2 minute read

UMA DAS MAIORES FEIRAS NACIONAIS

Next Article
REGRESSO ANIMADO

REGRESSO ANIMADO

UMA DAS MAIORES FEIRAS

DE ARTESANATO E GASTRONOMIA DE PORTUGAL

Advertisement

Todos os anos, no final do verão, perto de uma centena de artesãos e produtores de todo o país rumam até Vila Nova de Famalicão onde apresentam e criam peças e produtos únicos, a partir das mais variadas matérias-primas. É no requalificado Campo Mouzinho de Albuquerque, outrora o local onde se realizava a tradicional feira semanal de Famalicão, que obradores nacionais estarão reunidos para a XXXVII edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão. Ao longo de dez dias, de 2 a 11 de setembro, o certame que já é uma referência incontornável no panorama nacional, conta com cerca de 70 expositores, hábeis entendedores da arte com

as mais diversas matérias-primas, desde o vidro à madeira, passando pela cerâmica, trazendo ao concelho famalicense o melhor do artesanato nacional, bem como “artistas” da gastronomia, que apresentam as suas deliciosas iguarias. A entrada é livre.

UM EXEMPLO DE LONGEVIDADE

A primeira mostra aconteceu em 1984, sendo denominada de Mostra de Artesanato Famalicense e assim se manteve durante cinco anos. A partir de 1988, em parceria com Santo Tirso, passou a integrar a Feira de Artesanato do Vale do Ave. Foi no ano de 1991 que os concelhos cessaram esta parceria, fazendo mostras de forma independente, marcando assim o início de um novo ciclo com a VIII Feira de Artesanato Nacional de Vila Nova de Famalicão, que permitiu ao território dar o salto para o plano nacional, fazendo a fusão do artesanato local/regional com o nacional.

MAIS DE 200 MIL PESSOAS ESPERADAS EM FAMALICÃO

Desde o seu início que a Feira de Artesanato e Gastronomia tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e visitantes. Em 2019, passaram pela praça Mouzinho de Albuquerque perto de duas centenas de milhar de pessoas. Depois de dois anos de paragem, devido à pandemia, que inibiram esta tendência de crescimento, espera-se uma forte afluência na edição deste ano, que marca o regresso de uma das maiores Feiras de Artesanato e Gastronomia de Portugal.

This article is from: