Revista Technology

Page 1

Segurança e armazenamento de dados apps fitness para treinar em casa Conheça agora alguns do melhores apps fitness, disponíves para IOS e Android, para treinar em sua casa.

Entenda o metaverso com cinema Disponíveis nos principais canais de streaming, estes conteúdos ajudam a se familiarizar com o metaverso.

Melhores compras Compare eletrônicos para que você tenha uma compra e experiência de sucesso com a melhor opção.

TECHNOLOGY Revista 1°
R$ 15,50Edição 2022
Intel® Optane™ Memory — Memória responsiva, desempenho acelerado

Diferente da memória tradicional

O que é Intel® Optane™ memory? Desde a inicialização do sistema até o lançamento da aplicação, o Intel® Optane™ Memory é a tecnologia inteligente que personaliza e acelera sua experiência de computação nos PCs com processador Intel® Core™. Ele aprende quais documentos, imagens, vídeos e aplicações você mais usa e os disponibiliza para acesso rápido. Além disso, ele se lembra deles mesmo depois que você desliga o PC. Para saber mais acesse o link abaixo ou scanei o QR code: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/ details/memory-storage/optane-memory.html#tab-blade-1-2

que tanto

Muitos acreditam que a tecnologia pode ser malefica à nossa saúde, mas até que ponto? Podemos usa - lá para o nosso próprio bem, portan to trouxemos dicas de apps para quem procura uma vida fitness com praticidade e os maravilhosos benefícios da tecnlogia nos hospitais e clínicas. Além de abordamos os temas de metaverso e criptomoedas para os curiosos desses mundos. Para complementar, a cereja do bolo: com parações de eletrônicos para você ter uma ótima experiência de compra.

4 Expediente Editorial Revista TECHNOLOGY 11 99999-9999 Edição: 1a Edição, Outubro de 2022 Planejamento, Projeto Gráfico, Direção de Arte e Diagramação: Eduarda Daniel Auxiliadores: Ana Paula Pires Cruz Claudio Murena Evandro Capelasso Kacili Zuchinali Renan Vieira Andrade Augusto Calefo Projeto realizado como parte do curso de Qualificação Técnica em Comuni cação Visual - Instituição Senac Lapa Scipião, São Paulo - SP A revista TECHNOLOGY visa trazer matérias com informações recentes e relevantes para o público. Por este motivo, nesta edição abordamos os temas da tecnologia na saúde, novidades no metaverso, acom panhamento das criptmoedas e curiosidades sobre os instrumentos tecnologicos
somos dependentes.
5 Aximagnatius, quiatur re iu ________ 1 Sumário apps fitness para treinar em casa 7 principais AVANÇOS NA ÁREA DA SAÚDE 9 Segurança e armazenamento de dados 12 8 melhores serviços de armazenamento na nuvem 14 entenda o metaverso com o cinema 16 Acompanhamento criptomoedas 18 melhores compras 22

Tecnologia na SaudE

apps fitness para treinar em casa

Estando em casa com apenas seu smartphone, é possível treinar com auxílio de ferramentas virtuais. Conheça agora alguns do melhores apps fitness, disponíves para IOS e Android, para treinar no conforto da sua casa.

Ativo

Aevolução dos celulares transformou os aparelhos em aliados de diversas atividades do dia a dia – inclusi ve a prática de exercícios. Quem tem disciplina, consegue treinar em praticamente qualquer lugar, seguindo recomendações de apli cativos. Por isso, selecionamos, os melhores apps fitness disponíveis na App Store e no Google Play para dar aquela forcinha para quem quer treinar e ainda não sabe como começar.

Muitos deles têm versões pagas com funcionalidades extras e bene fícios, mas suas versões gratuitas sa tisfazem a grande maioria dos usu ários. Praticar uma atividade física regularmente aumenta a resistência cardiorrespiratória e a felicidade, diminui os riscos de desenvolver do enças do coração e depressão, além de muitos outros benefícios que o es porte traz para a vida.

Melhores apps fitness PARA ANDROID E IOS

– Nike Training Club

São mais de 160 treinos disponíveis (grátis) e você pode escolher entre exercícios de força ou de resistência e mobilidade – tem até yoga. São

treinos de 15 a 45 minutos, separa dos por níveis: iniciante, intermediá rio e avançado.

Você pode tanto fazer na sala, sem peso nenhum, ou na academia, utili zando os equipamentos. O mais le gal deste app é a existência de con teúdo criado por grandes estrelas do esporte patrocinadas pela Nike, como Michael Jordan, Cristiano Ro naldo e Serena Williams.

Compatível para sincronização com o Google Fit e Apple Saúde.

Freeletics Bodyweight

O Freeletics Bodyweyght oferece mais de 1.000 variações de treino com o peso do próprio corpo, muitas focadas em treinos de alta intensi dade – não à toa, o aplicativo é um dos mais populares do mundo. Ele tem uma seção premium (paga), em que é possível criar planos persona lizados de exercícios e consultar um guia de nutrição.

Há também o Freeletics Running,→

7TECHNOLOGY

mas a versão para corrida não apresenta a mesma variedade de opções do ‘irmão’. Neste, o foco é ganho de condicionamento físico e perda de peso.

– Runtastic

Mais do que um app, este é o nome de uma série de programas. O Runtastic nasceu como um moni torador de corrida, e é daí que vem grande parte de sua fama, mas já há apps da família dedicados a outros exercícios específicos, como flexões, abdominais e agacha mentos. Também tem integração com o Google Fit e o MyFitnessPal.

– Endomondo

Para quem quer interagir com amigos, esse é um dos melhores apps fitness. Dá para gravar víde os para seus amigos (e vice-versa) e a maior parte do aplicativo é grá tis. Na versão paga, você ganha alguns benefícios, como a criação de um plano de treinamento pesso al, análise da frequência cardíaca e a ausência de anúncios.

FitNotes

Um dos melhores apps fitness para quem já tem uma rotina de treino planejada e só precisa se organizar. O FitNotes é um aplica tivo gratuito (e sem publicidade) que inclui um banco de dados de exercícios para ajudar você a ca tegorizar seus treinos de maneira adequada, e montar um registro de treino para acompanhar o que está fazendo e criar rotinas de exercícios personalizadas.

Google Fit

Tem recursos adicionados fre quentemente – o que o melhorou

bastante recentemente. A melhor característica é sua completa e to tal integração com o Wear OS, o que faz dele uma opção imperdível para quem usa um smartwatch. To talmente gratuito, exibe ao usuário estatísticas para análise e metas a serem conquistadas. A linguagem com que essas informações são exibidas também facilita a vida de quem ainda é iniciante

– Home Workout

É um dos aplicativos de treino mais simples no Android e no iOS. Alguns dos recursos incluem exer cícios de aquecimento, um gráfico para rastrear o progresso, guias de vídeo e animação e recursos sociais. O desenvolvedor, Leap Fitness Group, também tem outros

aplicativos específicos de exercí cios, como um voltado somente para os braços e outro para o ab dômen. ■ quem tem disciplina, consegue treinar em praticamente qualquer lugar, seguindo recomendações de aplicativos.

8
apps fitness para treinar em casa
tecnologia na saúde TECHNOLOGY

Avanços

principais AVANÇOS NA ÁREA DA SAÚDE

Em uma atividade como a medicina, a automatização dos processos é fundamental para a extração correta das informações e indi cação do melhor tratamento ou forma de prevenção. As inovações da medicina do futuro incluem desde processos digitais ao uso da robótica em cirurgias e já chegaram a um exoesqueleto que pode ajudar pessoas com dificuldades para andar.

Rafael Figueroa

Oprogresso que a ciência médica tem apresenta do nos últimos anos está diretamente ligado aos avanços tecnológicos na saúde. As aplica ções da Inteligência Artificial (IA), da Internet das Coisas (IoT) e do Big Data no setor são inúmeras. Do prontuário eletrônico ao diagnósti co, os computadores “inteligentes” ajudam a dar respostas rápidas e com uma maior precisão que há poucos anos.

A Inteligência Artificial (IA) é uma parte fundamental na evolução do setor. Com as tecnologias de Machine Learning e os dispositivos conectados, os profissionais da saúde contam com mais um supor te para fornecer diagnósticos mais precisos e rápidos, mesmo em lo calidades remotas.

Em exames transmitidos via tele medicina, por exemplo, é possível enviar e receber as imagens dire tamente dos aparelhos, tudo de forma online. Já com o aprendiza do de máquinas, é possível fazer a triagem e colocar as urgências em primeiro lugar da fila de análise.

Já há alguns anos, o prontuário eletrônico também tem ajudado profissionais da saúde e pacientes

a compartilhar e gerenciar as in formações em tempo real. Tecnolo gias para o monitoramento remoto também são realidade em muitos hospitais, diminuindo distâncias e auxiliando médicos e pacientes no tratamento.

Telemedicina

A telemedicina é um dos grandes avanços tecnológicos na saúde. Trata-se de um processo de troca de informações digitais para en curtar distâncias – do atendimen to ao diagnóstico. Um dos pontos fortes de sua utilização é o forneci mento de laudos online.

Por meio da telemedicina, exames como Eletrocardiograma (ECG), Espirometria, Eletroencefalogra ma, Acuidade Visual, Mamografia e Raios-X, por exemplo, podem ser feitos por hospitais de qualquer re gião e enviados em tempo real, via internet, para equipes de especia listas, disponíveis para laudar em tempo integral. É possível entregar laudos no mesmo dia ou, em caso de urgência, minutos após a emis são do exame.

O uso da Inteligência Artificial na telemedicina é capaz de facilitar a

triagem dos exames e a precisão dos laudos: ao avaliar sua base de dados, o computador consegue sinalizar anomalias nas imagens e empoderam o médico na realização de diagnósticos cada vez mais precisos.

Com a telemedicina, há redução de custos e melhor aproveitamento das equipes médicas internas. Os médi cos que antes estavam restritos a ati vidade de laudar exames, já podem ser realocados para o atendimento de pacientes. São ganhos de qua lidade na assistência, com mais →

9 principais
na área da saúde tecnologia na saúde TECHNOLOGY

na saúde

principais Avanços na área da saúde

médicos disponíveis e exames sendo entregues de forma rápida e eficiente.

– Prontuário eletrônico

Esta é uma tecnologia que já vem sendo aplicada no setor de saúde em todo o mundo. O prontuário ele trônico armazena digitalmente e reúne em um único local todas as informações necessárias sobre o pa ciente. Entre elas, o histórico clínico, os medicamentos utilizados e procedimentos realizados.

Assim, a cada consulta, as informações sobre a saú de do paciente estarão sempre à disposição dos profis sionais de saúde. Em alguns casos, os dados também ficam acessíveis para o próprio paciente, para que ele se conscientize e se empodere em relação ao cuidado com a sua própria saúde. Para facilitar a organização destes dados e integrá-los a gestão do hospital, existem softwa res de prontuário eletrônico que fornecem dados como o número de consultas realizadas, agenda de pacientes, custos dos procedimentos ambulatoriais, entre outros.

Nos Estados Unidos, por exemplo, dados da Coor denação Nacional de Tecnologia na Saúde mostram que, em 2014, 83% dos médicos nos Estados Unidos já usavam algum tipo de prontuário eletrônico. As in formações também mostram que 8 entre cada 10 pro fissionais, utiliza o sistema para a prescrição de me dicamentos, bem como anotações sobre a consulta, indicação de alergias, sensibilidades dos pacientes e visualização de exames laboratoriais.

– IoT e monitoramento remoto

O surgimento da Internet das Coisas (IoT, do inglês In ternet of Things) possibilitou uma série de avanços tec nológicos na saúde. Por meio de dispositivos conectados remotamente é possível reunir automaticamente uma sé rie de informações sobre o estado do paciente, que aju dam no trabalho de diagnóstico e posterior tratamento ou prevenção.

Com a ajuda da IoT é possível medir indicadores como a pressão arterial, batimentos cardíacos e temperatura corporal à distância. Esses dados são enviados para aplicativos e analisados pelos profissionais da saúde. Com isso, é possível evitar uma série de complicações decorrentes da falta de atendimento, tomando as me didas necessárias o mais rapidamente possível e dimi nuindo consideravelmente os índices de hospitalização desnecessárias.

É possível utilizar um simples app, por exemplo, em que um paciente diabético envia informações como peso, ní vel de atividade, frequência cardíaca e nível de glicose

no sangue, entre outros. Também há os chamados we arables, que são dispositivos usados como peças de vestuário, conectados à internet, que transmitem em tem po real atualizações sobre o estado saúde do paciente. Hoje existem pulseiras, colares ou relógios que enviam automaticamente um sinal para a equipe de saúde caso algum indicador fuja dos parâmetros de controle. Um relatório da consultoria Tractica mostra que o uso de wearables de saúde vai passar de 2,5 milhões para 97,6 milhões de unidades por ano até 2021.

Como vimos, a tecnologia chegou para ficar e a tendên cia para os próximos anos é que seu uso se torne cada vez mais comum no universo da saúde. As instituições que não se adaptarem a essa nova realidade devem perder espaço para os concorrentes mais inovadores. ■

10
tecnologia
TECHNOLOGY

Segurança e armazenamento de dados

Entenda o que é armazenamento de dados e por quê armazena - los em em lugares apropriados é importante, além de conhecer outras ferramentas para guardar e proteger seus dados.

Com o grande avanço tecnológico, o arma zenamento de dados surgiu como uma possibilidade de guardar informações para alguma consulta ou uso em outro momento.

O armazenamento de dados, pode ser feito através de recursos variados, desde banco de dados, CDs até mesmo HDs e serviços na nuvem.

– O que é armazenamento de dados?

Armazenamento de dados, de forma geral, é a guar dar informações.

Normalmente este termo se refere ao uso de algum tipo de mídia de gravação, como os CDs.

Mas, de toda forma, para realizar essa retenção de dados é utilizada algum tipo de tecnologia desenvol vida, a fim de armazená-los.

Onde o armazenamento de dados pode ser feito?

Atualmente existem diferentes procedimentos para armazenamento de dados, mas a intenção é sempre a mesma: guardar os dados em algum lugar. Para isso existem algumas opções que podem ser escolhidas pelo titular dos dados de acordo com a sua intenção: servidor para armazenamento de dados; – sistema de armazenamento de dados;

– unidade de armazenamento de dados; armazenamento secundário de dados.

– Como funciona o armazenamento de dados pessoais? as empresas que fazem o armazenamento de infor

mações pessoais devem estar preparadas para clas sificar, proteger e até mesmo rastrear os dados pes soais que identificam os titulares. Isso deve ser feito conforme eles são passados para os ambientes onde serão guardados. Além disso, os titulares podem solicitar cópias dos dados pessoais que a empresa possui, ou até mesmo entrar com pedido de exclusão deles.

O banco de dados pode ajudar no armazenamento?

Quando o assunto é a armazenagem de dados, o que mais se houve falar é do banco de dados. Através desta plataforma é possível realizar uma série de pro cedimentos com os dados.

Por isso, este sistema é uma recomendação para empresas que trabalham com dados de clientes pela praticidade que ele oferece, além de proporcionar uma boa segurança aos dados armazenados.

Por que o armazenamento deve ser feito da maneira correta?

O intuito é de garantir a eficácia na proteção destas informações, evitando eventuais ataques cibernéticos e roubos de dados. Sabemos que é uma tendência cada vez maior que as pessoas façam o armazena mento de dados na nuvem, mas a dúvida que fica é justamente se guardar arquivos na nuvem é seguro.

Através deste recurso, o internauta pode guardar todos os dados que ele quiser em um servidor online, podendo acessá-los a qualquer momento, em qualquer lugar, des de que possua acesso à Internet. Nele, é possível arma zenar, editar, compartilhar e apagar arquivos.

É necessário entender, no entanto, que existe diferença entre armazenamento na nuvem e backup.

Armazenamento na nuvem é colocar todos os arqui

12
TECHNOLOGY

vos no servidor online para acessar e editar de qual quer lugar.

Já no backup os documentos são apenas enviados para o servidor, a fim de ficarem ali como garantia de que não serão perdidos caso ocorra algum problema

com o seu dispositivo principal.

Uma vantagem que este tipo de armazenamento possui é não ter necessidade de possuir algum com putador ou HD, por exemplo. Outras vantagens são:

outras vantagens são:

- Reduzir custos

- Uso de menos dispositivos, correndo menos risco de perder o local onde algo está salvo

- Maior dinamismo e mobilidade

- Deixa os arquivos com menor sujeição À riscos, aumentando a segurança da informação

- Não precisa de instalação, pois o armazenamento de dados é feito dentro da Internet, precisando somente de um navegador o web.

13
TECHNOLOGY

8 melhores serviços de armazenamento na nuvem

com muito espaço, SSDs de

Cada vez mais entramos na onda do armazenamen to em nuvem. Deve existir pelo menos uns 20 serviços bons que fazem essa ponte entre o ar mazenamento no seu aparelho e a nuvem. Só que nem todos têm os mesmos recursos. Pensando nisso, resolvemos comparar alguns dos serviços que julgamos serem os melhores e mais populares. Vamos ver as vantagens e desvantagens de cada um para tentar descobrir qual tem mais a oferecer a você .

ADrive

O ADrive é pouco conhecido, mas chegou a ganhar destaque nos úl timos anos quando ofereceu alto espaço de armazenamento sem custo. Entretanto, agora ele só per mite planos por assinatura.

Com o Adrive, dá para transfe rir arquivos via FTP, usar um app desktop e o recurso de colabora ção online, além de recuperação de versões antigas de arquivos guardados via histórico. Não se assuste pela ausência de gratui dade: a quantidade de opções dos planos pagos também são interes santes.

– Amazon Cloud Drive

A Amazon ainda é relativamente nova no ramo de backup online, mas a empresa tem um serviço de qualidade. A grande vantagem é que o plano inicial já permite ar mazenamento ilimitado para fo tos (e 5 GB para outros arquivos). Aliás, o pagamento anual do que classificamos como Intermediário já é bem atrativo para quem precisa de espaço.

– Box

O Box é um dos serviços mais confiáveis do mundo, sendo uma opção bem equilibrada em termos de espaço e segurança. A desvan tagem é a incompatibilidade com o sistema Linux, além de ter os menus apenas em inglês (o único gratuito com esse defeito). Na ver são gratuita, você pode guardar arquivos individuais de no máximo 250 MB, mas possui 10 GB para isso.

O plano pago mais em conta tem 100GB de espaço disponível sem opção para pagamento anual.

era

– Dropbox

Um dos mais famosos serviços de armazenamento em nuvem é também um dos mais robustos. O Dropbox tem pouco espaço para armazenamento no plano gratuito, mas o usuário pode ampliar essa capacidade. A ideia da companhia é incentivar as pessoas a compar tilhar o serviço (a cada convite en viado, você ganha mais espaço, por exemplo).

O Dropbox é compatível com mui tos sistemas e facilita o trabalho em equipe. As únicas desvanta gens são a falta de ferramentas para edição direta dos documen tos (apesar de o programa sincro nizar quaisquer arquivos editados) e a impossibilidade de usar um app oficial no Windows Phone. Os preços dos planos pagos não são absurdos, mas há concorrentes melhores sentido.

– Google Drive

O produto da Google vem insta lado em quase todos os Androids e Chromebooks, sendo uma op ção fácil para quem já usa outros serviços da companhia. O Google Drive tem um espaço de armaze

Dos disquetes para os CDs, DVDs, pendrives e para os HDs externos. Depois chegaram HDs
alta velocidade e dispositivos para transportar arquivos gigantes. Agora estamos na
do armazenamento na nuvem.
Fabio Jordao
TECHNOLOGY

namento considerável, sincroniza fotos automaticamente, tem fun ções rápidas para compartilhar arquivos e uma ferramenta para edição de documentos (textos, pla nilhas e apresentações) bem com pleta e intuitiva.

Quem fica na desvantagem são os usuários do Windows Phone e Linux, mas os demais sistemas são atendidos. O sistema de seguran ça da Google é muito bom e o cus to-benefício dos planos pagos são bem consideráveis, sendo o servi ço mais recomendado para quem precisa de 100 MB, 1 TB ou mais de armazenamento na nuvem.

– iCloud

O serviço da Apple é exclusivo para os usuários (pois é, não é possível usá-lo sem linkar a conta com um dispositivo com o iOS ou o Mac OS X) — via web, pelo PC, dá apenas para visualizar o que está armazenado na nuvem. Todavia, os adeptos do iPhone e do iPad po dem se beneficiar completamente das tantas facilidades do iCloud.

O produto da Apple salva quase todas as suas informações na nu vem. Sejam os contatos, a agen da, o calendário, as fotografias ou quaisquer outros documentos, tudo está devidamente seguro nos servidores. O problema é que to das essas informações consomem um bocado de espaço e você aca ba tendo que pagar por mais se quiser guardar muitos arquivos.

– OneDrive

O Microsoft OneDrive é um dos produtos mais completos e com pensadores para quem busca uma solução gratuita. Você consegue uma boa quantidade gratuita de GBs. Ele ainda vem no Windows 10 com uma pasta própria para que você salve documentos muito mais facilmente.

A segurança do OneDrive é refor çada, sendo que a única desvanta gem é a incompatibilidade com o

sistema Linux. Os preços dos pla nos pagos não são os melhores, mas é uma opção a ser considera da por quem também se interessa pela assinatura do pacote Office 365.

– SpiderOak

Para finalizar, Spideroak não é tão conhecido, mas se destacou pelo alto nível de segurança e privacidade. Com o sistema “zero knowledge” (conhecimento zero), a SpiderOak garante que nenhum dos seus arquivos seja acessado de forma alguma por terceiros.

Ele eliminou o plano gratuito e estabeleceu poucas e não mui to vantajosas opções de planos pagos, então escolha ele apenas em caso de realmente priorizar a privacidade dos seus dados. Além disso, este serviço é incompatível com Windows Phone.

– Qual devo escolher?

Escolher não é fácil, já que cada opção conta com uma especialida de. Entre os gratuitos, as opções são várias e de qualidade, com OneDrive, Google Drive e Dropbox apresentando ótimas qualidades e poucos defeitos para o grande pú blico. Ressaltamos ainda que al guns são voltados a determinados tipos de usuários (como o iCloud, que traz ótimos benefícios para os usuários da plataforma da Apple).

De 2014 para cá, vários serviços cheios de vantagem, ótima interfa ce e segurança garantida desabili taram planos gratuitos e passaram a oferecer apenas assinaturas pa gas. É o caso do Adrive, do Ama zon Cloud Drive e do SpikerOak One. Essa é uma forma inteligen te de não competir com Dropbox, Google Drive e OneDrive: o merca do é outro, para quem exige mais espaço de armazenamento e quer uma plataforma especializada e totalmente dedicada a isso.

O Dropbox é possivelmente o serviço gratuito mais equilibrado.

Considerando todas as ações sim ples que você pode realizar para aumentar seu espaço (e ainda ob ter mais GBs ao convidar amigos a se cadastrarem no serviço), a compatibilidade com quase todos os tipos de sistemas operacionais móveis e desktop e o recurso de sincronização de fotografias em smartphones, este pode ser o servi ço mais indicado para quem quer praticidade.

Tirando a incompatibilidade com o Linux, o Onedrive da Microsoft é ideal para quase todo mundo — sendo compatível até mesmo com o Xbox. A principal vantagem, é a integração com o Office para quem tem o pacote para Windows ou utiliza a versão Web dos edito res de conteúdo. Isso facilita muito a vida de quem trabalha com edi ção de documentos.

O Google Drive é um dos mais utili zados, sendo que ele já vem instala do nos Androids e nos Chromebooks. Ele também serve para edição de documentos online e upload auto mático de fotos capturadas nos ce lulares — a compatibilidade direta com os apps da empresa, como o Gmail, é bem-vinda para quem usa bastante os serviços. O problema é a incompatibilidade com Linux e WP. Vale lembrar que o serviço da Goo gle é o mais compensador quando colocamos o dinheiro em jogo.

■ TECHNOLOGY

Novidades no metaverso

entenda o metaverso com o cinema

Disponíveis nos principais canais de streaming, estes conteúdos de ficção retratam tecnologias cada vez mais próximas da realidade – e ajudam a se familiarizar com o metaverso de maneira lúdica.

Amenos que você esteja vivendo em um mundo paralelo, provavelmente já ouviu falar do me taverso. Afinal, desde que o Facebook deci diu mudar seu nome para Meta, há cerca de um ano, o termo tem movimentado bilhões de dólares e apare cido com cada vez mais frequência em manchetes e discussões sobre o futuro do trabalho.

Para o escritor e ex-executivo da Amazon Studios, Matthew Ball, o metaverso pode ser definido como “a porta de entrada para a maior parte das experi ências digitais, a chave para todas as experiências físicas, e a próxima grande plataforma de trabalho”. Considerado uma das principais vozes sobre o as sunto, Ball também é o autor do livro The Metaverse: And How It Will Revolutionize Everything (O Metaver-

so: e como ele vai revolucionar tudo). Outros gigantes da tecnologia, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, e instituições renomadas também já deixa ram claras suas perspectivas positivas sobre o potencial transformador da tecnologia para os negócios nos pró ximos anos.

Ainda assim, muitas pessoas ainda têm dificuldade para entender o que é o metaverso – e como ele deve impactar suas carreiras na prática. Pensando nisso, e sabendo que às vezes os termos técnicos podem parecer teóricos ou distantes demais da realidade, separamos abaixo uma lista com alguns filmes e séries que podem te ajudar a se familiarizar com o metaverso de maneira lúdica. Confira:

16 TECHNOLOGY

1. Kiss me First

Onde assistir: Netflix

Baseada no livro homônimo, Kiss me First conta a his tória de Leila, uma adolescente que encontra conforto em um jogo de realidade virtual (VR) após a morte de sua mãe. “Welcome to a world so real you can feel it” (bem-vindo à mundo tão real que você pode sentir), diz o trailer da série – que mostra o processo da jovem den tro de um universo virtual conhecido como Azana. Uma boa oportunidade para começar a entender o conceito de realidade virtual – e como a tecnologia permite aces sar ambientes imersivos e hiper-realistas com a ajuda de óculos e fones de ouvido.

– 2. Jogador Nº 1

Onde assistir: HBO Max | Prime Video | Apple TV

No longa, que se passa em um universo futurista e dis tópico, grande parte da humanidade utiliza o metaverso para fugir da realidade de miséria e desigualdade que se instalou no mundo real. Para além da trama interes sante que se desenrola a partir disso, o filme dirigido por Stephen Spielberg também representa outra grande oportunidade de entrar em contato com diversos concei tos relacionados ao metaverso. Alguns exemplos de situ ações retratadas no longa são a utilização de óculos e fones de VR para acessar outros universos, a representa ção humana por meio de avatares, a possibilidade de vi venciar experiências sensoriais reais dentro de mundos fictícios e a quebra de barreiras entre o real e o virtual.

3. Black Mirror

Onde assistir: Netflix

Por mais distópicas que algumas situações retratadas ali ainda possam parecer, a série é uma ótima maneira de entender o fortalecimento dos laços (ou rompimento das barreiras) entre o real e o virtual à medida em que a tecnologia avança.

O quarto episódio da terceira temporada, premiado em duas categorias no Emmy, por exemplo, mostra a história de dois avatares que se conhecem em um mundo vir tual e cuja conexão vai muito além das leis de tempo e espaço que conhecemos.

4. Westworld

Onde assistir: HBO Max

Sucesso de ficção cientifica da HBO, Westworld pro põe uma discussão interessante sobre a relação entre homens e máquinas. Na série, que se passa em um parque de diversões futuristas onde robôs inteligen

tes enriquecem a experiência dos visitantes, é possí vel entender um pouco melhor o conceito de realida de aumentada – tecnologia que permite aprimorar ou alterar a experiência do usuário com o mundo real, bastante presente no metaverso.

5. Free Guy

Onde assistir: Star+

Estrelado por Ryan Reynolds, Free Guy conta a his tória de um caixa de banco que vive uma rotina en tediante até descobrir que é um NPC (sigla em inglês para definir personagens de jogos eletrônicos que não podem ser controlados por um jogador) dentro de um jogo interativo. A comédia é uma boa oportunidade para refletir sobre as fronteiras entre tecnologia e rea lidade – e também serve como analogia para entender o que será possível fazer dentro dos ambientes virtuais com a chagada do metaverso, como compras, lazer e encontro com amigos. ■

“a porta de entrada para a maior parte das experiências digitais, a chave para todas as experiências físicas, e a próxima grande plataforma de trabalho”

17 entenda o
metaverso
com cinema novidades no metaverso TECHNOLOGY –

Acompanhamento criptomoedas

Quais são as principais criptomoedas do mercado?

Abaixo, separamos as 12 principais criptomoedas, seguindo a capitalização de mercado do dia. Confira:

Levando em consideração a cotação do dia 23/08/2022

18 TECHNOLOGY
Melhoras na qualida de do sinal da TV. 1970-80 Surgimento das telas de LCD, plasma e LED. As TVs ficam mais finas. 1990 A evolução da televisão Descubra como surgiu esse aparelho que se tornou indispensável na casa das pessoas de todo o mund o Lucas Va sconcellos Telas ganham formato arredondado, como o modelo Raytheon TV, de 1949. 1940 As TVs ganham pernas. 1950 1920 Octagon: disco giratório mecânico tela: 3 polegadas Cossor Television, um armário de madeira com portas guardava a tela quando ela não estava em uso. 1930 Surgimento das cores e as TVs de tubo. 1960 O primeiro controle foi criado por volta de 1949-1950, sendo limitado por estar preso à um fio na TV 1950 Os primei

Atualmente

ros controles

Em 1956, o primeiro controle remoto surgiu e ele funciona va através de um sistema de ultrassom.

Somente em 1970 que o sistema de infravermelho foi implementado e os controles passaram a ter diversos botões e não sofriam interferência por outras luzes.

Tv na casa dos brasileiros

TV LCD, plasma e led?

At ualmente

Tecnologia 4K (ou ultra-high-definition) permite ver tudo em altíssima defini ção e os modelos 8K.

Plasma: funciona na ionização de gases nobres conti dos em minúsculas células revestidas por fósforo.

LCD: tela de cristal líquido, funciona a partir de uma iluminação traseira do tipo fluorescente por trás da tela para formar a imagem.

LED: é uma TV LCD com iluminação traseira modifica da, tornando a qualidade da imagem melhor. Em vez de lâmpadas fluorescentes atrás da tela da TV LCD convencional, ela usa os LEDs.

1970 1956
Somente
de
Tela Fina
2016
Somente de Tubo
2017
Tela Fina e Tubo
2018
Já existem controles que funcionam por meio do Bluetooth ou wireless.
22 TECHNOLOGY MODELOS Tamanho (Tela Principal) Resolução (Tela Principal) Tecnologia (Tela Principal) Câmeras Traseiras (Múltiplas) - Resolução Câmeras Traseiras (Múltiplas) - Abertura Câmera Frontal - Resolução Câmera Frontal - Abertura Mais infomrações no site: https://www.samsung.com/br/smartphones/compare/?product1=smf926bzkdzto&product2=sm-f936bzajzto&product3=sm-f711bzgfzto 192.1mm (7.6" retângulo cheio) / 188.6mm (7.4" cantos arredondados) 2176 x 1812 (QXGA+) AMOLED Dinâmico 2X 50.0 MP + 12.0 MP + 10.0 MP F1.8 , F2.2 , F2.4 170.3mm (6.7" retângulo cheio) / 166.4mm (6.6" cantos arredondados) 2640 x 1080 (FHD+) AMOLED Dinâmico 2X 12.0 MP + 12.0 MP F1.8 , F2.2 10.0 MP F2.4 Galaxy z fold4 5g Galaxy z flip3 5g melhores compras

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista Technology by Eduarda Art - Issuu