
2 minute read
Trajetória do Travessa FC com a copa do mundo feminino
Foi com pessoas que tinham muito amor por futebol que nasceu o projeto da escolinha Travessa FC, em 12 de outubro de 2006. Entre esses apaixonados estava Delvanita Souza Santos (Deva). Moradora do distrito da Cidade Ademar começou sua trajetória no campinho da Vila Missionária e de lá ganhou o mundo.
Deva esteve presente na Copa do Mundo Feminino em 1999, quando o Brasil teve sua melhor colocação, terceiro lugar em cima da Noruega, uma vitória nos pênaltis e uma seleção que já marcava nomes como, Formiga e Sissi.
Advertisement
A atleta passou pela categoria de base do Corinthians em 1995, quando teve a oportunidade da disputar um campeonato no Rio de

Janeiro e continuar no time. Aos 15 anos Deva participou de amistoso da seleção sub 17 na Holanda e sempre comenta “tudo foi muito rápido”.
Como jogadora profissional, Deva passou por times como Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Portuguesa, além de ter sido convocada para a seleção diversas vezes até 2007, porém a rotina de treinos com o trabalho não permitia conciliar pois “precisava ter uma garantia financeira”.
A atleta hoje professora de educação física sempre levou para os alunos que “jogar entre meninas é possível sim, elas também sabem jogar! E se ainda existe preconceito e dúvidas em relação a isso, elas estão provando a cada dia que são iguais ou melhores que alguns homens”.
A ex-atleta evita jogar futebol por conta de lesões sendo a mais recente há três anos, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Projeto Travessa FC
A entidade que tem proposta em formar atletas por meio do esporte está sem área para o trabalho desde 2018.
A sua criação teve inicio onde está o CEU Caminho do Mar, com união entre os idealizadores e comerciantes a área foi limpa e construído o sonhado campo de futebol para garotada. Porém ainda no mesmo ano em 2006 o prefeito José Serra que não tinha interesse em dar continuidade ás obras do CEU
Centro Educacional Unificado, voltou atrás e solicitou a área. De lá até os dias de hoje foram vários desafios, porém sem sucesso, mas o desejo maior de continuar a formar atletas através do esporte e da cidadania a entidade insiste na luta de um novo espaço.
Mesmo sem o funcionamento da escolinha, durante todos esses anos o Travessa FC deu apoio as famílias desses alunos, passando um período difícil durante a pandemia da Covid 19, quando a entidade unida a outras conseguiram entregar cestas básicas, de higiene, feira (com frutas, legumes, verduras) além de proteínas carnes, frangos e ovos, bolachas e pães, amparando essas famílias até os dias de hoje.
Sobre a Copa do Mundo
A Espanha venceu na terça feira (15), Com a vitória por 2 a 1 a Suécia ficando pela primeira vez na final da Copa do Mundo Feminina. Agora vai para uma final inédita contra Austrália ou Inglaterra, que se enfrentam nesta quarta-feira (16).
Depois de muitos anos de luta o esporte feminino está ganhando a grande mídia. Para Deva que faz parte desse grupo ver o “reconhecimento e as divulgações fazendo marcar nomes de jogadoras já é gratificante”, porém ela afirma que falta uma abertura para novas técnicas na modalidade, “é uma oportunidades para poucas devido o auto custo”,finaliza.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
SEGUNDA - DAS 07h00 ÀS 16h00
TERÇA - DAS 07h00 ÀS 22h30
QUARTA - DAS 07h00 ÀS 22h30
QUINTA - DAS 07h00 ÀS 22h30
SEXTA - DAS 07h00 ÀS 23h30
SÁBADO - DAS 07h00 ÀS 23h30
DOMINGO - DAS 07h00 ÀS 17h00