Organizador (Des)Encontro do Médico com o Paciente: O Que Pensam os Médicos? é um livro sobre a relação entre o médico e o paciente (RMP), que tem como base entrevistas com profissionais de diversas especialidades. A obra tem como público-alvo estudantes de Medicina, médicos e demais envolvidos na área da saúde. Também pode despertar o interesse do público leigo, pois a RMP diz respeito a todas as pessoas. Eventualmente, todos somos pacientes, e, sem exceção, queremos ser bem atendidos pelos médicos, estabelecendo uma boa relação para ambos. O cerne da prática do médico é a sua relação com o paciente. Entrar em contato com o que pensam sobre o assunto professores das principais instituições de ensino do país e de diferentes especialidades é muito estimulante. Além disso, trata-se de uma oportunidade de se aprofundar a reflexão entre o médico e o paciente. Foram entrevistados 47 experientes profissionais de várias áreas. A riqueza das entrevistas, sua diversidade, a profundidade das reflexões e a excelência técnica e cultural dos entrevistados tornam este livro muito agradável e interessante.
Maurício de Assis Tostes É psiquiatra. Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1983, concluiu a Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) em 1986. Possui os títulos de Mestre (1991) e Doutor (1998) pelo Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. É Médico do IPUB desde 1986, com lotação no Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ. Sua atuação profissional foi, desde o início, no Hospital Universitário da UFRJ, em Interconsulta Psiquiátrica e como preceptor da Residência em Psiquiatria. As áreas em que mais atua como interconsultor são as de Doenças Infecciosas e Parasitárias (infecção pelo HIV/AIDS) e Hepatologia. É professor da Disciplina Psicologia Médica na Faculdade de Medicina da UFRJ.
Como os médicos entrevistados refletem sobre a RMP? Quais são os principais problemas que eles identificam? Quais demandas relacionadas com essa área? Quais as propostas para a formação do estudante de Medicina? A obra contribui para estimular tais questões sobre o assunto, possibilitando ao leitor ter acesso ao pensamento de alguns dos médicos mais experientes do Brasil.
Tostes - Desencontros_OK.indd 1
4/8/14 9:16