3 minute read

Design Therapy

Quais seus benefícios?

O Design Therapy é um conceito que vem atender as novas necessidades dos clientes. Consiste em projetar muito além da estética, aliando o conhecimento técnico do design de interiores com estímulos cerebrais provocados através de cores, materiais, texturas, imagens, objetos, plantas e até cheiros e sons. Proporcionando uma sensação de renovação, equilíbrio e harmonia, que traz um efeito terapêutico para as pessoas e, com isso, tornando-se grandes aliados da nossa saúde e bem-estar. Se perguntar como vou saber sobre o que usar? No questionário de Briefing entre cliente e design, vou sentir como você está e, com isso, fazer o uso do Design Therapy. Através de aromas que estimulam e ajudam a dormir (como as cores quando não escolhida com coerência) podem impactar aos nossos olhos e psicológico, assim como uma boa iluminação, e o aumento de trazer o verde da natureza para nosso ambiente, seja ele quarto, sala, cozinha. Isso tudo influencia no nosso comportamento. Você já chegou em algum lugar e sentiu vontade de ir embora? E ao mesmo tempo foi em outro lugar e teve vontade de ficar? A questão está no que nos impactam para o bem-estar. A neurociência comprova que o nosso sistema límbico recebe estímulos através do nosso olfato com o uso os óleos essenciais. Eles podem ser usados nos ambientes com aromatizadores escolhendo o óleo essencial adequado para a finalidade a que se destina aquele ambiente.Com isso você terá não só um ambiente cheiroso, mas também com um efeito terapêutico que vai lhe trazer mais saúde e bem-estar. O curso Design Therapy entrou em minha vida como um divisor de águas, no momento em que estamos passando por um caos no mundo inteiro com a pandemia do COVID-19 e, com isso, fui buscar me aperfeiçoar para levar ainda mais novidades para meus clientes, algo inédito

Advertisement

ARQUITETURA

e inovador. Fazer o design de interiores de uma forma diferente, com uma abordagem mais completa, é um diferencial no meu trabalho que vem pra somar e agregar valor e benefícios. Uma dos diferenciais é se preocupar com o bem,estar das pessoas que vão ali conviver, de modo a transformar o ambiente num local onde você saia renovado. A intenção é que a pessoa entre no ambiente projetado por mim e já sinta a transformação, já saia com outra energia. Meu desejo é cuidar do indivíduo através das técnicas usadas já nas grandes metrópoles como Milão, Londres e Nova Iorque. Projetos estes, que na minha opinião vieram para ficar. Meu olhar com este curso de Design Therapy vai muito além da estética. Minha preocupação não é apenas deixar o ambiente bonito, mas em proporcionar um bem estar real, físico e mental através de estímulos da física quântica e neurociência e biofilia. O conceito que define biofilia é a “atração inata do ser humano pela natureza”. Muitos não sabem, mas o ambiente em que vivemos impacta diretamente na nossa vida. Há várias formas de proporcionar saúde e bem-estar nos ambientes, fazendo com que eles tenham um efeito terapêutico nas pessoas que vão ali frequentar. É fundamental ter sua casa como um local de refúgio onde você consegue recarregar as baterias, e no seu local de trabalho que você tenha toda energia necessária para produzir e prosperar. Com um espaço desenvolvido pensando nesses detalhes é possível trabalhar a mente, corpo e espírito com eficácia e ter resultados positivos em sua vida. Este é meu propósito como Designer de Interiores, levar o Design Therapy não somente para sua residência como também para clínicas e hospitais, para sua saúde física, visual e emocional.

MARLÚCIA LANDIM, formada em Designer de Interiores pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) pós graduada em Lighting Design pela Universidade de Uberlândia (IPOG) e Design Therapy por Adriana Leal, Rio de Janeiro 2020.

This article is from: