
2 minute read
Editorial Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Festa das Fogaceiras marca o arranque de A um preenchido e diferenciador calendário cultural em Santa Maria da Feira, que se estende por todo o ano com eventos de dimensão nacional e internacional e criações mais intimistas, sempre com o envolvimento da comunidade, que deixam a sua marca num território há muito convertido num genuíno “Palco de Experiências”.
Destaco, nesta edição, o Grande Concerto de Ano Novo, com a cantora Ana Bacalhau e a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira – que dá início à programação cultural – e o espetáculo CineHarmonic 4 Dance, com a participação de mais de duas centenas de músicos das quatro bandas filarmónicas do Concelho, de duas bandas de música do Vale e de Souto e de trinta bailarinos da companhia All About Dance – que encerra o programa cultural da Festa das Fogaceiras.
Advertisement
20 de janeiro é uma data de grande simbolismo para as Terras de Santa Maria e suas gentes, mas também para todos os santamarianos na diáspora. Celebramos neste dia a mais antiga e emblemática festividade religiosa do concelho, renovando um voto feito em 1505 ao Mártir S. Sebastião, que honra a nossa história e tradição. Uma festa que é também celebrada na Venezuela, Brasil e África do Sul pelas comunidades portuguesas. Para além da emblemática Festa das Fogaceiras, a nossa vincada identidade cultural é sustentada por mais três eventos de referência – o festival Imaginarius, que acontece anualmente em maio; a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que nos transporta às vivências da Idade Média nos primeiros dias de agosto; e o parque temático Perlim, que traz consigo a magia do Natal e do imaginário infantil ao longo de todo o mês de dezembro. Estes grandes acontecimentos culturais elegem a rua como palco privilegiado e potenciam cada vez mais, dentro e fora de portas, a oferta turística do Porto e Norte de Portugal.
Nos últimos anos, temos vindo a apostar numa programação de sala contínua e qualificada, que tem como palcos principais o revitalizado Europarque e o renovado Cineteatro António Lamoso, e que, a par com a estratégia atual de promover a criatividade com a assinatura “Santa Maria da Feira”, impulsionada pela marca Imaginarius, fortalecem o caminho trilhado da internacionalização.
Razões não faltam para visitar, viver e investir em Santa Maria da Feira!
Emídio Sousa,
Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira