Issuu on Google+

O MELHOR DE CURITIBA ESTÁ AQUI

AGOSTO 2014 NÚMERO 124

“O MAIOR DESAFIO DA MULHER MODERNA É DEFINIR PRIORIDADES”

MODA ZEN Roupas confortáveis e cheias de estilo

ELE SUMIU?

Como perder um homem em dez dias (ou em um)

107 DICAS DE SAÚDE

DA MULHER

COM OS MELHORES ESPECIALISTAS DA CIDADE

SEM SEGREDOS PROGRAMAS SÓ PARA CASAIS + A PARANAENSE QUE SE ENCANTOU PELO IRÃ + PELE LIMPINHA EM TRÊS PASSOS

AGOSTO 2014 | #124 | R$ 10

REVISTA VIVER CURITIBA

ANA PAULA PADRÃO


AGOSTO 86

22

12

MIX

O MELHOR EM NOVIDADES, CULTURA E COISAS FOFAS PARA VOCÊ

GENTE

MODA CONFORTÁVEIS PARA 40 PEÇAS VOCÊ USAR QUANDO BEM ENTENDER

BELEZA

LIMPINHA SAUDÁVEL EM 52 PELE REAL 3, 2 e 1 18 VIDA O TANGO BELÍSSIMO DE ELAINE DE MARKONDES

CAPA

E UMA FACES DA 22 MIL JORNALISTA ANA PAULA PADRÃO

AMOR SUMIU? DESCUBRA O 28 ELE QUE LEVA ALGUNS HOMENS A DESISTIREM DE UMA RELAÇÃO

ESPECIAL SAÚDE

GUIA COMPLETO DE 54 UM SAÚDE E BEM-ESTAR SÓ PARA MULHERES

DIVERSÃO ROTEIRO CRIATIVO E 84 UM FOFO PARA FAZER A DOIS

86 CARTÃO-POSTAL

O RELATO DE UMA MULHER QUE SE APAIXONOU PELO IRÃ

SOLIDADARIEDADE O SEU SONHO BEM 92 RECEBER 32 QUANDO É REALIZAR OS SONHOS O MUNDO DE CORES DA CODOS OUTROS

4

VIVER CURITIBA

ZINHA SAUDÁVEL

SEMPRE AQUI MAIS 80 CURITIBA SAUDÁVEL

102 PET 104 SUPERFAMÍLIA 106 CRIANÇA EM FOCO 108 SORRISO KIDS 110 ELLEN NOGUEIRA 114 ETERNO APRENDIZ


CARTA A VOCÊ

“Precisamos aprender a tirar pequenas férias todos os dias.” Essa é uma das melhores inspirações desta edição na qual o tema principal é Saúde e Bem-Estar. O conselho é da médica Elaine de Markondes e vem principalmente de alguém que conduz vida no sentido de abrir espaços diários para os pequenos prazeres, no seu caso, a dança. É dif ícil, é trabalhoso, mas o simples fato de quebrar a rotina e investir no que você gosta de fazer muda tudo. Essas férias diárias podem incluir uma caminhada no parque para pensar em nada ou aquele filme que você sempre deixa para assistir depois. Colocar nosso próprio nome na agenda parece estar entre as principais dificuldades do mundo moderno, e nesse quesito as mulheres são campeãs. Pensam em tudo e em todos e só depois, se sobrar tempo, se dão o direito de viver. Definir prioridades e se colocar como uma delas é outra grande inspiração. Essa quem me deu foi nossa estrela da capa, a jornalista Ana Paula Padrão. Ela é um exemplo de alguém que deixou todas as certezas que a oprimiam e mergulhou num mundo diferente, mas delicioso, que abriu novas possibilidades e ofereceu muita qualidade de vida. Dá uma olhadinha lá na matéria que você vai entender essa história. 6

VIVER CURITIBA

FOTO AMANDA ASSUMPÇÃO (WONDERLAB STUDIO)

TEMPO PARA VOCÊ Por fim, apresentamos nesta edição mais de 85 dicas de vários especialistas comprometidos com a sua felicidade e bem-estar diários. Eles prepararam suas dicas com todo o carinho, pois sabem o quanto de atenção você dedica à VIVER. Portanto, não perca tempo! Comece abrindo um tempinho na sua agenda para curtir esta edição de ponta a ponta e encontre pequenos tesouros em cada uma de nossas páginas. Boa leitura! E não se esqueça de curtir nossa página: facebook.com/vivercuritiba Todos os dias temos posts com um conteúdo preparado especialmente para você.

LUÍS FERNANDO CARNEIRO Editor

No editorial de moda desta edição, uma seleção de peças para você ficar linda, leve e solta


COLABORADORES Quem fez:

ANDREY BOTTEGA O que faz: Maquiador no L’oficiel Cabeleireiro e Estética O que fez: Para criar uma make única e supernatural para o nosso editorial de moda, o maquiador apenas buscou realçar os pontos positivos da modelo. Na paleta de cores, tons suaves e terrosos e boca nude. Nossa modelo Bárbara Stall ficou com aquele carão de “nasci assim”.

Quem fez:

MARCELO GRASSANO O que faz: Realiza sonhos e é sócio na Bem Valente O que fez: Deu show de solidariedade nos apresentando a Bem Valente na editoria de Sucesso desta edição. A Bem Valente oferece uma maneira única de qualquer pessoa realizar sonhos e contribuir na luta contra o câncer.

Quem fez:

HUGO CÉSAR GAETE VERDUGO O que faz: Terapeuta no Instituto Vale do Sol O que fez: Na editoria Amor, o terapeuta contou (sem enrolação) os verdadeiros motivos que estão levando os homens a fugirem de um relacionamento sério.

Quem fez:

WALLYSON DELAVECHYA O que faz: Cabeleireiro no L’oficiel Cabeleireiro e Estética O que fez: Para seguir o conceito de beleza natural do editorial de moda, Wallyson ficou responsável por deixar o cabelo da modelo todo no melhor estilo despojado. Um pouco de pomada para tirar o frizz e um spray de fixação suave deu o toque que faltava e o aspecto de leveza.

Quem fez:

AMANDA ASSUMPÇÃO O que faz: Fotógrafa e diretora executiva no Wonderlab Studio

12

VIVER CURITIBA

O que fez: Ela coleciona maquinas fotográficas, é formada em design gráfico e fotografia e recentemente inaugurou um estúdio lindão ali no Cabral. Nesta edição, a ruiva mostrou todo seu talento e olhar de moda clicando o nosso editorial.

Quem fez:

JULIHANA VALLE O que faz: Publicitária e assistente executiva na Editora Positivo O que fez: Nesta edição, Jool (como é conhecida pelos mais chegados) contou toda a sua admiração e encanto pelo exótico Irã no nosso Cartão-Postal. Ela, que já esteve em 24 países, passou 35 dias no país durante um mochilão que fez pelo Oriente Médio em 2010.


COMPRE ONLINE

www.capitollium.com.br

EXCLUSIVO NA

CAPITOLLIUM AV. PRES. GETÚLIO VARGAS, 3365 BATEL | (41) 3015-3365 R. PROF. ARTHUR LOYOLA, 96 CABRAL | (41) 3042-3337


FOTO WONDERLAB STUDIO

BASTIDORES

Diretor Editorial Luís Fernando Carneiro (luis@editoraruah.com.br)

LEVE COMO UMA BRISA

Estava uma manhã fria e chuvosa, mas nada que tirasse a animação da nossa equipe; afinal, já fazia algum tempo que o nosso editorial de moda não era fotografado em estúdio. O escolhido da vez foi o lindo e descolado Wonderlab Studio dos fotógrafos Amanda Assumpção e Danilo Boros. Para esse editorial de moda, escolhemos roupas confortáveis, leves, porém com muito estilo e bom gosto.

UMA GRANDE MULHER

FOTO PATRÍCIA AMANCIO

A talentosa jornalista Ana Paula Padrão esteve na cidade para o lançamento do seu livro O Amor Chegou Tarde em Minha Vida. Simpática e receptiva, a bela bateu um papo com o nosso editor Luís Fernando Carneiro, durante a noite de autógrafos que aconteceu na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. Na entrevista, que rendeu a belíssima capa desta edição, uma conversa aberta sobre sua vida pessoal, família, casamento, seus 27 anos de carreira e o futuro da mulher brasileira. Na foto, nosso editor corre contra o tempo para entevistá-la e aproveita para fazer uma selfie.

BEIJO (NÃO) ME LIGA!

A missão parecia impossível. Primeiro, teríamos que conseguir homens que falassem abertamente e com todas as letras o porquê eles fogem de certos relacionamentos. Depois disso, era preciso convencê-los a posarem para as lentes da nossa fotógrafa. Conversa vai, conversa vem, e nossos sinceros entrevistados toparam uma sessão de fotos na linha do trem em uma tarde de sábado. Confira o que fazem eles literalmente partirem na editoria Amor.

10

VIVER CURITIBA

Diretora Executiva Ellen Nogueira (ellen@editoraruah.com.br) Redação Fabiane Fernanda Tombely (jornalismo@editoraruah.com.br) Isabel Cristina Victorio (jornalismo2@editoraruah.com.br) Fotografia Patrícia Amancio (foto@editoraruah.com.br) Direção de Arte Moreno Maiarelli (arte@editoraruah.com.br) Colunistas Daura Carneiro (Eterno Aprendiz) Ellen Nogueira Fabiana Ferreira (Pet) Liliana Temporão (Sorriso Kids) Marcos Meier (Superfamília) Revisão Luana Dal Prá Publicidade Ariane G. Rodrigues (ariane@editoraruah.com.br) Capa Ana Paula Padrão Foto Pablo Contreras

A revista Viver Curitiba é uma publicação da Editora Ruah. Rua Casimiro José Marques de Abreu, 706 Ahú – Curitiba, Paraná CEP 82200-130 (41) 3018-8805 www.editoraruah.com.br Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização prévia e por escrito. Todas as informações técnicas bem como anúncios e conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores.


nossolpontocom

• PIZZA MARGHERITA D.O.C. • Sobre nossa consagrada massa napoletana, um suculento molho de tomates San Marzano, plantados em solo vulcânico, com sabor único e baixa acidez. Acrescente a isso generosas fatias de burrata, a mozarela de sabor e cremosidade inigualáveis, tomates cereja bem maduros e o toque final das folhas frescas de basílico. Rua Emiliano Perneta, 680 · Curitiba · PR Reservas: (41) 3322-4508 Delivery: (41) 3322-1441

SCES Trecho 2 Lt.41 · Setor Clubes Asa Sul · Brasília · DF Fone: (61) 3255-6000

www.avenidapaulistapizzeria.com.br


MIX PRESENTES, ACESSÓRIOS, DESIGN, ARTE, CULTURA, ETC. BIJOUX + LUXO

A vontade de Luciana Brito de encontrar acessórios diferenciados em Curitiba resultou em uma das lojas mais originais de Curitiba: a Miscela, especializada de bijoux de luxo. Para a proprietária, as bijuterias podem complementar as joias em qualquer produção. “A mulher curitibana gosta do glamour e não se importa em usar bijuteria desde que ela seja de qualidade”, completa. Esse atributo não falta na loja aberta em setembro do ano passado. Além de trabalhar com designers de renome nacional (como Gabriela Pires e Nádia Gimenes), atende um público que exige saber todos os detalhes sobre as peças. Muitas delas recebem banho como os das próprias joias e ainda contam com cravação de autênticos cristais Swarowski. “Se forem bem cuidadas, nossas bijoux podem durar eternamente”, garante.

Like gold

FOTO ISABELLE NERI

Descobrimos o que você vai usar no verão: braceletes dourados. Essa tendência já aparece na coleção de inverno da Miscela, com essas pulseiras largas que, juntas, formam um bracelete. Pra combinar, o anel com pérolas e cristais Swarovski. Divônico! Rua Alberto Bolliger, 420, loja 26 Juvevê | (41) 3527-9138

CADÊ O CONTROLE?

É impressionante como o bendito controle remoto some pelo sofá ou no meio das cobertas, né? Para acabar de vez com isso, este portador aparece como uma santa solução. Com design moderno e retratando quadrinhos vintage ele vai deixar sua sala de TV muito mais divertida. mobly.com.br

12

VIVER CURITIBA


PÉ NA COVA

Para quem quer dar um ar de bom humor e modernidade na decoração, esse cofre em formato de caveira é perfeito. E de quebra ainda dá para guardar as economias do mês!

Meu amigo Charlie Brown Se você é fã do beagle mais

amado dos quadrinhos não pode ficar sem ao menos um dos pares novos da Havaianas que leva o seu nome na coleção. As Havaianas Snoopy chegam com tudo em estampas exclusivas e seis modelos divertidos que retratam Snoopy acompanhado de seus inseparáveis amigos, o passarinho Woodstock e o Charlie Brown.

garimpop.com.br

havaianas.com.br

Baile de máscaras A nova coleção Masqué da Bergerson tem

peças em que se destacam as gemas nobres e tradicionais, como a esmeralda e o rubi. Simplesmente um luuuxo! bergerson.com.br

Charmosa Essa cômoda vintage com estilo retrô é a opção ideal para

um décor cool. Com design de TV, super retrô a peça conta com pés palitos e impressão de alta qualidade, direto na fórmica. lojameninos.com.br

#temqueter

Para comemorar um ano da queridíssima theBalm no Brasil, a marca lançou um superprodutinho que já pode ser considerado indispensável no nécessaire. Com um tom rosé cintilante que adiciona brilho quente à pele refletindo a luz, a Cindy-Lou pode ser utilizada como iluminador sutil, sombra inteligente, lindo blush, finalizador para os lábios ou como brilho. thebeautybox.com.br revistaviver.com.br 13


MIX

VAI LÁ, MENINA! 1. Com suor e diversão do início ao fim, a aula de Circo Fitness da Circocan é uma boa pedida para quem quer se exercitar em um ambiente artístico. circocan.com

NA ONDA DA BAILARINA

A Botinha Bailarina, lançamento da Tutu, dá a impressão de estar usando uma sapatilha #sóquenão! A peça mantém o solado e salto de 1 cm de madeira que já é característico das sapatilhas, detalhe que contribui para a saúde da coluna. Seguindo a linha artesanal, sem deixar de lado o design, os colarinhos da bota são trocáveis e podem ser colecionados.

2. Dias de friozinho merecem cobertor e séries. Corre ver a segunda temporada de Orange is the New Black que tá todo mundo comentando. netflix.com.br

tutusapatilhas.com.br

3. Paraíso dos amantes da comilança, a Confeitaria Coeur Dolce oferece um café colonial com “de um tudo”. Todo tipo de pão, café,

Fashion e democrática

Em parceria com os mais importantes estilistas brasileiros, a Chilli Beans lançou a Coleção Passarela. A marca apresenta, com exclusividade, as peças desfiladas na última temporada de moda. chillibeans.com.br

doces e até delícias light. Rua Atílio Bório, 539 | Cristo Rei

Chilli Beans, Coleção Passarela, Amapô

PAR PERFEITO

Lindo demais esse vaso em formato de galocha. Disponíveis nas cores roxa, rosa, verde, amarela e azul vão combinar com tudo! Use no jardim, varanda ou dentro de casa. Outra dica é usá-los também em festas infantis, para colocar pirulitos ou cake pops. lojasantacomposicão.com.br

14

VIVER CURITIBA

4. Musa da cozinha televisiva e autora de best-sellers, Nigella Lawson acaba de lançar o Nigellissima: Inspiração Italiana Instantânea, com 120 receitas de dar água na boca. record.com.br 5. Com vários sucos, saladinhas e sanduíches (tem até um com pão beterraba), a Sucos 3S oferece um cardápio levinho e gostoso. Rua Antônio Escorsin, 918 | Santa Felicidade 6. O quatrozerodois, projeto de fotografia que começou em Curitiba, está ganhando o Brasil com fotos e histórias de pessoas de todas as tribos. instagram.com/ quatrozerodois 7. Temaki agridoce de salmão com suave molho de pimenta, o Thai Sweet Chilli fez sua volta triunfal ao cardápio do Wikimaki a pedido dos clientes. Hmmm! wikimaki.com.br


WE LOVE

NAMASTÊ ENTENDA COMO A EMPRESÁRIA DANIELA REIS TRANSFORMOU O IOGA E A EXPERIÊNCIA EM BEM-ESTAR EM SUA MENINA DOS OLHOS POR FABIANE TOMBELY FOTO GU BERG

O

s indianos chamam a grande força que gera o Universo, responsável pela criação de tudo o que existe, de Shiva – que encerra em si as qualidades consideradas masculinas, como coragem, robustez e determinação. Porém, eles dizem que quem coloca o poder de Shiva em movimento é Shakti, que contém qualidades femininas como: amor, compreensão, intuição e percepção. Coincidência ou não são esses sentimentos que a empresária Daniela Reis utiliza para empreender em seu negócio, o Gaya Yoga Spa que agora passa a se chamar Gaya Bem-Estar. A marca passou por uma repaginação e além de um novo endereço ampliou seu conceito. Tudo começou em 2004, quando a curitibana deixou a biologia de lado para investir no que ela mais gostava, o ioga. “Eu tinha apenas 22 anos. Desde que comecei a praticar percebi que esse caminho era muito natural para mim, e embora seja formada em Ciências Biológicas, nunca exerci a profissão, pois o ioga tomou a frente”, conta. Com atendimento mais profissionalizado, o espaço tornou-se uma referência no segmento. O Gaya oferece uma abordagem mais contemporânea da prática de ioga. “Trabalhamos com vários estilos de ioga porque acreditamos que sempre há uma prática perfeita para cada praticante”, explica. Apesar de o espaço remeter ao ioga, atualmente seu grande diferencial é um completo e charmoso spa urbano. “Entendi que o bem-estar pode ser um conjunto de atividades, e não apenas uma coisa específica. Foi assim que uni massagens, tratamentos faciais e corporais ao ioga, além de outras práticas que ao longo do caminho foram se mostrando mais complementares e valiosas para o bem-estar das pessoas”, conta. Daniela rodou o mundo para buscar experiências únicas em bem-estar e trazer para o espaço. Passou por Aspen,

16

VIVER CURITIBA

Andorra, Egito, Suíça, Tahiti, Nova Iorque, Londres e Los Angeles. Por lá identificou diferenciais no que diz respeito à hospitalidade e customizou essas vivências para o Gaya. “Sempre tive um olhar atento sobre rituais e experiências de bem-estar em qualquer oportunidade e ambiente. Gosto muito da hospitalidade presente num bom hotel, e acredito que ela junto com a atenção aos detalhes e um leque de experiências fazem uma simples massagem transformar o seu dia”. Todo esse cuidado e experiência completa em bem-estar do cliente faz com que sua jornada de relaxamento seja inesquecível. Como toda mudança é um passo à frente, dez anos após a fundação do Gaya, Daniela resolveu ampliar não só o espaço, mas a experiência em relaxamento dos clientes. “Como uma boa aquariana, adoro mudanças, desafios e novidades”. Foram alguns meses até encontrar a casa ideal. “Buscava uma casa perfeita para acolher o Gaya, algo que tivesse história, autenticidade e privacidade. Em uma casa de quase 400 m², encontrei tudo isso”. Em seu spa, aparelhos de todo e qualquer tipo estão banidos e quem ganha destaque é o toque e contato olho no olho. “Nosso principal ativo é o dom de nossas profissionais. Quero que o capital humano seja valorizado, tanto em nossa equipe como na individualidade de cada cliente”, revela.

“ENTENDI QUE O BEM-ESTAR PODE SER UM CONJUNTO DE ATIVIDADES, E NÃO APENAS UMA COISA ESPECÍFICA”


MENU ZEN

O que você pode encontrar no novo Gaya Bem-estar: - Mais de 20 estilos de ioga, que podem ser praticados pelos alunos sem restrições de datas e horários - Cinco salas de massagem e um menu top com mais de 50 tratamentos que propiciam o relaxamento individual ou em conjunto - Sala de banhos, que destaca dois ofurôs, sauna e, futuramente, uma Ducha Vichy (também conhecida como “ducha de chuva” pela sua capacidade de reproduzir a sensação natural de um banho de chuva) - Uma loja com itens relacionados à prática do ioga e produtos que remetem às massagens e conceitos de bem-estar e home spa

A empresária tem duas certificações em ioga nos Estados Unidos, sendo professora registrada pela Yoga Alliance

revistaviver.com.br 17


VIDA REAL

NO RITMO DA VIDA A PRECURSORA DO PILATES EM CURITIBA, ELAINE DE MARKONDES, FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO E SUA PAIXÃO PELA DANÇA POR LUÍS FERNANDO CARNEIRO | FOTOS PATRÍCIA AMANCIO

E

la sempre flertou com a dança e a medicina. Fez balé desde os nove anos e, filha e neta de médicos, no momento de se inscrever no vestibular foi seduzida pelos desafios da saúde. Formou-se no mesmo dia na PUC-PR e no Teatro Guaíra, como sinal de que essas duas paixões não se dissociariam com tanta facilidade. Fundou uma escola de dança, morou em Nova York, especializou-se e voltou cheia de novidades. Foi professora da primeira turma de graduação em dança da PUC-PR com o Teatro Guaíra, mais tarde coordenadora na Tuiuti, mas sentia que seu caminho ainda não estava completo. O tempo passou, Elaine de Markondes conheceu o Pilates e seu nome tornou-se sinônimo do método no Sul do país. Para completar esse triângulo amoroso, a fisioterapia surgiu como uma necessidade de ir além e entender a fundo o movimento. Inquieta desde sempre, Elaine tem o reconhecimento de seus pacien-

18

VIVER CURITIBA

tes e das inúmeras pessoas que formou porque sabe exatamente que sua missão é ensinar as pessoas a se movimentarem de forma mais eficiente. A dança? Sim, ela voltou, mas agora com a força e o encantamento de um tango. É apenas prazer e, cá entre nós, depois de ter feito tanto pelo movimento, ela merece. COMO O PILATES ENTROU NA SUA VIDA? Em 1996, eu participei de um congresso de técnicas corporais promovido por uma instituição de dança em Buenos Aires e um profissional, que estava chegando de Nova York, apresentou o Pilates como um método novo e que tinha muito a ver com a dança. Nessa época, eu estava farejando algo novo e falei: “‘É isso!”. Fiz formação nos Estados Unidos, me apaixonei pelas infinitas possibilidades do método e fui convidada para ser a representante exclusiva do Instituto Physicalmind no Brasil.


Elaine com seu parceiro de tango Leonardo Taques – que também é professor de tango, bailarino e coreógrafo

revistaviver.com.br 19


VIDA REAL ASSIM VOCÊ PASSOU A CAPACITAR INSTRUTORES? Sim, iniciei os trabalhos do centro de formação DeMarkondes Pilates e para introduzir o método no Sul do Brasil convidei a Gylian Dib para ser minha sócia. Juntas fundamos o Núcleo do Corpo. NÃO DEVIA SER FÁCIL EXPLICAR O NOVO MÉTODO PARA AS PESSOAS... Minha mãe sempre dizia: “Minha filha, eu queria tanto explicar para as pessoas o que você faz, mas eu não entendo”. (risos). Uma das minhas primeiras clientes passou um ano achando que fazia RPG (Reposicionamento Pessoal Global), que estava bombando naquela época. Mas com o tempo e os resultados apresentados, o Pilates foi conquistando seu espaço. E O QUE É PILATES? É um sistema de movimentos que conta com equipamentos próprios. O que eu acho mais interessante é que ele junta o movimento, com força, mobilidade, organização e traz de uma maneira muito especial a questão da percepção corporal. QUAL É A IMPORTÂNCIA DESSA PERCEPÇÃO? É fundamental, porque é a única forma de mobilizar o indivíduo para mudar o que ele precisa. Eu sempre digo que é entender onde você está para definir aonde você quer ir, tudo isso com a ajuda do facilitador, que é o profissional. Acredito que essa é a saída da medicina do século XXI. Se você não colocar o indivíduo em contato consigo mesmo, ele não vai entender o que está acontecendo e a única maneira de se ter resultado é fazendo que ele seja colaborador nesse processo, que esteja disponível e ajude o profissional a escolher a linha de tratamento. AS PESSOAS HOJE NÃO CONHECEM A SI MESMAS? Não como deveriam. É muita pressa, muita informação e não conseguimos nos perceber, descobrir nossas necessidades e administrar tudo isso. Eu, por exemplo, preciso de estresse, preciso estar em atividade sempre, mas sei muito bem que é preciso canalizar isso. O estresse é mobilizante. Não dá pra fugir de tanta informação, de um dia a dia agitado, mas na verdade isso nos obriga a sermos mais seletivos. Por isso, a dança vem ocupando um espaço importante na minha vida. É PRECISO TER MOMENTO DE RELAX COM QUE FREQUÊNCIA? Acredito que não dá para esperar 30 dias de férias para diluir os efeitos dessa confusão que vivemos. É preciso tirar férias todo dia. Acho que essas férias diárias precisam passar por um encontro com o corpo, consigo mesmo. Tam20

VIVER CURITIBA

bém é possível conseguir essa pausa ao rezar, meditar, fazer terapia, o que não dá é para acumular tudo e achar que tirando férias uma vez por ano vai resolver. VOCÊ JÁ ERA MÉDICA E FOI FAZER FISIOTERAPIA. POR QUÊ? Trabalhando com Pilates e com essa formação que eu tinha na dança, eu acreditei que precisava ir além e precisava entender a função, o movimento. Foi um período muito dif ícil, no qual eu tinha que dar conta da faculdade, de casa, dos cursos e dos atendimentos, mas valeu muito a pena. Eu sou fisioterapeuta porque sempre achei que movimento é igual autonomia e não há nada mais importante na vida de uma pessoa que isso. É POSSÍVEL VIVER SEM SE MOVIMENTAR? Constitucionalmente algumas pessoas são mais predispostas ao movimento do que outras. Há também gente que simplesmente escolhe não fazer atividades f ísicas, mas não há como manter a autonomia se você não se movimentar. No Pilates procuramos fazer um trabalho de sensibilização, cada pessoa com seu ritmo. Acho que quando as pessoas se permitem, elas entram em contato com essa necessidade e aderem. É uma ficha que cai nessa relação do corpo com o movimento, nessa percepção de si. O PILATES É PARA TODOS? Há pessoas que não gostam, que acham muito lento e preferem academia, o que também é muito bom, desde que façam alguma atividade. Acredito que na comparação com outras práticas motoras o Pilates tem o benef ício extra da funcionalidade, de trabalhar mobilidade, equilíbrio muscular, postura, e de trabalhar sistemicamente o corpo no sentido de melhorar a função e a longevidade. COMO SURGIU A DANÇA DE SALÃO? Minha filha queria fazer aulas e em 2011 me convidou. Hoje ela acabou saindo e se dedicando a outras atividades e eu fiquei. Eu danço todos os dias da semana e faço muitas aulas particulares em vários ritmos, como bolero, salsa, forró. E O TANGO? Comecei a fazer aulas e me apaixonei! O tango ocupa um espaço importante, mas o principal é a dança, é recuperar essa relação estética com o movimento, que sempre foi muito sedutora e presente na minha vida profissional e agora volta de uma maneira prazerosa. A dança é o prazer, a criatividade, a autonomia e também é muito bom saber que eu trabalho e mereço essa possibilidade de dançar todos os dias. Isso tem a ver com o amadurecimento. É preciso ter prazer e muitas pessoas não se dão esse direito, não acham que merecem.


“ACREDITO QUE NÃO

DÁ PARA ESPERAR 30 DIAS DE FÉRIAS PARA DILUIR OS EFEITOS DESSA CONFUSÃO QUE VIVEMOS. É PRECISO TIRAR FÉRIAS TODO DIA”

Agradecimento: Escola de Dança Danza Mais


CAPA

RAZÃO ESENSIBI LI

DADE

ANA PAULA PADRÃO APRENDEU QUE SE REINVENTAR SEMPRE É DIFÍCIL, MAS É A ÚNICA SAÍDA PARA SER FELIZ DE VERDADE POR LUÍS FERNANDO CARNEIRO | FOTO PABLO CONTRERAS

E

la cresceu olhando os ciganos da sua janela, no sexto andar de uma das superquadras de Brasília. Ainda que sua mãe falasse que eles não prestavam, que roubavam criancinhas, a menina Ana Paula viajava com aquelas mulheres lindas com seus lenços e personalidade forte. Olhava para baixo e sonhava ser uma delas e ter a alma livre. Queria contar aquela e talvez milhares de outras histórias que pudessem se apresentar ao longo de tantos caminhos. Tornou-se bailarina e na hora do vestibular o sonho de contar histórias falou mais alto. Como jornalista poderia estar onde quisesse. O tempo passou, ela tornou-se um ícone do jornalismo brasileiro. Saiu de Brasília em 1996 para morar em Londres como correspondente da Globo. De lá, foi para Nova York, e três anos depois voltou ao Brasil, mais exatamente para São Paulo, trazida de volta para um dos cargos jornalísticos mais cobiçados do Brasil: editar e ancorar o Jornal da Globo. Em seu livro O Amor Chegou Tarde em Minha Vida, lançado recentemente, Ana conta que em todos esses anos de Rede Globo a tristeza que beirava a depressão e a falta

22

VIVER CURITIBA

de liberdade foram fermentando uma nova mulher. Quando ela pediu demissão da Globo, em um dos cargos mais importantes da TV brasileira, muita gente não acreditou. Ela explicou que estava simplesmente indo cuidar da vida, tentar ter filhos, ter mais tempo para seus projetos pessoais. Foi para o SBT e depois para a Record, mas seu verdadeiro plano era colocar de pé o projeto de uma plataforma especializada na mulher brasileira, uma empresa que faria detalhado inventário dessa mulher em todas as classes sociais e, depois, explicaria às grandes corporações o que elas precisariam fazer para se adequar à nova força produtiva do país, composta de mulheres que não se sujeitam mais à gestão masculinizada. O projeto ganhou força, Ana Paula mostrou novamente que se reinventar é dif ícil, mas a única saída para quem quer ser feliz. Ao assumir o controle da sua vida, Ana selou a mistura entre felicidade e trabalho. No meio de tudo isso, algumas tentativas fracassadas de engravidar, e um aborto espontâneo, levaram-na ao fundo do poço. À frente de uma produtora e de uma plataforma que inclui um portal, diz estar feliz e cheia de sonhos. Casada há 11 anos com o eco-


FOTO ANDRÉ NICOLAU

revistaviver.com.br 23


CAPA nomista Walter Mundell, conta ter amadurecido para entender que as dores nos mostram caminhos, oferecem humildade e coragem. Falou a respeito de sofrimentos muito particulares e de como lida com eles. Ela nos recebeu antes do lançamento do seu livro, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. Caminhando pelo shopping e falando de vida e dos dilemas da mulher atual, Ana Paula deixou claro que ainda tem muita história para contar.

economia e política, mas a partir do ano 2000 comecei a ser muito procurada por mulheres que queriam falar comigo sobre esse equilíbrio. Elas viam em mim uma mulher que tinha o respeito dos seus pares masculinos, que transitava em áreas masculinas, mas que não perdeu a feminilidade. E aí eu entendi com elas o quanto isso fazia falta. O quanto era dif ícil para elas esse equilíbrio e o quanto elas abriram mão nos anos e quanto elas não queriam mais isso.

O TÍTULO DO SEU LIVRO TEM A VER COM O SEU MARIDO? Quando chegamos a esse título, não estávamos na parte do Walter, a gente estava falando sobre amor próprio, sobre superação de obstáculos na vida, como a minha timidez, a minha dificuldade de enfrentar o mundo. É claro que é um título de duplo sentido, mas que no fundo é um pouco mais amplo do que os relacionamentos.

E COMO VOCÊ VÊ ESSE EQUILÍBRIO NOS DIAS DE HOJE? Acho que a grande questão hoje é realmente tempo e por consequência o equilíbrio, porque a mulher não quer abrir mão de nada e tem que aprender a priorizar. O grande ponto de interrogação é como estabelecer prioridades. Você pode ter tudo, mas talvez não possa ter tudo ao mesmo tempo. E estabelecer prioridade é muito dif ícil, porque as pessoas encaram prioridade como renúncia, e não é. Prioridade é você abraçar uma coisa por um momento. O que é importante para você naquele momento. Uma coisa é atender às emergências do filho na escola, do marido doente, do trabalho. Priorizar é saber o que você gosta e o que quer fazer, e não ficar o tempo todo atendendo a agenda do outro. É dif ícil, porque é muito complicado pra gente atender a própria agenda.

AS MULHERES NÃO ESPERAM DEMAIS? Não, na minha faixa etária ela apenas ficou mais dura, mais focada em outras prioridades. Hoje a faixa dos 30 anos é a que ficou mais ou menos no meio do caminho, mas as de 20 e muitos já é diferente. Porque os meninos dessa idade foram criados por mães que trabalhavam. Então, aquele cara viu a mãe trabalhar e para ele é natural que a sua mulher trabalhe muito também. Não é uma coisa estranha para eles. Os encontros estão mais fáceis para essa geração que está chegando. VOCÊ CONSEGUIU DAR UMA GUINADA NA SUA CARREIRA A PONTO DE DIZER QUE TEM UMA NOVA VIDA. COMO FOI ISSO? Sempre fui referência num mundo muito masculino, de

24

VIVER CURITIBA

E POR QUE VOCÊ ESCOLHEU JORNALISMO? Quando eu era criança, Brasília era um grande campo daquela terra vermelha do Cerrado, com pouquíssimos prédios construídos e a minha família se resumia à minha mãe, meu pai e eu. Meus dois irmãos nasceram cinco e dez anos mais tarde. Quando a gente cresce sozinho, sonha muito. Brasília tinha muitos ciganos naquela época e quando eu os via da minha janela no sexto andar eu pensava: “De onde é que eles vem, para onde vão?”. Eles montavam acampamento, eu olhava aquelas mulheres lindas com aqueles lenços coloridos e eu sonhava ser uma daquelas pessoas que podia ir para qualquer lugar que quisesse. Desde aquele momento, eu era uma contadora de histórias, eu só não sabia o que era isso. E QUANDO DESCOBRIU? Virei bailarina, dei aula por muitos anos e quando tive que me decidir se continuava no balé ou fazia vestibular, optei por Letras e Jornalismo. E ainda bem que acabei passando em Jornalismo porque hoje eu olho para trás e vejo que eu não poderia ter sido outra coisa. Afinal, o jornalista é basicamente um contador de histórias. E AGORA, QUAIS AS PRÓXIMAS HISTÓRIAS A CONTAR? Gosto mesmo é de estar onde as coisas estão acontecendo e é exatamente o que estou fazendo. A mulher brasileira se descobriu, se reinventou e estou aqui para contar essa história com a minha empresa e meus projetos. Só posso te dizer que estou me divertindo como nunca.

FOTO ARQUIVO PESSOAL

MAS NESSA QUESTÃO DE RELACIONAMENTO A SUA GERAÇÃO ACOSTUMOU-SE A ESPERAR DEMAIS POR UM GRANDE AMOR? Sim, o livro fala de mim, mas é um pouco da história de muitas mulheres dos anos 80. E o que aconteceu com elas? Tiveram que se masculinizar para entrar no mercado de trabalho e naquele momento não havia modelo feminino para a gente copiar, então tinha que copiar os homens. Não tinha essa de chorar no trabalho, de sair correndo para acudir um filho, a saída era ser como eles. E aí você copia o homem no trabalho e acaba ficando uma pessoa mais dura também fora do trabalho. A gente não tirava a capa de supermulher quando chegava em casa. Os anos 1980 foram a grande década dos matrimônios desfeitos, das mulheres que adiaram a maternidade e é por isso que hoje está cheio de mulheres com mais de 40 anos na porta das clínicas de reprodução. Então, não é a falta do encontro amoroso, é a falta de possibilidade de você depender de alguém, de amar e se deixar amar. A gente ficou tão masculinizada que aquela fragilidade que está imbutida em todo amor não podia nos atinigir.


FOTO FREDY UEHARA

FOTO CAIO KENJI

FOTO ARQUIVO PESSOAL

Durante o 1º Fórum Mulheres Reais que Inspiram, realizado pela Tempo de Mulher

FOTO OTÁVIO DIAS DE OLIVEIRA

“Demorei, mas consegui implementar a rotina do sorriso em minha vida”

FOTO PRISCILA PRADE

FOTO MECA ASSUMPÇÃO

Em reportagem especial no Afeganistão

FOTO ARQUIVO PESSOAL

Com o marido, o economista Walter Mundell

FOTO CAIO KENJI

O casal na Praia do Bonete, litoral de São Paulo

Família: Ana Paula com os irmãos e o pai

revistaviver.com.br 25


DRE AM

“Gente cuidando de gente”. Mais que um slogan, essa é a razão de ser da Cia. Athletica e tudo só faz sentido porque existe um supertime de educadores físicos que acreditam que uma academia só consegue fazer a diferença na vida das pessoas quando a dedicação e o comprometimento vão além da parte física. Perguntamos a alguns desses personagens que estão todos os dias orientando, motivando e fazendo nossos alunos ainda melhores, o que significa cuidar de gente. Confira as respostas e se inspire!

Para mim, cuidar e amar andam de mãos dadas! Não cuido de gente apenas no meu trabalho, cuido de gente na minha vida! Sou apaixonada por pessoas e gosto de ver alegria e sorrisos nelas. Cuidar de gente é amar gente, é dar às pessoas que amo a alegria e o sorriso que tanto gosto de ver. Dani Carioca

26

VIVER CURITIBA

É tratar o outro com respeito, carinho e transparência. É saber um pouco da história do outro, dividir experiências, saber o dia do aniversário, saber o que gosta e o que não gosta... E isso você encontra com certeza na Companhia Athletica. Verônica Motta

Para mim, é a dedicação que você vai ter com aquela pessoa, o compromisso de acompanhá-la durante todo o seu trabalho na academia. Yuri Rafael Dias


FOTO MARIANA BARCELLOS

TEAM

Gente cuidando de gente é uma pessoa feliz ajudando outra a ser Gente cuidando de gente é fazer o bem Para mim, genainda mais feliz, inclui-se nisto a sapara outras pessoas, contribuindo para te cuidando de tisfação com o o seu bem-estar e saúde no dia a dia. gente é a tradupróprio corpo. Cuidar de genVictor Hugo Nascimento Fontana ção da troca de Edilnei Born te é algo muiexperiências e to maior do que da vontade de apenas ajudar a evoluir o corpo e a saú- viver a vida cuidando da nossa exisde dos meus alunos. É cuidar das outras tência, que antes de qualquer coisa Gente cuidanáreas que fazem deles pessoas mais feli- é corporal! Vem treinar com a gente! do de gente zes. Me preocupo acima de tudo com a Arthur Feron para mim é saúde mental e emocional de todos eles. cuidar do ouLuiz Eduardo Gaensly Amaral , Dudu tros como cuidamos de nós É oferecer aos nossos alunos o mesmos, com o maior amor e carimelhor de nós, buscando não Gente cuidando de gente nho que temos a oferecer. É cuidar só o melhor atendimento técsão pessoas que se preocomo gostaríamos de ser cuidados! nico, mas também compreencupam com o bem-estar de Jessika Winnie Soares Coelho Velloso der o lado humano, sabendo todos e, ao mesmo tempo, ouvi-los e fazer com que eles fazem questão de estarem se sintam em casa, que saiam próximas umas das outras. Para mim “gente cuidando de gente” da Cia. Athletica melhor do que Cíntia do Amaral Dezordi é mais que um slogan, é ter o prazer entraram e que tenham prazer de acordar cedo todos os dias para em vir para a academia e fazer trazer um pouco mais de qualidanovos amigos a cada treino. de de vida para os nossos alunos. Diogo Neher

NHIA ATHLETICA VENHA PARA A COMPA

Andressa Carolina Zytkowski

G6 - Tel: 41 3241-5000 ParkShopping Barigui - Piso

ciaathletica.com.br

revistaviver.com.br 27


AMOR

TÔ VAZANDO! PORQUE OS HOMENS FOGEM DAS MULHERES? POR HUGO CÉSAR GAETE VERDUGO FOTOS PATRÍCIA AMANCIO

O

s homens não fogem das mulheres, a princípio são atraídos por elas, porque para eles todas têm muito a dar e eles muito a receber. Mas alguns aprenderam que para se preservar é necessário fugir, assim como outros preferem enfrentar seus receios e lutar. Esse é um princípio ancestral definido numa parte de nosso cérebro primitivo, que direciona, além do mecanismo de luta e fuga, também a atração sexual. Alguns homens fogem, sim, por motivos pessoais e como reação a uma energia que não estão dispostos a enfrentar, provavelmente inconscientes. Por isso, não sabem definir exatamente porque fogem.

28

VIVER CURITIBA


Para Juliano Goulart, a mulher demonstra no olhar a obsess達o por casamento

revistaviver.com.br 29


AMOR

Q

uais experiências esses homens tiveram para reagir dessa maneira? Uma experiência importante nas relações é dar e receber. Alguns homens permanecem estáticos no receber, normalmente por carência, ou porque faltou atenção e amor quando pequenos, ou porque receberam demais, e quando percebem que serão exigidos a dar no relacionamento... correm. Quando o homem já tem um compromisso anterior assumido, também terá dificuldades para assumir um novo compromisso. Por exemplo, ele está muito ligado aos pais, que também exercem pressão para que ele continue próximo, às vezes com cobranças diretas, outras com paparicações e comodidades para ele não abandonar o ninho, como: roupa lavada e passada, comidinha a toda hora feita por mamãe, quarto arrumado, contas pagas, sem nenhuma cobrança. Mulheres mandonas, controladoras e ansiosas nos fazem realmente correr. O homem passa a se sentir desnecessário, apenas um serviçal! Devemos reconhecer que hoje é muito mais fácil para conseguir companhia que antes, o que gera a sensação de abundância de mulheres e escassez de homens, situação que os deixa numa posição mais cômoda. Sim, tudo isso é muito imaturo, o crescimento ficará diminuído e trará consequências futuras, mas para quem está vivendo essa etapa da vida, ainda é necessário experimentá-la dessa maneira, até que chegue uma nova necessidade. Gostaria de chamar sua atenção para aquilo que está sentindo, que está dentro de você, que o seu coração lhe permite sentir, porque a experiência é sua. Responda às perguntas do quadro a seguir e você vai mudar seu olhar e passar a encontrar aqueles tantos homens que estão loucos atrás de mulheres. Os homens gostam de mulheres que querem ficar com eles, que gostam deles, que riem com eles, que transam com eles. Você está preparada para as exigências que podem aparecer? ELE VALE A PENA?

Vale a pena parar para refletir quando você percebe que é a última opção na lista de prioridades dele • O que está fazendo que não foge de alguém que está nesta experiência? • Quer salvá-lo se perdendo de si mesma? • Por que tenta ver no outro a dificuldade? • Qual é a sua dificuldade investindo em alguém que não está pronto? HUGO CÉSAR GAETE VERDUGO Terapeuta individual, de casais e famílias (41) 3016-5036 | hugocesar@institutovaledosol.com.br

30

VIVER CURITIBA

JULIANO GOULART, 30 Fujo quando percebo que ela fingiu ser algo ou pensar de uma maneira só para me agradar. Descobrir isso no quarto ou quinto encontro não é legal. Eu tenho uma teoria meio única com relação a algumas mulheres. Eu chamo de “olhar desesperado”. Quando uma mulher quer muito casar, ter filhos e construir o sonho de vida de Hollywood e ela não consegue isso como tinha planejado, parece que ela entra num estado de alerta assustador. Qualquer relacionamento se torna uma missão, em que o objetivo é concretizar o sonho pré-programado. Em geral as mulheres querem casar e ter filhos e isso é normal. Mas essas levam isso como um jogo de vida ou morte e podem ser controladoras. Elas têm um olhar meio apreensivo, meio perturbador. Pode parecer besteira, mas é a maneira que eu vejo, e hoje sei reconhecê-las com um ou dois papos. Outro tipo de mulher que me assusta são as que eu vejo que não se importam com os outros. Percebe-se isso nas pequenas atitudes: o cuidado com as amigas, a gentileza com o garçom... Isso refletirá em seu cuidado com o outro em um relacionamento. Mulheres que se importam só com elas podem me machucar (e às vezes nem perceber).


QUEM RESISTE A TUDO ISSO?

CONHEÇA OS TRÊS PERFIS QUE MAIS ASSUSTAM OS HOMENS CONTROLADORA

JUAREZ VILLELA FILHO, 36 Acho que o termo certo não seria fugir de uma mulher, e sim fugir de uma situação com a mulher. O ciúme desmedido e a falta de uma perspectiva futura com a mulher, mesmo a amada, fazem-me pensar assim. Mulher pode ter suas complicações, mas não é nenhum monstro o qual merece um homem empreender fuga. Mas a mulher que deixa de viver sua própria vida para viver a minha vida me assusta. A mulher que se apaixona pelo cara brincalhão, despojado e alegre, mas que o molda para a seriedade, compromisso e vida certinha e depois reclama desse cara quadrado querendo saber onde está aquele brincalhão, despojado e alegre homem? A mulher que gosta do que gostaria que eu fosse e não a que gosta do que eu sou é a que assusta. O “dar um tempo” do homem é um paliativo que a mulher não entende. E na realidade nem deve entender. Se há amor, paixão e principalmente vontade, os problemas devem ser encarados juntos e não cada um na sua. Usei, sim, dessa desculpa na adolescência, depois vi que não vale a pena e nem é justo. Bem mais simples e franco é contar o que realmente acontece. Não me assusta o casamento em si, o sacramento e nem a ideia de morar juntos, até porque o morar em si foi uma experiência muito bacana que tive. Mas assusta a vida 100% comungada, a negação de que existe eu, existe ela e existe a vida em casal. As pessoas, logicamente primando pelo respeito mútuo, devem ter o direito de fazer suas próprias coisas, como o churrasco pós-futebol um dia na semana, o andar de bicicleta sozinho um dia qualquer, a ida com amigos a um evento. Em geral, a mulher descarta tudo isso quando casa e de uma maneira ou de outra acaba exigindo o mesmo comportamento do homem. Mas somos diferentes! E essas diferenças devem ser respeitadas.

A atitude feminina que de longe é a mais importante para afugentar homens é o controle, que nos deixa sem liberdade de nos manifestar, de experimentar e até de ser quem somos. Quando adultos, temos força para escolher, situação que era diferente quando pequenos e nossos pais tinham que decidir tudo. O controle excessivo nos causa aversão, fazendo-nos correr. As mulheres normalmente assustam os homens quando começam a perguntar com quem ele saiu, quem telefonou, o que está fazendo agora, com quem está, principalmente quando não estão na presença. Além disso, vasculhar celular, e-mail e Facebook enche o saco. Não deixar o cara beber cerveja com os amigos, insistir para permanecer junto quando ele tem um jogo de futebol, inventar que está doente quando ele está fora da cidade. Tudo isso vai criando um resíduo que atrapalha a comunicação e aí começam as desculpas esfarrapadas para escapar e, finalmente... sumir.

ANSIOSA

Aquela que antecipa tudo dizendo exatamente o que vai querer da relação, ou seja, mal conhece o cara e já começa a falar de casamento e filhos ou liga 15 vezes para o celular, manda mensagem e surta se ele por algum motivo demora para responder.

MANDONA

As que transparecem um ar de superioridade, até dando ordens diretamente, tipo: “Amanhã vamos à casa dos meus pais” (independentemente do que ele tenha que fazer), “Essa camisa está horrível, troque!”, “Não saia com seus amigos, aqueles caras não prestam”, “Quinta-feira é dia de cinema, não marque compromisso com ninguém”, “Quando vai pagar um jantar para mim num restaurante chique? Não suporto churrascarias” (que ele tanto gosta). revistaviver.com.br 31


FOTOS PATRÍCIA AMANCIO

SOLIDARIEDADE

QUE TAL REALIZAR SONHOS? CONHEÇA O TRABALHO DA BEM VALENTE, QUE UNE TECNOLOGIA E SENSIBILIDADE PARA REALIZAR SONHOS DE CRIANÇAS COM CÂNCER POR MARCELO GRASSANO*

A

luta contra o câncer não é nada fácil, são diversas as dificuldades ocasionadas pelo tratamento que em muitos casos é intenso e agressivo. É uma doença que debilita não só o aspecto f ísico, mas também o psicológico. Assim, a motivação e a autoestima são fatores significantes para sua superação. Foi pensando nisso que fundamos a Bem Valente, para propiciar momentos únicos especiais de bem-estar para pacientes em tratamento de câncer, durante o programa internacional Startup Pirates– um evento que foi organizado em parceria com o Sebrae/ PR, em Curitiba. A Bem Valente oferece uma maneira única de qualquer pessoa realizar sonhos e contribuir na luta contra o câncer. Como funciona? Acreditando na necessidade de sustentabilidade econômica, os produtos e serviços são divulgados com os mesmos preços de mercado. Assim, o realizador de sonhos não pagará mais caro por apostar na causa. O primeiro sonho foi realizado neste ano e foi cercado de emoções. Nos reunimos para discutir como seria a realização do primeiro sonho! Helen, uma menina linda, mas com sua saúde bastante debilitada em função dos tratamentos. A motivação era enorme, mas o medo e a dúvida, por vezes, tomavam conta da conversa: “Será que ela estará realmente em condições no dia? E se chover? E se estiver frio? Não podemos colocar a saúde dela em risco!”. Crianças são genialmente imprevisíveis e até sobre o sonho ficamos inse-

32

VIVER CURITIBA

guros. “Será que o sonho dela é realmente aquele ou fora motivado por alguns dias de calor intenso? E se ela não se empolgar com os tobogãs? E se ela ficar com medo? Pior, e se ela não ficar com medo e quiser descer dos tobogãs mais radicais?”. Agora já era tarde, tínhamos assumido esse compromisso e não poderíamos fracassar por não tentar. Restava decidir como revelar a surpresa. Montamos um roteiro: ela iria à APACN como se fosse mais um sábado de tratamento. Na sala de espera, pedimos para que ela desse uma entrevista para um trabalho de faculdade. Para nossa alegria, o sonho dela de conhecer um parque aquático se confirmou e a surpresa foi revelada. Mas a agonia não acabou! Nos 100 quilômetros até o parque aquático Águas Claras, o sol deu lugar às nuvens e das nuvens veio a chuva. Mais uma vez, o medo e a insegurança! “Por que inventamos isso? Jamais deveríamos ter largado emprego em busca do sonho de realizar sonhos! Estava tudo tão calmo e confortável”. Felizmente, essas dúvidas se esvaíram logo que chegamos. O sol voltou, mesmo que mais tímido. Mas o brilho mesmo veio do olhar e do sorriso da Helen, que nos disse, quase sussurando, no caminho entre um tobogã e outro.... “Esse é o melhor dia da minha vida!”. * Marcelo Grassano é sócio da Bem Valente


COMO PARTICIPAR? 1. O SONHO A Bem Valente disponibiliza e divulga o sonho de uma criança em tratamento de câncer 2. REALIZE SUAS COMPRAS Para o sonho ser realizado, você faz suas compras na bemvalente.com.br 3. RECEBA SEUS PRODUTOS Você recebe seus produtos e torna-se um Realizador de Sonhos 4. O SONHO É REALIZADO Uma porcentagem das vendas é repassada para a Bem Valente, que é responsável por cuidar de todos os detalhes para a realização do sonho

Diogo Bittar Beltrami e Marcelo Grassano uniram economia criativa e filantropia

CONFIRA O VÍDEO DA REALIZAÇÃO DO SONHO DA HELEN NO SITE BEMVALENTE.COM.BR

Conheça a Bem Valente e realize mais sonhos: bemvalente.com.br revistaviver.com.br 33


SUCESSO

RECEITA DE SUCESSO ENTENDA COMO AS FARMACÊUTICAS E EMPRESÁRIAS MAITE CHIODINI E PATRÍCIA MOCELIN FIZERAM DA COSMÉTICA UMA REFERÊNCIA EM FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO POR LUÍS FERNANDO CARNEIRO FOTOS MARIANA BARCELLOS

E

m recente entrevista, o cirurgião plástico Ivo Pitanguy disse que o segredo de um bom profissional está em ter um profundo respeito pelo ser humano e uma boa dose de humildade para atuar com um entusiasmo de iniciante e, assim, atingir o seu máximo todos os dias. Talvez essa pequena inspiração seja uma forma de traduzir o pensamento das farmacêuticas Maite Chiodini e Patrícia Mocelin. Elas se conheceram em uma antiga e conceituada farmácia de manipulação de Curitiba, onde trabalharam por cinco anos, e de lá saíram para alçar novos voos. “Aprendemos muito sobre ética e qualidade naqueles anos, mas chegou um momento em que decidimos investir no nosso próprio negócio com a intenção de ter mais flexibilidade de horários e abrimos nossa farmácia de manipulação”, conta Maite. Há 15 anos surgia a Cosmética, com um conceito inovador e uma infraestrutura moderna. “Começamos com uma loja muito pequena, mas bastante focada em qualidade,

34

VIVER CURITIBA

tecnologia e bom gosto. Investimos numa arquitetura moderna e arrojada e na compra de equipamentos de ponta”, lembra Patrícia. Com apenas quatro funcionários, as “meninas” tinham que se desdobrar para dar conta da nova empreitada. Atender clientes, manipular as receitas e cuidar da administração. “Chegávamos cinco da manhã na farmácia e saíamos meia noite por pelo menos um ano. No primeiro dia de loja tivemos 24 pedidos e, imagina só, fechamos a farmácia às sete e lá fomos nós manipular todas as 24 fórmulas”, lembra Maite. Hoje, com 40 colaboradores e ocupando três andares no mesmo prédio da loja inicial, a Cosmética é referência em atender de forma personalizada o usuário de medicamentos manipulados. A história de uma empresa é feita de muitas pequenas histórias e a primeira delas é dif ícil esquecer. “Combinamos que a primeira nota em dinheiro que receberíamos guardaríamos para sempre. Estávamos tor-

cendo para ser uma nota de 10 ou 20 reais no máximo. O que aconteceu? Foi uma nota de 50 reais. Olhei para a Patrícia e falei: ‘Ai, meu Deus, será que vamos guardar mesmo? E ela disse: ‘Claro que sim!’. Essa nota está conosco até hoje”, conta Maite. Apesar do nome da empresa remeter ao segmento dermatológico, atualmente o laboratório de cápsulas da Cosmética é três vezes mais movimentado que o de produtos para uso externo. “Fazemos hormônios, citostáticos, antibióticos, controlados, ortomoleculares, produtos para ortopedistas, gastroenterologistas, endocrinologistas, dentistas, nutricionistas, entre outros. Ou seja, atendemos praticamente todas as especilidades, e temos uma variedade de matérias-primas muito grande, o que acaba sendo também um grande diferencial”, explica. Para atender este grande portifólio de especialidades e matérias-primas, a Cosmética necessita de cabines de pressão negativa e contagem de partículas para evitar


É

dif ícil encontrar alguém que discorde que dormir é bom. Mas por que a maioria de nós dorme tão pouco? Trabalho levado para a casa, distração com aparelhos eletrônicos ou pura insônia. Esses, entre tantos outros motivos, nos fazem dormir menos e pior. O resultado aparece literalmente na nossa cara: mau humor, olhos de zumbi e bocejos incontroláveis. Mas nem de longe esses são os únicos efeitos de um sono ruim. Dormir um sono com a duração recomendada deixa nossa produção hormonal em dia. E esse equilíbrio afeta até o raciocínio. A explicação é a seguinte: nosso sono é dividido em várias fases, que são cíclicas. Ou seja, vão se repetindo ao longo da noite. E uma das fases mais importantes é o sono REM, que pode ocorrer de duas a três vezes em uma noite só. “É a fase mais profunda, quando ocorre a liberação de adrenalina, levando à consolidação da memória e aprendizado”, explica a endocrinologista da Amil/PR, Dra. Nádila Cecyn Pietszkowski. Uma boa noite de sono também ajuda a manter o peso. Hormônios reguladores do apetite quando em desequilí-

brio, fazem você comer mais e diminuem o gasto de energia. “As consequências futuras são alterações no metabolismo da glicose e das gorduras, elevando o risco de diabetes tipo 2”, aponta Nádila. Dormir também nos deixa mais calmos. Isso porque durante a manhã ocorre um pico de descarga do hormônio cortisol, responsável pela resposta ao estresse. Resumindo, é tudo muito simples: dormir faz bem.

COCHILO LIBERADO

Uma soneca pode ajudar a compensar uma semana mal dormida. Mas é preciso tirar o cochilo da maneira correta: logo após o almoço, no início da tarde, e com duração de 30 a 40 minutos. Há quem aproveite o fim de semana para dormir mais. E isso também pode ajudar a compensar dias mal dormidos, melhorando o bem-estar (a menos que o déficit da semana que passou seja grande demais).

Maite Chiodini e Patrícia Mocelin: conceito inovador e investimento em qualidade trouxeram resultados e longevidade à empresa revistaviver.com.br 35


SUCESSO

1

INVESTIMENTO EM QUALIDADE

Um dos pontos fortes da Cosmética e que garantem credibilidade junto aos clientes e aos profissionais da área médica é atenção com a sistematização de processos e treinamento dos colaboradores. “Procuramos atender a todas as exigências da Anvisa, da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfamag) e do SINAMM, que é uma espécie de ISO 9000 para farmácias, garantindo produtos de alta qualidade e uma segurança muito grande para o cliente”, explica Patrícia.

assim a contaminação cruzada, todas elas liberadas e autorizadas pela ANVISA. Quanto aos planos para o futuro, Patrícia é enfática. “Recebemos convites para abrir franquias, filiais e linha de cosméticos até hoje, mas sabemos que nosso sucesso está diretamente relacionado à dedicação exclusiva e por isso preferimos nos concentrar o atendimento em uma loja”, afirma Maite, que juntamente com Patrícia é tem ainda outras duas empresas. “Trabalhamos no segmento de bem-estar e buscamos na nossa vida pessoal manter o foco na qualidade de vida, dividindo muito bem nosso tempo com a família e a prática de atividades f ísicas”, conta. Além disso, o respeito ao cliente é um dos grandes diferenciais destas sócias que se complementam em cada uma das funções, mas talvez o grande segredo desta receita de sucesso seja o entusiasmo com que a dupla coordena sua equipe, entendendo que esses 15 anos são um primeiro e grande passo de uma história que está apenas começando. Rua Dep. Antônio Baby, 87 | Batel (41) 3343-7318 cosmetica.far.br

36

VIVER CURITIBA

X RAIO

2

ATENÇÃO AOS MÍNIMOS DETALHES

Desde a sua inauguração a Cosmética buscou diferenciação. Do design da loja até o investimento em equipamentos com tecnologia de ponta. “Mas tudo isso só tem sentido se conseguirmos integrar tecnologia a conhecimento e, é claro, ao olho do dono. Estamos atentas a todos os detalhes. Da qualidade do produto à colagem do rótulo. São seis conferências e se algum detalhe estiver fora do padrão o produto volta”, conta Maite. “Já aconteceram casos em que eu estava na loja e ao entregar algum produto para meu cliente no balcão, ao ver o rótulo colado meio torto, na hora mando subir e trocar”.

3

É PRECISO CONHECER O CLIENTE

“Estamos há 15 anos todos os dias aqui atendendo nossos clientes. Quando a Maite pega alguns dias de férias eu dobro o meu trabalho e vice-versa”, comenta Patrícia . “Apesar de estar no Batel, atendemos as classes A, B e C na mesma proporção, o que nos deixa muito orgulhosas e mostra que qualidade nem sempre quer dizer preço alto”, afirma Maite. Conhecer os clientes foi fundamental para oferecer serviços personalizados, como a encomenda através do telemarketing (telefone, fax ou site). A farmácia oferece serviço de coleta de receita e entrega em domicílio.


PUC Batel Soho | Al Dr Carlos de Carvalho, 1341 | 41 3224.8778 PUC Pรกtio Batel | Pรกtio Batel, piso L2 | 41 3020.3404

PUC.COM.BR


STREET FASHION

GABRIELA RIGONI, ESTUDANTE

MODA ARTESANAL

THAIS GARCIA GASPARINO, ESTUDANTE

E EIS QUE AS PASSARELAS TRAZEM NOVAMENTE O TRICÔ, O CROCHÊ E AS TRAMAS. COM PONTOS DELICADOS E FIOS ESPECIAIS CAEM NO GOSTO DE TODOS OS ESTILOS DE MULHERES. DANDO UMA VOLTA NO SHOPPING CURITIBA, DESCOBRIMOS QUE NÃO É SÓ PELO FRIO QUE A CURITIBANA ADORA UMA LÃZINHA POR FABIANE TOMBELY FOTOS PATRÍCIA AMANCIO

ANA CAROLINA BORIOLLO, PSICÓLOGA

38

VIVER CURITIBA

JAQUELINE IVANIKE, ESTUDANTE


AMOR ANTIGO PEÇAS HAND MADE, MAS COM UM TOQUE MODERNO DÃO UMA CARA NOVA ÀS PEÇAS DA VOVÓ

Blusa com detalhes dourados Gregory R$ 199

Blusa Mullet Equus R$ 259,90

Tricot Adrian Estampado John John R$ 398 JUSTYNE CADAMURO, VENDEDORA

Jaqueta Coral Morena Rosa Para Folie R$ 528

Blusa Classic Makenji R$ 199,90

Blusa Tricot Trancado Morena Rosa para Frau Store R$ 389,90

SANDRA REGINA RAFFAELLI CASTELLI, FARMACÊUTICA

Tricô Tok R$ 129,90

Equus Shopping Curitiba (41) 3026-8808 | Frau Store Shopping Curitiba (41) 3224-8485 Gregory gregory.com.br | John John johnjohndenim.com Tok tok.com.br | Makenji makenji.com.br

revistaviver.com.br 39


MODA

NUMA RELAX UMA SELEÇÃO DE PEÇAS PARA VOCÊ SE VESTIR DE FORMA BÁSICA, CONFORTÁVEL E COM MUITO ESTILO

40

VIVER CURITIBA


Casaco Oh, Boy! Blusa Oh, Boy! Calça Capitollium AnÊis Pandora Sapatos Capodarte

revistaviver.com.br 41


Vestido Oh, Boy! Casaco Cia. MarĂ­tima Colares Viccenza Joias Cinto Vila Carlota Sapatos Capodarte

42

VIVER CURITIBA


Blusa Capitollium Blazer Capitollium Brincos Miscela Bijoux Calça Gappy Bolsa Dumond AnÊis Pandora Pulseiras Miscela Bijoux e Pandora

revistaviver.com.br 43


Casaco To Be Regata Vila Carlota Saia Leveza do Ser


Blusa Gappy Colar Miscela Bijoux Calça Gappy Pulseira (malha) Prata Fina; (corrente) Miscela Bijoux AnÊis Prata Fina Botas Capodarte

revistaviver.com.br 45


Blusa To Be Calça Oh, Boy! Colar Pandora Anéis e Pulseiras Prata Fina Botas Flavia Sidoli Fotos: Amanda Assumpção (Wonderlab Studio) Produção de moda e styling: Ana Cardoso Produção executiva: Fabiane Tombely Modelo: Bárbara Stall (Casa Blanca Models) Maquiagem: Andrey Bottega (L’oficiel Cabeleireiro e Estética) Cabelo: Wallyson Delavechya (L’oficiel Cabeleireiro e Estética) Camareira: Eloá Xavier


095design.com.br

ALEXANDRE BIRMAN · SARAH CHOFAKIAN · TATIANA LOUREIRO · ZEFERINO

PÁTIO BATEL - AVENIDA BATEL , 1868 - L1 - LOJA 111 41 3020 3 5 5 3 · FACEBOOK .COM/FL AVIASIDOLISAPATOS


SHOPPING ELA

HIT ETERNO

SUCESSO EM QUALQUER ESTAÇÃO, SÓ O SCARPIN TEM O PODER DE DAR UM TOQUE SOFISTICADO A UM LOOK SIMPLES E UM AR IRREVERENTE A UMA PRODUÇÃO SÉRIA Scarpin em Couro Dumond R$ 299,90

Scarpin em Camurça Capodarte RS 129,90

Scarpin com Tachas Raphaella Booz R$ 279,90

Scarpin Python Colorido Tches para Flavia Sidoli Preço sob consulta

Scarpin com detalhe de metal no salto Luz da Lua R$ 319,90

Capodarte Shopping Pátio Batel (41) 3020-3555 | Dumond Shopping Pátio Batel (41) 3029-2528 Flavia Sidoli Shopping Pátio Batel (41) 3020-3553 | Luz da Lua luzdalua.ind.br | Raphaella Booz raphaellabooz.com.br

48 VIVER CURITIBA


Reconstrução de unhas em Gel e Acrílico Nail Art

Esmalte Semipermanente (se aplica como um esmalte, dura como um gel)

Rua Estados Unidos, 1430 Bacacheri, Curitiba (PR) Tel. (41)35279188 ladynailsbrasil info (41)9679-9188 (41)9883-2521


Coleção Mosaico


BEAUTY

COMO UMA SEDA ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE MANTER SEU ROSTO LIMPINHO E HIDRATADO POR FABIANE TOMBELY

Q

uem não quer estar sempre linda e com aparência saudável? Para isso basta incluir na sua rotina alguns hábitos e cuidados especiais com a sua pele. De nada adianta gastar tubos de antirrugas se você não caprichar na faxina básica do rosto, que geralmente é feita em apenas três passos: limpeza, tonificação e hidratação. Parece simples, mas muitas mulheres não têm esse hábito na sua rotina de beleza. Apesar de o rosto ser uma das partes mais valorizadas pelas pessoas, segundo uma pesquisa do Instituto Análise, apenas 30% das mulheres usam sabonete específico para essa região – e isso não é legal. Usar sabonete comum (de corpo) prejudica a pele do rosto. “Usar um produto com pH diferente da pele pode deixá-la mais suscetível a feridas, alergias e irritações”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lorenço. Mas para que todo esse cuidado tenha um bom efeito é importante seguir algumas regrinhas à risca. Saber qual é o seu tipo de pele, escolher os produtos ideais e seguir uma ordem correta de limpeza e de aplicação dos produtos na pele são fundamentais. Para uma pele bem cuidada o primeiro passo deve ser dado logo ao acordar. “O rosto deve ser lavado duas vezes ao dia com algum gel ou sabonete sem sabão, com pH compatível com o da pele (cerca de 5). A hidratação pode ser feita com creme, gel ou sérum”, ensina Annia. Segundo a

52

VIVER CURITIBA

profissional, a escolha do produto depende do tipo de pele, da estação do ano e do tratamento que a pessoa esteja realizando. “A pele muito seca – seja naturalmente ou por consequência de um tratamento de pele –, por exemplo, precisa de hidratante em creme com formulação específica; já o paciente com pele oleosa deve preferir hidratante em gel e produtos sem óleo em sua composição”, diz. Há uma infinidade de produtos disponíveis para você escolher. E nessa hora surgem várias dúvidas. “O ideal é sempre verificar se a embalagem indica o pH. Ele deve ser ao mínimo ‘suave’”, explica. Outra dúvida que é importante esclarecer é com relação ao demaquilante. “Sua função é de remover a maquiagem que adere à pele e pode ser mais dif ícil de remover apenas lavando. Ele tem, sim, a função de limpeza mais profunda, mas é preciso primeiramente lavar com o sabonete para garantir a limpeza completa”, revela. E talvez a dica mais importante de todas: usem filtro solar sempre e em qualquer ocasião, ele, sim, é o melhor antirrugas que já inventaram. “O que realmente previne o envelhecimento é a proteção solar diária e adequada”.

O FILTRO SOLAR É O MELHOR ANTIRRUGAS QUE INVENTARAM


Wishlist PRODUTOS PARA TODOS OS GOSTOS E BOLSOS PARA DEIXAR SEU ROSTO LISINHO

Máscara Facial Argila Branca Tonalizante Body Store R$ 89,90 Nativa SPA Tônico Facial Vinoterapia O Boticário R$ 29,99

Hidratante Botanical Effects FPS 30 Mary Kay R$ 29

Espuma de Limpeza Refrescante Natura R$ 44,20

Hidracare Antiox FPS 35 Dermage R$ 82,80

Sabonete Glicerina Tradicional Granado R$ 11

Body Store bodystore.com.br | Dermage Av. Vicente Machado, 855, Batel | Granado Shopping Crystal e ParkShoppingBarigüi Mary Kay marykay.com.br | Natura natura.net | O Boticário boticário.com.br

PASSOS SIMPLES PARA MANTER SUA PELE MAIS SAUDÁVEL (E LINDA)

1 2 3

LIMPE

Massageie e espalhe bem o produto, mas não é necessário deixar agir nem fazer espuma. Como o ideal é que os produtos de limpeza não tenham sabão, muitos não farão espuma. Enxágue com água morna ou fria. A água muito quente resseca a pele. A água fria TONIFIQUE Mulheres que usam mais maquia- ajuda a contrair os gem – base, pó, corretivo – podem poros. Não esfrenão conseguir remover tudo ape- gue demais o pronas com a limpeza. Então, nessa duto para não reetapa, deve ser usado um demaqui- mover a camada de proteção e defesa lante também com pH adequado. natural da pele.

HIDRATE

Hidrate o rosto duas vezes por dia. Pode passar até que o produto seja completamente absorvido e “suma” na pele. Em cidades muito úmidas, o creme acaba deixando um toque “melecado”. Hidrate também o pescoço e o colo (decote) da mesma forma que o rosto.

revistaviver.com.br 53


FOTO MARIANA BARCELLOS

ESPECIAL SAÚDE

54

VIVER CURITIBA


JOGANDO paraVENCER PREPARAMOS 107 DICAS ESPECIAIS PARA VOCÊ APOSTAR NA SUA QUALIDADE DE VIDA

V

iver bem não tem segredo. Os ingredientes principais dessa receita são amplamente conhecidos: exercícios f ísicos, boas noites de sono, vida sexual ativa, cuidados com a postura e com a alimentação. Ao lado desses, são muitos outros os passos para uma rotina saudável. Segundo o endocrinologista Fabiano Lago, hábitos simples e informação são a chave para evitar algumas das doenças que mais matam no Brasil e no mundo, como infarto, acidente vascular cerebral e câncer. Tenista e apaixonado por atividades f ísicas, ele destaca que é preciso falar mais de saúde e menos de doença. “É comprovado que a melhor maneira de tratar doenças não é fazendo exames ou tomando remédios, mas prevenindo o desenvolvimento delas da melhor maneira possível, com conhecimento, educação. A informação é fundamental para ajudar as pessoas a mudarem seus hábitos e por consequência sua saúde”, explica Dr. Fabiano. Pensando nisso, pedimos para alguns profissionais que fazem parte do corpo de especialistas da VIVER preparem algumas dicas especiais sobre saúde e bem-estar. Leia, pratique e previna-se. Seu corpo agradece!

revistaviver.com.br 55


ESPECIAL SAÚDE

VIDA COM QUALIDADE QUE TAL PRESTAR UM POUCO MAIS DE ATENÇÃO EM VOCÊ? É O CONVITE DO ENDOCRINOLOGISTA FABIANO LAGO MAIS AMOR, POR FAVOR

Para ter qualidade de vida, além de cuidar da saúde e procurar adotar um estilo de vida saudável, é muito importante desenvolver relações pessoais ricas em afetuosidade, respeito e lealdade, em especial com as pessoas mais próximas!

VIVA BEM, DURMA BEM

DIÁLOGO É UMA ARTE

Para ter qualidade de vida é importante ter qualidade de sono. A insônia ou um sono muito agitado e intranquilo, geram cansaço, irritabilidade, crises de ansiedade, estresse, e em casos crônicos até a depressão.

Divergências são inevitáveis... Colocar suas opiniões na hora certa, com delicadeza e respeito cria condições favoráveis ao diálogo. O contrário cria um clima propício para um duelo.

DE OLHO NA BALANÇA

12 34 5

REGRA DOS DOIS MINUTOS

90% das vezes, os primeiros dois minutos de conversa é que determinam como termina a noite’. Portanto ao chegar em casa do trabalho, mesmo que seu dia tenha sido difícil, procure primeiro ter palavras de carinho e respeito com seus familiares, os primeiros dois minutos de conversa são os mais importantes.

DICAS IMPORTANTES PARA MANUTENÇÃO DE UM PESO SAUDÁVEL Seu corpo possui uma espécie de relógio biológico. Ele grava seu maior peso como sendo o peso certo para você, sempre que você perder peso, seu corpo vai tentar reganhar o peso perdido. Portanto, você deve continuar se cuidando e mantendo um estilo de vida saudável, mesmo após ter atingido seu peso ideal ou desejado.

Não é possível usar a atividade física para compensar uma má dieta. O poder engordativo dos alimentos é superior ao poder de queima dos exercícios.

Alimentar-se a cada três a quatro horas é muito importante, assim você mata a fome antes de morrer de fome e ainda mantém seu metabolismo em um nível médio mais alto.

Cuidado com dietas muito restritivas, elas são difíceis de serem seguidas por muito tempo. A palavra é moderação.

56

VIVER CURITIBA

6

7

Faça acompanhamento com seu médico ou nutricionista periodicamente.

8

Quando associado a reeducação alimentar, exercícios físicos são muito importantes para o alcance e manutenção do peso ideal. Os exercícios ajudam a preservar a massa muscular, impedindo quedas do metabolismo.

Prefira os líquidos não calóricos.

Todos nós passamos momentos difíceis durante um tratamento de emagrecimento. Não abandone o tratamento nestas horas, mantenha o espírito guerreiro e o ânimo, vencer estes momentos é fundamental.


FOTO PATRÍCIA AMANCIO

ESPECIAL SAÚDE

PLÁS TICA

CURVAS PLANEJADAS ANTES DE REMODELAR O CORPO, VALE REFLETIR, ESCOLHER UM PROFISSIONAL DE CONFIANÇA E SABER TUDO SOBRE O ASSUNTO “De curvas é feito todo o universo”, disse o arquiteto Oscar Niemeyer em uma frase que só evidencia nosso interesse pelas formas perfeitas. No ano passado, foram feitas 1,9 milhões de cirurgias plásticas. Em número de procedimentos, nosso país ultrapassou pela primeira vez os Estados Unidos. As cirurgias mais realizadas são as que dão nova forma ao corpo: lipoaspiração, aumento de mamas e abdominoplastia, segundo o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps).

“A CIRURGIA PLÁSTICA

PODE TER UM EFEITO MARAVILHOSO NA AUTOESTIMA DA PACIENTE” 58

VIVER CURITIBA

Mas será que você tá preparada para o bisturi? A plástica é segura se feita com um bom profissional e pode ser ótima para sua amiga, vizinha, cunhada ou vó – só que talvez não seja para você. “A mulher deve se conhecer bem e entender se aquele incômodo é momentâneo ou permanente. Vale lembrar que a cirurgia é irreversível”, comenta o cirurgião plástico Dr. Marlon Chiaratti. Com essa certeza na cabeça, ela deve procurar um cirurgião de confiança e procurar saber tudo (e mais um pouco) sobre o procedimento. “A cirurgia plástica pode ter um efeito maravilhoso na autoestima da paciente que estava descontente com algum detalhe do corpo ou rosto. Ela vai se sentir melhor consigo mesma e a vida muda pra melhor consequentemente”, completa o especialista.

DR. MARLON CHIARATTI Clínica Delineare | Rua Duque de Caxias, 589 São Francisco | (41) 3322-5360 | delineare.com.br


ESTAR BEM PRA FICAR MELHOR

PARA FAZER UMA CIRURGIA PLÁSTICA, É PRECISO PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO FÍSICA RIGOROSA, POIS ALGUNS FATORES PODEM INTERFERIR OU IMPEDIR O PROCEDIMENTO. ALGUNS DELES SÃO: 1. Doenças do coração 2. Tabagismo e alcoolismo 3. Diabetes 4. Pós-cirurgia bariátrica

CALMA LÁ!

É comum se preocupar com o risco da anestesia, porém é feita uma avaliação pelo anestesista antes do procedimento

Curvas cuidadosamente delineadas como as de Niemeyer: um sonho possível com o talento de cirurgiões plásticos como Dr. Marlon Chiaratti

MELHOR DE DOIS

OS PROCEDIMENTOS QUE COSTUMAMOS CONFUNDIR:

LIPOASPIRAÇÃO E ABDOMINOPLASTIA

A lipo é indicada apenas para quem quer retirar o excesso de gordura localizada, geralmente jovens que nunca passaram por gestações e não apresentam flacidez. Já abdominoplastia é ideal para retirada da flacidez e pele abaixo do umbigo, funcionando bem para quem perdeu muito peso e passou por gestações. A associação entre as duas também é possível.

BOTOX E PREENCHIMENTO

O botox relaxa o músculo para que ele não forme linhas de expressão. É ideal para atenuar pés de galinhas e linhas na testa, além de evitar o surgimento de marcas profundas. A duração varia de quatro a seis meses. O preenchimento é aplicado logo abaixo da pele. É indicado para repor o volume de áreas como os lábios ou reduzir linhas de expressão, como o bigode chinês. O resultado dura entre nove e 18 meses.

revistaviver.com.br 59


ESPECIAL SAÚDE

FUJA DO ESPIRRO

ALER GIA

ENTENDA MAIS SOBRE ALERGIAS E SAIBA COMO MANTÊ-LAS BEM LONGE

1 2 3 4 5 6 7 60

ALERGIA: Sofrer com essas patologias nos dias atuais é injustificável. Tanto as alergias da pele quanto os quadros de rinite e asma são doenças tratáveis e preveníveis. CURITIBA: Temos temperaturas propícias para o desenvolvimento de ácaros. Este fator leva a uma maior incidência de quadros respiratórios alérgicos. CRIANÇAS: As alergias são doenças extremamente comuns, cerca de 20 a 30% da população mundial apresentará alguma alergia no decorrer da vida. RINITE: Entre as alergias mais frequentes está a rinite alérgica, desencadeada em pessoas de todas as idades. A rinite não é uma doença grave, mas ela pode afetar bastante a qualidade de vida e levar a diminuição do rendimento escolar ou do trabalho. ASMA: A asma é diagnosticada quando a pessoa tem episódios repetidos de tosse, chiado no peito ou falta de ar. A principal recomendação é afastar os alérgenos envolvidos e usar medicações preventivas por longos períodos, entre as quais damos preferência ao uso de ação local (inalatórios). ALERGIA ALIMENTAR: A alergia alimentar pode se manifestar por sintomas digestivos (vômito e diarreia) ou cutâneos (urticária) que se iniciam logo após o contato com o alimento. NO INVERNO: Um dos fatores que levam à maior incidência das alergias de pele, como a Dermatite atópica são os banhos quentes e demorados, uso de sabonetes e de roupas sintéticas, que dificultam a ventilação. Banhos mais rápidos em média temperatura e aplicação de hidratantes pós-banho podem diminuir o grau de ressecamento da pele.

VIVER CURITIBA

8 9 10 11

NO INVERNO: Evite a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, mantendo sempre a casa limpa. Lave cortinas com alvejante. Higienize tapetes, estofados e carpetes pelo menos a cada semestre, com água e desinfetante. Limpe-os com pano úmido, detergente e desinfetante diariamente. NO INVERNO: Quadros de asma e rinite podem ser agravados com o uso de cobertores, mantas e casacos que ficaram guardados. Lavá-los com maior frequência e com água quente e manter a casa sempre bem arejada são medidas essenciais para evitar o contato com os alérgenos. AUMENTANDO A IMUNIDADE: Não existe uma vitamina que possa intervir diretamente. Uma alimentação saudável, horas adequadas de sono e sono repousante, evitar stress, beber água, e especialmente evitar a exposição a poluentes ou irritantes como fumaça, odores fortes e poeira podem ajudar a prevenir estes quadros respiratórios e melhorar a saúde. PRESTAR ATENÇÃO: As alergias geralmente não são doenças graves, mas interferem muito no bem-estar. Em alguns casos, é possível realizar um tratamento com vacinas específicas, que em longo prazo, reduzem os sintomas de forma mais duradoura. Mas, as indicações mais específicas de tratamentos e a avaliação de cada caso só poderão ser realizadas por um médico especialista. DRA. ADRIANA VIDAL SCHMIDT é médica especialista em alergia Clínica Adriana Schmidt | Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 3901, Ed. Office Life, sala 198/199 | Ecoville (41) 3336-2820 adrianaschmidt.com


Mais do que estar na moda.

PREPARE-SE PARA VIVER A

PRIMAVERA

& VERÃO MAIS INTENSOS

DE SUA VIDA.

Mas não adianta ficar só se preparando. Dias 18, 19 e 20 de setembro LANÇAMENTO DA COLEÇÃO TO BE 2014/2015.

Marque presença para estar entre as primeiras a aproveitar toda essa cor, luz, vibração. Antes que desapareça das prateleiras.

Confecção

Batel Soho | Teixeira Coelho, 320 Loja 1 | (41) 3343.0200


FOTO MARIANA BARCELLOS

ESPECIAL SAÚDE

ODO NTO LOGIA

MENU CONFIANCE A SAÚDE DOS DENTES VAI MUITO ALÉM DA DUPLA ESCOVA E FIO DENTAL. CONHEÇA ALGUNS CUIDADOS ESPECIAIS QUE DEVEM ESTAR NA LISTA DE QUEM QUER INVESTIR NA SAÚDE BUCAL

V

ocê sabe que o sorriso é seu cartão de visitas e que dentes mal cuidados afetam o visual, causam mau hálito, dificuldade em se alimentar e acabam comprometendo muito os relacionamentos pessoais e profissionais. Vale lembrar que a saúde bucal muitas vezes reflete a saúde geral, portanto, você não estará saudável se seus dentes não estiverem ok. Como cuidar dos dentes é algo que a maioria de nós faz como parte da rotina é fácil pensar que estamos fazendo tudo certo. Será? Por esse motivo, convidamos o dentista Rodrigo Amaral para apresentar algumas dicas que devem fazer parte das escolhas de quem quer ter os dentes impecáveis. AMARAL ODONTO Rua Brigadeiro Franco, 1149, Batel | (41) 3233-5577 amaralodonto.com.br

62

VIVER CURITIBA

GOSTA DO CREME DENTAL? ELE É SÓ COADJUVANTE É isso mesmo, o sabor refrescante do creme dental até pode mascarar por algum tempo, mas limpeza mesmo é com escova e fio dental. A remoção mecânica das bactérias dos dentes é a parte mais importante. Fica a dica: escova bem macia e fio dental que esfiapa. É isso mesmo! A escova mais macia do mercado hoje é a suíça Curaprox, com suas 5.460 cerdas e mais de mil cores para escolher. Já o fio dental que esfiapa é melhor que o fio muito plástico porque este não tem o efeito de remoção de bactérias tão eficiente quanto o fio com trama. A parte boa é que este fio sempre é o mais barato do mercado (Sanifill de 300 metros). Você gasta na escova e economiza no fio dental. Incrível, não? Mas atenção: tudo isso não vale nada se você não usar. Capriche nessa parte que seus dentes vão longe.


GENGIVAS E O SEU CORAÇÃO: UM CASAMENTO DIFÍCIL Se o sangramento gengival é constante e muitas vezes espontâneo (sangra sem escovar) ligue o alerta! A gengivite (inflamação da gengiva) ou a periodontite (inflamação de todo o suporte do dente – osso, ligamento e gengiva) são doenças que geralmente tem origem em uma infecção, que pode ser resultante de muitos fatores, além da falha na higiene bucal. Mas aqui o risco para a saúde não se restringe somente à boca: uma área inflamada da gengiva tem vasos sanguíneos mais dilatados, que acabam permitindo acesso de microorganismos ao fluxo sanguíneo. Desta forma eles são levados para todo o corpo, onde podem se alojar em qualquer outra estrutura mais susceptível e frágil. São vários os artigos médicos citando a localização de bactérias típicas de boca instaladas em válvulas cardíacas ou artérias coronárias, danificando essas estruturas ou colaborando para obstruí-las. Por isso higiene bucal diária e revisões periódicas no dentista são importantes. Pacientes com problemas periodontais devem fazer revisão em períodos mais curtos, de três em três meses, ou até mesmo todo mês.

Dr. Rodrigo Ferreira do Amaral já teve diversos trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais

DORES DE CABEÇA CONSTANTES? Sua boca pode estar gritando em silêncio. Casos de pacientes vindo de neurologista para o ortodontista não são raros, já que por muitas vezes a causa está na boca. Uma mordida desalinhada ou um bruxismo noturno podem facilmente evoluir para uma cefaléia crônica, levando o paciente a procurar um médico (clínico geral, neurologista ou otorrinolaringologista) e, sem sucesso, seguir com sua dor. Até mesmo um dente com problemas de canal pode levar a dores de cabeça. Atenção aos sinais e sintomas! Dificuldade em abrir a boca, cansaço na face pela manhã, dor ao se deitar ou sensibilidade em algum dente não devem passar despercebidos. Uma análise criteriosa e completa do caso, com a Medicina e Odontologia juntas, é imprescindível para o diagnóstico final de sucesso. Somos um organismo todo integrado e a integração deve existir entre as especialidades também. revistaviver.com.br 63


FOTO MARIANA ALVES

ESPECIAL SAÚDE

DER MATO LOGIA

COISA DE PELE POR TRÁS DE UM ROSTO RADIANTE EXISTE O ÓTIMO TRABALHO DE UM PROFISSIONAL DE DERMATOLOGIA

A

dermatologia mudou e a demanda nesta especialidade por técnicas e procedimentos de prevenção ou reversão do envelhecimento é muito grande. O avanço de tecnologia em lasers, luz pulsada, radiofrequência, ultrassom e outros todos voltados a estimulação da formação do colágeno endógeno, levou a uma dermatologia vibrante e tecnológica. A última novidade é o ultrassom microfocado (Ulthera) que reposiciona tecidos profundos da pele com resultados muito bons e sem tempo de recuperação pós-operatório. A radiofrequência também está de cara nova com o E-matrix – emissão fracionada de ondas sem dano térmico na pele. A dermatologia e tecnologias sensacionais atrasam cada vez mais a necessidade de uma cirurgia plástica. A Clínica Bettina Sanson foi planejada exatamente para oferecer maior conforto e privacidade aos seus pacientes. Sempre à frente na aquisição de aparelhos de laser e radiofrequência, a dermatologista com mestrado em medicina interna posicionou-se como pioneira na área de rejuvenescimento

64

VIVER CURITIBA

facial não cirúrgico. Com modernos equipamentos de uso dermatológico e cosmiátrico, oferece tratamentos na área clínica, cosmética e de cirurgia dermatológica. Além disso, conta com uma equipe de fisioterapeutas para tratamentos corporais e faciais.

A DERMATOLOGIA E TECNOLOGIAS SENSACIONAIS ATRASAM CADA VEZ MAIS A NECESSIDADE DE UMA CIRURGIA PLÁSTICA DRA. BETTINA SANSON Clínica Bettina Sanson Dermatologia Rua Bruno Filgueira, 369, 5º andar | Batel | (41) 3024-2240 bettinasanson.com.br


A dermatologista Bettina Sanson faz parte de grupos de estudos internacionais sobre toxina botulínica e laser

PELE EM DIA

COM DISCIPLINA E ALGUNS CUIDADOS DIÁRIOS VOCÊ PODE TER UMA PELE LINDA E SAUDÁVEL

1

A pele é o maior órgão do corpo humano, reflete diferentes doenças físicas e psíquicas e é o primeiro órgão de choque de diversos fatores ambientais. Cuide bem dela.

2

Inspecione mensalmente a pele em busca de manchas, pintas novas ou alterações de cor, relevo e textura das já existentes. Lembre-se: o melanoma é o mais agressivo dos cânceres.

3

Tome sol em horários permitidos: antes das 10 horas e depois das 15 horas. Evite assim o câncer de pele e o envelhecimento precoce.

4

Não acredite em modismos. Antes de submeter-se a algum tratamento milagroso consulte o site da ANVISA para pesquisar medicamentos tópicos, injetáveis e cosméticos.

5

Nenhum procedimento estético vale a sua saúde, pense bem, ouça seu médico e se tiver dúvidas peça uma segunda opinião.

6

Não entregue sua pele em mãos desabilitadas. Consulte o site do CRM-Pr e confirme se o médico em questão é dermatologista ou cirurgião plástico.

Cabelo e maquiagem: Isabel Cristina (Jacques Janine by Isabel Cristina)

revistaviver.com.br 65


FOTO MARIANA ALVES

ESPECIAL SAÚDE

REU MATO LOGIA

NOVA DOENÇA VELHA CONHEÇA A REUMATOLOGIA: ESPECIALIDADE ANTIGA, MAS AINDA POUCO CONHECIDA PELA POPULAÇÃO

E

nganam-se os que pensam que a reumatologia é uma especialidade voltada somente para pessoas idosas, estando outras faixas etárias livres das doenças por ela tratadas. Na verdade, a reumatologia é uma especialidade médica antiga, sendo seu nome derivado do grego. O prefixo “rheuma” significa “líquido que flui” e o sufixo “logia”, estudo. Nessa área estão inclusas mais de 100 doenças que acometem as articulações e os tecidos que as cercam, os ossos, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Elas podem acometer mesmo crianças, por não estarem relacionadas somente à idade, mas a causas diversas, tais quais: predisposição genética (autoimunidade), traumas ou sobrecarga articular, estresse, hábitos alimentares, obesidade, medicações, agentes infecciosos e sedentarismo. Ainda pouco conhecida pela insuficiente divulgação, é uma das áreas mais desafiadoras da medicina porque os diagnósticos quase sempre dependem de uma história clínica e exame f ísico bem feitos associados a diversos exames laboratoriais e de imagem. Mesmo assim, o tempo e a evolução da doença devem ser considerados relevantes, não só para quantificação da gravidade do caso, mas também para confirmação.

66

VIVER CURITIBA

Não raro se confunde o papel do reumatologista com outras especialidades médicas devido às doenças por vezes acometerem também outros órgãos como: pulmões, cérebro, olhos, cavidade oral, coração, pele e rins. De longe, a ortopedia é a especialidade que gera mais confusão com a reumatologia porque ambas tratam doenças músculo-esqueléticas. Para fácil entendimento, pode-se dizer que, mesmo correlatas, a abordagem da primeira é predominantemente cirúrgica, enquanto a segunda utiliza a prevenção e o tratamento conservador (medicamentos, acupuntura, orientações sobre hábitos, fisioterapia e exercícios) como primícia. Para uma rápida e básica triagem, caso haja alguma dor ou inchaço, que apareçam de repente e sem nenhuma razão traumática (podendo vir acompanhado de calor e ou vermelhidão), a probabilidade de se tratar de alguma doença reumática é alta.

DR. GUILHERME GUISS MACIEL Rua Bruno Filgueira, 369, 5º andar Batel | (41) 3024-2240


REUMATOLOGIA NA PRÁTICA

ALGUMAS DOENÇAS COMUMENTE ABORDADAS PELA ESPECIALIDADE: - Lupus Eritematoso Sistêmico - Artrites - Fibromialgia - Lombalgia (dores na coluna vertebral) - Tendinites/bursites - Artrose - Osteoporose - Gota (e pseudogota) - Vasculites - Espondilites - Esclerodermia

Dr. Guilherme Guiss Maciel é reumatologista e responsável pelo serviço de Densitometria Óssea no Centro de Diagnóstico por Imagem (CETAC)

SABER VIVER

DICAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL COM AS ARTICULAÇÕES PRESERVADAS: 1. Toda dor é sinal de alerta e deve ser investigada precocemente para o correto diagnóstico e tratamento evitando danos maiores 2. Tenha uma alimentação saudável: escolha alimentos naturais com boa quantidade e qualidade de verduras e frutas, não se esquecendo de generosa ingestão de líquidos diariamente 3. Evite situações de estresse e saiba driblá-las cultivando passatempos agradáveis e tire sempre um tempo exclusivo para cuidar e se dedicar a você 4. Faça atividades físicas e esportivas sempre com a prévia avaliação e acompanhamento de um profissional da área 5. Não abra mão do seu sono na quantidade e local adequado para sua recuperação física e mental 6. Saiba que a prevenção e o tratamento precoce nas doenças reumáticas são de fundamental importância para evitar danos funcionais irreversíveis revistaviver.com.br 67


DE BEM COM VOCÊ

QUALI DADE DE VIDA

CONFIRA ALGUMAS DICAS ESPECIAIS PARA UM RELACIONAMENTO PERFEITO COM SEU CORPO

Q

uando falamos em ficar bem com o nosso corpo, logo vem à mente a imagem daquelas modelos das capas de revistas. Este é um padrão de beleza muito explorado pelos anúncios publicitários, mas segundo o educador f ísico Fernando Amaral, da Escola de Natação Amaral, não é necessário ter um corpo perfeito para se sentir bem consigo mesmo. “É importante que você possua hábitos saudáveis, mas principalmente uma forma de pensar sem tantas cobranças”, destaca.

1

E V I T E C O M PA R A ÇÕES E NÃO BUSQUE A PERFEIÇÃO

2 3

FAÇA SEU CHECK-UP MÉDICO

Ir ao médico de forma preventiva e realizar exames de rotina é algo que nem todos fazem, mas deveria ser um hábito regular. Este hábito ajuda a prevenir doenças ou curá-las rapidamente em suas fases iniciais.

VIVER CURITIBA

Já diz o ditado: “Tudo que é demais não presta!”. Excesso de exercícios, de dieta, de cobranças, de comparações, também não presta. Faça as coisas no seu ritmo e na dose que você se sentir bem.

MEXA-SE!

Ah, a atividade física! Todos sabem da sua importância, mas nem sempre conseguimos encaixá-la em TENHA MOMENTOS nossa rotina. Mesmo assim, faça o que puder, comece aos poucos, DE CONTEMPLAÇÃO. escolha algo que goste, que sinta Tenha um momento só para você, em prazer, e vá progredindo gradatique possa se conectar com a sua própria enervamente, sempre com o acompagia, sondar suas motivações, refletir, e princinhamento de um profissional. Fapalmente reforçar os pensamentos positivos. zer amizades também tornará a atividade mais motivante. Além ALIMENTE-SE da melhora orgânica ADEQUADAMENTE do organismo, a reguNada de fazer aquelas dietas malucas! Mude pelaridade dos exercíquenos hábitos como reduzir a ingestão de recios ajudará a melhofrigerantes, alimentos gordurosos e altamente calóricos. rar a sua autoestima Coloque mais frutas e verduras em sua alimentação e e atuará positivamenlogo seu organismo sentirá a diferença. A orientação de te no seu humor e um nutricionista é bem-vinda. seus pensamentos.

A imagem que temos de nós mesmos é fundamental para estarmos de bem com a vida. Nada de buscar a perfeição, de se comparar com o outro, pois cada um tem a sua genética, o seu biótipo, o seu histórico de vida. O importante é como lidamos com isto. Acima de tudo ame a si mesmo, respeite as fases da vida, valorize seus pontos fortes e deixe as críticas de lado.

68

4

EVITE EXCESSOS

5

6

7

SEJA FELIZ!

Ser feliz depende muito mais da sua atitude do que do ambiente externo. Então mexa-se e seja feliz!

FOTO MARIANA BARCELLOS

ESPECIAL SAÚDE


(41) 3657-7711 / www.natuphitus.com.br


ESPECIAL SAÚDE

GENÉ TICA

MAMÃES PREPARADAS COM UMA SIMPLES COLETA DE SANGUE, É POSSÍVEL DESCOBRIR NO INÍCIO DA GESTAÇÃO SE O BEBÊ TERÁ SÍNDROME DE DOWN

A

saúde do bebê é a preocupação número um das gestantes. E a maioria prefere se cercar de todo o tipo de testes para se certificar que tudo vai bem ou para se preparar para o inesperado. Uma novidade que veio para tranquilizar as mamães é um exame pré-natal feito a partir de uma simples coleta de sangue, capaz de diagnosticar até dez síndromes – dentre elas, a de Down e a de Turner. Antes do Teste Pré-Natal Não Invasivo em Sangue Materno, (NIPT), que chegou há poucos meses ao Brasil, só existiam testes invasivos nos quais havia risco de aborto. O exame não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível em poucas clínicas. Sofisticado, ele analisa o material genético do bebê presente no sangue da mãe. A lógica é matemática: o teste conta o número de cromossomos e revela se o bebê pode estar associado a alguma síndrome causada pelo desequilíbrio cromossômico. O exame, segundo o médico geneticista Dr. Sérgio Pena, já pode ser feito a partir de nove semanas

70

VIVER CURITIBA

de gestação. “Um resultado precoce dá chance ao casal de se posicionar face à doença fetal, com preparo psicológico, e alerta o obstetra para um parto que necessitará de assistência especial”, explica. Entretanto, ressalta o especialista, a grande maioria dos resultados informa baixo risco de síndrome, “proporcionando uma gravidez tranquila, papel primordial desse rastreamento”, completa.

“UM RESULTADO PRECOCE DÁ CHANCE DE SE POSICIONAR FACE À DOENÇA FETAL” DR. SÉRGIO PENA Rua Comendador Araújo, 499, Sala 1034 Batel | (41) 2106-6906 laboratoriogene.com.br


O NIPT é um dos destaques do Laboratório GENE, inaugurado pelo geneticista Dr. Sérgio Pena há 32 anos em Belo Horizonte (MG). Em julho deste ano, a clínica abriu uma filial em Curitiba, que também oferece o exame pré-natal

PARA TODAS AS MÃES O exame de rastreamento de Síndrome de Down é desejável em toda gravidez e se torna necessário após os 35 anos. O acidente genético que causa esse tipo de síndrome é uma característica da biologia humana e afeta grávidas de todas as idades, que já tenham filhos sadios ou não, independente da história familiar. Entretanto, o risco aumenta conforme a idade avança.

PARA SABER MAIS Vídeo explica tudo sobre o NIPT: goo.gl/JLFGpF

PERAÍ, MAS...

UM TIRA-DÚVIDAS SOBRE O TESTE PRÉ-NATAL NÃO INVASIVO EM SANGUE MATERNO (NIPT): 1. SE O EXAME DER POSITIVO, É CERTEZA QUE O BEBÊ TEM ALGUMA DAS SÍNDROMES? O exame é seguro e confiável, mas é considerado uma triagem, ou seja, um rastreamento de situações de risco aumentado. Apesar de ter mais de 99% de certeza, não é um teste de diagnóstico. Assim, não se pode falar de resultado positivo ou negativo e sim de “risco baixo” ou “risco elevado”. Caso o risco seja alto, devido à gravidade da situação, é necessário um exame de confirmação por método invasivo, sem custos a mais à família. 2. E SE O RISCO FOR BAIXO? O resultado de baixo risco, por outro lado, não requer confirmação, pois a certeza de 99,99% já traz tranquilidade. Ele só precisa ser complementado com exames contratados à parte se testes de ultrassom indicarem malformações fetais. 3. QUANTO TEMPO O EXAME DEMORA PARA FICAR PRONTO? O resultado demora cerca de 15 dias porque o exame utiliza metodologia patenteada e só pode ser analisado nos Estados Unidos. revistaviver.com.br 71


ESPECIAL SAÚDE EMA GREÇA

QUAL O MELHOR

MOMENTO PARA EMAGRECER? O INVERNO DEFINE-SE COMO A ÉPOCA IDEAL PARA EMAGRECER COM SAÚDE

T

odos se perguntam qual o melhor momento para emagrecer, perder as gordurinhas ou os quilos indesejados, e a resposta é unânime: no inverno. Segundo a médica nutróloga Debora Froehner, diretora da clínica Nutrocare e coordenadora clínica da equipe de terapia nutricional do Hospital do Idoso Zilda Arns, as baixas temperaturas são grandes parceiras da boa forma. “Para se manter aquecido, o corpo aumenta o gasto calórico em até 10%. Aliar esse fato à uma dieta balanceada e à prática de exercícios pode ser a receita perfeita para chegar no verão com o corpo em dia”, afirma a especialista. Uma das bases da nutrologia é a avaliação da necessidade orgânica de cada pessoa, que define quais são os alimentos ideais para cada indivíduo. “O objetivo é garantir a manutenção da saúde; além disso, estabelecer o equilíbrio entre alimentação e peso, explica Dra. Debora. A especialista esclarece que a queima calórica está relacionada com o peso, a idade e o índice de gordura de cada um − dessa forma, os resultados do emagrecimento dependem da procura de um especialista para indicar o cardápio adequado para cada tipo de organismo, juntamente à intensidade dos exercícios f ísicos e medicamentos. “A possibilidade de identificação de falhas alimentares, hábitos prejudiciais ou estados do organismo que podem contribuir para o quadro nutricional defasado é o começo do tratamento de emagrecimento saudável. Além disso, o

72

VIVER CURITIBA

acompanhamento alimentar com distribuição de nutrientes nas refeições e o acompanhamento do estado nutricional a partir de check-up atuam de forma indispensável no cotidiano do paciente”, finaliza a médica nutróloga. MEDINDO A GORDURA O IMC, ou índice de massa corporal, é uma medida simples obtida da divisão do peso pelo quadrado da altura de uma pessoa. Porém, tal avaliação não traz grandes conclusões: existem pessoas com IMC normal, mas com percentual de gordura elevado, conhecidas como falsas magras; bem como indivíduos com IMC de sobrepeso ou mesmo obesidade, mas com o percentual de gordura corporal normal ou até muito baixo, como é o caso de atletas ou esportistas. Vale ficar atento para não se enganar: o que tem maior efeito no metabolismo, na produção e funcionamento hormonal no controle de peso é o percentual de gordura corporal. O percentual é medido com auxílio profissional, com base em fórmulas que utilizam as pregas cutâneas − mas o ideal é por meio de exame de bioimpedanciometria tetrapolar. DRA. DEBORA FROEHNER Rua Bruno Filgueira, 369, sala 402 | Batel (41) 3598-7005 | 3598-7004 | 9821-7784 nutrocare.com.br


FOTO PATRÍCIA AMANCIO

REGANHO DE PESO PÓS-CIRURGIA BARIÁTRICA Em casos de obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica ainda é o melhor tratamento disponível − principalmente quando existem doenças associadas, como hipertensão arterial e diabete melito. Porém, é importante atentar aos cuidados pós-cirúrgicos. Um estudo científico do Swedish Obese Study mostrou que ao longo do tempo os pacientes tendem a recuperar o peso perdido em consequência da cirurgia. Os dados são preocupantes: após cinco anos da cirurgia, metade dos pacientes operados ganham 20% do peso perdido; após 10 anos da cirurgia, apenas um terço dos pacientes mantêm o peso perdido nos primeiros dois anos. A preocupação pós-cirúrgica não deve ser focada apenas no peso, mas, sim, na mudança de estilo de vida que o bom resultado da cirurgia requer, cultivando em primeiro lugar a saúde. O acompanhamento médico adequado evita casos facilitadores do ganho de peso, como transtornos alimentares e outros problemas.

Dra. Debora Froehner é diretora da clínica Nutrocare e coordenadora clínica da equipe de terapia nutricional do Hospital do Idoso Zilda Arns

5 PASSOS PARA O EMAGRECIMENTO

Antes de tudo, vale lembrar que dietas não fazem milagres. O que leva ao emagrecimento real e saudável é o inicio de uma reeducação dos hábitos alimentares aliada a exames e tratamento personalizado, acompanhado pelo médico nutrólogo. - Alimentação de qualidade, com prato colorido e alimentos não industrializados. - Comer de 3 em 3 horas, para ajudar a evitar a fome muito intensa. - Mastigar bem para que os alimentos fiquem em consistência pastosa. - Hidratação é fundamental: a água deve ser ingerida durante todo o dia. - Pratique exercícios físicos diariamente.

revistaviver.com.br 73


ESPECIAL SAÚDE

OS ENCANTOS DO GYROTONIC CONHEÇA O MÉTODO INSPIRADO NO BALÉ, IOGA E NO TAI CHI CHUAN QUE USA MANIVELAS, ROLDANAS, POLIAS E ANILHAS PARA FAZER MARAVILHAS PELO CORPO

C

heio de cabos, polias, roldanas e manivelas, com um design tortuoso e com formas arredondadas o equipamento – Pulley Tower − impressiona à primeira vista. Conhecendo um pouco melhor o Gyrotonic pode-se entender que o design do equipamento sugere ser ele um método muito dinâmico e agradável, que movimenta todos os músculos do corpo de maneira fluida, harmoniosa e com movimentos circulares que se assemelham às técnicas de balé, ioga e tai chi chuan e natação. O método chegou ao Brasil há alguns anos e é cada vez mais procurado como uma alternativa para quem quer fugir do ritmo frenético das academias ou não faz natação por não se imaginar tendo que secar os cabelos após cada atividade ou passar o dia com cheiro de cloro. Aqui em Curitiba, o Núcleo do Corpo − que foi pioneiro com o Pilates no final da década de 90 – com mais uma atitude pioneira torna-se uma das referências no método. “Acreditamos no Gyrotonic porque é um sistema de movimentos suaves que privilegia o bem-estar f ísico e mental e oferece resultados bastante significativos”, explica a sócia-proprietária da unidade Batel, Gylian Dib. Por falar em resultados, vale lembrar que seu criador foi o ex-bailarino romeno Juliu Horvath, que utilizou o método para ajudar no tratamento de suas próprias lesões, causadas por anos de esforços repetitivos. Hoje, entre os praticantes há desde meninos malhados, garotas de corpo

74

VIVER CURITIBA

perfeito até gestantes, pessoas que precisam recuperar o tônus depois de cirurgias e gente com mais de 60 anos. Marli Bruck Kunifas é um bom exemplo. Com 73 anos, ela pratica Pilates há 14 anos e Gyrotonic há quatro e desde então percebeu que conta com muito mais autonomia para fazer suas atividades diárias como brincar com os netos. “Ao fazer primeiramente o Pilates e depois o Gyrotonic aprendi que não tenho apenas pés, pernas, braços e uma cabeça, eu tenho um corpo que deve trabalhar muito bem em conjunto”, comemora. Segundo Priscila Lacerda, sócia-proprietária da unidade do Núcleo do Corpo do Jardim Social, com o método é possível trabalhar respiração, força, musculatura e postura no mesmo movimento. “Serve para todos porque estimula o potencial funcional de todos os movimentos corporais de forma fluida, respeitando seus limites e suas possibilidades”, explica. NÚCLEO DO CORPO Unidade Batel Av. Sete de Setembro, 6185 | Batel (41) 3568-1784 Unidade Champagnat Rua Edmundo Saporski, 80 | Champagnat (41) 3029-1785 Unidade Jardim Social Av. Nossa Senhora da Luz, 2739 | Jardim Social (41) 3082-9400 nucleodocorpo.com.br


FOTOS MARIANA BARCELLOS

EXER CÍCIO

COMO FUNCIONA? 1. DE CORPO INTEIRO

Com mais de 150 possibilidades de exercícios diferentes, o método movimenta o corpo todo, aumentando a coordenação motora, a concentração e a flexibilidade, fortalecendo os músculos, as articulações, alinhando a coluna e reduzindo o estresse.

PRISCILA AUXILIA MARLI NO USO DO GYROTONIC

2. SOB MEDIDA

As aulas são individuais ou em duplas (somente na unidade Champagnat) , duram cinquenta minutos e, em geral começam com uma série de alongamentos da coluna e mudanças do ritmo respiratório, para aquecer e relaxar. Depois continuam no aparelho que auxilia na movimentação de várias partes do corpo ao mesmo tempo. “Há grupos de exercícios específicos para pernas, braços, coluna, tronco e abdome”, explica Priscila.

3. RESPEITANDO LIMITES

A tendência é que os clientes mais assíduos sintam os primeiros resultados depois de duas semanas, na forma de maior disposição e firmeza muscular, principalmente na região da cintura e da pelve – áreas mais trabalhadas nos exercícios devido aos movimentos circulares do tronco. Como as cargas agem como verdadeiras assistências e contrapeso, os esforços são feitos nos limites de cada um.

PARA MARLI, A AUTONOMIA É UMA DAS VANTAGENS DO MÉTODO

PILATES E GYROTONIC O método Pilates prima por movimen-

tos mais lineares, enquanto o Gyrotonic é predominantemente uma técnica de exercícios que trabalha o corpo em séries de mais circulares que envolvem várias articulações ao mesmo tempo. De resto, os dois métodos têm foco na força abdominal, aumento da flexibilidade e coordenação motora. No Gyrotonic, os equipamentos utilizam pesos e um sistema de roldanas que dá ao corpo apoio e resistência e promove o alongamento dos músculos e melhora importante da amplitude das articulações.

revistaviver.com.br 75


FOTO ISABELLE NERI

ESPECIAL SAÚDE

ACU PUNTU RA

SAÚDE MILENAR 5 RAZÕES PARA VOCÊ APOSTAR NA ACUPUNTURA

A

medicina tradicional chinesa deixa um legado de sabedoria para as culturas de todo o mundo. Com as técnicas utilizadas pelos antepassados, aprendemos a identificar canais energéticos no nosso organismo e a trabalhar as emoções como um todo. Tais métodos contribuem para uma melhor compreensão de si mesmo, promovendo o bem-estar por uma vida melhor e mais equilibrada. A estrutura teórica formulada pelos orientais inclui entre seus princípios o estudo da relação de Yin e Yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano. Uma das principais vertentes é a acupuntura, que trabalha os pontos de energia do corpo com o uso de agulhas. Esse estímulo também pode ser feito pela pressão dos dedos, aquecimento ou por laser, variações que ampliam a diversidade de métodos aplicados aos pontos de acupuntura do corpo, auxiliando na saúde do paciente.

DR. ANTONIO CEZAR MENDES DOS SANTOS Rua Comendador Araújo, 510, sala 1501 | Centro (41) 3223-8927 | consultorioac.com.br

76

VIVER CURITIBA

1

REDUÇÃO DE PESO A acupuntura pode ajudar no emagrecimento, agindo principalmente no controle da ansiedade. As agulhas atuam na diminuição da fome, ativam o metabolismo (muitas vezes alterado pela idade, menopausa, estresse, entre outros) e restaura o perfeito funcionamento dos sistemas digestivo, intestinal e urinário.

2

TRATAMENTO ESTÉTICO Pode até soar estranho para quem está acostumado a pensar em acupuntura como tratamento de dores e doenças, mas o lado estético da técnica, apesar de não muito difundido no Brasil, é utilizado há bastante tempo e com sensíveis resultados. O tratamento, indicado para rugas, flacidez, olheiras, celulites, gordura localizada, manchas varizes e cicatrizes, é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura para outras doenças. A principal diferença dos tratamentos comuns é que a acupuntura considera o paciente como um todo. Os problemas estéticos normalmente têm ligação com o desequilíbrio de energia de órgãos, de nutrição, do emocional e mesmo do psicológico. A acupuntura atua harmonizando esses pontos e provoca renovação e retorno da elasticidade da pele.


Dr. Antonio Cezar Mendes dos Santos é acupunturista com formação e mestrado na USP e residência clínica na China

3

DORES EM GERAL Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, em 4 mil pacientes com cefaleia crônica e com dores em geral, constatou que em um dos tipos de dor de cabeça (cefaleia tensional), a acupuntura tem melhores resultados do que medicamentos. A técnica chinesa trabalha diretamente na origem da dor e age estimulando enzimas e proteínas que auxiliam na redução do sistema e no rápido conforto. A acupuntura estimula diretamente os pontos de meridianos que precisam de sedação ou tonificação, buscando equilíbrio, harmonia física e emocional, o que faz com que a dor rapidamente diminua e até mesmo acabe.

4

DOENÇAS EMOCIONAIS Para as pessoas que sofrem de depressão e de ansiedade sua vida é um fardo. Sua mente está cheia de medos e de pensamentos negativos. São incapazes de lidar com o estresse ou de se concentrar em qualquer trabalho devido à falta de interesse, e algumas pessoas ainda mostram tendências suicidas. O tratamento com as agulhas é uma ótima forma de relaxar, pois dispersa a ansiedade e as tensões, equilibrando o Yin e Yang. O aumento dos hormônios da alegria e do bem-estar auxilia no tratamento do doente, já que a técnica da acupuntura está no sistema nervoso central.

5

TPM A acupuntura associada a uma alimentação saudável e atividade f ísica moderada, pode ter grande eficácia no tratamento da TPM, seja durante o período sintomático, seja fora dele, visando a modificar as condições que predispõem ao aparecimento dos sintomas. O indicado é que se faça um tratamento de oito a dez sessões. No início é necessário que a paciente passe por sessões semanais e conforme forem melhorando os sintomas haja um intervalo maior somente para prevenção, na semana anterior à menstruação.

revistaviver.com.br 77


FOTO PATRÍCIA AMANCIO

ESPECIAL SAÚDE

VAS CULAR

CIRCULANDO BEM O FORMATO TUBULAR DAS VEIAS PODE INCHAR COM A MÁ CIRCULAÇÃO DO SANGUE E DAR ORIGEM ÀS VARIZES, MAS O PROBLEMA PODE SER EVITADO OU COMBATIDO DE MANEIRAS SIMPLES

F

azemos de tudo para esconder todo tipo de mancha e imperfeição no nosso rosto com bases e corretivos, não é? E é sempre chato olhar para outras partes do corpo e se sentir indefesa ao ver certos prejuízos estéticos incorrigíveis com maquiagem. Para muitas de nós, as varizes fazem parte desses incômodos. Elas atingem 45% das mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. E, quanto mais a idade avança, pior: 70% das pessoas acima de 70 anos são acometidas pelo problema. Outros fatores de risco incluem casos na família, obesidade, sedentarismo e efeito sanfona. Também é importante evitar ficar sentada ou em pé por mais de seis

horas consecutivas para evitar a doença. Sim, doença. Não se trata apenas de um prejuízo estético, mas também de uma questão de saúde. O inchaço que vemos é sinal de que o sangue está acumulado nas veias – tubos que carregam o sangue do tecido de volta ao coração. “O resultado, além do inchaço, é deformação e sensibilidade do tecido”, explica o cirurgião-vascular Dr. Cristiano Schmitt. As complicações, segundo o médico, incluem hiperpigmentação da pele, feridas e até flebite, que é a inflamação das veias. “Vale sempre a visita ao médico para avaliar a gravidade das varizes e decidir o tratamento adequado entre os muitos disponíveis”, recomenda o especialista.

“VALE SEMPRE A VISITA AO MÉDICO PARA AVALIAR A GRAVIDADE DAS VARIZES E DECIDIR O TRATAMENTO”

78

VIVER CURITIBA

DR. CRISTIANO SCHMITT Rua Padre Anchieta, 2310, Sala 31 Champagnat | (41) 3092-9699 angiocentrocuritiba.com.br


SAIA DESSA VIDA

TRATAMENTOS SUPERMODERNOS PARA SE LIVRAR DE VEZ DAS VARIZES: 1. EVLT: Cirurgia a laser sem incisões que requer pouco ou nenhum tempo de recuperação 2. Radiofrequência: Requer incisão e usa calor, em vez de laser, com ótimo resultado 3. Espuma densa: Técnica rápida e eficaz que não requer repouso

CORRE, MENINA!

Corrida é um dos melhores exercícios para prevenir e combater varizes porque aumenta a velocidade da circulação do sangue.

Cirurgião-vascular no Angiocentro, Dr. Cristiano Schmitt atende pacientes de várias faixas etárias

ME AJUDA?

5 DILEMAS RELACIONADOS ÀS VARIZES SOLUCIONADOS:

1. SALTO ALTO

Problema: Causam varizes se usado em longos períodos Solução: Procure saltos de até 5 cm, invista em palmilhas e pratique exercícios físicos por pelo menos três horas semanais

2. ANTICONCEPCIONAIS

Problema: Existe o risco de causar varizes se a pessoa tiver predisposição Solução: Procure um ginecologista. Ele vai avaliar o histórico de varizes na família e recomendar o anticoncepcional ideal

3. VIAGENS LONGAS

Problema: Prejudicam a circulação do sangue Solução: Mexa-se de hora em hora. Se

possível, levante e ande um pouco ou ao menos movimente os pés para cima e para baixo. Também é legal apostar nas meias de compressão

4. CALÇAS JUSTAS

Problema: A compressão excessiva na região da coxa prejudica a circulação Solução: Uma alternativa é o uso das meias elásticas com compressão

5. MUSCULAÇÃO

Problema: O excesso de musculação aumenta demais a pressão do abdômen, prejudicando o retorno do sangue ao coração Solução: Mescle exercícios de musculação com treino aeróbico

revistaviver.com.br 79


CURITIBA MAIS SAUDÁVEL

ALÍVIO PARA O PARKINSON TÉCNICA AJUDA A DIMINUIR OS TREMORES DA DOENÇA

O

Parkinson é uma doença degenerativa que afeta o movimento devido à diminuição ou ausência de dopamina, neurotransmissor responsável pelo funcionamento de diversas estruturas cerebrais, entre elas, as relacionadas à motricidade. O que tem reestabelecido muitos pacientes é uma técnica cirúrgica desenvolvida na década de 1990, capaz de reduzir os tremores associados à doença. Conhecido como Cirurgia de Estimulação Cerebral, o procedimento consiste na colocação de eletrodos em áreas específicas do cérebro responsáveis pelo movimento, que passam a ser controladas por estímulo elétrico por meio de um marca-passo. “A cirurgia não cura, mas é uma solução para os tremores quando eles já não são mais tratáveis por meio da medicação”, explica o neurocirurgião Alexandre Novicki Francisco. A indicação depende de uma avaliação médica rigorosa, inclusive para precisar em quais áreas serão colocados os eletrodos. O procedimento mais comum (cerca de 70% dos casos) é realizado no núcleo subtalâmico.

O QUE ACONTECE A cirurgia faz com que as áreas hiperativas do cérebro diminuam sua atividade de modo contínuo, diferente da medicação, que leva a picos de dopamina (ou seja, melhora quando administrada e piora quando o efeito diminui). “A cirurgia faz com que o efeito benéfico do medicamento fique contínuo, sem altos e baixos. Por causa disso, você consegue diminuir a dosagem e os efeitos colaterais da medicação”, diz o médico. 80

VIVER CURITIBA

No entanto, a cirurgia só resolve os problemas motores relacionados ao Parkinson. “Alguns sintomas como a fala baixa, a depressão ou a incontinência urinária vão persistir”, esclarece o especialista. Eventualmente, alguns pacientes também apresentam tremor residual depois da cirurgia. Além disso, segundo Novicki, nenhum paciente responde da mesma maneira ao procedimento. “Se dez pacientes fizerem a cirurgia, teremos dez respostas diferentes. Isso porque o funcionamento do cérebro é diferente de um para o outro”. A vantagem da cirurgia é que ela é reversível, programável e sem dano para o paciente. Depois dela, há quem possa reestabelecer a sua vida. QUEM É MAIS ATINGIDO

Em geral, o Parkinson surge em pacientes entre 50 e 70 anos de idade, com uma ligeira prevalência para o sexo masculino. Porém, existe uma mínima porcentagem de pessoas nas quais a doença se manifesta antes dos 40 anos. Uma particularidade desses casos, assim como de quem a desenvolve em idade avançada (depois dos 70 anos), é a agressividade dos sintomas.

CURITIBA MAIS SAUDÁVEL é um programa de qualidade de vida do Hospital Marcelino Champagnat. Para ter acesso a um conteúdo completo sobre Parkinson, leia a Revista HMC, disponível on-line no site hospitalmarcelino.com.br


A Nossa Casa tAmbém é sua.

Excelente localização, estrutura profissional, equipe qualificada e uma cópia da chave para que a família entre a hora que quiser, afinal: esta também é a sua casa.

Ligue e faça uma visita (41) 3338-8400 NOssa Casa. Carinho de família. Cuidado profissional.


BEM ESTAR

TUDO AZUL EM ITUPAVA EMBARQUE EM UMA CAMINHADA PELA SERRA, QUE MARCOU O MÊS DE PROTEÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM, O AGOSTO AZUL POR NELSON LUIZ ASINELLI HASSELMANN*

O

Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) lançou um desafio a todos os amigos e voluntários: sair de trás de seus postos de trabalho e se lançar de corpo e alma na superação de uma caminhada. O trajeto escolhido pela Oscip paranaense sem fins lucrativos (que tem como meta a proteção e prevenção contra o câncer) foi o Caminho do Itupava. O percurso foi percorrido a pé, com o objetivo de marcar o Agosto Azul, mês de proteção da saúde do homem. Esse caminho sem dúvida foi uma das aventuras mais emocionantes e desafiadoras que fizemos até hoje.

AQUI VAMOS NÓS

Logo às 6h, saímos em vans até Quatro Barras (PR). Chegamos à base do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e fomos bem orientados quanto às agruras e às belezas do caminho, além dos apetrechos que deveriam ser levados. A trilha tem uma extensão de 16 km, no início, são 900 m de altitude. A descida é brusca e sentimos isso na pele, ou melhor, nos pés, nas pernas e nos braços. O caminho é lindo, cheio de pedras. O cheiro e o som da mata são fantásticos. A mata é bem fechada e o caminho, muito bem cuidado. No decorrer da caminhada, podíamos escutar a locomotiva passando pela estrada de ferro; o som misturava-se ao canto dos pássaros de todos os tipos, ao eco da floresta, ao som das folhas balançando no vento. Em 82

alguns momentos, ouvíamos as cachoeiras, que são maravilhosas. As inúmeras nuances de verde da floresta nos traziam a paz e o belo da natureza em cada folha, sombra, galho e animal.

HISTÓRIA VIVA

Nossa primeira parada foi nas ruínas da Casa do Ipiranga, construída a fim de hospedar os engenheiros Lange, dois irmãos que construíram a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá e que foram responsáveis pela obra da pequena hidroelétrica do local. Por volta de 15h, chegamos ao Santuário da Nossa Senhora do Cadeado, onde fizemos nossa parada para almoço. A vista de lá era linda, podíamos observar todo o conjunto Marumbi e o seu ponto mais alto, o Olimpo. Nesse trajeto ficou clara a persistência e objetividade do grupo, pois havia o mínimo mais uns 10 km de caminhada pela frente. Daí em diante, o caminho se tornava mais dif ícil devido ao cansaço e às árvores caídas na trilha. Chegamos até o local conhecido por Santuário por volta das 20h, vitoriosos e fortalecidos pelo desafio vencido. Nossa jornada termina com um convite para todos os futuros aventureiros que gostam de caminhar e curtir a natureza: o Caminho do Itupava é uma super sugestão, barata e sensacional. Além de fazer você pensar na sua saúde e na de quem você mais gosta. * NELSON LUIZ ASINELLI HASSELMANN É VOLUNTÁRIO DO HUMSOL

VIVER CURITIBA


DIVERSÃO

DOLCE FAR NIENTE PRA QUÊ? POR ISABEL VICTORIO

FICAR SEM FAZER NADA ÀS VEZES É BOM. MAS MELHOR AINDA É DAR AQUELE REMELEXO NA VIDA A DOIS COM ALGUMA DAS MUITAS OPÇÕES DE DIVERSÃO QUE CURITIBA TEM A OFERECER. POR UMA VIDA DE CASAL COM MENOS ROTINA, CRIAMOS TRÊS ROTEIROS A PARTIR DE VÁRIOS ESTILOS E BOLSOS.

AMOR CRIATIVO

Romantismo pode ser enxergar a cidade com novos olhos. E a Linha Turística serve, também, para isso. Afinal, o ônibus percorre os principais pontos turísticos num total de 44 km: um resumão de Curitiba que serve para iniciantes ou curitibanos da gema. O dia especial também pode ser coroado no Terraza 40, que oferece uma experiência de tirar o fôlego. Não só pela gastronomia, mas também porque o restaurante fica no topo do prédio mais alto da cidade. Pra colocar uma pimenta na relação, a sugestão é o curso de massagem tântrica do Universo Tântrico. Aprendendo na prática, o aluno pode levar seu parceiro para ser o modelo na aula.

Vale a pena chegar no finalzinho da tarde e conferir o por do sol lá do Terraza 40 FOTO DIVULGAÇÃO

84

VIVER CURITIBA


CASAL OSTENTAÇÃO

Um romantismo à moda antiga pode ser revivido nos vagões do primeiro e único Trem de Luxo do Brasil. Com direito a café da manhã e frisante, o casal confere a decoração glamourosa e vintage, enquanto aprecia a vista da serra do mar até Morretes. Outra opção é conferir o asiático Lagundri e a indicação afrodisíaca do chef: o Curry Vermelho de Camarões. Se a ideia for fugir por uma noite, o Slaviero Conceptual Rockefeller conta com o pacote Noite Romântica. Decoração especial, chocolate e vinho são algumas regalias oferecidas para os pombinhos.

Decoração é inspirada no luxo dos tempos áureos do caminho do ferro

ROMANTISMO SÓ

Uma escapa charmosa em busca de vinhos e queijos da região é a ideia do casal que passa pela Colônia Mergulhão, em São José dos Pinhais. E aquela fuga rápida pra aliviar o estresse depois de um dia de trabalho? Uma boa é tomar um cafezinho na Livraria da Vila e conferir a variedade imensa de títulos em um ambiente sofisticado. Outra opção é cair no romantismo descarado do espanhol Julio Iglesias, que faz show no Teatro Guaíra no dia 1º de outubro.

Letras românticas de Julio embalam os casais que não têm medo de demonstrar seu amor

Colônia Mergulhão sjp.pr.gov.br | Lagundri Rua Saldanha Marinho, 1061 | Centro | Linha Turismo curitiba.pr.gov.br Livraria da Vila Pátio Batel | Serra Verde Express Av. Presidente Affonso Camargo, 330 | Capão da Imbuia Show do Julio Iglesias diskingressos.com.br | Slaviero Conceptual Rockefeller Rua Rockefeller, 11 | Rebouças Terraza 40 Rua Padre Anchieta, 1287 | Mercês | Universo Tântrico Curitiba Rua Petit Carneiro, 1122 | Água Verde

revistaviver.com.br 85


CARTテグ-POSTAL

Mulheres de burca atendendo ao chamado para a reza, na mesquita VIVER CURITIBA em Kerman, no sudeste do Irテ」 86


POR TRÁS DAS BURCAS SEM DÚVIDAS A INTERAÇÃO COM AS PESSOAS FOI O FATO MAIS MARCANTE E SURPREENDENTE DOS 35 DIAS QUE PASSEI NO IRÃ POR JULIHANA VALLE

S

e eu pudesse voltar hoje a um país que já visitei, sem pensar duas vezes eu responderia o Irã. Sim, o Irã. Não é fácil recomendar um lugar que possui uma imagem tão negativa, ouso dizer até assustadora, quando se fala em turismo. Confesso que eu não sei muito bem explicar por que quis ir pra lá. Sem grande apoio ou encorajamento, com um pouco de medo, mas com muito interesse e curiosidade, eu fui. Hoje me sinto grata por ter tido coragem de me jogar neste mundo, seguir a minha intuição e estar aberta para me surpreender de forma muito positiva com a vida. Guerra e terror são palavras que não serão repetidas aqui, porque não fizeram parte da minha experiência. Mulheres de burca preta, sim! De fato, o país é uma bolha, sem grande abertura para influência ocidental. A capital é Teerã, a língua oficial é o persa e a moeda é o rial iraniano (1 real equivale a aproximadamente 11.600 riais). Lá não existe cartão de crédito, a venda e consumo de bebidas alcoólicas é ilegal (logo, não existe bar e o principal evento social é o piquenique), mulheres têm que obrigatoriamente andar cobertas, a internet (em 2010) era discada, sendo que diversos sites como YouTube e Facebook eram bloqueados. O Irã é uma República Islâmica, onde as leis do Alcorão são as que regem e a religião está presente em tudo. Sem demora, percebi que o governo é uma coisa e o povo é outra. Os iranianos preservam sua cultura e têm orgulho de sua descendência persa. Para nós brasileiros, é como um outro mundo, talvez uma viagem no tempo, mas um mundo muito autêntico e especial.

PESSOAS É preciso redefinir o conceito de hospitalidade e generosidade para descrever com justiça o povo iraniano. Sem dúvida alguma, a interação com as pessoas foi o fato mais marcante e surpreendente dos 35 dias que passei no Irã. Lembro até hoje que quando ainda estava pesquisando um pouco sobre o país, uma pessoa me deu o seguinte conselho: “Não diga não”. Foram inúmeros os convites de estranhos para chá, jantares, viagens. Eles me convidavam para ficar em suas casas, cozinhar para mim, queriam me apresentar a todos os membros da família (que são muitos!) e tirar uma foto minha com cada um, ofereciam o melhor quarto da casa, deixavam de fazer suas tarefas/trabalho para estar comigo, queriam pagar por tudo, dar presentes. Uma vez elogiei o lenço de uma iraniana, e automaticamente ela o tirou e me presenteou. A generosidade, disponibilidade e hospitalidade era tanta que no início me sentia um pouco desconfortável, como se estivesse abusando sem querer e às vezes me sentia na obrigação de retribuir de alguma forma o que me era oferecido.Com o tempo, percebi que os iranianos se doam dessa forma sem a expectativa de um retorno, é simplesmente cultural, e é o gesto em si que eu tinha que aceitar. Eu percebi aquilo como bondade, como pureza e passei a ver as pessoas de forma diferente. A não ser que fosse um pedido de casamento (o que também ocorreu!), eu passei a dizer sim sem pensar duas vezes!


FOTOS ARQUIVIO PESSOAL

Ponte Khaju, em Isfahan, ponto de encontro de jovens Casas de Abyaneh, um dos mais antigos vilarejos do país

Mesquita Jamkaran, em Qom, a segunda cidade mais sagrada do Irã

LUGARES Além de belas pessoas, o Irã possui belos lugares. O meu lugar favorito chama-se Abyaneh. Um vilarejo no centro do país, onde não devem morar mais que 200 famílias. As casas são de barro e todas em uma tonalidade avermelhada, o que eu particularmente achei muito charmoso. Dizem que esse é um dos lugares mais antigos do Irã e que com muito esforço tem conseguido preservar sua própria cultura. As mulheres usam um lenço típico do lugar. Quando estive lá, senti uma energia muito forte e positiva. Teerã é uma cidade moderna, menos conservadora, com lindas mesquitas, parques e palácios. Um dos pontos turísticos principais é a Praça Azadi (que em persa significa liberadade), palco de diversos protestos contra o governo. Isfahan também é uma cidade moderna e muito cultural, a terceira maior do país e a principal atração turística é a Praça Naqsh-e-Jahan que abriga vários palácios e mesquitas. Uma cidade muito especial, onde fiquei 12 dias com a mesma família, foi Shiraz, que fica no sul do Irã. É conhecida por ser a terra da literatura e casa de dois importantes poetas persas chamados Hafez e Saadi. Também é interessante conhecer Qom, a segunda cidade mais religiosa do país e onde tive que 88

VIVER CURITIBA

Santuário sufi em Mahan, cidade a 35 km ao sul de Kerman

usar burca, e Kerman, perto do famoso deserto Kaluts que dizem ser um dos lugares mais quentes da Terra, na fronteira com o Afeganistão. Quando visitei, acho que fazia uns 50˚C! Para quem gosta de história, não pode deixar de visitar Persépolis, cidade conquistada por Alexandre, o Grande, e hoje patrimônio da humanidade. Estive lá há quatro anos e parece que foi ontem. Lembro que no meu último dia no país, um pouco antes de cruzar a fronteira, enviei uma mensagem de despedida para o celular de todos os amigos que fiz. Segundos depois, meu celular começou a vibrar com a chegada das respostas, uma depois da outra. Parecia que ele estava pulsando como o meu coração e aquilo me emocionou. Eu já sentia saudades!

“COM O TEMPO, PERCEBI QUE OS IRANIANOS SE DOAM DESSA FORMA SEM A EXPECTATIVA DE UM RETORNO, É SIMPLESMENTE CULTURAL, E É O GESTO EM SI QUE EU TINHA QUE ACEITAR.”


DĂŞ um

. a n i t na ro


FOTO DIVULGAÇÃO

GOURMET

QUEM BATE? É O RISOTO

FOTO DIVULGAÇÃO

A combinação entre frio e risoto é clichê, mas nem por isso menos desejável. Especializada na iguaria, a tradicional Trovatta Risotteria oferece opções que vão do clássico Tripli Funghi ao Bacalhau, passando pelo À Milanesa.

FOTO DIVULGAÇÃO

Shopping Crystal | (41) 3232-2262

NA MEDIDA

Para facilitar a vida de quem ama receber em casa ou pensa em fazer um evento, a Anis Gastronomia está oferecendo o Fly Dinner, que conta com três opções de menus com pratos em porções reduzidas. Os cardápios são divididos entre coquetel e jantar, num total que varia entre nove e dez minipratos. O serviço é válido para eventos com no mínimo 20 pessoas.

FOTO DIVULGAÇÃO

Rua Prof. Sebastião Paraná, 195 | Vila Izabel | (41) 3039-9068

AUSTRÁLIA + ITÁLIA

O Outback Steakhouse está ampliando o cardápio com uma novidade: o Salmone & Orzo Pasta. O prato combina o salmão temperado ao estilo da casa, grelhado no ponto correto, à massa risoni servida ao dente, com molho branco, queijo, tomate cereja e alcaparras. outback.com.br

DOCE OLHAR

Cozinha contemporânea com ingredientes locais foi a inspiração da nova carta de sobremesas do C La Vie, assinada pelo chef francês Laurent Grolleau. Um dos novos doces é um tributo ao Museu Oscar Niemeyer – o O & O foi inspirado no “olho” do ponto turístico e é composto por mousse de Malibu, geleia de maracujá, sablès de coco e chocolate, coulis de manga e grissini de chocolate. Rua Comendador Araújo, 970 | Batel | (41) 3029-9988 FOTO DIVULGAÇÃO

HOT & SWEET

Outro clássico do inverno é o chocolate quente. A chocolateria Cuore di Cacao investe em opções como o Arriba! (licor de café, chantilly e raspas de chocolate), o ON. 42 (chocolate ao leite com 42% de cacau) e o ON. 70 (com 70%).

BOTECO COM CRIATIVIDADE

A Cervejaria Devassa conta com novas opções de petiscos, chapas, sanduíches e sobremesas tipicamente brasileiros para harmonizar com as cervejas e chopes da casa. Entre os destaques, o aperitivo “Unidos Venceremos” (bolinhos de arroz com queijo mussarela e calabresa) e o sanduíche Dom Carneleone (hambúrguer de picanha temperado, cheddar derretido, cebolas fritas e molho barbecue).

cuoredicacao.com.br

facebook.com/DevassaCuritiba

90

VIVER CURITIBA FOTO DIVULGAÇÃO


Tagliaalle com camarões ao molho champagne.

Moqueca de camarão.

Seja para uma ou mais pessoas, o Victor é sua grife em utos do mar.

Rua Saldanha Marinho, 1650 Praça da Espanha – 3076 0820 Faça sua Reserva.

Camarão à parmegiana.


RECEBER BEM

Pra começar o dia leve: café da manhã em uma floresta tropical só sua. Um ambiente aconchegante e colorido facilita qualquer dieta

92

VIVER CURITIBA


LEVE

aVIDA Leve

RECEITAS SUPERSAUDÁVEIS E UM DÉCOR TODO TROPICAL PARA PERDER PESO COM UM SORRISO NO ROSTO POR ISABEL VICTORIO | FOTOS PATRÍCIA AMANCIO | PRODUÇÃO NATY FOGAÇA

E

scutar o assobio do cozinheiro, o chiar da água fervendo e sentir o cheirinho de ervas recém-tiradas do jardim. Tendência gastronômica, o retorno à culinária caseira é também um dos primeiros passos para quem procura se alimentar de forma mais saudável e perder peso. A máxima desse clube é seguir o que o guru da alimentação saudável, o jornalista Michael Pollan, escreveu no livro Regras da Comida: “Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida.” Para incentivar você a comer comida de verdade – e com pouquíssimas calorias – fomos até a Estância do Lago Spa & Wellness. O espaço serve refeições levinhas para quem procura o lugar com a intenção de perder peso. As receitas fotografadas, Bobó de Camarão na Moranga e Carré de Carneiro, são opções de almoço de uma dieta bem light, com 800 calorias no total. Para perder peso sem perder a alegria, investimos numa decoração multicolorida e fácil de fazer em casa. As inspirações são a floresta tropical, com objetos de bambu e madeira à vista, e a varanda da casa vovó: cheia de flores do campo, garrafas coloridas e porcelanas vintage. Decoração simples, criativa e sem artificialidades, assim como a comida que você confere nas próximas páginas. revistaviver.com.br 93


RECEBER BEM

DELICADEZA OUSADA

Invista em peças statement – objetos e utensílios robustos, que vão dar o tom da mesa. O papagaio e o coqueiro fazem isso superbem, assim como os copos grandes e os talheres de madeira. Complete com delicadezas como flores do campo ou gérberas e minifrutinhas. Não tenha medo de misturar metal, bambu, madeira e porcelana: a dica é dar uma olhada geral na mesa e encaixar as peças aos poucos.

94

VIVER CURITIBA


APOSTE NO PEIXINHO RICO EM ÔMEGA 3 E ANTIOXIDANTES, É UMA FONTE DE PROTEÍNA ÓTIMA PARA O CORAÇÃO

BOBÓ DE CAMARÃO NA MORANGA, ACOMPANHADO DE LINGUADO COM MOLHO DE MARACUJÁ, ASPARGOS E CENOURAS

MUDANÇA DE HÁBITOS

Uma dieta com poucas calorias não deve significar poucos nutrientes. Pelo contrário: receitas como Bobó de Camarão e Carré de Carneiro contêm proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. “Devemos fazer várias refeições saudáveis ao longo do dia para no fim estarmos com a nutrição completa”, indica a nutricionista da Estância do Lago, Thais de Brito.

325

CALORIAS

INGREDIENTES 170 g de camarão limpo 1 cebola média ¼ xícara (chá) de molho de tomate ½ colher (sopa) de amido 1 dente de alho 1 colher (sopa) de óleo 1 colheres (sopa) de requeijão light ¼ copo de leite desnatado Sal a gosto 40 g de queijo parmesão ralado 4 minimorangas 480 g de linguado (4 filés) 1 maracujá 4 aspargos frescos 12 cenouras baby

VIDA CAMPESTRE

Reserve alguns cantinhos da mesa para montagens criativas que vão deixar tudo num clima rústico e enriquecer a composição. Vale amontoar pratinhos ou usar taças de cerâmica para segurar frutas silvestres ou então usar vasos de jardim com flores simples e coloridas.

MODO DE PREPARO Cozinhe as morangas da forma que fiquem macias, porém firmes. Depois de cozidas, retire a parte de cima, como se fosse uma tampa e cave com o auxílio de uma colher para retirar o miolo. Reserve. Para o molho, pique o tomate e a cebola bem miúdos. Refogue no óleo a cebola e o alho. Depois, acrescente o tomate e mexa bem. Adicione o molho de tomate e os camarões. Deixe cozinhar até o camarão mudar de cor. Experimente o sal a acrescente o necessário. Espere ferver e acrescente o amido diluído no leite. Mexa bem até engrossar e desligue. Recheie as morangas, coloque uma colher (chá) de queijo parmesão por cima de cada uma delas e coloque-as de volta ao forno para gratinar. Cozinhe os aspargos e as cenouras baby no vapor e reserve. Grelhe o peixe com uma colher (sopa) de maracujá por filé. Rendimento: 4 porções. revistaviver.com.br 95


RECEBER BEM

360

CALORIAS

PREPARO É TUDO USE POUCO ÓLEO, GRELHE AS CARNES E ADOTE O VAPOR NO COZIMENTO DE LEGUMES, PARA CONSERVAR O SABOR E NÃO PERDER FIBRAS

CARRÉ DE CARNEIRO, ACOMPANHADO DE ARROZ SELVAGEM E FATIAS DE MANGA INGREDIENTES 600 g de carré de carneiro (4 pedaços de 150 g cada) 1 colher (sopa) de azeite de oliva 1 colher (chá) de molho inglês 1 colher (chá) de vinagre 1 cebola pequena 1 dente de alho 1 colher (sobremesa) de amido Fatias de manga Sal a gosto Curry a gosto Alho-poró a gosto MODO DE PREPARO Pique todos os temperos. Sele o carré utilizando uma caçarola grande. Reserve. Na mesma panela, refogue os temperos. Coloque a carne de volta na panela, com os temperos. Coloque água até cobrir toda a carne. Deixe cozinhar até a carne ficar macia e o molho ficar bem reduzido. Cozinhe o arroz selvagem com arroz integral. Após cozidos, adicione curry e alho-poró a gosto. Enfeite o prato com as fatias de manga. Rendimento: 4 porções.

EDUCAÇÃO À MESA

O ideal em qualquer dieta é a busca pela reeducação alimentar, com uso de alimentos de todos os tipos, mas com menos gordura. Também vale a preferência por integrais: “A digestão é mais lenta e dá maior sensação de saciedade. Além disso, as fibras promovem um bom funcionamento intestinal”, explica a nutricionista Thais de Brito.

96

VIVER CURITIBA


DIETA DA GELATINA

DIETA DAS FRUTAS 430

CALORIAS POR DIA

HELP! PARA PREPARAR A GELATINA ESPUMANTE, É SÓ BATER GELATINA DIET COM IOGURTE NATURAL DESNATADO

550

CALORIAS POR DIA

SUPERALTERNATIVAS

Recomendadas para quem está bem de saúde e quer perder peso e se desintoxicar, a dieta da gelatina e a dieta das frutas podem ser realizadas de uma a duas vezes por semana, com acompanhamento de nutricionista. A dieta da gelatina investe na proteína, no colágeno e no cálcio. Já a dieta das frutas ajuda a repor vitaminas, minerais e fibras. Para fechar o dia leve, vale jantar uma sopinha de legumes.

DE PÃO VIVE TODO MUNDO

Para quem está de dieta, mas não consegue viver sem pão, uma dica é investir em pães funcionais. Conhecidos por prevenir doenças como diabetes e obesidade, são ricos em nutrientes e dão mais saciedade. Mas vale o alerta: “Eles devem ser consumidos em porções menores, para ter a qualidade dos grãos sem exceder nas calorias”, recomenda a nutricionista Thais de Brito. Em Curitiba, eles podem ser encontrados fresquinhos na Padaria Requinte, com opções como o pão de aveia com iogurte e ameixa e o pão proteico integral recheado.

Flores: Esal Flores | Rua Vinte e Quatro de Maio, 1839 | Rebouças | (41) 3091-0403 Frutas: Supermercados Casa Fiesta | casafiesta.com.br Gastronomia e locação: Estância do Lago Spa & Wellness | Rua Pedro Teixeira Alves, 930 | Almirante Tamandaré | (41) 3525-0000 Pães funcionais: Padaria Requinte | padariarequinte.com.br Peças de bambu e madeira, louças verdes e jogos americanos: Ma Belle Maison | Rua Rocha Pombo, 469 | Juvevê | (41) 3045-2400 Outros utensílios e objetos decorativos: Como Antigamente | facebook.com/comoantigamentecwb revistaviver.com.br 97


BAZAR

MATÉRIA-PRIMA MÓVEIS OU OBJETOS EM MADEIRA TRAZEM UM AR RÚSTICO E SOFISTICADO

Aconchego

Lançada em 2014, a Poltrona Simone leva assinatura do renomado designer Aristeu Pires. A peça é produzida em Jequitibá com várias opções de cores e pintura especial em cabine pressurizada. Disponível na Decormade. Av. Vicente Machado, 878 | Batel

Tradicional

98 VIVER CURITIBA

Essa cômoda é perfeita para dar aquele toque na decoração! Além de linda, tem bastante espaço para guardar e organizar seus pertences. O móvel está disponível nas cores: imbuia, mel, laca branca, preta, amarela, vermelha, bordô, azul, verde em acabamentos fosco ou brilho. A peça pode ser encontrada na loja Raffinato. Manoel Ribas, 5130 | Cascatinha.

A arandela em madeira trabalhada e o difusor em acrílico proporcionam charme, aconchego e sofisticação para qualquer ambiente. Em madeira com procedência de floresta de manejo sustentável, a peça possui design elegante e contemporâneo. A arandela pode ser utilizada em halls de entrada, fachadas, banheiros, varandas, dormitórios e demais ambientes. irmaosabage.com.br

AMULETO

Esse adorno em formato de elefante e confeccionado artesanalmente vai atrair muita riqueza e prosperidade seja em casa ou no trabalho. tokstok.com.br


apresenta

LUZ DO SOL PERSIANAS E CORTINAS MUDAM A ILUMINAÇÃO E DÃO TOM ELEGANTE A PROJETOS DA CASA COR 2014 Cortinas e persianas são capazes de iluminar ou escurecer um ambiente e de modificar a circulação do ar. Mas, além de funcionais, elas também podem imprimir sofisticação e elegância ao ambiente. Cores, transparências e tecnologia transformam o cômodo conforme a necessidade. Fundada há 29 anos, a Sunshine Cortinas e Persianas atua justamente nessa combinação que mistura funcionalidade, beleza e tecnologia, oferecendo um mix de produtos voltados à proteção solar, privacidade, decoração, além de conforto térmico e acústico. A Sunshine está presente em sete ambientes da Casa Cor 2014. Confira depoimentos de arquitetos que utilizaram produtos da marca nos espaços expostos no evento: Filipe Bender, Carla Grudtner, Manu Cancela e Walkiria Nossol. Além dos arquitetos que você vê na matéria, a Sunshine foi a preferência de Carlos Tiietjen, Gisela Ribeiro e Julia Varaschin, também com ambientes na mostra.

O ambiente de 80 m² é uma homenagem ao Dino Almeida [antigo colunista social]. As persianas complementam a elegância da parede preta e vermelha do espaço, pensado para receber pessoas. Elas ficam em um vão e podem ser usadas para fechar ou abrir mais o ambiente, dependendo do tipo da festa, se vai ser mais aconchegante ou mais aberta.

FILIPE BENDER

Ambiente: Lounge de eventos Masisa Usou: Cortina Rolo Duo

100

VIVER CURITIBA


FOTOS ISABELLE NERI

O projeto faz uma mistura entre o rústico do concreto queimado e o papel de parede mais delicado. A persiana tem uma função estética no ambiente e dá um fechamento ao concreto aparente. Também é possível nivelar a entrada de luz com a persiana horizontal e trazer uma sensação de aconchego aos dois ambientes.

CARLA GRUDTNER

Ambiente: Toilettes Social Feminino e masculino Usou: Persiana Horizontal 50 mm com fita

Utilizamos o bege no mobiliário e o verde e o dourado na parede, cores da logo da loja. O conceito da marca é muito jovem e isso se refletiu no ambiente contemporâneo. A cortina foi fundamental para proteção solar e ventilação, e também deu um toque estético, apesar de ser discreta. Ela também serviu como forma de esconder as esquadrias da parede.

MANU CANCELA

Ambiente: Lola Home Usou: Cortina rolo com tecido translúcido

No espaço, a cortina tem uma função estética. Tínhamos uma janela alta, que não trazia luminosidade e não era muito bonita. A persiana, além de disfarçar, acabou virando um painel de destaque, em meio às cores bordô e preta e materiais rústicos, como madeira e tijolo. A iluminação se tornou indireta e elegante, complementando o estilo new elegant – que mistura elementos despretensiosos como peças sofisticadas.

WALKIRIA NOSSOL

Ambiente: Toillete Social Feminino Usou: Cortina Miragem

CONHEÇA TODOS OS PRODUTOS DA LINHA NO ESPAÇO SUNSHINE NA PINTURA E CIA. Rua Jacarezinho, 545 | Mercês | (41) 3092.9494 | www.pinturaecia.com revistaviver.com.br 101


PET POR FABIANA FERREIRA

VOCÊ AMA MAIS O REX? NÃO IMPORTA A QUANTIDADE E SIM A QUALIDADE DO AMOR

A

mor de bicho e amor de gente quando comparado pode causar muita confusão nos relacionamentos. Principalmente, quando alguns homens, geralmente eles, perguntam: Você ama mais o Rex do que eu? Querido, isso é lá pergunta que se faça? Sinto muito, esse lance de medir a quantidade de amor não rola. Mas o homem insiste. E o namorado da Carol, e hoje marido, no início do namoro fez essa perguntinha. Ela, na sinceridade, disse que não, afinal de contas a Dalila já estava na vida dela há anos e ele tinha acabado de entrar. Casados desde 2013, perguntei para Carol como seria a resposta hoje. A cachorra morreu, então ela me disse que não saberia responder – afinal, o amor é diferente. Passei por uma dessas. A situação é realmente desconcertante. O rapaz afirmou categoricamente. Você gosta mais da sua cachorra do que eu! Diante de tamanha certeza, silenciei. A coisa ficou pior ainda quando ele disse que ela deveria dormir na área de serviço. Minha poodle de seis anos iria perder o sofá de dois lugares no meu quarto em troca dos fundos da cozinha!? Nem pensar, meu bem. Fim de caso. E, a partir daí, refleti sobre esta história de amor. Será que estou amando exageradamente esse bicho? Fiz uma autoanálise e percebi que está tudo em ordem. Amo passear com a bichinha no parque, brincar, correr com ela. Coisas que fazemos com cachorros, gatos e outros bichos. A relação não atrapalha a minha vida social. Viajo, saio à noite, chego tarde e consigo sobreviver nas férias até por 20 dias sem ela. A saudade sempre existe, mas sob controle. De qualquer forma, acredito que um casal para viver bem precisa ter afinidades. Essa é uma delas. Complicado viver

102

VIVER CURITIBA

com alguém que detesta cães e gatos, quando você é louca por eles. O cara não precisa mimar seu bicho. Mas vai ter que aceitar conviver com ele, fazer um carinho de vez em quando, principalmente se um dia a mesma casa for dividida. Eu estou nessa busca. Se o rapaz aceitar a bicha e ainda souber cozinhar, fecho negócio. Sejamos otimistas, milagres acontecem. UM PELO OUTRO Para o psiquiatra da UNIICA Élio Mauer, em casos de separações amorosas, mortes e outras situações de perda, é possível que o ser humano substitua o amor perdido por um bichinho de estimação. “Existem vários tipos de amor e eles podem conviver, pois são diferentes. Em alguns casos, é perfeitamente natural e compreensível que exista este tipo de compensação e que pode, sim, ser denominado de transferência de sentimentos.” AMAR DE MAIS NÃO FAZ MAL O especialista alerta que não se trata de excesso de amor, e sim do caráter obsessivo predominante, um sentimento em detrimento de outros. “Não é uma questão quantitativa, e sim qualitativa do sentimento”, conclui.

FABIANA FERREIRA é jornalista e autora do blog Papo Pet bemparana.com.br/papopet


FOTO FER CESAR

SUPERFAMÍLIA POR MARCOS MEIER

FILHO, ESPERE! DIZER “ESPERE UM POUCO, MEU FILHO” É PRESENTEAR A CRIANÇA PARA A VIDA

A

ntigamente quando uma criança interrompia seu pai ou sua mãe, ouvia logo: Espere! Pronto, tinha que esperar, sem negociação. E sabe de uma coisa? Não havia choradeira, pânico, chatices ou birra. A criança aprendia a esperar e depois era atendida. E como minha mãe dizia: “Não vai morrer por causa disso”. Hoje a mãe está ao telefone e seu filho chega: - Mãaae! Ô mãe, manhêee, mãe, mãe, oooo mããããeeee, mãe. – E a mãe, meio sem jeito diz – Um momentinho, por favor, tenho que atender meu filho. Que foi meu bem? – Eu quero água. – Você já consegue pegar sozinho, mas tá bom, a mamãe pega pra você. A criança venceu. A mãe volta ao telefone – Oi? ... desculpa, era meu filhinho precisando de mim. Essas crianças de hoje não dão sossego, né? Essa mãe não está desenvolvendo em seu filho um mecanismo básico da maturidade: paciência. Saber esperar. Respeitar o tempo do outro. Aguardar a vez de ser atendido. Da forma como o menino está sendo criado, logo poderá ter problemas com a professora, com os colegas de turma, com a vida. Talvez venha a achar normal furar fila, estacionar em vaga para idoso, ultrapassar pelo acostamento, subornar algum corrupto para que seu nome passe na frente dos honestos. Tudo, desde que não seja preciso esperar.

104

VIVER CURITIBA

Dizer “espere um pouco, meu filho” é presentear a criança com uma espécie de amor que ensina a brincar sozinha enquanto você não pode responder. É dar à criança a força interna que lhe permite esperar a hora certa para comer, para divertir-se, para brincar com o videogame ou para qualquer outra coisa. Amor que ensina paciência. Logo, a família poderá frequentar restaurantes, cinemas, casas de amigos ou parentes sem passar vergonha por causa de shows de birra ou falta de educação. A mãe terá tempo para ler, ver TV ou fazer algo simplesmente para relaxar sem ser interrompida mil vezes. Todos ganham.

MARCOS MEIER é psicólogo, escritor e palestrante. Autor do livro Desligue Isso e Vá Estudar – Orientações Práticas Para os Pais meiererolim.com.br


Em seus 14 anos de história, o Criança em Foco sempre teve como missão oferecer suporte para famílias em formação, priorizando o desenvolvimento de bebês, crianças, seus pais e cuidadores. Pioneiro em suas propostas cuidadosas de Formação para Babás e Estimulação para Bebês, atualmente oferece no Espaço de Desenvolvimento Infantil uma série de propostas que incrementam o fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos e promovem uma unidade de linguagem em torno dos bebês e crianças pequenas.

• • • • • • • • •

Estimulação para Bebês Brincadeiras Cantadas Fazendo Arte Espaço Lúdico Playin’ Music Conhecendo seu Bebê Conhecendo seu Filho Massagens Palestras

Em 2013, foi inaugurado o Espaço de Educação Infantil, agregando o serviço de berçário. Desta forma, a oferta de soluções para famílias de Curitiba fica completa, atendendo às suas mais variadas necessidades em torno de crianças de zero a três anos.

Espaço de Desenvolvimento e Educação Infantil

• Metodologia 1, 2, 3 e Já - Projeto pedagógico atrelado às áreas da Teoria do Apego, da Mediação da Aprendizagem, da Neurociência e da Clínica de Psicanálise com crianças • Equipe multidisciplinar especializada • Suporte aos pais e familiares • Flexibilidade de horários • Grupos reduzidos de bebês e crianças • Atenção individualizada • Acesso às atividades do Espaço de Desenvolvimento Infantil • Projeto arquitetônico inovador • Ampla área externa • Transparência e coparticipação dos pais • Nutricionista permanente • Política de saúde diferenciada • Consultoria multidisciplinar em amamentação e desmame

• Formação para Babás • Formação para Au-Pairs e Babysitters • Formação para Berçaristas • Treinamentos de reciclagem para cuidadores • Grupo de Estudos e Supervisões Clínicas

• Atendimento em Psicologia Perinatal, Adulto e Infantil • Psicodiagnósticos Fones: (41) 3232-4837 . (41) 9973-0399 Al. Augusto Stellfeld, 1262 – Bigorrilho www.criancaemfoco.com.br /criancaemfoco


CRIANÇA EM FOCO POR FERNANDA ROCHE

EM TEMPOS DE SUPERBABÁS... SERIA INTERESSANTE QUE OS PAIS PERCEBESSEM QUE SEU LUGAR JUNTO AO FILHO É INEGOCIÁVEL

C

erca de 10 milhões de pessoas assistem aos “reality shows” envolvendo crianças e seus pais, orientados por “superbabás”, em busca de adaptar suas técnicas ao cotidiano delas. A cada semana, a babá tem a missão de ajudar pais desesperados a lidarem com filhos-problema, por meio de muita psicologia infantil, rígida disciplina e a paciência que tem faltado aos pais. Assim, a babá estabelece regras e limites, além de montar um roteiro para ser seguido pela família a cada dia. A tentativa é de reverter quadros de extrema falta de comando familiar, tornando filhos que não dormem, não comem, batem nos irmãos ou se recusam a ir para escola em exemplos de conduta e bons costumes, antes que levem seus pais à loucura. Além da exposição das crianças, o que já seria questionável, vejo que os programas partem de situações extremas que são utilizadas como parâmetros para deflagrar a incompetência dos pais diante do processo educacional de seus filhos e, assim, justificar a invasão dessa relação por uma desconhecida. Situações que claramente mostram dificuldades nos vínculos afetivos familiares são abordadas de forma superficial. Se conseguirmos um olhar mais alongado, percebemos que, em muitos casos, a babá não é uma desconhecida para as crianças, estabelece bons vínculos com ela, mas mesmo que seja sabedora de boas soluções para impasses, uma profissional consciente de sua função não deveria chamar a atenção dos pais diante dos próprios filhos, mas partilhar suas experiências anteriores e atuais, auxiliando na reflexão e incrementando a autoconfiança dos pais com relação às suas atitudes. Parece haver uma distorção do papel de uma boa babá em uma família comum. Como dizia o pediatra inglês Donald Winnicott, nós, pais modernos, temos um sentido de realização de tarefa ao colocarmos nossos filhos no mundo. Planejamos, esperamos e procuramos ler muito, buscando informações que possam nos transmitir mais segurança na educação de nossas crianças. Sabemos ser capazes de prestar a atenção apropriada a poucos filhos e procuramos estar presentes em todas as etapas de sua criação, fornecendo, assim, um ambiente fér-

106

VIVER CURITIBA

til para seu bom desenvolvimento. Ao mesmo tempo, percebemos que a carreira profissional e os afazeres pessoais também são parte importante no conjunto de nossa vida. Portanto, será bem-vinda a ajuda de uma babá nas tarefas diárias com a criança, assim como a possibilidade de continuar oferecendo os cuidados e estímulos necessários ao seu progresso, mas de tal forma que não atrapalhe o sentido de responsabilidade para com nossos filhos. De todo modo, a função da babá não é ser uma substituta para a mãe, mas complementar e ampliar o papel que, nos primeiros anos da criança, só os pais desempenham. Seria interessante que os pais percebessem que seu lugar junto ao filho é inegociável, desde que ocupado por eles, e que as babás precisam ser incentivadas a entender mais do que fazem − ou deveriam fazer− e a aprender a se posicionar de uma forma mais profissional. Quando pais e cuidadores conseguirem aprender a ver com o olhar do outro e a se comunicar melhor, as relações tenderão a se estabilizar e a se complementar em um interesse em comum: garantir uma segurança maior nas atitudes, uma maior unidade de linguagem, fornecendo um ambiente propício para o desenvolvimento de crianças saudáveis. Se o olhar for reduzido ao entretenimento, considero mais útil que os pais aproveitem o limitado tempo que lhes resta junto aos filhos tocando-os, escutando-os com atenção, brincando com eles, ou seja, permitindo-se a oportunidade única de conhecerem-se mutuamente e de estreitarem os laços afetivos que os unem, ampliando sua própria sensibilidade com relação às necessidades de sua criança em cada fase específica do que assistindo a situações alheias.

FERNANDA ROCHE é psicóloga e especialista em Educação Infantil e é sócia-diretora do Espaço de Desenvolvimento e Educação Infantil Criança em Foco Al. Augusto Stellfeld, 1262 | Bigorrilho (41) 3232-4837 criancaemfoco.com.br


SORRISO KIDS POR LILIANA TEMPORÃO FOTO MAH ZAMPIERON

DE MÃE PRA FILHA A SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA COMEÇA DESDE A GRAVIDEZ DE SUA MÃE. POR ISSO, O PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO É FUNDAMENTAL

A

gravidez é a fase ideal para o estabelecimento de bons hábitos. Receber novos conhecimentos por meio de informações sobre a importância do aleitamento materno no crescimento e desenvolvimento dos arcos dentários, o uso adequado da mamadeira e da chupeta (se necessário), além de orientações sobre a primeira consulta do bebê é um valioso aprendizado que terão influência no desenvolvimento da saúde do bebê. O pré-natal odontológico traz como principal objetivo cuidar e educar a gestante para ter um bebê saudável, incluindo ações com a de desmitificar crenças e preocupações sobre a gravidez e o tratamento dentário, conscientizar sobre os principais problemas bucais, orientando sobre a importância do controle de placa, uso do flúor, amamentação e cuidados com o futuro bebê. Os cuidados na gestação começam principalmente dando uma atenção especial na alimentação da gestante. Para isso, é importante que a alimentação seja balanceada, a base de proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas. Esse pequeno cuidado já terá influência direta no desenvolvimento dos dentes do bebê, pois os dentes de leite começam a se desenvolver a partir da 6ª semana de vida intrauterinas; dessa forma, condições desfavoráveis durante a gestação, como uso de

108

VIVER CURITIBA

alguns medicamentos, infecções e carências nutricionais, podem trazer problemas nos dentes do bebê em formação. Mulheres grávidas com higiene bucal falha podem desenvolver doença periodontal, que eleva a produção de mediadores inflamatórios, os quais, por sua vez, causam contrações uterinas, podendo ocasionar partos prematuros com bebês de baixo peso. Portanto, a gestante deve redobrar os cuidados com a higiene bucal.

LILIANA TEMPORÃO é odontopediatra e atende em sua clínica particular Rua Padre Anchieta, 1846, sala 104, Biocentro | Champagnat | (41) 3335-4388 lilianatemporao.com.br


www.sunshinepersianas.com.br

FORNECEDOR

As PERSIANAS HORIZONTAIS 50mm Sunshine estão disponíveis nas opções Madeira Natural, Madeira Sintética, Aluminio e PVC Decorado.

CONHEÇA TODOS OS PRODUTOS DA LINHA NO ESPAÇO SUNSHINE NA PINTURA E CIA. R. JACAREZINHO, 545 – ME RCÊS | (41) 3092.9494 | WWW.PINTURAECIA.COM


FOTO VALTERCI SANTOS

Ernani Rezende, João Carlos Ribeiro, Gustavo Fruet e Marina Nessi.

FOTO NAIDERON JR.

ELLEN NOGUEIRA

CASA COR

Cristiane Maciel e Sony Luczysyn, que assinam o espaço Studio de Um solteiro, com as arquitetas Carolina Posanske e Mariana Stockler, que assinam o Loft dos Recém-casados.

FOTO CHENG NV

Este ano a mostra está imperdível! Parabéns aos arquitetos que deixaram os espaços incríveis. Com certeza você se renderá a algumas das maravilhosas inspirações deles. A Casa Cor estará aberta até o início de outubro.

FOTO CHENG NV

FOTO DANIEL SORRENTINO

Com o arquiteto Filipe Bender, que assina um dos espaços da mostra, as arquitetas Denise e Carolina Leal Ribas, que assinam um dos sucessos da Casa Cor, a Casa Conteiner.

O artista plástico Andre Mendes foi conferir o espaço da designer Giovana Kimak e do arquiteto Andre Largura, o Lugar de Criança.

Zilda Fraletti e Marilene Ropelato visitaram o espaço Morada de Uma Artista, da arquiteta Mariana Paula Souza.

110

VIVER CURITIBA


FOTO ANTONIO MORO

FOTO: KELLY KNEVELS

FOTO MAURO CAMPOS

FOTO ALE MAYA

O arquiteto Marcelo Lopes, que projetou o Toillete Social Masculino, com Regina Bruni em seu espaço. A arquiteta Simone Stolfa em seu espaço Loft do Médico, junto com Bruno Colle, que também assina o ambiente, Simone Yared e Guilherme Yared.

FOTO JOSE PAIVA

Domingos Murta, Hellen Giacomitti, Gislaine Tourinho, Fabiana Murta Albuquerque e Tatiana Murta de Toledo.

Tania Mary Gomez e Jane Rocha

O ROSA EM DESTAQUE A designer de interiores Jane Rocha e a arquiteta Laryssa Rocha apresentam nessa edição da Casa Cor um projeto que apresenta às mulheres a importância da prevenção. O espaço foi desenvolvido para o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), que desde 2009 reúne voluntários para diversas atividades, entre elas a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Esse ano a VIVER Curitiba se uniu ao Instituto Humsol e promoverá vários eventos na campanha de prevenção Curitiba Rosa. Aguarde!

revistaviver.com.br 111


TORRITON Gallery

FOTO MARCELO COZZO

As lojas Baoo, My Shoes, Wish e Morango Brasil compõem a Torriton Gallery, um espaço de moda feminina dentro do salão da unidade Presidente Taunay! Susana Cardoso de Almeida Guth e Mariana Fleury (Baoo), Norane Calliari e Maria Lúcia Vialle (Torriton), Daianne Passarin (Morango Brasil) e Kelly Ribeiro (My Shoes), comemoram a parceria.

FOTO KELLY KNEVELS

GAPPY Cicero Lira, Angélica Fenley Belich e Ale Mazzarolo no preview de primavera da Gappy Store, que está de arrasar! A loja está com uma nova ambientação, com destaque para o painel assinado pelo designer Ale Mazzarolo.

MIXED

FOTO NAIDERON

A chegada da nova estação é brindada na Mixed! Mariana Guerra, Cristiane Castellon, Fátima Castellon, Giovana Martins de Oliveira e Thayna Pozzobon passaram por lá para conferir a nova coleção que é uma volta ao passado da diretora criativa da grife, Riccy de Souza Aranha.

MEETING DOCTOR Dra. Adriana Schmidt e a Dra. Silvana Wedderhoff Ceschim no I Meeting Doctor. O encontro é realizado pela Dra. Adriana com o objetivo de proporcionar aprimoramento técnico e trocas de experiências e reuniu médicos de todo o Brasil em Curitiba.

FLAVIA SIDOLI

Que mulher não gosta de sapato? E que tal um desfile de sapatos dentro de um salão? Juntos Flavia Sidoli e Auro Ottoni deixaram a mulherada de queixo caído curtindo as modelos que desciam e subiam os dois pisos do Torriton Pátio Batel apresentando tendências de make-up e cabelos e a coleção mara de sapatos.

112

VIVER CURITIBA

FOTO KELLY KNEVELS

FOTO KAUANA BECHTLOFF

ELLEN NOGUEIRA


FOTO LUCIANA PICANÇO

FOTO DIEGO PISANTE FOTO DIVULGAÇÃO

FOTO GERSON LIMA

WILCOX Atendimento personalizado e novas tecnologias para um novo conceito em centro de beleza “para celebridades da vida real”. É essa a experiência que o novo salão Wilcox Beauty Center quer proporcionar às curitibanas. Estiveram por lá, Camila Barbosa, Fabiola Ferraz e Alle Tonelli.

LOJA PARA SONHAR A terceira loja Son-

REFLEXOS Até 14 de outubro você pode conferir no MON a exposição AMARE PRESENTES Monica Malucelli, Sig Bergamin e Solange Elias se divertem na festa de inauguração da loja Amare Presentes. Com uma proposta diferenciada, a loja oferece uma seleção de produtos exclusivos para a casa, nacionais e importados. O atendimento personalizado às noivas é um luxo!

“Reflexos”, da fotógrafa Mariana Canet. Na foto, Patricia França, Mariana Canet, Maria Dolores, Jacqueline Loyola e Cristina Borcath curtem o livro que abriga a coletânea das obras durante a abertura da mostra.

FOTO NAIDERON JR.

JOGO DO BEM O Ecoestádio recebeu atletas e amigos do exjogador Cafú e do lutador Shogun para o “Jogo do Bem”. Após a partida aconteceu a “Feijoada do Bem”, com grande parte dos produtos oferecido pelo Grupo KF, um dos patrocinadores do evento. Na foto, o diretor de marketing da KF Grill, Feliphe Leon com Shogun e Cafú.

hos de Ninar em Curitiba é simplesmente incrível. O novo espaço conta com a criação de 11 quartos para os pequeninos projetados pela arquiteta Keyla Kinder. O casal Gisele Carrão e Wagner Silva comemora mais este sucesso.

FOTO DIEGO PISANTE

FOTO KELLY KNEVELS

TUDO É POSSÍVEL Tudo é Possível comemora dois Anos. O grupo foi criado por Luciana Moreira Costa Menezes e Raphaella Cervi Sigel para que as mulheres possam trocar dicas de beleza, de vida e de experiências e, assim, fazer amizades e se divertir muito!


CONSTRUA SUA HISTÓRIA QUANTOS PROJETOS VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS? AUGUSTO CURY LEMBRA QUE FELICIDADE É UMA CONQUISTA

Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.

DAURA CARNEIRO é fundadora da VIVER Curitiba

114

VIVER CURITIBA

maureenmiranda.com.br

ETERNO APRENDIZ POR DAURA CARNEIRO


Coleção Mosaico

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


O MELHOR DE CURITIBA ESTÁ AQUI

AGOSTO 2014 NÚMERO 124

“O MAIOR DESAFIO DA MULHER MODERNA É DEFINIR PRIORIDADES”

MODA ZEN Roupas confortáveis e cheias de estilo

ELE SUMIU?

Como perder um homem em dez dias (ou em um)

107 DICAS DE SAÚDE

DA MULHER

COM OS MELHORES ESPECIALISTAS DA CIDADE

SEM SEGREDOS PROGRAMAS SÓ PARA CASAIS + A PARANAENSE QUE SE ENCANTOU PELO IRÃ + PELE LIMPINHA EM TRÊS PASSOS

AGOSTO 2014 | #124 | R$ 10

REVISTA VIVER CURITIBA

ANA PAULA PADRÃO


Viver124issuu