PORTIFÓLIO | ARQUITETURA
![]()
FORMAÇÃO
2017 - 2019
2008 - 2019
2021 -
Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Formação em ingles Jack and Jill (Ribeirão Preto)
UPM Mackenzie, Graduando em Arquitetura e Urbanismo (6° semestre )
Certficado Cambrige
Curso de Sketchup Aplicado à Construção CivilSIMPLIFICARQ CURSOS
Curso de Autocad Aplicado à Construção CivilSIMPLIFICARQ CURSOS
Estágiario XD4 (áerea post processing)
Monitoria da XIX SVM (Semana Viver Metrópole - Mackenzie)
Trabalho Urbanismo selecionado para apresentação no bairro Piratininga, SP
Curso Pós-produção arquitetônica com SketchUp e Photoshop - Gabriel Nanfuñay
Curso Archicad - Labideias (incompleto)
Chapa do Diretório Academico da Faculdade de Arquitetura Mackenzie (DAFAM)
Os próximos 3 projetos têm a intenção Entendi por meio deles a minha ambição de criar espações os usuarios de forma que a arquitetura e sentimentos gerados fossem criados
de serem espaços de conexões. espações silenciosos que cedessem o protagonismo para criados a partir da particularidade de cada individuo.
Ano : 2023
Lugar: Indefinido
Projeto V - “Quadra Cubo”
A ideia do projeto é partir de um módulo de apartamento 6 x 6 m² que fosse múltiplicado até formar uma quadra que serveria de módulo para a criação de 9 quadras.
O projeto parte do princípio de possibilitar as diferentes conexões que os usuários pudessem buscar ao utilizarem a obra. Os espaços buscam ser silenciosos e belos para que cada indivíduo possa significa-lo a partir da sua própria subjetividade.
Os módulos foram distribuídos com a intenção de criar diferentes tipografias para diferentes interesses, sempre com a preocupação de evitar que os 170 módulos repetidos assemelhassem os apartamentos à maquinas de morar, casas não individuais. Os conjuntos maiores de apartamentos apresentam vazios de convicencia entre os vizinhos mais proximos. De tal forma a funciona também a quadra e a repetição modular dela.
Placa OSB
Montante metálico 7cm
Montante metálico 7cm
Placa cimenticia
Placa de gesso
Guarda Corpo metálico
Guarda Corpo metálico
Chapa metálica perfura (estrutura móvel camarão)
Camada de proteção mecânica
Camada impermeabilização
Camada isolamento térmico
Camada plástica
Placa CLT 7mm 3x3
Revestimento piso vinílico
Contrapiso em argamassa
Tela acústica
Conector metálico viga principal e pilar
Detalhamento conecções metálicas
Conector metálico viga secundária e viga principal
Conector metálico estrutura escada/ viga principal
Perspectiva explodida do módulo
Detalhamento painéis miniwave Hunter Douglas
Revestimento gesso
Placa cimenticia
Montante metálico
Placa cimenticia
Fixadores
Paineis miniwave (Hunter Douglas
Ano : 2023
Lugar: Jardim Piratininga
Projeto V - “Projeto Recinto”
A forma básica consiste em longos planos retos que compõe corredores que cruzam o terreno no sentido Norte Sul e Leste Oeste. Esses corredores levam a espaços que traduzem uma intenção de criar ambientes silenciosos e contemplativo, onde penso que a mente e as emoções podem tornar-se protagonistas na leitura da obra. O piso feito de cascalho induz o caminhar com a velocidade reduzida e ao mesmo tempo possibilita um aspecto sonoro agradável ao projeto. A materialidade de tijolo traz um contraste com o piso e a natureza ao redor, destaca o projeto de seu entorno e da um aspecto acolhedor ao espaço. No recinto, um ponto de destaque é a parede de 7 metros. Esse plano gera interesse e instiga o olhar ao destoar da horizontalidade dos planos. Ele, para mim, seria algo como uma surpresa
As paredes, planos e curvas todos foram pensados para guiar os usuários desse recinto a um objetivo principal e é para usuário interessados nele que meu projeto foi direcionado. Conexões. Talvez, para pessoas que não se interessem por esse objetivo principal, esse recinto não passe de longos corredores com entradas e saídas, talvez um lugar de passagem onde os pés apressados avançariam sem possibilitar a mente do usuário de explorar esse exercício de conexão. Acredito que esse espaço ceda o protagonismo e o entendimento para cada indivíduo, um lugar onde cada um pode encontrar as conexões que buscam alcançar.
O que me inspirou na idealização desse espaço foram mais que as obras do escritório chines Wutopia Lab, mas também a filosofia por trás. O escritório incorpora elementos da cultura chinesa para a criação de um desing único que lança mão de elementos naturais e fantasiosos na criação de espaços com panos leves, coloridos, mas muitas vezes para mim, invocam a reflexão e a tranquilidade. Cada projeto justifica o nome Utopia quando eles se destacam do exterior urbanamente conturbado e inserem o sujeito em um ambiente suave, mas ao mesmo tempo instigante. Essa é a arquitetura que esse projeto almeja alcançar.
Espaço de permanência ou passagem, de brincadeiras ou de reflexões, um lugar para se visitar sozinho ou com amigos. A palavra recinto é po-
lissêmica e seu uso nesse projeto também acompanha essa pluralidade. O sujeito é protagonista em determinar como ocupar esse espaço.
Ano : 2023
Lugar: Indefinido
Projeto V - Percurso
O projeto busca explorar as características plásticas e estruturais da madeira. Os dois corpos principais que se estendem pelo terreno delimitam e criam espaços de circulação e estadia para os usuários desse percurso. Os planos elevados pelos pilares de madeira parecem flutuar pelo declive e criam espaços de acolhimento e estadia conforme interagem com o as diferentes alturas e sinuosidades do terreno. A planta busca ocupar o terreno de forma simples, explorando os usos possíveis para os vazios e como se apropriar deles.
Tanto plasticamente como conceitualmente, o projeto se inspira na arquitetura japonesa. O encaixe usado por Kengo Kuma na construção do GC Prostho ocupa os decks delimitando o espaço com um “véu sólido” que instiga tanto o olhar, como a caminhada.
Porta pilar metalico em “T” com furos (F70 rothoblaas) e parafusos SKR (rothoblaas)
Estrutura utilizada na base das paredes estruturais de amarração e em pilares retangulares
Detalhe de estrutura adaptada de conector para sapata de concreto rothoblaas.
Utilizado nos pilares em V de inclinação 45°
Detalhe conexao de pilar retangular com viga de alma cheia atravez de sapatas metalicas com asas internas (rothoblaas).
Utlizado em pilares retangulares do projeto
1. Detalhe estrutura adaptada para conexão do pilar em v com a viga de alma cheia
2. Detalhe co nexão da viga vagão e viga alma cheia atravez do encaixe, parafuso e cola xepox
Detalhe chapa de ancoragem uni para barrotes (rothoblaas)
Utlizados nos barrotes do projeto
amarração do pirado no
Fotografia isométrica maquete fisica
Detalhes
Ano : 2022
Lugar: Jardim Piratininga
Projeto IV - “Projeto CEU”
O bairro carente de equipamentos, de lazer, de espaços de convivencia e com um forte senso de comunidade do Jardim do Piratiniga é a localidade do projeto CEU. O projeto foi pensado partindo dessas caracteristicas, para que pudesse ser mais que um equipamento publico, mas tambem um espaço de convivencia e integração. As esquinas do projeto são livres com o intuito de dar espaço e respiro para os moradores do bairro que habitam moradias estranguladas em terrenos irregulares. Esses espaços foram idealizados como possiveis pontos de encontro e eventos, como um espaço que servisse a comunidade. A disposição dos blocos foi consequencia da busca pela permeabilidade do projeto. Desde sua concepcao teve-se a intenção de convidar a comunidade a ocupar esse equipamento. o espaçamento entre os blocos e as visuais criadas por ele insentiva o
Render psicina coberta e passarela
Explodiada esquina + teto verde
Render Sala de Aula
Imagens Maquete física
Imagens Maquete física