Page 1

AGOSTO 2017

SUPERdica

Viagem

páginas 62 à 70

• VENEZA • TEXAS • INTERCÂMBIO • ESPÍRITO SANTO

qualviagem.com.br

VE N EZA

A CIDADE DAS GÔNDOLAS É ÚNICA E INESQUECÍVEL

TEXAS Diversão e arte na terra dos caubóis

Qual Viagem

INTERCÂMBIO Enxergando o mundo com outros olhos

ESPÍRITO SANTO Praias desertas, dunas, lagoas, gastronomia e forró

qualviagem @revistaqualviagem


QUAL VIAGEM

EDITORIAL

EDIÇÃO 45 • ANO 4 • AGOSTO 2017

APROVEITE A BAIXA TEMPORADA E VIAJE GASTANDO MENOS Prezado leitor, As férias do meio de ano chegaram ao fim. Para quem não desfrutou o período de descanso pode fazê-lo agora gastando menos. É que entramos na chamada baixa temporada - agosto a novembro -, quando os preços dos pacotes caem consideravelmente comparado às tarifas da alta temporada. Assim, quem pode escolher quando viajar, vale muito à pena aproveitar esses meses de menor movimento de turistas. Além de preços mais baixos há, ainda, vantagens como aeroportos mais tranquilos, atrações sem filas, praias mais calmas, entre outras. Da nossa parte seguimos oferecendo sugestões de destinos atraentes para que você leitor faça a sua escolha, arrume as malas e vá de encontro aos lugares encantadores do Brasil e do mundo. Nessa edição de QUAL VIAGEM apresentamos as belezas da encantadora e romântica VENEZA, na Itália. A cidade das gôndolas é extremamente sedutora, tanto para casais apaixonados como para quem pensa em curtir apenas o rico acervo arquitetônico às margens dos canais.

EDITORA E PRODUTORA QUAL LTDA. CNPJ 17.523.350/0001-35 Inscrição Estadual 140.490.598.110 Rua Carlos Weber, 1.805 Vila Leopoldina - CEP 05303-000 São Paulo - SP - Brasil Telefone +55 11 3024-9500 Publisher: Marcio L. Dadalti Diretor: Hitoshi Yoshimura Diretor Comercial: Marcos Telore Gerente Administrativa: Telma Pires Gerente de Negócios: Eliana Picchi Administração e Finanças: Uly Pedroso Barbosa Consultor Editorial: Cláudio Oliva Jornalistas: Luciano Emiliano, Pedro Teixeira (Mtb 48112), Roberto Maia Operações: Monique Carvalho, Pedro Monteiro Produção: Marlei Rugai, CCLE Digital Designer Fotos Ltda ME, RCS Designer Gráficos e Fotos Ltda - ME

FALE CONOSCO PUBLICIDADE Para anunciar, ligue: (11) 3024-9500 e-mail: viagem@editoraqual.com.br REDAÇÃO E-mails para a redação, sugestões de matérias, opiniões ou dúvidas: e-mail: qualviagem@editoraqual.com.br DISTRIBUIÇÃO Informações sobre distribuição das revistas, ligue: (11) 3024-9503 e-mail: distribuicao@editoraqual.com.br MÍDIA DIGITAL Informações sobre o site, rede social, aplicativos em tablets e smartphones: e-mail: midiadigital@editoraqual.com.br APPs

DISPONÍVEL TAMBÉM

Destacamos também as tradições, a grandeza e os contrastes do TEXAS, um dos estados mais tradicionais dos Estados Unidos. Na terra dos caubóis, do churrasco, das imensas picapes e da arte, visitamos a moderna Houston - o QG da Nasa - e a pacata Amarillo, cidade cortada pela mítica Rota 66. No Brasil, fomos conhecer o surpreendente litoral norte do ESPÍRITO SANTO, estado contemplado por paisagens naturais encantadoras. O circuito capixaba do Verde e das Águas tem lindas praias, dunas, rios, lagoas e muita história. Conheça também as opções e os destinos internacionais que atraem desde crianças até adultos da Terceira Idade nas viagens de INTERCÂMBIO. Segmento em ascensão, está no radar dos brasileiros, que cada vez em maior número partem em busca de aperfeiçoamento ou para o aprendizado de um novo idioma.

QR

Capture o QR Code e visualize a revista on line Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem a autorização por escrito dos editores. As informações publicitárias contidas nesta revista são de responsabilidade dos anunciantes.

Boa leitura, boa viagem e até a próxima edição! EDITORA QUAL

Este produto é impresso na PLURAL com papel certificado FSC® - garantia de manejo florestal responsável - e com a tinta ecológica Agri-WebTM. O selo de Qualidade Ambiental ABTG comprova a sustentabilidade dos processos gráficos.


CAPA

Pág .

72

AGOSTO 2017

SUPERdica

PELOS MARES 8, 10 e 12

PELO BRASIL

qualviagem.com.br

28 e 29

• VENEZA • TEXAS • INTERCÂMBIO • ESPÍRITO SANTO

Págs.

PELO MUNDO Págs.

58 e 59

BOARDING GATE Pág.

60 e 61

INTERCÂMBIO Enxergando o mundo com outros olhos

95

TEXAS

Pág.14

Tudo no Texas é grandioso. Das imensas picapes às enormes porções de churrasco e chapéus dos vaqueiros.

INTERCÂMBIO

VE N EZA

A CIDADE DAS GÔNDOLAS É ÚNICA E INESQUECÍVEL

TEXAS Diversão e arte na terra dos caubóis

HOTÉIS & RESORTS Pág.

Viagem iagem

páginas 62 à 70

FOTO: ©ISTOCK.COM / FREEARTIST

Págs.

Qual Viagem

QUAL VIAGEM

SUMÁRIO

Pág.

43

ESPÍRITO SANTO Praias desertas, dunas, lagoas, gastronomia e forró

qualviagem

@revistaqualviagem

ESPÍRITO SANTO

Pág.34

O circuito capixaba do Verde e das Águas tem praias desertas, lagoas, rios, dunas, forró, muita história e gastronomia.

Todos os anos, milhares de brasileiros fazem as malas para aprender uma nova língua ou se aperfeiçoar na profissão.

+

GARIMPANDO Pág.

30

CANADÁ Pág.

32

SUPERDICA Pág.

62 à 70

DICAS DA GUTA Pág.

96


AUSTRALIS

Ventus chega em janeiro de 2018

FOTO: DIVULGAÇÃO

QUAL VIAGEM

PELOS MARES

N

ascido nas águas da Patagônia, o navio Ventus Australis logo se juntará à embarcação irmã, o Stella Australis. São os únicos projetados e construídos para poder navegar com seguranças pelas remotas paisagens patagônicas, pelos fiordes da Terra do Fogo e desembarcar no mítico Cabo Horn. Fará, também, expedições a um novo destino, o Glaciar Condor. Com previsão para iniciar suas operações em janeiro do próximo ano, incorpora o que há de mais recente em tecnologia ambiental para garantir a conservação da natureza imaculada dos roteiros.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Informações: australis.com

EMERALD WATERWAYS

Prazeroso lazer nos cruzeiros fluviais

A

empresa marítima está ampliando sua programação de atividades e entretenimento a bordo, incluindo novas oficinas de fotografia, aulas de ioga e jantar com um chef celebridade. As novidades começam já este ano e continuarão ao longo de 2018. No cruzeiro The Sensations of Southern France, que começa no dia 14 de outubro, os hóspedes poderão aprender como usar melhor a câmera de seus celulares para capturarem fotos com qualidade e mais cativantes. Também vão mergulhar nas “provas culinárias” da França. Em Avignon, por exemplo, haverá um jantar estilo provençal tradicional preparado pelo aclamado chef local e finalista do Top Chef France, Fabien Morreale. Já nos roteiros pelo Douro a programação de bem-estar inclui aulas de ioga no sundeck do navio.

Informações: emeraldwaterways.com

STAR CLIPPERS

Roteiros de veleiro pela autêntica Cuba uba tem muito a oferecer aos turistas com sua rica cultura, história fascinante, pessoas encantadoras, culinária saborosa e diferentes formas de expressões artísticas – música, arte cinema e muito mais. O roteiro com saídas a partir de dezembro (9 a 14 noites), a bordo do veleiro Star Flyer com 85 cabines, também inclui paradas em outros portos do Caribe (San Andrés, República Dominicana e Ilhas Cayman entre outras). Em território cubano o destaque fica para Cienfuegos, uma cidade à beira-mar tão bonita que é conhecida como “Pérola do Sul”; Cayo Rico, uma ilha deserta e paradisíaca; e Havana, a charmosa capital cubana, repleta de cores e história, além da Praia de Maria La Gorda – perfeita para quem gosta de mergulhar.

Informações: starclippers.com 8

FOTO: DIVULGAÇÃO

C


REGENT SEVEN SEAS CRUISES

Navegando no mundo de Game Of Thrones

FOTO: DIVULGAÇÃO

QUAL VIAGEM

PELOS MARES

D

o norte da Europa até o continente africano é possível encontrar lugares onde acontecem as tramas da saga “Game of Thrones”. Assim como na ficção, a melhor forma de chegar a alguns destes destinos é pelo mar. Os cruzeiros incluem roteiros para locações que retratam Dorne, Westeros e outros pontos dos Sete Reinos. São eles: O Casamento de Danerys e Khal Drogo – Island of Gozo em Valleta (Malta); Porto Real e Fortaleza Vermelha - Dubrovnik (Croácia) retrata a capital dos Sete Reinos e o forte de Lovrijenac, que na série é a Fortaleza Vermelha; As Terras do Norte – Na Islândia está Thingvellir, que ambientou paisagens de Westeros, inclusive a luta entre Brienne e Sandor Clegane, o Cão; e Jardins de Água em Dorne - O Real Alcázar de Sevilha (Espanha), um belo palácio islâmico medieval que deu vida a Lançassolar, fortaleza da Casa Martell e a capital de Dorne.

FOTO: © ISTOCKPHOTO / SUNLOW

Informações: pt.rssc.com

MSC CRUZEIROS

MSC Bellissima terá atrações inéditas

C

om 19 decks e capacidade para 5.714 passageiros, o navio MSC Bellissima iniciará atividades em março de 2019. Em sua temporada inaugural navegará pelo Mediterrâneo Ocidental com paradas em cidades como Gênova, Marselha, Barcelona, Nápoles, Messina (Sicília) e Valeta (Malta). A bordo, novidades que prometem elevar a experiência de viagens de cruzeiro. Entre elas, dois espetáculos inéditos do Cirque du Soleil; a Chocolateria e Champagne Bar com 20 bares e dez restaurantes; um simulador de F1 com dois carros de corrida; uma pista de boliche em tamanho real; um parque aquático temático; o Studio TV e Bar - sala de alta tecnologia que transmitirá jogos ao vivo; o céu digital - uma tela de LED de 80 metros que vai abranger uma área de 480m² do calçadão interno da Galleria Bellissima; cabines para grupos de até dez pessoas; e as luxuosas suítes MSC Yacht Club.

Informações: dreamlines.com.br

NORWEGIAN CRUISE LINE

Vinho é a estrela s cruzeiros Meet the Winemakers – com os navios Escape e Dawn – terão famosos vinicultores a bordo e intensa programação onde o vinho será o destaque principal. Os hóspedes terão a oportunidade de provar marcas selecionadas e jantar com líderes e lendas da indústria vinícola, incluindo Michael Mondavi, Aaron Sanchez, Gerard Bertrand e Salvatore Ferragamo. Entre as atividades programadas estão seminários, degustações, workshops e jantares harmonizados. Este ano, as saídas acontecem em setembro (dia 22), novembro (dia 4) e dezembro (dia 2). Em 2018, partem em fevereiro (dia 17) e março.

Informações: ncl.com.br

10

FOTO: DIVULGAÇÃO

O


QUAL VIAGEM

PELOS MARES RITZ-CARLTON YACHT COLLECTION

Luxo em terra e também no mar

A

FOTO: DIVULGAÇÃO

conceituada rede hoteleira Ritz-Carlton anunciou sua entrada no mercado de iates e cruzeiros luxuosos. Com a novidade, se posiciona como a única provedora de hospedagem de luxo em terra e no mar. O primeiro dos suntuosos navios com capacidade para 298 passageiros em 149 suítes – todas com varandas privativas - está previsto para começar a navegar no quarto trimestre de 2019. Os itinerários estão sendo desenvolvidos com o intuito de combinar o estilo de vida dos hotéis da marca com a liberdade casual das férias a bordo de um iate. Com destinos intimistas e exclusivos, as viagens terão duração de 7 a 10 dias. Entre os destinos estão o Mediterrâneo, o norte da Europa, o Caribe e a América Latina. As reservas estarão abertas a partir de maio de 2018. Informações: ritzcarlton.com/en/yachts

HURTIGRUTEN

Navios com tecnologia híbrida

ROYAL CARIBBEAN

Uma sereia no Rio de Janeiro

O

luxuoso Sirena estará no Rio de Janeiro, em outubro, em uma viagem que valoriza o litoral brasileiro antes de seguir para a Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires. A viagem de 12 dias inclui paradas em Búzios, Ilha Grande, Paraty, Santos, Porto Belo e Rio Grande. O navio de porte médio tem capacidade para 684 hóspedes em 342 suítes e cabines de luxo. Aporta em portos menores e pitorescos, onde os de grande porte não conseguem. A bordo, um dos destaques é a gastronomia. São quatro restaurantes gourmet, sendo dois novos na sua categoria: o Tuscan Steak e o autêntico italiano Toscana. Além deles, o Red Ginger - contemporâneo de inspiração asiática – e o Jacques Bistro no Grand Dining Room, que durante o almoço oferece menu exclusivo com pratos assinados pelo lendário chef Jacques Pepin. Informações: oceaniacruises.com

12

Informações: discovercruises.com.br

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

A

empresa anunciou que irá lançar dois novos navios de expedição com tecnologia híbrida e ecologicamente sustentável, projetados pela Rolls-Royce, que serão entregues em 2018 e 2019. O MS Roald Amundsen será o primeiro a nevegar, em julho do próximo ano, e fará cruzeiros pela Antártida. A outra embarcação se chamará MS Fridtjof Nansen. Objetivo é que eles, além de reduzir o consumo de combustível, possam mostrar ao mundo que a propulsão híbrida em grandes navios é possível. Ambos terão capacidade para 600 passageiros. Serão especialmente construídos para viagens em águas polares com o conforto de hotel flutuante. Também definirão um novo padrão em design de interiores e experiência a bordo. Todas as 265 cabines serão externas – a metade com varanda. As reservas já estão abertas.


VocĂŞ poderia estar aqui.

Taxas inclusas


FOTO: ROBERTO MAIA

QUAL VIAGEM

TEXAS


Tudo no Texas é grandioso. Das imensas picapes às enormes porções de churrasco e chapéus dos vaqueiros. Região de contrastes, tem áreas áridas, vastas pradarias, montanhas, cânions deslumbrantes e até litorais aprazíveis. Cidades modernas convivem harmoniosamente com pequenos e charmosos vilarejos. E não faltam atividades culturais, gastronômicas, compras e aventuras. De preferência sobre uma motocicleta na mítica Rota 66 ou sobre o lombo de um cavalo no melhor estilo dos faroestes americanos. Por Roberto Maia


FOTO: ROBERTO MAIA

QUAL VIAGEM

TEXAS

O programa Cowgirls & Cowboys in The West, no Rancho Los Cedros, é comandado por mulheres e as cavalgadas levam até a borda do cânion Palo Duro

A

pesar das facilidades do mundo moderno, o estilo caubói ainda sobrevive no Texas. Atividade em extinção em muitos outros lugares, que utilizam drones e helicópteros para vigiar e mover rebanhos, no tradicionalíssimo estado americano eles se orgulham do que fazem. Ainda preferem o cavalo para enfrentar as áridas pradarias de terra vermelha e o laço para capturar e arrastar os bezerros. Bem como não dispensam as botas de couro com esporas reluzentes e os vistosos chapelões. Colonizado pelos espanhóis, o estado sempre teve como característica o contraste entre as regiões Norte (favorecida pelo clima e pelos recursos hídricos, o que beneficiou o desenvolvimento da agricultura) e Sul (árida e desértica). E foram essas condições adversas que levaram ao surgimento dos caubóis, homens destemidos que cuidavam do gado e defendiam com unhas, dentes e balas

16

as terras contra os ataques indígenas. Por isso, eles se tornaram um dos maiores símbolos dessa parte dos Estados Unidos. Quem já conhece as principais cidades dos EUA ficará surpreso quando visitar o Texas. É diferente e encantador. Sem dúvida uma viagem através de velhas tradições americanas em um destino que as preserva com carinho, mas sem abrir mão das facilidades atuais. Uma das coisas que chama a atenção logo de cara é a quantidade e o tamanho dos veículos dirigidos pelos texanos do interior do estado. Super populares, os big trucks, carros estilo picape, porém bem maiores e com rodas enormes, exigem estacionamentos com vagas mais largas que as normais. Para marcar ainda mais o estilo texano dos caubóis modernos, alguns ainda “instalam” enormes chifres de touro sobre o capô.


FOTO: ©ISTOCK.COM / ZRFPHOTO

O cânion Palo Duro tem 193 km de extensão e paredões com mais de 300 metros de altura. O imenso parque estadual tem trilhas para caminhadas, de bike ou à cavalo.

17


QUAL VIAGEM

TEXAS

Para nós brasileiros a viagem começa pela moderna Houston, que conta com um aeroporto internacional que recebe voos diretos e diários de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 2015, 69 mil brasileiros visitaram o estado que é dividido em sete regiões com paisagens bem diversas, onde é possível encontrar praias, montanhas, cânions, savanas, florestas e cidades encantadoras. Em todas elas os passeios a cavalo estão sempre presentes para a diversão dos turistas no melhor estilo do faroeste americano. São elas:

Big Bend – Oferece a oportunidade de passeios

através de trilhas pelo parque nacional do Big Bend ou pelos cânions da região. Uma das atrações são as misteriosas luzes de Marfa, que atraem muitos turistas. Mistura paisagens incríveis com a cultura do Velho Oeste.

Costa do Golfo – Ideal para quem não abre mão de destinos com praias. Nesse quesito, o Texas nem sempre é um destino lembrado. Um erro porque a região do Golfo oferece mais de 960 km de costa com praias de areia macia. Mas há, também, atrativos culturais e históricos. É lá que está a bela Houston, cidade grande e moderna repleta de teatros e museus. Região das Colinas – Denominada Hill Coun-

try, fica no centro do Texas, onde está a capital Austin. Muitos texanos consideram a região a alma e o coração do estado. Além das atrações culturais tem paisagens maravilhosas e excepcionais vinícolas

Piney Woods – Por mais incrível que pareça, o Te-

xas tem grandes florestas de pinheiros, principalmente em Caddo Lake e na reserva natural de Big Thicket.

Pradarias e lagos – Apesar das grandes áreas

urbanas, tem áreas com muitos lagos naturais. Vizinhas, a imponente Dallas oferece vida noturna animada enquanto Fort Worth mantém o espírito caubói do Velho Oeste. Cidades menores como Grapevine, Bastrop, Lockhart e Seguin mantém o estilo de vida pacato do interior.

Planícies do Sul do Texas – Uma das

regiões mais dinâmicas do estado e rica em vida selvagem, história e atrações culturais. San Anto-

18

nio, por exemplo, reúne opções de passeios para todos os gostos. Destino escolhido por famílias que procuram diversão em parques temáticos como o SeaWorld e o Six Flags Fiesta. A cultura mexicana predomina em cidades como Eagle Pass, Laredo, Roma, Rio Grande City e McAllen.

Planícies de Panhandle – Localizada bem

ao Norte do estado, tem esse nome por causa da sua forma parecida com o cabo de uma frigideira. É nela que passa a mais famosa rodovia americana, a Rota 66. Bem servida por lojas, antiquários, restaurantes e atrações como o Cadillac Ranch. Na cidade de Amarillo está o segundo maior cânion dos EUA, o Palo Duro. A região é também conhecida por seu céu claro repleto de estrelas brilhantes. Nessa matéria focaremos apenas em Amarillo e Houston, duas cidades visitadas por Qual Viagem, mas que transmitem muito bem o que é o estilo texano, onde a história do Velho Oeste se incorpora à beleza perene da região.

ˆ Anualmente, Amarillo recebe a visita de 2 milhões de turistas vindos de todas as partes do mundo. E todos vão em busca dos atrativos naturais e para conhecerem o estilo do Velho Oeste, que marca o estado em uma combinação harmoniosa entre o histórico e o contemporâneo. Entre os principais atrativos da cidade estão o cânion Palo Duro, a mítica Rota 66 e o Cadillac Ranch.

Palo Duro – Segundo maior do país – atrás apenas do Grand Cânion – reserva muitas atividades no imenso parque estadual. São 193 km de extensão e paredões com mais de 300 metros de altura expondo as multicoloridas camadas de sedimentos. Visitantes nacionais e internacionais procuram o lugar para caminhadas, observação de pássaros, passeios a cavalo e de bicicleta. Muitos acampam nas várias áreas disponíveis, seja em barracas, motorhomes ou em cabanas completamente equipadas e disponíveis para locação. Durante os meses de verão, o romance musical Texas! (texas-show.com) é apresentado há 52 anos no anfiteatro ao ar livre, que tem o belo desfiladeiro como cenário principal. Desenvolvido bem ao gosto


FOTOS: ROBERTO MAIA

A Rota 66 passa por Amarillo, onde estão lojas de anguidades e restaurantes sempre com muitos motociclistas. Bob “Crocodilo”Lile (à esquerda com um exemplar de Qual Viagem) é um apaixonado e especialista na rota.


QUAL VIAGEM

TEXAS americano, pode decepcionar quem espera um espetáculo internacional típico como os da Broadway, em NY. Com três horas de duração – chega a ser cansativo em alguns momentos – e com uma centena de atores em cena, o show de dança e música transporta o público para o Velho Oeste dos EUA e seus intrépidos colonos do século 19. É realizado de terça a domingo, às 20h, e o ingresso custa US$ 20. Para jantar antes paga-se outros US$ 10. Mas não espere muito. A comida é simples e servida em pratos de isopor com talheres plásticos. Se quiser mesmo assistir ao espetáculo uma dica é chegar ao parque por volta das 16h, evitando o sol inclemente da região que passa tranquilamente dos 40 graus nessa época do ano. Passeie, visite a Canyon Gallery e termine o dia no anfiteatro.

Rota 66 – Como diz o refrão de uma música con-

sagrada na voz de Nat King Cole: Get your kicks on Route sixty-six (Dê a partida na Rota 66). A canção exalta a mais famosa das estradas dos EUA, a histórica Rota 66 (amarillo66.com). Ela representa o início da infraestrutura rodoviária do país e a transição dos caminhos de terra para as rodovias asfaltadas. Conta a história da recente mobilidade da nação e da democratização das viagens. Tem 3.939 km ligando Chicago a Santa Mônica e atravessa oito estados. Entre eles o Texas com 286 km, indo de Texoba à cidade fantasma de Glenrio. Nos quase 48 quilômetros situados em Amarillo há 25 lojas de antiguidades e 15 restaurantes sempre repletos de motociclistas e suas máquinas maravilhosas. Uma delas, a Lile Art Gallery, pertence a Bob “Crocodilo” Lile (crocodilelile.com), um apaixonado e especialista na rota. “Amo o Texas porque tem desertos, montanhas, savanas e até praias. E a Rota 66 me fascina por causa da sensação de aventura, liberdade, do vento nos cabelos e o sol batendo no rosto”, explica Lile.

Cadillac Ranch – Próximo da Rota 66 está um

dos locais mais famosos e visitados do Texas. O Rancho dos Cadillacs nasceu de uma ideia que tinha tudo para dar errado. Em 1973, Stanley Marsh, um milionário excêntrico proprietário de uma grande área rural na região, contratou o The Ant Farm, um grupo de artistas de São Francisco para criar uma obra de arte única – enterrar dez cadillacs (modelos de 1948 a 1963). Inicialmente, os automóveis enterrados de forma inclinada e apenas com a parte traseira para fora 20

tinham a sua cor original. Porém, com o passar do tempo, alguns visitantes começaram a grafitar os carros. Depois de algum tempo a prática passou a ser seguida por muitos outros e a grafitagem acabou por se tornar permanente. E o lugar virou atração turística. Atualmente, a qualquer hora do dia, cerca de 50 a 100 pessoas se divertem pichando os carros enterrados. É tanta gente que de tempos em tempos grossas camadas de tinta são retiradas dos veículos.

Mas Amarillo conta com muitas outras atrações. Tem um jardim botânico, um zoológico, fazendas, um parque de diversões, museus e ótimos restaurantes. Um dos lugares mais procurados é o Cowgirls & Cowboys in The West, no Rancho Los Cedros (cowgirlsandcowboysinthewest.com). Comandado por mulheres, disponibiliza passeios em cavalos que levam até a borda do cânion Palo Duro. A dona, Phyllis Nickum, recebe os visitantes com muita atenção e simpatia, explicando procedimentos com os animais antes do início da jornada. Durante o passeio ela conta muitas histórias sobre os caubóis da região. Uma hora custa US$ 69 e duas sai por US$ 89. Ao final foi servido um brunch à sombra do seu celeiro com comidas e músicas típicas ao vivo. Porém, a refeição não está incluída no programa e somente é servida em eventos privados e reservados previamente. A cidade de 200 mil habitantes é muito tranquila e repleta de atividades culturais. Para se ter uma ideia da importância das artes no destino, basta saber que o maior museu histórico do Texas, o Panhandle-Plains Historical (panhandleplains.org) foi construído em 1933, no campus da universidade e tem suas portas adornadas com famosas marcas de fazendas locais. Seu acervo inclui dois milhões de artefatos em 22 galerias, que têm o Texas como pano de fundo e mostra desde a pré-história até os dias atuais. Outros museus que valem ser visitados são o Amarillo Museum of Art (amarilloart. org) que tem coleção permanente com obras modernistas dos EUA, pinturas europeias dos séculos 17, 18 e 19, tecidos do Oriente Médio, escultura Java do século 9, fotografia e arte asiática; o American Quarter Horse Hall of Fame and Museum


FOTO: ©ISTOCK.COM / PAASCHPHOTOGRAPHY

Uma das principais atrações do Texas, o Cadillac Ranch foi criado em 1973 e atrai muitos turistas que grafitam os dez cadillacs enterrados

Cadillac Ranch


FOTO: ATTRACTIONS/EVENTS / KENNY BRAUN

QUAL VIAGEM

TEXAS

(aqha.com/museum), que exibe as estrelas do mundo dos cavalos quarto de milha americanos que se tornaram lendas; o RV Museum (rvmuseum. net) com exposição de trailers antigos ou vintage, motorhomes e motocicletas; o Bill’s Backyard Classics (bbcamatx.com) com mais de 170 carros clássico impecáveis; e o Kwahadi Museum of the American Indian (kwahadi.com) que mostra como eram os costumes e as tradições dos povos indígenas e das planícies. Outra saborosa tradição texana é o churrasco. No Texas ele é preparado com costelas ou peito bovino e sempre servido com acompanhamentos típicos e em porções generosas ao estilo caseiro. Um dos lugares mais procurados do Estado é o famoso restaurante da família Lee, o Big Texan Steak Ranch, que oferece jantar grátis para quem conseguir comer cerca de dois quilos de churrasco com acompanhamentos em uma hora. Se não conseguir paga US$ 72. A casa foi inaugurada em 1960 como uma parada na Rota 66. 22

FOTO: ROBERTO MAIA

Muito tradicional no Texas, o churrasco é preparado com costelas ou peito bovino e sempre servido em generosas porções. Acima, o restaurante Big Texan Steak Ranch, um dos mais famosos do estado. Ao lado, o museu Panhandle-Plains Historical.


FOTO: ROMAIN2K/OWN WORK/CC BY-SA 4.0/CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/VIA WIKIMEDIA COMMONS

O acervo do Houston Space Center reúne foguetes e ônibus espaciais utilizados pela NASA, além de pedaços de rochas trazidas da Lua e de Marte

Quarta maior cidade dos EUA, Houston surpreende pela beleza e por ser extremamente cosmopolita. Para quem gosta de artes e museus é um prato cheio. Mas também atende muito bem os visitantes com outras expectativas. Tem muitas áreas verdes (mais de 480 km de trilhas), esportes, compras, gastronomia e vida noturna de classe mundial. É grande, mas não parece, apesar dos seus 2,3 milhões de habitantes. É um destino que consegue o equilíbrio perfeito entre negócios e lazer. Os negócios predominantes são relacionados ao petróleo e ao setor médico. O maior complexo médico do mundo, o Texas Medical Center (TMC), recebe mais de 7 milhões de visitas por ano. São 21 renomados hospitais, instituições acadêmicas e de pesquisa, programas de enfermagem, escolas de medicina e universidades. Muita gente também escolhe a cidade como destino de compras, um dos melhores dos EUA. São diversos shoppings e outlets à disposão, porém, o maior espaço é o The Galleria (simon.com/mall/the-galleria) com cerca de 400 lojas e até uma grande pista de patinação. Neiman Marcus, Saks Fifth Avenue, Nordstrom, Macy’s e grifes internacionais como Louis Vuitton, Montblanc, Chanel, Gucci e Versace estão por lá. Um apli-

cativo para smartphones e tablets dá as coordenadas das lojas, restaurantes e opções de entretenimento. Mas é a NASA que é lembrada quando pensamos em Houston. E muito por causa do filme Apollo 13, que mostra as dificuldades enfrentadas pelo astronauta Jim Lovell (personagem interpretado por Tom Hanks). Foi ele quem disse a famosa frase “Houston, we’ve had a problem”, sobre a explosão de um tanque de oxigênio na capsula espacial. Uma das principais atrações da cidade, o Houston Space Center é uma experiência imperdível para adultos e crianças. O centro de comando das missões espaciais da NASA reúne foguetes e ônibus espaciais. Logo na entrada, na Independence Plaza, a primeira surpresa. Uma réplica do ônibus espacial Independence sobre um Boeing 747 que era utilizado para transportar a nave até o local de lançamento. O tamanho impressiona e é inevitável pensar como é possível um conjunto tão pesado levantar voo e voar. Os visitantes podem entrar em ambas aeronaves. As antigas salas de controle estão lá, intactas. Incrível imaginar que com tão poucos recursos – em comparação aos dias atuais - podiam monitorar astronautas e foguetes em missões espaciais. O Space Center conta também com exposições interativas, uma réplica da estação espacial Skylab com bonecos representando astronautas em situações cotidianas, sala de cinema 3D, entre outros atrativos. Não perca a oportunidade de tocar em pedaços de rochas trazidas da Lua e de Marte. 23


O Museu de Ciências Naturais impressiona pelos grandes esqueletos de dinossauros em exposição

Para conhecer os bastidores do complexo é necessário embarcar em um trenzinho, o Tram Tour, que circula por toda a área da NASA. São três as paradas: a antiga sala de controle, o centro de treinamento de astronautas e o Rocket Park, um imenso galpão onde está o foguete Saturn V usado nas missões Apollo entre 1967 e 1972. Fãs de esportes vão se esbaldar. Quatro modernos estádios (dois com tetos retráteis) recebem jogos profissionais durante todo o ano. O Houston Dynamo (futebol) joga no BBVA Compass Stadium; o Houston Astros (beisebol) no Minute Maid Park; o Houston Rockets (basquete) na Toyota Center Arena; e o Houston Texans (futebol americano) no NRG Stadium. Se tiver a oportunidade de assistir a um jogo não vai se arrepender. Muito mais que ver os dois times em campo vale pelo evento em si. As modernas arenas dispõem de muitos restaurantes, bares e food trucks com todo tipo de comida. Com mais de 10 mil restaurantes representando a culinária de 35 países, Houston tem uma das cenas gastronômicas mais excitantes dos EUA. E tem de tudo e para todos os gostos, de refeições requintadas até o tradicional churrasco texano. A cidade abriga importantes museus e galerias de arte e, por isso, uma enorme comunidade de artistas. Em uma única área, o Distrito dos Museus, estão 19 museus, além do Houston Zoo, que abriga mais de 6 mil animais exóticos de 800 espécies. Todos os museus a curta distância um do outro. Juntos somam mais de 500 mil m2 de espaço expositivo e são visitados por mais de 7 milhões de pessoas anualmente. 24

FOTO: ROBERTO MAIA

QUAL VIAGEM

TEXAS

Entre os mais concorridos estão o de Belas Artes, fundado em 1900, com uma coleção de 65 mil obras de arte da antiguidade até o presente; o de Ciências Naturais, que tem exposições permanentes, um Paleontology Hall com centenas de fósseis, um teatro IMAX e um planetário; o do Holocausto; o das Crianças, fundado em 1980 e instalado em um edifício com inúmeras exposições práticas inovadoras para toda a família; e o The Health, que ensina de maneira simples e divertida sobre saúde, bem-estar e a anatomia humana. Fora da área reservadas aos museus, um outro, o Lone Star Flight Museum mudou recentemente de Galveston para o aeroporto de Ellington, em Houston. Com investimento de US$ 38 milhões, o novo espaço tem 12,8 mil m² com dois grandes hangares (15 e 20 aviões), salas de aula e de reunião, além de um auditório de 250 lugares. A mudança foi provocada pelo estrago causado pelo furacão Ike, que em setembro de 2008 atingiu a ilha. A cidade também dispõe de um Distrito dos Teatros com 17 quadras, onde estão, entre outros, o Houston Grand Opera, o Alley Theatre, o Houston Symphony e o Houston Ballet. Todos eles apresentam espetáculos premiados e reconhecidos com Grammy, Tony e Emmy. Uma outra interessante opção de passeio, o Downtown Aquarium abriga mais de 200 espécies de vida marinha.

O jornalista Roberto Maia viajou a convite do Turismo do Texas e com a proteção do seguro-viagem Global Travel Assistance - GTA


MANIA DE GRANDEZA

FOTO: NATURE / KENNY BRAUN

O Texas tem atrações com as maiores proporções não só nos Estados Unidos, mas também no mundo. Veja abaixo algumas curiosidades sobre a grandiosidade do estado:

Aeropor tos – São aproximadamente 400. O Aeroporto Internacional de Dallas/Fort Worth, por exemplo, tem o maior estacionamento do mundo e é o terceiro em número de operações no planeta. Rosas – O Tyler Municipal Rose Garden é o maior

FOTO: YINAN CHEN/GOODFREEPHOTOS.COM/PUBLIC DOMAIN/VIA WIKIMEDIA COMMONS

campo de rosas do mundo. São mais de 38 mil flores de 500 tipos espalhadas por 22 acres de jardim. Em outubro, acontece o Texas Rose Festival and Rose Parade.

FOTO: ©ISTOCK.COM / ROSCHETZKYISTOCKPHOTO

Capitólio – Construído em maio de 1888, em Austin, é o maior capitólio em metros quadrados e o segundo mais alto, perdendo apenas para o da Louisiana. Maior inclusive que o de Washington, o mais famoso dos EUA.

Roda-gigante – O Dallas State Fair Park abriga

Montanha-russa aquática – O parque aquático

FOTO: ATTRACTIONS/EVENTS / GEORGE DOYLE

Schlitterbahn em Galveston inaugurou recentemente a Massiv, montanha-russa aquática com mais de 36 metros de altura. Galveston é, inclusive, a maior ilha barreira do mundo, com 170 quilômetros de área.

Cavernas – As cavernas do Natural Bridge Caverns

fazem parte de uma enorme rede subterrânea composta por mais de 10 mil formações diferentes de estalactites. É a maior dos EUA acessível ao público. Morcegos – Mais de 20 milhões vivem na caverna Bracken Cave, número maior do que a população de Mumbai, na Índia. Outra colônia com mais de 1,5 milhão habita a Congress Avenue Bridge, em Austin.

Festivais de música – Austin é a “capital da música ao vivo no mundo”. Tem um dos melhores e maiores cenários para música local e internacional. É palco de festivais que atraem cerca de 450 mil pessoas todos os anos. Swing carousel – O Texas SkyScreamer, brinquedo com cadeiras que giram nas alturas fica no parque Six Flags Over Texas, em Arlington, e mede mais de 100 metros de altura.

FOTO: ©ISTOCK.COM / LUNAMARINA

a Texas Star, maior roda-gigante do país. Ela tem mais de 64 metros de altura e lugar para 264 passageiros.

25


Serviço O Texas é o segundo maior estado americano, atrás apenas do Alasca. Seus 695 mil km² representam um território maior do que qualquer país da Europa e, inclusive, maior do que alguns deles juntos.

IDIOMA

Inglês

MOEDA Dólar (US$)

FUSO HORÁRIO

Menos duas horas em relação ao horário de Brasília

VISTO

É necessário para os brasileiros

CONSULADO DOS EUA EM SÃO PAULO

Rua Henri Dunant, 500 - Chácara Santo Antônio - São Paulo-SP. Tel. (11) 32505000. Informações: br.usembassy.gov/pt

CONSULADO DO BRASIL EM HOUSTON

Park Tower North - 1233 West Loop South, Suite 1150. Tel. +1 713-961-3063. Informações: houston.itamaraty.gov.br/en-us

CLIMA

A temperatura média anual é de 20°C com clima tropical e subtropical no Sul e temperado no Norte. O inverno é ameno e o verão bem quente. As melhores épocas para viajar são, portanto, na primavera e no outono.

COMO CHEGAR

FOTO: ROBERTO MAIA

O Aeroporto Internacional George Bush (IAH) de Houston conta com ligações diretas a partir de São Paulo e do Rio de Janeiro através da United Airlines (united.com/ual/pt/br).

SAÚDE

Nenhuma vacina é exigida de cidadãos brasileiros para entrar nos EUA.

TRANSPORTES

A localização de Houston oferece uma excelente conectividade a partir dos seus dois aeroportos internacionais. O IAH oferece voos diretos para mais de 190 destinos nos EUA e no mundo – inclusive o Brasil. Já no Aeroporto Hobby (HOU), a Southwest Airlines (southwest.com) dispõe de voos sem escalas a cidades no país e a nove destinos internacionais no México, América Central e Caribe. Para se locomover pela cidade as opções são alugar um carro, utilizar táxis ou o METRORail, sistema ferroviário de 37 km que conecta o centro comercial (Downtown), o centro geográfico (Midtown), o distrito dos Museus, o centro médico e a parte Leste (East End).

ONDE FICAR São muitas e variadas as opções de hospedagem no Texas. Há, hotéis de todos os níveis, pousadas e bed and breakfast. Há, também, opções exóticas como o Cypress Valley Canopy Tours (cypressvalleycanopytours.com), em Spicewood, que oferece a possibilidade de hospedagem em casas na árvore; o Dos Brisas Inn (dosbrisas.com), que tem clima de fazenda com todo conforto e requinte de um hotel 5 estrelas; o El Cosmico (elcosmico.com), no meio do deserto, em Marfa, permite a observação de estrelas com hospedagens em trailers e cabanas; o The Antlers Inn (theantlers.com), instalado em vagões restaurados de um trem do ano de 1901; e o Olivia Mansion (oliviamansion.com), uma mansão restaurada com seis charmosas suítes decoradas com utensílios e lustres do século 19. Qual Viagem utilizou e aprovou os seguintes hotéis durante a viagem ao Texas:

The St. Regis Houston - 1919 Briar Oaks Lane – Houston - stregishoustonhotel.com Courtyard by Marriott Downtown 724 S. Polk St. – Amarillo - marriott.com/ hotels/courtyard-amarillo-downtown

ONDE COMER AMARILLO Golden Light Café – 2906 SW 6th Ave - goldenlightcafe.com Café 806 - 2812 SW 6th Ave Big Texan Steak Ranch – 7701 Interstate 40 Access Rd - bigtexan.com Crush – 701 S. Polk - crushdeli.com Palace Coffee – 817 S Polk St. palacecoffee.co Imperial Taproom – 410 15th St. #100, Canyon - imperialtaproom.com Youngblood’s Café - 620 SW 16th St. – youngbloodscafe.com HOUSTON Rudy – 21361 Gulf Freeway, Webster – rudysbbq.com Dunlavy – 3501 Allen Parkway – thedunlavy.com Lowbrow – 1601 W. Main St. – lowbrowhouston.com Xochi by Ruben Ortega – restaurante dentro do Marriott Marquis Hotel – xochihouston.com Kemah Boardwalk – 215 Kipp Ave, Kemah - Nove restaurantes à beira-mar, além de lojas, entretenimento ao vivo e festivais aos finais de semana – kemahboardwalk.com

PACOTES TURÍSTICOS

CVC – cvc.com.br FLOT – flot.com.br FLYTOUR – flytour.com.br SANCHAT TOUR – sanchattour.com.br VISUAL TURISMO – visualturismo.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

traveltexas.br.com - traveltexas.com visithouston.com - visitamarillo.com visitahoustontexas.com

FOTO: ©ISTOCK.COM / LADY-PHOTO

QUAL VIAGEM

TEXAS


QUAL VIAGEM

PELO BRASIL

Cachoeira no sul da Bahia

U

FOTO: ELIRIA BUSO

m dos atrativos turísticos abertos ao público da Reserva Ecológica Michelin, no sul da Bahia, o Parque da Cachoeira Pancada Grande conta com a maior cachoeira do litoral baiano, com mais de 60 metros de altura. Situado em uma região de Mata Atlântica, o parque conta com uma das maiores biodiversidades do mundo. Desde a entrada da reserva são 300 metros de caminhada leve até a cachoeira. Os visitantes podem chegar ao topo da queda d’água se toparem encarar 310 degraus de subida. A Cachoeira da Pancada Grande está aberta para visitação todos os dias das 8h às 17h. Fica a 140 km de Salvador, 1 km de Ituberá e 8 km de Igrapiúna. A entrada é gratuita.

Pantanal carioca na Barra

C

FOTO: DIVULGAÇÃO

Informações: bahia.com.br

om o boom da rede hoteleira e as Olimpíadas, a Barra da Tijuca vem atraindo cada vez mais turistas e oferece atrativos naturais, além de ampla cena gastronômica e de eventos. Entre os destaques locais, a Lagoa do Marapendi é um lugar de rica natureza. Em meio aos inúmeros e crescentes prédios da Barra, a lagoa surge como refúgio para um passeio de balsa. No cenário, o que não faltam são árvores, pássaros e alguns animais como capivaras e – acreditem – até jacarés. Se não fosse o guia lembrar que aquilo eram águas cariocas, em um piscar de olhos pode-se transportar para o pantanal brasileiro. O roteiro é bastante utilizado por moradores e turistas, pois dá acesso à Praia da Reserva. Mas também vale a pena aproveitar em um passeio ecológico, com duração de cerca de uma hora, acompanhado de um guia/biólogo, que explica sobre o ecossistema local e a importância de sua preservação.

Informações: barrabalsas.com

Nova atração no zoo do Beto Carrero Beto Carrero World divulga sua mais nova atração. O Zoo apresenta um recinto com três tigres brancos. Agora os visitantes têm a chance de ver de perto esses animais que são obras de arte da natureza. Os tigres brancos eram um dos animais favoritos de Beto Carrero, que era fascinado pela beleza exuberante dessa espécie.Os novos integrantes são Ravi, um macho trazido do Senne Grosswild Safariland – na Alemanha – e as irmãs Rahny e Amal, trazidas em março do Temaiken – na Argentina.

Informações: betocarrero.com.br

28

FOTO: DIVULGAÇÃO

O


Roteiros alternativos na Serra Gaúcha uem deseja conhecer os encantos da Região Uva e Vinho no Rio Grande do Sul pode contatar a Giordani Turismo, empresa especializada em turismo de qualidade na Serra Gaúcha que oferece pacotes especiais pra lá. O Caminho de Pedra oferece cenário de paisagem exuberante com casas, costumes e cultura do imigrante italiano preservados e Garibaldi (município da Rota dos Espumantes), além do famoso passeio de Maria Fumaça por um trajeto de 23 quilômetros celebrando a cultura do imigrante com música e degustação de vinhos, espumante Moscatel e suco de uva nos vagões desse trem histórico.  O segundo tour é pelo Vale dos Vinhedos (a primeira região demarcada de vinhos do Brasil), o passeio de Maria Fumaça e o Parque Temático Epopeia Italiana (com espetáculo cênico que resgata a história dos italianos no Brasil).  Informações: www.giordaniturismocom.br

FOTO: DIVULGAÇÃO

Q

29


QUAL VIAGEM

Garimpando.life @garimpando.life Travel Box Brazil

(TV a cabo de quinta-feira às 22h e domingos às 18h)

Surpreendente hotelaria

Casa Palopó Hotel

na Guatemala Quando decidi que visitaria a Guatemala de Norte a Sul muitos me questionaram sobre o destino. Respondi que estava saindo para garimpar o melhor desse local único na América Central. Heranças de um povo Maya mescladas às heranças coloniais espanholas interferem até hoje em todas as construções locais e muito nos mais fantásticos hotéis boutiques que recebem-nos de peito muito aberto. Na antiga e histórica cidade de Antigua o sofisticado “El Convento Hotel” impressiona desde sua chegada. Conforme vamos entrando percebemos mais e mais espaços elegantes com uma naturalidade incrível. São serviços de excelência e que merecem todo o reconhecimento. A gastronomia um capítulo à parte onde pessoas locais e estrangeiros disputam mesas e delícias. A poesia da cidade está inserida dentro deste hotel mais que boutique. Um hotel poético e sensorial com massagens apaixonantes. Nosso segundo destino, passando por montanhas e lagos até a cidade de Santa Catarina, encontramos a “Casa Palopó Hotel”, uma oportunidade visual única. Repleto de arte de

Hotel Las Lagunas

30

Sítio Arqueológico IximChe (entre Antígua e Santa Catarina)

altíssima qualidade e cores inusitadas esse reduto do conforto e bem estar entrega-nos o melhor da hotelaria Triple A internacional. Foi no Casa Palopó que participamos de uma autêntica cerimônia Maya onde um celebrante conduziunos com leveza e simplicidade até suas crenças e costumes. Em Flores, ao norte do país, próximo a Tikal, ficamos no belíssimo e natural “Hotel Las Lagunas”. Inserido no meio da floresta tropical e lagos diversos sua arquitetura interage e não agride a mata. A piscina desse hotel impressiona e os quartos são altamente pensados com linhas retas em madeira e muito vidro. Um verdadeiro paraíso. Animais locais circulam e a integração com o ambiente é incrível. Uma experiência surpreendente! Guatemala é pura energia, são cores, é magia. Guatemala é história pura com verdades absolutas. Indico e assino embaixo cada momento ali vivido. Informações: laslagunashotel.com / casapalopo.com / elconventoantigua.com


Maior cidade do Canadá, Toronto é moderna e agitada, com atrações de todos os tipos, como a famosa CN Tower.

FOTO: BRANDCANADALIBRARY.CA / CLIFTON LI

QUAL VIAGEM

CANADÁ

As Cataratas do Niágara são um dos cenários naturais mais espetaculares do continente.

ONTÁRIO: UM ROTEIRO PARA CURTIR EM FAMÍLIA

Não há dúvidas de que Ontário é um destino imperdível no Canadá. Não é exagero dizer que há atrações para todos os gostos e idades, inclusive para adultos e crianças se divertirem juntos. Descubra o melhor da província de Ontário nesse roteiro entre Toronto, a região de Niágara e Ottawa.

Muita diversão em Toronto

Uma viagem ao Canadá não está completa sem uma visita à agitada Toronto, a maior cidade do país. Grande parte das atrações fica no centro, então dá para fazer quase tudo a pé. Isso sem contar que a cidade, assim como todo o Canadá, é um modelo de segurança, organização e hospitalidade. Às margens do Lago Ontário, há prédios altos e modernos, shoppings, atrativos culturais e restaurantes que oferecem verdadeiras experiências gastronômicas. Considerada a mais alta estrutura do Ocidente, com mais de 550 metros, a CN Tower dá acesso às melhores vistas de Toronto. Entre as atrações nas alturas estão o restaurante giratório, o chão de vidro e o radical EdgeWalk, uma passarela externa. De volta à terra firme, o subsolo de Toronto reserva surpresas: o PATH é o maior complexo comercial subterrâneo do mundo – são 1.200 estabelecimentos e 30 km de extensão. O local é ideal para fugir do frio do inverno ou do calor do verão. Continue o roteiro de compras no Eaton Centre, principal shopping da 32

cidade, e nos outlets. Para um agradável passeio ao ar livre, vá ao chique bairro de Bloor-Yorkville, famoso pelas lojas de grifes. Vale lembrar que o dólar canadense é mais barato que o dólar americano e o euro. Pessoas de todas as idades vão curtir o Museu Real de Ontário, cujas exibições reúnem de objetos do Egito Antigo a esqueletos de dinossauros. Já a Galeria de Arte de Ontário tem um amplo acervo de belas-artes. Toronto tem até mesmo seu próprio castelo, a Casa Loma – imponente construção com ares medievais e que já foi cenário de filmes, como a saga “X-Men”. De barco é possível chegar às Ilhas de Toronto. Exclusivas para pedestres e bicicletas, formam um complexo de lazer, com parques, brinquedos para crianças e até praias de areia. Já nos arredores da cidade fica o principal parque temático do país, o Canada’s Wonderland, com montanhas-russas e outras dezenas de atrações.

Niagara Falls: show da natureza

A pouco mais de 100 km de Toronto, você vai se


FOTO: BRANDCANADALIBRARY.CA / OTTAWA TOURISM

FOTO: BRANDCANADALIBRARY.CA / NIAGARA PARKS COMMISSION

BRANDED CONTENT

Capital do Canadá, Ottawa reúne belas construções, ótimos museus e alguns dos melhores festivais do país.

deparar com uma das grandes maravilhas da natureza. As Cataratas do Niágara têm uma vazão de 550 mil litros de água por segundo, em quedas que chegam a 50 metros de altura. A bordo dos barcos Hornblower Cruises você chegará o mais perto possível delas, a ponto de sentir a névoa no seu rosto. Já a atração Journey Behind the Falls te leva a uma plataforma de observação e por túneis que passam por trás das quedas d’água. Você pode ainda sobrevoar as cataratas em um passeio de helicóptero ou em uma das tirolesas (são quatro, uma ao lado da outra) de 670 metros de comprimento. Mas a cidade de Niagara Falls vai além das cataratas. O destino, muito procurado inclusive para casamentos, é um grande centro de entretenimento que conta com cassinos, parques aquáticos indoor, casas noturnas, outlets, uma roda-gigante com vista para as cataratas e muito mais.

A romântica Niagara-on-the-Lake

Logo ao norte de Niagara Falls, a pequena Niagara-on-the-Lake transborda charme e romance. A área de Old Town, centro histórico da cidade, confere uma volta no tempo com construções da época vitoriana, canteiros de flores coloridas e carruagens puxadas por cavalos. Ao longo das ruas bem arborizadas, encontre pousadas elegantes, cafés e restaurantes refinados. Além dos limites urbanos, campos extensos abrigam mais de 90 vinícolas, algumas premiadas internacionalmente, fazendo de Niagara-on-the-Lake um dos principais destinos vitivinicultores do Canadá. Nada impede que os tours pelas vinícolas sejam feitos em família, já que vão além das degustações de vinhos e podem ser

combinados, por exemplo, com passeios de bicicleta pelos vinhedos e uma gastronomia de primeira qualidade.

Ottawa: festas e cultura

Para fechar o roteiro por Ontário em grande estilo, visite a capital do país, Ottawa. De influência inglesa, a cidade tem um conjunto único de museus e prédios históricos. Em curtas caminhadas é possível conhecer seus maiores pontos turísticos, entre eles os edifícios oficiais do governo em Parliament Hill. Durante o verão, ali acontece a Troca da Guarda e, à noite, um show de luzes e projeções nas fachadas. Ottawa é uma cidade de grandes celebrações, como o Canada Day em 01 de julho (a maior festa do país), o Canadian Tulip Festival na primavera (com milhares de tulipas coloridas) e o Winterlude no inverno. É nesta época que o Rideau, canal tombado pela UNESCO, vira a maior pista natural de patinação no gelo do mundo. Não faltam atrações culturais em Ottawa. Seus museus estão entre os melhores do país e impressionam tanto pelos acervos quanto pela beleza arquitetônica. Bons exemplos incluem o Museu da História Canadense, o Museu da Natureza Canadense e a Galeria Nacional do Canadá. Também vale um passeio pela área de ByWard Market, que concentra restaurantes de todos os tipos, bares, cafés e lojas.

INFORMAÇÕES: Saiba mais sobre o destino em: ontarioagora.com.br e torontoagora.com.br Solicite a Autorização Eletrônica de Viagem para o Canadá em: cic.gc.ca/english/visit/eta-start-br.asp

VEJA O VÍDEO

33


QUAL VIAGEM

ESPĂ?RITO SANTO

As belezas inexploradas do norte

capixaba


Região do Verde e das Águas é reduto de praias desertas, lagoas, dunas, forró muita história e gastronomia ímpar.

O

Espírito Santo realmente pode ser chamado de um Estado de Espírito. Contemplado por paisagens e belezas naturais que encantam, algumas delas já são conhecidas e viraram pontos turísticos consagrados e até cartões-postais, como Vitória, Vila Velha e as praias de Guarapari. Outras são quase secretas, consideradas pequenos paraísos que poucos fazem ideia que existem. Entre as praias, lagoas, ilhas e parques, uma região chama atenção: são as praias e recantos do Circuito Verde e das Águas que vão desde as lindas praias e dunas do Parque Estadual de Itaúnas, passando pela Ilha de Guriri, em São Mateus, além de Regência, em Linhares e Coqueiral, em Aracruz. Os turistas ficam surpresos com tanta beleza natural, história, praias paradisíacas, rios piscosos e caudalosos e matas preservadas.

FOTO: YURI BARICHIVICH

Por Cláudio Lacerda Oliva


QUAL VIAGEM

ESPÍRITO SANTO

A aproximadamente 270 km de Vitória, a região do litoral norte capixaba, que tem a “cereja do bolo” em Itaúnas, reúne atrativos para todas as idades e para quem gosta de contemplar a natureza, se aventurar, tomar deliciosos banhos de lagoa, de mar, de rio e ainda dançar um ótimo forró. A região abriga uma grande parte da Mata Atlântica ainda preservada do estado, além de ser um complexo de pequenas e belas cidades que reúnem muita história e recursos naturais como dunas, restingas, lagoas, praias e muita natureza. Um completo conjunto de vegetação, piscinas naturais de águas transparentes e uma variedade de espécies marinhas aguardam os visitantes. Mesclando um pouco de ares nordestinos com algumas praias repletas de dunas e bastante recortadas por caudalosos rios, o litoral norte do Espírito Santo é uma grande surpresa. Começam a surgir bons hotéis, ótimas opções de restaurantes e o sabor inigualável dos peixes fresquinhos de um dos litorais mais piscosos do Brasil. 36

FOTO: TADEU BIANACONI

Outras belezas do litoral norte do Espírito Santo


Nossa viagem começa no extremo norte, na cidade de Conceição da Barra. No litoral barrense é possível encontrar praias urbanas, agitadas ou semi desertas. O município é cercado de praias e belezas naturais. As praias possuem águas mornas durante o ano todo. O mar do norte do Espírito Santo, assim como no sul da Bahia, é um tanto turvo e quente, mas em Itaúnas parece que Iemanjá acorda bem disposta e nos traz sempre uma água moderadamente clara e muito limpa. A temperatura é tão agradável que proporciona banhos demorados. O primeiro destino nessa região é a Praia do Riacho Doce, que faz divisa com o estado da Bahia e já foi eleita como a segunda mais bela praia do Brasil, em 2008. Fica a 16 km da Vila de Itaúnas. Seguindo viagem chegamos a Itaúnas e suas praias de mar aberto que fazem parte do Parque Estadual de mesmo nome. Quiosques atendem

FOTO: YURI BARICHIVICH

FOTO: TADEU BIANACONI

Itaúnas (ao lado) é conhecida pelas dunas de areia dourada e pelo forró. Abaixo, Conceição da Barra (à esquerda) abriga belas praias. À direita, as ruínas da Igreja Velha de São Mateus.

os banhistas, que também procuram o local para a prática de esportes náuticos como o windsurfe. O parque pode ser visitado durante o ano todo e encanta os visitantes com suas dunas de areias esculpidas pela própria natureza. Abriga também áreas de alagados e rios, onde podem ser feitos passeios em trilhas, de bicicleta e caiaque. Além de curtir as belezas do Parque, é possível arrastar o pé com um forrozinho, e estender o agito até mais tarde na Vila. A Praia da Barra, localizada no centro da cidade, com águas mornas e pequenas piscinas formadas pela maré, tem quiosques em meio a coqueiros que dão ainda mais charme ao local. A Praia do Farol é outra opção, localizada próxima à foz do Rio Cricaré, possui areia fina e águas que mudam repentinamente de temperatura devido à proximidade com a água doce. Hora de pegar a estrada rumo a São Mateus. Os primeiros colonizadores portugueses chegaram por volta de 1544. A partir daí a cidade começou seu desenvolvimento e não parou mais. A característica principal da economia de São Mateus é a diversificação das atividades. Vale a pena também visitar a área histórica do município, começando pelo Sítio Histórico do Porto: conjunto arquitetônico de casarões construídos nos séculos XVII e XIX, tombado em 1976 pelo Conselho Estadual de Cultura, e a Igreja Velha - ruínas de um templo construído por índios e escravos, no centro. São Mateus abriga a Ilha de Guriri, um dos lugares mais frequentados na cidade. Na maré baixa é possível se banhar nas águas calmas do balneário e desfrutar do clima aconchegante. Em todos os horários do dia, é possível se deliciar com o melhor da gastronomia capixaba nos restaurantes locais. A Praia de Barra Nova, na foz do rio Mariricu, é outro lugar que vale a visita, equipado para receber turistas com pousadas e restaurantes. Nela é possível se banhar nas águas calmas e apreciar a beleza do local. Depois a dica é visitar a Praia de Urussuquara, na divisa entre as cidades de São Mateus e Linhares. Suas águas azuis impressionam pela tranquilidade e beleza da formação natural na foz do Rio Ipiranga. As condições marítimas são ideais para prática de esportes náuticos. 37


Escolha sua lagoa preferida em Linhares Nosso roteiro chega às famosas lagoas de Linhares, com destaque para a Juparanã e Nova. A Lagoa Juparanã é a maior lagoa em volume de água do Brasil e a segunda em extensão, ideal para esportes náuticos ou para curtir um dia tranquilo. Já a Lagoa Nova possui águas transparentes, ideal para pesca e passeios. O município também possui praias que são de tirar o fôlego. Logo depois de Urussuquara, fica a Praia Barra Seca, a primeira praia de nudismo do Espírito Santo e uma das poucas do Brasil. Seguindo viagem rumo ao sul, chegamos ao Balneário do Pontal do Ipiranga, que possui praias de águas mornas e preservadas. Do outro lado do Rio Doce, encontramos a Praia de Regência, que merece sua visita. O marco da Vila de Regência é a desova de tartarugas marinhas, a preservação ambiental e as águas agitadas da foz do Rio Doce, perfeitas para surfar.

A Vila de Regência está se integrando ao ecoturismo preservando sua cultura e seus valores, como a banda de Congo, a Festa do Herói Nacional Caboclo Bernardo, a vida simples, o rio Doce, as praias preservadas e as tartarugas marinhas. E para completar, essa praia está entre as melhores para a prática de surf no Brasil. Na Vila de Regência, acontece a desova das tartarugas marinhas. Abaixo, a Lagoa Juparanã, a maior do Brasil em volume de água.

FOTO: TAMAR.ORG.BR / DIVULGAÇÃO

QUAL VIAGEM

ESPÍRITO SANTO


FOTO: SAGRILO

índios e muita natureza

FOTO: TADEU BIANACONI

FOTO: TARACRUZ.ES.GOV.BR / DIVULGAÇÃO

Além de lindas praias, Aracruz exibe uma combinação única de influências italianas e culturas indígenas, o que aparece na culinária e no artesanato.

FOTO: YURI BARICHIVICH

Aracruz:

Em Aracruz, nossa viagem chega ao último município litorâneo da Região Turística do Verde e das Águas. Aracruz abriga praias incríveis. A imigração italiana e a preservação de culturas indígenas fazem de Aracruz um lugar único. A combinação de costumes tão diferentes é revelada desde a culinária até as danças e as músicas. A natureza proporciona paisagens belíssimas que despertam a sensação de harmonia em todos os que visitam o município. O passeio começa na Praia da Barra do Sahy, com areia grossa e formação rochosa, em formato de enseada, com exuberantes castanheiras. Com estrutura, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas. Já a Praia de Coqueiral oferece águas calmas, rasas e temperatura morna, ideal para crianças e idosos. A vegetação

predominante é a de coqueiros Seguindo viagem, chegamos à Praia de Santa Cruz, de águas claras e formações rochosas, parques e reservas. Fica dentro da bucólica Vila de Santa Cruz. É o local ideal para quem procura tranquilidade.  A próxima parada é a Praia Formosa com destaque para suas areias amareladas e finas, águas rasas e tranquilas excelentes para crianças e famílias. A Praia dos Padres é também uma das mais procuradas, repleta de bons restaurantes, e apresenta trechos de águas calmas e outros com mar mais forte, tornando-a boa para a prática de esportes aquáticos como o surf. O manguezal da região é o quinto maior da América do Sul, onde é possível observar a diversidade da fauna e das espécies oceânicas. Aracruz também possui as reservas ecológicas dos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim. Uma ótima dica para os visitantes é o passeio de escuna pelo rio de mesmo nome. 39


Outro atrativo da cidade são as aldeias indígenas, que ainda mantêm características como a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Aracruz é o único município do Espírito Santo que possui reserva indígena.  Nosso roteiro pode terminar na Praia de Mar Azul. Com extensão de 1 km, o azul forte do mar dá origem ao nome da praia. Com areias cintilantes e grandes formações de arrecifes, possui águas claras, rasas e calmas formando uma paisagem deslumbrante. A praia é ideal para os finais de semana às sombras de umas das suas castanheiras. Está localizada no Distrito de Santa Cruz, Rodovia ES-010. Já a Praia de Putiri encontra-se a 20 km ao norte de Santa Cruz e a 25 km da sede. Com 1,5 km de extensão, pequena e aconchegante, é formada por uma enseada, sendo conhecida por ser uma praia bucólica, ideal para o descanso e a contemplação. É rica em algas e fauna marinha, com água límpida e temperatura variando de fria para temperada, tem pedras na areia grossa e ondas fracas. Localizada na Rodovia ES-010 antes do balneário de Barra do Sahy, a Praia dos Quinze é uma 40

espécie de enseada com águas calmas e límpidas. No local existe um bom remanescente de vegetação de restinga preservada. Há também presença de arrecifes e plataformas de pedras submarinas para prática de mergulho. Mantém seu aspecto de praia deserta e selvagem. Ótima para banho, caminhada e descanso. A Praia da Barra do Sahy, uma vila de pescadores com 3 km de extensão e água de cor amarelada, areia grossa e com formação rochosa, tem vegetação predominante de restinga, formato de enseada e exuberantes castanheiras distribuídas. Considerada Point do Verão Aracruzense, é a praia mais agitada e procurada pelos turistas. É dotada de infraestrutura receptível, iluminação na orla, pavimentação da Avenida Ademar dos Reis (Beira Mar), calçadão com 1.650m e com muitos bares, além dos pitorescos quiosques que compõem seu cenário, para saborear peroás, pescadinhas e outros pescados. Uma peculiaridade desta praia é o Xangão, uma parte da praia de ondas fortes, que se destaca como local ideal para a prática de surf. Localizada em Barra do Riacho, a Praia Virgem, que fica ao norte da foz do rio Riacho, possui

FOTO: TADEU BIANACONI

FOTO: TARACRUZ.ES.GOV.BR / DIVULGAÇÃO

QUAL VIAGEM

ESPÍRITO SANTO


FOTO: TADEU BIANACONI

FOTO: © ISTOCK.COM / FALLBROOK

Aracruz é a única cidade do estado que possui uma reserva indígena (foto à esquerda). Entre as várias praias do município estão a dos Coqueiros (acima) e a dos Padres (abaixo).

águas claras e areia grossa e amarela. É um importante ponto de pesca (baiacu, cação, dourado e camarão sem barbas), e faz parte da Reserva Indígena de Comboios. A Praia das Conchas fica ao sul da foz do rio Riacho, a 26 km da sede. Possui areias grossas e amarelas, ondas agitadas, com água fria, vegetação de restinga ideal para pesca artesanal onde as espécies mais capturadas são: garoupa, baiacu e dourado. Já a Praia do Sauê é uma praia privativa da Pousada dos Cocais, semideserta, onde a natureza é exuberante. Esse roteiro surpreende a todos, e pode ser a nova aposta do Espírito Santo para a próxima temporada de verão. Garantia de muitas praias, abundante natureza  e povo pra lá de acolhedor. Vale a pena conferir! 41


COMO CHEGAR

Para quem sai de São Paulo, as aéreas: Gol (voegol.com.br), Azul (voeazul.com. br) e Latam (latam.com) oferecem voos diários para Vitória a partir dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Consulte as frequências. O ideal é comprar o ticket entre São Paulo e Vitória com no mínimo 90 dias de antecedência para garantir tarifas promocionais. De Vitória o ideal é alugar um carro e realizar todo o roteiro proposto. Sete dias de viagem é o ideal. SÃO MATEUS – fica a 215 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido norte, até chegar ao município. O percurso da capital até lá dura cerca de três horas de carro. CONCEIÇÃO DA BARRA – fica a 250 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido norte, até chegar ao município. O percurso da capital até Conceição dura cerca de quatro horas de carro. ARACRUZ – fica a apenas 85 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido Ibiraçu. Ao chegar a Ibiraçu, entre à direita e siga em frente. O percurso da capital até Aracruz dura cerca de 1h30 de carro. Outra opção é a Rodovia ES 10. LINHARES – fica a 132 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido norte, até chegar ao município. O percurso da capital até Linhares é de duas horas de carro.

ONDE FICAR

ITAÚNAS Pousada Casa da Praia – pousadacasadapraiaitaunas.com.br Pousada Pargos – viladeitaunas.com.br

pouco e as temperaturas são mais amenas, ficando entre 21°C e 25°C. Já de outubro a fevereiro o calor é intenso e a probabilidade de chuvas aumenta consideravelmente. Os termômetros podem atingir até 38°C em algumas das cidades.

PACOTES TURÍSTICOS

CVC cvc.com.br DECOLAR decolar.com.br SANCHAT TOUR sanchattour.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

turismo.es.gov.br ou descubraespiritosanto.com.br

ONDE COMER

ITAÚNAS Restaurante Dona Tereza –  facebook.com/restaurantedonaterezaitaunas ARACRUZ Restaurante Castanheiras –  castanheiras.com/site/restaurante REGÊNCIA Restaurante Carebão –  soues.com.br/plus/modulos/estabelecimento/detalhe.php?cdgrupo=1&cdestabelecimento=1494 SÃO MATEUS Kalifa’s Restaurante –  facebook.com/pages/Kalifas-Restaurante LINHARES Marilda Brasil Restaurante –  facebook.com/MarildaBrasilRestaurante CONCEIÇÃO DA BARRA Abrolhos Bar e Restaurante Ltda –   restauranteabrolhos.com.br

QUANDO IR

Você pode curtir o litoral capixaba durante o ano inteiro. De março a setembro chove

FOTO: FRED LOUREIRO

CLIMA

Do final de março ao final de setembro: temperaturas mais amenas e pouca chuva. De outubro a fevereiro: verão e possibilidade de bastante chuva.

ARACRUZ Coqueiral Praia Hotel – coqueiralpraiahotel.com Bitti Hotel – bittihotel.com.br REGÊNCIA Pousada Aranã – pousadaarana.com Toca do Ceará – suapousadaemregencia.com.br SÃO MATEUS Hotel Del Sol – hoteldelsol.com.br/hotel.html Pousada Aratu – facebook.com/pousadaaratuvip LINHARES Best Western Linhares Design Hotel – bestwestern.com.br/pt/hotels/best-western-linhares-design-hotel-linhares-77107 Days Inn Linhares – verthoteis.com.br/hotel/days-inn-linhares CONCEIÇÃO DA BARRA Porto Marlin Hotel – redemarlin.com.br Chicaré Praia Hotel – hotelcricare.com.br/hotel-overview.html

FOTO: SAGRILO

Serviço

FOTOS: TADEU BIANACONI

QUAL VIAGEM

ESPÍRITO SANTO


QUAL VIAGEM

INTERCÂMBIO

Intercâmbio com o futuro

Dois países, dois temas promissores: idioma e profissão. Todos os anos, milhares de brasileiros fazem as malas para o estrangeiro na tentativa de aprender uma nova língua ou se aprimorar em algum ofício.

FOTO: ©ISTOCK.COM / LENTOLO

Por Pedro Teixeira


FOTO: ©ISTOCK.COM / LUCKYBUSINESS

QUAL VIAGEM

INTERCÂMBIO

D

e acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Internacionais e Culturais, os destinos mais procurados (pela ordem) por intercambistas brasileiros são Canadá, Estados Unidos e Austrália. Quem prefere outra língua além da inglesa tem como primeira opção Alemanha, França e, mais recentemente, a China. Empresas especializadas de escolas de inglês propõem diferenciados tipos de intercâmbios. A escolha do país e o tempo de permanência variam de acordo com a formação e o interesse de cada pessoa: aprendizado de uma nova língua, trabalho, faixa-etária etc. O crescimento do intercâmbio na Terceira Idade também tem aumentado muito. A EF Education First, líder mundial em intercâmbio, registrou neste ano crescimento de 30% no número de estudantes com mais de 50 anos, mesmo com a crise econômica. Porém, nem sempre os padrões são os mesmos. Em geral, a busca se baseia no desejo de contato com outra cultura, de conhecer pessoas de idades semelhantes ou de realizar cursos sonhados no passado. Qualquer que seja

44

o motivo do aprendizado, fazer intercâmbio provoca no aluno maior senso de organização, de responsabilidade, e o coloca em contato com novas culturas. Sem dúvida, teoria e prática se tornam boas ferramentas de aprendizado. O tempo de duração do intercâmbio varia de semanas a meses e pode influenciar também na escolha correta da hospedagem. Sobre a questão de imprevistos, muitas empresas de idiomas do Brasil como o STB, por exemplo, que atua a 46 anos nessa área, procuram inspecionar as famílias e firmar parcerias no exterior. “Nossos parceiros internacionais recebem visitas constantes, para assegurar que estão aptos a re-ceber os estudantes de forma segura e  completa. As vantagens são o convívio com uma família local, preparada para receber estudantes internacionais e compartilhar seu estilo de vida e cultura”, acentua Bruno Contrera, gestor de cursos e universidades no exterior do STB, empresa especializada em intercâmbio. Seja qual for o motivo, o intercâmbio é uma ótima ponte de união entre presente e futuro.


FOTO: ©ISTOCK.COM / BOWDENIMAGES

Hospedagem à escolha O melhor tipo de hospedagem de intercâmbio tem muito a ver com o comportamento de cada pessoa. Há quem deseje imergir na cultura local de maneira reservada e há quem prefira maior intensidade. Uma hospedagem apropriada pode garantir mais conforto ao período de estadia no estrangeiro.

forma corriqueira. Em muitos casos de hospedagem é possível escolher entre quartos individuais ou duplos e a quantidade de refeições diárias.

RESIDÊNCIA ESTUDANTIL A interação entre alunos de outras nacionalidades nas residências estudantis garante maior liberdade de horário entre todos. Neste caso, quartos e banheiros, na maioria dos países, são compartilhados, mas há também opções de dormitórios e sanitários privativos. Os planos de refeição também podem variar. Em algumas residências há opção de cozinhas comunitárias para que o estudante possa preparar suas próprias refeições.

CASA DE FAMÍLIA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Uma das maneiras mais comuns de hospedagens por intercâmbio é a de residência familiar. Dessa forma, quando fora do horário do curso, o intercambista passa a vivenciar o dia a dia da família que o hospeda e a praticar o idioma de

A permanência em campus é vantajosa para estudantes interessados em desfrutar da experiência do ambiente universitário. Além de interagir com outros estudantes, o aluno se beneficia da infraestrutura de instalações es45


FOTO: ©ISTOCK.COM / DANGUBIC

QUAL VIAGEM

INTERCÂMBIO

HOTEL/FLAT

Quem se considera mais reservado pode alugar um hotel ou flat. Essa opção concilia independência e conforto, além do controle de horários e de refeições de acordo com a própria necessidade.

ALBERGUE

Uma das alternativas mais econômicas de hospedagens, os albergues garantem independência e economia. Eles abrigam estudantes do mundo inteiro de forma segura e, geralmente, estão localizados em regiões centrais das cidades, o que facilita o acesso ao transporte e às principais atrações locais.

46

APARTAMENTO MOBILIADO Assim como em flats e hotéis, o aluguel de apartamentos mobiliados oferece a garantia de mais independência. Os imóveis podem ser escolhidos de forma estratégica, de acordo com o local de estudo. Outro item vantajoso é a economia: esses apartamentos (individuais, duplos ou triplos) são inteiramente equipados com móveis e eletrodomésticos.

Terceira Idade: novas descobertas O número de pessoas acima de 50 anos tem se tornado cada vez mais frequente e se encaixa nos intercâmbios para a Terceira Idade.

FOTO: ©ISTOCK.COM / HIGHWAYSTARZ-PHOTOGRAPHY

portivas, refeitório, salas de computação e bibliotecas. As refeições são feitas no refeitório da universidade e geralmente os quartos e os banheiros são compartilhados.


FOTO: ©ISTOCK.COM / JANNISWERNER

Hospedagem: a escolha varia de acordo com a combinação de fatores como o tempo de curso, o país e a personalidade do estudante.

A Terceira Idade chegou e para muitos mal deu tempo de ser notada: eles já estão de partida para outra viagem pela vida: agora é fazer intercâmbio no exterior. A busca de interação entre pessoas acima de 60 anos, de diferentes países não para de crescer. De acordo com Andrea Arakaki, Diretora da EF (Education First) no Brasil, empresa que atua no mercado de intercâmbio desde 1965, o número de estudantes com mais de 50 anos cresceu 30% nesse ano. Os novos “quase aposentados” começam a voltar a atenção para outros horizontes e novos idiomas para contar suas histórias. A experiência proporciona a oportunidade de conhecer lugares turísticos e ainda conviver e fazer novas amizades com pessoas de diversas partes do mundo da mesma


FOTO: ©ISTOCK.COM / ERANDALX

QUAL VIAGEM

INTERCÂMBIO

faixa-etária. Embora muitos desses intercâmbios foquem o lazer como uma de suas principais características, a tônica do prazer do aprendizado se mantém em forma de curso de idiomas, de especialização, de experiências culinárias, fotografia etc. A diretora geral da EF (Education First) no Brasil, Andrea Arakaki, conta que os alunos brasileiros têm escolhido Málaga ou Malta para aprender inglês ou espanhol. Em geral, os roteiros, com duração entre duas e quatro semanas, atendem a datas específicas das escolas, preparadas para receber alunos de todo o mundo na mesma faixa etária, o que permite que elas se sintam mais seguras. A EF trabalha em parceria com 46 escolas. “O momento de vida de muitos adultos nesta faixa de idade é especial, ou por uma simples busca de um novo desafio, ou por estarem em fase de aposentadoria, ou por terem mais liberdade e tempo livre, o que lhes permite realizar uma experiência de intercâmbio que, ainda que não seja nova na vida de vários deles, será agora vivida de uma forma diferente”, explica. Como uma das mais importantes características do intercâmbio de terceira idade 48

é a maturidade, as exigências e obrigações são menores comparadas com as de está em busca de um estudo de idiomas com vistas para o futuro profissional.

Canadá : O MAIS REQUISITADO Nem tanto pela vista panorâmica da CN Tower, ou por suas ruas subterrâneas e o belo lago Ontário. Toronto está entre os destinos mais procurados por pelo menos 13,2% dos jovens do Brasil especialmente para o intercâmbio. Vancouver vem logo atrás entre as mais preferidas pelos brasileiros. Considerada uma das melhores do mundo para se viver, a litorânea cidade canadense recebeu nos últimos seis meses do ano passado 11,5% dos intercambistas da World Study - franquia especializada em intercâmbio cultural. A empresa divulgou ainda que os 3,5 mil adolescentes que que viajaram para lá no ano passado, 38,1%, entre jovens e adultos, elegeram o país como ideal para se aprender idiomas. Desse percentual, 4,5% dos intercambistas tinham até 18 anos. Os que estavam na faixa

Canadá está entre os países mais procurados por intercambistas. Toronto, a cidade preferida. Abaixo Austrália: melhores salários, praia e clima agradável para brasileiros


Andrea Arakaki Diretora Geral da EF Education First no Brasil

entre 19 e 25 anos formaram a segunda fatia da porcentagem: 9,7%. Já os intercambistas entre 23 e 35 anos são maioria: 20,5%. E a minoria, 3,8%, tinham mais de 36 anos. O Canadá está no topo dos países mais procurados nas empresas de intercâmbio no Brasil. Bruno Contrera, gestor de cursos e universidades no exterior do STB, afirma que “o Canadá é

um país que está em busca de mão de obra qualificada e tem muita abertura para a chegada de brasileiros. Além disso, tem um processo relativamente simples para conseguir o visto permanente”. Como exemplo, Contrera cita as escolas públicas de inglês, que permitem a extensão do intercâmbio por mais tempo e, caso o estudante consiga um emprego após o curso, possibilitam a aplicação para um visto de permanência. O país também é atrativo para famílias, se um dos pais tiver o visto de trabalho, os filhos podem estudar de graça.

Austrália :

FOTO: ©ISTOCK.COM / ZETTER

FOTO: DIVULGAÇÃO

ONDE É BONITO APRENDER

O país dos cangurus também é um dos mais procurados por brasileiros para intercâmbios. Oferta de empregos, altos salários (entre os maiores do mundo), praias e clima semelhante ao do Brasil são alguns dos atrativos, além da vibração de suas cidades. Sydney, Gold Coast e Melbourne recebem a maior parte dos estudantes brasileiros. A primeira, pela boa qualidade

49


FOTO: ©ISTOCK.COM / LUNAMARINA

QUAL VIAGEM

INTERCÂMBIO

FOTO: DIVULGAÇÃO

nanceiras para se manter no país e fazer exames médicos como check-up geral, raio-X do tórax e exame de urina. Piercing ou tatuagem recente exige do candidato exame de sangue.

Bruno Contrera - gestor de cursos e universidades no exterior

de vida, belas praias e gente bonita, além de ser a mais famosa da Austrália. Intercambistas também se encantam com Gold Coast e seus 57 quilômetros de praia. Nem precisa explicar muito. Há também belas opções de passeios por parques temáticos e florestas, além de bares e restaurantes da moda. Melbourne, eleita pelo quinto ano consecutivo pela revista The Economist como melhor cidade do mundo para se viver, é a mais populosa do estado de Vitória e a segunda da Austrália, depois de Sydney. O visto para a Austrália é aplicado ainda no Brasil. É preciso comprovante de condições fi50

Estados Unidos -

APRENDIZADO NÃO TEM PREÇO

Embora os EUA estejam entre os países mais procurados para intercâmbio, a ideia de viver o sonho americano muitas vezes pode se esbarrar no alto custo. Porém, o investimento está à altura do conforto e da qualidade de vida de algumas de suas importantes cidades. San Diego e São Francisco estão entre as mais concorridas. A primeira, ao sul do estado da Califórnia, se destaca pelos seus 112 quilômetros de praias, moradores simpáticos e clima agradável. O centro da cidade divide seu espaço de animação entre arranha-céus modernos e construções vitorianas históricas, onde se estabeleceram restaurantes da moda, lojas, cafés e galerias. Por outro lado, São Francisco é uma das mais belas cidades dos Estados Unidos. Localizada na Alta Califórnia, numa

São Francisco: uma das mais belas cidades dos Estados Unidos.


FOTO: ©ISTOCK.COM / JOHNKELLERMAN

Londres cidade inglesa onde as novidades estão sempre presentes.

península na entrada da baía grande, a cidade tem como destaque a famosa Golden Gate, além de parques, museus, excelentes restaurantes, hotéis diversificados, vinícolas (ufa). Enfim, opções não faltam. Na opinião de Contrera, “o país tem algumas das melhores universidades do mundo com uma infinidade de opções de formação, extensões e MBA. Além disso, o estilo de vida dos universitários norte-americanos, com a vivência no campus e muita independência, costumam ser uma excelente experiência”. Quando se investe num sonho, o preço pode ser bastante relativo.

Inglaterra

PARA TODOS OS GOSTOS Pode não haver desculpa para a falta de pontualidade na terra do Big Ben. Mas há inúmeras razões para conhecer a Inglaterra da rainha, dos ônibus vermelhos, dos Beatles, chá da tarde, Harry Potter, Charles Darwin. O que não falta

é novidade para seus visitantes. Em Londres é comum ter sempre alguma mostra especial nos museus, experimentar inovações gastronômicas, estreias de temporada teatral etc. Contrera, do STB, afirma que “a Inglaterra é um país europeu muito bem estruturado e com excelentes escolas e universidades – sem contar a rica experiência cultural que a região oferece. Após o Brexit e com a queda da libra, o país passou a ter um excelente custo-benefício”. A apenas uma hora de trem da capital inglesa, duas cidades se tornaram famosas pelo ensino de excelência em suas universidades: Cambridge e Oxford, por onde já passaram grandes nomes como do cientista Isaac Newton, do escritor J.R.R. Tolkien e do físico Stephen Hawking. Essas pequenas e charmosas cidades se tornaram um dos destinos mais procurados por jovens do mundo inteiro. Além de estudo, os estudantes têm diversão garantida nos animados pubs, nas baladas eletrônicas e nos festivais musicais de 51


FOTO: ©ISTOCK.COM / VICHIE81

QUAL VIAGEM

INTERCÂMBIO

verão. Os vistos de brasileiros a turismo ou a estudo para a Inglaterra são exigidos se a permanência for superior a seis meses. O Tier 4 é o nome do visto expedido pelo governo britânico para se estudar na Inglaterra.

Porém, o intercambista que opta pela Alemanha precisa comprovar que possui dinheiro para se sustentar: Geralmente, o governo exige 8.000 Euros para um ano. O país autoriza universitários brasileiros a trabalhar 120 dias por ano em tempo integral ou 240 dias em meio período.

Alemanha PARA FALAR INGLÊS França :

52

INTERCÂMBIO APAIXONANTE

O idioma do amor, da moda, da gastronomia. Na bela e elegante Paris, bem pertinho da igreja de Notre Dame, a escola de francês Eurocentres oferece ótima estrutura, com biblioteca multimídia para ajudar no vocabulário. Situada numa área estudantil, a localização da escola é um bom ponto de partida para se conhecer as atrações da “cidade do amor” como o “Louvre” ou a “Pont Neuf”. Quem está em busca de mais inspiração irá se encantar com a escola de francês de Amboise. A encantadora cidade renascentista, situada no vale do Loire (onde Mike Jagger costuma passar boa parte de seu tempo livre) tem o atrativo do belo Castelo Amboise e o do

FOTO: ©ISTOCK.COM / OSKANOV

Universidades públicas mundialmente reconhecidas, ensino superior gratuito (inclusive para estrangeiros) e, em boa parte dos casos, de baixo custo (o estudante precisa pagar apenas uma taxa administrativa semestral, entre 150 e 250 euros). Fazer intercâmbio na Alemanha é uma alternativa para quem está em busca de conciliar o aprendizado de até duas línguas ao mesmo tempo, já que não é necessário saber falar alemão para se candidatar a um curso superior: há vários programas em inglês nas instituições alemãs. A Universidade de Hoheinhem, em Stuttgart, por exemplo, oferece curso gratuito (e em inglês) de mestrado em ciências bioeconômicas. São 45 vagas e o estudante deve apenas pagar cerca de 160 euros em taxas administrativas.


Alemanha: ótimas universidades e cursos gratuitos em inglês. Abaixo, Amboise, cidade renascentista que inspira e atrai artistas.

Clos Luce, onde ninguém menos que Leonardo da Vinci passou seus últimos dias de vida. Na belíssima costa ocidental francesa, com vista a recifes, baías e portos, a bela arquitetura futurista da escola de francês La Rochelle em meio ao incrível cenário de férias dos franceses (terceira cidade mais preferida pelos turistas) oferece localização privilegiada, com dois terraços exteriores, salas de aula espaçosas e bem iluminadas. A França também possui mais de 76 cursos de graduação em inglês, mas a maioria em universidades particulares. Por outro lado, os valores se tornam mais interessantes para quem procura pós-graduação e mestrado (o mestrado em engenharia de nanotecnologia da  Universidade de Lyon, por exemplo, custa cerca de 500 euros por ano, mesmo para estudantes não europeus), já com o seguro saúde incluso. O curso tem duração de dois anos e as aulas também são em inglês.

Irlanda : POR QUE NÃO? Praticamente a grande descoberta dos intercambistas brasileiros em busca de aprender inglês e trabalhar, Irlanda tem bons preços de pacotes. Uma das cidades mais requisitadas é Dublin, localizada numa região costeira envolvida por montanhas, que atrai por sua vibração e juventude. Sua localização estratégica é privilegiada: a menos de uma hora de Londres e de 1h30 de avião de Paris. Embora a capital irlandesa tenha cerca de dois milhões de habitantes, a descontração de cidade interiorana por seu estilo de vida, mais tranquilo que a maioria dos europeus e norte-americanos, é permanente. Os salários são muito bons para o dia a dia, embora um pouco menores que os da Austrália e da Nova Zelândia. Em contrapartida, o custo de vida na Irlanda é tido como menor. Seus mo-


China : UM BILHÃO DE MOTIVOS PARA APRENDER MANDARIM

Ainda que seja apenas para exercitar o cérebro, já que a língua chinesa tem mais de 20 mil caracteres (apenas quatro mil já garantem boa comunicação), dominar o mandarim pode ser mais saudável para o futuro profissional. A incrível Muralha da China, a Cidade Proibida, o Templo do Céu: Pequim é o centro político e 54

cultural Chinês. Sua população, acima de 15 milhões de pessoas, convive entre a cultura histórica chinesa sedimentada há milênios e a modernidade crescente e transformadora da grande metrópole internacional. A cidade é vista como gigantesco ponto de atração para os intercambistas brasileiros interessados em aprender o mandarim. O Brasil, desde 2013, se tornou o maior vendedor e comprador de produtos chineses, por isso mesmo, muitas empresas nacionais mantêm escritórios na Ásia. O contrário também ocorre. Ter o mandarim como diferencial é vantajoso até mesmo por questões culturais: embora os empresários chineses, em sua maioria, saibam falar inglês, muitos preferem fechar negócios se comunicando pela língua materna. Mas o melhor mesmo está no salário: saber Mandarim valoriza o currículo e aumenta os ganhos (o salário-base de um engenheiro, por exemplo, pode ser dobrado caso ele fale chinês). A China é um dos parceiros do programa Ciências sem Fronteiras e tem interesse em aumentar o intercâmbio educacional. Muitas empresas brasileiras de intercâmbio já oferecem programa de estudos balanceados, incluindo horas de estudo diariamente. Em alguns calendários estão inclusos excursões, visitas culturais e tempo livre para explorar a China da maneira que o estudante preferir. Há opções de hospedagem com família nativa ou em residência estudantil. E não será por falta de pessoas que o estudante não aprenderá o novo idioma: a China tem um bilhão de pessoas, ou seja, quase 15% da população mundial, o que permite uma verdadeira imersão cultural e histórica. Nunca houve um tempo melhor para um intercâmbio com a China. O desenvolvimento veloz do país leva a desfrutar de uma qualidade de vida, se não idêntica, bem aproximada da do brasileiro. Com tamanha riqueza milenar e espaço geográfico de sobra, estudar mandarim na China é um ótimo exercício para o cérebro e, principalmente, para o futuro do bolso.

FOTO: ©ISTOCK.COM / JAMEGAW

radores também não costumam ser tão rigorosos com horários e o ritmo de vida da cidade é bastante calmo, porém, longe de ser entediante. Por exemplo: tem a tradicionalíssima fábrica da cerveja Guinness e inúmeros pubs. Há também belos castelos, parques, museus e até o zoológico de Dublin. Por ser uma das cidades mais antigas da Europa, a cultura e a história andam de mãos dadas. A música irlandesa é outra grande atração. É comum ver ótimas bandas tocando de graça em algum bar da cidade. Quanto ao clima, bem, a temperatura, em geral, dificilmente passa dos 20ºC, inclusive no verão. Os principais meios de transporte em Dublin são o ônibus e o bonde, chamado de LUAS. Há ainda o trem metropolitano, o DART, que liga Dublin aos principais subúrbios e cidades do condado. As passagens de ônibus são calculadas de acordo com a distância percorrida. O visto provisório de visitante é bem pouco burocrático e aplicado já dentro do país. Ao entrar na Irlanda, basta ao intercambista informar os motivos e mostrar a carta da instituição de ensino para obtê-lo. Exige-se comprovação financeira depositada em uma conta irlandesa. Outras cidades irlandesas procuradas são Cork, Galway, Ennis e Limerick.

Dublin, na Irlanda: cidade vibrante e bons salários. Abaixo, a cidade de Pequim, na China: cultura e modernidade são estímulos para a compreensão do mandarim.

FOTO: ©ISTOCK.COM / OUTCAST85

QUAL VIAGEM

INTERCÂMBIO


FOTO: ©ISTOCK.COM / NZSTEVE

QUAL VIAGEM

INTERCÂMBIO

Nova Zelândia

ESTUDAR PODE SER MUITO DIVERTIDO

Auckland, Queenstown e Wellington são as três cidades preferidas dos intercambistas brasileiros em busca das boas oferta de emprego da Nova Zelândia. Um dos países com maior variedade de climas e estilos de vida, é possível encontrar cursos excelentes, além de viagens para todos os gostos e uma invejável qualidade de vida. Aukland, sua maior cidade, tem bairros charmosos, mas também é conhecida como a “Cidade das Velas” e praias perfeitas para surfe (West Coast e Hauraki Gulf são as mais concorridas), além de baías muito tranquilas. Às margens de um lago cristalino, cercado de montanhas, Queenstown se tornou  um dos principais destinos da Nova Zelândia. Conhecida como “a capital mundial da aventura”, local de nascimento do bungee jump, a cidade parece inteiramente voltada para diversas atividades esportivas como paraquedis56

Nova Zelândia: qualidade de vida, aventura e beleza. Ótima opção de destino para intercambistas.

mo, canyon swinging, passeio de barco a jato, passeios a cavalo e rafting em rio durante todo o ano. A vinte minutos da cidade, o estudante irá conhecer ainda a impressionante paisagem de Central Otago, onde foram gravadas cenas do filme “O senhor dos anéis”. Ao extremo sul da ilha norte, Wellington, a capital política e cultural do país. Welly, como é carinhosamente chamada, é a terceira cidade mais populosa do país, com cerca de 600 mil habitantes. Embora com menos opções de escolas e cursos, suas instituições oferecem ensino de qualidade. A retirada de visto, semelhante à Austrália, é aplicada no Brasil e exige a comprovação financeira suficiente para se manter no país. Não há exigência de exames médicos para cursos de até 26 semanas. Acima desse período há necessidade de check-up geral e raio-X.


INTERCÂMBIO? VIAJE COM A EXPERT!

EM ATÉ

10X

SEM JUROS*

NATÁLIA MARTINS, EXPERIMENTER, CANADÁ

SAN DIEGO

TORONTO

LONDRES

10x R$823

10x R$615

10x R$412

Inclui: 4 semanas de curso de 20 aulas por semana na escola Eurocentres, acomodação em casa de família, quarto individual com café da manhã e jantar, taxa de matrícula, taxa de material, taxa de colocação na acomodação, taxa de atendimento Experimento

Inclui: 4 semanas de curso de 20 aulas por semana na escola Kaplan, acomodação em casa de família, quarto individual com café da manhã e jantar, taxa de matrícula, taxa de material, taxa de colocação na acomodação, taxa de atendimento Experimento

Inclui: 2 semanas de curso de 20 aulas por semana na escola Eurocentres, acomodação em casa de família na zona 3-4 de Londres, quarto individual com café da manhã, taxa de matrícula, taxa de material, taxa de colocação na acomodação, taxa de atendimento Experimento e Seguro Assist Card Young Wes

Prezado cliente: preços por pessoa. Pacotes parte terrestre, não inclui passagens aéreas. Preços sujeito a reajuste e à disponibilidade. Ofertas válidas até 30/08/17. Preços calculados com base no câmbio Experimento US$1,00 = R$3,33. Os pacotes devem ser calculados com o câmbio do dia da compra. Condição de pagamento 10X sem juros e sem entrada, sujeito à aprovação de crédito. Preços base: Londres US$ 1.239,70, San Diego US$ 2.472,42 e Toronto US$ 1.848,77. * Consulte os programas participantes da promoção em 10X sem juros e outras formas de pagamento.

CURSOS DE IDIOMAS E PROGRAMA DE FÉRIAS

HIGH SCHOOL

AU PAIR

A experimento é a pioneira em intercâmbio no brasil e no mundo, com mais de 50 anos de bagagem. Venha conversar com um expert e boa viagem.

WWW.EXPERIMENTO.ORG.BR ESTUDO+TRABALHO

PROGRAMAS UNIVERSITÁRIOS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL


QUAL VIAGEM

PELO MUNDO

Aventuras junto à natureza em Seychelles

Q

FOTO: SILHOUETTE CRUISES/DIVULGAÇÃO

uem gosta de se aventurar em trilhas vai amar o arquipélago. O terreno montanhoso das ilhas garante vistas incríveis durante as caminhadas. Entre as muitas opções destacamos as de Morne Blanc, na ilha principal Mahé, leva até o topo da montanha; Salazie, em Praslin, passa por florestas de mogno e plantações de chá; Glacis Trois Frères, oferece uma vista incrível da capital Victoria, do Parque Marinho St. Anne e de outras ilhas; Anse Major termina em uma bela e pequena praia isolada; Cassedent tem subidas e descidas em meio a palmeiras e árvores endêmicas; e Mission Lodge, que oferece vistas lindas do Oceano Índico e das montanhas verdes do país. Informações: visiteseychelles.com

Diversão para toda família em Tampa

Homenagem ao ídolo Ayrton Senna

E

m 2017, Mônaco está comemorando os 30 anos da primeira vitória de Ayrton Senna no circuito de Fórmula 1 de Monte-Carlo. O saudoso tricampeão mundial é o maior vencedor da charmosa corrida e subiu ao lugar mais alto do pódio por seis vezes - sendo cinco delas seguidas. Pelo feito não superado até hoje, ganhou o apelido de “Rei de Mônaco”. Para celebrar, foram planejadas diversas ações. Entre elas a inauguração de uma placa comemorativa pelo príncipe Albert II, em frente ao hotel Fairmont Monte-Carlo, localizado na curva hairpin - a mais famosa da pista. O empreendimento também inaugurou uma suíte temática em homenagem ao piloto. O espaço de 90 m2 possui fotos, livros e outros itens que pertenciam a Senna, além de um capacete original de 1987 e o volante autografado da Lotus 99T. Informações: visitemonaco.com

58

ara quem viaja com crianças e não quer ficar apenas no circuito dos parques temáticos, o Zoo Lowry Park, em Tampa, na Flórida (EUA), é interessante opção. Com mais de 230 mil m2 e 1,5 mil animais, tem atrações como o Safári África, onde os visitantes circulam entre elefantes, zebras, rinocerontes, guepardos, hipopótamos, pinguins africanos e muitos outros bichos. No Primate World a diversão fica por conta dos macacos, orangotangos e chimpanzés. Viva a experiência de alimentar uma girafa, tocar uma tartaruga gigante e até uma arraia. No local funciona também um hospital que trata peixes-boi doentes, feridos ou órfãos. O zoo está localizado na saída 48 da I-275, na área de Tampa Bay, e é facilmente acessível por transportes públicos e privados. Abre sete dias por semana, das 9h30 às 17h.

Informações: lowryparkzoo.org

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: JERRY ANDRÉ/DIVULGAÇÃO

P


Disney terá áreas inspiradas em Star Wars os próximos dois anos, os parques e resorts Disney em todo o mundo receberão uma série extraordinária de novas atrações e experiências. Entre as novidades mais esperadas estão as áreas inspiradas em Star Wars que estão sendo construídas no Disney’s Hollywood Studios, em Orlando, e na Disneylândia, na Califórnia – a partir de 2019. Os fãs da série poderão ficar hospedados em um hotel totalmente customizado e a “Star Wars: Galaxy’s Edge” deixará os visitantes bem no meio da batalha entre a Primeira Ordem e a Resistência, como se estivessem dentro de um hangar da Star Destroyer. Também terão a oportunidade de pilotar a Millennium Falcon, onde cada um terá papel fundamental para o sucesso da missão. Personagens como BB-8, Chewbacca, Rex e Kylo Ren ganharão vida.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Informações: disneyworldbrasil.com

FOTO: JOCHEN KEUTE/DZT/DIVULGAÇÃO

N

Novos patrimônios mundiais na Alemanha

A

Unesco inseriu em sua última lista novos Patrimônios da Humanidade na Alemanha, elevando para 42 as atrações referendadas. Entre as novidades estão, entre outras, construções Bauhaus e as cavernas Cracóvia e Eiszeitkunst. Mais de 50 antigos trabalhos de arte foram encontrados em seis cavernas do Vale Ach. Essas relíquias da Era Glacial estão em exibição no Museu Pré-Histórico de Blaubeurentem, que abriga, entre outros achados originais, a Vênus de Millendorf e três flautas glaciais de marfim, e no Museu do Estado de Wuerttemberg, em Stuttgart. Em relação a Bauhaus, que completa 100 anos em 2019, a Escola Federal de Bernau, ao norte de Berlim, conta com vários monumentos e está aberta ao público. Em Dessau é possível participar de visitas guiadas diariamente à casa arcade de Hannes Meyer. Informações: germany.travel

Parque aquático acessível no Texas

Morgan´s Wonderland, em San Antonio, no Texas, apresentou a PneuChair, uma revolucionária cadeira de rodas impermeável totalmente impulsionada por ar comprimido. A invenção permitirá que pessoas com necessidades especiais tenham uma experiência ainda melhor no Morgan’s Inspiration Island, primeiro parque aquático acessível do mundo. A novidade pesa cerca de 80 quilos e leva apenas 10 minutos para recarregar, enquanto outras cadeiras operadas a bateria pesam até 400 quilos e demoram 8 horas repor a energia. Inicialmente, estarão disponíveis dez delas. Informações: morganswonderland.com

FOTO: DIVULGAÇÃO

O

59


QUAL VIAGEM

BOARDING GATE

GOL terá voos extras para o Rock in Rio

P

FOTO: DIVULGAÇÃO

ara atender os clientes que viajam para o Rock in Rio 2017, a companhia fará mais de 150 voos extras com destino ao Rio de Janeiro, partindo de dez diferentes cidades. Ao todo serão cerca de 26 mil assentos adicionais disponibilizados. As operações para o evento serão realizadas de 13 a 25 de setembro e partem das cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Florianópolis, Navegantes, Porto Alegre e Vitória. O festival de música completa 32 anos de história este ano e, há três edições, a GOL é a patrocinadora oficial da festa, que acontecerá no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Informações: voegol.com.br

Alitalia aumenta oferta para Roma

Avianca vai voar para Nova York

A

Big Apple será o terceiro destino internacional da Avianca Brasil. O início das operações está previsto para dezembro e os voos serão diários, diretos e noturnos. As passagens já podem ser adquiridas. Os outros dois destinos internacionais são Miami, nos Estados Unidos, e Santiago, no Chile. Além deles, a empresa também realiza voos para Bogotá, na Colômbia, destino que também será reforçado com frequências conectando a cidade a Salvador a partir de setembro. Outra novidade virá do programa de fidelidade Amigo, que deverá se tornar uma empresa independente, tal como aconteceu com o Smiles, da GOL, e Multiplos, da Latam. Informações: avianca.com.br

60

partir de novembro, a empresa aumentará 85% a oferta de assentos nos voos que ligam o Brasil a Itália. Com isso, as operações entre Rio de Janeiro e Roma - hoje três por semana - voltarão a ser diárias, e as de São Paulo para a capital italiana – atualmente diárias - passarão a dez frequências semanais. Também haverá mudança de aeronave. No Rio, o Boeing B777 será substituído pelo Airbus A330 a partir de 29 de outubro, quando começam os voos diários. Assim, a companhia estará voltando ao que era oferecido em março de 2016, mas com um crescimento real de 21,4%. Segundo a empresa, o aumento da oferta se justifica por causa dos primeiros sinais da retomada econômica e da estabilidade do dólar. Informações: alitalia.com

FOTO: © ISTOCKPHOTO / VWALAKTE

FOTO: © ISTOCKPHOTO / MSHCH

A


T

odos os passageiros da Emirates podem contar com wi-fi gratuito a bordo. O serviço ilimitado e sem custo durante todo o voo beneficia membros Emirates Skywards Platinum e Gold, independentemente da classe de viagem. O privilégio também é estendido aos membros Emirates Skywards que viajarem em Primeira Classe e Executiva. Além disso, os clientes da Econômica e os que não pertencem ao programa de fidelidade da aérea têm 20MB (dobro da franquia anterior) de dados gratuitos para uso nas duas primeiras horas do voo. Podem, também, adquirir blocos de 150MB ou 500MB por tarifas atrativas, com descontos para os membros Skywards Silver e Blue. Informações: emirates.com/onboardWi-Fi

FOTO: DIVULGAÇÃO

Emirates expande oferta de wi-fi a bordo

Mercado Latam nos voos domésticos

O

s voos domésticos da Latam Airlines estão com um novo serviço de alimentação a bordo, o Mercado Latam. A novidade estará disponível em toda a malha da companhia dentro do País, tal como já acontece na Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Equador. Os clientes da aérea podem adquirir de forma avulsa os 52 produtos disponíveis para os mais variados gostos e preferências. O cardápio traz opções tipicamente nacionais, como o brigadeiro, bolo de banana, entre outras, bem como sanduíches, wraps, saladas, bebidas quentes e frias, snacks salgados e doces, além de alternativas para crianças, vegetarianos, veganos, kosher, celíacos e sem lactose. Há, também, espumante, vinhos, cervejas e outras bebidas. Os preços partem de R$ 4 e combos são oferecidos a partir de R$ 14. O pagamento pode ser em dinheiro ou com os cartões de crédito MasterCard e Visa.

FOTO: EMIRATES / DIVULGAÇÃO

Informações: latam.com/pt_br

Delta estreia cabines no Airbus A350-900

A

nova cabine Delta Premium Select e o aprimoramento com suítes na Delta One serão oferecidos na primeira aeronave Airbus A350-900 da companhia, que começa a operar no dia 30 de outubro, saindo de Detroit com destino à Narita, no Japão. Projetada com um foco especial no conforto e privacidade do cliente, as 32 cabines oferecem um espaço privado que pode ser acessado por uma porta deslizante e com local para armazenamento de objetos pessoais, um sistema de entretenimento de bordo avançado e acabamento premium. Tudo foi pensado para criar uma experiência de classe executiva incomparável. Também inclui refeições preparadas por chefs e vinhos selecionados. Após a estreia do A350, a Delta One será lançada gradualmente na frota de Boeing 777 da empresa. Informações: pt.delta.com

ÚLTIMA CHAMADA PASSAREDO – A Itapemirim - empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros - assumiu o controle acionário da companhia aérea. Até o final de 2018, mais 20 aviões serão integrados à frota para atender 80 destinos no País.

n

n JOON – A nova companhia aérea da Air France começará a operar voos de média distância partindo de Paris (Charles de Gaulle) no início do outono europeu. Em meados de 2018 parte para frequências de longa distância.

SWISS – A aérea suíça transportou mais de 8 milhões de passageiros nos primeiros seis meses do ano, 4,4% mais do que no mesmo período de 2016.

n

61


QUAL VIAGEM

SUPERdica viajandocomsy facebook.com/viajandocomsy

Viajandocomsy166

viajandocomsy.com.br

Nobres

Por Symone Dias

Um paraíso no Mato Grosso Distante aproximadamente 145 quilômetros do aeroporto de Cuiabá – quase 1h30 de viagem até Bom Jardim – está o município de Nobres. Para fazer os passeios não é necessário ir até a cidade. Bom Jardim ainda não tem muita estrutura e a melhor pousada e agência é a Rota das Águas. Todos os passeios necessitam de voucher e o acompanhamento de guia é obrigatório. Carro é necessário para ir até as fazendas, pois tudo é distante e a estrada de terra. A melhor época para ir é de abril a setembro.

s FLUTUAÇÃO AQUÁRIO ENCANTADO São 30 minutos flutuando no aquário e depois desce o Rio Salobra.

s CACHOEIRA SERRA AZUL Para chegar são 490 degraus, mas na volta você pode descer de tirolesa. O valor é R$ 55 por pessoa + R$ 30 se quiser descer de tirolesa (consulte).

FLUTUAÇÃO NO REINO ENCANTADO O preço é de R$ 75 por pessoa. O almoço é opcional e pago à parte. O tempo total de flutuação vai de 1h30 a 2h. 6262


QUAL VIAGEM

SUPERdica loucosporviagem facebook.com/loucosporviagem2014 loucosporviagem.com

Maldivas

Por Fabiane F. Gama

Arquipélago no Oceano Índico A República das Maldivas é um arquipélago com cerca de 1190 ilhas, localizada no Oceano Índico, ao sul da Índia, no continente asiático. A capital do país, onde fica o aeroporto internacional, é Malé. s QUANDO IR A melhor época para visitar as Maldivas vai de novembro a abril (seca). O período de chuvas vai de maio a outubro, época em que as tarifas dos hotéis são bem mais atraentes. Recomendo no mínimo 7 noites para curtir esse paraíso com tranquilidade.

s COMO CHEGAR Para chegar lá fizemos Rio de Janeiro-Zurique-Malé com stopover na Europa na ida e na volta. Também é possível chegar fazendo conexão em Dubai. Brasileiros não precisam de visto para entrar nas Maldivas, mas atenção:  é obrigatório apresentar o certificado de vacinação contra febre amarela!

s ANANTARA VELI A escolha do hotel é fundamental nas Maldivas e o nosso superou as expectativas. Nos hospedamos no Anantara Veli, exclusivo para adultos, perfeito para casais em lua de mel ou comemorando alguma data especial. O acesso ao hotel é feito em 35 minutos de lancha rápida desde o aeroporto de Malé. O atol onde fica o Anantara Veli é de fazer cair o queixo. A água do mar tem o tom de azul mais lindo que já vi! E o melhor de tudo: é um hotel dois em um, já que os hóspedes também podem usar toda a estrutura do vizinho Anantara Dhigu (que aceita crianças). ATIVIDADES

No Anantara Veli há diversas atividades como caiaque, stand up, snorkel, academia, spa, cooking class, ioga, quadra de tênis, piscina, mergulho e outras atividades aquáticas, além de cinema ao ar livre três vezes por semana. 64


QUAL VIAGEM

SUPERdica vamospraonde facebook.com/br.vamospraonde vamospraonde.com

Havasu Falls

Por Raquel Furtado

t COMO CHEGAR A cidade mais perto da Havasu Falls, no Arizona (EUA), é Peach Springs - uma cidadezinha minúscula, que oferece um bom hotel para uma noite antes da “viagem” até Supai. De lá, dirija por 1h30 até o estacionamento Hualapai Hilltop, que marca o início da trilha para a cachoeira. São 16 km de caminhada pelos cânions até a Havasu Falls. Como a trilha é longa, é recomendado que a caminhada seja iniciada logo ao nascer do sol.

s AS OUTRAS CACHOEIRAS DE SUPAI Apesar da reserva ser famosa pela Havasu Falls, existem mais quatro cachoeiras maravilhosas por lá. Fifty Foot e Navajo são as primeiras a serem avistadas na trilha, logo após o 13º km de caminhada. A Havasu Falls vem em seguida. Logo no final do camping temos a Mooney Falls e bem mais adiante, a Beaver Falls. t ESPETÁCULO NATURAL Havasu Falls é, provavelmente, a cachoeira mais impressionante do Arizona. Suas águas azul esverdeadas em contraste com os paredões vermelhos do cânion criam uma paisagem única, que parece truque de Photoshop. Em maio desse ano, tive a oportunidade de conhecer esse paraíso e posso afirmar que ele é ainda mais lindo ao vivo.

s RECOMENDAÇÕES E DICAS A caminhada até a Havasu Falls é puxada, mas extremamente recompensadora. Existe a possibilidade de fazer o trajeto de helicóptero de Hualapai Hilltop até a base da Vila Supai (tanto a ida, quanto a volta) mas não é possível reservar o voo. Você tem que contar com a sorte ao chegar lá. Informações: vamospraonde.com/havasufalls 65


QUAL VIAGEM

SUPERdica @liviajando facebook.com/liviajando

liviajando

liviajando.com.br

Croácia

Por Livia Lopes

Destino encantador Em alta entre os brasileiros, a Croácia é daqueles países que fazem qualquer pessoa se encantar. Praias maravilhosas, cidades históricas, boa gastronomia e muita festa no verão – por preços menores que os dos destinos europeus mais famosos. Quer saber mais sobre o que há de melhor para conhecer na Croácia? Vem comigo!

s PARQUE PLITVICE O Parque Plitvice é o principal atrativo turístico da Croácia, com suas águas cor de esmeralda. Chegue cedo e evite as multidões.

s ZAGREB A capital da Croácia, Zagreb, pode ser conhecida em um dia. A Igreja de São Marcos é um dos cartões postais da cidade.

s

s HVAR A ilha de Hvar é a mais badalada do litoral croata. Além das animadas festas no verão, possui praias espetaculares!

STINIVA

A belíssima praia de Stiniva foi eleita a melhor da europa em 2016. Pode-se chegar a ela fazendo um passeio de barco a partir de Hvar. Não esqueça a sapatilha – a praia é toda de pedrinhas.


QUAL VIAGEM

SUPERdica @modoferias facebook.com/modoferias modoferias.com.br

Valparaiso

Por Mariana Moreira

Cultura, arte e boemia Valparaíso, Valpo para os íntimos, está localizada a 120 km a oeste de Santiago e é uma das cidades chilenas mais culturalmente ativa. A região portuária foi declarada Patrimônio da Humanidade da Unesco em 2003. A cidade é formada por diversos cerros (colinas) com vista para o oceano. Suas encostas são cobertas por casas coloridas e muros cheios de arte. s PREPARE SUAS PERNAS! Caminhar é uma das melhores maneiras de explorar Valpo. Então, se prepare para as ladeiras e para andar muito. Para se locomover com mais facilidade da parte baixa da cidade para o alto dos cerros, utilize os famosos “ascensores” (elevadores). Eles fazem parte da experiência da cidade.

s PLAZA SOTOMAYOR A praça mais imponente de Valparaíso é também a porta de entrada para o porto, principal atividade econômica da cidade. No norte da praça está o monumento Los Héroes de Iquique, que homenageia Arutro Prat e outros heróis da Guerra do Pacífico. s

s A NOITE PROMETE A primeira impressão de Valparaíso não é a das melhores, mas quando começar a subir e andar por suas ruas, você automaticamente vai sendo conquistado. Se tiver a oportunidade, passe mais de um dia e conheça suas noites movimentadas. Prefira ir sexta ou sábado, que é quando a cidade está mais viva. Uma boa dica é tomar um drinque em algum de seus rooftop bars admirando o visual.

CERRO CONCEPCIÓN E CERRO ALEGRE

O Cerro Concepción é uma das muitas partes altas da cidade, com vistas incríveis e diversos restaurantes. Para chegar, pegue o ascensor Concepción. Aproveite e não deixe de conhecer a famosa e panorâmica rua Paseo Gervasoni. Já o Cerro Alegre é um ícone cultural de Valparaíso que fica no alto de uma montanha, cercado de cultura, ruas coloridas com arte, bares e restaurantes. A maneira mais prática de chegar é pelo ascensor El Peral. 68


QUAL VIAGEM

SUPERdica @topdicasdeviagem topdicasdeviagem.com.br

Key West

Por Sofia Stegle

HIGGS BEACH

A queridinha da Flórida

Key West, localizada no sul da Flórida, está apenas a 45 minutos de voo de Miami ou 3h30 de carro, por uma estrada que é uma das mais bonitas do mundo, passando por diversas ilhas e cruzando pontes sobre um azul sem fim.

Outra praia muito bacana por lá é a Higgs Beach. Super tranquila e com um pier lindo, tem um restaurante pé na areia com um cardápio delicioso!

t MALLORY SQUARE O pôr do sol da Mallory Square é um dos mais lindos do mundo. Vários artistas de rua se apresentam por lá, tornando o momento mais especial ainda. Chegue um pouco antes para garantir um bom lugar!

s 90 MILHAS Um lugar interessante é o marco das 90 milhas de distância até Cuba, no ponto mais ao sul dos EUA. A vista do lugar é linda! FORT ZACHARY TAYLOR BEACH É a praia mais bonita de Key West. Está em um parque estadual e ao lado de uma zona militar. O acesso é restrito e a entrada é paga, mas tem estacionamento e um bar de praia por lá. Ótimo lugar para relaxar e curtir o dia.

t BAHIA HONDA KEY Bem pertinho de Key West, aproximadamente a 45 min, encontramos sua vizinha encantadora, a Bahia Honda Key. Sim, é “Bahia” mesmo, com a escrita igual à nossa. Lá está outro parque estadual, o Bahia Honda State Park. A entrada é paga e a estrutura ótima com restaurante e local para alugar equipamento de snorkel e caiaque para aproveitar o dia numa praia de um azul sem igual. Para mim, o lugar mais bonito da região!


QUAL VIAGEM

VENEZA

ÚNICA E inesquecível!

72


FOTO: ©ISTOCK.COM / JENIFOTO


QUAL VIAGEM

VENEZA


A cidade italiana das gôndolas é romântica, charmosa e extremamente sedutora. E não importa se a viagem é para celebrar o amor de casais apaixonados ou para curtir o rico acervo arquitetônico às margens dos canais. Para se divertir em família ou se emocionar sozinho a cada nova descoberta. A Sereníssima é diferente de tudo e merece ser vivida intensamente

FOTO: ©ISTOCK.COM / ONEINCHPUNCH

Por Roberto Maia


Uma das cidades mais turísticas do mundo, Veneza recebe 12 milhões de visitantes anualmente e, por isso, tem sempre muito movimento de pedestres em suas pontes e ruelas estreitas, bem como nos canais onde circulam os táxis aquáticos e gôndolas

FOTO: ©ISTOCK.COM / FALLBROOK

QUAL VIAGEM

VENEZA


FOTO: FLICKR.COM/PHOTOS/SONOFGROUCHO/9755522045/SIZES/K

Charmoso e elegante, o Caffé Florian – inaugurado em 1729 – impressiona pela beleza do seu interior ricamente decorado

Q

uem nunca sonhou em conhecer a milenar cidade e seus românticos canais? Impossível não se emocionar com tanta beleza e história. A primeira vez que estive em Veneza confesso que fiquei meio abobalhado diante do que meus olhos viam. Jamais havia imaginado que existisse um lugar como aquele com tantas obras-primas da arquitetura, igrejas cobertas com ouro, mosaicos e afrescos de valor inestimável. Com tanta arte ao redor, parei várias vezes para observar e pensar como teria sido aquele lugar há mais de mil anos. Que muita gente viveu, morou e trabalhou naquelas 118 ilhotas banhadas por mais de 150 pequenos canais. Como viviam dentro daqueles prédios encantadores que agora afundam lentamente nas águas da lagoa. Um filme imaginário rodou em minha mente sobre o dia a dia dos venezianos. Homens, mulheres e crianças frequentando as igrejas, cruzando as mais de 400 pontes e se encontrando na Praça de São Marco (Piazza di San Marco), o coração do lugar. E quantas pessoas como eu já não atravessaram o mundo para conhecer e vivenciar a cidade das gôndolas, verdadeira joia do cenário turístico italiano. Turistas que também se encontram na São Marco

para curtir as obras de valor inestimável no seu entorno. Basta fazer uma foto panorâmica para registrar uma imagem com a torre do sino da Basílica e suas cinco entradas de mármore e preciosos mosaicos; o Palazzo Ducale, símbolo da República Sereníssima, nome pelo qual ficou conhecida porque foi a única cidade italiana que não teve batalhas sangrentas ou pilhagens; a Torre do Relógio, a obra-prima de engenharia que marca o tempo no destino por séculos; e a Ala Napoleônica, que abriga os museus Correr e o Arqueológico de Veneza, além da Biblioteca Marciana e suas salas monumentais. Sem dúvida, um lugar diferente de todas as outras cidades que você já conheceu. Um lugar para parar e sonhar – de preferência sentado tranquilamente em um dos diversos cafés com vista para a praça histórica e tomando um legítimo expresso italiano. Se escolher o Caffé Florian melhor. O mais antigo café da Itália, inaugurado em 1720, é charmoso e elegante. A decoração do seu interior impressiona pela beleza, obras de arte e espelhos. Suas mesas já foram ocupadas por personalidades como Giacomo Casanova, Lord Byron, Alexandre Dumas e Ernest Hemingway entre muitos outros. Desfrute! 77


FOTO: ©ISTOCK.COM / LUMIKK555

QUAL VIAGEM

VENEZA

Passear pelos canais venezianos a bordo de uma gôndola é o principal programa da cidade

Lugar para se perder e se surpreender

Primeira providência em Veneza é pegar no hotel um bom mapa da cidade. Achar um endereço por lá é missão das mais difíceis. Os pequenos canais, pontes e ruelas formam um verdadeiro labirinto. Não vou dizer para ter cuidado para não se perder porque isso irá acontecer com certeza. Mas aí é que está o charme do lugar. A cada momento descobrirá algo novo e surpreendente antes de chegar ao destino procurado. Acaba sendo divertido. Tenha sempre como referência a Praça de São Marco. Se não estiver com o orçamento curto não deixe de fazer um tour nas famosas gôndolas, símbolos da cidade. Não é barato – cerca de 80 euros mas vale muito à pena. Se estiver com mais pessoas o preço individual cai, pois elas transportam até seis passageiros. Casais apaixonados nem olham o preço. É puro romantismo. Se estiver sozinho pode recorrer ao aplicativo “Go, Gondola”, idealizado por um brasileiro que promove o encontro de turistas interessados em dividir o passeio. São seis os roteiros possíveis e com duração entre 30 e 45 minutos. Alguns gondoleiros (gondolieris) cantam durante o trajeto, mas todos gritam para evitar colisões nas curvas cegas. Fique ao menos dois ou três dias para poder passear e visitar com tranquilidade os principais pontos turísticos. A principal “avenida” da cidade é o Grande Canal, que tem 4 quilômetros de extensão e largura de 30 78

a 70 metros. Ele começa em Punta della Dogana e é cortado por quatro pontes: Accademia, Rialto, Scalzi e Constituição. Principal ponto turístico da cidade, a Praça de São Marco – é, sem dúvida, uma das mais bonitas de Veneza e da Itália. Ela é formada por construções históricas como a Basílica de São Marco, o Palazzo Ducale, a Torre do Relógio (dell”Orologio) construída no século 14 e o Campanário (Campanille di San Marco), a torre de 99 metros construída no século 9 que guarda os sinos da basílica. Tem ótimos restaurantes e cafés. Mas prepare-se para dividir o espaço com a multidão que visita a praça diariamente – cerca de 50 mil turistas de todas as partes do planeta. Quando visitei Veneza pela segunda vez era o período chamado


FOTO: ©ISTOCK.COM / RAGEZIV

Inaugurada em fevereiro de 1499, a Torre do Relógio na Praça São Marco, marca a hora, fase lunar e até os signos do zodíaco


QUAL VIAGEM

VENEZA


FOTO: ©ISTOCK.COM / DOVAPI

Principal cartão postal de Veneza, a Praça de São Marco integra desde 1987 a lista de patrimônios mundiais da Unesco e recebe milhares de turistas diariamente


A imponente Basílica de São Marco é a mais famosa entre as igrejas de Veneza e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina

FOTO: ©ISTOCK.COM / FALLBROOK

QUAL VIAGEM

VENEZA

82


acqua alta que causa alagamentos. Atravessei a praça com água quase na altura dos joelhos. Mas não se preocupe porque a cidade está preparada e passarelas são colocadas para que os visitantes não molhem os pés. A Basílica de São Marco (Basilica di San Marco) foi construída no ano 828 para guardar os restos mortais de São Marcos. Tem cinco lindas cúpulas que misturam estilos bizantino, românico e renascentista. Possui um coro elevado acima de uma cripta e colunas decoradas com relevos do século 11. O retábulo é a famosa Pala d´Oro - um trabalho em metal bizantino de 1105. Os dois púlpitos de mármore da nave são ornamentados com estatuetas dos irmãos Massegne. Chama a atenção os objetos utilizados na decoração e que eram trazidos de várias partes do mundo pelos

FOTO: ©ISTOCK.COM /SBORISOV / STELLAPADAO

A Ponte de Rialto é a mais velha entre as pontes que cruzam o Grande Canal e também é uma das atrações da cidade por sua importância histórica

A Praia de Caburé é uma península entre o mar e o Rio Preguiças

navios que retornavam à cidade. Destaque para os cavalos de bronze que ornamentavam o hipódromo de Constantinopla (atual Istambul). O interior é revestido do piso ao teto por mais de 8 mil metros quadrados de mosaicos recobertos de camadas de ouro 24 quilates. O piso do século 12 é uma mistura de mosaico e mármore em padrões geométricos. Entre as quase duas centenas de pontes que cruzam os canais do destino, duas delas recebem maiores atenções dos turistas: a de Rialto e a dos Suspiros. A primeira é um dos pontos mais tradicionais e também a mais antiga. Ela cruza o Grande Canal e foi a primeira construída com pedras no século 16. Casais apaixonados costumam colocar cadeados com seus nomes na ponte e jogam as chaves na água. No seu entorno funciona um pequeno centro de compras com diversas lojas e barracas. Nas imediações está, também, o principal mercado local, uma boa opção para quem quiser comprar queijos, embutidos, verduras e frutas frescas. A Ponte dos Suspiros (Ponte dei Sospiri) liga o Palazzo Ducale ao prédio onde funcionava uma antiga prisão. Uma lenda local conta que o nome da ponte é em referência aos prisioneiros que ao a atravessarem suspiravam ao verem a cidade pela última vez antes de seguirem ao cárcere. E suspiros são inevitáveis em quem vai assistir a um espetáculo de ópera no Teatro La Fenice, o principal teatro lírico de Veneza, que foi destruído várias vezes e reconstruído. A última grande tragédia aconteceu na década de 1990, quando foi completamente consumido por um incêndio. Após oito anos de obras que custaram 90 milhões de euros, foi reinaugurado em dezembro de 2003 com um concerto dirigido por Riccardo Muti.


VENEZA

FOTO: ©ISTOCK.COM /LUCAMATO

QUAL VIAGEM

A Galeria da Academia guarda acervo com obras de artistas locais dos séculos 14 ao 18, entre eles Tintoretto, Ticiano, Tiepolo, Veronese e Canaletto

Museu a céu aberto

Palácios, igrejas e outros antigos edifícios formam, naturalmente, um verdadeiro museu a céu aberto em Veneza. Quem aprecia artes e adora visitar museus não vai se decepcionar na cidade. O roteiro inclui o Palazzo Ducale, a Galeria da Academia (Gallerie dell’Academia), a Coleção Peggy Guggenheim, o Ca’ d’Oro e Punta della Dogana, entre outros.

Palazzo Ducale – O elegante edifício na Praça de São Marco foi a casa dos governantes locais, os poderosos doges da República Veneziana, entre os anos de 697 a 1797. A construção gótica com delicadas colunas e fachada com mosaicos em rosa e branco tem cômodos decorados com ouro e pinturas. Tem até uma sala de torturas. O maior dos aposentos é o Maggior Consiglio, onde está o imenso quadro Paradiso (inspirado no Paraíso de Dante) de Tintoretto. No andar de cima fica o sótão-prisão onde Casanova foi confinado em 1756 – e fugiu. Galeria da Academia – Localizada junto à igreja de Santa Maria della Carità Farto e do mosteiro de Canonici Lateranensi, projetados por Andrea Palladio, possui um vasto e interessante acervo de artistas de Veneza e do Vêneto, do século 14 ao 18. Entre os destaques estão obras de Tintoretto, Ticiano, Tiepolo, Veronese e Canaletto, entre outros.

Coleção Peggy Guggenheim – Inaugurado em 1951, no Palazzo 84

Venier dei Leoni, um imponente edifício do século 18, reúne em seu acervo importante coleção de arte do século 20, incluindo obras de Miró, Pollock, Dalí e Magritte.

Ca’ d’Oro – Palácio do século 15, está no distrito (sestiere) de Cannaregio e voltado para o Grande Canal. Guarda a coleção de arte de Giorgio Franchetti que inclui peças em bronze, esculturas, pinturas (venezianas e flamengas) e tapetes. No seu pátio interior a atração é o poço renascentista em brocatello - mármore italiano de cores variada. Punta della Dogana – A antiga casa da alfândega atualmente é uma importante área de exposição de arte contemporânea com uma exposição permanente da coleção da Fundação François Pinault.


FOTO: ©ISTOCK.COM / HERRAEZ

Casa dos doges entre os anos de 697 a 1797, o Palazzo Ducale, na Praça de São Marco, chama atenção pela beleza da sua arquitetura em estilo gótico com colunas e mosaicos na fachada


FOTO: ©ISTOCK.COM / CHAMELEONSEYE

QUAL VIAGEM

VENEZA

Os vidros e cristais de Murano são famosos no mundo inteiro. Também próxima de Veneza está a ilha de Burano (à direita), um vilarejo de pescadores com casas coloridas e famosa pela produção de rendas.

Aproveite para conhecer a igreja Santa Maria della Salute nas proximidades. Erguida no século 17, abriga obras de Tintoretto e Ticiano. Outra igreja que vale uma visita é a San Giorgio Maggiore. Projetada pelo famoso arquiteto italiano Andrea Palladio, foi concluída em 1610. Seu design clássico renascentista tem fachada de mármore e altas colunas simétricas. Está localizada em uma ilha em frente à Praça de São Marco. Para chegar até lá basta pegar um vaporetto, barco que funciona como ônibus no transporte coletivo local.

Veneza está rodeada pelas ilhas Burano, vilarejo de pescadores com casinhas coloridas e famosa pela produção de rendas; Murano, pelas fábricas de vidros; Pellestrina, caracterizado por dunas e palhetas; e Torcello, uma das comunidades mais antigas na área. Murano é a mais procurada pelos visitantes por causa das famosas peças produzidas em vidros coloridos. Distante apenas 2 quilômetros e acessível por vaporetto, tem lojas especializadas, fábricas e um museu dedicado ao vidro (Museo dell’Arte Vetraria). Desde o século 13, os cristais são produzidos com técnicas passadas de geração em geração, onde o material é moldado em altíssima temperatura apenas com o sopro e movimentos manuais. 86

FOTO: ©ISTOCK.COM / OLGA_GAVRILOVA

Vidros coloridos e carnaval de máscaras


87


FOTO: ©ISTOCK.COM / NISERIN

QUAL VIAGEM

VENEZA


O Grande Canal é o maior e mais movimentado de Veneza. Ao longo dos seus 4 quilômetros de extensão circulam barcos de diversos tamanhos – incluindo os vaporettos e gôndolas. Em suas margens estão palácios e prédios residenciais de imensa beleza e valor arquitetônico.


FOTO: ©ISTOCK.COM / NICKTEMPEST

QUAL VIAGEM

VENEZA

Em Veneza as praças são chamadas de campo – com exceção da São Marco. A Campo Santo Stefano, localizada próximo da ponte dell’Accademia, vale uma visita. Ao seu redor estão palácios, galerias de arte, casas coloridas, bares, cafés e a igreja de Santa Maria della Salute construída no século 17. E, nas proximidades, o Palazzo Grassi, outro palácio com importantes exposições de arte. Mas a cidade não é famosa apenas por sua arquitetura e ser a preferida dos casais apaixonados. O carnaval veneziano é um dos mais antigos e tradicionais do mundo por causa das belas máscaras, que teriam sido utilizadas pela primeira vez no século 13. Porém, durante muitos anos, a prática foi proibida e quem se atrevia a sair mascarado às ruas acabava na prisão. Elas eram confeccionadas artesanalmente com papel machê sobre moldes de rostos feitos de argila. A folia veneziana também tem origens religiosas e acontece sempre no final de fevereiro e começo de março. Tal como no Brasil, a festa se espalha pelas ruas e com atrações musicais, além de locais privados com ingressos caríssimos. Para comprar ou apenas conhecer como são produzidas as máscaras, o lugar mais famoso da cidade é a loja Ca ‘Macana (camacana.com), em 90

Considerado um dos mais antigos e tradicionais do mundo, o carnaval veneziano se destaca por causa das belas máscaras. No passado eram confeccionadas artesanalmente com papel machê sobre moldes de rostos feitos de argila. A festa acontece nas ruas e também em locais privados.

Dorsoduro. Saíram de lá as utilizadas por Stanley Kubrick no filme “De Olhos Bem Fechados”, bem como outras, exclusivas, para apresentações no Wiener Staatsoper, o teatro de ópera mais importante de Viena. É possível participar de oficinas de pinturas de máscaras mediante agendamento prévio.


FOTO: ©ISTOCK.COM / LUCAMOI


Valle de Aosta

Piemonte

Friuli

VENEZA

Liguria Emilia Romagna

Para quando você for a Veneza Localizada na região do Vêneto, no Nordeste da Itália, tem 412 km² - incluindo as ilhas de Murano, Burano e Torcello. Formada por ilhas na Laguna di Venezia, está ligada ao Mar Adriático por três aberturas: Lido, Malamocco e Chioggia. Uma parte da cidade está em terra firme, na localidade chamada Mestre. Está a 530 km de Roma.

IDIOMA

Italiano

MOEDA

Euro (€).

FUSO HORÁRIO

Mais quatro horas em relação ao horário de Brasília.

VISTO

Não é necessário para cidadãos brasileiros.

CLIMA

As melhores épocas para viajar são durante a primavera (março a junho) e o outono (setembro a novembro), quando as temperaturas são amenas. Normalmente nos meses de novembro e dezembro a cidade sofre com os alagamentos – chamados acqua alta. Mas não se preocupe porque a cidade está preparada e o volume de água não ultrapassa a altura do joelho.

SAÚDE

A Itália não exige nenhum tipo de vacina

CONSULADO DA ITÁLIA EM SÃO PAULO

Av. Paulista, 1.963 - Bela Vista – tel. (11) 3549-5699. Informações: conssanpaolo.esteri.it/consolato_sanpaolo/pt

CONSULADOS DO BRASIL NA ITÁLIA

Roma: Piazza di Pasquino, 8 – tels. (+39) 06 6889661 e (+39) 333 1184 682 (plantão). Informações: cgroma. itamaraty.gov.br Milão: Corso Europa 12, 1° e 2° andares – tels. (0039) 02 777 1071 e (0039) 02 777.107.200 e (0039) 335 727 8117. Informações: milao.itamaraty.gov.br

COMO CHEGAR

Não há voos diretos do Brasil para Veneza. A Alitalia (alitalia.com/pt_br/) ofe-

rece voos diários e diretos para Roma a partir de São Paulo e Rio de Janeiro. Pela Royal Air Maroc (royalairmaroc. com) saem 5 voos semanais de São Paulo e 2 do Rio de Janeiro para Casablanca, no Marrocos , e de lá para Veneza. Se estiver em Roma, Milão ou Florença a melhor opção é o trem. A partir das principais capitais europeias é melhor pegar um voo direto.

ILUSTRAÇÃO: ©ISTOCK.COM / SNAILSTUDIO

QUAL VIAGEM

VENEZA

Trentino Lombardia

Toscana Marche Umbria

Lazio

Abruzzo

Sardenha

Molise

Veneza

Puglia

Basilicata

ONDE COMER

Veneza oferece opções para todos os bolsos. Você encontra sem muito esforço bons locais para uma pizza al taglio – pedaços de pizzas espessas e quadradas - ou um jantar estrelado regado a um bom vinho italiano. Os peixes e frutos do mar são abundantes na região de Vêneto e, ideais para acompanhar uma massa, arroz ou polenta. Entre os pratos típicos venezianos estão o risoto negro, o escabeche de sardinha, o antipasti (azeitonas, anchovas marinadas e frutos do mar) e cichéto (petiscos). Para beber experimente o spritz, drinque preparado com vinho branco, campari e água com gás. Caffé Florian – caffeflorian.com/en Gelateria Il Dodge – gelateriaildoge.com Ai Mercanti – aimercanti.it Antico Martini – anticomartini.com Osteria da Fiori – dafiori.net

ONDE FICAR

Hospedagem em Veneza de maneira geral custa caro. Há, claro, opções mais econômicas em pensões simples, porém, é necessário levar em conta a distância dos principais pontos de interesse e como chegar até eles. Os melhores estabelecimentos estão em antigos palácios totalmente restaurados e adaptados com as conveniências modernas. The Gritti Palace – thegrittipalace.com Baglioni Hotel Luna – baglionihotels.com/pt-br Bauer Il Palazzo – bauervenezia.com/em Mercure Venezia Marghera – accorhotels.com Hotel Katte – agoda.com/pt-br

TRANSPORTES

Para circular em Veneza utilize o vaporetto, um tipo de ônibus-barco. A linha principal é a 1, que percorre todo Grande Canal. Para chegar a distritos mais

Calabria

Sicilia

distantes como Murano, Burano e Torcello, utilize as linhas LN, 41 e 42. Máquinas automáticas vendem os bilhetes (6,50 euros cada viagem), que também podem ser comprados dentro das embarcações. Se for utilizar várias vezes é melhor adquirir bilhetes válidos para 12, 24, 48 ou 72 horas. Outra opção, mais cara, são os táxis aquáticos. Para atravessar o Grande Canal utilize a gôndola pública Traghetto.

DICAS

- Em Veneza as pontes têm escadas e o melhor a fazer é separar em uma mochila somente o necessário para o tempo que ficará na cidade e deixar as malas no guarda-volumes da estação de trens Santa Lúcia (padroeira da cidade). O depósito funciona das 6h às 23h e cada volume custa 13,50 euros por dia. - Deixe para visitar a Piazza San Marco após as 16h quando ela começa a esvaziar.

PACOTES TURÍSTICOS CVC – cvc.com.br DECOLAR – decolar.com EXPEDIA – expedia.com.br LUSANOVA – lusanova.com.br PEIXE URBANO – peixeurbano.com.br SUBMARINO VIAGENS – submarinoviagens.com.br VISUAL TURISMO – visualturismo.com.br

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

enit.it/pt turismovenezia.it


Stand Misto

Stand Construído

Stand Padrão

“Na WTM 2017 a Qual Viagem usou os serviços da montadora Bogdan

Stands que atendeu todas as expectativas quanto a criação, montagem, prazo de entrega e manutenção. Se você ainda não conhece a Bogdan Stands, ainda dá tempo para a ABAV Expo.”

administrativo@bogdanst

ands.com


Novo hotel em Jarinu município de Jarinu, localizado a 85 km da capital paulista, recebe novo empreendimento hoteleiro da rede Tauá em parceria com a Brasilian Business Park. O Alegro Hotel by Tauá é focado no turismo de negócios da região e também a melhor opção de hospedagem para hóspedes e empresas que buscam flexibilidade e um atendimento único, ao qual a Rede Tauá oferece desde 1986 aos seus hóspedes. Sua estrutura conta com 110 apartamentos divididos em três categorias (standard cama de solteiro, standard cama de casal e suíte), uma sala de convenções com capacidade para receber até 100 pessoas em auditório, restaurante e bar. Em dezembro deste ano, o Alegro irá inaugurar sua área de lazer, que contará com piscina, sauna, área para churrasqueira e espaço fitness.

Informações: tauaresorts.com.br

FOTO: BRUNO JELIEL

O

Estilo português em Florianópolis

B

Gastronomia no MAIA Luxury Resort

O

MAIA Luxury Resort, localizado na ilha de Mahé em Seychelles, pode ser descrito como um paraíso dentro de um paraíso. O sofisticado hotel, além do visual encantador e serviços excelentes e personalizados, oferece experiências que deixam qualquer viagem incrível. Os detalhes são muito importantes e cada hóspede é tratado com todo o cuidado para que tenha férias inesquecíveis. A gastronomia é um assunto levado a sério no resort e o serviço é bem flexível para saciar as vontades e desejos dos hóspedes, indo além do menu regular e de horários fixos. São oferecidas culinárias asiáticas, indianas, mediterrâneas e creole e existe uma política de flexibilidade e liberdade de criação para atender qualquer pedido. Informações: tsogosun.com/maia

oa opção para quem busca momentos de exclusividade e sossego em meio ao agito de Florianópolis, o Hotel Boutique Quinta das Videiras é um charmoso hotel de estilo português do século XIX, com apenas 11 suítes, spa e serviços personalizados, localizado no coração da Lagoa da Conceição. Mesmo com todo o silêncio, o hotel fica a poucas quadras do Boulevard, repleto de cafés, lojas e restaurantes, e das melhores praias da região como Praia da Joaquina, Praia Mole, Galheta e Barra da Lagoa. Todos os quartos possuem design único, mobiliários estilo  vintage,  amenities  L´Occitane e travesseiros de plumas de ganso. O bistrô é um capítulo a parte, de cozinha contemporânea e refinada, que utiliza produtos frescos da estação em ambiente charmoso no solarium. Uma carta de vinhos e espumantes internacionais completam o menu. Informações: quintadasvideiras.com.br

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

QUAL VIAGEM

HOTÉIS & RESORTS

95


QUAL VIAGEM

DICAS

da Guta

Desacelere à mesa

A

FOTO: LHM PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS

gosto ainda é mês de aproveitar o inverno. Que tal um fim de semana no friozinho da montanha? Em São Paulo, Campos do Jordão é sempre uma boa pedida. Por isso vai uma dica de um empório bem descolado, na Vila Capivari. Um pedacinho de Paris na capital paulista, a pâtisserie Douce France ampliou recentemente suas lojas. Que tal aproveitar para conhecê-las? Para quem gosta de pães artesanais, de fermentação natural, experimente a Padaria da Esquina. Sente-se com calma em qualquer um destes lugares e se delicie, demoradamente. Você merece!

GUTA CHAVES é jornalista gastronômica, mantém o blog gutachaves.com, sobre o universo dos alimentos e bebidas. Também cria conteúdo para livros — entre eles, Expedição Brasil Gastronômico, da editora Melhoramentos, foi vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Gastronomia. “Viajar e ler para mim estão entre as melhores coisas da vida. Adoro experimentar todo tipo de comida e de bebida de cada lugar que visito.” guta@gutachaves.com BOA LEITURA!

96

DOUCE FRANCE

Q

uem quiser ter a sensação de estar naquelas charmosas confeitarias francesas, com seus doces que lembram pequenas esculturas em açúcar, é só ir à Douce France. A matriz fica na Alameda Jaú, 554 (Jardins), num endereço que nos faz sentir em Paris. A novidade é que o proprietário, o confeiteiro Fabrice Lenud, vem ampliando suas lojas. Recentemente abriu a quarta e a quinta unidades: uma no prédio do Centro Cultural FIESP, na Avenida Paulista e a outra, nas dependências da Aliança Francesa da Alameda Ministro Rocha Azevedo, 419. Que se somam às lojas da Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.421 (Vila Olímpia) e da Rua General Jardim, 182 (Centro). “Fico muito feliz em ver minhas casas sendo ligadas à cultura e às artes da capital paulista”, comenta Lenud. Em homenagem, criou alguns doces novos, verdadeiras obras de arte degustáveis, como o Chérie, biscuit Madeleine, cremoso de limão, mousse de morango, glaçagem vermelha, decorado com pérolas de chocolate branco; e désiré, biscuit feito com farinha de macadâmia, ganache chocolate e mel, uma camada de feuilletine e mousse de chocolate meio amargo com cobertura de chantilli de chocolate. Vale dizer que o doce mil-folhas é imperdível e que a casa completou em julho 1 milhão de macarons vendidos, ulalá! Douce France também oferece café da manhã e chá da tarde. Tel. (11) 3262-3542.


MERCADO DOS SABORES

R

ecentemente foi inaugurado em Campos do Jordão o Mercado São Bento, na turística Vila Capivari. Ele reúne num espaço amplo, um empório de produtos gastronômicos com queijos, frios, geleias, compotas, cachaças, pães artesanais e antepastos, que podem ser apreciados no local ou levados para casa. Há, ainda, uma charcutaria com produtos da Serra da Mantiqueira e do Sul de Minas. Faz parte do complexo a filial do restaurante Cantinho da Serra Grill, com pratos da cozinha mineira feitos no fogão à lenha e o especial fondue de carne bovina em baixa temperatura; anexo fica também uma cervejaria. O nome do local foi dado em homenagem à cidade vizinha, São Bento do Sapucaí, a qual Campos do Jordão fora distrito até 1934, quando se tornou um município. A fachada lembra a arquitetura europeia típica da cidade. Cadeiras com mantinhas são um mimo para aquecer a clientela do friozinho local. Av. Macedo Soares, 123 - Campos do Jordão-SP.

PADARIA DA ESQUINA

P

FOTOS: DIVULGAÇÃO

arte da cultura paulista, as padarias se espalham pelas esquinas de nossa cidade. É tarefa difícil achar uma em que o dono não seja português. A Padaria da Esquina não é uma exceção à regra. A diferença é que este é o renomado chef português Vitor Sobral, proprietário também da Tasca da Esquina, ambos estabelecimentos cuja matriz fica em Lisboa. Sobral hoje divide seu tempo entre seus negócios em Portugal e no Brasil. Seus pães de tradição portuguesa são feitos de fermentação natural e o trigo é importado para manter a qualidade do produto final. Vale experimentar o pão caco e o folhado do Porto, entre tantos outros. Há também doces típicos, os pasteis de nata e o de feijão. Além de sanduíches como o prego (bife de novilho no pão) e ainda pratos à base de bacalhau. Mais que uma padaria, um verdadeiro mergulho na cultura portuguesa. Com certeza!

Alameda Campinas, 1630 - São Paulo-SP Tel. (11) 2387-0149

97


QUAL VIAGEM

ONDE ENCONTRAR

ALPHAVILLE Barueri

Alphaville

Calçada das Orquídeas, 72

Barueri

Alphaville

Av. Andrômeda, 616

Barueri

Alphaville

Barueri

Alphaville

Barueri

Alphaville

Al. Araguaia, 750 - Térreo

Barueri

Alphaville

Al. Araguaia, 901 - Centro Empresarial

Barueri

Alphaville

Al. Mamoré, 843

ZONA CENTRAL Amor aos Pedaços 4195-2258

Bela Vista

Bela Vista

Av. Paulista, 358

Fran’s Café 3283-5306

Fran’s Café 4196-8680

Bela Vista

Bela Vista

Av. Paulista, 735

Bovinu’s Paulista 3251-1498

Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4492

La Ville Elegance 4153-1473

Bela Vista

Bela Vista

R. Treze de Maio, 1947 - lojas 4014 / 4018

Av. Dr. Yojiro Takaoka, 4610

Alpha Beto Banca 4153-7654

Bela Vista

Bixiga

R. Rui Barbosa, 201

Fran’s Café 2640-6516

Sade Café Gourmet 4191-9188

Bom Retiro

Bom Retiro

R. Prates, 300

Fran’s Café 3227-9816

Jacques Janine 4195-5467

Consolação

Consolação

R. Frei Caneca, 558

Fran’s Café 3297-0203

Churrascaria Novilho de Prata 4195-1372

Consolação

Consolação

R. Frei Caneca, 569

Amor aos Pedaços 3545-4300

Consolação

Consolação

R. Augusta, 1513

Barueri Alphaville Al. Rio Negro, 111 Piso Lazer - Shopping Iguatemi Alphaville Barueri

Alphaville

Studio W Alphaville 3173-1450

Al. Rio Negro, 585 - ljA3 - (Centro Adm. Rio Negro) Fran’s Café 2176-2017

Barueri Alphaville Al. Rio Negro, 1033 Subsolo Barueri

Alphaville

Al. Rio Negro, 1406

Barueri

Alphaville

Estrada da Aldeinha, 525

Shades Studio 3262-1492

Bovinu’s Augusta 3253-5440

Consolação Higienópolis Av. Higienópolis, 618 - Arco 145 - Shop. Higienópolis Fran’s Café 3823-2442

Original Wash (Dentro Alpha Shopping) 4191-7221

Consolação

Higienópolis

Praça VilaBoim, 49

Fran’s Café (Dentro do Mambo) 4195-8015

Consolação

Higienópolis

R. Albuquerque Lins, 1038

Vitamina Bistrô 4196-5551

Consolação

Higienópolis

R. Pará, 36

Consolação

Higienópolis

Shopping Higienópolis Piso Veiga Filho

Consolação

Pacaembu

R. Armando Penteado, 25

Liberdade

Aclimação

Av. da Aclimação, 620

Fran’s Café 3208-1188

Liberdade

Aclimação

Av. da Aclimação, 860

Amor aos Pedaços 3277-0328

GRANJA VIANA

Banca Vilaboim 3667-2107 Padaria e Confeitaria Baronesa 3666-1528 Restaurante Ici Bistrô 3257-4064 W Higienópolis 3823-2233 Le Vin Bistro 3668-7400

Liberdade

Liberdade

R. Tamandaré, 744

Granja Viana

Granja Viana

R. José Felix de Oliveira, 555 Felix Bistrot Restaurantente - Cozinha Francesa 4702-3555

República

República

Av. São Luís, 171

Granja Viana

Granja Viana

Rodovia Raposo Tavares, s/n Km 22,5 LJ201B (The Square Open Mall)

República

República

Av. Ipiranga, 200 (Edifício COPAN)

Café Floresta 3259-8416

República

República

R. Martins Fontes, 153

Marajá Pães 3257-1747

o

Fran’s Café 4612-4347

GUARULHOS

Fran’s Café 3275-0753 Kaldi Café 3257-5840

ZONA LESTE

Guarulhos

Bosque Maia

Av. Paulo Faccini, alt. 1287 Maria Cereja Conf. Pães e Lanches 2443-2202

Cidade Líder

Guarulhos

Bosque Maia

Av. Paulo Faccini, 1879

Fran’s Café 2229-8028

Jardim Anália Franco Jardim Anália Franco R. Emília Marengo, 688A

Guarulhos

Bosque Maia

Av. Paulo Faccini, 2000

Banca do Maia 2461-3954

Guarulhos

Aeroporto

Terminal 3

Vip Lounge Star Alliance 2445-7341

Guarulhos

Guarulhos

Aeroporto

Classe Executiva Royal Air Maroc 2402-6964

Cidade Líder

Av. Aricanduva, 5555 - (Shop. Aricanduva)

Jardim Anália Franco Jardim Anália Franco R. Emilia Marengo, 504

Fran’s Café 3444-2566 Fran’s Café 3853-7742

Churrascaria Boizão Grill - Anália Franco 2671-7205

Jardim Anália Franco Jardim Anália Franco Av. Regente Feijó, 1739 loja 3A/3B - Piso Acácia Jacques Janine (Shop. Anália Franco) 2643-4455 Jardim Anália Franco Jardim Anália Franco Av. Regente Feijó, 1739 Piso loja - Entrada Carrefour

Revistaria Anália Franco 2671-5508

Jardim Anália Franco Jardim Anália Franco Av. Regente Feijó, 1739 - Piso Orquídea - loja 52

Stúdio W Anália Franco 2076-4700

Jardim Anália Franco Jardim Anália Franco R. Azevedo Soares, 2150

Restaurante Coco Bambu Anália Franco 4304-1741

Jardim Anália Franco Jardim Anália Franco R. Barão do Serro Largo, 263A

RECIFE - PE Recife - PE

Ibura

Aeroporto Internacional do Recife

Sala Vip Ag. Pontestur (81) 3302-4578

Striuli Pane Dolce Caffè 2671-8571

Mooca

Mooca

Av. Paes de Barros, 1156

Jacques Janine 2606-1124

Mooca

Mooca

Av. Paes de Barros, 1875

Amor aos Pedaços 2028-1594

Mooca

Mooca

R. Chamantá, 891

Tatuapé

Tatuapé

R. Euclides Pacheco, 168

Vila Formosa

Jardim Anália Franco

R. Padre Landell de Moura, 299

Vila Matilde

Vila Dalila

R. Inácio da Costa, 32

Fran’s Café 2121-0422 Kirei Sushi Restaurante 2227-1003 Anália Franco Sushi Lounge 2676-2329 Sodiê Doces 3476-2224

SANTO ANDRÉ Jardim

R. das Figueiras, 181

Campestre

Av. Dom Pedro II, 3039

Centro

Av . Portugal, 1126

Jardim

R. das Bandeiras, 166

Fran’s Café 4438-9603 Padaria Maria Eugênia 4902-8777 Fran’s Café 4468-1665 Restaurante Baby Beef Jardim 4436-7869

SÃO BERNARDO DO CAMPO Restaurante Fratelli D’Italia 4330-2997

ZONA NORTE Casa Verde

Jardim São Bento R. Sóror Angélica, 295

Santana

Santana

Av. Braz Leme, 2087

Jacques Janine 2236-5445

Santana

Santana

R. Pedro Doll, 451 MS Boulanger Pães, Doces e Conveniências 2959-4948

Santana

Santa Terezinha

R. Francisca Júlia, 428

Tremembé

Tremembé

R. Maria Amália Lopes Azevedo, 831

Tucuruvi

Jardim França

R. Vaz Muniz, 776

Tucuruvi

Tucuruvi

R. Gaurama, 540

Tucuruvi

Tucuruvi

Av. Nova Cantareira, 1541

Amor aos Pedaços 2950-0958 Francisca Júlia Pães e Doces 2950-5102 Amor aos Pedaços 2952-4979 Confeitaria Paris 2203-1755 Acre Clube 2203-8788 Sodiê Doces - Cantareira 2204-1464

Centro

R. Dr. Fláquer, 515

Centro

R. Padre Lustosa, 388

Empório do Bacalhau 4123-5651

Vila Guilherme

Vila Guilherme

Av. Guilherme, 33

Demarchi

Av. Maria Servidei Demarchi, 1911 Restaurante São Francisco 4396-2255

Vila Guilherme

Vila Guilherme

Av. Otto Baumgart, 500 - Shop. Lar Center - Lj.201

Vila Margarida

R. Continental, 357

Vila Guilherme

Vila Guilherme

Travessa Casalbuono, 120 loja 100 Jacques Janine (Shop. Center Norte) 2252-2336

Vila Guilherme

Vila Guilherme

Travessa Casalbuono, 120 loja 101

Fran’s Café 4124-6384

SÃO CAETANO DO SUL Centro

R. Amazonas, 604 - Centro

Barcelona

Praça dos Expedicionários, 59

Fran’s Café 2786-5202 Emporium San Gennaro 4224-7010

Villa’s Churrascaria 2905-2644 O Compadre Restaurante 2252-3131

TAM Viagens Center Norte 2221-3555


ZONA OESTE Alto de Pinheiros Alto de Pinheiros Av. Nações Unidas, 4.777- Piso G1 - QT100

TAM Viagens Villa Lobos 3024-3555

Alto de Pinheiros Alto de Pinheiros Praça Panamericana, 21

Banca Senzala 3031-6440

Jardim Paulista

Cerqueira César

Al. Santos, 960

Fran’s Café 2123-2019

Jardim Paulista

Cerqueira César

Al. Santos, 1283

Jardim Paulista

Jardim Paulista

R. Dr. Melo Alves, 506

Jardim Paulista

Jardim Paulista

R. Maestro Chiaffarelli, 54

Jardim Paulista

Jardim Paulista

R. Haddock Lobo, 586

Jardim Paulista

Jardim Paulista

R. Haddock Lobo, 1498

Jardim Paulista

Jardim Paulista

Praça Benedito Calixto, 191

Jardim Paulista

Jardim Paulista

R. Oscar Freire, 1189

Restaurante Manzuá 3085-5058

Jardim Paulista

Jardim Paulista

R. Oscar Freire, 1833

Luzita Gastronomia 3067-4356

Jardim Paulista

Jardim Paulista

R. Padre João Manuel, 1253

Jardim Paulista

Jardim Paulista

R. Pamplona, 1873

Jardim Paulista

Jardim Paulista

Al. Jau, 498

Jardim Paulista

Jardim Paulista

Al. Lorena, 2155

Jardim Paulista

Jardim Paulista

Al. Ministro Rocha Azevedo, 471

Jardim Paulista

Jardim Paulista

Al. Ministro Rocha Azevedo, 1041

Jardim Paulista

Jardim Paulista

Al. Tietê, 184

Jardim Paulista

Jardim América

Av. Rebouças, 1604

Lapa

Lapa

Av. Ermano Marchetti, 1058

Lapa

Lapa

R. Duarte da Costa , 04

Perdizes

Perdizes

R. Cardoso de Almeida, 1021

Perdizes

Perdizes

R. Monte Alegre, 117

5àsec Lavanderia 3141-1718 Amsterdam Bistrô Café 3061-1676 5àsec Lavanderia 3057-3032 Fran’s Café 3083-1019 Churrascaria Rodeio 3474-1333 Fran’s Café 3891-0645

Restaurante Piselli 3081-6043 Camelo Pizzaria 3887-0702 5àsec Lavanderia 3251-2118 Osteria Del Pettirosso 3062-4531

Pompéia

R. Cotoxó, 901

Sumaré

R. Heitor Penteado, 1326

Fran’s Café 3045-1930

R.Pedroso Alvarenga, 461

5àsec Lavanderia 3071-1098

Itaim Bibi

Itaim Bibi

R.Pedroso Alvarenga, 675

Itaim Bibi

Itaim Bibi

R. Pedroso Alvarenga, 1170

Itaim Bibi

Itaim Bibi

R. Salvador Cardoso, 131

Itaim Bibi

Vila Olímpia

Av. dos Bandeirantes, 1001

Jardineira Grill 3048-0299

Itaim Bibi

Vila Olímpia

Av. dos Bandeirantes, 1515

New Vip Academia 3046-3310

Itaim Bibi

Vila Olímpia

R. Alvorada, 903 esq. c/ Av. dos Bandeirantes Rancho Português Restaurante e Empório 2639-2077

Moema

Ibirapuera

R. Pirapora, 215

5àsec Lavanderia 3078-7202 Restaurante Freddy 3167-0977 Restaurante Sallvattore 3078-8686

Laço de Ouro Bar e Grill 3884-0643

Moema Indianópolis Av. Ibirapuera, 3.103 - Piso Jurupis - Loja 510 TAM Viagens Ibirapuera 5095-3555

Av. Albert Einstein, 627 - Bloco D - Loja 5

Shades Studio 2151-2203

Av. Jorge João Saad, 333

Jacques Janine 3742-4436

Morumbi

Morumbi

R. Dr. Clóvis de Oliveira, 193

Morumbi

Real Parque

Av. Marginal dos Pinheiros, 13.000 (Pão de Açúcar)

Morumbi

Real Parque

R. Visconde de Nacar, 75

Morumbi

Vila Progredior

Av. Jorge João Saad esq. c/ R. Jeriquara (Posto Ipiranga) 5àsec Lavanderia 2339-6532

Morumbi

Vila Progredior

R. José Jannarelli, 199 - Cj.135 Clínica Oftalmológica - Morumbi Medical Center 3721-9763

Morumbi

Vila Progredior

R. Regente Leon Kaniefsky, 598

Santo Amaro

Chácara Santo Antonio R. Verbo Divino, 1467

Santo Amaro

Santo Amaro

Santo Amaro

Santo Amaro

Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Piso Lazer - Loja 26

Santo Amaro

Santo Amaro

Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Piso Lazer - Loja 48 Le Vin Bistro 5183-2982

Santo Amaro

Santo Amaro

Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Piso Térreo - Loja 109L

Santo Amaro

Santo Amaro

Av. Santo Amaro, 6802

Santo Amaro

Santo Amaro

R. Joaquim José Esteves, 47

Santo Amaro

Vila Gertrudes

Av. das Nações Unidas, 13.947 -Loja 41- 1SS TAM Viagens Market Place 5186-3555

Vila Andrade

Panamby

R. José Ramon Urtiza, 762

Vila Andrade

Vila Andrade

Av. Giovanni Gronchi, 5819 - Lojas 173/174 - Piso Térreo - Shop. Jardim Sul Jacques Janine 3744-1125

Vila Andrade

Vila Andrade

R. Jamanari, 40

Vila Mariana

Chácara Klabin

R. Francisco Cruz, 583

Vila Mariana

Paraíso

Al. Santos, 45

Vila Mariana

Paraíso

R. Tomás Cavalhal, 449

Vila Mariana

Vila Clementino

R. Loefgreen, 1560

Vila Mariana

Vila Mariana

Av. Prefeito Fábio Prado, 145

Vila Mariana

Vila Mariana

R. Cubatão, 1111

Vila Mariana

Vila Mariana

R. França Pinto, 680 Loja 5B

Amor aos Pedaços 5543-4534

Vila Mariana

Vila Mariana

Rua Domingos de Moraes, 2.564 - Piso Passarela- Loja 28E

Fran’s Café 2679-1488

Vila Mariana

Vila Mariana

R. Rio Grande, 631

Vila Sônia

Portal do Morumbi R. Profo José Horácio Meirelles Teixeira, 893

Jacques Janine 3868-2265

Fran’s Café 2369-6416 Jacques Janine 3815-4714

R. Antonio Bicudo, 97

Cantina Nello’s 3082-4365

Pinheiros

Pinheiros

R. Simão Alvares, 325

Restaurante Aguzzo 3083-7363

Pinheiros

Jardim Europa

Av. Europa, 20 esq. c/ R. Groenlândia

Pinheiros

Vila Madalena

R. Harmonia, 373

Rio Pequeno

Vila São Francisco Av. Cândido Motta Filho, 414

Rio Pequeno

Vila São Francisco Av. Dr. Cândido Mota Filho, 526

Rio Pequeno

Vila São Francisco R. Dr. Paulo Ferraz da Costa Aguiar, 1603

Banca Europa 3086-2831 Amor aos Pedaços 3031-8255

Nakato Restaurante Japonês 3714-7139 Via Bella São de Beleza 3766-9912 Jacques Janine 3682-3002 Amor aos Pedaços 3641-7440 Sabor Mineiro 3832-4363 Cantinas Nello’s 4304-2666 Fran’s Café - UMC 2574-7749

ZONA SUL

R. Sócrates, 602

R. Bandeira Paulista, 1185

Itaim Bibi

Morumbi

Pinheiros

Campo Grande Jardim Marajoara Av. Nossa Senhora do Sabará, 85

Itaim Bibi

Itaim Bibi

Morumbi

Pinheiros

Campo Grande Vila Sofia

Itaim Bibi

Costela da Vila 3054-6600

Morumbi

Amor aos Pedaços 3864-4584

Praça Ministro Pedro Chaves, 22

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 Studio W JK Iguatemi 3074-1550

Morumbi

Bovinu’s Lapa 3611-0461

Campo Grande Campo Grande

Itaim Bibi

Vila Nova Conceição R. Domingos Fernandes, 548

Pinheiros Pinheiros Av. Rebouças, 3970 - 2o Subsolo - Academia - Shop. Eldorado

Av. Vereador José Diniz, 2329

Itaim Bibi

Moema

Pinheiros Pinheiros Av. Rebouças, 3970 - 3 Piso - Loja 412 - Shop. Eldorado Jacques Janine 3814-9395

R. Dr. Jesuino Maciel, 664

Restaurante Baruk 3045-9999

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1955

Av. Jamaris, 100 (Edif. Time Square)

o

Campo Belo

Al. Raja Gabaglia, 160

Itaim Bibi

Av. Chibarás, 399

Pinheiros Pinheiros Av. das Nações Unidas, 7815 - Edif. W Torre - Térreo

Campo Belo

Itaim Bibi

Itaim Bibi

Moema

Pinheiros Pinheiros Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - 9 andar - Shopping Iguatemi W Iguatemi 3094-2640

Campo Belo

Itaim Bibi

Milk & Mellow Burgers 3168-4516

Moema

Fran’s Café 3803-8725

Campo Belo

Restaurante Sassá Sushi 3078-4538

Moema

o

Av. Imperatriz Leopoldina, 550

Av. Horácio Lafer, 640

Moema

Euroville Padaria e Confeitaria 3865-6835

Vila Leopoldina Vila Leopoldina

Itaim Bibi

R. Gaivota, 1350

Padaria Senhor Pão 3862-9105

R. Guaipá, 880

Itaim Bibi

Av. Rouxinol, 115

Fran’s Café 3641-0359

Vila Leopoldina Vila Leopoldina

Restaurante La Tambouille 3079-6277

Moema

Bovinu’s Rebouças 3064-5330

Vila Leopoldina Vila Hamburguesa R. Carlos Weber, 1458

Av. Cidade Jardim, 1085

Indianópolis

Restaurante L’Entrecôte de Paris 3083-4420

Vila Leopoldina Vila Hamburguesa R. Carlos Weber, 662

Av. 09 de julho, 5925

Itaim Bibi

Moema

Perdizes Perdizes R. Turiassu, 2100 - 3o Piso - Loja 264 - Bourbon Shopping Perdizes

Itaim Bibi

Itaim Bibi

Moema

Restaurante Capim Santo 3068-8486 Le Vin Bistro 3081-3924

Perdizes

Itaim Bibi

Jacques Janine 3853-5184 Amor aos Pedaços 5546-0902 New Vip Academia 5525-1850

Ipiranga

Ipiranga

Av. Nazaré, 1328

Ipiranga

Ipiranga

Rua Vergueiro, 8333 - Ipiranga

Bacalhau do Porto 2063-6502

Fran’s Café 2273-3409

Itaim Bibi

Brooklin

Av. Engº Luís Carlos Berrini, 1127

Oca Gastronomia 2307-5191

Itaim Bibi

Brooklin

Av. Engº Luís Carlos Berrini, alt. no 800

Itaim Bibi

Chácara Itaim

R. Tabapuã, 658

5àsec Lavanderia 3078-8676

Itaim Bibi

Chácara Itaim

R. Clodomiro Amazonas, 130A

5àsec Lavanderia 3078-8666

Itaim Bibi

Chácara Itaim

R. Pais de Araújo, 137

Banca Berrini 5102-4963

Le Vin Bistro 3168-3037

Homa Elite Salon 5093-7503 Cold Stone Creamery 5093-4487 Restaurante Dona Lucinha 5051-2050 Fran’s Café 5051-7477 Clos Restaurante 3045-2220

Nakato Restaurante Japonês 3721-5453 5àsec Lavanderia 3758-7177 5àsec Lavanderia 3759-1575

5àsec Lavanderia 3721-8301 Amor aos Pedaços 5181-4525

Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Piso Superior - Loja 117S - (Morumbi Shop.) Fran’s Café 5181-6056 TAM Viagens Morumbi 5189-3555 Shades Studio 5181-8158 Jacques Janine 5181-3041 Banca das Chácaras 5584-7768 5àsec Lavanderia 4305-3332 Tadashii Japanese Restaurant 2579-7777 Fran’s Café 5539-4061 Dinho’s 3016-5333 Fran’s Café 3596-3994 Amor aos Pedaços 2539-4354 Jacques Janine 5082-3860 Fran’s Café 5083-0350 Amor aos Pedaços 5571-7798 TAM Viagens Santa Cruz 5085-3555 Fran’s Café 5084-8699 Padaria Supreme 3739-0056


VENEZA fica ainda melhor via Marrocos. Voe para Veneza, de São Paulo e Rio de Janeiro, via Casablanca a bordo de um

A Royal Air Maroc, a maior companhia aérea da África, oferece 5 voos semanais de São Paulo e 2 do Rio de Janeiro para Casablanca, no Marrocos, e de lá para Veneza, na Itália, com três saídas semanais, além de mais de 80 destinos na Europa e África. E você pode ficar até 7 dias no Marrocos sem custos adicionais na passagem aérea. Você voa com todo o conforto e tecnologia do moderníssimo Boeing 787 Dreamliner. Confira nossas rotas e promoções em nosso site ou consulte seu agente de viagens. A sua viagem fica ainda melhor via Marrocos.

royalairmaroc.com

Revista Qual Viagem Edição 45 - Agosto / 2017  

A Qual Viagem é uma revista dirigida ao segmento de Viagem e Turismo e foi lançada em novembro de 2013 pela Editora Qual.

Revista Qual Viagem Edição 45 - Agosto / 2017  

A Qual Viagem é uma revista dirigida ao segmento de Viagem e Turismo e foi lançada em novembro de 2013 pela Editora Qual.