Ano 16• EDIÇÃO 378
3 a 16 DE MaIO DE 2023
distribuição gratuita | fone: 5021-7010



Ano 16• EDIÇÃO 378
3 a 16 DE MaIO DE 2023
distribuição gratuita | fone: 5021-7010
Cidade Ademar é um distrito localizado na zona sul do município de São Paulo. A região se originou como localidade dormitório, com o crescimento populacional decorrente da explosão industrial da década de 1960. Até 1996 Cidade Ademar pertencia à região administrativa de Santo Amaro,. PágInA 6
Intervenção contempla trecho de 450 metros, que terá duas vias para ônibus, duas para carro, além de espaço para faixa azul para motos e também uma ciclovia. A Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva do Programa Mananciais, iniciou no dia 25 de abril, as obras de duplicação da Estrada do Alvarenga. A intervenção tem o objetivo de solucionar o gargalo de trânsito, além de obras de urbanização e de saneamento no Parque Primavera, local próximo de onde a pista será alargada. PágInA 5
Psicopedagoga do CEUB recomenda medidas de prevenção e diálogo aberto para proteger crianças contra assédio Alvo de polêmica, o caso envolvendo o budista Dalai Lama reacendeu a discussão para prevenir e combater o assédio infantil. Essa é uma triste realidade em todo o mundo, sendo papel dos pais, educadores e da sociedade trabalhar para combater o problema. Para entender como identificar sinais de assédio, a psicopedagoga do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Ana Paula Barbosa defende estratégias de proteção dos pais para seus filhos.
Segundo Ana Paula, diversos sinais podem indicar que uma criança está sofrendo assédio, como mudanças de comportamento repentinas, regressão de atos que já não fazia mais (como fazer xixi na cama ou bater), entre outros comportamentos. A especialista considera importante que os pais estejam atentos e aprendam a ouvir os sinais que vêm antes da fala ou grito de socorro da criança. “Muitas vezes, a criança desenha, fala ou até mesmo pede ajuda, mas os adultos demoram a perceber. Se a criança
fala que não gosta de alguém ou não quer mais ir em algum lugar, é importante respeitar e validar essa fala”, aponta. Para prevenir o assédio infantil, a psicopedagoga indica incluir o diálogo sobre educação sexual no contexto educacional e humano, sem tabus. Ana Paula Barbosa destaca a necessidade de ensinar às crianças o que é proteção, consentimento, o que é o seu corpo e o cuidado que se deve ter com ele. Um livro recomendado pela especialista é “Pipo Fifi”, de Caroline Arcari, que aborda de forma lúdica o tema do “toc do sim” e “toc do não”. Segundo a docente do CEUB, as escolas tem um papel importante na prevenção do assédio infantil, utilizando recursos como bonecos, semáforos no corpinho, teatro e outras ações lúdicas para trabalhar o assunto desde a educação infantil. “Para garantir a segurança dos filhos na escola, cabe aos pais cobrarem ações da escola, como mais formação para os professores e direcionamento da coordenação para trabalhar assuntos que não são só conteúdos pedagógicos, mas também de proteção”, reforça.
Barbosa defende ainda avançar no diálogo sobre a educação sexual de qualidade nas escolas para que as crianças possam entender e esclarecer questões relacionadas ao corpo, livre de preconceito e tabus, incluindo o consentimento. “A falta de reflexão sobre a sexualidade humana pode provocar intolerância e violência, enfraquecendo o combate ao preconceito e ao abuso sexual infantil. A educação sexual, por outro lado, pode garantir o futuro e a saúde das nossas crianças”, recomenda.
Denúncias tímidas
De acordo com levantamento divulgado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, três meninos ou meninas são abusados a cada hora no Brasil. Entre as vítimas, 51% têm entre um e cinco anos de idade. O relatório aponta ainda que 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país, mas somente 7,5% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade, podem ser muito maiores.
A prefeitura de São Paulo articulou ações especificas para o acolhimento de moradores de rua na operação denominada “Baixas Temperaturas”, com as 32 Subprefeituras da capital, abordando essa população quando a temperatura ou a sensação térmica atingir 13 º graus ou menos.
No feriado de Tiradentes, em 21 de abril, quando foram registrados recordes de frio para o ano em diversas capitais do país, a Subprefeitura do Jabaquara reforçou as ações de abordagens e atendimento social.
Essas ações são feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e terão duração até final de setembro.
“Temos que ter um olhar mais humanizado para as pes -
DIRETORA
Rosa Maria Gomes de Oliveira
JORNALISTA
Malucy Nogueira (17.862)
José Fernando da S. Jr. (Mtb 0089625/SP)
DIRETOR COMERCIAL
Marcelo Martins (Mtb 25553 SSP-SP)
REPRESENTANTE COMERCIAL
Sérgio Vastano
Editoração Gráfica
José Carlos Rocha da Costa
COLABORADORES
Carlos Eduardo Nascimento
Marina Martins - Eliane Suwa
Áries - É um período para estar atento às finanças, ariano, principalmente os recursos compartilhados. Evite gastos impulsivos ou aplicações mais arriscadas. Temas relacionados ao passado ou medos e traumas podem ressurgir e você tem a possibilidade de lidar com eles de maneira a deixar para trás o que não te serve mais.
Touro - O eclipse lunar acontece no eixo que fala sobre você e seus relacionamentos e parcerias, taurino. Será importante rever acordos e padrões que talvez não estejam sendo produtivos e estabelecer novos limites dentro das relações.
Gêmeos - É um período mais sensível para você, geminiano e é importante não descuidar da saúde tanto física quanto mental. Poderão ser dias em que a rotina e o trabalho exigem mais de você e será necessário encontrar momentos de maior reclusão e solitude para equilibrar.
Câncer - Esses dias pedem um mergulho mais profundo nas suas questões de auto valorização e poder pessoal, canceriano. Não tenha medo de explorar e colocar para fora todo o seu potencial criativo. Você pode encontrar uma atividade nova que desperte a sua curiosidade.
Leão - Questões ligadas ao seu passado e à sua família estarão em destaque por esses dias, leonino, te convidando a olhar com mais profundidade para os seus laços íntimos. É importante ouvir todos os envolvidos e tomar decisões que estejam alinhadas não somente com a sua vontade mas também dos que convivem com você.
Virgem - Você, virginiano, tem a oportunidade de refletir e rever a maneira como transmite as suas ideias e se comunica com o mundo. Apesar de lançamentos e divulgações estarem favorecidos nessa fase é importante cautela para que tudo esteja de acordo com o planejado. Revise tudo antes de enviar ou publicar.
Libra - Esse é um momento importante para refletir sobre os seus valores, libriano. Evite movimentos arriscados com investimentos por esses dias. A autovalorização será um tema focal durante o período e você pode desenvolver questões pessoais a fim de aumentar a auto estima.
Escorpião - O eclipse lunar que acontece no seu signo, escorpiano, abre as portas para que você se livre de toda a bagagem pesada que carrega, em todas as áreas de sua vida. É um momento intenso de revisão e oportunidade de recomeçar, alterar conceitos e fazer inclusive mudanças físicas e de comportamento.
Sagitário - É um período de maior introspecção que vem pedindo para você desacelerar um pouco, sagitariano. É importante se resguardar emocionalmente e não deixar que assuntos alheios te afetem demais, já estará mais vulnerável durante esse período.
Capricórnio - Um período que te pede para revisar as suas amizades, capricorniano, e a sua participação nos grupos que frequenta. Será importante refletir sobre qual o seu papel, no que você agrega na sua comunidade mas também se essa coletividade ainda representa os mesmos interesses que os seus.
soas em situação de rua quando as temperaturas estiverem baixas na cidade, pois é meu dever, como gestor público, acolher pessoas em condição de vulnerabilidade social “, diz o Subprefeito do Jabaquara, Roberto Bonilha.
TIRAGEM: 20.000 Exemplares
IMPRESSÃO: Gráfica Pana
EDITORA JORNALíSTICA JuMA
CNPJ. 67.052.795/0001-52
SEDE PRÓPRIA: Rua Onofre Silveira , 45
Jabaquara - CEP. 04334-100 - São Paulo - SP
Tel.: 5021-7010
DISTRIBuIçÃO GRATuITA:
No Jabaquara foram feitas abordagens de pessoas de rua na Rua Guatapará, Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, Praça Seicho-No-Ie, na Avenida Engenheiro George Corbisier e Rua Sargento Antenor Teixeira, com entrega de cobertores.
Cidade Ademar, Divisa de Diadema, Jardim Miriam, Americanópolis, Cidade Ademar, Intelagos, Jardim Consórcio, Jardim das Oliveiras, Vila Joaniza, Vila Missionária e Jardim Prudência.
Os serviços prestados por assinantes e as matérias assinadas não são de responsabilidade deste veículo de comunicação. Assim como o conteúdo dos anúncios que são de total responsabilidade do anunciante. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo desta publicação sob pena prevista por lei.
Jabaquara, Vila Mariana, Mirandópolis, Praça da Árvore, Bosque da Saúde, Vila Sto. Stéfano, Saúde, Planalto Paulista, São Judas, Jardim Aeroporto, Vila Guarani, Água Funda, Cidade Vargas, Vila Facchini, Jardim Scaff, Vila Mascote, Vila Santa Catarina e Vila Campestre. www.EDITORAJUMA.com.br
Aquário - A vida profissional está em pauta durante esses dias pedindo alguns ajustes de rota em relação aos seus planos e projetos, aquariano. Você pode sentir que a sua família está demandando mais atenção e o objetivo desse período será equilibrar a sua carreira com as suas necessidades no seu lar.
Peixes - Quais são as suas crenças, pisciano? Elas ainda estão de acordo com quem você é hoje? Essas reflexões farão parte desse período, te convidando a pensar sobre as suas filosofias de vida, as suas convicções, o que você toma como certo ou errado. Pode ser que alguns ajustes sejam necessários no caminho, e isso é bom.
É com pesar que noticiamos o falecimento de João Luiz Rocha Monteiro Corrêa, fundador do Bloco Cabeças da Cinco no último dia 13 de abril. João Luiz deixou filhos, netos e muitos amigos. Saudades eternas
Arena Corinthians, Baixo Augusta, Vila Madalena e Triângulo Histórico e Bairro do Ipiranga integram a grade de atrações gratuitas do programa Vai de Roteiro, que passa a contar com 15 percursos.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, proporciona à população a possibilidade de conhecer vários locais da cidade com um guia de turismo credenciado, gratuitamente. Trata-se do programa Vai de Roteiro que, adesde o dia 19 de abril, passou a contar com cinco novos percursos em pontos da cidade que trazem inovação e diversidade de temas: Vila Madalena, Neoquímica Arena - Corinthians, Baixo Augusta, Bairro do Ipiranga e Triângulo Histórico.
A ação teve início em 2022 e, com os novos passeios, passou a contar com 15 roteiros. Os percursos seguem com a duração média de 1h30 a 2h, com pontos de encontro que variam do metrô até algum local do roteiro. As inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla ou até 30 minutos antes, caso haja vagas remanescentes.
“Todas as grandes cidades do mundo proporcionam ao turista formas estruturadas de conhecer os seus principais locais. Até então, São Paulo não tinha essa oferta. Por isso, por meio deste programa, a Prefeitura oferece esta oportunidade com a perspectiva de ampliação de opções até o final do ano”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Este tipo de programa atende desde o público que vem de fora da cidade até os próprios paulistanos interessados em aprender mais sobre a sua cidade”, finalizou.
Os passeios inéditos se somaram aos que já estão em operação: Avenida Paulista, Liberdade, Ibirapuera, Museu da Imigração,
Mercado Municipal Paulistano e Museu do Ipiranga. A grade de programação conta, também, com o Parque da Independência, os polos de ecoturismo da Cantareira e de Parelheiros, além da visita guiada ao Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo.
Todos contam a história de pontos importantes da cidade, além da possibilidade de contato com a natureza, por meio dos polos de ecoturismo. Construções antigas, galerias e ecoturismo
Feiras e galerias de arte, ruas gastronômicas, como a dos Pinhei-
ros, exposições de grafitti, como o Beco do Batman, além de outros pontos turísticos são os destaques da Vila Madalena, um dos bairros mais descolados da Zona Oeste da capital. A Neoquímica Arena - Corinthians, localizada na região Leste, proporciona aos participantes uma
visita pelas instalações do complexo, passando pelos vestiários dos jogadores, sala de imprensa, campo e camarotes, além da contextualização sobre a história do futebol no Brasil.
Prédios famosos como Copan e Edifício Itália, além da passagem por ruas históricas, como a da Consolação integram o tour pelo Baixo Augusta. É o roteiro ideal para os fãs de arquitetura.
O passeio pelo Triângulo Histórico abrange as construções mais antigas, culturais e famosas da região. Como os locais são muito próximos, é possível conhecer mais de 20 pontos turísticos.
Na Zona Sul, o itinerário do Bairro do Ipiranga traz a história de um dos locais mais antigos de São Paulo, passando por outras instituições culturais sediadas nas região como o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Museu Vicente de Azevedo, entre outros.
Confira os dias e horários disponíveis para cada roteiro no site e reserve o ingresso gratuitamente. www.sympla.com.br
As vagas disponibilizadas são em áreas do comércio, serviços e construção civil em cargos como repositor e caixa em supermercados, auxiliar de limpeza, porteiro, entre outros. Os salários variam entre R$ 700 (aprendiz) e R$ 3.000, sendo que a maioria das vagas exige a escolaridade entre o ensino fundamental e médio.
Quem passar pelo Contrata SP, além de ter contato com as empresas e participar dos processos seletivos, poderá consultar os orientadores do programa Elabora da Prefeitura de São Paulo. O intuito é disponibilizar equipes para contribuir com o trabalhador na construção de um currículo adequado para o mercado e auxiliar para se saírem bem nas entrevistas do próprio evento.
Qualificação profissional e geração de renda
No Mês do Trabalho a Prefeitura também promove qualificação profissional aos jovens na área de tecnologia, no segmento de programação de computadores. O Portal Cate recebe inscrições para 500 vagas para o Bolsa Tech, iniciativa que integra o programa Bolsa Trabalho.
Os interessados que atenderem aos critérios irão contar, durante seis meses, com qualificação profissional para se preparar para o mercado de trabalho em uma das áreas que mais empregam na cidade e conta ainda com uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 673,79 reais. O valor está condicionado ao cumprimento de pelo menos 85% de presença no curso.
Os selecionados terão contato com conteúdo presencial e no sistema EAD, sobre programação em HTML, JavaScript, desen -
volvimento web, entre outros. Além da parte técnica, os alunos contarão com mentorias para o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Para se candidatar, os interessados devem ter idade entre 16 e 20 anos, residir na Capital, estar desempregado e não estar recebendo benefícios como o seguro-desemprego. Precisa estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino de nível médio, inclusive profissionalizante e ter a renda familiar “per capta” de até meio salário-mínimo mensal; entre outros. A previsão de início do curso é 15 de maio.
Programa Operação Trabalho
A população em vulnera -
bilidade social irá contar com 5.000 vagas no POT -- Programa Operação Trabalho que oferece capacitação profissional e frentes de trabalho a fim de gerar renda e preparação para o mercado de trabalho. Nos dias 4 e 5 de maio, o público que atende ao perfil dos projetos da iniciativa devem se inscrever pelo link https://docs.google.com/ forms/d/11dXLogZDEVJx5 4URncRJscoZNx51PHhQqK 4LIO9UXJs/viewform?edit_ requested=true#settings
A maioria das ações envolve zeladoria na cidade em praças, parques e equipamentos públicos. Os selecionados irão contar com bolsa auxílio, de acordo com o projeto, que varia entre
R$ 911,35 e R$ 1.367,10, respectivamente com 20 e 30 horas semanais de capacitação e trabalho, de segunda a sexta-feira. Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros. A renda familiar deve ser de até meio salário mínimo por pessoa da família.
Dentro do Programa Operação Trabalho, ainda no mês de maio, a Prefeitura iniciará novas convocações das mulheres inscritas neste ano para o programa Mães Guardiãs. O grupo de mulheres atua na rede escolar municipal na busca ativa, a fim de evitar a eva-
são escolar. Cerca de 2.000 mães e mulheres da comunidade escolar, que já passaram por pré-seleção, serão contatadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para assinatura de termo de compromisso e responsabilidade em unidades do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.
Cate Móvel
A programação do Cate Móvel no mês de maio também estará voltada à celebração do Mês do Trabalho com atendimento em diversos bairros na capital como Jardim Marajoara, na zonal sul. Os interessados em busca de trabalho ainda poderão usufruir das programações em estações do Metrô nas linhas azul, verde e vermelha e a partir de maio, mensalmente até dezembro, na estação José Bonifácio, da CPTM.
Serviço: Contrata SP - Dia do Trabalho - Cate Interlagos: Avenida Interlagos, 6122Qualificação Profissional para jovens - Inscrições: até 8 de maio
Local: Portal Cate - POT -- Programa Operação Trabalho
Inscrições: 4 e 5 de maio
A de Sampa e Cate na zona sul
Local: Colégio Santa Maria
Endereço: Av. Sargento Geraldo Sant’Ana, 901 - Jardim Marajoara
Horário: das 09h às 16h - Dia: 3 de maio (quarta)
Ação de Empregabilidade e Empreendedorismo no Metrô
Local: Estação Ana Rosa
Endereço: Largo Dona Ana Rosa, 435/427 - Vila Mariana
Horário: das 09h às 15h - Dias: 24 e 25 de maio
Intervenção contempla trecho de 450 metros, que terá duas vias para ônibus, duas para carro, além de espaço para faixa azul para motos e também uma ciclovia
A Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva do Programa Mananciais, iniciou no dia 25 de abril, as obras de duplicação da Estrada do Alvarenga. A intervenção tem o objetivo de solucionar o gargalo de trânsito, além de obras de urbanização e de saneamento no Parque Primavera, local próximo de onde a pista será alargada.
Com conclusão prevista para agosto de 2024, a obra contempla 450 metros de extensão, com re-
ferência a partir da Estrada do Alvarenga, altura do número 2.410, até a Rua dos Mandis, em frente ao Parque Sete Campos.
A pista passará a ter 10,5 metros de largura. Além de uma travessia abaixo de um córrego, duas vias para ônibus, duas para carro, além de espaço para implantação de faixa azul para motos e também para uma ciclovia. Com isso, a via passa de quatro para seis faixas.
Em janeiro, o prefeito Ricardo Nunes anunciou que haveria as intervenções no local após afundamento de pista, na altura do número 2.501, sentido Marginal/ Diadema, faixa da direita. A obra para reparar o afundamento foi concluída em 14 dias. A Secretaria de Mananciais executou as obras emergenciais de contenção e reconstituição de rede de drenagem e da faixa a direita no trecho afetado.
No último domingo (30), a intervenção do grafite aconteceu na Rua João Pedro Ribeiro, Vila Clara, com diversas atrações, dentre elas apresentações de MC ‘S e Batalha de Dança de Rua. O objetivo dessas festividades é conscientizar a população sobre a importância do grafite e da diversidade na sociedade. A Visarte na Quebrada é um trabalho realizado em parceria com a Associação Cidade Azul e Adjacências e com a Secretaria Estadual de Cultura (ACAAD).
Como já é de conhecimento público, o grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. E consiste em um movimento organizado nas ar-
tes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social O evento contou com ilustres representantes entre eles o Bboy Luan, campeão mundial de breaking que está na seleção brasileira, cotado para ir representar o Brasil nas olimpíadas.
E também a Bgirl Thaisinha que ficou surpresa com o público presente declarando.
“ Achei o evento incrível, senti que a comunidade gostou muito, vi as crianças e famílias prestigiando. As batalhas foram de peso. Espero que aconteçam outras, isso pra cena Hip Hop é muito importante” finalizou.
Primeiro grande evento de 2023 na instituição Aldeia do Futuro. Ao som do Grupo Virou Mania, grupo de pagode bastante conhecido na região pela turma que gosta de um bom samba de roda, a Aldeia do Futuro faz uma espetaria completa com opções variadas e acompanhamentos que um bom churrasco pede, como um bom pãozinho e vinagrete. Para garantir o desconto, é possível adquirir o voucher antecipado. Em quantidade limitada,
com o custo de R$ 25,00 e dá direito a cinco espetinhos, um pãozinho e vinagrete.
Na data, os presentes ainda terão a portunidade de aproveitar o artigos do bazar já conhecido por quem frequenta os eventos da ONG. O evento será neste sábado dia 6 de maio, com abertura dos portões ao meio-dia e com o pagode começando às 14h. A entrada é franca, mas orienta-se chegar cedo, pois é um evento sujeito à lotação máxima, e o acesso será
temporariamente bloqueado caso seja necessário.
Todos os valores arrecadados serão revertidos aos programas educacionais da Aldeia do Futuro, sendo esta uma ótima opção para aproveitar o sábado e ainda ajudar a instituição a seguir apoiando a comunidade com cursos profissionalizantes gratuitos, como faz há quase 30 anos na região.
Aldeia do Futuro
Rua Jorge Rubens Neiva de Camargo, 228 Americanópolis
Cidade Ademar é um distrito localizado na zona sul do município de São Paulo. A região se originou como localidade dormitório, com o crescimento populacional decorrente da explosão industrial da década de 1960. Até 1996 Cidade Ademar pertencia à região administrativa de Santo Amaro,.
Já a partir de 1997, por iniciativa do então vereador Antônio Goulart, foi criada a Subprefeitura Cidade Ademar situada no Jardim Miriam, que inclui também o distrito Pedreira em sua circunscrição.
Pedreira é um distrito localizado na zona sul do município de São Paulo. Faz divisa com os distritos de Campo Grande, Cidade Dutra, Grajaú e com o município de Diadema.
Grande parte do distrito da Pedreira fica às margens da Represa Billings. Como não poderia deixar de ser, o nome Pedreira vem das imensas pedreiras
que sempre existiram nas imediações – já em 1939, a região era conhecida por este nome.
O letreiro de Cidade Ademar, está localizado na Avenida Vereador João de Luca esquina com a avenida Washington Luís, e o portal de Pedreira na Praça Alexandre Rebouças, na
estrada do Alvarenga. Os dois portais são obras da Subprefeitura Cidade Ademar com incentivo e emenda parlamentar do vereador Rodrigo Goulart , que há muito tempo vinha recebendo demandas dos moradores da região, através da página Foco na Sul.
Os marcos além de desenvolver o sentimento de pertencimento nos moradores, valoriza a região e qualifica os espaços do território.
O coração simboliza o amor que se tem pelo bairro proporcionando maior interação entre os moradores da região e os visitantes.
Mais uma vez chega a data tão esperada por muitos brasileiros e que cresce a cada ano, ainda mais com os avanços na inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Apesar de muitas delas já terem passado por muitos constrangimentos ao conciliar trabalho com a maternidade, esse tabu vem sendo quebrado e as mulheres vêm ocupando espaços, que eram destinados apenas para homens. Por mais que essas mães e ao mesmo tempo profissionais brasileiras tenham conquistado nos últimos tempos, direitos importantes, o instinto materno fala mais alto e uma vez mãe sempre mãe.
Mães não são todas iguais. Não só no aspecto físico, nem todas são assim como exibem os comerciais da tv, mas também nos presentes que gostariam de receber. Algumas, nem querem – ou na forma como desempenham sua missão de geradoras de vidas. Existem as tradicionais, as que exercem atividades profissionais e/ou de voluntariado, as políticas, as duronas, as boazinhas, as que transmitem princípios e valores ou várias dessas características juntas, todas, de alguma forma, conectadas com as novas tecnologias.
Não importa a idade, a ativida-
de, a situação socioeconômica, o abandono ou até a rejeição. Uma vez mãe, sempre mãe, e cabe aos filhos, pelo menos nesse dia especial, levar para a sua mãe o abraço e o beijo de bons filhos. Ou, então, se ela não estiver mais neste plano, dedicar-lhe uma oração ou um momento de reflexão para agradecer tudo de bom que ela fez. Mãe, ela defende que, mesmo quando todos falam o contrário do seu filho. A mãe está para apoiar, cuidar e ensinar o caminho correto que seu filho deve prosseguir e contam com uma rede de apoio familiar, formada por seus companheiros. Outras nem possuem essa rede de apoio e seguem educando seus filhos sozinhas, como é o caso da enfermeira e cuidadora de idosos Leia Guimarães. Aos 16 anos conheceu um rapaz, a qual se apaixonou e quis formar uma família. O tempo passou e três depois deu à luz a sua primeira filha, que atualmente está com 25 anos. Cinco anos depois teve o seu segundo filho. Após o nascimento de seu segundo filho, tentou até operar para que não vinhesse ter mais filhos, mas nem tudo saiu como ela planejou e um ano após o nascimento do Leonardo, veio seu terceiro filho.
“Casalzinho novo, e nosso desejo era de ter uma filha e assim foi feito. Todo relacionamento possui seus altos e baixos e vivemos cinco anos juntos. Éramos um casal feliz, com nossos filhos. Sonhamos e prospectamos juntos, mas quando eu estava grávida de 8 meses do nosso terceiro filho, descobri uma traição, vinda de uma pessoa que se dizia minha amiga, que ficava com meus filhos para que eu fosse nas consultas médicas e me apunhalando pelas costas. Devido a isso, o parto do meu filho antecipou, aconteceu antes do esperado e já saí de casa decidida a acabar tudo, casamento e família” disse a enfermeira.
Ainda de acordo com Léia Guimarães “ desisti do casamento devido a tudo que me ocorreu, mas não desamparei os meus filhos. Tudo isso ocorreu bem no momento em que perdi minha irmã, foram duas perdas muito grandes. Tive começo de depressão, não comia, não dormia direito. Por várias vezes, o pai dos meus filhos quis retomar o casamento, mas eu não aceitei, pois penso dessa forma: quem trai uma vez, vai trair sempre” informou.
Apesar de toda dificuldade que sobreveio sobre a enfermeira Leia Guimarães, onde quase entrou em
depressão, não desistiu e prosseguiu adiante como ela mesmo diz “criei meus três filhos sozinha, com ajuda de Deus, de minha mãe e de meu padrasto que sempre me deram força. Olhei para o lado e disse: não vou entrar nessa depressão, eu vou me levantar, pois tenho três bênçãos em minha vida que dependem de mim. Voltei a estudar e fiz curso de enfermagem e segui minha vida. Hoje sou formada em enfermagem, estou trabalhando e dentro da medida
do possível estou estabilizada financeiramente. Criei meus filhos, tenho uma filha casada, meus dois filhos maravilhosos. Um está servindo no exército e o outro foi chamado para a marinha, apenas aguardando se será chamado ou não” relatou Léia Guimarães.
O Dia das Mães, costuma ser a segunda melhor data do ano para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal. Ou seja, muitos se reúnem neste dia especial para presentear suas geradoras.