1 minute read

Confissão

Next Article
CAPA

CAPA

“Se pensarmos nos livros que mais nos marcam, certamente a primeira coisa que lembraremos sobre eles são os personagens. Sentimos suas dores, seus medos, suas angústias, torcemos por eles.”

de criar protagonistas perfeitos, sem falhas, mas ceder a essa tentação resultará em protagonistas chatos, com os quais os leitores não irão se identificar. Afinal, por que torcer por um personagem invencível, para quem nada dá errado? Já que tudo é muito fácil para ele, torna-se difícil manter os leitores presos ao livro. Não crie caricaturas de seres humanos, crie seres humanos de verdade. Quanto mais próximos dos leitores, mais os protagonistas se tornarão inesquecíveis.

Advertisement

RONIZE ALINE

Escritora, consultora literária e professora universitária. Publicada no Brasil e no exterior, tem trabalhado com diversas editoras nacionais prestando serviço de leitura crítica e copidesque. Foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, por dez anos. Há mais de seis anos vem ajudando escritores a criarem histórias com potencial de publicação, por meio de coaching literário, copidesque e leitura crítica.

Poesia de Mário Barreto França

Senhor, pelos meus males torturado, Venho prostrar-me, súplice, a teus pés: Na luta entre as virtudes e o pecado Eu sofri o mais trágico revés.

O Bem do alto da cruz me convidava Para cumprir a esplêndida missão De levar o consolo a quem chorava E, a quem se arrependia, o teu perdão.

Mas, no gozo da vida adulterada, Com mil promessas me tentava o Mal; E foi tal a atração a mim causada Que fui vencido em luta desigual...

De então, eu tenho sido tão perverso, Tão desobediente a Ti, Senhor, Que, custo a crer, houvesse no universo Alguém mais desgraçado e pecador...

Os males que causei a tanta gente E a dor que a tantas almas provoquei, Não serão compensadas, igualmente, Por tudo que, decerto, sofrerei...

Senhor, eu me confesso e te suplico O perdão para os males que já fiz: Que só de tua graça eu seja rico, Que só por teu amor seja eu feliz!

This article is from: