Page 1

O MELHOR DE CURITIBA ESTÁ AQUI

PAOLLA OLIVEIRA

Já pensou em ir para a Ilha do Mel de trem? Nós fomos!

CONTAINER FASHION

Moda e arquitetura juntas com looks incríveis

TODO O ASTRAL DA ARTE DE TOM VEIGA

DÉCOR UM GUIA

CHEIO DE DICAS EXPERTS PARA VOCÊ TRANSFORMAR SUA CASA

CONSTRUA SEU 2015

BUENOS AIRES ALTERNATIVA (E COM CRIANÇA) + ÓCULOS DE SOL PARA TODOS OS ROSTOS + COSMÉTICOS NATUREBAS + COMIDINHAS DE VERÃO

FEVEREIRO 2015 | #127 | R$ 10

“A MAIOR SENSUALIDADE QUE PODE EXISTIR É A ESPONTANEIDADE”


www.colegiosmaristas.com.br/santamaria

Da esq. para a dir.: Priscila Beatriz R. Palamartchuk, Thaís Helena Lopes Carvalho, Élida Pondeli de Faria, e Bianca Bortolini, ex-alunas turmas 1996.

Colégios Maristas. Preparação para todas as provas da vida.


Quatro histórias e uma protagonista: a amizade. Quando os valores são sólidos, as grandes amizades duram para a vida toda. Em 2015, o Colégio Marista Santa Maria completa 90 anos com belas histórias para contar, como a destas quatro ex-alunas. Participe desta grande comemoração contando as suas memórias. Basta usar a hashtag #santamaria90anos Acesse fb.com/90anosmaristasantamaria e saiba mais. Colégio Marista Santa Maria. Há 90 anos, atual desde sempre.

Apoio Cultural


41 3317 1717


FEVEREIRO/ MARÇO 32

MIX MELHOR EM NOVIDADES, 16 OCULTURA E COISAS FOFAS PARA VOCÊ

GENTE

BELEZA COM A FORÇA 58 COSMÉTICOS DA NATUREZA

CARTÃO-POSTAL

BUENOS AIRES E NÃO 68 VISITAR CONHECER O CAMINITO? SIM, É POSSÍVEL!

O ASTRAL DO 20 TODO ARTISTA TOM VEIGA

SUCESSO O AMOR PELO 26 QUANDO TRABALHO VIRA DIVERSÃO

32

MODA + MODA: UM 38 CONTAINERS EDITORIAL CHEIO DE CORES

SHOPPING ELA

46 MARSALA: UM VINHO SEXY 6

DIVERSÃO

SUPER-ROTEIRO PARA 72 UM VOCÊ APROVEITAR AS ME-

LHORES BELEZAS DO NOSSO ESTADO

CAPA PAOLLA OLIVEIRA VERSÃO 2015

VIVER CURITIBA

68

FAMÍLIA

RECEBER BEM

A CHARMOSA 80 VISITAMOS CASA DE ANTONIA

ESPECIAL CASA

88

VÁRIOS ESPECIALISTAS DA CIDADE REVELAM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE CONSTRUIR E REFORMAR

SEMPRE AQUI

66 PENSE EM VOCÊ 120 PET 122 SUPERFAMÍLIA 126 SORRISO KIDS

128 ELLEN

NOGUEIRA

130 ETERNO

APRENDIZ


FOTO PAULO CARDEAL / TV GLOBO

CARTA A VOCÊ

A SUA MELHOR VERSÃO U

m novo ano inteirinho pela frente é uma página em branco... espaço para corrigir, melhorar, repetir as boas práticas e surpreender. Apesar do clima de desconfiança e pessimismo que paira no ar por conta da economia e da política, não há outra alternativa senão apostar na proatividade. De acordo com o escritor Stephen Covey, ser proativo é mais do que tomar iniciativas. É reconhecer que somos responsáveis pelas nossas escolhas e que temos liberdade de escolher com base em princípios e valores em vez de humores ou condições. Ser proativo é, portanto, fazer acontecer independentemente do clima e das variações do dólar. É claro que é dif ícil, mas talvez a diversão seja essa mesma, construirmos um ano especial a partir da nossa vida, da nossa área de atuação. Quando o ano vem dif ícil é preciso chegar com tudo. Por isso, nossa estrela de capa é ninguém menos que Paolla Oliveira. Linda e talentosa, ela estrelou a minissérie Felizes para Sempre, na Globo, e é o assunto do momento. Nesta edição, a life coach Tatiana Girardi traz uma inspiração importante de que é preciso construirmos continuamente a nossa melhor versão. Foi o

8

VIVER CURITIBA

Nossa estrela de capa é ninguém menos que a atriz Paolla Oliveira

que procuramos fazer e temos certeza de que a revista que você tem em mãos foi feita com ainda mais carinho e dedicação que a anterior. Para começar, trazemos um especial Casa, com um dossiê sobre reforma e inúmeras dicas para quem quer começar o ano dando uma repaginada no lar. Que tal dar uma olhadinha na matéria sobre closets e – por que não? – investir no sonho de ter um canto perfeito pra chamar de seu. Esta edição tem muito mais, contamos com a estreia de uma supercolaboradora que conhecemos na ação que desenvolvemos para o Outubro Rosa. Gente do bem que vai contribuir para fazer a VIVER ainda mais especial. Tânia Mary Gomez, presidente do Instituto Humsol é uma das maiores referências no voluntariado frente ao câncer, estreia sua coluna falando sobre a importância da autoestima para quem está lidando com a doença. É isso aí: desejamos a você uma boa leitura e que você preencha sua página este ano com grandes notícias e com cores mais que alegres. LUÍS FERNANDO CARNEIRO Editor


TODA RECEITA FICA MELHOR QUANDO É FEITA COM AMOR.

TUDO

FICA

MELHOR

ASSIM.

/LaVioleteraOcial www.lavioletera.com.br


COLABORADORES

Quem fez:

FER CESAR O que faz: Fotógrafo

Quem fez:

O que fez: Documentou (como só ele sabe) os momentos felizes de sua família em Buenos Aires, durante uma viagem pouco convencional

NINA VILAS BOAS O que faz: Fotógrafa O que fez: Com um olhar criativo, transformou uma fábrica de container em um ambiente sofisticado para sustentar os looks do editorial de moda.

Quem fez:

TATIANA GIRARDI O que faz: Life coach e terapeuta holística no Espaço do Bem-Estar O que fez: Deixou todo mundo refletindo sobre as resoluções de Ano-Novo com alguns conselhos certeiros.

Quem fez:

ROSSAN LUIZ O que faz: Cabeleireiro do Stylo Hair O que fez: Mágica capilar! O hairstylist formado em Milão deu vida às madeixas da modelo do editorial para deixar os looks ainda mais poderosos.

Quem fez:

MICHELE MARREIRA O que faz: Jornalista O que fez: Foi nossa correspondente em São Paulo. Esteve na coletiva de imprensa da minissérie Felizes para Sempre? e nos trouxe os detalhes da nova fase de Paolla Oliveira 10

VIVER CURITIBA

Quem fez:

GRISIELA RIBEIRO O que faz: Proprietária da Escola de Maquiagem Profissional (EMP) O que fez: As maquiagens que praticamente pulam das páginas do editorial são obra (literalmente) dessa maquiadora, e professora, incrível.


ECOVILLE

DUAS NOVAS LOJAS MAIS ESPAÇO PARA SUA BELEZA

JÚLIA DA COSTA

ladyelord.com.br ECOVILLE

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 465

41 3335-0012 JÚLIA DA COSTA

Alameda Júlia da Costa, 1680

41 3024-0900

Cabelos Maquiagem Manicure Pedicure Podologia Estética Depilação Espaço para noivas Área exclusiva masculina

Profissionais qualificados, ampla e moderna infraestrutura com estacionamento gratuito. Higiene e cuidado com a saúde, sempre com os produtos das melhores marcas.


BASTIDORES

UM CLÁSSICO

Diretor Editorial Luís Fernando Carneiro (luis@editoraruah.com.br)

Preparamos algo inusitado para esta edição de arquitetura. Fotografamos a talentosa Carla Kiss na Ópera de Arame, um dos símbolos máximos do nosso estado. O resultado final disso tudo você confere no perfil que fizemos com a arquiteta, no qual ela fala sobre sua trajetória de sucesso no cenário curitibano.

Diretora Executiva Ellen Nogueira (ellen@editoraruah.com.br) Redação Fabi Tombely (jornalismo@editoraruah.com.br) Bel Victorio (jornalismo2@editoraruah.com.br) Direção de Arte Moreno Maiarelli (arte@editoraruah.com.br)

MINIAVENTURA

Praia ou montanha? Nossas repórteres Bel Victorio e Fabi Tombely tiveram o gostinho dos dois em um dia só (e bem ensolarado!). Para conhecer melhor as belezas do Paraná, elas fizeram o passeio clássico de trem e andaram de jipe antes de pegarem uma barca para a encantadora Ilha do Mel, a convite da Serra Verde Express. O resultado dessa pequena jornada aventureira rendeu a matéria da editoria Diversão.

Colunistas Daura Carneiro (Eterno Aprendiz) Ellen Nogueira Fabiana Ferreira (Pet) Liliana Temporão (Sorriso Kids) Marcos Meier (Superfamília) Tânia Mary Gomez (Pense em Você) Revisão Luana Dal Prá Publicidade Ariane G. Rodrigues (ariane@editoraruah.com.br) Luciane Angerer (luci@editoraruah.com.br) Capa Paolla Oliveira Foto Divulgação/Globo

A revista Viver Curitiba é uma publicação da Editora Ruah. Rua Casimiro José Marques de Abreu, 706 Ahú – Curitiba, Paraná CEP 82200-130 (41) 3018-8805 www.editoraruah.com.br

CONTÉM MODA

Para uma edição que fala sobre arquitetura e construção, nada melhor do que pegar carona na onda dos containers. Levamos nossa equipe para uma fábrica, a Total Storage Brasil, e produzimos o editorial de moda por lá, mostrando que o bruto também pode ser high fashion.

12

VIVER CURITIBA

Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização prévia e por escrito. Todas as informações técnicas bem como anúncios e conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores.


nossolpontocom

CURITIBA

RESERVAS

Rua Emiliano Perneta, 680, Centro

(41) 3322-4508

BRASÍLIA

PEÇA ONLINE!

SCES Trecho 2 Lt.41 - Setor Clubes - Asa Sul

DELIVERY

(41) 3322-1441

www.avenida paulista pizzeria.com.br


BASTIDORES/SITE

revistaviver.com.br CASA E FAMÍLIA

FOTO HENRIQUE MOLINA/ CITRUS

MODA

CASA VERDE

FOTO MARIANA BARCELLOS

Coloque o verde dentro de casa a partir de alguns cuidados com luminosidade, arejamento e temperatura. Confira cinco dicas para cultivar plantas indoor e deixar o ambiente mais fresquinho e charmoso.

GOUR MET

VEM COM TUDO

Os lenços estão super na moda, né? Ensinamos você a fazer três amarrações lindas, e superfáceis, para desfilar estilosa por aí.

SUMMER DRINKS

Quais são os melhores vinhos para consumir no verão? Saiba que tipos são ideais para se refrescar no calor e as alternativas para não exagerar nas calorias.

INSTA VIVER

nas redes sociais @vivercuritiba

@vivercuritiba Siga a @vivercuritiba no Instagram para conferir fotos de bastidores e saber das últimas novidades curitibanas.

14 VIVER CURITIBA


COLEÇÃO INVERNO

41 3343.1344 www.appassionata.com.br Av. Vicente Machado, 2012. Batel, Curitiba - PR @appassionata_lingerie /appassionatacwb Estacionamento Próprio


FOTO MANOEL GUIMARAES

MIX PRESENTES, ACESSÓRIOS, DESIGN, ARTE, CULTURA, ETC.

LIXO QUE VIRA LUXO Não é maravilhoso quando uma coisa que você nem imagina vira algo extremamente bacana? A designer de moda Jacqueline Salles entende muito bem desse processo. Unindo moda e sustentabilidade, ela confecciona belíssimas bolsas e acessórios reaproveitando banners. Sim, esse mesmo que você está pensando, aqueles utilizados em propagandas nas ruas, que depois geralmente não servem mais para nada (ops, não serviam). “Uso o design como ferramenta para transformar um material rejeitado em um objeto de desejo”, revela. Talentosa e criativa a designer consegue dar utilidade a todo o material que compõe o banner, como o fio de poliéster que é usado como enfeite e também na parte interna das alças da bolsa. “A minha realização é ver a transformação de material velho em novo, de uma forma simples, em peças funcionais e clássicas com foco na sustentabilidade.”

Ecopreciosas

Até ficarem completamente prontas, essas duas lindezas passam por um longo processo artesanal. As peças fazem parte da coleção Madeira e são confeccionadas com o reaproveitamento do bastão que compõe o banner. O resultado de tudo isso: uma peça única. “Para essa coleção me inspirei no diamante que quando encontrado em seu estado bruto precisa ser lapidado para ganhar forma”, destaca Jacqueline. Vale lembrar que as peças são feitas sob encomenda. jacquelinesalles.com

16

VIVER CURITIBA


Suspirar, usar e amar Para quem já gostava dos produtos de corpo

Pó de Lua

Não é só nos livros e nas mídias sociais que a escritora Clarice Freire espalha sua poesia. Quem é fã de seus escritos e desenhos fofos pode vê-los estampados em quadros nas molduras da Caixa Filosofal. As frases são impressa em papel fotográfico com vidro antirreflexo de proteção e suporte para pendurar na parede. Todos os quadros são produzidos no Brasil com madeira de reflorestamento. Rua Teixeira Coelho, 474, loja 01 | Batel | (41) 3019-2021

e banho da The Beauty Box, chegou uma novidade para arrebatar corações: a nova linha de suspiro de pera e magnólia. E, olha, a fragrância é de suspirar mesmo, de tão gostosa e delicada. A linha está disponível em cinco novos produtinhos, sendo dois deles novos: o Magic Oil – Shower Oil, óleo de banho, que limpa suavemente e hidrata a pele, e o Bubble Scrub, sabonete em barra esfoliante que, além de deixar a pele limpinha, elimina células mortas. Além de deixar um cheirinho mara, como é fresquinha é ideal para os dias quentes!

caixafilosofal.com.br

thebeautybox.com.br

COISA DE GÊNIO

Skate e Salvador Dalí, assim juntinhos. A proposta maluca virou esse banco incrível, impossível de não amar! A peça é da marca Skatehaus (que também transforma o item de esporte radical em relógios e em prateleiras) para a loja on-line Casa de Valentina. casadevalentina.com.br

INSPIRAÇÃO CASEIRA

Para sair de casa com um sorriso no rosto, a Nposters lançou várias gravuras superfofas, com frases bem humoradas, como essa da Tati Bernardi, e referências da cultura pop. Feitos em papel couchê fosco, os pôsteres têm 38 x 52 cm de tamanho. É também possível encomendá-los em outras dimensões, com ou sem moldura. nposters.minestore.com.br

Uma almofada para chamar de sua Elas são lindas, macias, confortáveis, coloridas, lisas, com ou sem textura, as almofadas são um acessório decorativo que não pode faltar na sua casa. Os modelos da marca Santa Rosa Co. são feitas à mão e esbanjam charme e personalidade. Os tecidos escolhidos a dedo garantem uma pitada de exclusividade, pois cada metro (de tecido) permite a confecção de apenas três almofadas. E a ideia é justamente não repetir para que as casas ganhem personalidade mesmo. Essa de banana é o carro-chefe da marca e faz parte da coleção Tropicaliente. As almofadas são todas feita sob encomenda e são entregues de bike. Fofas demais, não? facebook.com/santarosaco revistaviver.com.br 17


MIX

VAI LÁ, MENINA! Para curtir o calor em um ambiente fresquinho e sossegado, passa lá no Caffè Futtato: o espaço tem um jardim com direito à fonte, gazebo e área verde. Fofo demais! Rua Nilo Peçanha, 79 | São Francisco

DETALHES

Até que ganhar pano de prato não é tão ruim assim, né? A curitibana Astor Home vende kits com estampas lindas para cozinhar no maior style. Os paninhos, que vêm conjuntos com até seis peças, são 100% algodão e estão disponíveis no e-commerce da marca, que conta também com almofadas, tapetes, aventais e jogos americanos – tudo moderninho e no capricho. astorhome.com

Conheça os 50 anos de urbanismo e arquitetura de Jaime Lerner, por meio de desenhos, fotos, vídeos e maquetes, na mostra Das Vozes da Cidade, em cartaz no MON até março. Rua Marechal Hermes, 999 | Centro Cívico

Charminho

A linha Mini Cabeza não é bem, digamos, útil. Mas é tão gracinha! Em MDF ou plástico, os pequenos troféus de parede podem decorar paredes, portas, prateleiras e outros móveis. printas.com.br

Lúdica e natural

Coisa mais bonita essa linha Floreal da Oxford! Com design clean e alegre, as peças fazem uma brincadeira com as rendas artesanais e motivos florais. O jogo, que inclui três tipos de pratos, xícaras e pires, é feito de cerâmica stoneware. Delicadeza para montar uma mesa charmosinha! oxfordporcelanas.com.br

Casa cool

Para deixar sua casa ainda mais linda e com aquele ar de personalidade, os adesivos decorativos são a opção perfeita! Com temas variados, cores, tamanhos e temas, eles alegram, dão charme e transformam qualquer ambiente em poucos minutos. Os adesivos Bab! são fáceis e rápidos de aplicar. Podem ser usados em paredes, janelas, espelhos, móveis ou em qualquer superfície lisa. bad-bathbody.com.br

Aprenda a decorar uma mesa com ninguém menos do que Valentino! O estilista mostra como recebe seus convidados famosos em Valentino: At the Emperor’s Table. assouline.com

Inspire-se com o perfil do Instagram @inandout decor, com fotos de ambientes incríveis por todo o mundo, selecionadas pela designer de interiores Olívia Vianna. Aproveita que está no “Insta” para pesquisar a hashtag #curitilover e acompanhar cenas típicas da terrinha. Vá conhecer o sebo Fígaro. Além do acervo enorme de discos e livros (vários de moda, inclusive), o espaço conta com antiguidades para colecionar, decorar e amar. Rua Lamenha Lins, 62 | Centro Se você tem saudades da adolescência (e das tardes fazendo testes de personalidade com as amigas), dá uma olhadinha na página do Facebook Quem é Você?. Clique nos testes para descobrir desde o crime que você cometeu na vida passada até que tipo de esposa você é. Assista a um novo clássico do cinema argentino: Relatos Selvagens. O filme mistura comédia e drama e fala de pequenas e grandes crueldades do cotidiano. Dirigido por Damián Szifron, acumula diversos prêmios e indicações.


INVERNO

2015

COMPRE ONLINE:

WWW.CAPITOLLIUM.COM.BR OU NOS NOSSOS ENDEREÇOS: AV. PRES. GETÚLIO VARGAS, 3365 | BATEL | (41) 3015-3365 R. PROF. ARTHUR LOYOLA, 96 | CABRAL | (41) 3042-3337

CAPITOLLIUM

PREVIEW


VIDA REAL

AVIDA emONDAS TOM VEIGA CONTA COMO TRANSFORMOU A SUA PAIXÃO PELO MAR EM ESTILO DE VIDA POR LUÍS FERNANDO CARNEIRO

A

história do artista curitibano Tom Veiga é uma prova de que, mais que uma bênção, a felicidade muitas vezes é uma conquista. Após se apaixonar pela cultura surfe, em 2005, ele se dedicou a encontrar uma linguagem artística marcante com poucos traços e muitas cores e movimentos de ondas inconfundíveis. Muitas portas se abriram, outras - como ele mesmo diz - precisaram ser arrombadas. O tempo passou, o designer foi dando lugar ao artista e o sonho de construir sua vida na praia com a esposa e os filhos se tornou realidade. Tom, que já assinou projetos com marcas importantes do mundo do surfe, mora hoje em Garopaba e trabalha exclusivamente com a Mormaii. Seus trabalhos já foram enviados para mais de 35 países como Argentina, França, Espanha, USA e Japão. Os projetos artísticos avançam e os planos de estar mais presente em outros países através de parcerias com algumas galerias começam a acontecer.

20

VIVER CURITIBA

COMO TUDO COMEÇOU? Em 2005 eu estava em Curitiba fazendo um curso de Publicidade e Propaganda no Centro Europeu e precisávamos fazer um trabalho de Plano de Mídia em sala de aula. Fizemos sobre a revista Fluir, que é a principal revista de surfe brasileira. Vendo as fotos de praias, de viagens e dessa cultura eu me apaixonei e pensei: por que não viver isso? Como eu trabalhava como designer em uma agência, acreditei que poderia trabalhar como designer para uma marca de surfe e viver essa experiência. DAÍ EM DIANTE FOI 1% INSPIRAÇÃO E 99% DE TRANSPIRAÇÃO... Exatamente. Passei a comprar revistas de surfe para conhecer as marcas, ver como era o design usado por elas e comecei a mandar e-mails procurando oportunidades de emprego. Foram pelo menos quatro anos criando e enviando estampas para as marcas cheio de esperança de que fossem me contratar e


revistaviver.com.br 21


VIDA REAL na maioria das vezes não recebendo nem retorno. Em março de 2009 eu programei minhas férias para Garopaba para poder bater na porta da Mormaii e mostrar meus desenhos para eles em busca de uma oportunidade. Ainda não foi dessa vez, mas em junho comecei a desenhar ondas, pois já que não conseguia trabalhar em uma marca de surf, pelo menos desenharia as ondas para me sentir mais perto dessa cultura. O QUE MUDOU A PARTIR DAÍ? Foi quando nasceu minha arte e meu estilo e acabou acontecendo o caminho inverso, as marcas gringas começaram a me procurar, meu trabalho começou a sair em sites, blogs e revistas de várias partes do mundo, comecei a fazer exposições pelo Brasil e fora e a vender artes para vários países. Em outubro de 2012 eu recebi um contato do Doutor Morongo, dono da Mormaii, para uma reunião e voltei de lá com uma parceria fechada. E HOJE, QUAL É A SUA ROTINA? Eu trabalho de casa, muitas vezes trabalho na praia ou em alguma cafeteria por aqui, tenho uma exclusividade com a Mormaii, mas continuo com meu trabalho autoral, criando meus produtos, vendendo meus quadros, fazendo viagens e exposições. Deus tinha um plano maior do que o meu. COMO ASSIM? Imagine se em 2009 a Mormaii me contratasse? Hoje eu não teria minha arte, não teria viajando a tantos lugares expondo e não teria assinado tantos projetos legais para a Billabong, a Reef, a Globe e as Havaianas. As portas fechadas muitas vezes são para planos melhores do que o que queremos no momento. Se tiver um sonho, você tem também que correr atrás mesmo que muitas portas venham a se fechar nesse processo. Afinal, quem tem um sonho não pode desistir. VOCÊ É UM DESIGNER QUE VIROU ARTISTA. A ARTE GRÁFICA É VISTA COMO UMA ARTE MENOR? Sou exatamente isso, um designer que através do design começou a descobrir a sua vocação pela arte, e em muitos casos isso fez com que o que faço fosse visto como algo com pouco valor. Em contrapartida, o fato de ser uma arte gráfica me ajudou em outros projetos por conta da fácil aplicação do meu trabalho em qualquer projeto. Foi assim com o projeto que assinei das Havaianas, por exemplo. COMO SE DÁ O SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO E QUAL É O SEU MOMENTO ATUAL? Todo meu trabalho se inicia no papel, só a finalização do meu trabalho base é no computador, e hoje também já ultrapassei esse limite, pois acredito que o artista sempre tem que explorar novas formas de refletir suas paixões. Em dezembro lancei uma série de artes na qual uso a minha linguagem das ondas

22

VIVER CURITIBA

usando madeiras de descarte das reformas dos barcos de pesca de Garopaba. São cores e texturas em madeiras que têm até 40 anos de mar onde crio meus desenhos. UNIR ARTE E BUSINESS É UM BOM CAMINHO A SEGUIR? Há espaço para todos, tanto para artistas que só vendem seus quadros de forma mais seleta como para outros que pensam de forma diferente e dão oportunidade a mais pessoas de terem acesso a seus trabalhos, eu não vejo nada errado nisso. Assim como um músico faz músicas para tocar as pessoas, acredito que apresentar a arte em uma Havaianas ou em um skate é uma forma de aproximá-la de um número maior de pessoas. EM QUE PONTO SUA PAIXÃO PELO MAR APARECE? O mar é incrível. Quando você vê o mar flat ele já é lindo, mas quando você vê uma onda quebrando no horizonte é como se o mar esteja sorrindo. É uma maravilha que Deus criou e isso me inspira demais, pois cada onda ao redor do mundo tem uma característica única e o que me inspira é mostrar essas diferenças. Através das ondas consegui desenvolver um estilo que aplico em todos os meus projetos, mesmo aqueles que não têm onda. TEM ALGUM PROJETO PARA UMA EXPOSIÇÃO EXCLUSIVA DE CURITIBA? Eu passei minha vida toda em Curitiba, amo a cidade e ainda quero fazer uma exposição inspirada totalmente nela. Eu já desenhei alguns pontos, mas ainda quero fazer todos, por tudo que a cidade significa para mim. Um lugar muito especial em Curitiba é o Mercado Municipal, pois foi lá que minha arte nasceu. Eu trabalhava no Alto da XV e todos os dias aproveitava o horário do almoço e ia para um café no Mercado e ficava desenhando ondas. Toda vez que vou para Curitiba, o primeiro lugar que vou é tomar um café ali no Mercado Municipal, é uma das coisas que sinto falta aqui em Garopaba. E A FAMÍLIA? Tenho uma esposa maravilhosa que me ajuda muito e dois filhos pequenos. Temos um ritmo muito legal, quase todos os dias levamos as crianças para brincar na praia, nos parquinhos. Garopaba é uma cidade com menos de 22 mil pessoas, não tem prédios, nem semáforo. É uma vila de pescadores e poder comprar peixe direto do pescador na praia enquanto meus filhos dão comidas para as gaivotas não tem preço. Muitas das coisas que vivo hoje eu pedi a Deus para poder viver, por isso não esqueço de agradecer.

Visite o site da viver (www.revistaviver.com.br) e veja outros trabalhos do Tom Veiga e um vídeo sobre sua história com a Mormaii. A exposição fica até 15 de março no Memorial de Curitiba.


Board da Globe com sua estampa

Ondas do artista aplicadas Ă moda

Foi ele que me acompanhou em todos os momentos

Artista teve produtos licenciados pela Havaianas


GENTE

CUIDANDO DE GENTE

A DIRETORA MELISSA CROCHIQUIA FALA SOBRE O DNA DA CIA. ATHLETICA, HÁ NOVE ANOS EM CURITIBA COLOCANDO EM PRIMEIRO LUGAR A TROCA DE EXPERIÊNCIAS SAUDÁVEIS ATRAVÉS DE UMA EQUIPE NOTA 10 QUAL O MAIOR DIFERENCIAL DA ACADEMIA? Desde o início, o que diferencia a Cia. Athletica das demais são os colaboradores. Eles são na realidade o meu maior patrimônio, porque são eles que fazem a academia girar com excelência, cada qual em sua área de atuação. Eu sempre falo que as pessoas entram na academia num primeiro momento pela estrutura f ísica, pelo que os olhos vêem, mas elas permanecem pela forma como elas se sentem quando estão lá. E quem faz os alunos se sentirem muito bem são os nossos profissionais. Eles são sem dúvida o grande carro-chefe da academia. COMO VOCÊ DEFINIRIA A CIA. ATHLETICA? Acho que é aquele momento só seu, de pensar na saúde, desenvolver o f ísico sem esquecer da mente e de fazer grandes amizades. Há nove anos a Cia chegou a Curitiba com essa visão e os mais modernos equipamentos, mas principalmente com uma equipe que realmente faz a diferença. 24

VIVER CURITIBA

SÃO 30 ANOS DE CIA. ATHLETICA E NOVE EM CURITIBA. COMO VOCÊ VÊ ESSE MOMENTO? Em primeiro lugar, eu posso dizer que eu começaria tudo outra vez. Temos clientes únicos, exigentes e que nos fazem ir além. Sempre falo que a nossa equipe precisa ir além de entender o cliente. Precisa viver suas necessidades para ter assertividade e atendê-lo da melhor forma. A SINTONIA ALUNO/PROFESSOR É FUNDAMENTAL? Com certeza! Quando o professor olha para você e percebe que você não está num dia legal ele é capaz de modificar a aula ou ao menos conversar com você. Essa afinidade é o que faz com que tenhamos capacidades técnicas, mas não sejamos robôs. É por conta dessa visão que acredito tanto no nosso slogan “Gente cuidando de gente”. Gosto muito (e sei que minha equipe também) de me dedicar a desvendar o que o cliente está buscando.


NHIA ATHLETICA VENHA PARA A COMPA G6 - Tel: 41 3241-5000 ParkShopping Barig端i - Piso

ciaathletica.com.br

revistaviver.com.br 25


SUCESSO

A FADA DO DENTE COM AMOR E DEDICAÇÃO, A ODONTOPEDIATRA LILIANA TEMPORÃO FAZ DO SEU TRABALHO COM OS PEQUENOS UMA DIVERSÃO COTIDIANA POR FABI TOMBELY | FOTOS GU BERG

E

m 2005, durante uma cerimônia de formatura, Steve Jobs fez um discurso emocionante para 23 mil alunos da Universidade Stanford, na Califórnia. De lá para cá, o vídeo já foi visto mais de 20 milhões de vezes no YouTube. Em um dos momentos de seu discurso, Jobs fala: “Você tem de encontrar o que você ama. A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando, e não se acomode”. O texto do genial fundador da Apple mostra que o combo trabalho e satisfação é um componente essencial do sucesso. Mas e o que isso tudo tem haver com a nossa entrevistada? Muita coisa, afinal se existe algo em comum com todas as pessoas de sucesso é a paixão pelo que fazem. É quando a alegria e satisfação com que exercem sua profissão contagiam. E a odontopediatra Liliana Temporão é exatamente uma dessas pessoas. Fala do seu trabalho e das “suas” crianças como se estivesse contando da sua última viagem de férias. Trabalhar com elas, aliás, é sua grande alegria e desafio. “Crianças veem as coisas através dos olhos que os adultos muitas vezes esquecem que existem. Lidar com elas requer muito mais que habilidade intelectual e técnica. Crianças sempre mostram o que pensam, o que sentem, protestam, sorriem loucamente, choram muito, mas, sobretudo, não escondem que amam. Entender isso e amar esse universo é o caminho”, conta. Na área há 27 anos, Liliana teve a sorte de descobrir cedo sua vocação. “Fui uma criança que dava muito traba-

26

VIVER CURITIBA

lho na cadeira do dentista. De certa forma me identifiquei com aquelas crianças que chegavam com medo expresso no olhar. Graças há um profissional maravilhoso, hoje eu até durmo”. Liliana tornou-se uma das maiores referências em odontopediatria na cidade. Desde os 17 anos, quando iniciou a faculdade de Odontologia na Pontif ícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), teve a certeza de que, além da escolha certa, o amor à profissão era seu combustível diário. “O que me inspira é fazer a diferença. Acredito nas atitudes que podem mudar o mundo, não somente as maiores, mas ações pequenas e diárias que fazem da nossa vida e do trabalho verdadeiras fontes de felicidade”, revela. Durante todo esse tempo ao lado da criançada, Liliana acompanhou de perto as mudanças das gerações dos seus pacientes. “Queria acompanhá-los de forma integral, vê-los crescendo, corrigir qualquer desvio da normalidade. Tudo isso me levou a buscar conhecimento não só de odontopediatria”. Para isso ser possível foram cinco pós-graduações, três especializações, além de várias atualizações e excelência.

“CRIANÇAS VEEM AS COISAS ATRAVÉS DOS OLHOS QUE OS ADULTOS MUITAS VEZES ESQUECEM QUE EXISTEM”


revistaviver.com.br 27


SUCESSO

Ela, por exemplo, é uma das profissionais da cidade a realizar o processo de sedação com óxido nitroso (aquele procedimento de sedação consciente para crianças mais ansiosas). Gostar do que faz é essencial, mas é preciso também estar bem preparada para que as expectativas encontrem as oportunidades. Não há sucesso sem esforço. “Se engana quem pensa que o caminho é fácil. É preciso força de vontade, dedicação e principalmente acreditar no seu sonho. Fui buscar conhecimento também nas áreas de ortopedia e ortodontia e fiz especialização em homeopatia para acompanhar os meus pacientes homeopatizados, dessa forma as coisas foram acontecendo”. Mas antes de tudo isso ela percorreu um longo caminho. O investimento em cursos e treinamentos também serviu para medir seu talento e perseverança. Alguns dos cursos, inclusive, eram aos sábados e em outras cidades. “Um deles foi em Baurú, São Paulo, e durou quatro anos. Tinha que ir de 15 em 15 dias para lá aos fins de semana”, relembra. Há muitos estudos científicos que relacionam o trabalho significativo com satisfação no trabalho, felicidade e até melhora na saúde. “Trabalho para mim é realização, satisfação e, é claro, reconhecimento. Cada vez que me via, mesmo durante as férias, com um livro nas mãos, ou dando uma passada no consultório, percebia que sentia falta do meu trabalho”, explica Liliana. Tamanha dedicação contribuiu para uma síndrome do pânico. “A crise de pânico veio após esses quatro anos me dividindo entre o trabalho em Curitiba e os cursos em Baurú. Para as pessoas que amam o que fazem, não existe a palavra “não”. De certa forma veio 28

VIVER CURITIBA

para me frear e fazer com que cuidasse melhor de mim. Até hoje levo muitos puxões de orelha do meu médico”. Que fique a dica para as workaholics de plantão. Mas, apesar de uma profissional dedicada, a odontopediatra preza pela vida familiar. “Amo ficar em casa com eles, ir ao parque, saborear os pratos maravilhosos da casa da minha sogra, e dar uma fugidinha para Paranaguá na casa dos meus pais.” Liliana está casada há 14 anos e tem uma menina de 13, ela acredita que o sucesso da sua relação é cumplicidade e união entre os três. “Sempre tive verdadeiros anjos da guarda me ajudando, formei uma verdadeira família. Meu marido também é um grande pai, tudo isso ajuda muito. Já fiz muitos cursos em fins de semana, em que tive que abrir mão da família, mas acho importante que minha filha cresça com esse exemplo. Várias vezes ela me perguntou: Mãe, como você não reclama de ter que estudar no fim de semana?” É essa paixão que dá às pessoas a energia necessária para suportar contratempos, ter persistência e a dedicação necessárias para alcançar um objetivo, mesmo quando todos à sua volta parecem desistir ou não acreditar. Afinal, no fim tudo compensa. “Tenho obtido experiências incríveis, minimizando ansiedades, vendo a alegria nos rostinhos e o interesse para a próxima consulta”. O segredo para uma carreira consolidada? Liliana responde: “Amor, carinho, dedicação, paciência e muito conhecimento técnico-científico.” Para continuar dando conta de tudo, com muita alegria, nada como se planejar. Para este ano, ela quer curtir muito a família, a clínica nova, relaxar mais e voltar a correr.


SOLUÇÕES INTEGRADAS NAS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO E CUIDADO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS TRADIÇÃO E PIONEIRISMO

Há 14 anos oferecendo uma série de propostas que fortalecem os vínculos entre pais e filhos e promovem uma unidade de linguagem em torno dos bebês e crianças pequenas

ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Diversas atividades para mães e pais estimularem e se divertirem com seus filhos, mediados por equipe especializada

ESPAÇO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Berçário e pré-escola com metodologia inovadora voltada para a Educação para o Cuidado

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E TREINAMENTO PROFISSIONAL Cursos de Formação de Babás, Au-Pairs e Berçaristas e Capacitação para Educadores

ESPAÇO CLÍNICO

morenoadv

Atendimento em Psicologia Perinatal, Infantil e Adulto

Venha nos fazer uma visita, será um prazer receber sua família! Al. Augusto Stellfeld, 1262 - Bigorrilho | (41) 3232-4837 - (41) 9973-0399 criancaemfoco.com.br | facebook: /criancaemfoco


ÉTICA EMPRESARIAL

SER OU NÃO SER VEJA ALGUMAS RAZÕES PARA SUA EMPRESA APOSTAR NA TRANSPARÊNCIA POR IARA MAGGIONI *

E

xistem vários motivos pelos quais uma empresa deveria optar sempre pela gestão transparente nos negócios. Empresas transparentes transmitem confiança. E confiança, no cenário empresarial, é sinal de mais oportunidades. Fomentar a transparência é especialmente interessante para atrair negócios internacionais. Grandes empresas, principalmente de outros países, primam pela tranquilidade ao investir. Empresas transparentes ajudam a atenuar os índices de corrupção, um dos principais fatores que prejudicam o desenvolvimento do país. Um estudo realizado por parlamentares brasileiros mostra que, por ano, a corrupção tira R$ 85 bilhões dos cofres públicos. Essas seriam razões sufientes. Mas há um motivo mais objetivo, e direto, que leva o empresário a buscar transparência: a Receita Federal. “Hoje, se seu negócio não der lucro pagando todos os impostos, ainda que o empresário decida não pagá-los, não é viável. Uma hora a empresa vai ser pega e o empresário deixará de fazer negócios”, explica o advogado tributalista Antonio Pacheco, sócio do Gaia, Silva, Gaede & Associados. Para Pacheco, a Receita Federal se especializou tanto em detectar falhas que hoje, em diversos segmentos, é quase impossível sonegar impostos. O órgão conta com um moderno software conhecido como Harpia. O nome homenageia a ave de rapina mais famosa do país e não poderia fazer mais sentido. O sistema integra bases de dados da Receita Federal com outras fontes, como secretarias estaduais da Fazenda, por exemplo. Informações obtidas em investigações anteriores (Opera-

30

VIVER CURITIBA

ções da Polícia Federal, CPIs já concluídas) também podem fazer parte do banco de dados. “O software usa a inteligência artificial para fazer simulações. As informações bancárias são todas interligadas, isso graças à CPMF, que foi mais do que um instrumento de arrecadação, foi também um instrumento de fiscalização. A Receita Federal tem acesso a tudo, e cruza os dados financeiros entre os contribuintes”, observa Pacheco. Não obstante o investimento em tecnologia, a Receita investiu também em pessoal. O advogado explica que hoje existem grupamentos específicos dentro do órgão para cada área. Há grupos de fiscalização que cuidam apenas dos bancos e financeiras. Outros que têm como foco as seguradoras. Com essa especialização, os servidores conhecem muito bem o mercado e o contribuinte e, com isso, conseguem fazer a fiscalização da maneira correta. Todas essas mudanças, na avaliação de Pacheco, levaram a um movimento positivo do empresariado: aderência à gestão transparente. Os novos mecanismos de fiscalização progressivamente estão fazendo com que os gestores das empresas entendam a importância e a necessidade de ser transparente. “Houve uma aderência, ajudou a eliminar problemas de concorrência. Quando um não paga imposto, o outro paga”, conclui o advogado. *Iara Maggioni é jornalista especializada em Sociologia Política, âncora do jornal da manhã da Rádio Band News FM Curitiba e apresentadora do jornal Band Cidade


www.kleeiluminacao.com.br

Rua Fernando Torres, 35 (41)-3095-8088 | Centro | Curitiba / PR


CAPA

PAOLLA A DIVA DO MOMENTO REVELA COMO SE ENTREGA PARA AS SUAS PERSONAGENS E PARA A VIDA POR MICHELE MARREIRA *ESPECIAL PARA VIVER CURITIBA | FOTOS TV GLOBO/DIVULGAÇÃO

H

á exatamente dez anos, uma jovem atriz estreava no horário nobre da Rede Globo, vivendo uma aspirante à modelo, na novela Belíssima do respeitado autor Silvio de Abreu. Cheia de sonhos e medos, na época a paulistana Paolla, no auge de seus 23 anos, via na arte a chance de reescrever muitas histórias na pele de suas “crias” da ficção. Obstinada, doou-se integralmente ao trabalho, conquistado por meio de de alguns testes para compor a insinuante Giovanna. O retorno foi tão positivo, que a atriz foi escalada para protagonizar o folhetim O Profeta logo em seguida. Dona de uma beleza delicada e uma personalidade forte, sem deixar a doçura de lado, pouco a pouco, foi conquistando seu espaço na telinha. Em seu currículo contabiliza mais três protagonistas: Clarissa de As Cariocas (2010), Marina de Insensato Coração (2011), Paloma de Amor à Vida (2013). Em Cama de Gato viveu sua única vilã: a terrível Verônica − que, no fim, redimia-se através da maternidade. Num total de mais de 20 trabalhos em uma década no ar, pode-se considerar um feito para poucos de sua geração. “Eu me entrego cem por cento a todos os meus personagens, seja uma participação menor ou maior”, pontua a intérprete de Danny Bond, seu mais recente trabalho, que gerou tamanha reper-

32

VIVER CURITIBA

cussão. Elogiada por sua boa forma f ísica, seu bumbum foi um dos mais comentados nas redes sociais, inspirando artigos e debates sobre o “meme” que, ainda sim, não minimizou o talento já consagrado da musa. Se seu “atributo” f ísico causou tanto alvoroço na TV, não foi surpresa para o público da sétima arte. Essa não é a primeira vez em sua trajetória artística que ela ousa em cenas calientes. Em 2011 fez o papel principal ao lado de Reynaldo Gianecchini no filme Entre Lençóis e em Budapeste (2009) no cinema. A bela, fala nesta entrevista a VIVER, como foi encarar o desafio proposto pelo diretor Fernando Meirelles na série e ainda como está sendo o encontro com a melhor versão de si mesma. SUAS CENAS DE NUDEZ REPERCUTIRAM BASTANTE... São cenas quentes que fazem parte da vida: a sensualidade, a sexualidade, a nudez. As pessoas veem com naturalidade algumas coisas, e, com tabus e preconceito outras. Essas cenas contam histórias de desavenças, insatisfações... Precisa ser feito com delicadeza e encarado com naturalidade, pois faz parte do nosso trabalho de ator. Nossos diretores fizeram um trabalho delicado e pensado. Foi tranquilo fazer e agradável de assistir.


revistaviver.com.br 33


CAPA

COMO VOCÊ DESCREVE A PERSONAGEM? Denise é complexa e diferente, tudo nela é muito. Ela pode seguir por muitos caminhos de verdades e mentiras, sensações e visuais. Após um período afastada da TV, essa vontade de me entregar reapareceu, através dessa personagem que despertava tamanha curiosidade. No meio do caminho, ela se surpreendia criando novas relações, vendo as coisas saindo de seu controle. MESMO SENDO UMA ATRIZ EXPERIENTE, É VERDADE QUE VOCÊ TEVE QUE PASSAR POR TESTE PARA CONSEGUIR A PERSONAGEM? Posso falar que foi um trabalho que eu busquei, sim. A princípio fiz uma leitura do texto, depois fui chamada para um teste. Depois realizei uma preparação e, em seguida, outro teste. Se o Fernando Meirelles (diretor) me escalasse de cara, talvez tivesse algo específico em mente. Dessa forma foi melhor. Esse discurso de buscar um personagem pode parecer bobo para quem ouve, mas busco exatamente esses desafios. VOCÊ CONSIDERA UMA PERSONAGEM DIFERENTE DE TUDO QUE FEZ ATÉ HOJE NA TELEDRAMATURGIA? HÁ UMA ENTREGA MAIOR? Eu me entrego cem por cento a todos os meus personagens, seja uma participação menor ou maior. Já fiz vilãs, porémas pessoas marcam mais as mocinhas, talvez pela minha evolução em fazê-las, mas é tão dif ícil interpretá-las, pois exigem uma entrega e um esforço de interpretar cada dia de um jeito diferente. Enquanto atriz é uma forma de transformação, por meio de oportunidades como essas, que, muitas vezes, não é possível mostrar em outros trabalhos. VOCÊ TEM A CHANCE DE ESCOLHER QUAL TRABALHO IRÁ FAZER NA EMISSORA? Não. As pessoas acham que temos esse poder de escolher qual novela vai fazer, a gente não sabe. Na hora em que batem o martelo, abraçamos o trabalho e fazemos com cem por centro de vontade e verdade. NA TRAMA, DENISE NAMORAVA DANIELA (MARTHA NOWILL). DE QUE FORMA FOI SEU PROCESSO PARA COMPOR UMA LÉSBICA? A gente passa pelas mesmas dificuldades em transmitir a verdade como fazemos numa relação heterossexual. Como atriz, faz parte da história tal como às cenas de nudez. O CASAL QUE ELA ATENDIA FAZIA DE TUDO PARA REATIVAR A CHAMA DA RELAÇÃO. VOCÊ ACHA QUE VALE TUDO PARA SALVAR UM CASAMENTO? Vale muita coisa para ser feliz, dentro dos limites de cada casal, e precisamos respeitar. 34

VIVER CURITIBA

ELA TEM ESSA NUANCE DE SEDUÇÃO. É UMA CARACTERÍSTICA SUA TAMBÉM? Eu não penso em ser sexy. A maior sensualidade que pode existir é a espontaneidade, ser natural. Você pode seduzir em momentos específicos: numa noite em um jantar, vestindo uma roupa e uma maquiagem especial... Há uma preparação para esses momentos. QUE TIPO DE ATIVIDADE COSTUMA FAZER PARA MANTER ESSA SILHUETA EM DIA? Costumo priorizar minha saúde. Não adianta malhar ou fazer dieta se tiver algo de errado dentro de você. Fiz um check-up e vi que tinha umas coisinhas erradas. Agora com a academia estou conseguindo ver o efeito. QUAL TRATAMENTO TEVE QUE FAZER? Um tratamento ortomolecular grande. E parece que o mal do século é a tireoide, né? O importante é focar na saúde corporal e mental para seguir a vida com força total. E NA HORA DE SE MAQUIAR, ALGUMA DICA DE BELEZA? Eu costumo saber qual é o evento. Adoro batom e rímel, sou louca por maquiagem. Às vezes uso pouco, outras eu abuso um pouco mais. VOCÊ É MUITO VAIDOSA, ENTÃO? Eu gosto de me arrumar! DE QUE FORMA A MODA INFLUENCIA NA SUA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL? Eu vejo as tendências, até sou ligada, mas tem uma coisa que sempre fala mais forte que é o meu gosto. Se eu gostar eu levo, independente de tendência ou não. QUAL SIGNIFICADO DA PALAVRA “CASAMENTO” PRA VOCÊ? O maior casamento que pode existir é a relação do dia a dia com vários adjetivos. São pequenos contratos de confiança, amor e carinho. TRAIÇÃO É PERDOÁVEL NUMA RELAÇÃO A DOIS? Por que não? Cada história é um caso. Acredito que existam sentimentos maiores. QUAL SUA DESCRIÇÃO SOBRE O AMOR E A PAIXÃO? O amor me parece um sentimento mais sereno, que nos ensina muito a respeitar um ao outro de forma geral. A vida é regida por isso. E a paixão tem uma energia mais vibrante. Precisamos ter sentimentos que nos fazem prolongar, seja no amor ou na paixão.


Quem não torceu muito pela mocinha Paloma de Amor à Vida

No papel da sedutora Danny Bond em Felizes Para Sempre?

Paolla no Programa do Jô

“EU ME ENTREGO CEM POR CENTO A

TODOS OS MEUS PERSONAGENS, SEJA UMA PARTICIPAÇÃO MENOR OU MAIOR”

Paolla durante viagem ã África

Vaidosa, a bela diz que gosta de se arrumar e ama maquiagem

Curtindo as férias depois de Amor ã Vida

revistaviver.com.br 35


ESPECIAL ANO NOVO

SEJA SUA MELHOR VERSÃO NÃO PRECISA FAZER TUDO DIFERENTE PARA MUDAR E MELHORAR EM 2015 POR TATIANA GIRARDI* | FOTO FER CESAR

T

odo recomeço traz um sentimento de mudança, de possibilidade de melhoria, de vontade de fazer diferente. A questão é manter a força desse mesmo sentir do início de todo ano durante todos os meses que seguirão, sem ser engolido pelo dia a dia, pois dessa forma em pouco tempo tudo volta a ser igual e a mudança e a melhoria acabam por não acontecer. Entra em cena o sentimento de frustração. Para manter acesa essa vontade de fazer diferente, três pontos devem ser priorizados: 1. Em vez de objetivos, coloque propósitos na sua vida. Eles são mais profundos e mobilizadores. 2. Que sejam propósitos possíveis e que para acontecerem não dependam de ninguém além de você mesmo. 3. Coloque seus propósitos perto dos seus olhos. É importante ter contato visual com eles sempre que possível.

36

VIVER CURITIBA

SEM MEDO

OUTRO PONTO IMPORTANTE É FAZER A SI MESMO PERGUNTAS DESAFIADORAS: - O que faz sentido para mim neste momento da minha vida? - A maneira como levo a minha vida hoje condiz com o que me faz sentido? - Se não condiz, o que posso fazer de prático para me aproximar do que realmente me faz sentido? - No que já sou bom e no que ainda quero ser? - Fazendo o que e onde a minha melhor versão vem à tona? Como posso trazer essa versão melhorada de mim mesmo para o meu dia a dia? - O que quero de verdade para a minha vida?

Reflita, anote, estude, planeje-se, estruture-se e siga o caminho que mais o aproximará do que você quer. Vale a pena fazer esse planejamento por você mesmo. Permita-se e determine que 2015 será diferente e especial! * Tatiana Girardi é terapeuta holísitica e life coach no Espaço do Bem-Estar


Para Cabelos Volumosos Hidratação Profunda

ANTI FRIZZ

A força do BAMBU trazendo a beleza para seus cabelos.

Em breve, Linha Desamareladora

(41) 3657-7711 / www.natuphitus.com.br


MODA

DA

PASSARELA AO BRUTO FIZEMOS UM GARIMPO PELA CIDADE E MONTAMOS LOOKS DA TEMPORADA DE VERÃO PARA VOCÊ ARRASAR EM QUALQUER ESTAÇÃO DO ANO


Body e calรงa Gappy Store Brincos Gappy Store Pulseira Morana Bolsa Bobstore Sapatos Flavia Sidoli


MODA

Blusa Bobstore Calรงa Thelure Brincos Bobstore Anel Prata Fina

40

VIVER CURITIBA


Vestido Namix Brincos Gappy Store Sandรกlias Bobstore

revistaviver.com.br 41


MODA

Blusa e Calça To Be Pulseiras Thelure (em acrílico) e Morana (branca) Brincos Viccenza Joias Sandálias Flavia Sidoli

42

VIVER CURITIBA


Vestido Gappy Store Brincos Morana Bolsa carteira Gappy Store

revistaviver.com.br 43


MODA

Blusa e shorts Gappy Store Brincos Morana Sandรกlias Flavia Sidoli

44

VIVER CURITIBA


Fotos: Nina Vilas Boas Produção de moda e styling: Rafael Chaouiche Direção e produção executiva: Fabi Tombely Modelo: Patricia Arndt (Joy Model Management) Cabelo: Rossan Luiz (Stylo Hair) Maquiagem: Grisiela Ribeiro (EMP Escola de Maquiagem Profissional) Assistente de maquiagem: Marcus Pacha Camareira: Cristina Calistro Xavier (Eloá Camareiras) Locação: Total Storage Brasil

Vestido Namix Cropped Helo Capobianco Jaqueta GappyTrend Store Pantalona Capitollium Colares Viccenza Joias Colares, pulseiras e anel Miscela Bijoux Brincos Viccenza Joias Calçados Birkenstock Doll´s Shoes


SHOPPING ELA

DEIXA ELA PASSAR UM MIX DE VINHO PUXADO PRO MARROM, ASSIM É A MARSALA, COR SELECIONADA PELA PANTONE COMO UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE 2015 Brincos em ouro branco com diamantes e rodolita Bergerson R$ 4.964

Bolsa Handbag Fellipe Krein R$ 366

Óculos de sol Chilli Beans R$ 238

Pulseira Desigual para Dafiti R$ 154,99

Arco Frida em tecido Can Can R$ 119 Vestido veludo molhado Capitollium R$ 209,25

Peep Toe em camurça Luiza Barcelos R$ 439

Tênis em lona Cavalera R$ 129

Kit capa de almofadas Baobá Home R$ 63,75

Baobá Home baobahome.com | Bergerson bergerson.com | Can Can cancanacessorios.com.br Capitollium capitollium.com.br | Cavalera cavalera.com.br | Chilli Beans chillibeans.com.br | Dafiti dafiti.com.br Fellipe Krein fellipekrein.com.br | Luiza Barcelos luizabarcelos.com.br

46 VIVER CURITIBA


NOSSO SUCESSO

Você

TEM UMA FÓRMULA ESPECIAL:

COM UMA EQUIPE QUALIFICADA E ATENDIMENTOEXCLUSIVO, A COSMÉTICA É REFERÊNCIA HÁ 15 ANOS EM PROMOVER SEU BEM-ESTAR E DE QUEM VOCÊ AMA

farmácia de manipulação

Tele-entregas: (41) 3343-7318 R. Dep. Antônio Baby, 87 | Batel www.cosmetica.far.br


MODA

MELHOR AMIGO VOCÊ NÃO LARGA OS ÓCULOS DE SOL EM NENHUMA ESTAÇÃO DO ANO. MAS QUAL É A MELHOR ARMAÇÃO PARA O SEU FORMATO DE ROSTO? POR BEL VICTORIO E FABI TOMBELY | FOTO BRUNO SANTOS

OVAL Quase todos os modelos, pois o formato do rosto é harmonioso. Basta cuidar com tamanhos exagerados.

48

VIVER CURITIBA


S

empre tem aquele par de óculos de sol que vira o queridinho da estação. Mas se você estiver procurando uma armação companheira, para passar anos a fio protegendo seu olhar, esqueça as tendências e invista em um modelo que se ajuste perfeitamente a você. Saiba quais são as armações ideais para cada tipo de rosto, com as dicas da produtora de moda Débora Fagundes.

REDONDO Modelos quadrados, cheio de ângulos, para evitar o efeito “cara de bolacha”.

QUADRADO Armações redondas, que tirem a rigidez dos ângulos faciais.

TRIANGULAR Armações que amenizam a diferença entre a parte inferior e superior do rosto. Modelos com as bases levemente curvas, como o estilo aviador, são ideais.

Produção de moda: Débora Fagundes (Citrus Produções) Modelos: Desiree Rodriguez, Juliane Cruz, Lorelay Suemitsu e Mariane Pinheiro (Casa Blanca Models) Cabelo: Pero Fernandes e Paula Freitas (Centro de Formação Lady&Lord) Maquiagem: Danieli Neves e Gabriela Schlumberger (Centro de Formação Lady&Lord) Agradecimentos: Capitollium (roupas), Miscela Acessórios (bijoux) e Visorama (óculos de sol)

revistaviver.com.br 49


MODA

ESTILO EMPREENDEDOR COM UM JEITO NOVO E COOL DE FAZER COMPRAS, O 2GET SALE, EVENTO QUE NASCEU EM CURITIBA, VAI INVADIR OUTRAS REGIÕES DO PAÍS

H

á dois anos, eles viram no gosto pela moda a oportunidade de empreender e trouxeram para Curitiba uma experiência em compras diferenciada com o 2Get Sale – evento inspirado nos Samples Sales, as superliquidações de Nova York. A designer de moda Roberta Busato, a publicitária Milena Andretta e os blogueiros Tatiana Klimovicz e Marcos Slaviero, sócio-local do evento, criaram para o público feminino um evento que mistura moda, tendências e bem-estar. Em um espaço amplo e descolado, lojistas montam estandes com grandes marcas a preços mais acessíveis, enquanto compradores namoram as novidades e fazem pausas em quiosques gastronômicos e lounges. Hoje, com maior conhecimento em negócios e com 100% do tempo direcionado à marca 2Get Sale (que já teve cinco edições em Curitiba, duas em Ribeirão Preto e uma em Londrina), as sócias buscam alavancar ainda mais os negócios. Pensando no potencial das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, elas já planejam oito novas edições para este ano, incluindo duas em Curitiba. Para as empresárias, além de uma experiência em compras diferenciada, o evento oferece oportunidade de networking entre os participantes. O interessante, de acordo

50

VIVER CURITIBA

com a sócia-criadora, Roberta Busato, não é apenas o público final, mas também os lojistas, que encontraram no 2Get Sale uma oportunidade de montar uma vitrine f ísica para clientes. “É bacana saber que depois do evento as relações estreitadas entre lojistas e o público permanecem, e as parcerias entre os lojistas são importantes para o crescimento do setor”, conta. Segundo Tati Kli, também sócia, muitas empresas expandiram seu mercado para as outras cidades em que o projeto é desenvolvido e veem no evento uma oportunidade rentável para o negócio. “O 2Get Sale cresceu, tomou corpo e agora não tem mais fronteiras”, comemora Tati.

FASHION IS MY BUSINESS O 2Get Sale visto em números:

- R$ 150 mil de giro por evento - 80% das lojas que participaram da 1ª edição continuam participando do evento em Curitiba - 60% de crescimento em número de lojas desde a 1ª edição - 8 novas edições em 2015 em 3 regiões do País


BEAUTY

apresenta

BELA NATUREBA

DA NATUREZA PARA O SEU CORPO: PRODUTOS COM INGREDIENTES NATURAIS VIRARAM PAIXÃO NACIONAL

A

çaí, coco, morango e castanha-do-pará. Não é nenhuma novidade que a indústria cosmética já se apropriou das nossas frutas preferidas e de vegetais com diversos nutrientes. E funcionou: mais de 90% dos consumidores brasileiros buscam ingredientes naturais quando vão comprar cosméticos, segundo o levantamento Barômetro de Biodiversidade. “Isso indica que os consumidores têm se tornado mais conscientes com relação à importância do consumo sustentável, e que essa característica vem assumindo cada vez mais um papel determinante na escolha de um produto”, comenta Elizandra Machado, diretora da Natuphitus, marca que oferece cosméticos à base de ingredientes naturais. Toda essa onda natureba também levou algumas empresas a se tornarem sustentáveis. Garantir boas condições de trabalho para funcionários, usar materiais e embalagens recicláveis, reduzir gastos energéticos e até fiscalizar fornecedores. Tudo isso precisa fazer parte dos processos de uma empresa que se diz sustentável. “Esse conceito é muito abrangente e não diz respeito apenas a uma estratégia de marketing, existem várias práticas que a empresa pode adotar a fim de garantir a sustentabilidade ambiental e social”, explica Elizandra.

O QUE ELA TEM?

No caso da Natuphitus, além de aplicar essas ações, a marca também ganhou o gosto do público por não realizar testes em animais, nem terceirizar esse processo.

ECOGLOSSÁRIO NO BRASIL NÃO EXISTE REGULAMENTAÇÃO OFICIAL QUE DEFINA OS TIPOS DE COSMÉTICOS, MAS EMPRESAS CERTIFICADORAS ESTABELECERAM ALGUNS CRITÉRIOS DE DIFERENCIAÇÃO: 1. À base de produtos naturais: Incluem ingredientes retirados da natureza, entre outros componentes. 2. Naturais: Contêm ao menos 5% de matérias-primas certificadas orgânicas na composição. Os 95% restantes podem conter matérias-primas naturais sem certificação orgânica. 3. Orgânicos: Contêm pelo menos 95% de ingredientes orgânicos certificados. Os outros 5% podem ser compostos por matéria-prima natural não certificada. 4. Cruelty-free: Não são testados em animais. 5. Veganos: São cruelty-free e não contêm ingredientes de origem animal.

Entre as substâncias naturais utilizadas pela Natuphitus estão os extratos e óleos vegetais da linha capilar Yabae, como aloe vera, jaborandi, guanxuma, bambu, buriti e óleo de argan. Manteigas vegetais, como a manteiga de cupuaçu, óleo de mamona e ceras vegetais viram matérias-primas para a fabricação batons.

52

VIVER CURITIBA


Force of nature PEDACINHOS DE NATUREZA EM POTES PARA NUTRIR E PERFUMAR A PELE E O CABELO. COMO NÃO QUERER SE LAMBUZAR?

Máscara Facial com Argila A argila age removendo a oleosidade em excesso, além de desobstruir os poros e renovar a pele. A máscara ainda contém hidroviton e calêndula, substâncias que deixam a pele macia e calma. Outra ação do produto vem do própolis, que combate a acne.

Shampoo Yabae Guanxuma Limpa de forma suave, revitalizando o cabelo da raiz às pontas. Seu diferencial é a prevenção da queda e da quebra dos fios, graças ao seu extrato de guanxuma, uma planta medicinal, e os aminoácidos essenciais contidos na composição.

Loção Hidratante Orquídea Real Para mulheres superfemininas! O hidratante corporal de toque seco possui notas de flores suaves, madeira oriental e coco. Fresca, leve e perfumada, a loção faz um mix entre aromas doces e amadeirados.

Condicionador Yabae Buriti Antioxidante natural, o buriti ajuda a manter a cor dos cabelos por mais tempo, protegendo os fios de danos causados pelo sol e pelas lavagens. A fórmula também contém silicone, o que deixa os fios blindados: protegidos, hidratados e macios.

Máscara Capilar Yabae Castanha-do-Pará Ideal para recuperar cabelos danificados, o produto tem o poder de reestruturar os fios. O alto poder de hidratação do óleo da castanha deixa os cabelos com aquele aspecto saudável: brilhoso e forte.

Natuphitus – natuphitus.com.br | (41) 3657-7711 | facebook.com.br/ natuphitus revistaviver.com.br 53


SUCESSO

VELOCIDADE MÁXIMA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO FAZEM DA CURITIBANA LIFESIL REFERÊNCIA NO MERCADO DE IMPLANTES DE SILICONE POR LUÍS FERNANDO CARNEIRO | FOTOS PATRÍCIA AMANCIO

É

como uma corrida com menos de 10 competidores globais disputando o segundo maior mercado mundial em implantes de silicone. Segundo os dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos em procedimentos e os números não param de crescer, ultrapassando 200 mil cirurgias realizadas no último ano. Nesse cenário, a empresa curitibana LifeSil se destaca entre as gigantes do mercado. O segredo desse sucesso em apenas 10 anos de fundação é a obsessão do seu fundador, o cirurgião plástico Jorge Wagenführ Júnior, por qualidade e inovação. Formado pela Universidade Federal do Paraná, ele é o inventor da Prótese Mamária de Silicone com Espuma de Silicone. “É um produto inovador no mercado mundial, com exclusiva tecnologia bioaderente de macrotextura de silicone expandido, que aumenta o conforto e a aderência, o que faz com que as mamas se mantenham por mais tempo na posição desejada”, explica. Fruto de estudos no seu doutorado e recentemente adotada em procedimentos realizados na Unicamp, a espuma de silicone é capaz de projetar a LifeSil para horizontes ainda maiores. “Houve um grande investimento no desenvolvimento da tecnologia da linha Adherence e há ainda esforços direcionados para novas próteses, com novos perfis mamários e volumes. Temos a patente e a nossa intenção é abrir mercados internacionais”, afirma.

54

VIVER CURITIBA

NO PÓDIO Jorge Wagenführ Júnior é daquelas pessoas que não aceitam o segundo lugar. Para se ter uma ideia, em 2001, ao começar a praticar o automobilismo como um hobby, o cirurgião e empresário se dedicou tanto que em pouco tempo se tornou campeão brasileiro de kart. “Acredito que dedicação é tudo. Seja na cirurgia, na indústria e no automobilismo, eu vou a fundo e os resultados acabam sendo consequência”, explica. Seu título no Rally dos Sertões em 2012 foi também fruto de muita persistência. “Minha primeira corrida foi na Mitsubishi Cup. Eu estava competindo com um carro alugado e capotei. Como tive que comprar o carro depois daquilo, resolvi treinar e aprender a pilotar realmente”, comemora. Hoje, com estrutura e carro de ponta, Dr. Jorge não entra mais em competições para participar. “Além de confiar na tecnologia, o automobilismo ensina a valorizarmos a equipe e a aprendermos a lidar com o inesperado a todo tempo”, conta. Na linha de “quanto maior a dificuldade, maior o prazer em vencê-la”, o médico se orgulha de a LifeSil ter sido a primeira fabricante de implantes de silicone do mundo a receber o selo do Inmetro e de ter se consolidada na comunidade médica. “Os excelentes resultados obtidos pelos cirurgiões plásticos em todo o Brasil, com apoio em base científica e tecnológica, e a expressiva marca de 100 mil implantes vendidos nos habilitam a sonhar mais alto”, destaca.


O cirurgião plástico Jorge Wagenführ Júnior é fundador da LifeSil e inventor da Prótese Mamária de Silicone com Espuma de Silicone

revistaviver.com.br 55


SUCESSO

RALLY

NO

COMONA

VIDA

DR. WAGENHFÜR LEMBRA QUE NÃO HÁ VITÓRIA SEM METAS, GERENCIAMENTO DE RISCOS, TRABALHO EM EQUIPE E MUITA DEDICAÇÃO ASSUMINDO RISCOS Tivemos muitos desafios nessa caminhada de compor uma empresa brasileira com tecnologia de ponta e capaz de disputar com multinacionais. Muitas vezes pensei em desistir, pois o risco de você quebrar no meio do caminho é muito grande. A capacidade de assumir os riscos e enfrentar essas dificuldades vem sendo recompensada. Não há nada melhor que olhar para a linha de chegada e ver que você fez as escolhas corretas. PREPARAÇÃO É FUNDAMENTAL Há muitos anos tenho o costume de reservar a sexta-feira para um projeto especial. Sempre atendi no consultório, fiz as cirurgias e reservei tempo para a implantação da empresa. O tempo foi passando, fui contratando diretores para a fábrica e esse tempo foi sendo utilizado para ficar com a 56

VIVER CURITIBA

família. Hoje, utilizo a sexta-feira para fazer o que gosto e me recarregar para novos projetos. Desacelerar às vezes é preciso e essa lição eu aprendi após ter de passar por uma cirurgia no coração no ano passado. ACELERAR É MANTER-SE VIVO Desde que a máquina esteja ok e a equipe comprometida com os resultados, acelerar é a melhor forma de se manter vivo. Estou sempre muito atento às oportunidades de mercado e, ao compreender cada um dos nossos diferenciais, vamos em busca do primeiro lugar no nosso setor. Já no automobilismo, meu próximo grande passo é participar do Rally Dakar. É algo grande, mas acredito que com uma boa preparação conseguiremos fazer uma excelente participação.


A LifeSil está atingindo a marca de 100 mil próteses vendidas.

Recebendo das mãos do apresentador Galvão Bueno o Capacete de Ouro da revista Racing, prêmio como 3° melhor piloto de kart do Brasil

Campeonato Brasileiro de Kart, em 2002

No Rally dos Sertões, em 2014

revistaviver.com.br 57


PLÁSTICA

VITRINEMANIA NÃO SE ESCOLHE UMA CIRURGIA PLÁSTICA COMO SE ESCOLHE UMA PEÇA DE ROUPA. UM ESPECIALISTA CURITIBANO TIRA NOSSAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO E FALA SOBRE A BUSCA PELA PERFEIÇÃO FOTO JANETE ANDERMAN

Q

uando a nossa sociedade consumista se apaixona pelo mundo da cirurgia plástica, o resultado é previsível. O procedimento se torna um bem de consumo como qualquer outro. Queremos a cirurgia mais nova, a mais cara, a que tal celebridade fez. Aliás, queremos ser essa celebridade. Será que a cirurgia está aí para isso? Conversamos com o cirurgião-plástico Dr. Marlon Chiaratti, que se depara com a busca pela perfeição com frequência em seu consultório. Em um dos casos mais recentes, sua paciente trouxe uma foto da Angelina Jolie bem na hora da cirurgia, sem nunca antes ter mencionado que queria o nariz da musa hollywoodiana. “Precisei parar tudo e ficar quase uma hora conversando para explicá-la que somos todos individuais e únicos e que a cirurgia vai condizer com a nossa realidade, e não com a realidade do mito”, conta o médico. Nesta entrevista, o profissional tira nossas principais dúvidas sobre o mundo da cirurgia plástica, para ninguém sair por aí achando que é só tirar o cartão de crédito da bolsa. O VÍCIO POR CIRURGIA PLÁSTICA EXISTE? Acredito que não. O que existe são pessoas procurando a perfeição. Isso está relacionado à autoestima. Ela tem algum problema psicológico e compensa isso na busca exagerada pela beleza. Por outro lado, temos uma elevada porcentagem de mulheres que ganham autoestima após a cirurgia, porque foi feita uma boa avaliação prévia, ela não foi iludida em momento nenhum e foi utilizada a técnica adequada. Quando cada um faz a sua parte, a porcentagem de sucesso é alta. ESSA BUSCA EXAGERADA POR PERFEIÇÃO PODE TRAZER RISCOS À VIDA DA PACIENTE. EXEMPLO

58

VIVER CURITIBA

DISSO É A UTILIZAÇÃO DO HIDROGEL. QUAIS SÃO OS RISCOS DESSE PRODUTO? O hidrogel é um líquido que fica solto no organismo, então às vezes percebemos que o líquido migra para outras partes do corpo e causa infecção, extremamente perigoso. Ele vem sendo utilizado há mais de 10 anos e já trouxe vários problemas. Ele foi criado para corrigir pequenos erros, mas logo começou a ser usado em grandes volumes, para aumentar o glúteo e a perna. E todo exagero leva a complicações. Uma alternativa é a utilização de gordura da própria paciente para ganho de volume. Quando se injeta de forma consciente, em pouca quantidade, o resultado é ótimo. Para complementar, o ideal é estimular a atividade f ísica para hipertrofiar a musculatura. Ou seja, um ganho saudável e sem exageros. Além disso, existem outros recursos, próteses específicas para perna, bumbum e panturrilha. QUANDO A MULHER SABE QUE CHEGOU A HORA CERTA DE FAZER UMA CIRURGIA PLÁSTICA? Tenho como parâmetro avaliar a queixa da paciente. Se ela se sente desconfortável, é porque acendeu uma luz de que algo não está legal. A partir daí, temos que ter uma coerência, não fazer nada precipitado, conversar, explicar os prós e os contras, para que ela coloque na balança. Se pender para o lado benéfico, é porque é a hora certa de fazer. Não existe uma receita de bolo. A não ser para a idade mínima,

“O MÉDICO PRECISA TER A SENSIBILIDADE DE ANALISAR O QUE É NECESSÁRIO E O QUE É FUTILIDADE”


O CIRURGIÃO DR. MARLON CHIARATTI NO MEIO DA “MECA DO CONSUMO”, O SHOPPING: PARA ELE, O “PAGOU, LEVOU” NÃO PODE EXISTIR NO MUNDO DA PLÁSTICA

que deve ser respeitada e que varia de procedimento para procedimento. Mas a hora certa é quando causa desconforto a paciente, tanto emocional quanto f ísico. Não indico fazer a cirurgia no primeiro mês da avaliação. Tem todo um preparo, uma avaliação clínica e de laboratório, que faz ganhar tempo. É preciso ter tempo para por tudo em perspectiva, e precisamos ser um pouco psicólogos, além de cirurgiões, para avaliar todos os aspectos da paciente e não se precipitar. COMO SABER SE NÃO ESTAMOS EXAGERANDO? Um médico tem que ter a perspicácia de perceber na avaliação quando a paciente realmente tem algo a ser melhorado. Mas nós cansamos de nos deparar com problemas psíquicos da paciente. Acontece de ela dizer: “Olha o tamanho dessa barriga” e a barriga estar perfeita. O médico precisa ter a sensibilidade de analisar o que é necessário e o que é futilidade, além de levar em consideração a avaliação psicológica. De 15% a 20% das pacientes que nos procuram acabam não fazendo o procedimento depois disso. E QUANDO BUSCAR ALTERNATIVAS PARA REJUVENESCER? Prevenção não tem hora. Do envelhecimento, ninguém escapa, mas você pode buscar uma melhor qualidade de vida para postergar o máximo possível a necessidade de um

procedimento cirúrgico. Um preenchimento, por exemplo, pode ser feito antes dos 30, se ela tiver a imperfeição e tiver a indicação profissional. Se isso incomoda e é visível, não há problema, depende da avaliação de cada caso. EXISTE IDADE MÁXIMA PARA FAZER UM PROCEDIMENTO? Tem idade mínima, mas o limite não, desde que os exames tenham bons resultados. Vai do bom senso também, é claro. QUE CRITÉRIOS DEVEM SER AVALIADOS NA ESCOLHA DE UM CIRURGIÃO PLÁSTICO? Primeiramente, informe-se na regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, procure saber se ele não tem algum processo por má conduta ou mau procedimento no CRM. Procure também indicações de quem já passou pelo procedimento. A melhor referência é a pessoa que fez a cirurgia e ficou feliz com o resultado.

DR. MARLON CHIARATTI Clínica Delineare | Rua Duque de Caxias, 589 São Francisco | (41) 3322-5360 | delineare.com.br revistaviver.com.br 59


BEM-ESTAR

PRA TODO MAL, A CURA VOCÊ SABIA QUE TERAPIAS ALTERNATIVAS PODEM SER COMBINADAS À MEDICINA OCIDENTAL PARA COMBATER DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS?

V

ocê conhece todos os benef ícios da acupuntura? A técnica milenar de origem chinesa trabalha o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito. Por meio da aplicação de agulhas na pele é possível tratar e prevenir mais de 300 tipos de doenças de ordem f ísica ou emocional. Existem mais de 400 pontos mapeados pela acupuntura. Cada ponto estimulado representa um órgão ou parte do corpo. Hoje, inclusive os médicos, antes receosos, indicam a acupuntura como complemento no tratamento de diversas doenças. Essa mudança de comportamento deve-se aos resultados positivos que comprovam a eficácia da técnica chinesa na cura e tratamento de várias enfermidades. Por isso, cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas, inclusive no tratamento de dependências químicas, tais como a nicotina, álcool e dependência de drogas em geral. Estudos comprovam que a técnica tem sido utilizada há mais de duas décadas para tratar problemas como o alcoolismo e a de-

60

VIVER CURITIBA

pendência de drogas, pois diminui o consumo e outros sintomas associados à abstinência, reduzindo a dependência. Um percentual significativo de resultados favoráveis foi encontrado nos sintomas de ansiedade, fissura, supressão e recaída no abuso de álcool. A dependência alcoólica está na lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) como um distúrbio médico que pode se amenizar pela acupuntura. No caso do tabagismo, por exemplo, a acupuntura age aumentando a liberação de endorfinas e encefalinas no sistema nervoso central e atua excitando a via neural da recompensa (nigrostriatal). Com isso, ela inibe a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas. DR. ANTONIO CEZAR MENDES DOS SANTOS GISELE COTA FERREIRA CREFITO 7854-F Rua Comendador Araújo, 510, sala 1501 | Centro (41) 3223-8927 | consultorioac.com.br


DETOX TRATAMENTO Como pode uma agulha inserida em alguma parte específica do corpo curar uma dor de cabeça, uma dor nas costas ou até mesmo um transtorno psíquico? Na prática, a acupuntura funciona assim: são colocadas finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo, que ativam no cérebro a produção de substâncias que atuam como analgésicas, anti-inflamatórias e antidepressivas – como a endorfina, o cortisol e a serotonina. Ao entrar na pele, a agulha provoca uma microinflamação, que aciona a produção natural dessas substâncias. Dessa forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de vez a intensidade dos sintomas. Muitas vezes, fazendo-os até desaparecer. É claro que o sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles a escolha de um profissional de credibilidade e que esteja apto a praticar a acupuntura. A técnica em conjunto com aconselhamento e grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos também trazem um excelente resultado.

DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) CONFIRA OS BENEFÍCIOS QUE A ACUPUNTURA PODE TRAZER NOS TRATAMENTOS DE CADA SUBSTÂNCIA: Álcool: diminui a necessidade de ingerir álcool Cigarro: aumento na vontade de não fumar (13% dos casos), redução no hábito de fumar (20% dos casos) e redução no prazer de fumar (70% dos casos) Cocaína: diminuição dos sintomas da abstinência em 44% dos casos Heroína: diminuição dos sintomas da abstinência (anorexia, suor espontâneo e insônia) redução da frequência do uso de heroína Desintoxicação de álcool: redução do álcool no sangue Desintoxicação de tabaco: redução da concentração de nicotina

revistaviver.com.br 61


VASCULAR

MAIS CALOR, POR FAVOR! TEMPERATURAS ALTAS, ATIVIDADES AO AR LIVRE, VESTIDINHOS E... PERNAS INCHADAS? SAIBA COMO EVITAR ESSE PROBLEMA

N

ada como abusar de roupas leves e curtinhas em dias de calor. Mas, se você estiver evitando usar saias e vestidos para não revelar o inchaço das pernas, saiba que o problema tem motivos variados e, em certos casos, pode ser resolvido ou pelo menos amenizado. Uma das causas é o calor; afinal, é normal que isso ocorra quando a temperatura sobe. A explicação está nos vasos sanguíneos, que se dilatam, para favorecer a troca de temperatura do corpo com o meio ambiente, isso pode causar formigamentos e até sensação de peso. Há casos em que nenhum desses sintomas é percebido, apenas inchaço com marcas das meias ou sandálias no tornozelo. Nem sempre esse inchaço é sinônimo de problemas com a sua saúde. Contudo, vale a pena investigar outras causas, que nem sempre são tão benignas assim. A opinião é do cirurgião vascular Dr. Cristiano Schmitt. O especialista alerta que os inchaços, conhecidos como edemas, podem ser indícios de complicações maiores no corpo. “O edema dos membros inferiores pode ser causado por problemas no f ígado, como a cirrose, por problemas cardíacos, causando insuficiência cardíaca, ou ainda por problemas pulmonares, que aumentam a pressão nas câmaras direitas do coração, impedindo o sangue proveniente dos membros inferiores de entrar”, cita o profissional. CALMA, DÁ PARA EVITAR Para ter certeza de que o seu inchaço é apenas um problema das temperaturas altas, o cirurgião recomenda a prevenção. A alimentação é um ponto crucial, especialmente no calor, quando é natural a perda de líquidos. “Para con-

62

VIVER CURITIBA

trabalancear, beba mais água ao longo do dia e diminua o consumo do sal, que promove a retenção de líquidos”, indica Dr. Cristiano. Também procure reduzir o consumo de bebidas e alimentos excitatórios como o café, chocolate e chá verde, que reduzem a circulação. Outra dica do cirurgião é manter o peso ideal, pois o líquido responsável pelo inchaço fica no tecido gorduroso e, quanto mais gordura, maior o território para o depósito do líquido que extravasa e causa o edema. Exercícios f ísicos também são essenciais. “Caminhar todos os dias por 30 minutos é o suficiente porque mantém a pessoa com o tônus da panturrilha preservado”, aconselha o médico. E nada de ficar parado, ok? Se você trabalha sentado, dê algumas voltinhas no escritório durante o expediente a cada duas horas. Ao se movimentar, você auxilia o bombeamento dos líquidos retidos. “Se você trabalha em pé, procure sentar de vez em quando com os membros inferiores elevados se possível, e também invista nas caminhadas, ou movimentos de contração das panturrilhas, ficando na ponta dos pés quando estiver parado”, recomenda Dr. Cristiano. O uso de uma meia elástica durante o trabalho contribui para o bem-estar e poupa a circulação, mas, como existem diversas compressões, melhor consultar um especialista e ver qual é a mais adequada ao seu caso. Roupas soltinhas também evitam que a circulação seja interrompida. DR. CRISTIANO SCHMITT Rua Padre Anchieta, 2310, Sala 31 Champagnat | (41) 3092-9699 angiocentrocuritiba.com.br


TEM VARIZES? FIQUE ATENTA

Se além de inchaço você observar o aparecimento de varizes, procure um cirurgião vascular o quanto antes. As veias dilatadas podem ser as responsáveis pelo aumento desse incômodo. A causa mais comum do edema é a insuficiência venosa crônica dos membros inferiores, as populares varizes. “Algumas vezes elas estão aparentes e outras vezes são mais internas, sendo possível sua identificação apenas com exame de Eco Doppler colorido, que realizamos na primeira consulta”, explica Dr. Cristiano Schmitt. Outra causa coadjuvante de edema pode ser a hormonal, pois o edema pode ser agravado por conta de alterações do estrogênio.

revistaviver.com.br 63


GENÉTICA

SIMPLES ASSIM COM O TESTE DO EXOMA, BASTA UMA COLETA DE SANGUE PARA REALIZAR UM SEQUENCIAMENTO DE TODOS OS NOSSOS GENES, PROCESSO QUE FACILITA O DIAGNÓSTICO DE DIVERSAS DOENÇAS

U

ma coleta de sangue é o suficiente para descobrir diversas doenças genéticas, e com precisão. A simplicidade da coleta do material esconde a complexidade de um exame ainda pouco conhecido: o Teste do Exoma, que faz um sequenciamento do nosso DNA. Ou, mais especificamente, dos éxons, porção do nosso genoma em que se escondem 85% das mutações genéticas que causam doenças. Autismo, epilepsia, doenças mentais, más-formações e atrasos de desenvolvimento estão entre os problemas que o exame é capaz de revelar. A principal mudança que a novidade trouxe é que não há mais a necessidade de saber qual é o gene responsável pela doença antes do teste. Isso porque o Teste do Exoma, por meio de um processo de bioinformática, faz uma varredura de 22 mil genes, com taxa de diagnóstico conclusivo superior a outros exames da área. O Teste do Exoma é indicado para pacientes com suspeita de doenças genéticas já investigadas de outras formas, mas que permanecem sem conclusão, assim como para casos em que as mutações estão localizadas em mais de um gene. Pessoas com sintomas e sinais atípicos, indícios de uma síndrome mais rara, também podem se beneficiar. Por que descobrir? De acordo com o médico geneticista Dr. Sergio Pena,

64

VIVER CURITIBA

um diagnóstico precoce permite um tratamento mais preciso, assim como a antecipação e prevenção de outros problemas médicos e a determinação do risco de recorrência na família. Mesmo quando não há cura para a doença, o diagnóstico também é importante, segundo Pena, porque orienta tratamento e se diminuem os gastos com exames desnecessários. Além disso, o estresse e a ansiedade são reduzidos, uma vez que o paciente sabe exatamente de que síndrome sofre.

VANTAGENS DO TESTE DO EXOMA:

- Coleta de sangue simples - Faz a varredura de todos os 22 mil genes humanos - Não é necessário determinar o gene a ser estudado - Pode ser feito durante a gravidez (em fetos com cardiopatia, má-formação ou atraso de crescimento) - Se houver interrupção da gravidez, pode ser feito em amostra fetal, para descobrir o motivo da perda do bebê

DR. SÉRGIO PENA Rua Comendador Araújo, 499, Sala 1034 Batel | (41) 2106-6906 laboratoriogene.com.br


PENSE EM VOCÊ

ENFRENTANDO O CÂNCER SUA ATITUDE É FUNDAMENTAL PARA A MAIOR VITÓRIA DA SUA VIDA

N

essa estreia como colunista da revista VIVER Curitiba, eu gostaria de me dirigir a você que passa por um dos momentos mais dif íceis da sua vida. Encarar um câncer é uma das missões mais árduas que alguém pode enfrentar. A doença é traiçoeira, implode nossa autoestima e nos debilita fisicamente. Mas, tendo enfrentado uma batalha duríssima para vencer um câncer de mama, posso dizer que esse é também um momento de oportunidades riquíssimas. É verdade, o câncer também pode ser uma oportunidade para descobertas pessoais, reencontros e aproximação com Deus. Não sou uma especialista, mas como alguém que viveu e que vive diariamente a dura realidade do câncer por meio das ações realizadas pelo Instituto Humsol, gostaria de me colocar à disposição e apresentar algumas palavras a você. Nas histórias de vida que acompanhamos, aprendemos que por pior que seja a situação em que você esteja, buscar o caminho do positivismo vai contribuir para o seu sistema imunológico e fará com que os efeitos colaterais do tratamento não sejam tão impactantes. Com certeza o resultado não será dos melhores se a sua escolha for se isolar entre quatro paredes. EM BOA COMPANHIA Um dos melhores caminhos para superar o câncer é fazer parte de grupos, estar perto de pessoas, mas, é claro, de pessoas positivas, que estejam bem e que sejam capazes de fazer com que você veja a vida de forma positiva. RUATERAPIA O meu grande terapeuta se chamou “rua”. Quando alguma coisa me preocupava, a primeira coisa que eu fazia era sair.

66

VIVER CURITIBA

Eu dava uma volta na quadra, ia para o shopping, conversava com alguém. Parece simples, mas isso é fundamental porque faz com que você tire o foco do problema e se fortaleça. COMEMORE CADA VITÓRIA Quando você recebe o diagnóstico, o médico já apresenta o plano de ação, ou seja, como a doença será enfrentada. Passou aquele início, do choque, da tristeza, é hora de levantar a cabeça e comemorar cada etapa vencida. Se você tem oito quimioterapias, a cada etapa vencida é preciso comemorar, afinal é uma a menos. Tudo isso te traz alívio e uma sensação debem-estar que são combustíveis essenciais para vencer essa batalha. AME E SE DEIXE AMAR É preciso viver um dia de cada vez e nos apoiar no amor dos amigos, da família e de quem está perto da gente. Essa é a hora que você precisa de colo, de ombro, é a hora que você precisa de família. Deixe as pessoas falarem sobre isso, oportunize esses momentos de troca, porque cada vez que você divide o que está sentindo, com certeza a sua preocupação e a sua dor serão menores.

TÂNIA MARY GOMEZ é presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – Humsol e vice presidente da Femama. www.humsol.com.br Conheça a história da Tânia acessando revistaviver.com.br


APAIXONADAS PELA VIDA PARTE I

SOU REGINA KOHUT SATO mas pode me chamar de vitoriosa. Fui diagnosticada com câncer de mama em 2007, fazia os exames preventivos anualmente por ter histórico na família. Como trabalhava no setor de oncologia num hospital, eu estava preparada para atender os outros, mas muitas vezes desanimei durante o tratamento, por ser tão doloroso e por necessitar de tantas cirurgias. Fiz 17 no total. Depois dessa batalha, aprendi a amar mais, ter muita fé e persistência. A superação é a maior vitória que pode existir.

Diretor Técnico Médico: Dr. Ricardo Ferreira | CRM-PR: 13114


CARTÃO-POSTAL

BUENOS em

AIRES

Família ESSA FOI SEM DÚVIDAS UMA DAS VIAGENS MENOS TURÍSTICAS E MAIS PRAZEROSAS QUE JÁ FIZEMOS TEXTO E FOTOS FER CESAR

A

nossa ideia inicial era encontrar um destino onde tivéssemos muitas opções de programas para fazer em família, já que desta vez fomos os três: eu, a Bruna (minha esposa) e a Clarinha (nossa filha). Buenos Aires é uma cidade riquíssima culturalmente, as pessoas têm muita informação e um senso estético incrível, um prato cheio para quem gosta de design. Tem lugares que parece que você está vivendo dentro de um Pintrest, além de você encontrar pessoas de todo canto do mundo. Essa foi sem dúvida uma das viagens menos turísticas e mais prazerosas que já fizemos. Nosso plano, além de fazer alguns passeios em família e aproveitar o verão na cidade, era o de conhecer pessoas e histórias interessantes, como fotógrafo, nada mais me instiga e me move do que conhecer com um pouco mais de profundidade as histórias das pessoas e registrar pequenos momentos cotidianos, afinal a poesia acontece quando a gente se distrai. Aliás, o primeiro “filho” desta viagem está nascendo, um minidocumentário fotográfico sobre o Lab Coffee Shop.

68

VIVER CURITIBA

Voltando a viagem, alugamos pelo site Airbnb, um loft incrível na região de Palermo Hollywood, apesar de não gostar do nome meio metido, é um dos bairros mais descolados da cidade, onde se encontra além de bares, livrarias e restaurantes alternativos, vários canais de TV, rádios e produtoras de cinemas (daí o nome Hollywood). Para quem gosta de um lado B da cidade recomento a região de Palermo, gastronomia do mundo todo, muitos ateliês de artistas locais, galerias de arte, além de muita arte urbana na rua e de graça. O bairro é servido pela linha D do metrô, que te leva para o Centro e para o bairro de Belgrano. Toda vez que pegamos o metrô tinham pocket shows de artistas locais dentro dos vagões, além da comodidade dessa região ser toda plana, ou seja, um bom par de tênis confortável é item indispensável. Você pode até mesmo alugar uma bike por dia ou semana, pois a cidade é superbem servida de ciclovias. Um dos pontos de encontro da região é a Plaza Armênia, cercada de restaurantes, a praça tem um parque com brinquedos para as crianças. É curioso observar


revistaviver.com.br 69


CARTÃO-POSTAL

A luz incrível que desenha com um tom dourado o fim de tarde as ruas arborizadas de Palermo

como crianças, que a princípio não falam o mesmo idioma, entendem-se em questão de minutos, foi muito legal ver essa interação dos pequenos. Saindo um pouco de Palermo, outro passeio bacana é no bairro da Recoleta, onde se encontra o famoso Cemitério da Recoleta (outro ponto turístico que não visitamos) em que, está, entre outros, o túmulo de Evita Perón. Para nós um dos programas legais na região foi simplesmente o de deitar no gramado da praça, relaxar, pegar um sol e curtir o fim de tarde. Por lá tem muitos artistas locais e músicos de todo lugar, a Clara, que é fascinada por música, ficava um bom tempo sentada observando as rodas de violão. Ali a ideia é pegar um sorvete de Dulce de Leche na tradicional sorveteria Persicco e curtir o pôr do sol. A poucos metros se encontra o Buenos Aires Design, um espaço temático dedicado à decoração e construção, para quem curte vale a pena a visita. Ainda na região outro lugar incrível é o Centro Cultural Recoleta, que abriga salas de exposições, cinema, e o Museu Participativo de Ciência o MPC que tem o famoso slogan: Prohibido no tocar! Um aviso na entrada diz que é indicado para curiosos de 4 a 100 anos. A experiência é divertidíssima, eu via a Clara pulando de experimento em experimento com os olhos brilhando. Brincadeiras com eletricidade estática vendo seu cabelo levantar, jogos de espelhos, etc. O lugar lembra muitas coisas do tempo da escola, era como estar novamente numa feira de ciências, só que de uma forma muito mais divertida. Para encerrar a parte família um passeio imperdível é o Planetário Galileu Galilei, localizado no conjunto de parques de Palermo. Sua arquitetura foi inspirada em Saturno 70

VIVER CURITIBA

e à noite ele fica todo iluminado, sendo assim refletido no lago, cheio de atividades lúdicas a projeção na cúpula nos dá a sensação de estarmos deitados num gramado observando o céu estrelado. Passeios à parte, o que mais me encantou na cidade, além das pessoas, foi a luz linda que entra caprichosamente por entre os vãos, iluminando as ruas e alamedas arborizadas. É incrível como o sol desenha as formas, os carros abandonados nas ruas e as pessoas no seu ir e vir. O vento no fim de tarde dividindo cuidadosamente a copa das árvores floridas, a alegria dos jovens nos parques da cidade, é maravilhoso ver como as pessoas se relacionam com a cidade. Mesmo tendo ficado com a sensação de que os 15 dias não foram suficiente, para visitar os lugares que queríamos, encontrar as pessoas que tínhamos planejado e comer todo o doce de leite do mundo, tenho certeza de que esse contato com a cultura portenha e seus costumes nos enriqueceu como pessoas, abasteceu nosso saquinho de ideias e nos uniu ainda mais como família. Que 2015 seja buenísimo!

“MINHA FILHA, QUE É FASCINADA POR MÚSICA, FICAVA UM BOM TEMPO SENTADA OBSERVANDO AS RODAS DE VIOLÃO ”


Plaza Francia, na Recoleta, ponto de encontro de artistas e jovens para curtir o pôr do sol

Nosso minijantar de Réveillon, só entre nós e um casal de amigos

Shopping Buenos Aires Design, um espaço todo dedicado à arte

Foto feita pela nossa filha Clara em um visita ao Museo de Arte Latinoamericano

O trem divide ao meio o bairro de Palermo, e a cidade é bem servida de ciclovias

revistaviver.com.br 71


DIVERSÃO

ESSE É O TREM PRA ILHA EM TRÊS DIAS DESFRUTE DE UM PASSEIO INCRÍVEL PELO NOSSO LITORAL: VÁ DE TREM, VÁ DE JIPE, VÁ DE BARCO POR BEL VICTORIO E FABI TOMBELY POR FABI TOMBELY

1° PASSO

Se você mora aqui e nunca fez o passeio de trem pela serra, pode devolver sua carteirinha de curitibano – a viagem é obrigatória para quem mora na cidade. O passeio, que pode durar até quatro horas, é longo, mas vale a pena pela vista incrível e pela oportunidade de saber mais sobre a história do nosso estado com os guias que ficam em alguns vagões. Montanhas, precipícios, pontes suspensas e até uma chaminé de usina abandonada no meio de um lago tornam a viagem inesquecível. O trem para no Parque Estadual Marumbi, onde acontece uma caminhada leve em uma trilha até a Estação Engenheiro Lang.

72

VIVER CURITIBA


2° PASSO

O contato com a natureza continua na segunda parte do trajeto. Na estação, é hora de embarcar em um jipe rumo a Morretes. A estrada é estreita, e há alguns solavancos pelo caminho, mas o trajeto é superdivertido e o contato com a mata, surpreendente: rio limpinho para prática de esportes de aventura e vegetação preservada (com direito até a borboleta azul!) fazem parte da vista. Do jipe, o turista sai direto em um restaurante conveniado, para experimentar o clássico barreado com frutos do mar.

O começo da tarde serve para conhecer melhor a cidade histórica, antes de seguir para Paranaguá em uma van, onde a barca transporta os viajantes para a Ilha do Mel. O trajeto é curto, mas com um visual bacana, que inclui botos (quando eles resolvem aparecer) e ilhas com vegetação nativa.

revistaviver.com.br 73


DIVERSÃO 3° PASSO

Opção imperdível para qualquer tipo e estilo de turista. Mesmo quem só tem um fim de semana, estar na Ilha do Mel, nem que seja por um dia, acredite, já vale a viagem. Um dos mais belos e famosos destinos do nosso litoral, “a ilha”, como é carinhosamente chamada, é um verdadeiro presente da natureza. Em um só lugar, magníficas paisagens, praias isoladas e outras mais agitadas, principalmente no verão. Os pontos históricos, como o Forte, em Nova Brasília, é passeio obrigatório. Subindo as escadarias do Farol das Conchas, curta a bela paisagem com um mar sem fim e belas montanhas. Dê preferência para ir ao entardecer e contemplar o pôr do sol lá de cima. Do outro lado da ilha, está Encantadas, por lá não deixe de conhecer a Grutas das Encantadas, cheia de lendas e histórias. Na ilha, ao todo são 16 praias em 35 quilômetros de costa. Uma estação ecológica protege a vegetação, os berçários de aves marinhas e diversas espécies de animais.

O QUE LEVAR

Bagagens pequenas (de preferência mochila), tênis para caminhada, capa de chuva ou anorak, água, protetor solar, repelente, roupas leves, trajes de banho, roupas de frio, lanterna, máquina fotográfica e chinelos.

ONDE FICAR Praia de Fora: Pousada Astral da Ilha | (41) 3426-8196 | astraldailha.com.br

SERVIÇO Pacote de três dias Serra Verde Express (Parque Estadual Marumbi, Morretes e Ilha do Mel) | serraverdeexpress.com.br

74

VIVER CURITIBA

Praia Encantadas: Pousada Bob Pai & Bob Filho | (41) 3426-9006 | pousadabobpaibobfilho.com.br


VIVA UMA NOITE ESPECIAL NO SLAVIERO CONCEPTUAL JAZZ CURITIBA. VIVA UMA NOITEFULL ESPECIAL NO SLAVIERO CONCEPTUAL FULL JAZZ CURITIBA.

Vivencie momentos inesquecíveis a dois. Em todos os sentidos, a Noite Romântica do SLAVIERO CONCEPTUAL FULLinesquecíveis JAZZ Curitiba é umEm show à parte. O pacote inclui decoração velas, Vivencie momentos a dois. todos os sentidos, a Noite Romântica docom SLAVIERO pétalas de rosas, chocolates finos, vinho tábuaàde frios.OUm espetáculo de saborescom e aromas CONCEPTUAL FULL JAZZ Curitiba é umeshow parte. pacote inclui decoração velas, embalado clima romântico do jazz. sua de reserva desfrute esta experiência pétalas de pelo rosas, chocolates finos, vinhoFaça e tábua frios. e Um espetáculo de sabores eúnica. aromas embalado pelo clima romântico do jazz. Faça sua reserva e desfrute esta experiência única.

704 3311 RESERVAS 0800 reservas@slavierohoteis.com.br 704 3311 RESERVAS 0800 reservas@slavierohoteis.com.br

SLAVIERO CONCEPTUAL FULL JAZZ CURITIBA Rua Silveira Peixoto | 1297 | Batel Curitiba | PR | 41 3312 7000 SLAVIERO CONCEPTUAL FULL JAZZ CURITIBA Rua Silveira Peixoto | 1297 | Batel Curitiba | PR | 41 3312 7000

V I VA A H O S P I TA L I D A D E

V I VA A H O S P I TA L I D A D E


FOTO NILO BIAZZETTO

FOTO KAUANA BECHTLOFF

GOURMET DE TUDO

O Santa Marta renovou o cardápio e está apostando na diversidade: além de petiscos clássicos de bar, sanduíches gourmet, comida japonesa, saladas e pratos da alta gastronomia fazem parte do novo menu. O chef Tito Barcelos se inspirou em cozinhas regionais, adaptando receitas ao paladar dos frequentadores. Rua Bispo Dom José, 2030 | Batel | (41) 3343-2803

FIDELIDADE MÁXIMA

Em seu segundo aniversário, o Salumeria Ristorante resolveu reformular o menu. Os novos pratos continuam fiéis à legítima culinária Toscana, mas com leves adaptações aos hábitos curitibanos e com menores preços. Outra novidade é que agora a casa passa a ter delícias para dividir, como o Filetto di Manzo alla Parmegiana, mignon à milanesa, servido com molho sugo e gratinado com queijo parmesão, acompanhado de Spaghetti ao molho branco. Como resistir? Rua Jaime Reis, 216 | São Francisco | (41) 3049-5501

PEQUENEZAS

O Olivença trouxe de volta a Terça entre Tapas, rodízio com variedades de montaditos e outros aperitivos tipicamente espanhóis, durante o jantar de terça-feira. Jamón, bacalhau, queijo Manchego e legumes são alguns ingredientes servidos sobre fatias de pão. Rua Teixeira Coelho, 255 | Batel | (41) 3016-9988

SO SWEET! TRÊS NOVIDADES BEM DOCINHAS EM CURITIBA A La Basque Curitiba trouxe opções levinhas para o calor. A sorveteria oferece sabores com água (sorbet), sem açúcar ou sem glúten. Um dos mais pedidos é o Menta Choc Chip. Av. Cândido Hartmann, 380 | Bigorrilho | (41) 3077-5878

A doçaria portuguesa Doce Fado inaugurou sua primeira unidade dentro de um shopping, no Pátio Batel. O legal é que a nova loja traz também novas opções de comidinhas: além dos doces consagrados, pães, sopas, saladas e sanduíches. Pátio Batel, L3

76

VIVER CURITIBA

O restaurante La Linda lançou uma edição limitada de sorvetes gourmet artesanais, em três sabores especiais: Malbec, Torrontes e Fernet. As receitas exclusivas são baseadas em bebidas populares na Argentina, especialidade da casa. Rua Presidente Rodrigo Otávio, 835 | (41) 3078-1732


FAVORITOS/GOURMET

ICE, ICE, BABY!

CHAMAMOS UMA CONVIDADA QUE ENTENDE DE DOCES PARA NOS GUIAR PELAS SORVETERIAS NESTE VERÃO POR JULIA GUEDES, CONFEITEIRA E EMPRESÁRIA SORVETERIA DO GAÚCHO Lá é fácil encontrar sorvetes com gostinho de infância, sem grandes inovações de sabores. O sorvete de nata é uma delícia! O ambiente parece uma viagem no tempo, com letreiros antigos e cadeiras de plástico, num clima bem informal. Praça do Gaucho, 13 | São Francisco | (41) 3223-5054

FREDDO É bem óbvio falar do Freddo entre as melhores sorveterias, mas sempre vale a indicação! Os sorvetes são macios e frescos, com sabores bem variados e deliciosos. Gosto muito dos de frutas mais azedinhas, comoHOTEL o de maracujá e o de RADISSON framboesa, mas o de O Radisson para mim é o Ferrero Rocher também é irresistível! melhor! No restaurante freddogelateria.com.br

Origens, o café da manhã

RADISSON HOTEL

O Radisson para mim é o melhor! No restaurante Origens, o café da manhã foge completamente daquele tradicional “continenBACIO GELATO e tem uma cozinha O forte da Bacio Gelato são sorvetestal” artesanais com vários sabores diferentes, vale a pena experimentar antes de fazer o pedido! A sorveteria tem um espaço pequenininho, gosto de sempre pegar um sorvete e passear na Praça da Espanha, que fica pertinho dali. Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1166 | Batel | (41) 3223-6423

78

facebook.com/juliaguedes.doces VIVER CURITIBA

PEDACINHO DO NORDESTE É a sorveteria mais próxima da minha casa, então recebe visitas frequentes! O ambiente é bem simples, com carinha de sorveteria do interior, e o forte são os sorvetes de frutas brasileiras mais exóticas – graviola, caju, cupuaçu, mas também tem sabores mais tradicionais. Os preços também são bem convidativos, o que é sempre bom! Rua Marquês do Paraná, 947 | Água Verde (41) 3342-7067

PALETERIA O conceito das paleterias é mexicano, mas eu adoro mesmo os sabores mais brasileirinhos – como o de morango recheado com leite condensado. As paletas são a versão “adulta” dos picolés, bem maiores e feitos com frutas. Tem vários sabores diferentes e até hoje adorei todos os que eu experimentei, desde os bem fresquinhos de frutas até os mais docinhos, recheados com bastante leite condensado ou doce de leite. paleteria.com.br


RECEBER BEM

FRESCURAS BRINQUE COM AS IDEIAS DE DECORAÇÃO E GASTRONOMIA SUPERFEMININAS DA CHEF ANDREA VIEIRA, DA CASA DE ANTONIA, E RECEBA OS AMIGOS EM UMA TARDE DE SOMBRA E COMIDINHAS FRESCAS POR BEL VICTORIO | FOTOS PATRÍCIA AMANCIO | PRODUÇÃO NATY FOGAÇA

Decoração natalina em clima brasileiro: não precisa abandonar o tradicional para inovar

80

VIVER CURITIBA


Louças garimpadas e acessórios para a casa colecionados pela chef enchem os olhos de quem põe os pés no espaço de cursos. E, para deixar tudo lindo, nada de arquiteto, nem de decorador. O ambiente foi todo idealizado pelo feeling da criadora e copiado da sede antiga, no Rio de Janeiro.

revistaviver.com.br 81


RECEBER BEM

É

só entrar neste lugar para cair de amores. A Casa de Antonia tem uma decoração que é tão aconchegante quanto a casa da sua avó e tão cosmopolita e moderninha quanto um apartamento de um jovem hipster. Essa mistura faz do espaço de cursos, inaugurado em setembro do ano passado, um lugar único. A responsável pela decoração é a própria chef que coordena o empreendimento, Andrea Vieira. Formada pela Le Cordon Bleu, ela ganhava a vida trabalhando com marketing e escrevendo sobre gastronomia, e agora se dedica às aulas em tempo integral. O charme do espaço não vem só do seu gosto pessoal. O ambiente precisa ser aberto à espontaneidade, afinal a Casa de Antonia é pensada para gerar encontros e trocas de experiência. Aulas avulsas (com nomes criativos como “Vou me casar, e agora?”) são requisitadas por quem quer aprender, passar uma noite divertida e comer, lógico. Por conta desse conhecimento em hospitalidade, Andrea contou à VIVER seus truques de decoração e preparou três receitas leves e refrescantes para um fim de tarde quente. Aprenda a fazer Lascas de Bacalhau no Azeite de Oliva, Salada de Camarão com Manga e Saladinha de Maçã, Aipo e Nozes Carameladas. Rapidinhas e fáceis, são ideais para aquela visita de última hora, sabe? Até porque em casa aconchegante sempre cabe mais um amigo querido.

1

2

1. COLECIONE A chef confessa ser um tipo acumulador. Sempre que viaja carrega um pedacinho do lugar para dentro de sua cozinha. E isso resulta em quinquilharias belíssimas, objetos de afeto, por todos os cantos. O bacana é que potes, pratinhos e talheres étnicos dispostos juntinhos em uma mesa enriquecem a composição.

3

2. TENHA BOM HUMOR Chegar sorrindo em uma cozinha já dá indícios de que a tarde será agradável. E por que não deixar todos os dias mais alegres? Pendure quadros engraçadinhos pelos cantos e abuse das molduras coloridas com diferentes materiais. 3. AME COR Para as mesas, a produção investiu em estampas e objetos coloridos contrabalanceando com superfícies rústicas de madeira e utensílios mais simples. Com cores complementares, amarela e azul, as paredes da Casa de Antonia carregam essa mesma ousadia, complementada por cortinas estampadas e azulejos com estilo português.

82

VIVER CURITIBA


INS PIRA ÇÃO

IMPROVISE A Casa de Antonia tem várias peças criadas a partir de reaproveitamento de materiais, o que só acrescenta mais personalidade ao lugar. O paneleiro, pregado no teto, foi produzido com o desmanche de um portão velho. Papéis de presente antigos cobrem a lateral de uma mesa. E um datado porta-detergente virou vaso de flores. Da mesma forma, a mesa pode ganhar adereços de outro ambientes, como plantas de jardim.

Banquinho feito com uma tábua de cortar (base) e rolos de macarrão (pernas)

revistaviver.com.br 83


RECEBER BEM

SALADINHA DE MAÇÃ, AIPO E NOZES CARAMELADAS INGREDIENTES 1 maçã verde cortada em cubos 3 talos de aipo cortado em cubos 2 colheres de sopa de uvas passas 100 g de iogurte natural 100 g de creme de leite fresco 150 g de maionese 1 colher de sopa de azeite de oliva 1/2 xícara de nozes 1/2 colher de sopa de glucose de milho 1/2 colher de sopa de açúcar Gotinhas de limão Sal e pimenta-do-reino a gosto (A receita pode ser modificada adicionando curry ou mostarda ao molho) MODO DE PREPARO Preaqueça o forno a 180ºC. Misture o iogurte natural, o creme de leite, a maionese, o azeite de oliva e as gotinhas de limão. Ajuste sal e pimenta e em seguida acrescente a maçã cortada, o aipo e as passas. Leve para gelar. Separadamente, misture a glucose de milho, o açúcar, o sal, a pimenta-do- -reino e as nozes. Leve ao forno aquecido numa assadeira untada e asse por 5 minutos. Retire do forno, mexa com um garfo e retorne ao forno até que as nozes estejam douradas. Retire e coloque-as sobre uma folha de papel alumínio ou papel manteiga untado. Separe e deixe esfriar. Sirva a salada com as nozes por cima. Rendimento: 6 porções


LASCAS DE BACALHAU NO AZEITE DE OLIVA INGREDIENTES 1 kg de bacalhau dessalgado em lascas 200 g de minipimentões amarelo, vermelho e alaranjado fatiados 300 g de cebola fatiada em meia lua 200 g de tomate grape abertos ao meio na longitudinal 500 ml de azeite de oliva extra virgem Sal e pimenta-do-reino a gosto MODO DE PREPARO Preaqueça o forno a 180ºC. Misture as lascas de bacalhau com a cebola, os tomates e o pimentão e coloque num prato ou panela que possa ir ao forno. Cubra com o azeite de oliva e ajuste sal e pimenta. Leve ao forno até começar a borbulhar. Sirva quente ou frio. Rendimento: 6 porções

SALADA DE CAMARÃO COM MANGA INGREDIENTES 500 g de camarão cozido cortado em pedaços pequenos 150 g de manga picada em cubos 100 g de cebola roxa bem picada 1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem Suco de 1 limão siciliano 1 pimenta-dedo-de moça bem picadinha Ciboulete cortada bem fininha Sal e pimenta-do-reino a gosto MODO DE PREPARO Misture todos os ingredientes e ajuste sal e pimenta. Sirva gelado. Rendimento: 6 porções

Gastronomia e locação: A Casa de Antonia Rua Clóvis Beviláqua, 321 | Cabral Floricultura: Agapanthus Floricultura Rua Augusto Stresser, 1133 | Alto da Glória Decoração: Acervo e Arte & Dom Mosaicos (casinha de cerâmica) | (41) 9594-7691 revistaviver.com.br 85


DIREITO

NÃO SEJA ENGANADO SABER ALGUMAS REGRAS SOBRE CONTRATO É ESSENCIAL PARA EVITAR DOR DE CABEÇA NA HORA DE COMPRAR, VENDER E ALUGAR UM IMÓVEL

U

m exemplo de momento estressante na vida é a hora de comprar, vender ou alugar um imóvel. Esse período de transição inclui um sem-fim de processos burocráticos e (francamente) chatíssimos, mas que podem ser simplificados quando já estamos informados sobre eles. Antes de fechar o negócio, o contrato é um ponto importante a ser analisado. Ele deve prever, entre outros itens, a descrição exata do imóvel, o preço, a forma de pagamento, a data de entrega, as multas e as responsabilidades por dívidas ocasionais. No entanto, a lei estabelece algumas condições para situações específicas, então cada contrato vai ser diferente, embora carregue características básicas. Exemplo disso é a venda de ascendente para descendente. Nesse caso, o contrato precisa prever o consentimento dos outros descendentes e também do cônjuge, conforme o regime de bens. O contrato, por si só, não transfere a propriedade do bem, mas apenas obriga o vendedor a transferi-la e ao comprador a pagar-lhe o preço. Mas que diferença faz? Com relação aos imóveis, “é dono quem consta do registro de imóveis”. “É o registro do contrato ou escritura pública no Registro de Imóveis que confere a propriedade de bens imóveis”, explica o advogado Luciano Vernalha. Ou seja, somente assinar a escritura em cartório não basta.

86

VIVER CURITIBA

VAI COMPRAR NA PLANTA?

Existem cuidados especiais na hora de se adquirir um imóvel na planta. Antes de assinar o contrato, investigue a idoneidade do construtor ou incorporador. Isso pode ser feito por meio de certidões disponíveis a qualquer um. “É possível saber, por exemplo, se a construtora está sendo demandada por atraso de outra obra ou se sofre ações trabalhistas ou fiscais”, destaca o profissional. Segundo Luciano Vernalha, é também importante verificar se a incorporação foi devidamente registrada no cartório de registro de imóveis competente. Esse registro, obrigatório por lei, só é efetivado se cumpridos vários requisitos legais que proporcionam maior segurança ao comprador. Também procure analisar o contrato com cautela. Há cláusulas que merecem atenção do comprador, como o período de tolerância para a entrega da unidade. O advogado comenta que é comum haver, além da data estipulada, uma cláusula que autoriza atraso na entrega da unidade que, em alguns casos, pode chegar a seis meses. Também pode ser incluída a previsão de cobrança de uma taxa, normalmente um percentual sobre o valor da unidade, caso o comprador decida aliená-la antes da entrega das chaves. Há, ainda, diversas outras taxas que podem constar nesses contratos, como taxa de corretagem, de Serviços de Assessoria Técnica Imobiliária (Sati) e de anuên-


ALUGA-SE

DICAS SOBRE CONTRATOS DE ALUGUEL: 1. OBSERVE

cia. “Nem sempre essas cobranças estão de acordo com as regras jurídicas e podem ser contestadas juridicamente”, explica o advogado.

PEÇA AJUDA

Independentemente se você optou comprar um usado ou um novo, na planta ou não, ajuda profissional pode simplificar o processo. Um advogado pode facilitar a fase anterior ao contrato, ao analisar as certidões e eventuais ações judiciais contra a incorporadora, estudar o documento e suas cláusulas e acompanhar a execução. “Normalmente esperamos acontecer o problema para, então, consultar um advogado para resolvê-lo. Mas o ideal é mesmo consultar um advogado nesses casos, especialmente considerando o valor expressivo que normalmente se despende”, aconselha o advogado Luciano Vernalha.

São inúmeros os pontos que devem ser analisados pelo inquilino, como prazo, garantia, multa, utilização, devolução, vistoria e reajuste.

2. GARANTIA E COMPROVAÇÃO

Segundo a lei nº 8.245, o locador poderá exigir uma única modalidade de garantia, que poderá ser caução, fiança, seguro de fiança locatícia ou cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento.

3. COMPROVAÇÃO

Nessa fase, anterior ao contrato, as partes devem pautar-se pela boa-fé e razoabilidade. Isso significa que, em princípio, a imobiliária e o proprietário podem exigir os meios necessários para a comprovação da renda do locatário.

4. ATRASO

A multa por atraso pode ser livremente estipulada pelas partes. Se ela for abusiva, poderá haver adequação pelo Poder Judiciário.

revistaviver.com.br 87


POLTRONA BUBBLE CLUB PARA KRAFT MÓVEIS

IDEIAS

“ADORO A ÓPERA DE ARAME.

É ALTAMENTE INSPIRADOR TERMOS ESPAÇOS COMO ESSES AO NOSSO ALCANCE EM CURITIBA”

88

VIVER CURITIBA


PODE

ENTRAR

A ARQUITETA CURITIBANA CARLA KISS APRESENTA HUMOR, PRATICIDADE, CORES E DINAMISMO EM SEUS PROJETOS.

POR LUÍS FERNANDO CARNEIRO | FOTO JANETE ANDERMAN

N

ada melhor que conhecer um arquiteto através dos seus projetos. No caso de Carla Kiss, poderíamos encontrá-la também nos seus álbuns de viagem, na sua estante de livros e até mesmo em uma playlist conduzida por Bono Vox, The Cure, entre outros. Ela é, afinal, um pouco de tudo isso. Um mix de todas as experiências que viveu e que procura colocar à disposição dos clientes em projetos residenciais e comerciais que mesclam dinamismo, funcionalidade e espírito jovem. Carla preparou com exclusividade para a VIVER Curitiba algumas soluções para inspirar você, lembrando sempre que cada projeto é um novo desafio e que são as múltiplas possibilidades de se personalizar um espaço e deixá-lo com a alma dos donos que a encantam na arquitetura. “O maior luxo hoje em dia não é ter uma bolsa com um monograma famoso, mas algo feito exclusivamente para você. Procuro trazer essa individualidade para meus projetos e incentivar meus clientes a descobrirem seu espaço”, conta. Ela explica que não há nada melhor quando os clientes têm história, quando aliam ao projeto peças de família e objetos de viagem. “Casas que valorizam apenas objetos da moda acabam se parecendo com

um showroom de loja. São muito bonitas, mas não têm vida.” Nada mais importante que a praticidade na hora de se pensar em um projeto de decoração. “Aposto muito na afinidade com os clientes e procuro conhecê-los muito bem para traduzir suas necessidades e desejos em espaços que sejam práticos e aplicáveis, além de bonitos”, destaca. Os pés no chão vêm de família. Ela cresceu entre a movelaria da família e a tradicional loja de decoração na qual sua mãe trabalhava. De tanto ver projetos se transformando em ambientes especiais, escolheu a arquitetura como o caminho para criar. “Sempre que desenvolvo um projeto, penso automaticamente na execução. É herança da família”, brinca. Mesmo com uma carreira consolidada, Carla Kiss toma muito cuidado para que a arquitetura não seja vista como algo inatingível. “Hoje em dia há espaço para todos, tanto para grandes projetos quanto para ambientes menores. O que deve sempre falar mais alto é o cliente e a sua necessidade. Por exemplo, tenho feito trabalhos muito especiais para casais que estão tendo a primeira experiência com decoração”, conta. revistaviver.com.br 89


IDEIAS INSPIRE-SE NAS DICAS QUE A ARQUITETA PEÇAS DE DESTAQUE

Lustres de cristal criaram o destaque focal do ambiente

FOTO ANDRÉA PACCINI

CARLA KISS PREPAROU PARA A VIVER

FOTO GERSON LIMA

PARA CRIAR UM DESTAQUE VISUAL EM UM PROJETO CONTEMPORÂNEO, E DE LINHAS MAIS RETAS, UTILIZE PEÇAS DE UM ESTILO DIFERENTE.

PARA APROVEITAR MELHOR OS ESPAÇOS, PEÇAS MULTIFUNCIONAIS PODEM SER ÚTEIS. NESTE CASO, O ESTAR DO QUARTO FOI DIVIDIDO COM UMA LAREIRA E TV GIRATÓRIA.


FOTO ROGER DIPOLD

SOLU CÕES

Móvel com portas de correr de espelho serve como cristaleira, bar e aparador.

FOTO ROGER DIPOLD

FOTO ROGER DIPOLD

Bancada de madeira de demolição com iluminação indireta virou destaque.

REVESTIR PAREDES, EXPLORAR A ILUMINAÇÃO E CRIAR NOVOS PONTOS FOCAIS VALORIZA MUITO UM ESPAÇO. NESTA SALA, A PAREDE PRINCIPAL QUE SERVIA DE DIVISA NA ÁREA SOCIAL DESSE APARTAMENTO RECEBEU REVESTIMENTO COM TIJOLOS DE DEMOLIÇÃO. AS PAREDES LATERAIS TAMBÉM FORAM VALORIZADAS COM RODAPÉS E MOLDURAS ESPECIAIS.

revistaviver.com.br 91


FOTO GERSON LIMA FOTO GERSON LIMA

IDEIAS CRIATI VIDADE

BUSCAR INSPIRAÇÃO NA ARTE, PERSONALIZAR PEÇAS E FAZER COISAS INUSITADAS SEMPRE TRAZEM UM RESULTADO MAIS RICO. ESTE LAVABO, POR EXEMPLO, PODERIA ESTAR PRONTO E SER UM ESPAÇO “BONITINHO”, MAS CONTINUAVA NO COMUM ANTES DE RECEBER A ARTE. JÁ ADEGA ERA UM “ESPAÇO PERDIDO” NA CASA. ELA FOI EXECUTADA EM UM ANTIGO BANHEIRO DE SERVIÇO, DEPOIS DE RECEBER MUITOS ESPELHOS, MARCENARIA SOB MEDIDA E REVESTIMENTOS ESPECIAIS.

Barras de ferro usadas em obras

92

VIVER CURITIBA

FOTO MARCELO STAMMER

Grafitagem da artista plástica Marilene Rupelato

FOTO MARCELO STAMMER

FOTO GERSON LIMA

Corrimão feito a partir do escapamento de uma Harley-Davidson


BAZAR

PAREDES QUE FALAM REVESTIMENTOS CRIATIVOS PARA TRANSFORMAR QUALQUER AMBIENTE SEM SAL VINTAGE FEEL

A cerâmica vazada da linha Cobogó, da Pastilhart, fica linda na divisão entre ambientes e tem tudo a ver com uma decoração com carinha da casa da vó. Av. Nossa Senhora Aparecida, 1054 | Seminário | (41) 3336-1973

Precioso

Sofisticado e criativo, o revestimento Diamante Negro faz parte da coleção Evidence da Cerâmica Portinari, à venda na Impermix. O legal é que, com a iluminação adequada, seu brilho produz um jogo de sombra e luz que evidencia ainda mais os traços geométricos. Rua Alferes Poli, 1199 | Centro | (41) 32132244

Hippie chic

Revestimento em forma de Mandala? Tem sim! Círculos, traçados e arabescos coloridos se mesclam para trazer leveza e um ar místico a ambientes nesse revestimento estiloso da marca Dune. É possível encontrá-lo na Boutique do Revestimento. Rua Alcides Munhoz, 278 | Mercês | (41) 3342-8892

ESCULTURAL

Essas pastilhas de demolição permitem que você crie peças exclusivas a depender de como vão ser coladas. Parte da linha Decor da IndusParquet, elas são nada mais do que placas formadas por várias peças de madeira maciça, unidas por uma tela na parte de trás. Para conferir um estilo elegante e artístico a qualquer cômodo. Rua Brasílio Itiberê, 3114 | Água Verde | (41) 3528-7434

94 VIVER CURITIBA

Prático estiloso

Tijolinho à vista sem drama e sem quebrar paredes. É só instalar um porcelanato com um efeito bem realista. Rústico, combina com ambientes externos, mas dá aquele auê numa sala também. Esse modelo é o Projeta, da marca Eliane. eliane.com


REFORMA

DOSSIÊ DA REFORMA TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE POR A MÃO NA MASSA POR BEL VICTORIO

S

e você pensa que está tudo em ordem na sua casa e que ela não merece uma reforma, pense de novo. Há vários detalhezinhos que, somados, mostram que está na hora de dar um banho de obra no seu lar. Infiltrações e quedas de energia bruscas são os sinais mais óbvios, mas existem outros (confira o box para saber mais). “Revisão de telhado, parte elétrica e hidráulica e pintura externa são itens que recomendamos avaliar pelo menos de quatro em quatro anos”, aconselha a arquiteta Aline Bernacki. Apesar do tempo médio, um olhar atento ainda é a melhor maneira de saber se é necessário renovar. Se você decidiu que, sim, é hora de botar a casa abaixo, invista em um profissional que saiba fazer um projeto detalhado, e com conceito único, e que mostre a simulação do resultado final de tudo – incluindo cores, acabamentos, iluminação e mobiliários. Isso faz com que a obra flua melhor porque você se sentirá mais segura com as escolhas, os materiais serão comprados e não haverá mudanças bruscas no meio do caminho. “Se existe um projeto bem elaborado, um contrato bem feito e um fechamento de valores e prazos, os problemas serão mínimos, se acontecerem”, garante a arquiteta urbanista Milena Schulmeister, da Fibonacci Construções Civis.

96

VIVER CURITIBA

Mas, antes de fechar negócio, faça de dois a três orçamentos e não leve em consideração apenas o valor. “Veja se o profissional emite nota fiscal e a quantidade de pessoas que ele vai dispor. Também visite uma obra que ele tenha executado”, indica a arquiteta Denise Bernacki, que ainda avisa para buscar indicações. Um dos grandes motivadores de estresse em uma reforma grande é lidar com tudo ao mesmo tempo. Daí a importância de contratar alguém que administre as encrencas cotidianas. “Muitas vezes o cliente acaba optando por contratar empreiteiros que assumem o papel de planejamento, organização e execução. Isso traz muita dor de cabeça e é ilegal”, afirma Milena. Segundo ela, engenheiros e arquitetos são os únicos profissionais habilitados para planejar e executar uma reforma. Outra dica é reformar tudo de uma vez só: isso não gera retrabalho e há menos riscos de a segunda etapa danificar a primeira. “Reformar todos os ambientes, e com eles desocupados, será mais rápido e barato”, garante Schulmeister. A ressalva é para projetos com investimentos maiores – nesse caso, é possível reformar aos poucos, desde que tudo seja claramente estabelecido antes.


ANTES

PROJETO BERNACKI ARQUITETURA

DEVO REFORMAR... Para atualizar a sala de jantar, as arquitetas trocaram todo o mobiliário, as cortinas, o forro e a iluminação para valorizar os materiais e o espaço. O painel com a porta que dá acesso a cozinha foi feito para integrar com os ambientes, utilizando o mesmo MDF Linho com frisos pretos presente em outros cômodos.

SINAIS DE QUE SUA CASA PRECISA DE UMA REFORMA - INFILTRAÇÃO: Mofo, escurecimento ou estufamento das paredes, queda de azulejos, pisos levantados ou descolados podem danificar estruturas se não resolvidos.

- ESQUADRIAS: Com o tempo é normal que, além das perdas estéticas, elas comecem a emperrar ou não estejam mais isolando e protegendo o interior do imóvel.

- INSTALAÇÕES: Curtos-circuitos e quedas repentinas de chave elétrica podem ser indicadores de que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está mais dando conta da demanda.

- ACABAMENTOS: Pisos e pinturas desgastam com o tempo, assim como telhados, revestimentos e papel de parede. Mas a manutenção é sempre mais fácil e econômica do que a substituição.

1 ... ANTES DE VENDER? Vale a pena se a construção estiver datada: trocar azulejos com desenhos na cozinha ou armários muito escuros modernizam os ambientes. 2 ... NO FIM DO ANO? Evite. Lojas e fornecedores estão sobrecarregados de pedidos e a mão de obra fica escassa. Começar a obra em janeiro é uma boa opção, por conta dos saldões das lojas. Em reformas externas, evite épocas chuvosas. 3 ... ANTES DO BEBÊ NASCER? Uma reforma dura cerca de quatro meses, incluindo o planejamento. Se alguma etapa da obra estiver próxima ao nascimento, qualquer imprevisto influenciará na tranquilidade e bem-estar da mãe. Aconselha-se iniciar o planejamento e a obra com uma antecedência de cinco a seis meses.

revistaviver.com.br 97

FOTOS STUDIO MARIO BROS

DEPOIS


REFORMA

ANTES

FOTOS STUDIO MARIO BROS

DEPOIS

A reforma do lavabo acompanhou o novo conceito moderno do apartamento, com cores mais neutras em pintura e papel de parede, deixando o ambiente mais leve. O espelho ampliou o espaço e os metais dourados foram substituídos por cromados, o que deu um toque contemporâneo.

PROJETO BERNACKI ARQUITETURA

COMPRADORA PROFISSIONAL Ao olhar o orçamento de materiais das lojas, compare se a marca especificada e as dimensões são as mesmas. Também observe se realmente os mesmos itens estão sendo orçados, qual é o prazo de entrega e se a loja realiza trocas. Quanto à qualidade dos materiais, o valor pode, sim, indicar maior qualidade: “Não abro mão de usar fitas porcelanatos e pisos alto tráfego. É um gasto maior imediato, mas que evitará muitos aborrecimentos, manutenções e reparos futuramente”, avalia Milena. Entretanto, o mercado oferece tantas opções que marca conhecida nem sempre é sinônimo de qualidade. “Converse com seu arquiteto ou fornecedor e avalie opções. Existem peças da mesma marca, mas com linhas diferentes, o que se reflete no preço”, completa Denise Bernacki. 98

VIVER CURITIBA

Sobre a quantidade revestimentos, as arquitetas recomendam comprar de 10% a 15% a mais devido à perda, recorte ou reposição. Outra dica é cuidar ao comprar azulejos e porcelanatos. Preste atenção se o lote é o mesmo, pois pode haver variação de espessura e cor de um lote para outro. “Outra dica é deixar todos os fornecedores contratados e agendados, mesmo que o serviço seja um dos últimos, assim ele já terá o material disponível quando for preciso”, recomenda Aline Bernacki. Outra dica da arquiteta é optar por revestimentos mais tradicionais, neutros, e acrescentar sua personalidade nos móveis soltos e elementos decorativos, assim a reforma não ficará datada rapidamente.


ANTES

DEPOIS

CONSTRUÇÃO ZEN O recomendável é não morar no local durante a reforma. Mas convenhamos que isso não é para todo mundo. Uma das dicas para manter a tranquilidade é definir um espaço que seja só seu e trancar lá o que for de valor ou delicado. “Converse com quem esteja coordenando a obra e estabeleça um padrão de limpeza aceitável. Sujeira sempre vai ter, então você terá que se acostumar”, adianta Denise. A profissional também acredita que o ideal é não ficar em cima: evite pedir coisas todos os dias e para todos, dar ordens para mais de uma pessoa na obra gera contradições. “Dê as diretrizes iniciais, fiscalize no meio e avalie no fim. Assim será possível uma comunicação clara e uma convivência agradável”, completa.

REFORMA RELÂMPAGO

RENOVE SUA CASA COM A ONDA DO “FAÇA VOCÊ MESMO” POR CAROLINE CORAIOLA, DESIGNER DE INTERIORES

MÓVEIS: Com tinta, sprays, vidros, espelhos, lixas e verniz dá para criar efeitos diversos em mesas, prateleiras, armários e cadeiras antigas. Uma mesa pequena, por exemplo, pode ganhar um mosaico no tampo e virar o destaque do hall de entrada. Busque materiais em lojas de artigos de demolição. REVESTIMENTOS: Na cozinha, os azulejos podem ser revestidos com adesivos que imitam ladrilhos hidráulicos e azulejaria portuguesa dando mais graça ao ambiente.

DETALHES: Plantas também renovam o cômodo sem muitos custos e refrescam. Não se esqueça de reutilizar objetos decorativos ou utilitários, como uma antiga leiteira de vidro, que pode ser usada como um vaso.

revistaviver.com.br 99


PAISAGISMO

O PODER DO VERDE 5 MOTIVOS PARA VOCÊ CONTRATAR UM PAISAGISTA E DEIXAR SEU IMÓVEL MUITO MAIS BONITO E COMPLETO BEM-ESTAR

100

ECONOMIA

O paisagista elabora projetos com a necessidaPaisagismo é a arte de criar uma paisagem esteticamente harmode e o estilo de vida de cada cliente, evitando niosa, agradável e bonita, buscando soluções que transformem um surpresas orçamentárias e a compra equivosimples espaço em um lugar de convivência e ou contemplação, cada de materiais inadequados e desnecessádependendo da proposta. Se você vai construir, decorar ou reforrios. Por isso, investir em um projeto de área mar a sua casa ou apartamento a tarefa de criar uma área verde verde pode representar menos dor de cabeça bacana, prática e funcional é do profissional de paisagismo. É ele no futuro. A participação do cliente também é o responsável por trazer fundamental durante o processo. “É bem-estar para a sua essencial haver uma empatia entre o casa ou empresa. O meCRIATIVIDADE E BELEZA profissional e o cliente. O paisagista lhor momento para ele O que antes era um cantinho sem graça ou abanprecisa corresponder a expectativa começar o seu trabalho donado pode se tornar um espaço a mais para ser e interpretar o que o cliente deseja e é ainda na fase de desenaproveitado na casa. “É possível ter um jardim necessita”, destaca Rosângela Sabbag, volvimento do projeto, ou uma planta ornamental em qualquer lugar. da Toque Natural Paisagismo e Jardijunto do arquiteto. JunExiste planta que se adapta a qualquer ambiente nagem. tos, os profissionais vão com pouca ou muita incidência de luz”, destaca encontrar as melhores Rosângela. O profissional não só vai atender aos soluções técnicas e estéseus desejos como também sugerir a melhor soticas para a sua obra. lução para ambientes internos e externos, como MENOS ESTRESSE muros, portões, caminhos de acesso, piscinas, Sabemos o trabalhão que uma obra pergolados, gazebos, deques, etc. representa. Então, por que se preocupar em escolher e comprar planAGREGAR tas, vasos ou pisos? O paisagista pode participar VALOR desde a escolha do terreno e implantação da casa, A área externa é o cartão de visitas da casa, certo? Então, o que analisando juntamente do arquiteto a vegetação adianta investir somente em móveis e decoração se a área verde a ser preservada, a topografia do terreno e as moexterna é a moldura da construção? É claro que se você está consdificações para o empreendimento se encaixar truindo ou reformando o plano não é sair do imóvel, mas impreno entorno. Além disso, sabe harmonizar todos vistos acontecem, e na hora de uma venda uma boa impressão do esses elementos e tem conhecimento em botâniambiente é fundamental. Um imóvel com um bom paisagismo é ca para que a escolha da vegetação seja adequada muito mais valorizado, tornando a venda mais rápida e fácil. ao clima local.

VIVER CURITIBA


DEPOIS

FOTO LEANDRO MACEIRA

ANTES

FOTO CHENG NV

NESTA ÁREA EXTERNA FOI FEITO UM PERGOLADO COM COBERTURA DE VIDRO, PILARES EM MADEIRA ITAÚBA COM TREPADEIRA JASMIM-DOS-POETAS (JASMINUM POLYANTHUM). AO FUNDO AS FOLHAS VERDES COM ESTRIAS AMARELADAS DO PLEOMELE VARIEGATA (PLEOMELE REFLEXA). NA LATERAL ESQUERDA IRIS-DE-SOL (IRIS NEOMARICA) DERAM UM TOQUE DE COR E LEVEZA E NA LATERAL DIREITA UMA CERCA VIVA COM A NATIVA BRASILEIRA CALIANDRA (CALLIANDRA BREVIPES). O PISO PROPOSTO É DE RETALHOS DA PEDRA GOIÂNIA VERDE.

DEPOIS A ARQUITETA JULIA CIAFRINO SABBAG E A PAISAGISTA ROSÂNGELA SABBAG SÃO SÓCIAS DA TOQUE NATURAL PAISAGISMO E JARDINAGEM

ESTE PROJETO ABRIGA UMA GRANDE DIVERSIDADE DE ESPÉCIES. OS MUROS COM REVESTIMENTO EM PEDRA FÉRREA, CRIANDO PATAMARES SINUOSOS, HARMONIZOU COM A COMPOSIÇÃO DE ASPARGO-PLUMA (ASPARGUS DENSIFLORUS MYERSII) E FLOR CANHOTA (SCAVOLA ALMULA). NO CHÃO FILODENDRO XANADU (PHILODENDRON “XANADU”) E NO FUNDO UM PERGOLADO EM PINUS AUTOCLAVADO COM TELHADO VERDE. O PISO É O MEGA DRENO DA BRASTON.

FOTO ALESSANDRA OKAZAKI

ANTES

revistaviver.com.br 101


PAISAGISMO

“É POSSÍVEL TER UM JARDIM OU

UMA PLANTA ORNAMENTAL EM QUALQUER LUGAR”

PEQUENOS ESPAÇOS

NESTE PEQUENO CORREDOR O JARDIM VERTICAL FOI UMA ÓTIMA SOLUÇÃO. FORAM UTILIZADAS PLANTAS ORNAMENTAIS: PEPERÔMIA-ÁUREA (PEPEROMIA OBTUSIFOLIA), HERA VARIEGATA (HEDERA HELIX), CLOROFITO-VARIEGATA (CHLOROPHYTUM COMOSUM) ENTRE OUTRAS.

PARA ESTA PEQUENA VARANDA FOI CRIADA UMA HORTA EM FLOREIRA DE MADEIRA, FONTE DE ÁGUA E VASOS COM IRIS (IRIS NEOMARICA). NA PAREDE, FORAM USADAS PLACAS COM MOLDURA EM FERRO GALVANIZADO COM FIBRA, COM PLANTA ORNAMENTAL HERA VARIEGATA (HEDERA HELIX).

PARA SEGUIR NO INSTAGRAM:

TRÊS PERFIS INCRÍVEIS PARA VOCÊ SUSPIRAR E SE INSPIRAR: @jardimdocoracao Conteúdo e dicas sobre casa e jardim, onde a autora compartilha sua história de amor por plantas, jardins, casa e decoração. 102

VIVER CURITIBA

TOQUE NATURAL PAISAGISMO E JARDINAGEM Rua Atílio Bório, 1684 | Hugo Lange (41) 3363-2985 toquenat.com.br

@kireihana.jardim Um mix de arte e de suculentas feito de maneira fofa e incrível. Ideal para quem tem pouco espaço. @luiscarlosorsini estudou paisagismo em Madrid, mas desde os anos de 1980 trabalha no Brasil. Ele é o paisagista responsável pelos jardins de Inhotim − o maior museu a céu aberto do mundo que fica em Brumadinho, Minas Gerais.


www.sunshinepersianas.com.br

CONHEÇA TODOS OS PRODUTOS DA LINHA NO ESPAÇO SUNSHINE NA PINTURA E CIA.

R. JACAREZINHO, 545 – MERCÊS | (41) 3092.9494 | WWW.PINTURAECIA.COM


REVESTIMENTO

apresenta

A VEZ

DOSREVESTI

MENTOS

PRODUTOS DAS MELHORES MARCAS ALIADOS A SERVIÇOS DE QUALIDADE FAZEM O DIFERENCIAL DA BOUTIQUE DO REVESTIMENTO

N

unca os revestimentos foram tão usados e valorizados. Versáteis e democráticos ampliam as possibilidades na hora da obra. São várias alternativas para cobrir superf ícies com personalidade e conforto. Diante de tanta oferta, escolher pisos e revestimentos pode se tornar uma tarefa um tanto dif ícil, principalmente quando não se tem uma ideia formada sobre a decoração do espaço em questão. Pensando nisso, a Boutique do Revestimento busca oferecer aos seus clientes um atendimento diferenciado, realizado por uma equipe especializada e antenada sobre decoração e sobre as tendências do mercado de revestimentos e acabamentos. Além da equipe interna, a loja também conta com profissionais capacitados para a realização de projetos de paginação e mão de obra para a colocação dos mais especiais tipos de revestimentos e acabamentos. O objetivo da empresa, ao oferecer esses serviços, é valorizar as obras realizadas e evitar falhas no assentamento dos produtos. Em seu showroom, um espaço de 160 m², localizado no bairro das Mercês, a empresa conta com produtos de mais de 25 marcas nacionais e importadas reconhecidas no mercado, como Portinari, Gardeni Orchidea, Florim, Inti e Quila, Dune, Incepa, Eliane, Sabbia, Docol, Mondia-

104

VIVER CURITIBA

le Banheiras, Haus Metais e Louças, Docol, Rocca e Celite, entre outras. Produtos com design inovador para os mais diversos tipos de ambientes, desde banheiros e cozinhas até salas, fachadas e terraços. Entre as mais de 25 marcas vendidas na Boutique do Revestimento, duas merecem destaque pela grande aceitação que têm tido dos clientes.

DUNE REVESTIMENTOS


FOTO NATASHA BAGATOLI THALES MENDONÇA E TATIANA MOURA - SÓCIOS DA BOUTIQUE DO REVESTIMENTO

As peças da Sabbia Banheiras e Cubas são fabricadas em sandstone, material de alta resistência, estabilidade e conforto térmico, os produtos possuem linhas precisas e perfeitas, valorizadas pelo acabamento feito à mão, e estão disponíveis em diversas cores, possibilitando inúmeras combinações. A marca espanhola Dune também é uma das mais vendidas, devido a sua gama de revestimentos diferenciados e luxuosos. Entre eles podemos destacar a peça Mandala, campeã de vendas em decorações diferenciadas.

SABBIA BANHEIRAS E CUBAS

Boutique do Revestimento Rua Alcides Munhoz, 278 |Mercês (41) 3342-8892 boutiquedorevestimento.com.br revistaviver.com.br 105


CLOSET

CLOSET dos

SONHOS

O CLOSET CRIADO PELA ARQUITETA RENATA MUELLER É ACONCHEGANTE, LINDO E DESPERTA O DESEJO DE QUEM VÊ POR FABI TOMBELY | FOTO JANETE ANDERMAN

Q

ue mulher nunca sonhou em ter um closet de filme? Com sapatos, perfumes e assessórios expostos como em uma vitrine. A arquiteta e designer de interiores Renata Mueller realizou o sonho de sua cliente Luyza Marks de Almeida que se materializou em um closet maravilhoso de 12 m² que serve também como ambiente de trabalho. O projeto foi totalmente personalizado. “O closet tem que seguir o estilo e o dia a dia do cliente. É preciso de um bom diálogo para compreender o que cada cliente espera e necessita para facilitar o seu cotidiano”, explica a arquiteta. Nesse projeto, a inspiração veio do closet da personagem Amora Campana, da ex-novela das 19h da Globo. Todas as suas divisórias e seu sistema de armazenamento foram feitos a partir das medidas passadas pela cliente para aquilo que ela desejava guardar, e o resultado (morra de inveja!) foi um closet que comporta aproximadamente 150 pares de sapato, 20 bolsas e 8 prateleiras para organizar assessórios, perfumes e óculos. “Um cômodo da casa reservado para guardar roupas e acessórios é muito bom para a organização de tudo, já que cada coisa tem seu compartimento específico e ficam dispostos visualmente, permitindo que

106

VIVER CURITIBA

a gente se lembre das coisas que tem para poder usá-las”, explica Luyza. Segundo a arquiteta, o grande diferencial do projeto é a iluminação embutida em LED nas prateleiras. “Foram usadas espessuras nas prateleiras de 5 cm para aguentar peso e poder inserir o LED, além de portas de correr com estrutura em alumínio para facilitar a abertura constante”, cita Renata. O ideal é que o espaço seja amplo e organizado de maneira que a cliente consiga ver e dispor facilmente de qualquer peça de roupa, sapatos ou acessórios. O espaço dedicado exclusivamente aos sapatos foi o que conquistou Luyza. “Eles ficaram lindos e iluminados! Não há amiga que entre lá em casa e não dê gritinhos de emoção. Também teve o filho pequeno de uma amiga que disse: ‘Mamãe, o que é essa loja ali no quarto?’. Eu acho o máximo!”, conta animada. Closets são o sonho de consumo de muitas mulheres. Quem não quer ter roupas, sapatos, acessórios, bolsas e malas tudo organizadinho? Vai muito além do luxo, é praticamente uma necessidade. E, quanto mais espaço, melhor. Mas nem todo mundo tem espaço sobrando dentro de casa, por isso é tão importante projetar muito bem esse am-


A ARQUITETA RENATA MUELLER E SUA CLIENTE LUYZA EM SEU CLOSET DI 12 M2

revistaviver.com.br 107


CLOSET

PARA ORGANIZAR 10 DICAS SEU CLOSET

POR HELEN FEIJÓ, PERSONAL ORGANIZER

1. Sempre organize por etapas para não desanimar 2. Descarte peças que você não usa mais 3. Faltou espaço? Invista em caixas decorativas e guarde-as embaixo ou em cima de um móvel

4. Nas prateleiras de cima, guarde cobertores

dobrados e acomodados em gavetas de TNT

5. Guarde camisetas em lugares visíveis, separadas

por cores, para facilitar na hora de montar o look

6. Calcinhas devem ficar em uma gaveta exclusiva e devem ser dobradas em envelope

7. Roupas de academia podem ser guardadas em rolinhos, presos com elástico

8. Pijamas podem ser dobrados juntos (coloque a camisa dentro dos shorts ou da calça e dobre)

9. Os sapatos devem ficar ao alcance. Coloque um

par na frente do outro e classifique por tipo (salto alto, salto baixo, rasteira...). 10. Pendure os vestidos de festa. Não os deixe em sacos plásticos, isso pode danificar o tecido

108

VIVER CURITIBA

FOTOS NENAD RADOVANOVIC

biente. No closet de Luyza, por exemplo, foram utilizados cabides e colmeias em marcenaria para as joias e bijuterias. Já o que deu o toque final de sofisticação ao espaço foi o uso de fitas de LED valorizando a iluminação e disposição dos artigos. Aliás, a iluminação é muito bem-vinda em qualquer projeto de decoração. Nos closets, especificamente, ajudam na visualização das peças e de quebra também decoram. “A iluminação é uma boa decoração para valorizar as peças. As próprias roupas fazem parte da decoração”, destaca Renata. É importante que o closet siga a linguagem decorativa da casa e ofereça facilidade na hora da limpeza e manutenção. Comuns em muitos projetos, os espelhos também tem um papel importante, principalmente os espelhos nas portas, que além de aumentarem o espaço, ampliam a iluminação e ajudam a verificar como está a produção.


SOLIDARIEDADE

DO BEM PROJETO SOCIAL UNIU ARQUITETURA E SUSTENTABILIDADE PARA TRANSFORMAR UM LAR DE CRIANÇAS EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL

M

ais do que apenas ideias bacanas. Um time de arquitetos de Curitiba resolveu colocar sua criatividade a serviço de quem precisa, e muito, de ajuda. Profissionais de nove escritórios de arquitetura da cidade transformaram por completo a estrutura de uma entidade voltada a crianças de 7 a 14 anos, em condições de vulnerabilidade social, assistida pela Fundação de Assistência Social (FAS). Durante 30 dias, o projeto intitulado Mueller Ecodesign Social envolveu cerca de 100 trabalhadores (entre equipe técnica e mão de obra). Juntos, eles deram uma cara nova a um espaço de cerca de 1000 m² entre área interna e externa. O resultado foi surpreendente: a casa se tornou mais ecológica, bonita e acolhedora. Para o arquiteto Felipe Bender (responsável pela sala de estar ao lado de Karla Bender), foi interessante sair um pouco do universo glamouroso da arquitetura de interiores e entrar em um projeto diferente. “Tivemos a chance de mostrar que a arquitetura pode mudar o cotidiano de uma pessoa ao transformar o espaço em que ela vive”, reflete o profissional. Além dele, também fizeram parte do projeto os arquitetos Sandro Perciotti, Vinícius Trevisan, André Largura, Giovana Kimak, Hellen Caroline Giacomitti, Nadia Bentz, Vanderlan Farias, Marli Manfroi Faust, Priscila Gabrielly e Fernanda Menoso Raitani. A coordenação técnica ficou a cargo dos arquitetos Rose Guazzi e Marcelo Calixto (área externa, sala de informática e biblioteca). Com seis edições, o Mueller Ecodesign era voltado à exposição de ideias inovadoras na arquitetura. A partir deste ano, o projeto ganha um viés social, que deve ser mantido nos próximos anos. “Decidimos beneficiar uma instituição, onde todas essas soluções tivesse uma utilidade real. O projeto cresceu muito e todos os parceiros realmente se engajaram em transformar aquela instituição e a vida das crianças que moram lá”, conta Melissa Barbosa, gerente de marketing do shopping. “Foi uma grande corrente do bem”, completa.

110

VIVER CURITIBA


VAI LÁ!

QUEM NÃO AMA FOTOS DE ANTES E DEPOIS? CONFIRA O RESULTADO DE TODOS OS AMBIENTES NA MOSTRA MUELLER ECODESIGN SOCIAL Quando: até 1º de março, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h Onde: Shopping Mueller (Piso Cinemas) Entrada gratuita

FOTOS ESTÚDIO FOTOGRÁFICO FOTOSNENAD STUDIO FOTOGRÁFICO NENAD

Time de arquitetos de nove escritórios curitibanos se reuniu para reformular uma instituição infantil

VIROU OUTRA A reforma envolveu reparos elétricos e hidráulicos, mas também a troca de revestimentos e pisos, dos móveis e da iluminação. A área externa ganhou jardim e horta, gazebo de entretenimento e sala de artes, além da pintura das quadras. Segundo a arquiteta, e coordenadora técnica do projeto, Rose Guazzi, a maioria das empresas parceiras envolvidas (que foram mais de 50) seguem um conceito sustentável em sua forma de produção. Além disso, materiais recicláveis foram a solução para vários cantinhos da casa. “As luminárias do refeitório foram feitas a partir de latas de leite, o piso do deck foi feito com de material de resíduo de construção e alguns palletes foram transformados em mobiliário para a sala de TV, mesas de refeitório e parquinho”, cita a profissional.

revistaviver.com.br 111


ILUMINAÇÃO

UMA BOA

IDEIA

ECONÔMICAS, AS LÂMPADAS DE LED JÁ ESTÃO EM MAIS DE METADE DOS PROJETOS DE ILUMINAÇÃO FOTOS LUCAS FERREIRA

D

esde a invenção da lâmpada no século IXI, dá para dizer que o mercado de iluminação passou por duas transformações marcantes: a primeira foi há 20 anos, com a chegada das lâmpadas halógenas. Já a segunda, muito mais recente e impactante segundo profissionais que trabalham com comércio e projetos de iluminação, diz respeito ao lançamento das lâmpadas de LED. Isso porque esse novo produto conseguiu absorver a função das lâmpadas já existentes sem o principal problema apresentado por elas: o aquecimento do ambiente e o alto consumo de energia. Na Klee Iluminação, o número de clientes que hoje opta por luminárias com LED chega a 70%. Apesar do custo de luminárias decorativas que utilizam LEDs ser mais alto em curto prazo, a economia é significativa. Segundo a empresária e lighting designer Eliana Zielonka, além da durabilidade das lâmpadas – cerca de 20 a 30 mil horas, o consumo é muito inferior. “Enquanto uma lâmpada fluorescente gasta 90 Watts/Hora, uma de LED com o dobro de eficiência gasta 18 watts/hora. Sem falar que ela não gera calor algum ao ambiente”, explica. Outra desvantagem da lâmpada fluorescente em com-

112

VIVER CURITIBA

paração com as de LED é que ela atrai a entrada de insetos em luminárias. Outro ponto negativo é a má distribuição de luz, que resulta em manchas na luminária ou pontos onde a luz é refletida. Mas é preciso ficar atento para não escolher uma marca que seja de qualidade duvidosa. Caso contrário, o LED não proporcionará a devida projeção de luz, iluminando mais o teto, além de deixar o ambiente azulado. “Tenho um cliente que disse ter trazido LEDs do Paraguai cuja duração foi de apenas uma semana”, conta a empresária. Para se ter uma ideia de custos, em um apartamento de 200 m², o gasto com iluminação custa em média R$ 5000, caso seja utilizado LED em ambientes como áreas funcionais (cozinha, lavanderia, closet e escritório), áreas de lazer, salas de estar, dormitórios e banheiros. Se o mesmo projeto utilizar lâmpadas convencionais, o investimento será de aproximadamente R$ 4000 em valores atuais. Klee Iluminação Rua Francisco Torres, 35 | Centro (41) 3095-8088 kleeiluminacao.com.br


PROJETO DA ARQUITETA LETÍCIA KANIAK KUNOW

Boutique do Revestimento Rua Alcides Munhoz, 278 |Mercês (41) 3342-8892 boutiquedorevestimento.com.br revistaviver.com.br 113


BAZAR

NOSTALGIA ESTILOS VINTAGE E RETRÔ INVADEM A DECORAÇÃO DOS AMBIENTES E RESGATAM COM CHARME E ELEGÂNCIA ÉPOCAS MEMORÁVEIS

BELEZURA

Quer presentear a sua casa? Que tal esse banco lindo em ferro industrial vermelho (mas tem o branco também) com assento de madeira. collector55.com.br

Cheia de charme

Um verdadeiro clássico de casa de vó, essa cômoda em madeira maciça, prateleiras coloridas, puxadores em metal e acabamento em laca vai organizar seus pertences e dar um toque rústico moderninho no ambiente. Av. Manoel Ribas, 3716 | Santa Felicidade

Vamos tomar um chá? Esse elegante conjunto de porcelana vai dar aquele charme à sua mesa. A porcelana é de fino acabamento e a pintura é um lindíssimo vermelho superbrilhante. boutiquedeachados.com.br

Sente-se

Um clássico da decoração, essa poltrona de madeira estilo Vintage vai dar um up naquele canto especial da casa. Seu encosto de tecido na cor lilás dá um ar de aconchego ao ambiente. dalicasa.com.br

114 VIVER CURITIBA

Esse sofá vintage é tão lindo que dá vontade de ficar só olhando e apreciando. Mas pode sentar à vontade, porque tem espaço para três lugares. Sua estrutura é em imbuia maciça com revestimento em couro ecológico verde bandeira. desmobilia.com.br


BAZAR

ORIGINALIDADE AS PEÇAS ASSINADAS POR DESIGNER OU ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA DESTACAM-SE AOS OLHOS E DÃO MUITA PERSONALIDADE AO AMBIENTE

Anos 70

Assinada pelas designers Patrícia Urquiola e Eliana Gerotto para Foscarini, essa luminária foi inspirada na delicadeza das pulseiras de pérolas. A partir de uma estrutura de arco modular e pequenas esferas de polimetilmetacrilato, as designers criaram uma luz pura que se difunde como cristais luminosos no ambiente. Disponível na Ideally Iluminação. Rua General Aristides Athayde Junior, 54 | Bigorrilho

Moderna

A cadeira Moiré fica charmosa em qualquer ambiente. Confortável, tem design arrojado e exclusivo formato de concha. Assinada pelo holandês Ton Haas, a Moiré já conquistou três prêmios internacionais de design: iF Design Award 2010, Red Dot Award 2011 e Design Plus Material Vision 2011 Award. kasaonsale.com.br

116 VIVER CURITIBA

Nada como decorar seus ambientes com estilo e bom gosto. Com influência nos anos 70, esse abajur assinado pelo arquiteto Eduardo Mourão, conta com um design diferenciado, com base metalizada e cúpula estampada colorida. Disponível na Studio Casa. Rua Coronel Dulcídio, 918 | Batel

LÚDICA

A Tok&Stok convidou renomados designers e os melhores lighting designers para criar a coleção Luminárias Assinadas 2015. A Luminária #Prontofalei – é uma luminária de mesa e traz a personalidade lúdica e irreverente dos produtos da Nódesign. Ela vem acompanhada de uma caneta especial que escreve no quadro branco e pode ser apagada facilmente, convidando o usuário a interagir com o produto. tokstok.com.br


Pisos | Revestimentos | Metais | Tintas Acessórios para pintura | Impermeabilizantes (41) 3213-2244 | R. Alferes Poli, 1199 esquina R. Brasílio Itiberê Rebouças - Ctba | Estacionamento Próprio | www.impermix.com.br


SUCESSO

LUGAR DE INOVAÇÃO MARIELI ARAUJO CONTA COMO A CURITIBANA ME MOVELARIA VEM SE TORNANDO REFERÊNCIA NACIONAL NO SETOR DE LOCAÇÃO DE MÓVEIS POR LUÍS FERNANDO CARNEIRO | FOTO MARIANA BARCELLOS

O

portunidades estão em todo lugar, basta um olhar atento e coragem para inovar. O engenheiro Fernando Rondeau Araujo sabe disso e há dez anos, quando estava cuidando dos preparativos da festa de 15 anos da sua filha mais nova, deparou-se com as limitações e altos custos do mercado de locação de móveis para eventos. Como era empresário do ramo de marcenaria há mais de 20 anos, resolveu investir no sonho da filha e produzir móveis exclusivamente para a festa. Assim foi o início da transição da ME Movelaria, de uma empresa especializada na fabricação de móveis sob medida para o mercado de locação de mobiliário. O desejo de transformar casamentos, festas de aniversário, formaturas e eventos corporativos em cenários únicos, marcantes e exclusivos, fez com que a empresa se tornasse referência no segmento. Os móveis que saem dos galpões gigantescos em Curitiba ambientem festas em todo o Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. “Atendemos eventos em lugares como o Copacabana Palace e temos expandido muito nossa atuação por contarmos com uma linha de móveis diferenciados”, conta Marieli Meger Rondeau Araujo, que ao se formar em Administração e se especializar em Gestão de Negócios mergulhou na empresa e hoje é a responsável pelo setor comercial. “Sou apaixonada por festas e gosto da

118

VIVER CURITIBA

oportunidade de fazer parte de momentos únicos na vida das pessoas”, destaca. Marieli explica que estar em sintonia com as tendências e os desejos dos clientes é o grande segredo do sucesso nesse mercado. “Para cada festa, o cliente quer algo específico e para ficarmos atualizados sempre consultamos nossos parceiros a respeito das tendências e investimos na compra, fabricação e importação de novos produtos”. A partir desse olhar, a empresa só cresce; já são mais de mil opções em peças e quase 10 mil itens no acervo. São móveis como mesas, cadeiras, poltronas, aparadores, bancos, pufes, tapetes e espelhos, entre outros. Para comemorar os 10 anos no setor de eventos, a ME Movelaria não para de inovar. A novidade é que a empresa está produzindo um portfólio impresso, com um grande número de objetos do acervo para os produtores e parceiros terem sempre à mão. “Funcionará como uma busca rápida. É mais uma ferramenta para garantir o sucesso de cada evento”, comemora Marieli. ME MOVELARIA Rua Oliveiros Villaça, 230 | CIC (41) 3373-1313 memovelaria.com.br


Apaixonada por festas, a administradora Marieli Meger Rondeau Araujo ĂŠ quem coordena todo o atendimento aos clientes

revistaviver.com.br 119


PET POR FABIANA FERREIRA

O JEITO GATO DE SER DICAS PARA VIVER MELHOR COM ESSES BICHANOS

P

assei alguns dias na casa de uma amiga em Recife. Combinamos por telefone a minha ida e ela me disse que tinha três gatos. Lá fui eu. Logo eu que tenho certo medinho deles. Fiquei cercada pelos três logo no primeiro dia. Aonde eu ia, lá estava o trio. Dois simplesmente gostaram muito de mim. Dizem que é bom sinal gatos gostarem de você. Depois dos sustos de vê-los pulando por aí, me acostumei com o jeito gato de ser, algo não tão peculiar para mim. Mais silenciosos e menos festivos. Gatos são estilosos, discretos, não perdem a pose e, diferente do que muitos pensam, carinhosos. Têm uma habilidade incrível para abrir portas. E têm uma relação muito íntima com o ambiente onde vivem. A professora do curso de Medicina Veterinária da PUC-PR, Kung Darh Chi, explica que os gatos, assim como os cães, são territoriais, e acrescentam a isso também as coisas (móveis, plantas, etc.) que estão dentro desse território. “Os gatos reforçam constantemente as demarcações por meio de seus odores, muito mais que os cães”, diz. Por isso, mudar de endereço pode ser um desafio para um gato. “As mudanças de ambiente são um pouco mais problemáticas para os felinos, uma vez que não reconhecem as suas marcas no novo lugar, irão iniciar um reconhecimento do local o que pode ser estressante para o animal”, alerta a especialista. Todo animal domiciliado necessita de ambiente enriquecido que promova sua atividade f ísica e mental. Para a veterinária Kung, no caso dos gatos alguns itens são essenciais como o tronco ou poste de arranhar que podem ser substituídos por caixas de papelão (só tem que limpar to-

120

VIVER CURITIBA

dos os dias), outros como brinquedos próprios para gatos, alguns com erva de gato (“cat nip”) dentro. As brincadeiras com o dono podem ser bastante enriquecedoras para os gatos. EM CASA: O melhor é sempre castrar e manter o acesso do animal restrito à casa. “Gatos castrados que têm acesso à rua (embora não seja recomendado) têm a vantagem de seu território ser bem menor do que o gato sem castração. O animal andarilho (domiciliado ou não) corre riscos de atropelamento, infestação de pulgas, carrapatos e parasitas, e contágio de doenças infectocontagiosas quando não possuem vacinas. BANHOS: Gatos, principalmente os de pelo curto, não necessitam de banhos, pois eles são muito bons em higiene pessoal. O que todo gato necessita, independentemente do comprimento dos pelos, é escovação semanal. Isso mantém os pelos saudáveis e reduz a ingestão e formação de bolas de pelos. Nos casos de necessidade real de banhos, recomenda-se que se faça com intervalo de pelo menos um mês. UM É POUCO, DOIS É BOM: Se você tiver condições, adote dois, pois a companhia de outro animal pode ser muito boa para a saúde mental do bichinho.

FABIANA FERREIRA é jornalista e autora do blog Papo Pet bemparana.com.br/papopet


SUPERFAMÍLIA POR MARCOS MEIER

LEMBRANÇAS DE CASA QUE MARCAS VOCÊ TÊM DEIXADO EM SEU LAR?

Q

uando penso na minha infância, lembro-me de alguns momentos com muita clareza: minha mãe cantando enquanto fazia bolinhos de chuva; as cadeiras viradas com os pés para cima sobre a mesa da cozinha e a faxina acontecendo; seu grito pela janela: “O café está na mesa!”; “Crianças, venham pra dentro, já está ficando escuro!”; “Já chamei mil vezes!”; “Alguém vai chamar o pai”... parece que foi ontem. Lembro-me dos travesseiros no beiral da janela para pegar sol; do meu pai correndo para o hospital comigo no colo porque furei o braço com um gancho numa das minhas bagunças pela casa. Lembro que agradecíamos a Deus pela comida no prato não importando o quão simples era; do cheiro da cera sendo passada no piso de madeira e depois a gente empurrando o escovão para lustrar; do gosto do macarrão com vina. E recordo com muita alegria dos meus irmãos e eu brincando o tempo todo com brinquedos que a gente mesmo inventava. Lembranças que ficarão para sempre. Claro que houve tristezas, situações dif íceis, choros, gritos e brigas, mas não penso nisso quando me lembro de casa, porque os bons e agradáveis momentos foram muito mais marcantes. Quando a saudade bate, até o cheiro da broa caseira eu sinto. Cheiro de tagarelas à mesa. O que seus filhos lembrarão? Que marcas vocês têm deixado em suas vidas? Construí algumas dicas que, espero, possam ser úteis para ajudá-los na gostosa missão de marcar a infância dos rebentos, com coisas boas.

122

VIVER CURITIBA

Faça um bolo, mesmo que de caixinha, envolvendo seus filhos na obra. E nesses momentos de interação, sorria, brinque, conte piadas, conte coisas de sua infância... Conte histórias para dormir. Pare alguns minutos todos os dias para fazer algo com seu filho sem celular por perto, internet, TV ou qualquer outra distração, fique só com ele. Ouça suas histórias, inventem outras. Brinquem de esconde-esconde e criem novas regras para as brincadeiras. Façam uma pipa e saiam correndo desesperadamente tentando levantá-la. Criem o dia “sem regras” em que todos podem dormir até acordar, ficar de pijama o dia todo, comer besteiras, comer fora de hora, esparramar os brinquedos na sala. Façam um campeonato de aviõezinhos de papel... São tantas coisas! Aposto que já surgiram mil novas ideias enquanto lia essas aqui. Então, mãos à obra! E que no futuro seus filhos possam ter saudades da infância porque se lembram do quanto era bom ser amado e amar. Marcas eternas. Cheiro de casa.

MARCOS MEIER é psicólogo, escritor e palestrante. Autor do livro Desligue Isso e Vá Estudar – Orientações Práticas Para os Pais meiererolim.com.br


CRIANÇA EM FOCO POR FERNANDA ROCHE

A NOSSA CASA FELIZ DAQUELE QUE SE EMOCIONA COM SEU TRABALHO

N

a nossa casa, amor-perfeito é mato E o teto estrelado também tem luar A nossa casa até parece um ninho Vem um passarinho para nos acordar Na nossa casa, passa um rio no meio E o nosso leito pode ser o mar A nossa casa é onde a gente está A nossa casa é em todo lugar A nossa casa é onde a gente está A nossa casa é em todo lugar A nossa casa é de carne e osso Não precisa esforço para namorar A nossa casa não é sua nem minha Não tem campainha para nos visitar A nossa casa tem varanda dentro Tem um pé de vento para respirar A nossa casa é onde a gente está A nossa casa é em todo lugar A nossa casa é onde a gente está A nossa casa é em todo lugar Preciso pedir licença aos meus leitores para trazer, desta vez, mais de outra fonte do que de mim mesma. O motivo é justo. A nossa casa completa quinze anos. Trago o belíssimo poema cantado de Arnaldo Antunes, transportado para nosso projeto pedagógico, a fim de metaforizar a emoção que me invade neste ano, como fundadora e diretora do Projeto Criança em Foco, desde o Rio de Janeiro, em março de 2000. Tendo sido oriundo de uma experiência pessoal de maternidade, procurei criar um ninho, um espaço de acolhimento, onde todo e qualquer sentimento em relação aos

124

VIVER CURITIBA

filhos é aceito como pertinente e, portanto, passível de ser elaborado. Uma casa por onde passa o rio da técnica, das pesquisas científicas, desaguando num mar de informações preciosas. Uma casa que sempre esteve de portas abertas para todos os familiares e cuidadores de bebês e crianças pequenas e aos colaboradores desta trajetória, sem precisar de campainha. São todos muito bem-vindos. Uma casa que se adapta às mudanças com coragem, sem perder sua identidade. E, assim, pode ser levada para todo lugar onde estivermos. Uma casa feita de gente de carne e osso, que erra, acerta, mas, principalmente, que se constitui num espaço de cuidado humano. Bem cuidando, torna-se cativante e não é preciso muito esforço para dela se enamorar. É esta a mensagem que fica para este começo de ano. Que construam sua casa com uma mistura de diversão, acolhimento e naturalmente, emoção. Certa vez, um avô me disse, em vista de algumas lágrimas derramadas em uma cerimônia: “Feliz daquele que se emociona com seu trabalho”. Depois disto, nunca mais segurei a emoção. Afinal, é uma honra e tanto ter uma casa dessas para dividir com tanta gente.

FERNANDA ROCHE é psicóloga e especialista em Educação Infantil e é sócia-diretora do Espaço de Desenvolvimento e Educação Infantil Criança em Foco Al. Augusto Stellfeld, 1262 | Bigorrilho (41) 3232-4837 criancaemfoco.com.br


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


SORRISO KIDS POR LILIANA TEMPORÃO

PEQUENOS TRAUMAS MEU FILHO BATEU A BOCA, E AGORA?

F

érias significam crianças fora de casa e muitas brincadeiras ao ar livre. O problema é quando a diversão pode reapresentar perigo e risco de acidentes. É principalmente nessa época que cresce a quantidade de crianças e adolescentes que sofrem queda e trauma nos dentes. Sabemos que com criança, todo cuidado é pouco, então, caso aconteça um acidente o importante é manter a calma e passar tranquilidade para a criança lidar com a dor e o susto da melhor maneira. O segundo passo é tentar avaliar a extensão do dano causado ao dente, pois as medidas para salvá-lo podem ser simples.

O QUE OS PAIS PRECISAM SABER:

- Em caso de cortes limpe a boca da criança com todo o cuidado, pois dessa forma é possível ter uma noção da extensão do trauma. Muitas vezes a situação nem é tão grave quanto parece! - Em traumatismo no dente de leite coloque gaze ou um pano limpo sobre o ferimento e pressione para controlar o sangramento. - Se houver fratura do dente procure os pedacinhos e guarde-os em meio líquido (soro fisiológico, leite) para que o Dentista possa avaliar a possibilidade de reaproveitá-los na restauração. - Se houver saída (avulsão) do dente de leite, não é indicada a colocação de volta no lugar devido à probabilidade de 126

VIVER CURITIBA

sucesso ser mínima e as chances de dano ao dente permanente serem altas. - A gravidade das alterações no dente sucessor depende de vários fatores, tais como força do impacto do traumatismo, direção do impacto de traumatismo ocorrido e idade da criança no momento da ocorrência. Vale lembrar que, quanto mais jovem a criança, maior será o dano.

S.O.S.

COMO SABER SE É UMA EMERGÊNCIA? Caso haja sangramento intenso, cortes fundos, deslocamento das arcadas dentárias ou sintomas como tontura e sonolência, é melhor ir direto para o hospital. Já os quadros mais brandos costumam ser tratados em consultórios. Há situação em que o dente sai inteiro da boca, se ele for permanente precisará ser reimplantado com urgência. Em todos os casos, o contato com a odontopediatra deverá ser feito o mais breve possível.

LILIANA TEMPORÃO é odontopediatra e atende em sua clínica particular Rua Padre Anchieta, 2050, sala 604 e 605 | Champagnat | (41) 3335-4388 lilianatemporao.com.br


viverkids.com.br

O MELHOR DE CURITIBA PARA CRIANÇAS ESTÁ AQUI. QUEM É REFERÊNCIA NÃO PODE FICAR FORA.

NAS LIVRARIAS

NA APPLE STORE


FOTO: NAIDERON JR.

ELLEN NOGUEIRA

FOTO: RAQUEL LIMA

FOTO: ÍSIS GLOCK

FESTIVAL GASTRONÔMICO No terraço do edifício Passarela do Shopping Mueller aconteceu o Festival Gastronômico, que reuniu o melhor da comida de rua local. A abertura contou com a participação especial do chef carioca Dalton Rangel, apresentador do Homens Gourmet. Dalton Rangel, Cynthia Karas (de branco), responsável pela ambientação do evento, Michelle Cerqueira (esq.) e Juliana Grapiuna (dir.) durante o Festival.

EXPOSIÇÃO LIMIAR Reunidos na exposição Limiar, que acontece na

FOTO DIVULGAÇÃO

DOCE FADO A Doce Fado, tradicional doçaria portuguesa de Curitiba, inaugurou sua primeira loja dentro de um shopping. No Pátio Batel a loja traz a alma e a cultura portuguesa. Vale a pena experimentar os pães, sopas, saladas e sanduíches, além dos tradicionais doces acompanhados de vinhos e licores portugueses. O sócio da Doce Fado, Robson Galvão recebeu seus amigos Henrique Cardoso e Helcio Xavier da Silva Jr. na inauguração da nova loja da marca no Pátio Batel.

FOTO DIVULGAÇÃO

SIM Galeria, dez nomes da nova geração paranaense apresentam, por meio dos mais variados suportes – pintura, fotografia, escultura e vídeo – narrativas extraordinárias geradas sobre a matéria do mundo. Participaram da coletiva os artistas André Azevedo, C.L. Salvaro, Daniel Duda, Hugo Mendes, Jack Holmer, Janete Anderman, Juan Parada, Lailana Krinski, Samuel Dickow e Willian Santos. Na foto, o artista Daniel Duda, Fernanda Soares e Thiago Artimonte.

EXCLUSIVIDADE

A anfitriã Marcia Lopes Grego, Viviane Gavleta e Luciana Cwikla prestigiam o novo conceito em pet shop, o Au Pet Place, no shopping Pátio Batel. A estrutura é inovadora nos cuidados especiais para os animais de estimação e os produtos, de grifes nacionais e internacionais, são exclusivos.

128

VIVER CURITIBA

CAKE BOSS À BRASILEIRA Pupila do CRIATIVIDADE A Originatto Ideias Criativas está de parabéns! Leandra Serbake e Carolina Ferraz comemoram um ano de sucesso da marca.

chef Buddy Valastro, o Cake Boss da TV, a chef pâtisserie Raquel Mussi retornou de New York na metade do ano passado. Já em terras curitibanas, a especialista em bolos de alto padrão e flores comestíveis feitas de açúcar se prepara esse ano para abrir seu ateliê.


FOTO: GERSON LIMA

FOTO: OLIVIA D´AGNOLUZZO

CAFÉ SUSTENTÁVEL A Harmony Louças e Metais recebeu proINAUGURAÇÃO COOL A Caixa Filosofal lan-

FOTO: GERSON LIMA

MOSTRA ADORNIÉ

FOTO: GERSON LIMA

ASSESSORIA CRIATIVA A decoradora Angela Russi firmou parceria com a loja Masotti, e agora é a responsável pela reformulação de todo o showroom localizado no Batel. Na foto, a gerente comercial da Masotti Curitiba Leticia Oliveira (de blusa branca) e a decoradora Angela Russi.

Os sócios da Adornié Ambientes, Tathyane e Gustavo Celante, acompanhados da designer Roberta Dias em seu ambiente “Espaço Galeria”, na loja. A 1ª Mostra Adornié Ambientes conta com o apoio da Sunshine Cortinas e Persianas. A mostra reúne espaços de 14 escritórios de arquitetura, design e decoração.

FOTO: VALTERCI JUNIOR

FOTO: VALTERCI SANTOS

çou seu showroom com a nova linha de produtos em homenagem a Paulo Leminski. Os sócios da Caixa Filosofal, Henrique Aguiar, Ítalo Gusso e Juarez Zaleski com os humoristas Fábio Lins e Fábio Silvestre.

fissionais de arquitetura e decoração para o primeiro encontro do ano. As arquitetas Simone e Clarice Volpi (à esquerda e de regata branca), a designer de interiores Hellen Giacomitti e Paula Marry e Cristina Franzon da Harmony Louças e Metais (de vestido estampado), puderam comprovar a eficiência das linhas de produtos da marca australiana Aosman e da Harmony na economia de água.

25 ANOS A Ideally Iluminação comemorou 25 anos com a A TODO VAPOR As arquitetas Keyla Kinder e

Viviane Loyola (à esquerda) e Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi do Studio Boscardin Corsi estão nos preparativos para a Mostra da loja de mobiliário e enxoval infantil Sonhos de Ninar. A nova unidade da marca que inaugura em março, no Batel, promete encantar o público curitibano.

presença de arquitetos e designers de interiores, que fazem parte da trajetória de sucesso da loja. A empresária Soraya Ribas, proprietária da loja, que reside no Japão, veio a Curitiba especialmente para a celebração. A arquiteta Rosa Dalledone e Soraya Ribas.


ETERNO APRENDIZ POR DAURA CARNEIRO

VOCÊ S/A O PSIQUIATRA E ESCRITOR AUGUSTO CURY LEMBRA QUE EMPREENDER PODE SER SUA PRIMEIRA CONQUISTA EM 2015

“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.”

DAURA CARNEIRO é fundadora da VIVER Curitiba

130

VIVER CURITIBA

maureenmiranda.com.br

sonhos?


ambientes climatizados, banHeiros adaptados, equipe 24H e o essencial: dediCação. Para cuidar de um idoso, estrutura é muito importante – mas saber escutar é essencial. Assistir com atenção uma dúvida, emocionar-se com uma memória ou ouvir um desejo é o que transforma nosso atendimento na melhor convivência. Há quAse 30 Anos, essA é A nossA diferençA.

41 3338-8400

rua Coronel Joaquim sarmento, 98, Bom retiro. www.nossacasaparaidosos.com.br Hotel, recuperação e moradia.

Carinho de família, cuidado profissional.


Viver Curitiba 127  

O melhor de Curitiba está aqui.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you