encontros e possíveis eventos inusitados, pisciano. Alguns deslocamentos inusitados podem ocorrer, mas são também oportunidades de te tirar da rotina e abrir a mente. Exercite a flexibilidade e esteja aberto aos encontros para tirar o melhor proveito dos próximos dias.

2 | 08 A 21 DE MAIO DE 2024
Horóscopo
Os serviços prestados por assinantes e as matérias assinadas não são de responsabilidade deste veículo de comunicação. Assim como o conteúdo dos anúncios que são de total responsabilidade do anunciante. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desta publicação sob pena prevista por lei.
Cidade Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência. Artigo
TOCA VINIL COMPRA - VENDE - TROCA VINIL - CD - DVD - LIVROS APARELHOS DE SOM CONSERTOS 96189-2445 | 99901-7469 SEBO DO JOÃO BAURÚ Avenida Jabaquara, 195 - Praça da Ár vore

Dia das Mães: como lidar com a data em um

Especialista orienta sobre o processo de elaboração do luto e como lidar com essa e outras datas comemorativas que podem aflorar sentimentos de perda e saudade

No próximo dia 12 de maio (domingo) é comemorado o “Dia das mães”, data marcada por celebrações e demonstrações de afeto. No entanto, para aqueles que já perderam um ente querido, seja a mãe que perdeu um filho, ou o filho que perdeu a mãe, pode ser um momento de tristeza e solidão.

“O luto é um processo de elaboração psíquica diante de um rompimento de vínculo significativo. É um processo normal, esperado e individual, que pode desencadear reações de ordem física, emocional, social e espiritual”, explica Raquel Alves, psicóloga especialista em luto e coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital e Maternidade São Luiz Campinas.

A especialista destaca que é importante validar a dor e o sofrimento para elaboração do luto, permitindo que a pessoa assimile, integre e acomode este sentimento. “Havia um vínculo estabelecido ali, uma dupla que tinha sonhos, expectativas e planos, e tudo isso se desfez diante

dessa ruptura”, lembra Raquel. Neste momento, que pode se repetir em outras datas comemorativas, principalmente finais de ano, cobranças e exigências impostas socialmente, como questionar o tempo de luto e a demora em superar, não favorecem o processo, que é normal e esperado, além de torná-lo ainda mais cruel e doloroso ao enlutado.

“A vida segue, é verdade. Mas, será que nós seguimos iguais após vivenciar a ruptura de algo tão importante como perda de um filho ou uma mãe? Por que a pressa para se readaptar a essa nova realidade? Por que acelerar esse processo ou se forçar a comemorar uma data festiva, quando ela não faz sentido?”, questiona a psicóloga do São Luiz Campinas, da Rede D’Or. “É essencial ter empatia e respeito em relação ao sentimento alheio”, complementa.

As perguntas levam a outro ponto importante: o luto não tem tempo. “Essa ideia de tempo é perigosa, uma vez que cria a ilusão de que se trata de uma doença, que tem ou precisa de cura em determinado prazo”, alerta Raquel.

Nos casos de perda a orientação é que cada um vivencie o dia como preferir e se sentir mais

seguro e confortável. “Cabe a cada um dar um novo sentido para a data. O importante é se permitir viver o luto e enfrentar a data do jeito que fizer mais sentido, afinal, é um processo íntimo e individual”, compartilha a especialista, que separou algumas dicas de como lidar com o luto neste Dia das Mães.

- Aproveite o momento para reviver memórias felizes;

- Ouça músicas que te tragam aconchego ou lembre positivamente o ente querido;

- Cozinhe algo especial que vocês costumavam comer juntos, ou o prato favorito da pessoa;

- Se preferir, fique em silencio e acolha sua saudade. Não se sinta pressionado a comemorar uma data se este não for o seu desejo no momento;

-Também há aqueles que preferem se distrair com outras atividades ou tratar o dia como outro comum. Sinta-se livre para fazer atividades que mais lhe agradam.

“O importante passar pelo processo de assimilação da perda, integração da experiência e então, acomodação, quando sentimos que podemos falar da pessoa que se foi sem tanta dor ou sofrimento”, finaliza Raquel Alves.

Escola de Samba Flor de Liz em festa

No próximo dia 13 de maio a Flor de Liz ira comemorar seus 48 anos com uma dupla festa, no mesmo dia Rodisley Oliveira o Mestre Dilley ira brindar seu aniversário de 60 anos entre amigos e convidados.

O evento que promete ser um sucesso será realizado no Grêmio Recreativo Movimento de Resistência Cultural Bate Fundo, localizado na Rua Igará Paraná, 37ª na Vila Emir a partir das 19 horas. Convite há R$ 15,00 e samba da melhor qualidade.

História

Em 13 de maio de 1976 reuniram-se alguns sambistas para comemorar os 12 anos de um dos filhos de Athaide de Oliveira. Durante a madrugada após vários “aperitivos”, surgiu a ideia de se fundar uma escola de samba para toda comunidade. Assim fundaram a Sociedade Recreativa Cultural São Paulo Zona Sul, cujos fundadores são: Athaide de Oliveira, Dona Dinha, Daniel, Mazico, Marião, Dona Berenice entre outros.

Em 1979 a escola passou por uma crise interna, pedindo licença por tempo indeterminado, ficando até 1985 sem exercer atividades carnavalescas; quando em 1986, solicitou junto a UESP o seu direito de desfile. A escola voltou à

passarela enquanto que, o Bloco, retornou no grupo de Blocos Pleiteantes. No ano seguinte (1987), com a alteração do esquema de grupos, dividiu-se os blocos entre Blocos - Grupo Especial e, Blocos - Grupo 2, a qual a Flor de Liz deu o seu brado de CAMPEÃ pela primeira vez.

Ascendendo ao Grupo Especial de Blocos, em 1989, a Flor de Liz foi campeã já na sua estreia no grupo especial, fato que se repetiu por mais 5 vezes até ascender à Escola de Samba através da fusão com a escola de samba São Paulo da Zona Sul.

Fusão

Em 2002, após o carnaval, a direção atende a cobrança da comunidade que desfilava pelo antigo Bloco Flor de Liz (considerado um dos maiores e mais tradicionais blocos da cidade de São Paulo e localizada na mesma região da Escola de Samba São Paulo Zona Sul); e, em fusão com a Escola de Samba São Paulo da Zona Sul, passa-se então a ter como razão social Escola de Samba Flor de Liz da Zona Sul.

A São Paulo da Zona Sul, que tinha ao centro de sua bandeira uma Cruz de Malta ladeada por leões em seus dois lados, tinha como cores: vermelho azul, verde

e branco. Após a fusão, a Cruz de Malta cedeu o seu lugar ao símbolo medieval “Flor de Liz” permanecendo os leões em seu pavilhão; ostentando [após a fusão] apenas as cores azul-anil e branco em alternância. Atualmente, os dois leões foram abolidos do pavilhão oficial, mas permanecem nos demais pavilhões. A escola de Samba passou a se chamar Associação Recreativa Cultural Flor De Liz.

Em 2003, Flor de Liz desfila como escola de samba no Grupo 1 da UESP, ficando com a 3ª colocação.

Blocos

Após a mudança de razão social e a transformação em escola de samba, os foliões da Zona Sul não perderam o seu bloco. Ele se transformou no GRCB Tirando Onda no ano de 2003. O seu primeiro desfile teve a frente o presidente Rodisley Oliveira que, através do carnavalesco Paulinho, trouxe para a avenida o enredo: “Só ganha quem aposta”, ficando com o primeiro lugar e mantendo a tradição de belos carnavais. O bloco desfilou até 2007, quando ficou em último lugar no desfile do grupo 1 (ou grupo de espera), sendo assim desclassificado. Seu último enredo foi: “Pierrô + Arlequim = Colombina”.

momento

| 3 08 A 21 DE MAIO DE 2024 Van Bijoux Modas e acessórios 11 98216-2533 Rua Hugo Vitor Silva, 574 - Americanópolis Uma loja diferenciada Atendimento com amor Novidades toda Semana Acessórios de qualidade
presentepara ESTÁAQUI!!! SEU MEGA PROMOÇÃO
Rua Onofre Silveira Silveira, 15 | (5021-4528
de luto?
Foto: Divulgação

Projeto Dançando no CDC Missionária está de volta

Após período de paralização o projeto de dança gratuito que acontece no CDC Vila Missionária retorna graças à mobilização das alunas e o apoio cultural do Vereador Rodrigo Goulart. O reinício foi realizado no último dia 06 de maio, com a presença do Subprefeito Rogério Balzano e sua equipe e também do Deputado Goulart, que participou das danças e cortou o bolo que marcou o recomeço do projeto. Além do retorno do projeto apoiado pelo Vereador Rodrigo Goulart, o CDC Vila Missionária também recebeu uma grande reforma através de recursos do seu mandato. Está sendo realizada a cobertura completa do CDC, e a construção de novos banheiros e vestiários.

“A comunidade precisa de incentivo às atividades físicas e a integração so -

cial. Nosso trabalho sempre será em prol da cultura e do esporte, pois são essenciais para a saúde, bem-estar e, principalmente, para auxiliar a jornada do jovem rumo ao amadurecimento responsável e

mais saudável!” Explica o Vereador Rodrigo Goulart. O projeto de dança do CDC Missionária é ministrado pela professora Glória Benevenuto, de segundas e quartas, das 8h30 às 10h, e possui mais de 300 participantes.

PPI 2024 – Programa de Parcelamento Incentivado 2024

Podem ser incluídos no PPI 2024 débitos municipais tributários e não tributários, inscritos ou não em Dívida ativa, referente a fatos geradores ocorridos ate 31/12/2023. Poderão ser incluídos débitos de IPTU, ISS, ITBI, Taxas, multas, multas de postura dentre outros débitos , inclusive débitos incluídos em parcelamento PAT, PRD e acordo de dívida ativa em andamento. São concedidos descontos de até 95% nos juros e multas incidentes sobre os débitos incluídos do PPI 2024. Não poderão ser incluídos os débitos referentes a obrigação

de natureza contratual, infrações à legislação ambiental, ISS do Simples Nacional, Multas de trânsito, débitos incluídos em transação TDM celebrada com a Procuradoria Geral do Município e débitos incluídos em PPI anteriores ainda não rompidos. Telefone para dúvidas 11 5562-9140

4 | 08 A 21 DE MAIO DE 2024

Virada Cultural do Pertencimento 2024 terá atrações como Xamã, Joelma e Léo Santana

Serão 22 palcos montados em 12 regiões da cidade, mantendo o modelo de descentralização do evento, que acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês

Léo Santana, Maria Rita, Xamã, Joelma e Solange Almeida estão entre as atrações da próxima Virada Cultural, promovida pela Prefeitura. O evento também acontece nos equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e de parceiros como o Sesc-SP.

Ao todo, serão 12 arenas espalhadas por todas as regiões da cidade durante a Virada, que terá como tema “Pertencimento”. São elas: Capela do Socorro (Zona Sul), Campo Limpo (Zona Sul), Heliópolis (Zona Sul), M’Boi Mirim (Zona Sul), Parelheiros (Zona Sul), Brasilândia (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona

Norte), Cidade Tiradentes (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste), São Miguel Paulista (Zona Leste), Butantã (Zona Oeste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro).

Em cada uma das regiões, uma arena com dois palcos será montada, com programação alternada. Também haverá as tradicionais Viradinhas, com programação infantil. Os espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura também recebem atrações para todos os gostos, das mais diversas linguagens artísticas.

Estão confirmados: Léo Santana e Joelma, no palco Vale do Anhangabaú; Maria Rita, no palco Butantã; Mc Davi no M’Boi Mirim; Xamã, na Parada Inglesa; Ton Carfi, Solange Almeida e Roberta Miranda na Capela do Socorro; Raça Negra e Planta e Raiz em Parelheiros; Mc Hariel e Psirico em Cidade Tiradentes; Geraldo Azevedo, em São Miguel Paulista; Edi Rock e Sandra de Sá na Brasilândia. Mais atrações ainda serão anunciadas no site oficial e no Instagram @smculturasp.

Feira da Saúde & Cidadania acontece em comemoração aos 60 anos do Jabaquara

Em parceria entre a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Centro Sul, Centro de Aprendizagem e Monitoramento – Camp Jabaquara e iniciativa do jornal Jabaquara em notícias, no sábado dia 27 de abril, das 9 às 14 horas, aconteceu a Feira da Saúde & Cidadania em homenagem ao Dia Mundial da Saúde (07 de abril) e Aniversário do distrito Jabaquara emancipado pela LEI Estadual 8092 de 1964, ao lado do terminal EMTU Jabaquara, espaço cedido pela Coonagro, com a presença de parceiros que levaram serviços importantes de saúde e cidadania, presenteando os munícipes. Na ocasião, foram realizados gratuitamente exames de vista, fundo de olho; aferição de pressão arterial; controle de glicemia para prevenção de diabetes, testes de hepatite, O Ozonteck - produtos 100% Ozonizados para o bem estar e saúde e a ONG Girassol do Bem, além de outros serviços de qualidade de vida para os participantes do evento como, Reiki, Mary Kay com consultora independente e Acupuntura. Entre os parceiros esteva David Rodrigues, responsável por eventos de saúde da empresa EMTU que levou o atendimento clinico “são exames de glicemia, pressão arterial, que acabam ajudando muito as pessoas, às vezes estão com a pressão arterial bem alterada, a glicemia descompensada, e está conversando normalmente. São doenças silenciosas que, com simples exames, a gente consegue traçar um parâmetro para aí sim a pessoa procurar um médico da sua confiança”, definiu. Os exames foram realizados por 33 alunos para técnicos de enfermagem, da Escola Grau Técnico Anhangabaú, os quais realizaram também testagens de sífilis e hepatite, ganharam hora estágio, tiveram seu primeiro contato fora da sala de aula e foram comandados pela professora Rita de Cássia Kobayashi. A Clínica de Olhos Santa Branca e Nippon Vision, realizaram triagem primária Oftalmológica, na qual foi identificado se a pessoa tinha Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo, Presbio-

pia ou a correção das lentes oftálmicas.

Na segunda avaliação foi feito o exame de vista completo e fundo de olho. Tudo isso graças a estrutura da Óptica Social conhecida como Embaixador da Saúde Visual, sempre presente nos eventos em parceria com diversas entidades. O Embaixador da Saúde Visual Clayton Jun Nitta parabenizou o evento e declarou “foi um prazer participar do aniversário de 60 anos de Jabaquara, evento que acompanho com os atendimentos oftalmológico há anos.”

As profissionais da Clínica de Olhos Santa Branca, a oftalmologista Dra. Eloisa Ashby, realizando consulta e a Cintia Silvia Melo realizando pré exames, declararam referente ao fundo de olho o que consideram “uma área da medicina das que o povo mais necessita, pois vai uma vez por ano e é muito difícil fazer no SUS, demora muito a consulta, na feira da saúde elas recebem [os serviços de oftalmologia] de forma beneficente, rápida e não tem espera”. Dentre outras atrações teve o estande da Horta da Saúde, coordenada por Elza Kusaka, que abordou sobre a conscientização com a natureza e ofereceu mudas de plantas para os convidados.

Os moradores tiveram acesso a prática da sustentabilidade pela Sucataria São Paulo, que recicla lixos eletrônicos e fazem a revitalização de alguns equipamentos. Para o diretor presidente Ronaldo de Paula “conscientizar as pessoas é o principal objetivo” para ele “poucos conhecem o trabalho

ACAAD recebe o Projeto Rede Cozinha Escola

No dia 26 de abril a Associação da Cidade Azul - ACAAD recebeu o Projeto Rede Cozinha Escola em parceria com a Prefeitura Municipal do Estado de São Paulo através da Secretaria Municipal Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O Projeto Rede Cozinha Escola tem o objetivo de fornecer capacitação na área de serviços de alimentação e, concomitantemente, produzir refeições para distribuição à população em situação de vulnerabilidade.

São servidas de segunda a sábado em sua sede, rua Brás de Melo Moniz, 160, Cidade Domitila, 400 alimentações diárias, no horário do almoço.

Desde agosto de 2023, o programa, criado pela Secretaria

Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), faz parcerias com Organizações da Sociedade Civil que recebem recursos para fornecer, no mínimo, 400 refeições prontas diariamente, de segunda a sexta, para pessoas em situação vulnerável.

realizado pela Sucataria São Paulo e sua importância”.

Os visitantes e até mesmo os voluntários tiveram uma oficina de como dar apoio a um deficiente, para Soraia Carvalho “ter a consciência de que precisamos estar abertos a aprender para ajudar o próximo e falando sua língua, isso é uma dádiva”, afirmou.

A Feira da Saúde & Cidadania contou ainda com o apoio do Movimento Nacional ODS São Paulo que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável, ONG JBAS – João do Bem de Ações Sociais, Artesanato, CIC - Casa da Cidadania Jabaquara que esteve tirando segundas vias de certidões, RG e realizando o cadastro de paternidade, AME – Construindo Cidadania com terapias, Projetos Novos Passos - Associação Novos Passos Ilha Vila Fachini , terapias, Associação Ativa Vila Clara e Casa Bem Querer Mulher com oficina de absorvente ecológico, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro Sul, a frente como coordenadora Deise Tavares que também faz parte do Lions Internacional Pompéia que compareceram levando apoio e atuação junto as crianças que passaram pela feira. Um toque todo especial foi a trilha sonora ambiente realizado pela Áudio Performance e um agradecimento especial ao Brasil Faria de Sá, que nos apoio permitindo que realizássemos o evento.

começo de tudo e sinônimo de amor. Recebam todo nosso carinho e gratidão

Faria de Sá Dia das Mães!

Abreu

| 5 08 A 21 DE MAIO DE 2024 mãe
Gabriel
Fabio

Aniversários na Unidos do Vale Encantado

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Vale Encantado está em festa. No dia 11 de maio a quadra da escola abre as portas para duas comemorações. Aniversário de 31 anos da escola e aniversário do presidente Mario Caetano.

O evento não para só em comemorações de aniversário, na mesma data acontece a coroação da rainha da escola e o lançamento do enredo para o carnaval 2025, com a Ala Musical Swing do Vale. Início as 19 horas na sede da escola localizada na rua Dr. Gustavo da Veiga, 38 Cidade Ademar.

Unidos do Vale Encantado

Foi fundada em 01 de maio de 1993, por Mário Caetano, e outros moradores do bairro Cidade Ademar, que queriam uma escola de samba que representasse a comunidade, participando das festividades culturais e esportivas do bairro.

Seu 1º título foi no Grupo de Acesso da UESP em 1996, tendo no ano seguinte conquistado o Grupo 4. Em 1998 subiu novamente de grupo, ficando em 3º lugar no Grupo 3 e no ano 2000 foi vice-campeã do Grupo 2, tendo pisado no Anhembi, pela primeira vez, em 2001.

Em 2008 a escola desfilou no Grupo de Acesso da LigaSP, mas foi rebaixada. Em 2009 ficou em terceiro no Grupo 1 da UESP. Em 2010 ficou em 3º lugar com o enredo “Do Amor Pela Natureza, a Liberdade do Índio. Do Conhecimento do Branco Conquistador a Força e a Fé dos Negros... Sou Eu,

Brasil, A Quarta Raça!”. Continuou no Grupo 1 da UESP em 2011. Em 2012 foi rebaixada para o Grupo 2 da Uesp, com o enredo Calendário da Vida. Em 2013, conquista o Vice-Campeonato do Grupo 3 com o Enredo “Do Galante ao Majestoso, 100 anos, do Garantido e Caprichoso”. Em 2014 a escola fica em 7º lugar com enredo Olodum: A luta continua. Em 2015 novamente em 7º lugar com enredo O vale da fé... A luz que te faz caminhar. 2016 garantiu o 6º lugar, enredo O Vale nas terras onde o mar se arrebenta. Oxente! Cabra da Peste venha conhecer neste carnaval. Pernambuco multicultural!. Em 2017 ficou em 10º com enredo, Com a proteção de seu Zé o Vale deseja uma boa noite São Paulo. 2018, 6º lugar enredo Vale Encantado e

seus guerreiros na transversal do tempo. 2019 em 10º lugar no grupo Especial de bairros e o enredo, Com a crença, força e fé em Tupã, os guerreiros do Vale Encantado nos jogos da vida contra Ikirutã. 2020, em 5ª posição com enredo, A incrível e misteriosa lenda de amor e de dor. 2022, garantiu o 2º lugar com enredo Abayomi: resistência, tradição e ancestralidade. O poder do encontro precioso. 2023, foi a quarta colocada com enredo, As sete linhas, na dança a consagração da fé. Esse ano 2024 ficou em 8º lugar com enredo, Num ritual de amor, igualdade e respeito, Vale Encantado vai à luta por um Brasil sem preconceito.

Após o evento dia 11, teremos o enredo de 2025 e a Rainha da Escola que será divulgada durante a noite de comemorações.

6 |08 A 21 DE MAIO DE 2024 A MELHOR OPÇÃO PARA SUA TROCA DE ÓLEO RÁPIDO E CONFIÁVEL Avenida Cupecê, 4043 – Jardim Prudência 11 4171-7900 95119-9450 Serviço de troca de óleo e filtro AS MELHORES MARCAS PARA O MELHOR DESEMPENHO

Guia de Serviços

| 7 08 A 21 DE MAIO DE 2024
Fio à Fio – Tela - Trança Box Braids Tecimento de Cabelo - Alongamento de Querotina Studio Top Hair Venda de Cabelo Natural Avenida Santa Catarina, 1647 - Galeria AN StudioTophairbr 93150-1088 CARTÕES DE VISITA do METADE PREÇO cartão: couchê brilho | 9x5 | 4x0 cor 1000 unidades | R$99,90 95227-5525 5000 panfletos 10x14 4x4 cores papel couchê 90g R$ 400,00 • FAIXAS BANNERS • ADESIVOS • LONA PARA FACHADA VENDO APTO 98m2 Próximo Metrô Jabaquara 3 quartos, 3 toaletes, 2 vagas. R$ 430.000, aceito veículo. 11 99974-1882 CHAVEIRO NO PÃO DE AÇÚCAR Abertura de Autos e Residências Nacionais e Importados Troca de Segredo e Consertos Chaves Codificadas
para Portões Afiação de Alicates e Tesouras Carimbos - Instalação de Fechaduras Av. Engº Armando Arruda Pereira, 2022 (No Estacionamento do Pão de Açúcar - Jabaquara) Funcionamento: 2ª à Sáb. das 8h às 20h / Dom. e Feriados das 9h às 18h chaveirojabaquara@hotmail.com ( 5012-7211 96887-8549 CONCEIÇÃO JÓIAS 5016-3037 98161-3019 AV. ENG. ARMANDO DE A . PEREIRA , 989 METRÔ CONCEIÇÃO AO L ADO DO HABIB´S COMPRO OURO PR ATA S E JÓIA S EM GER AL
Ligue para anunciar
Controle

Liberadas Novas Pistas da Estrada do Alvarenga

Projeto inclui dois trechos para ônibus, dois para carros, faixa azul e ciclovia.

Na manhã do dia 06 de maio, o Prefeito Ricardo Nunes e sua equipe estiveram na Pedreira, ao lado do Vereador Rodrigo Goulart inaugurando as duas novas pistas de rolamento da Estrada do Alvarenga, após o alargamento do trecho de 450 metros. A extensão pretende atenuar os constantes congestionamentos na região, proporcionando assim, alívio direto para mais de 100 mil pessoas. A via foi ampliada para 10,5 metros de largura, prevendo dois trechos para ônibus, dois para carros, faixa azul para motos e ciclovia.

“A obra está liberada para uso normal. O que fica para concluir,

e já está sendo feito, é a retirada daquela área de trabalho, para a água da represa poder retornar, e no canteiro do meio. A parte viária está liberada, está concluída” explicou o Prefeito.

“Depois de três décadas lutando por essa causa, finalmente podemos celebrar a realização deste grande sonho para a comunidade de Pedreira. Foi com o suor e a determinação dos nossos mandatos que conseguimos concretizar essa transformação tão aguardada que já havia se tornado necessidade urgente, especialmente, para quem depende das linhas de ônibus que passam pelo local. Graças ao empenho do Prefeito Ricardo Nunes, que embarcou junto conosco nessa missão, as novas pistas estão libe-

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDA - DAS 10h00 ÀS 15h00

TERÇA - DAS 10h00 ÀS 22h00

QUARTA - DAS 10h00 ÀS 22h00

QUINTA - DAS 10h00 ÀS 22h00

SEXTA - DAS 10h00 ÀS 23h00

SÁBADO - DAS 10h00 ÀS 23h00

DOMINGO - DAS 10h00 ÀS 16h30

radas!“, comemorou o Vereador Rodrigo Goulart.

O alargamento se insere em um conjunto de iniciativas coordenadas pelo Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação, que inclui, também, a reurbanização em pontos do Jardim Primavera, Guaicuri, Apurá e Morro dos Macacos, abrangendo melhorias nas infraestruturas de saneamento básico e na canalização de córregos. Ainda estão sendo concluídas as obras complementares de contenção do trecho ampliado, bem como a recomposição asfáltica, o alargamento das calçadas e a drenagem pluvial. Medidas adicionais que visam garantir a total funcionalidade e segurança das novas pistas.

Bazar solidário

Nas redes sociais, a Vocação ― organização não governamental que promove a inclusão produtiva de jovens, qualificando e inserindo-os em oportunidades de trabalho e renda — convida os moradores a participarem de uma campanha de doação de produtos usados. Com o mote “Você tem um móvel que não usa mais?”, a iniciativa visa arrecadar itens em bom estado para o Bazar em Rede, projeto que auxilia na captação de recursos para os programas da organização.

O objetivo da ONG com a campanha é divulgar o trabalho que realizam no bazar e, com isso, ampliar as oportunidades de doação. Além dos dois espaços físicos na cidade de São Paulo, sendo um em Americanópolis e outro no Campo Limpo, a organização também opera com a captação de produtos em domicílio. Em geral, todos os itens são bem-vindos, porém, a campanha atual tem enfoque na arrecadação de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

“Os bazares funcionam a partir da doação de produtos e na subsequente venda para a população, por isso queremos que cada vez mais pessoas saibam como contribuir.

O serviço que realizamos para a retirada dos produtos na casa dos doadores é seguro e prático. Além disso, a contrapartida para quem doa é a contribuição para a transformação social de muitos jovens”, explica Josmael Castanho, diretor geral da Vocação.

A importância de doar O bazar beneficente vai além de uma oportunidade de adquirir produtos a preços acessíveis. Fundamentado no processo colaborativo entre doadores e compradores, o modelo se configura como uma ação concreta em prol da sustentabilidade. Com isso, ao doar e comprar itens, a população ajuda a evitar o descarte desnecessário de materiais e contribui para a inclusão social. “É muito comum encontrarmos em nossas casas itens que já não utilizamos, mas que ainda podem ser úteis para outras pessoas. É isso que desejamos com a campanha, nos conectar com os doadores. Acreditamos que mais do que um modelo de negócio na organização, nossos bazares são iniciativas responsáveis que beneficiam o meio ambiente e a comunidade”, reforça Castanho.

Como doar

Os interessados em participar dessa causa podem fazer o agendamento da retirada, já que todo o processo é feito com dia e hora marcados. Quem deseja ajudar com a compra dos produtos do bazar, é possível conhecer alguns dos itens no Instagram da Vocação.

Serviço:

Bazar Solidário Vocação

Endereço: Av. Yervant Kissajikian, 3636 – Americanópolis

Endereço: Rua Cabaxi, 243Campo Limpo

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h.

Informações: 5843-2900

8 | 08 A 21 DE MAIO DE 2024 Galeteria • Pizza Rodízio • Self c/ Grill 5011-2563 5011-9947 Av. Engº Armando de Arruda Pereira, 1071 - com entrada a 50 metros do Metrô Conceição Estacionamento conveniado com manobrista na Praça Barão de Japurá, 40 @restaurantepizzariafiorino @fiorinogrill ( SELF-SERVICE C/ GRILL RODÍZIO DE PIZZ A DELIVERY TODOS OS DIAS TODOS OS DIAS NO ALMOÇO DE TERÇA À SÁBADO APÓS AS 19H A PARTIR DAS 10H30
PEÇA PELO APP
Do amor sem dimensão, de cada momento e dos atos de cada capítulo de nossas vida!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.