Jornal Cidade Ademar em Notícias - Ed. 372

Page 1

Ano 16• EDIÇÃO 372

1º a 14 de fevereiro de 2023 distribuição gratuita | fone: 5021-7010 www.CIDADEADEMAREMNOTICIAS.com.br

SP Folia reúne foliões no Autódromo de Interlagos

em notícias

Dicas de prevenção de chuva da subprefeitura

De 18 a 21 de fevereiro acontece a primeira edição do Circuito SP Folia, primeiro circuito de trios elétricos da cidade de São Paulo no Autódromo de Interlagos. As atrações serão das 10h às 20h, para receber cerca de 80 mil pessoas rotativas por dia. PÁGINA 4

SP se prepara para o Carnaval

A chuva que caiu em São Paulo nos últimos dias , foi uma das maiores já vistas na cidade. o acúmulo de lixo em bueiros e bocas de lobo impede que a água escoe, causando danos incalculáveis para a cidade. Porém, uma das principais causas de alagamentos na capital paulista é o excesso de lixo nas ruas. PÁGINA 3

o clima carnavalesco já começa a tomar conta das ruas de São Paulo, e aproximadamente 15 milhões de pessoas deverão ocupar as ruas da cidade no pré-carnaval. A farra já começa no final de semana entre os dias 11 (sábado) e 12 de fevereiro (domingo) com os bloquinhos pré-carnaval. PÁGINA 8

anuncio@editorajuma.com.br

Artigo

Família e escola é fundamental para adaptação na educação infantil

O início do ano é marcado pelo período de férias, além da rotina repleta de brincadeiras, os pais e responsáveis já começam a pensar na retomada das aulas. Aqueles que têm filhos entre 1 e 5 anos se deparam ainda com o processo maior, o período de adaptação na Educação Infantil. A transição do momento em casa para ir pela primeira vez às escola deve ser cercada de cuidados e muito diálogo com os educadores.

Neste período, a integração da família é importante para promover um ambiente seguro para a criança. “A inserção, por muitas vezes é o primeiro contato da criança com um outro ambiente, é naquele local que ela vai passar horas muito importantes do seu dia, o ideal é que esse momento seja planejado e organizado em uma conversa entre a família e a escola”, afirma Glades Serra, diretora do Marista Escola Social Robru, que atende gratuitamente crianças na Zona Leste.

Segundo a diretora é fundamental que os pais e responsáveis participem da dinâmica da escola nesta fase de descobertas. Isso é válido tanto para quem está indo pela primeira vez, quanto para os reingressos. “No ato da matrícula

conversamos com os pais, para que esse diálogo já comece a ser feito durante as férias, além disso, nas primeiras semanas é muito importante que os familiares participem das atividades de Escola, que são criadas para que esse diálogo aconteça.”, reforça

A diretora listou cinco dicas que podem contribuir e auxiliar neste processo de adaptação.

Pais e professores

1-Estabelecer parcerias e diálogo permanente: A conversa entre os responsáveis e a escola inclui conhecer a prática pedagógica e também a rotina, o tempo de atividade, o reforço na hora da alimentação, do banho, das trocas e também claro, o horário do sono. Tudo isso faz com que o elo entre a família e escola seja criado já no início.

Pais

2-Mentir para as crianças não é uma boa opção: Ao ser questionado pelas crianças para onde está indo, é fundamental que os pais incentivem e respondam as dúvidas e indagações. Reforçar que a ida para escola vai ser importante é um bom caminho para que as crianças entendam que no espaço terão outros amigos e atividades divertidas.

3-Presença dos pais: É imprescindível a presença da família neste primeiro momento. Apresentar a criança para a professora e adultos da escola, contar com a presença de alguém de confiança é fundamental, pois trata-se de um espaço ainda estranho para ela.

4- Itens podem passar mais segurança: Para facilitar o processo no primeiro dia, os familiares podem acrescentar um objeto de sua preferência. É importante que esse objeto represente uma conexão entre a criançae a sua casa.

5- Diálogo pode começar durante as férias: Entre brincadeiras e momentos em família, é importante que os pais e responsáveis conversem com os pequenos, comentem sobre a escola, o que eles podem encontrar e aprender no ambiente. Esse diálogo vai contribuir para o entendimento da criança no começo das aulas.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. https://maristaescolassociais.org.br/

Dupla interpreta a história do leão Leocádio em evento gratuito para criança

A dupla As Jujubas volta à Livraria PanaPaná para dar vida ao livro de Shel Silverstein: “Leocádio, o leão que mandava bala”.

Juliana Araújo e Júlio Aracack comandam o evento cultural gratuito para crianças, que acontece neste sábado (4), a partir das 10h30.

A história retrata a jornada do leão que trocou a vida pacata na selva para ser a atração principal de um circo na cidade grande. Para isso, ele vai ao cabeleireiro cortar a juba, começa a usar ternos, passa a andar apenas com as patas traseiras e vira uma figura quase humana.

Mas, tanto sucesso, riqueza e poder quanto um homem pode desejar não deixa Leocádio feliz. Um dia, ele recebe um convite

DIRETORA

Rosa Maria Gomes de Oliveira

JORNALISTA

Malucy Nogueira (17.862)

José Fernando da S. Jr. (Mtb 0089625/SP)

DIRETOR COMERCIAL

Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP)

REPRESENTANTE COMERCIAL

Sérgio Vastano

Editoração Gráfica

José Carlos Rocha da Costa

COLABORADORES

Carlos Eduardo Nascimento

Marina Martins - Eliane Suwa

Horóscopo

Áries - Esse período pode ser um bom momento para dar um passo mais arriscado em matéria de finanças, ariano. Claro que bom senso e saber as consequências do que está fazendo são fundamentais para o sucesso.

Touro - Os taurinos podem sentir uma ativação de assuntos que já estavam em andamento nos últimos tempos. Você estará chamando mais atenção e pode aproveitar essa energia no trabalho, para conseguir um aumento por exemplo.

Gêmeos - Muita garra, força de vontade e energia, por esses dias geminiano. Direcionando a ansiedade que pode estar presente para focar nos seus objetivos, há boas possibilidades de sucesso.

Câncer - Podem ser bons dias para planejar o futuro, canceriano, e até para começar a colocar em prática os planos que tem feito. Projetos e atividades em grupo e na companhia de amigos tendem a gerar melhores resultados.

Leão - Sua profissão e carreira são as pautas desses próximos dias, leonino. Pode aproveitar a energia de expansão para assumir novos desafios, implementar mudanças e transformar o que precisa ser alterado nessa área.

Virgem - Se deseja iniciar um novo curso esse período é propícia para isso, virginiano. Colocar foco nos seus estudos já iniciados também vale e você pode ter insights sobre como fazer diferente, algo que já está em andamento. Viagens para locais novos também estão favorecidas.

Libra - Os librianos tendem a estar com a libido e energia sexual em alta. Podem aproveitar o momento para trazer novidades para os seus parceiros e terem momentos de prazer e conexão juntos. Pode ser que tenha também algum insight ou algo que estava escondido venha à tona.

Escorpião - Os escorpianos tendem a ter melhores resultados durante esses dias em tudo o que fizerem em parceria e conjunto. Pode ser uma boa oportunidade de inovar nas sociedades e também nos relacionamentos amorosos.

Sagitário - Os sagitarianos provavelmente estarão com todo o gás no trabalho e podem aproveitar o momento para testar novas alternativas na rotina e nos processos do dia-a-dia. Vale dar uma atenção especial para a saúde e ter hábitos mais saudáveis.

Capricórnio - O céu vem pedindo momentos de maior descontração e lazer durante esses dias, capricorniano. Se dedicar com maior constância aos seus hobbies ou até iniciar algo novo pode ser uma ótima forma de utilizar essa energia ao seu favor.

Aquário - Assuntos familiares ou relacionados a sua casa devem ter destaque durante os próximos dias, aquariano. O clima do momento favorece conversas e acordos dentro de casa para uma melhor convivência íntima. Aproveite para fazer os ajustes necessários.

Peixes - Sua comunicação estará evidenciada nesse momento, pisciano, e vale aproveitar para dividir suas ideias e novidades com o mundo. Lançamentos, apresentações, estreias estarão em pauta. O clima tende a estar mais leve e você pode se sentir alegre e bem disposto.

inusitado: ir para a selva caçar… leões! Então, pela primeira vez na vida, o personagem reflete sobre quem realmente é.

TIRAGEM: 20.000 Exemplares

IMPRESSÃO: Gráfica Pana

EDITORA JORNALíSTICA JuMA

CNPJ. 67.052.795/0001-52

SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45

Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP

Tel.: 5021-7010

DISTRIBuIçÃO GRATuITA:

Cidade Ademar, Divisa de Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência.

Os serviços prestados por assinantes e as matérias assinadas não são de responsabilidade deste veículo de comunicação. Assim como o conteúdo dos anúncios que são de total responsabilidade do anunciante. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desta publicação sob pena prevista por lei.

Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br

2 | 1º a 14 de fevereiro de 2023
Local: Livraria PanaPaná Rua Leandro Dupré, 396, Vila Clementino.

A forte chuva de domingo (29) deixou muito trabalho e tensão aos moradores

No último domingo (29/01) o dia amanheceu ensolarado e no decorrer das horas a temperatura aumentava, até que a partir das 15, um temporal fez estragos em toda a cidade.

O bairro do Jabaquara não recebia o volume de quase 70,mm do domingo há mais de 50 anos, assim como Cidade Ademar que ultrapassou os 55,mm, levando casas, arvores e tudo que se encontravam nas ruas e avenidas.

Subprefeitura Jabaquara

Na subprefeitura Jabaquara entre domingo (29/01) e segunda-feira (30/01) foram empregadas mais de 20 equipes de zeladoria para realização de limpeza nas áreas afetadas pelo transborda- mento do córrego Água Espraiada que contemplou as seguintes ruas:

- Rua dos Marapés - Rua Capuavi-

nha - Rua Boruverá - Rua Daoud

Habib Gebara - Rua Vitoriana

- Rua Taquarituba - Rua Rishin

Matsuda - Rua Francisco Emídio da Fonsceca Telles.

Essas ações retiraram de logradouros públicos mais de 50 toneladas de resíduos, móveis e demais inservíveis. Mais de 20 mil litros de água de reuso foram empregados na lavagem de tais vias, bem como desinfetante para evitar a propagação de doenças.

Ao todo forma mais de 18 horas, iniciadas logo após a chuva, ininterruptas de limpeza com o objetivo de minimizar o impacto da forte chuva de aproximadamente 70mm concentrados na cabeceira do córrego em um espaço de tempo de aproximadamente uma hora e meia.

de prevenção da subprefeitura Cidade Ademar

A chuva que caiu em São Paulo nos últimos dias , foi uma das maiores já vistas na cidade. O acúmulo de lixo em bueiros e bocas de lobo impede que a água escoe, causando danos incalculáveis para a cidade. Porém, uma das principais causas de alagamentos na capital paulista é o excesso de lixo nas ruas.

Descarte seu lixo corretamente! Para que a água das chuvas escoe bem em uma cidade, são instalados bueiros e galerias pluviais. O líquido deve ser captado por esse sistema e levado para os córregos com alta capacidade de drenagem.

Se descartamos nosso lixo nas ruas, em algum momento ele vai parar nas bocas de lobo, juntar-se a outros resíduos e contribuir para o entupimento de galerias de drenagem.

Fique atento aos horários de coleta do seu bairro. Não colocar os sacos de resíduos duas horas antes do caminhão passar, pode causar alagamentos graves.

Sacos que ficam por muito tempo nas ruas são comumente violados, fazendo com que os resíduos fiquem espalhados pelas vias e sejam levados até os bueiros pela água.

Passe essa ideia adiante! Se você já segue esses passos para a diminuição de lixo na rua, compartilhe a ideia com amigos, vizinhos e familiares. Apenas juntos iremos transformar a realidade

de nosso país e deixar um mundo melhor para os nossos filhos.

Local importante de descarte é o EcoPonto

Os moradores de Cidade Ademar contam com um serviço gratuito que tem a intenção de acabar com o despejo de materiais em rios e terrenos baldios: trata-se do EcoPonto.

O local visa receber entregas voluntárias de entulhos, bagulhos

e resíduos recicláveis por parte dos munícipes da região. Cada cidadão poderá depositar 1 metro cúbico (equivalente a 1 caixa-d’água de 1000 litros) de lixo.

O que pode ser descartado

- Móveis velhos (camas, armários, sofás, etc) – Colchões

- Eletrodomésticos quebradosPedaços de madeira e metal

Todos os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h

às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Mais informações também podem ser obtidas pela Central de Atendimento 156.

Em Cidade Ademar/ Pedreira, há dois Ecopontos: Ecoponto Cupecê, localizado na R. Anália Maria de Jesus, 131 - Jardim Itacolomi, e Ecoponto Alvarenga, localizado na Estrada do Alvarenga, 2475, Jardim Itapura.

| 3 1º a 14 de fevereiro de 2023
Dicas

O Grupo São Cristóvão Saúde recebeu a visita da “Comissão do Marco da Paz”, representada pelo coordenador de implantação, Wagner Ubeda, que apresentou o projeto que consiste em disseminar a paz no universo. A ideia surgiu em meados da II Guerra Mundial, período no qual o mundo foi abalado pela dor, destruição, fome e sofrimento, amargando seis longos anos.

Conceito

Historicamente, um menino - na época com apenas 8 anos de idade - ao ouvir os sinos que ecoavam por toda a Europa, anunciando o fim da Guerra, correu em uma praça na Itália e reuniu diversas pessoas que gritavam: “Paz, paz, paz”. Despertava ali a intenção de criar algo que cativasse os povos e levasse pelo mundo o caminho da paz. Cinco décadas depois, o sonho daquele menino foi transformado no Monumento “Marco

da Paz é

na Vila Prudente

De 18 a 21 de fevereiro acontece a primeira edição do Circuito SP Folia, primeiro circuito de trios elétricos da cidade de São Paulo no Autódromo de Interlagos. As atrações serão das 10h às 20h, para receber cerca de 80 mil pessoas rotativas por dia.

posta de reunir blocos de rua da cidade de São Paulo com segurança e estrutura adequada tanto para os trios elétricos como para os foliões.

da Paz”, representado por um sino e o arco com a pomba. Essa peça foi idealizada por Gaetano Brancatti Luigi, membro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e hoje encontra-se presente no Brasil, em três cidades paulistas e no exterior, como México, Argentina, Uruguai e China.

Agora, o bairro de Vila Prudente e seus moradores tiveram o privilégio de receber esse monumento histórico, tendo o apoio do São Cristóvão Saúde, por ser um dos valores no qual o Grupo preconiza. O espaço escolhido foi a esquina da Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello com a Rua Pinheiro Guimarães, local com grande circulação de pessoas.

A inauguração do monumento que representa o Marco da Paz aconteceu no dia 25 de janeiro, data em que a cidade de São Paulo comemorou 469 anos.

Marco da Paz Jabaquara

Com o mesmo proposito de Paz, um grupo entre lideres, empresários e a subprefeitura do Jabaquara buscam através do IMPAZ Instituto Marco da Paz a construção do monumento no Jabaquara. Com a obra já em andamento, na Praça Padre José Conceição Meireles, a inauguração será o presente aos Jabaquarenses durante as festividades da comemoração do aniversário de 59 anos de emancipação do Distrito Jabaquara em março próximo.

A participação em eternizar o nome de sua empresa (ou pessoa física) no monumento, poderá ser através da coordenadora do projeto no Jabaquara Rosa Maria Gomes pelo celular 9 7083-6652.

A programação contará com estilos musicais como axé, piseiro, sertanejo, pop, queer, rap, trap, funk e hip hop. O acesso será gratuito, mediante cadastro no site oficial do evento (www.circuitospfolia.com. br) e doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à CUFA (Central Única das Favelas).

O Circuito SP Folia é uma realização da Dom Dino Entretenimento, idealizado por Daniel Almeida, diretor da empresa. De acordo com ele, a ideia surgiu com a pro -

“Serão quatro dias de muita alegria e animação para os foliões. É o primeiro ano de muitos que virão para agitar ainda mais o calendário do carnaval na cidade”, declara o organizador do evento.

O local contará com seguranças, banheiros, trios elétricos, limpeza e conservação, dispensadores de bebidas, brigada médica, praça de alimentação, área de descompressão e pontos de recargas.

O evento conta também com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da São Paulo Convention & Visitors Bureau.

4 | 1º a 14 de fevereiro de 2023 A v . E n g e n h e i r o A r m a n d o d e A r r u d a P e r e i r a , 2 7 3 4 Banhos a partir de R$ 42 ( 1 1 ) 9 4 0 2 4 - 7 2 2 9
SP Folia reúne foliões no Autódromo de Interlagos Monumento Marco
inaugurado

Banco de Sangue está com estoque baixo e convoca doadores em caráter de urgência

O GSH Banco de Sangue de São Paulo faz um apelo à população para que se sensibilize sobre essa causa pela vida e doe sangue. No mês de janeiro, a unidade recebeu apenas cerca de 50 doações por dia, quando o ideal são 100 coletas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos hospitais.

Segundo a instituição, essa situação se agravou em razão das férias escolares, período em que há uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as famílias viajam e as pessoas se esquecem de doar sangue. Somado a esse fato, as fortes chuvas da estação também estão impactando na queda das doações.

Atualmente, no GSH Banco de Sangue de São Paulo os estoques sanguíneos estão 50% abaixo do ideal, sendo que os tipos O-, O+ e A- são os que mais estão em falta. Para muitas pessoas que estão enfermas, os componentes sanguíneos

são a única esperança de vida, um em cada dez pacientes internados necessitam de transfusões. Por isso, as doações de sangue têm que ser constantes e em um ritmo que atenda a essas necessidades.

“Em janeiro, ao mesmo tempo em que as doações caem, as demandas por transfusões aumentam em função das cirurgias dos pacientes que já estão em tratamento e também dos atendimentos emergenciais decorrentes de acidentes em estradas. Por isso, fazemos um alerta para que a população se sensibilize e doe sangue”, ressalta Mayara Santos, líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo, lembrando que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

O GSH Banco de Sangue de São Paulo atende diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso, com estacionamento gratuito no local. Para doar, basta comparecer à unidade,

ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo. Requisitos básicos para doação de sangue: Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação; Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); Estar em boas condições de saúde; Pesar no mínimo 50 kg; Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum; Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada); Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses; Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias; Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS; Não ter diabetes em uso

de insulina; Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos; Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da co-

leta do exame; Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento; Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/ Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Mais informações:

(11) 3373-2000

| 5 1º a 14 de fevereiro de 2023

Instituto Gabi chega a 22 anos e amplia atendimento

No dia quatro de fevereiro, ano de tragédias mundiais e da família Barreto Sogari, nasce um movimento de qualidade na inclusão de pessoas com deficiência.

Ana tem síndrome de Down frequentou o Instituto Gabi durante três anos. Hoje é formada em pedagogia. Dezenas de PCD foram incluídas no mercado de trabalho. Centenas, se não milhares, tiveram melhoria na qualidade de vida.

Hoje atende 36 pessoas, na sua maioria, com deficiência intelectual e portadoras do Transtorno do Espectro Autista. “As famílias com Síndrome de Down e o TEA são as que mais nos procuram, mas os Autistas são nosso maior desafio, sobretudo com o avanço da ciência que permite um diagnóstico na primeira infância”, declara Iracema Barreto Sogari, pedagoga e fundadora.

O Instituto Gabi investe nesta nova frente e planeja uma Clinica Escola para este público. “A procura por este atendimento cresce cada vez mais. Clinicas especializadas em TEA se multiplicam, na maioria via judicializaçãos.

Nós queremos oferecer um serviço acessível e de qualidade, temos uma equipe especializada”, conclui.

Pandemia, suspensão de termos de parceria, crise econômica e politica nos últimos anos não abalaram o Instituto Gabi. “Fomos impactados por muitos “pandemias”, mas nos fortalecemos e estamos muito ativos”, declara Francisco Sogari, jornalista e Fundador do Instituto Gabi.

Nestes 22 anos de serviço à pessoa com deficiência, o Instituto Gabi construiu um portifólio que se tornou referencia na construção de políticas públicas em prol da PCD e TEA. “Somos procurados pela mídia para repercutir pautas ligadas a inclusão, terceiro setor, ESG, voluntariado. Instituições de ensino, em todos os níveis, procuram nossa organização para desenvolver trabalhos acadêmicos”, continua.

A sustentabilidade é o grande desafio. “Hoje o Gabi é mantido com doações, mas estamos ampliando a captação de recursos, através de leis de incentivo, projetos patrocinados, programa da Nota Fiscal Paulista, Loja

Gabi, tanto física como virtual”, conclui.

Sobre a Gabi

O Instituto Gabi foi criado no dia quatro de fevereiro de 2001 pelos pais da Gabriele, que viram sua filha de seis anos ser arrancada do seu convívio por um motorista irresponsável. A fé em Deus e a solidariedade dos amigos foram os fatores propulsores deste movimento de qualidade na inclusão de PCD e TEA em memória da Gabi. Serviço www.institutogabi.org.br @Instituto Gabi oficial (11) 99156 7835

O governador Tarcísio de Freitas participou no dia 27 de janeiro, da reunião dos 27 chefes de estado com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, Tarcísio pediu apoio federal para obras de mobilidade no Estado de São Paulo como o Trem Intercidades, a ligação seca entre Santos e Guarujá e a Linha 2 do Metrô.

O financiamento para a saúde foi abordado pelo governador, que propôs perdão ou renegocia-

ção de dívidas de hospitais filantrópicos, como as Santas Casas, com a Caixa Econômica Federal. Tarcísio de Freitas também destacou a necessidade de revisão da tabela SUS.

O governador sugeriu, ainda, a alteração ou a criação de um limite único de despesa obrigatória anual das receitas dos Estados com saúde e educação com um teto de 37% e não de 25%, como é atualmente.

Vamos acompanhar.

6 |1º a 14 de fevereiro de 2023
Tarcísio de Freitas pede apoio do governo federal para obras de mobilidade em SP
FFoto: Ricardo Stuckert/PR
| 7 1º a 14 de fevereiro de 2023 Guia de Serviços 5021-7010 Ligue para anunciar www.editorajuma.com.br ALuGA-SE QuARTO E COzInhA PRóxIMO à PADARIA TREVO (5021-7010

O clima carnavalesco já começa a tomar conta das ruas de São Paulo, e aproximadamente 15 milhões de pessoas deverão ocupar as ruas da cidade no pré-carnaval. A farra já começa no final de semana entre os dias 11 (sábado) e 12 de fevereiro (domingo) com os bloquinhos pré-carnaval. A festa continua entre os dias 18 (sábado) e 21 (terça-feira), período oficial do Carnaval, e segue até os dias 25 (sábado) e 26 (domingo) com o chorinho, ou seja, pós-carnaval. Segundo a prefeitura de São Paulo, 663 blocos de rua foram inscritos, mas apenas 507 percorrerá as ruas da capital, levando alegria para os munícipes. No Jabaquara um dos blocos de rua que animará a região é a “A Praça é Nossa” e está previsto para começar às 14h nas ruas: Alba, Cavas, Av. João Barreto de Menezes e Joaquim Morais. Além dos blocos “Breja no Bloco”, entre as ruas: Apace, Av. George Corbisier, Carmine de Engenho, Jurupari, Matuim; e o “Bloco do Zé Pereira” nas ruas: Anita Costa, Onze de Fevereiro, Terminal Metropolitano, Anita Costa, dentre outros blocos.

SP já entra em clima de carnaval Escolas de Samba fazem últimos ajustes para o desfile

Na região da Cidade Ademar, o tradicional bloco Vá Tomá na Cupecê, que foi fundado em 2014 e desde 2015 vem trazendo alegria e diversão para os munícipes. Dentre os mais variados enredos apresentados pelo bloco, em 2016, a equipe do Vá Tomá na Cupecè levou os foliões às ruas com o enredo homenageando o Clube Atlético Figueirense do Jardim Cidália, tradicional time de futebol do bairro.

Após anos sem desfilar devido às restrições da pandemia da covid-19, o bloco Vá Tomá na Cupecê vem se preparando para fazer uma homenagem ao ilustre Adoniran Barbosa, no carnaval de 2024. Morador do bairro, Adoniran chegou na Cidade Ademar em 1955, quando adquiriu terrenos de dois lotes, próximo ao 43° Distrito Policial. Segundo seu sobrinho, Sérgio Rubinato, o imóvel foi adquirido com o seu primeiro sucesso “Saudosa Maloca” do mesmo ano. A equipe do bloco mantém a tradição da troca de abadás por alimentos. O objetivo é ajudar as famílias carentes do bairro.

Este ano, o bloco Vá Tomá na Cupecê vem trazendo muita música boa com marchinhas para comemorar a retomada, depois de anos sem levar os foliões às ruas. No dia 12 de fevereiro, as ruas do bairro Jardim Prudência serão estremecidas pelo desfile do Bloco Vá Tomá Na Cupecê a partir das 11h na Av. Cupecê altura di número 1200. E você não vai ficar de fora!

Já os desfiles das escolas de Samba grupo especial, acontecem entre os dias 17 e 18 de fevereiro a partir das 23h15. E quem abre os desfiles é a escola de samba Independente Tricolor; em seguida Acadêmicos do Tatuapé; Barroca Zona Sul; Unidos de Vila Maria; Rosas de Ouro; Tom Maior e para finalizar a primeira noite de desfiles com a escola de samba Gaviões da Fiel às 05h45.

No sábado (18), as escolas que entrarão no Sambódromo do Anhembi são: Acadêmicos do Tucuruvi; Mancha Verde; Império de Casa Verde; Mocidade Alegre; Águia de Ouro e finalizando os desfiles de São Paulo a escola Dragões da Real.

São Paulo se prepara para o Carnaval 2023, com organização e inclusão. Nesta segunda-feira (30), o prefeito Ricardo Nunes esteve da Fábrica do Samba, no bairro do Bom Retiro, e visitou os galpões onde estão sendo preparados os desfiles. O convite foi feito pela Liga Independente das Escolas de Samba.

O prefeito destacou a importância do trabalho de todos os envolvidos nos desfiles, que aconte-

cem no Sambódromo do Anhembi. “Estar aqui é mais um gesto de agradecimento e reconhecimento por parte da Prefeitura pelo empenho das 34 Escolas. Isso gera emprego, renda e visibilidade para a cidade”, disse o prefeito. “Temos desenvolvido projetos focados em eventos de todos os tipos, futebol, automobilismo, música, além do Carnaval. pois sabemos o quanto é significativo para São Paulo”, afirmou Ricardo Nunes.

8 | 1º a 14 de fevereiro de 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.