Revista Qual Viagem Edição 112 - Julho/2023

Page 1

@revistaqualviagem qualviagem Qual Viagem • luxemburgo •chile • salvador • circuito das frutas Julho 2023
rural conquista visitantes no interior de São Paulo
cultura e natureza em harmonia
das Frutas salvador Luxemburgo
Viagem Turismo
Diversidade,
CirCuito
belezas
esse pequeno país europeu +Hospedagens Memoráveis
praias pitorescas a montanhas imponentes
Desven D e as
D
De
Chile

FLÓRIDA. CADA VEZ MAIS.

Mergulhe nesta aventura. Há um mundo maravilhoso à sua espera. Flórida. Cada vez mais.

Férias: tempo de viajar ou de se planejar

Prezado leitor,

Já estamos em julho, no meio do ano, e é momento de aproveitar as tão aguardadas férias escolares. É hora de relaxar, se divertir e criar memórias inesquecíveis com a família. Para os que preferem se programar com antecedência, também é o período ideal para planejar suas próximas viagens para o segundo semestre.

Se você ainda não pensou em nenhum roteiro para cair na estrada, não se preocupe. Há uma infinidade de opções para todos os gostos!

Nossa capa desta edição traz luxemburgo, um pequeno país encantador da europa Ocidental, que oferece uma variedade impressionante de atrações turísticas em seu território. Os atrativos vão desde seus famosos castelos até as paisagens pitorescas.

ainda em terras estrangeiras, apresentamos também um roteiro ainda pouco explorado do Chile. Na chamada “quarta região” do país vizinho, é possível se encantar com o astroturismo, além de sítios arqueológicos e águas termais.

No Brasil, nossa primeira parada é Salvador a capital baiana dispensa apresentações, mas merece sempre ser revisitada. Afinal, é um destino repleto de energia que combina muita cultura, gastronomia, arte e, é claro, belezas naturais.

No interior de São Paulo, pertinho da capital paulista, um roteiro interessante para percorrer é o Circuito das Frutas, que engloba dez cidades e promove o turismo rural com a visitação de fazendas e outros estabelecimentos. Vale a pena conhecer!

Nossa coluna de Hospedagens memoráveis deste mês fecha a edição com o Resort Refúgio do Estaleiro, em Santa Catarina, e a Casa Palácio Rincón De La Catedral, em Toledo.

edição 112 • ano 9 • Julho 2023

eDiTora e ProDuTora Qual eireli.

cNPJ 17.523.350/0001-35

inscrição estadual 140.490.598.110

rua campo Grande,385

vila hamburguesa - ceP 05302-051

são Paulo - sP - Brasil

tel:01130249500

telefone +55 11 3024-9500

Publisher: Marcio L. Dadalti

administração e logística: Patrícia Silva

editor: Cláudio lacerdaOliva (mtb 20.586/SP)

Produção: RCS Designer Gráficos e Fotos Ltda- ME

PubliCiDaDe no braSil

Para anunciar: (11) 3024-9500

tel:01130249500

dadalti@editoraqual.com.br

reDaÇÃo

Sugestões de matérias, opiniões ou dúvidas: claudio@editoraqual.com.br

tel:19546476464

tel:19542969515

https://issuu.com/editoraqual

boa leitura, boa viagem e até a próxima edição!

EDITORA QUAL

editorial qual viagem
3
Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem a autorização por escrito dos editores. As informações publicitárias contidas nesta revista são de responsabilidade dos anunciantes. Capture o QR Code e visualize a revista on line DiSPonível Também

Flórida

O C ala:

a capital mundial dos

localizada na região central da Flórida, Ocala sempre se identificou como a “capital mundial dos cavalos”, já que possui uma forte cultura equestre e muitas fazendas reconhecidas por criar cavalos campeões em diversas modalidades. agora, a cidade tem mais um motivo para ostentar tal título: em 2021, foi inaugurado em Ocala o World equestrian Center, o maior complexo equestre dos estados unidos. Referência mundial, o lugar é enorme: espalhadas por mais de 120 hectares, há 15 arenas ao ar livre e outras cinco cobertas e climatizadas, todas com arquibancadas e espaço suficiente para receber competições de esportes equestres durante o ano todo, como saltos, adestramento e corridas.

mas saiba que o complexo não é reservado apenas a atletas e especialistas – com entrada gratuita, o World equestrian Center é totalmente aberto ao público e, portanto, se tornou uma importante atração turística de Ocala. Também não há cobrança de ingresso para assistir às competições, que acontecem quase que semanalmente.

Div E rsã O para tODa a Família

Dos estábulos às áreas voltadas aos visitantes, todas as construções do World Equestrian Center são impecáveis e criam uma atmosfera mui-

to elegante e convidativa, por onde você pode passear livremente. e a estrutura garante diversão para toda a família além dos eventos equestres. Para começar, há sete restaurantes pelo complexo, incluindo opções para todos os bolsos, entre culinária mexicana (Filo’s Mexican Cantina), pizzas (Viola & Dot’s Italian Kitchen & Pizzeria), sanduíches e hambúrgueres (Ralph’s Burger & Sandwich Shop). Já a colorida Miss Tilly’s Lollipops vai encantar as crianças com seus variados doces, pirulitos, chocolates e sorvetes. Também existem diversas lojas, a maioria de moda equestre e acessórios de luxo.

t h E Eq UE stria N hOt E l

Bem no centro do complexo, a arena principal é emoldurada pelo luxuoso The Equestrian Hotel. Com uma arquitetura primorosa e um estilo clássico, o hotel tem um suntuoso lobby com lustres de cristal, lareira e obras de arte, além de Spa, piscina e 248 quartos – muitos deles voltados para a grand arena.

Todo o andar principal do hotel é aberto ao público do World equestrian Center e conta com ótimos restaurantes e lojas. O Stirrups Restaurant é a opção mais refinada, com um menu de carnes, frutos do mar e culinária sulista, além de um terraço com vista privilegiada para a arena principal de competições.

Já o Yellow Pony é um pub clássico, com um clima mais descontraído, ótimo para curtir com

qual viagem
Na Flórida, a pouco mais de uma hora de carro de Orlando, a cidade de Ocala é o lar do World Equestrian Center, nada menos que o maior complexo equestre dos Estados Unidos
cavalos
4
Por Patrícia Chemin

os amigos. Na carta de bebidas estão drinques autorais, cervejas e vinhos, além de vários rótulos de whisky e bourbon. Os pratos são perfeitos para dividir, como o pretzel com molho de queijo, os nachos e os flatbreads. Há ainda saladas, sanduíches e hambúrgueres.

The Equestrian Hotel oferece também a Emma’s Patisserie, confeitaria especializada em doces finos franceses, além de boutiques de roupas, joias e itens de decoração e a Mr. Pickles & Sailor Bear Toy Shoppe, uma encantadora loja de brinquedos.

Informações: visitflorida.com

5
foto: Ethan t w EE di E foto: Ethan t w EE di E foto: Ethan t w EE di E foto: patrícia ch E min

pelo B rasil

P ágs 30 e 31

B oardin G

P ágs 58 e 59

Gate

hotéis & resorts

P ágs 78 e 79

pelo mundo

P ágs 80 e 82

circuitos das Frutas

ág 32

Resgate às tradições rurais conquista os turistas.

Bahia Gastronomia P ág 72 P ág 74 hospedaG ens memoráveis

Proporciona aos turistas experiências memoráveis.

@revistaqualviagem qualviagem Qual Viagem • luxemburgo •chile • salvador • circuito das frutas Julho 2023 Viagem Turismo rural conquista visitantes no interior de São Paulo Diversidade, cultura e natureza em harmonia
salvador Luxemburgo Desven D e as belezas D esse pequeno país europeu +Hospedagens Memoráveis De praias pitorescas a montanhas imponentes Chile capa P ág . 46
CirCuito das Frutas
sumário + qual viagem f oto: © Visit Eisl E k
foto: ©istock.com ah_fotobox
P
chile P ág 60 foto: c amila k aram
De todos os santos e todas as cores. P ág 8 foto: ©istock.com / r m n un E s 6
foto: ©istock.com / r m n un E s

tODO s O s sa N tO s DE tODas as CO r E s Na BAHIA

No primeiro dia de novembro de 1501, a expedição comandada pelo navegante italiano américo vespúcio, a mando de pedro Álvares Cabral e com a missão de reconhecimento do litoral tupiniquim, vislumbrou “uma baía grande e bela”, à qual nomeou como Baía de todos os santos, em alusão à data do Dia de todos os santos. assim nascia, oficialmente, esta que é a maior baía do Brasil. Em um dos mais belos cenários nacionais, com seu mar de águas calmas e cristalinas, envoltos por uma áurea histórica secular, e pela mata atlântica em contraste com os vastos manguezais, restingas e recifes de corais, a Baía é o berço esplêndido deste estado que lhe tomou o nome e que segue, até hoje, atraindo turistas de todas as partes com seus encantos e magia.

Por cláudio lacerda oliva

C ores

Estima-se que aproximadamente 6 milhões de africanos foram trazidos na condição de escravizados para o Brasil, ou seja, cerca de 40% de todos os africanos trazidos para as Américas durante 350 anos. Salvador é a cidade mais negra fora do continente africano.

Segundo o IBGE, 80% da população é composta por descendentes de africanos, oriundos de vários povos e reinos, que aqui chegaram na condição de escravizados.

misturados aos elementos da cultura indígena e europeia, a herança das diversas etnias africanas transformou a Bahia num lugar particularmente mágico, e representa resistência e ancestralidade.

Trazidos, em sua maioria, do sudoeste da atual Nigéria, os nagôs, falantes da língua iorubá, representavam 80% de todos os escravos africanos em Salvador por volta de 1860.

em séculos anteriores, já haviam chegado grupos escravizados de outras regiões, inclusive etnias falantes da língua árabe e praticantes da religião

muçulmana, como os malês. Aliado às belezas naturais, esse caldeirão cultural é, sem dúvida, a principal atração turística do estado. Por estar em áreas geográficas amplas e distintas, a variedade de atrativos turísticos divide-se em circuitos e roteiros.

Muito o que ver no centro de Salvador

O centro de Salvador é dividido em centro antigo e centro histórico. O Centro antigo compreende uma área da cidade cuja ocupação data do século XiX, enquanto o Centro Histórico é a área tombada pela unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade, e onde ficam as construções mais antigas.

No Centro antigo, seu passeio poderá ser feito a pé, e será panorâmico na maior parte do tempo, isto é, poucos atrativos podem ser visitados, serão apenas contemplados.

As igrejas ficam abertas apenas nos horários de missa. Já no Centro Histórico existem muitos atrativos a serem visitados, e as igrejas abrem a visitação em horários sem missa, e algumas delas cobram ingresso.

B a H ia de todas as ÁF ri C as e de todas as
10 foto: ©istock.com / r m n un E s
Mar calmo da Baía de Todos os Santos

Salvador nasceu no Pelourinho

Logo que chegou aqui, Tomé de Souza tratou de cumprir as ordens do rei, fundando a cidade cujo nome homenageia Jesus Cristo, o Salvador, no melhor ponto para a construção da “cidade fortaleza”. As razões que levaram a escolha do Pelourinho são bastante claras. É a parte mais alta da cidade, em frente ao porto, naturalmente fortificada pela grande depressão existente que forma uma muralha, de quase noventa metros de altura, por quinze quilômetros de extensão, o que facilitaria a defesa de qualquer ameaça vinda do mar.

Em poucos anos, Tomé de Souza construiu uma série de casarões e sobrados, na parte superior dessa muralha, todas inspiradas, evidentemente, na arquitetura barroca portuguesa e erguidos com mão de obra escrava negra e indígena.

É no Pelourinho que Salvador reúne sua maior riqueza, revelada nos detalhes arquitetônicos, nas igrejas e nas casinhas coloridas, que se dedicam e vivem de turismo. Localizado no Centro histórico de Salvador e tombado pelo patrimônio da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas

para a Educação, Ciência e Cultura), o Pelourinho é considerado um grande shopping a céu aberto por oferecer atrações artísticas, musicais e opções de bares, restaurantes, lojas de roupas, artesanatos e joias, museus, teatros e igrejas, entre outros. Mas é bom ficar atento, pois existem dezenas de edificações históricas que necessitam urgente de obras de restauro. Nessa minha última passagem por Salvador, contei mais de 100 prédios históricos com tapumes a espera da tão esperada obra de restauração.

A praça XV de Novembro, mais conhecida como Terreiro de Jesus por causa da Igreja dos Jesuítas, mantém características urbanas dos séculos passados. Sobrados ricamente adornados e três igrejas testemunham a época áurea em que Salvador foi capital da colônia. No centro da praça, um chafariz de origem francesa (1855), todo em ferro fundido, representa a deusa Ceres, da agricultura.

Depois de anos de abandono e deterioração, o Centro Histórico de Salvador teve cerca 700 casarões coloniais recuperados, servindo como ponto de partida para a revitalização econômica, social e cultural da área. Sua recuperação ainda não foi concluída. No dia seguinte, o turista pode mergulhar de vez nas raízes africanas da cidade, com

11 foto: ©istock.com s t E fan w E s E r
As ruas de pedras do Pelourinho revelam a histórias e a formação do povo brasileiro
foto: ©istock.com / m arcio s il V a
O histórico Elevador Lacerda liga a Cidade Alta à Cidade Baixa
foto: ©istock.com j E ilson
Escunas abaixo, o estádio da Fonte Nova ao lado, e o Ilê Ayê

uma visita à Igreja de São Lázaro, no bairro da Federação, onde também estão diversos terreiros, como o do gantois e o da Casa Branca (vasco da gama). Para conhecê-los, é recomendável entrar em contato previamente. Na sequência, parada no Dique do Tororó com suas grandes esculturas dos orixás.

Há ainda o Museu Afro-brasileiro, no Terreiro de Jesus, passando pelas sedes de diversos blocos afros, como Filhos de Gandhi e Olodum, no Centro Histórico, e o Ilê Ayê, no Curuzu.

Tendo tempo, vale conhecer o remodelado e imponente estádio da Fonte Nova, totalmente reformado para a Copa do mundo de 2014. vale a pena fazer o tour para conhecer o palco do futebol baiano.

Cidade Baixa e Cidade a lta tem muito o que mostrar

Salvador é dividida em Cidade alta e Cidade Baixa – apenas na costa voltada para a Baía de To-

15 foto: ©istock.com / r afa E l cE rqu E ira foto: ©istock.com / i rina274
foto: ©istocc.com / d anilo l una
O Forte São Marcelo protegeu Salvador das invasões

dos-os-Santos. a Cidade Baixa é mais conhecida por ter um forte comércio. Nesse local, chegavam os navios da Europa, e ficava a Alfândega; por consequência, foram surgindo na área empresas ligadas ao comércio de importação e exportação, e bancos. uma curiosidade é que boa parte dele é resultado de aterros, pois o mar chegava bem perto da encosta.

No bairro do Comércio, a visita pode ser a pé e bem panorâmica, pois, assim como no Centro antigo, poucos lugares são abertos à visitação.

Mercado Modelo é reduto cultural

O Mercado Modelo é um espaço de animação artística e cultural por que tem tudo o que a Bahia tem! O turista desce a ladeira do Contorno, apreciando o Solar do unhão, joia rara do colonial baiano do século XVII. De um lado está a Baía de Todos os Santos, com o Centro Náutico, a Bahia marina e o antigo Forte de São Marcelo; do outro lado, o vai-e-vem frenético do trânsito a subir e descer a

ladeira, na qual se debruçam pedaços do que se chama Cidade alta. mais abaixo, está a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – padroeira da Bahia -, o centenário elevador lacerda e a fonte de Mário Cravo, na praça do Visconde de Cairu. No coração disso tudo, ergue-se, monumental, o Mercado modelo da Bahia, tombado pelo instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional em 1966.

Tradicional centro de comercialização de produtos artesanais e um dos principais pontos turísticos de Salvador. Não deixe de visitar o Museu da Música e o Museu do Carnaval, espaços inteligentes que retratam uma parte importante da rotina soteropolitana. O viver descontraído e movimentado dos boêmios e poetas, dos cantadores e barraqueiros, encontra, no mercado, o lugar ideal.

Desde que foi fundado como centro de abastecimento de gêneros alimentícios de Salvador, reuniu comerciantes e pescadores, marinheiros e saveiristas e a gente simples da cidade. esses encontros, no início, se davam entre sacas de camarões salgados e balaios de pimentas recém-colhidas nas pequenas roças ao redor da cidade; entre o cheiro de charutos produzidos no Recôncavo e o da ca-

18 foto: ©istock.com a lb E rto b randão l ouro

O forte, ao lado, foi erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa. Já o Mercado Modelo, abaixo, é reduto cultural e de compras de Salvador

Muita cultura ao redor do Mercado Modelo

chaça destilada em alambiques de várias partes do estado. Símbolo tradicional da história e da cultura da Bahia, o mercado atrai visitantes de todo o mundo.

No mercado de hoje, é possível comprar uma extensa variedade de artigos artesanais: confecções, redes, instrumentos musicais típicos, entalhes em madeira (na sua maioria de inspiração africana), rendas e cestarias da ilha de maré, bordados e trançados, bijuterias e adereços, objetos de decoração e utilitários, peças de couro, ferro e cerâmica, as conhecidas bonecas de pano, vestidas de “baianas’’- pencas de balangandãs e objetos religiosos, tanto católicos, quanto do candomblé. encontram-se também pedras semipreciosas, xilogravuras e pinturas primitivistas e bebidas típicas.

ao redor do mercado, os tabuleiros das baianas oferecem os abarás e os acarajés, que servem de tira-gosto para as cervejas, servidas geladinhas, nas mesas que se espalham pela parte externa e térrea do mercado. Pequenos restaurantes populares se encarregam de preparar os pratos da culinária local, que atraem os próprios baianos e os turistas de paladar mais exótico. Rodas de capoeira confirmam, ao som dos berimbaus, o espírito cultural do mercado modelo da Bahia.

O outro espaço externo que o mercado ostenta fica no segundo pavimento; uma varanda semicircular, ao redor dos dois restaurantes citados. Do alto, tem-se uma grandiosa visão marítima. Por ali passam os barcos, as canoas e outras pequenas embarcações, que deslizam entre potentes escunas e saveiros ancorados no Centro Náutico da Bahia, vizinho aos primeiros armazéns do Porto

foto: ©istock.com V tupinamba

de Salvador. Do outro lado, a bonita área aterrada da Capitania dos Portos, vigiada pelo Forte de São Marcelo, e, mais ao fundo, disputando espaço com o horizonte, a Ilha de Itaparica. É para lá que o barquinho vai, quando a tardinha cai, neste espaço luminoso, tão cheio de Bahia, chamado de mercado modelo.

Forte de São Marcelo

Localizado no meio da Baía de Todos os Santos, e conhecido como Forte do Mar, o Forte de São marcelo foi construído em madeira, no início do século Xvii, sobre um arrecife, na entrada do porto de Salvador. Depois da invasão holandesa de 1624, foi reconstruído em alvenaria de pedra e ganhou sua forma circular, assim como a missão de proteger o centro da cidade colonial dos ataques marítimos estrangeiros. O Forte tornou-se uma imponente construção militar. No final do século Xviii, serviu para prisão de estudantes relapsos e indisciplinados e importantes personagens históricos, como o líder da Revolta dos Alfaiates, Cipriano

foto: ©istock.com / s il V on E f ilho foto: ©istock.com j oa_ s ouza 20
A Ilha de Itaparica é a maior ilha marítima do Brasil

Barata, e o general farroupilha Bento Gonçalves. Temporariamente o Forte de São Marcelo não está aberto, mesmo assim vale uma foto.

Atrações em Itapagipe

em itapagipe será preciso usar carro, pois os atrativos ficam muito distantes entre si. Quando aqui chegou em 1549, o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, pensou em construir a cidade na península de itapagipe, pela visão panorâmica que teria da Baía de Todos os Santos, porém desistiu e optou pela área atualmente conhecida como Praça Municipal, no Centro Histórico. Salvador foi a primeira cidade planejada do Brasil. Até mesmo as pedras para construção dos edifícios foram trazidas de Portugal. Salvador foi construída à semelhança da Lisboa medieval, com suas ruas estreitas e curvas.

Somente no século Xviii, itapagipe foi ocupada, quando um arcebispo resolveu mandar construir uma igreja e um palácio de verão; é que muitas famílias começavam a construir casas de veraneio.

O Largo do Pelourinho é um dos pontos mais visitados e símbolo de Salvador
foto:
/
V om E llossa 21
A bela Península de Itapagipe fica localizada a 8 km do centro de Salvador
©istock.com
gusta

Aqui ficam dois grandes ícones religiosos do catolicismo: a Igreja do Bonfim e o Memorial Irmã Dulce. E é imprescindível visitar a Igreja dos Mares, igreja da Penha, Solar amado Bahia, igreja e Mosteiro de Monte Serrat, Forte de Monte Serrat e igreja da Boa viagem.

antes de retornar para a região central, visite a famosa Feira de São Joaquim. Complete seu passeio apreciando o pôr-do-sol no Solar do unhão, onde fica o Museu de Arte Moderna (MAM).

Praias, rios, lagoas e ilhas para conhecer perto da capital

Salvador oferece uma vasta opção de locais em seu entorno, que podem ser visitados em um dia. Uma das cidades é Cachoeira (120 km), localizada no Recôncavo e considerada um importante patrimônio histórico e arquitetônico do estado. viveu

seu apogeu entre os séculos Xviii e XiX, quando seu porto era o responsável pelo escoamento dos diversos produtos agrícolas da região, em especial, fumo e açúcar, e entreposto comercial de escravos, produção e venda de gêneros alimentícios, diamantes e gado. Sua localização é estratégica, próxima ao sertão e às margens do Rio Paraguaçu.

A riqueza de Cachoeira hoje está nas manifestações culturais que refletem a resistência de suas origens africanas, e o sincretismo religioso. está na preservação do seu casario barroco, igrejas e museus, com cerca de 670 construções tombadas. a cidade também participou dos primeiros movimentos emancipatórios no início do século XiX, e presenciou movimentos de repressão da elite local contra o candomblé e as formas populares de divertimento ligados aos negros recém-libertos.

Itaparica (13 km, via ferry-boat) tem um interessante patrimônio arquitetônico, e muitas praias tranquilas, sem esquecer que a água da Fonte da Bica “faz véia virar menina”, como está escrito em seu painel de azulejos. A tranquilidade e as ruas

foto: ©istock.com / ta
Cachoeira é importante cidade do Recôncavo Baiano

arborizadas dão o tom da singela paisagem local. a ilha remete o visitante a uma época saudosa, onde as pessoas, sentadas à porta de suas casas, passavam noites inteiras conversando. as ruas arborizadas e calçadas em pedras (paralelepípedos) dão o tom da singela paisagem local. Na Ponta de areia, distrito próximo, pescadores calmamente tecem suas redes, confortados pela sombra de suas casas e pela beleza de um mar calmo e morno.

Ao longo da orla, inúmeros bares e restaurantes, com mesinhas colocadas nas calçadas, servem pratos e petiscos frescos, à base de frutos do mar. Peixes e caranguejos são os mais requisitados. as barracas oferecem batidas de frutas tropicais, e a tradicional cerveja está sempre gelada.

antigos saveiros e pequenos barcos em ruínas formam um cenário bem pitoresco, dando o testemunho necessário às famosas histórias de pescador. grandes amendoeiras fornecem sombra, que, aliadas a uma constante e deliciosa brisa, completam a bela paisagem.

Reduto também da religiosidade, Itaparica concentra, no Porto do Santo, um verdadeiro santuário de oferendas, orações e demonstrações de fé.

No local – Rua Verão, próximo ao Terminal de Bom Despacho – romeiros pagam suas promessas e pedem por novas graças. O acesso é através de uma trilha em meio à Mata Atlântica. A energia mística e a natureza exuberante valem o passeio.

Outra possibilidade para quem está em Salvador é visitar a linda e bem conservada Camaçari; as praias são muito tranquilas, a vila é muito charmosa, com locais tranquilos de rara e excelentes restaurantes.

Mergulho na Baía de Todos os Santos

Considerada a maior baía do país – possui uma área de 900 km² e um perímetro de 200 km de extensão -, a Baía de Todos os Santos bordeja todo o litoral de Salvador.

Rica em vida marinha, sua fauna abriga animais como tartarugas-marinhas e botos-cinza, enquanto sua flora integra recifes de corais e grande diversidade de manguezais. Dentre as principais atrações do local, estão:

foto: ©istock.com / j oa_ s ouza 23
A Baía de Todos os Santos é considerada a maior do Brasil

Corais de Fora

Situados entre a ilha de itaparica e Salvador, bem no meio da Baía de Todos os Santos, os corais, também conhecidos como Parede, são ideais para mergulhadores experientes, em estágio avançado. a uma milha da capital, estão entre 25 e 45 metros de profundidade e sua visibilidade varia entre 15 e 20 metros, durante a maré de enchente.

Ilha dos Frades e de Maré

Com apenas 8 km de extensão, a Ilha dos Frades tem a forma de uma estrela de 15 pontas, onde em cada uma delas há uma praia propícia ao mergulho. Com uma profundidade máxima de 11 metros e visibilidade de até 15 metros na horizontal, a Ilha possui formações de corais e recifes, tal qual a vizinha, Ilha de Maré. No quebra-mar norte, bem em frente ao cais do porto desta última, há um ponto com grande quantidade de vida marinha, especialmente à noite. Para saber mais sobre mergulho na Baía de Todos os Santos, confira as opções de mergulho em Salvador.

foto: ©istock.com / r m n un E s foto: ©istock.com / os V aldopont E s 24
A Praia do Farol da Barra é a principal praia urbana da capital baiana

p raias ur B anas C om muito sol e agito

Com tantos museus, igrejas, monumentos e construções históricas, as praias não são as melhores opções de Salvador. Mas se mesmo assim a ideia é a aproveitar um ou dois dias de sol na beira do mar, a orla pode até render um bom programa. quem prefere um lugar mais tranquilo pode optar por passar um dia na praia do Buracão, mas consulte sempre sobre ideais condições de balneabilidade. as praias mais distantes do centro são a do Flamengo, Itapuã e Stella Maris. Durante os dias de semana e fora da temporada tem pouco movimento, mas ficam superlotadas nas férias, feriados e finais de semana.

embora a gastronomia baiana seja o carro chefe de 70% dos restaurantes, há vários bons endere-

ços de cozinhas internacionais, como japonesas, portugueses, francesas, italianas e até alemãs.

Os pratos a base de pescado são os mais pedidos. a moqueca, o peixe ensopado e o bobó são os mais pedidos. Salvador também serve os pratos de influência do sertão baiano, como a carne de sol e o feijão verde que convivem com iguarias da cozinha de influência africana como o acarajé.

Dois endereços imperdíveis para os turistas: O Restaurante Senac no Pelourinho – Buffet com o melhor da comida baiana e as barracas de Dinha e Regina que servem os mais deliciosos acarajés e abarás.

Cuidado ao pedir a pimenta que é muito forte e pode estragar o sabor para quem não está acostumado. Como sobremesa não deixe de experimentar as saborosas cocadas ou os suculentos quindins, tradição que vieram com os cocos de Cabo verde e tornaram-se as vedetes da culinária doce baiana.

A cidade ganhou nos últimos anos muitos novos endereços para hospedagem bem na área central. Recomendamos o fantástico Hotel Fasano e renomado Fera Palace Hotel, que concentra os melhores restaurantes e bares da cidade.

A Praia do Flamengo encanta com sua beleza natural em Salvador
foto: ©istock.com / a gata fE tsch E nko 25
O Farol de Itapuã é um dos mais conhecidos cartões-postais de Salvador
foto: ©istock.com / carlosanch E zp E r E yra

A Ilha dos Frades é reduto de isolamento e beleza tropical

s erviço

qUaNDO ir

Em Salvador faz calor o ano inteiro. Se puder, evite o os meses de maio e junho. Nesse período a chuva é intensa e pode trazer transtornos no trânsito e nos passeios.

O NDE F i Car

Hotel Fasano

www.fasano.com.br/hoteis/fasano-salvador

Fera Palace Hotel www.ferahoteis.com/en/home

Hotel Quality Salvador www.shorturl.at/jeQuX

Hotel Catussaba

www.catussaba.com.br

O NDE CO m E r a Cantina da lua – um dos maiores redutos culturais da área central de Salvador

restaurante Casa de Tereza - da Chefe Tereza Paim - um endereço imperdível da culinária baiana e brasileira.

Senac Pelourinho

https://shorturl.at/alNt5

A viagem para Salvador foi a convite da Febtur Nacional e Febtur Bahia, onde aconteceu no início de junho o 1º Congresso da Entidade. Agradecimentos especiais ao Hotel Fasano e as pessoas de Gorgonio Loureiro Presidente da Febtur Nacional e a Heloísa Braga Presidente da Febtur Bahia.

foto: ©istock.com p ha E lnogu E ira
foto:
/ V E lho j unior foto: ©istock.com / a ndr E as g iannakis foto: ©istock.com / f r E d_ p inh E iro
©istock.com

c ampos do Jordão retoma Festa da Cerejeira

atemporada de inverno tem mais um atrativo em Campos do Jordão neste ano. Depois de três anos de paralisação, a cidade realiza a 52ª Festa da Cerejeira. O evento acontece no período de florada das tradicionais árvores japonesas, dando um colorido especial à estância climática neste período. Neste ano, a Festa da Cerejeira está programada para ocorrer entre 22, 23, 29 e 30 de julho, 5, 6, 12 e 13 de agosto. O evento é um costume japonês de contemplação da beleza das flores e acontece no Parque da Cerejeira. a cidade recebeu as primeiras cerejeiras em 1936, para a inauguração do Sanatório Dojinkai, conhecido como hospital japonês. Por lá são encontradas as espécies Taizan, Botan e Amazonas. Além da beleza natural das cerejeiras em flor, o festival também oferece uma variedade de atividades culturais e artísticas.

informações: parquedacerejeira.com.br

a drenalina nas férias do i p ark

maior destino turístico do Nordeste, o Ceará é conhecido pelo extenso litoral de praias cristalinas repletas de coqueiros e dunas, além de ótimos equipamentos de serviço e lazer. Porém, além dos atrativos naturais e da infraestrutura, turistas de espírito aventureiro de todas as idades e partes do país costumam se surpreender com as atrações do iPark. Programa irresistível fora do circuito “pé na areia” que compõe o festejado litoral do estado, o maior parque de aventuras do Ceará fica localizado a 30 km de Fortaleza, no município de Maranguape. Para as férias de julho, o complexo traz uma novidade inédita – uma pista de minibuggy in cross, projetada para uso recreativo em trilha de terra, que promete agitar tanto a garotada quanto os adultos, ampliando a oferta de atrações esportivas e lazer ao ar livre que costuma arrastar até lá uma legião de turistas todos os anos.

informações: ipark.tur.br

voos panorâmicos em Gramado e c anela

Os inesquecíveis voos panorâmicos da Helisul Aviação, que iniciaram em Foz do Iguaçu, e hoje integram pacotes turísticos em Curitiba, no Rio de Janeiro e em Fortaleza, desembarcam na Serra Gaúcha. A novidade contempla as belezas de Gramado e Canela, dois dos destinos turísticos preferidos dentro do Brasil. São oferecidos dois roteiros de passeios panorâmicos: Cascata do Caracol, no qual os passageiros ficarão deslumbrados com a natureza dos vales, montanhas e a linda queda d’agua de 130 metros da cascata; e Gramado e Canela, que contempla todos os atrativos turísticos da região, como Centro de Canela e Catedral de Pedra, Cascata do Caracol, Rua Coberta, lago Negro e muito mais. além dos dois roteiros de passeios panorâmicos, o transfer aéreo de helicóptero também é uma opção para atender moradores e turistas que valorizam o tempo.

informações: gramado.passeiodehelicoptero.com.br

pelo B rasil qual viagem 30
foto: di V ulgação
foto: di V ulgação foto: istock.com / b runomili

parque Caminhos do mar ganha tirolesa

tem história do Brasil, tem aula de conservação de florestas, tem saudosismo da estrada velha de Santos, tem roteiro ecoturístico e agora também tem passeio de aventura. a Parquetur leva para o Caminhos do mar, unidade de conservação que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, a tirolesa Voo da Serra. Desde 7 de junho, os visitantes do local podem voar a 70 metros de altura dos biomas da Mata Atlântica e de todas as suas belezas. A nova Tirolesa voo da Serra tem 500m de extensão, levando os aventureiros de São Bernardo do Campo à Cubatão em cerca de 60 segundos. A decolagem é feita na Casa de Visitas, construção de 1926, e depois de sobrevoar o Pouso de Paranapiacaba – um dos 9 monumentos históricos que celebram a independência do Brasil-, a Estrada Velha de Santos, a aterrissagem é nas Ruínas, monumento que ainda está em processo de restauração – e que nunca perdeu seu charme. informações: caminhosdomar.com.br

Festival Férias i luminadas no Wet’n Wild

p omerode tem festival gastronômico

Um dos eventos que marcam o calendário do inverno em Santa Catarina chegou. O Festival Gastronômico de Pomerode começou no último dia 6 e segue até o dia 23 de julho, na cidade mais alemã do Brasil. A programação acontece todos os dias, de segunda a sábado, a partir das 18h e aos domingos das 11h às 16h, no Parque Municipal de Eventos, em Pomerode (SC). São 12 restaurantes da cidade, reunidos em um espaço único, com uma atmosfera aconchegante para a estação com aquecedores, mantas e decoração especial. No menu único são mais de 100 pratos e 25 sobremesas. Neste ano, o evento homenageia os irmãos grimm, escritores que criaram histórias que fazem parte da imaginação de crianças e adultos no mundo todo. Além disso, há programação cultural com mais de 40 atrações, entre shows, danças, aulas de gastronomia e mais.

informações: instagram.com/festivalgastronomicopomerode

Oparque aquático Wet’n Wild, no interior de São Paulo, preparou uma atração inédita para as noites das férias de julho. São as Férias Iluminadas, festival que promete muita diversão para todas as idades, shows, efeitos especiais e, é claro, muitas luzes. Para ter uma ideia, serão instaladas 1 milhão de pequenas lâmpadas de LED por todo o parque, criando um visual mágico, além de outras estruturas tecnológicas audiovisuais. O atrativo segue até 30 de julho, sempre de quarta a domingo no período noturno – das 18h às 22h. Vale destacar que todos os atrativos das Férias Iluminadas serão “secos” e estarão espalhados pelo parque. O evento vai contar com área kids, apresentações artísticas, caricaturista, mágicos, coral, pocket shows e muito mais, além de vários pontos de alimentação e até um festival de chocolate.

informações: feriasiluminadas.com.br

foto: patrícia c h E min foto: d ani E l z imm E rmannd i V ulgação
foto: @c E
sararaujo fotografia
foto: ©istock.com / ah_fotobox

resgate às tradições rurais conquista os turistas no Circuito das Frutas

Formado pelas cidades de atibaia, indaiatuba, itatiba, itupeva, Jarinu, Jundiaí, louveira, morungaba, valinhos e vinhedo, o Circuito das Frutas é composto por diversas propriedades rurais e ganhou fama, ao longo dos anos, pelos inúmeros festivais que celebram as produções regionais.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da Festa da uva, do morango ou do Caqui. mas, se não sabe nada sobre elas, vamos destacar mais abaixo os principais atrativos de cada um desses municípios do interior paulista.

Como era de se esperar em uma região com grande variedade de produção agrícola, a gastronomia é rica e de excelente qualidade, sendo que os imigrantes que se instalaram na região para trabalhar nas plantações trouxeram seus costumes e seus hábitos alimentares, com destaque para os de origem italiana.

A região passou a ser identificada como Roteiro das Frutas durante a década de 90 e, no ano 2000, foi fundada oficialmente a Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas. A ideia surgiu porque, por ter uma localização privilegiada (entre São Paulo e Campinas), a região passou a receber um grande fluxo de pessoas interessadas em morar ali, e os proprietários rurais tiveram a ideia de abrir suas portas para visitan-

tes em busca de novas fontes de renda. após chamar a atenção do poder público, criou-se oficialmente, no dia 02 de outubro de 2002, o Polo Turístico do Circuito das Frutas.

Estando próximo à capital paulista, o circuito possibilita as viagens curtas (ou bate-voltas) como uma opção para quem deseja conhecer mais sobre essa região. Possui fácil acesso de carro ou ônibus a partir de São Paulo, pela Rodovia dos Bandeirantes e pela Via Anhanguera. Há ônibus que saem das estações Tietê ou Barra Funda, dependendo do destino final. Podendo ser visitado o ano inteiro, conta com um clima agradável, propício ao cultivo das frutas, e que agrada os visitantes. Saiba mais sobre o circuito no site oficial (circuitodasfrutasoficial.sp.gov.br) e veja os destaques de cada uma das cidades a seguir.

Atibaia

Atibaia está localizada a apenas 60k de São Paulo, e é um passeio que promete agradar aos mais variados públicos. A cidade é grande produtora de morango, e é palco da Festa do Morango e Festa das Flores. Para conhecer a plantação dessas frutas deliciosas uma boa opção é visitar o Empório dos

34 foto: E lias gom E s E xpr E ssão studios
A Pedra Grande, no Parque Estadual Itapetinga, oferece uma bela vista e favorece a prática de esportes radicais.
foto: E lias gom E s / E xpr E ssão studios foto: E lias gom E s E xpr E ssão studios
Em Atibaia, o Parque Municipal Edmundo Zanoni é um dos destinos mais visitados. Fazenda Paraíso oferece refeições em ambiente familiar.

Morangos que faz o cultivo sem agrotóxicos, semi -hidropônico e de forma sustentável.

a região também conta com haras (como o Haddad e o Scarelli), que proporcionam passeios e contato com os animais, além de diversos pesqueiros e adegas. Na hora do almoço vale uma parada na Fazenda Paraíso, para desfrutar de uma deliciosa refeição em um ambiente familiar.

Cercado pela Serra da mantiqueira, o município possui belas paisagens que podem ser apreciadas em locais como o Parque municipal edmundo Zanoni e o lago do major. Para uma vista completa do entorno, vale a pena subir na Pedra Grande, que fica Parque estadual itapetinga, uma unidade de conservação ambiental. Para os amantes de história, vale uma visita para admirar a arquitetura do centro histórico e conhecer a Estação Atibaia. Outro atrativo da região é o artesanato: conheça as peças regionais no Salão do artesão ou na loja arte com as mãos, que fica às margens da Fernão Dias.

Indaiatuba

Conhecida como Cidade do Sol, Indaiatuba fica a cerca de 79km da capital paulista e sua produção caracteriza-se principalmente por uvas e acerola orgânica. O município organiza celebrações como a Festa das Nações Unidas, que oferece pratos típicos, e a Festa da Tradição, realizado no charmoso bairro da comunidade suíça (Helvetia), que foi fundado em 1888 e preserva as tradições de seus antepassados. vale a pena visitar o mosteiro de itaici, formado por uma igreja e oito capelas rodeadas de belos jardins, e o Casarão do Pau Preto, uma construção datada do início do século XiX que foi tombado no ano de 2008.

um dos maiores atrativos é o Parque das Águas, que conta com lagos, cascatas, trilhas para caminhada e ciclismo, além de zoológico e aquário. Já o Parque ecológico cobre uma ampla área da cidade e oferece atrativos como jardins, pedalinho e o Parque da Criança. O espaço ainda sedia variados eventos esportivos e culturais. a cidade conta também com museus, como o Museu da Água, que fica na Represa de Captação do Cupini e pretende ser referência na educação ambiental, e o Museu Ferroviário, sucesso garantido entre as crianças.

36 foto: p aulo li E xpr E ssão studios foto: p aulo li E xpr E ssão studios foto: sérgio luiz jorg E E xpr E ssão studios foto: sérgio luiz jorg E E xpr E ssão studios

Algumas atrações para crianças na região são o Museu Ferroviário e o Parque Ecológico de Indaiatuba e o Zooparque e Parque Luiz Latorre em Itatiba.

Itatiba

Conhecida como Princesa da Colina, devido ao seu relevo acidentado, itatiba é uma simpática cidade localizada a cerca de 80 km da capital paulista. Com muita beleza natural e um rico patrimônio histórico, o município é grande produtor de caqui, e sedia a festa em homenagem à fruta. Outra celebração conhecida por ali é a já tradicional Festa de San Genaro.

Passeios rurais, como na Fazendinha Cheiro do mato, promovem o contato com animais e experiências como o passeio de trator. um dos destaques é a visita à Fazenda Pereiras, que possui grande riqueza histórica e geográfica, além de uma capela. Ali é possível fazer trilhas e explorar a biodiversidade local. Outro destaque é a oficina para construção de instrumentos musicais. Para conhecer as plantações de diversas frutas, vale a pena visitar o Sítio São José,

onde é possível fazer degustação dos alimentos e adquirir outras delícias como compotas e geleias.

Para uma vista privilegiada da cidade, suba até o mirante Luiz Carlos Boer. Quem estiver procurando mais integração com a natureza pode conhecer alguns dos parques da cidade: o Parque Ferraz Costa, o Parque Linear Antonio Fattori e o Parque Luiz Latorre. Outro local muito procurado para visitação, principalmente por quem tem crianças, é o Zooparque Itatiba, maior zoológico particular do Brasil com 500 mil m² de área verde e mais de 1.200 animais.

Itupeva

A 73 Km de São Paulo encontra-se Itupeva, um antigo distrito de Jundiaí que se emancipou em busca

foto: di V ulgação s E cr E taria d E turismo E V iag E ns do E stado d E são paulo foto: k E n chu / E xpr E ssão studios
O parque aquático Wet’n Wild e o Apiário Nona Emília são um exemplo da variedade de atrativos presentes em Itupeva.

de melhorias nas condições de vida dos moradores. um dos grandes atrativos da região é o Sítio Sassafraz, que oferece a possibilidade de ter contato com diversos animais, como cavalos, galinhas, porcos, carneiros e marrecos. Para entrar no clima de campo e cultivar uma alimentação mais natural, os visitantes podem colher frutas, verduras e legumes orgânicos a um pequeno custo. O rancho também oferece café da manhã colonial e caixas para piquenique (que podem ser realizados no próprio espaço). Outro atrativo é o Apiário Nona Emília, localizado aos pés da Serra do Japi, conta com mais de 30 anos de existência e oferece opções de turismo rural e turismo pedagógico para os interessados.

itupeva também tem outros atrativos, como o parque aquático Wet’n Wild, o Shopping SerrAzul (construído suspenso na Rodovia dos Bandeirantes) e o Outlet Premium, um shopping a céu aberto que promete bons preços nas mais de 140 lojas do espaço.

Jarinu

a cerca de 80km da capital desponta Jarinu, uma aconchegante cidade interiorana com paisagens bu-

cólicas, e que se destaca pela produção de morango, tendo uma festa em sua homenagem, além de outras frutas, como uva, pêssego, pitaya e atemoias.

Terra de diversas vinícolas e alambiques que podem ser visitados pelos turistas, ali também se encontram pesqueiros e grande quantidade de fazendas. Alguns locais que abrem suas portas para visitantes são o Sítio Boa Vista, com forte em produção leiteira, o Rancho do Vale, onde é possível pescar e passear de cavalo e o Sítio Pauletto, que conta com lanchonete, adega, orquidário e trilhas, além de hospedagem para quem deseja passar a noite. No alambique Zanoni é possível provar cachaças e licores com uma produção tradicional passada de pai para filho desde 1943. Já a Vinícola Santa Bruna, que produz vinhos com grande variedade de uvas, oferece boa gastronomia em uma área com lago, quiosque e gruta.

Jarinu também é procurada por praticantes de esportes de duas rodas, como motocross e mountain bike. O Parque municipal Orestes Lorencini possui vegetação

38
foto: p aulo li / E xpr E ssão studios foto: k E n chu / E xpr E ssão studios foto: k E n chu / E xpr E ssão studios

Em Jarinu (ao lado) a vinícola Santa Bruna e o Alambique Zanoni são alguns dos espaços que oferecem degustação de seus produtos. Em Jundiaí (abaixo) a Festa da Uva e o Museu do Vinho celebram a fruta e sua produção.

nativa e trilhas que podem ser feitas pedalando ou caminhando. Por último, não deixe de conhecer o Casarão da Rua José Inácio, que foi tombado pelo CONDEPHAAT e o Centro Histórico e Cultural Divanir vitório Contesini.

Jundiaí

Jundiaí está a aproximadamente 40 minutos de viagem da capital paulista e conta com uma das maiores colônias italianas do Brasil. Palco da famosa, Festa da Uva, o evento ganhou tamanha repercussão que demandou a construção de um espaço adequado para sua realização: o Parque da Uva.

um dos atrativos da cidade é a Serra do Japi, local considerado reserva da biosfera que possui mata preservada e numerosas espécies de flora e fauna.

foto: di V ulgação pr E f E itura d E jundiaí
p aulo li E xpr E
studios
foto:
ssão

As visitas à área são coordenadas pelo Projeto Nossa Serra, ou podem ser feitas por uma das fazendas particulares que ocupam a região.

Para quem gosta de vinhos, a cidade conta com 20 adegas produtoras de vários tipos da bebida: tintos, brancos, roses, secos, suaves, frisantes. algumas possuem tradição de mais de cem anos. Vale a pena conhecer também o Museu do Vinho, que fica dentro do complexo turístico villa Brunholi.

Conhecida também como “Cidade das Crianças”, Jundiaí recebe os pequenos de braços abertos, com várias políticas públicas que valorizam essa faixa etária. Para esse público, foi construído em uma área de cerca de 670 mil m², o Mundo das Crianças, um parque que valoriza o brincar e a integração com a natureza.

Louveira

A cidade fica a apenas 74 km da capital paulista e tem como principal atrativo o agroturismo, com roteiros feitos em pequenas propriedades familiares que oferecem a oportunidade de conhecer diversas atividades do campo. O empório Cestaroli e o Sítio Registro seguem esse modelo: nesses lugares o visi-

tante pode degustar e adquirir produtos artesanais como vinhos, geléias e licores, além de uma variedade de frutas da época.

Na vinícola micheletto é possível conhecer todo o processo de elaboração dos vinhos desde a produção da uva, além de realizar degustação das bebidas. Para atender um público variado, o espaço oferece roteiros convencionais, pedagógicos, técnicos e para melhor idade. Os passeios devem ser agendados com antecedência.

Para quem deseja fugir um pouco das áreas rurais e conhecer mais da história do município, vale a pena uma visita à Estação Ferroviária. Fundada em 1915, possui arquitetura inglesa e foi importante no transporte de café e uvas da região. além de ser um cenário perfeito para fotos, o espaço conta com loja de artesanato e realiza eventos e exposições culturais.

Morungaba

Morungaba, a 103km de São Paulo, fica aos pés da Serra das Cabras. Considerada estância climática, destaca-se pela produção de uvas, figo, laranja e pêssego, além das tradicionais compotas, doces e

foto: s érgio l uiz j org E E xpr E ssão studios foto: s érgio l uiz j org E / E xpr E ssão studios
foto: k E n chu E xpr E ssão studios 40
Na Vinícola Micheletto, em Louveira, é possível conhecer todo o processo de elaboração dos vinhos.

temperos. Ali é possível visitar o Hotel Fazenda Villa gade, que oferece turismo rural, trilha ecológica, pescaria recreativa, comida de fazenda, redário, recreação infantil e day use, além de possuir um espaço para eventos. No apiário e meliponário morungamel é possível aprender mais sobre a vida das abelhas e a produção de mel. O Sítio Tapera possui produção artesanal de cachaça, e ali é possível degustar e adquirir as variedades da bebida.

Outro local que vale a visitação é o Parque Ecológico Pedro mineiro, que tem mananciais próprios, lagos, áreas de mata nativa, pista de cooper, área de lazer para crianças e queda d´água.

Os aventureiros vão gostar de conhecer a Pedra Cortada que integra um grande bloco de granito de uma pedreira desativada e que serve de mirante devido à sua localização privilegiada. Já para os amantes de mountain bike, vale um passeio na girolanda em meio a plantações de eucaliptos.

Valinhos

a cidade é conhecida nacionalmente pela produção de figo e goiaba e fica a 90km da capital paulista. Realiza anualmente a Festa do Figo e Expo

foto: k E n chu E xpr E ssão studios 41
O Parque Ecológico Pedro Mineiro, em Morungaba, tem mananciais, lagos e áreas de mata nativa. No sítio Cocais Trilhas é possível realizar turismo ecológico em Valinhos.

Goiaba, reunindo exposição de frutas, produtos artesanais, manifestações culturais e grande variedade gastronômica.

Para a realização de turismo rural, uma das opções é o sítio Kusakariba, onde os proprietários explicam o dia-a-dia do trabalhador na plantação de goiaba. Já no sítio Cocais Trilhas é possível realizar turismo ecológico, pois localiza-se em uma região importante de preservação do meio ambiente.

Outros locais interessantes para visitar são o Recanto Lago dos Sonhos, um espaço de lazer, eventos e estudo do meio junto à natureza com localização privilegiada com extensa área verde, lago, horta orgânica, campo de futebol, piscinas, playground, quiosque e mini fazenda; o Lar São Joaquim, um casarão do século Xviii que hospedou o primeiro presidente civil do Brasil, manuel de Campos Salles e onde é possível saborear um almoço com uma deliciosa comida caipira aos domingos; e o Restaurante Bambuzal, que fica localizado em um sítio de 6.800 m² e conta com mesas ao ar livre, muito disputadas pelos visitantes.

Vinhedo é sede do parque temático Hopi Hari, mas também oferece outros tipos de passeio, como no Mosteiro de São Bento (abaixo) e na Adega Família Ferragut.

Vinhedo

Vinhedo está localizada a aproximadamente 75,9 km da capital. Refúgio de imigrantes italianos na década de 40, o município se destaca pela produção de uva e vinho. Anualmente a cidade celebra a Festa das Frutas e a Festa do Vinho, que acontecem nos meses iniciais do ano. Esses eventos atraem grande número de visitantes com diversas atrações como exposição e leilão de frutas, passeio de motos, desfile de cavaleiros e a pisa das uvas. além de oferecer passeios em fazendas e adegas, como a Adega Família Ferragut e a Adega Della Bruna, que produz também cachaça, a cidade é conhecida por abrigar um dos maiores parques de diversões do país, o Hopi Hari, que oferece mais de 40 atrações divididas em cinco áreas temá-

foto: p aulo li E xpr E ssão studios

ticas, espalhadas por 760 mil metros quadrados. No centro, é possível fazer passeios focados no turismo histórico e religioso. Vale a pena conhecer a Estação Ferroviária da Cachoeira, a Igreja Matriz, dedicada à Sant’Anna e o Mosteiro de São Bento, que fica um pouco mais afastado, e chama a atenção por realizar missa em canto gregoriano aos domingos.

Hospedagem

um dos destaques em hospedagem na região é o Cyan Resort By Atlantica, que acaba de completar um ano de operação e se localiza na cidade de Itupeva. a apenas 45 minutos da cidade de São Paulo, às margens da Rodovia dos Bandeirantes e em frente aos parques Hopi Hari e Wet’n Wild, e aos Shopping SerrAzul e Outlet Premium, o complexo com mais de 5.300 m² de lazer oferece estrutura completa com

três piscinas climatizadas, adulto e infantil, parque aquático, bar molhado, praia artificial, sauna, kids club & espaço baby, salão de jogos, fitness club e quadras de beach tennis. O resort trabalha com o sistema de pensão completa, que inclui o café da manhã, almoço e jantar, assim como as bebidas não alcoólicas durante as refeições. Bebidas alcoólicas e outras eventuais despesas extras são pagas à parte.

Para os adultos as atividades foram pensadas para criar conexão, como samba na piscina, jantar com música ao vivo, festa de espuma, karaokê, oficina artesanal, pinturas de quadros, festinhas temáticas, caminhadas nas trilhas ecológicas e hidroshow.

As atividades dedicadas ao público infantil, por exemplo, envolvem o Tixa – o mascote do empreendimento, que anima a garotada durante o check-in e abre a temporada diária de atrações, sempre após o café da manhã. Mais informações: cyanresort.com. br

. foto: bruno nogu E ira foto: p aulo li / E xpr E ssão studios 43
foto: di V ulgação foto: di V ulgação
foto: sidn E i azol foto: sidn E azol
O Cyan Resort by Atlantica possue uma invejável estrutura de lazer na melhor localização de São Paulo

um país para ser descoberto sem pressa Luxemburgo,

Por: Camila Karam

sabe aquele ditado que diz que nos pequenos frascos estão os melhores perfumes? Ou então, não julgue o livro pela capa? Pois bem, isso pode muito bem se aplicar a luxemburgo. uma das primeiras coisas que passa pela cabeça de quem visita o país europeu é: como pode um lugar tão pequenininho em extensão territorial, incrustado no meio da Bélgica, França e Alemanha, ter tanta, mas tanta coisa interessante para ver, aprender e se surpreender?

Por essas e outras razões, Luxemburgo precisa entrar no roteiro de quem viaja para os grandes centros europeus.

Uma das características que fazem deste lugar especial, é que apesar de ser pouco populoso, luxemburgo é muito povoado por pessoas de mais de 170 países, o que contribui para um incrível caldeirão multicultural. Por isso, nada de pressa. Tudo merece

ser desvendado com todos os sentidos em alerta, para não perder nada.

O centro histórico da capital, também chamada luxemburgo, é belíssimo. Para onde a gente olha e aponta a câmera a paisagem é de cenário de filme. O antigo se mistura com o moderno na mais perfeita harmonia.

Como em toda a Europa, a cidade possui praças e monumentos muito bonitos, como a Place guillaume II, considerada o coração da cidade, onde fica a prefeitura e é um bom ponto de partida para se explorar tudo o que luxemburgo tem a oferecer. Outras duas praças próximas são a Place D’Armes e a Place Clairefontaine.

O Grand Ducal Palace é um prédio imponente que foi residência do Grão-Duque. Se você vier nos meses de alta temporada, pode conhecer o seu interior em uma visita guiada pelo local que conserva todo

46
incrustado no meio da Bélgica, França e alemanha, o país é pequeno em território, mas possui uma enorme diversidade cultural e natural
f oto: n atasa p a V lo V ic
Castelo de Vianden

o mobiliário da época. uma sugestão agradável é caminhar para descobrir bairros antigos com suas ruas de paralelepípedos parando de vez em quando para curtir os bares e cafés, centros culturais, parques e galerias de arte.

A Catedral de Notre Dame é outro ponto turístico que não pode passar despercebido por quem conhece Luxemburgo. E não tem como. A construção em estilo gótico é, sem dúvida, uma das mais importantes atrações da cidade. Nela há muita história, como por exemplo, o túmulo do Conde de João i da Boêmia.

a vantagem de estar em uma cidade pequena é que tudo está bem próximo. Por isso, alguns passos adiante está a Praça da Constituição (Place de la Constitution), que exibe o lindo monumento gëlle Fra em luxemburguês ou Dama Dourada, em português. Trata-se de uma homenagem em memória aos milhares de voluntários que prestaram serviço nas forças armadas durante a Primeira Guerra Mundial. A intenção deste monumento, uma espécie de obelisco, é simbolizar a liberdade e resistência do povo durante o período de conflito.

a adolphe Bridge é outro charme da cidade. a ponte, construída durante o reinado do Grão-Duque adolphe, possui um arco todo de pedra. ela atravessa um vale onde passam carros, bonde e claro, pedestres. De pedra também foram construídas as antigas muralhas, preservadas e declaradas pela unesco como patrimônio da humanidade. uma viagem no tempo que faz a gente imaginar como era a vida de quem passava por ali, por volta do ano 1000.

E quando a gente diz que o antigo e o moderno se misturam em total harmonia, fica claro ao observar o estilo de vida do país. uma das marcas do local é a elevada qualidade de vida que atrai pessoas de diversos países da europa, principalmente Portugal, Bélgica, França e Alemanha.

um país rico em vários aspectos, que sabe receber quem chega, oferece um mercado de trabalho dinâmico com excelentes benefícios à população como o transporte público gratuito. Isso está muito ligado à questão da sustentabilidade, tema levado muito a sério no país. Outra providência tomada foi a eliminação do uso do plástico substituído por vi-

48 foto: c amila k aram foto: c amila k aram foto: © a ndré s chöss E r/ lft foto: c amila k aram
Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo

dro, material reciclável. A riqueza do país também pode ser observada na concentração de bancos. São centenas de instituições financeiras, estabelecidas em prédios que ajudam a compor a beleza arquitetônica do lugar.

você gosta de museus? então, prepare-se. luxemburgo tem um mais interessante do que o outro. e ao contrário de muitas cidades no mundo, que oferecem apenas um dia de graça para visitação, luxemburgo tem entrada franca em dias diferentes da semana, o que ajuda o viajante a se programar para conhecer mais de um museu sem pagar nada.

Fomos conhecer o Mudam - Museu de Arte Moderna de luxemburgo, inaugurado em 2006, o prédio do museu foi projetado pelo renomado arquiteto ieoh ming Pei. O acervo do mudam inclui obras de artistas contemporâneos, como Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Jeff Koons.

a Philharmonie luxembourg, também conhecida oficialmente como Grande-Duchesse Joséphine-Charlotte Concert Hall, é considerada uma das melhores salas de concertos da europa. Com arquitetura impressionante e tecnologia de ponta, este local tem sido palco de inúmeros eventos musicais de alto nível.

Outro quesito que prova que luxemburgo é um país que estimula as pessoas a aproveitar o lado cultural do local, é que você pode, e deve, adquirir o luxemburgo Card. um cartão turístico que oferece diversas vantagens aos seus usuários. Com ele, é possível ter acesso gratuito a mais de 60 atrações turísticas em todo o país, além de descontos em passeios e atividades. você pode adquirir o seu por 1,2 ou 3 dias a partir de 13 euros. É uma ótima opção para quem deseja explorar o país de forma mais conveniente e econômica.

Outro ponto forte de luxemburgo é a hotelaria. São inúmeras acomodações impecáveis, para quem viaja só ou acompanhado, de férias, lua-de-mel, à trabalho, não importa. Há hotéis três estrelas, com serviço cinco estrelas, por exemplo. E isso não é força de expressão. É de fato uma característica que torna luxemburgo uma excelência em hotelaria.

Philharmonie Luxembourg O MUDAM Museu de Arte Moderna O excelente transporte público gratuito
foto: ©diari E sof.lu/ lft
A ‘Ponte Grã-Duquesa Charlotte’

Nossa estadia na cidade foi no mama Shelter luxembourg bem no centro de Kirchberg, a localização é maravilhosa , ideal para explorar esta cidade, perto do tramway, que leva direto ao centro de Luxemburgo em menos de 10 minutos, bons restaurantes e um mercado nas proximidades. Com 145 quartos, o hotel é um luxo de conforto e design lúdico que agrada aos jovens e adultos. O lobby é um charme e chama muita atenção dos turistas pelos grafites no teto, criação do artista francês Beniloys. agora, o que falar da gastronomia? que é deliciosa e variada. e um café da manhã que vale por um almoço de tantas opções.

arredores de luxemburgo

uma vantagem de visitar um país pequeno é ter tempo de conhecer os seus arredores, seja de trem, ônibus ou carro.É o caso da linda vianden, cidadezinha que fica perto da fronteira com a Alemanha. Foi nesse pitoresco povoado de Luxemburgo que

o escritor victor Hugo passou três meses de exílio quando foi expulso em 1871 da Comuna de Paris um dos grandes atrativos é o Castelo de vianden, que faz a gente se sentir dentro de um conto de fadas. Considerado um dos castelos mais bonitos do mundo, foi construído entre os séculos 11 e 14. Conhecemos os belos salões, quartos, cozinha, capelas e o pátio.

Do alto de suas torres pudemos contemplar a vista da cidade. Para chegar ao castelo o turista tem a opção de subir pelo teleférico, ou seguir por uma trilha leve de aproximadamente 1 km pela floresta.

Depois da visita enriquecedora pelo castelo, bateu a fome e escolhemos o restaurante Beim Hunn, que também funciona como um pequeno hotel. O cardápio é variado, mas uma das especialidades são as carnes tenras e suculentas. Nós escolhemos uma costela com batatas fritas que estava maravilhosa.

O ambiente é acolhedor apesar de ser super frequentado é bem calmo,com um diferencial, alguns funcionários falam português que facilita o pedido.

luxemburgo é um país com muitos castelos que datam da Idade Média, e vem atraindo cada vez

52
foto: c amila k aram

mais um número significativo de turistas. É assim também na encantadora Clervaux e seu castelo de mesmo nome. Dentro do Castelo de Clervaux acontecem muitos eventos, aqui também está uma exposição fotográfica muito importante, organizada por Edward Steichen diretor do Departamento de fotografia do MoMA em Nova York,“The Family of man”, é considerada um manifesto do pós-guerra pela paz e igualdade humana fundamental. Essa exposição faz parte do Patrimônio da UNESCO desde 2003, já percorreu vários países, mas desde 1960 este acervo foi doado ao governo luxemburguês e pode ser visto no Castelo.

Outra cidade linda nos arredores de luxemburgo é Remich com suas paisagens encantadoras e muito perto de luxemburgo, aproximadamente 40 km . Pouco conhecida ainda, mas com grande potencial no turismo gastronômico. uma dica para desfrutar da atmosfera do lugar, é almoçar dentro de um barco no rio mosela. Nossa experiência foi no la

Peniche vintage, o primeiro barco “Tasting” da Europa, culinária tradicional, elaborada com produtos de fornecedores locais. Super descolada a casa é uma mistura de restaurante, adega, antiquário e bar, com um cardápio rico, influenciado pelas cozinhas francesa e alemã. Tudo isso, com uma paisagem de tirar o fôlego!

Na região de mosele, na fronteira de luxemburgo com a alemanha, o belo vale de mosela (também conhecido como moselle, em francês) com suas vinhas íngremes não sai da cabeça da gente.

Da cabeça e do paladar, depois de provar os vinhos finos, marca registrada da região. Uma dica: visite uma vinícola e conheça histórias pitorescas sobre a elaboração dos vinhos, e não deixe de experimentar o crémant, uma espécie de espumante bastante consumido por moradores e turistas. e um dos melhores exemplares é elaborado na Vinícola JK

foto: © a nab E la and j org E Val E nt E
À esq.: o moderno lobby do Hotel Mama Shelter, abaixo o Castelo de Clervaux à dir.: Crémant da Vinícola JK Jeff Konsbrück
foto: c amila k aram
foto: © p ulsa p ictur E s lft
Os vinhedos da região de Moselle

Jeff Konsbrück, vinhos e crémant orgânicos de altíssima qualidade. Saía de lá, querendo levar todos os vinhos para casa.

schengen

Você já ouviu falar no Tratado de Schengen? Então, é um acordo intergovernamental criado em 1985, que permite livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços na Europa. Podem viajar dentro dos países participantes sem passar por controles de fronteira. isso torna as viagens mais fáceis e convenientes para turistas.

Schengen, vila a 50 minutos de luxemburgo que embora seja pequena, há alguns monumentos importantes em frente ao Centro europeu, situado em uma região onde as fronteiras da Alemanha, França e luxemburgo se encontram. Por lá é possível saber mais sobre a história do acordo.

monumento da união europeia: um dos pontos turísticos mais visitados da região. O monumento é uma estrutura moderna composta por três colunas curvas que representam as fronteiras abertas e a cooperação entre os países signatários do Acordo de Schengen.

museu europeu de Schengen: conta a história e o impacto do acordo de Schengen. O museu ofe-

foto:
/
foto: c amila k aram 56 foto: c amila k aram
©ustock.com
trabantos

rece exposições interativas e informativas sobre a integração europeia, a livre circulação de pessoas e os benefícios do acordo.

Jardins Europeus: localizados em frente ao Centro europeu. a área verde é bem cuidada, com canteiros de flores, e uma vista panorâmica do rio mosela. Os jardins são frequentemente usados para eventos e celebrações relacionadas à União Europeia. É por esses e outros motivos que luxemburgo é um destino importante para quem visita a Europa. Um país que cada vez mais está mostrando ao mundo a sua identidade e tem tudo para entrar na lista de destinos favoritos dos brasileiros. uma experiência inesquecível, que vai fazer você se apaixonar por esse pequeno lugar, mas gigantesco nas belezas e riquezas culturais.

57 foto: c amila k aram
A repórter viajou com apoio do Visit Luxembourg, proteção Affinity Seguro e conectividade O Meu Chip. Museu Europeu de Schengen A escultura Unitatis em Schengen

Flybondi aumenta frequências no Brasil a

Flybondi adicionou novos voos para o Rio de Janeiro e São Paulo neste mês de julho. Com esses aumentos de frequência, a companhia aérea low cost se prepara para a temporada de inverno. Em função da alta ocupação dos voos ao Rio de Janeiro, a empresa soma uma terceira frequência diária a partir do dia 14 de julho, realizando a rota às terças, quartas, sextas, sábados e domingos. Em relação a São Paulo, desde o primeiro dia de julho, os passageiros de Flybondi contam com um voo diário. Segundo relatório da aNaC argentina, a companhia aérea detém 5% do market share regional e 13% do mercado Brasil-argentina.

Informações: flybondi.com/br

s outh a frican retoma voos entre Brasil e á frica do s ul a

South African Airways, companhia aérea nacional da África do Sul, anunciou sua primeira rota intercontinental da empresa desde que voltou aos céus em setembro de 2021. e o destino escolhido é São Paulo. as reservas e vendas já foram iniciadas, com voos de lançamento saindo da Cidade do Cabo em 31 de outubro e de Joanesburgo no dia 6 de novembro de 2023. a Saa voará diretamente para o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, quatro vezes por semana – duas vezes saindo da Cidade do Cabo (terças e sábados) e duas vezes saindo de Joanesburgo (segundas e quintas). Joanesburgo e Cidade do Cabo são as maiores cidades da África do Sul e principais hubs do país. a primeira é o centro econômico e de negócios, enquanto a segunda é o principal destino turístico nacional.

Informações: flysaa.com

Nova rota entre l ondres e s ão p aulo

aVirgin Atlantic divulgou o início de suas operações em solo brasileiro. A companhia aérea do Reino Unido aposta nos viajantes do Brasil e lança sua primeira rota entre Londres (Aeroporto Internacional de Heathrow) e São Paulo (aeroporto internacional de guarulhos). O voo, que marca a primeira rota da companhia para a américa do Sul, terá duração de 11 horas e 55 minutos e será operado em um Boeing 787 diariamente a partir de 13 de maio de 2024. Como parte do acordo de codeshare da Virgin Atlantic com a LATAM, os clientes também poderão se conectar por meio de 12 aeroportos domésticos no Brasil, incluindo Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis. Aqueles que viajam entre São Paulo e Londres também terão a opção de se co

nectar facilmente aos demais destinos do mundo operados pela virgin Atlantic por meio do Terminal 3, incluindo Tel Aviv, Delhi e Xangai. informações: virginatlantic.com

B oardin G G ate qual viagem foto m at E usz a troszko
-
foto : di V ulgação
foto : di V ulgação 58

voos ampliados para as férias em Bonito (ms)

para essa temporada de férias, os viajantes que desejarem visitar a capital do ecoturismo no mato grosso do Sul poderão contar com mais voos para o aeroporto Regional de Bonito. Ao todo, serão sete trechos semanais durante o mês de julho. isso porque a gol anunciou, recentemente, a ampliação da rota às terçasfeiras. Sendo que já voa normalmente às quintas-feiras e domingos para a cidade, enquanto a Azul opera às segundas, quartas, sextas e domingos. Ou seja, o que não faltam são motivos para visitar Bonito no período. e a acqua Studio de viagens, que atua há oito anos como o único studio de viagens da região, está preparada para atender a alta demanda dos visitantes.

informações: acquaviagens.com.br

Belo horizonte ganha novos voos internacionais diretos

air Europa firma parceria com empresa ferroviária a

Air Europa firmou uma parceria com a Iryo, primeira operadora ferroviária privada de alta velocidade da espanha, para combinar viagens de avião e trem. a aliança permitirá que, antes do fim de 2023, os viajantes possam comprar viagens de avião e trem com um único bilhete. Isso possibilita que o passageiro possa fazer conexões oferecidas pela Iryo entre Madrid e 11 cidades espanholas (Barcelona, Tarragona, Zaragoza, Cuenca, valencia, albacete, alicante, málaga, antequera, Córdoba e Sevilla), com saídas dos 33 destinos que a air europa opera no continente e 21 transoceânicos na américa. Nesse caso, os viajantes brasileiros também conseguirão adquirir as passagens com saídas de São Paulo ou Salvador para algum destino operado pela Iryo, com conexão realizada na capital espanhola.

informações: aireuropa.com/br

OBH Airport anunciou, no final de junho, o lançamento de voos diretos para mais dois destinos internacionais partindo do aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A partir de agora, Fort Lauderdale, nos EUA, e Curaçao, no Caribe, passam a ter voos semanais saindo da capital mineira. Com essas inaugurações, aumenta para sete o número de destinos internacionais atendidos por Belo Horizonte, uma vez que a cidade já tem voos para lisboa, Panamá e Bogotá e ainda terá o lançamento das rotas para Orlando, em setembro, bem como para Santiago, no Chile, em novembro. Esses lançamentos fazem parte de um movimento para tornar o aeroporto Internacional de Belo Horizonte um centro de distribuição de voos para destinos domésticos e internacionais, o que aumenta o potencial turístico da capital e abre um caminho direto para mercados turísticos importantes.

informações: site.bh-airport.com.br

foto : di V ulgação foto : di V ulgação foto ©i s tock.com fE rnando q u EVE do 59
foto: o bs E r V atório m igrant E s

c oquim B o, no c hile, proporciona aos turistas experiências memoráveis

O norte chileno vai muito além do famoso

Deserto do atacama, la serena e o valle del Elqui são ótimas surpresas ainda pouco

conhecidas pelos viajantes brasileiros Por: camila Karam

um destino turístico fascinante que combina belezas naturais, história e cultura, assim é a região de Coquimbo. Com paisagens deslumbrantes e uma variedade de atividades interessantes, esse pedacinho do país é um verdadeiro tesouro escondido.

A “quarta região” chilena é abençoada com atrativos únicos que vão desde praias pitorescas a montanhas imponentes e oferece uma variedade de opções para todos os perfis de viajantes. A 100 km ao norte de La Serena, a Reserva Nacional Pingüino de Humboldt é um dos pontos mais notáveis, lar de uma incrível diversidade de flora e fauna, incluindo a presença de pinguins e leões-marinhos.

No valle del elqui, famoso por seus vinhedos, os turistas encontram o melhor lugar do mundo para a prática do astroturismo e se encantam com a atmosfera espiritual que envolve a região.

A herança cultural rica e vibrante, permite aos visitantes visitar sítios arqueológicos, museus e festivais locais para aprender mais sobre a história e a cultura de comunidades indígenas antigas.

la serena, a capital da região

Saindo de Santiago, em menos de uma hora de avião, você chega na cidade litorânea de la Serena, cujo aeroporto recebe diversos voos vindos da capital.

a segunda cidade mais antiga do Chile tem vários edifícios coloniais bem preservados e praias de areia branca com águas cristalinas, como a Praia do Farol.

a capital da região é um destino turístico popular para quem gosta de sol e mar, mas surfistas e entusiastas de mergulho e pesca esportiva também são bem-vindos.

além dos atrativos naturais, a cidade é conhecida por seus belos parques, jardins e monumentos históricos, como a Torre da Catedral, o Farol Monumental, o museu arqueológico e a igreja San Francisco.

Não deixe de experimentar a gastronomia local, que inclui pratos de frutos do mar frescos harmonizados com os deliciosos vinhos produzidos na região.

62 foto: o bs E r V atório m igrant E s foto: c amila k aram

À esq.: Farol Monumental de La Serena e acima astroturismo em Pisco Elqui

valle del elqui e suas belezas inigualáveis

Considerado um tesouro escondido, o valle del elqui oferece aos visitantes uma variedade de belezas e experiências únicas.

Rodeado por montanhas é famoso por suas plantações de uvas viníferas, especialmente a uva moscatel que é usada para a produção de pisco, a bebida alcoólica nacional chilena e um dos pilares econômicos.

a região também é conhecida por seus céus limpos e claros, o que a torna especial para a prática do astroturismo. Há diversos tours noturnos que vão de visitas aos observatórios astronômicos a programas personalizados.

Para os visitantes que estão em busca de relaxamento, o valle del elqui também é conhecido por seus banhos termais, massagens, aulas de yoga, piscinas terapêuticas e atividades de meditação,

mas se a sua pegada é mais de aventura saiba que você estará em um lugar privilegiado para a prática de trekking, ciclismo e cavalgadas.

vicuña

Principal centro urbano do valle e também a cidade natal da poetisa gabriela mistral, primeira mulher latino americana a ganhar o prêmio nobel de literatura. inclusive uma das paradas obrigatórias é o museu, dedicado à vida e obra dessa ilustre cidadã chilena.

A visita guiada no Centro Turístico Capel, permite conhecer todo o processo de produção do pisco, desde a colheita da uva até o envelhecimento da bebida em barris de carvalho. além disso, há um museu e para finalizar, o passeio pode incluir uma degustação de diferentes tipos de piscos e um workshop para preparar coquetéis típicos chilenos como a Piscola, uma verdadeira paixão nacional.

vale ressaltar que há uma loja no local que vende vários tipos de bebidas com ótimos preços.

Já imaginou um restaurante sem fogão? O Deli-

63
foto: c amila k aram
Paisagens
locais

O monumento budista “Estupa De La Iluminación”

Escultura da poetisa Gabriela Mistral em Vicuña

À esquerda, os fornos solares do restaurante Delicias del Sol, e abaixo, prato com ingredientes regionais do Hotel El Tesoro de Elqui

cias del Sol tem uma história interessante, inaugurado em 1995, rapidamente se tornou conhecido pela forma inovadora de preparo dos alimentos, todos os pratos, desde as empanadas que lembram muito o nosso pastel, ao cabrito são feitos com a ajuda de 18 fornos solares. É incrível ver as cozinheiras retirando as panelas de dentro dessas espécies de estufas que ficam do lado de fora do restaurante. Com certeza é um lugar que vai marcar a sua viagem.

paihuano

Localizado a cerca de 70 km de La Serena, é uma verdadeira jóia escondida que vale a pena ser descoberta por todos os que amam o turismo rural. apesar de ser pouco conhecida, a cidade oferece diversos atrativos turísticos para os visitantes. um dos destaques é o Observatório Cruz del Sur, que

oferece uma vista privilegiada do céu noturno. Os apreciadores de vinhos podem desfrutar de passeios e degustações nas vinícolas locais. A Cavas del Valle, por exemplo, se destaca por produzir excelentes vinhos orgânicos em um “cenário” digno de filme romântico. É linda!

O monumento budista “Estupa De La Iluminación”, simboliza a mente iluminada dos Budas. Há exemplares como esse em países da Ásia, Índia e Tibete, mas o Valle com a sua atmosfera mística também foi contemplado.

a poderosa energia que esses templos possuem se deve ao fato de estarem repletos de representações do corpo, fala e mente dos Budas. Para aproveitar bem, o ideal é meditar com motivação altruísta, gerando amor e compaixão por todos os seres.

Outra atração que não pode ser deixada de lado é o Observatório mamalluca, um dos locais mais importantes para a observação de estrelas na região. em uma visita a este observatório, os turistas podem desfrutar de uma experiência única de observação através de telescópios profissionais.

pisco elqui

a pequena cidade cercada por vinhedos e plantações de árvores frutíferas, é também o berço do pisco. a área oferece excelentes trilhas para caminhada com vistas deslumbrantes.

Graças às excelentes condições climáticas, com 300 dias por ano de céu limpo e ausência de polui-

67
foto: c amila k aram foto: c amila k aram foto: c amila k aram foto: c amila k aram
foto: c amila k aram
Piscina do Refugio El Molle Hotel Boutique

ção luminosa, a região tem fama mundial de possuir uma das melhores visibilidade de estrelas e planetas do mundo, e o melhor, durante o ano todo.

Existem várias opções de tours para os fãs do astroturismo, no encantador jantar a céu aberto organizado pelo Observatório Migrantes os participantes são levados para o alto de uma montanha e após a refeição começa a observação astronômica, com direito a um especialista explicando os mistérios e um telescópio, porém acredite mesmo a olho nú esta experiência, rica em detalhes sutis, proporciona sensações e vistas noturnas únicas que chegam a emocionar.

Perdemos a conta de quantas estrelas cadentes vimos. e uma coisa foi unanimidade entre os participantes, aquele era o céu mais estrelado já visto por todos.

Coquimbo e o valle do elqui são verdadeiras jóias que encantam por suas belas paisagens e energia incomparável. Com certeza esse é um destino que tem tudo para entrar no roteiro de viagem dos turistas brasileiros.

foto: c amila k aram 70
Aula de yoga no Refugio El Molle Hotel Boutique A repórter viajou a convite da Corporação de Turismo de Vicuña e Sernatur da Região de Coquimbo com proteção Affinity Seguro e conectividade O Meu Chip.

serviço

O NDE F i Car

Hotel Club la Serena

Localizado de frente para o mar e a apenas 10 minutos do centro da cidade, o hotel com jeito maos urbano conta com 96 quartos, piscina, restaurante, salas de convenções e diárias a partir de R$400,00.

www.clublaserena.com

Hotel el Tesoro de elqui

Localizado no coração de Pisco Elqui, o hotel foi recentemente reformado para proporcionar conexão com a natureza. Com apenas 15 quartos e jardins floridos, possui piscina e restaurante. As diárias custam a partir de R$472,00

www.eltesorodeelqui.cl

refugio el molle Hotel boutique, Cabañas & Spa

Localizado no Vale do Elqui cercado pela natureza, o complexo oferece diferentes tipos de acomodações, jardins sensoriais, serviços de SPa , restaurante e piscina coberta e descoberta. As diárias custam a partir de R$800,00.

www.refugioelmolle.cl

71
foto: c amila k aram foto: c amila k aram foto: c amila k aram
SPA do Refugio El Molle Hotel Boutique

mira milagres convida à degustação de sabores locais

Comida simples e saborosa em um ambiente acolhedor e amoroso. essa é a premissa do mira milagres, em Passo de Camaragibe, Alagoas. Inaugurado em março de 2023, o local foi pensado para ser um point de encontros especiais, com uma pegada artística, espiritual e social sendo recebido pela hospitalidade da comunidade local.

O restaurante busca oferecer comida saborosa feita com os melhores ingredientes - de origem local sempre que possível. No cardápio, há uma variedade de pratos de frutos do mar a carnes, assim como opções vegetarianas e veganas. O menu é inspirado na culinária mediterrânea e Oriental, mas com sabor 100% alagoano.

Mais informações: miramilagres.com

Filó Gastronomia: espaço pé na areia e cardápio completo em são sebastião

para aqueles que procuram por um restaurante que ofereça conforto com pé na areia, ampla infraestrutura, vista para o mar e de quebra um cardápio repleto de opções que vão desde os tradicionais petiscos de praia até pizza feita no horário do jantar, o Filó gastronomia é o lugar certo!

Localizada em Juquehy, litoral norte de São Paulo, a casa oferece uma experiência gastronômica ideal para se reunir com familiares e amigos em qualquer horário do dia ou da noite. O menu, elaborado pelo chef Pedro Scarpa, reúne deliciosos pratos com peixes e frutos do mar.

Entre os destaques estão: os camarões ao curry e a pescada de Cambucu com tomates ou lulas ao vinho. assim como diversas carnes feitas na parrilla, como o bombom de alcatra. Há também opções veganas, como a moqueca de banana-da-terra. e menu kids para os pequenos. O Filó conta com espaço pet friendly.

Mais informações: instagram.com/filo.gastronomia

G astro nomia qual viagem
72
foto : fokk E bok foto : di V ulgação foto s: gian sal E s

CONHEÇA O SABOR E AROMA DO BLEND EXCLUSIVO FRAN’S CAFÉ.

Uma bebida de corpo elevado, acidez média e sabor marcante, com notas intensas de caramelo e leve sabor frutado.

À venda em todas as nossas lojas. Leve pra casa!

Venha fazer parte da nossa história. Seja um franqueado, acesse: www.franscafe.com.br.

B rasil

resort refúgio do estaleiro, uma joia em porto Belo, santa Catarina

mais uma vez, a coluna Hospedagens Memoráveis destaca aqui uma estadia especial no Sul do Brasil. Este mês, o Resort Refúgio do Estaleiro ganhou espaço no nosso ranking e vou contar por aqui um pouco mais sobre nossa experiência por lá.

margeando o oceano e totalmente imerso na natureza paradisíaca de Porto Belo, em Santa Catarina, o Refúgio do Estaleiro é um hotel único, projetado para integrar a paisagem deslumbrante dos arredores aos seus ambientes rústicos e bem decorados.

ao conhecermos esse resort, entendemos com profundidade por que o slogan da propriedade é “refugie-se”. Localizado em uma região de preservação ambiental com mais de 90.000 metros quadrados, o hotel dispõe de 20 acomodações diversas.

entre elas, estão suítes projetadas para hospedar confortavelmente duas pessoas, bem como chalés que podem acomodar casais ou famílias de até 4 pessoas. independente do tamanho da acomodação, todas elas são equipadas com itens de decoração clean, com leve estilo praiano e tons claros, com a dose certa de elementos rústicos, combinada com camas confortáveis e amenidades de qualidade.

Todas as suítes proporcionam uma vista magnífica para o oceano, oferecendo um cenário deslumbrante aos hóspedes.

As acomodações são cuidadosamente integradas ao ambiente, oferecendo uma conexão harmoniosa com a natureza ao seu redor. Preciso dizer que, hospedar-se dentro da Mata Atlântica é uma experiência verdadeiramente encantadora e

qual viagem h ospedaG ens m emoráveis
74
por paola di Buono
f otos: d i V ulgação

imersiva em uma natureza exuberante, que permite que sejamos envolvidos por uma atmosfera serena e relaxante. acordar todos os dias com o som do oceano em meio ao coro de pássaros cantando em nossa janela realmente deixou a experiência por ali ainda mais incrível.

Além das acomodações excelentes, o resort conta com opções gastronômicas surpreendentes, além de completa com uma ampla área de lazer.

As comodidades incluem duas piscinas, jacuzzis, spa, quadra de beach tennis, trilhas para caminhadas e um espaço dedicado especialmente para crianças.

Vale destacar que sua piscina de borda infinita é um show a parte, uma vez que foi construída de forma estratégica e passa a sensação de estarmos no mesmo nível do mar. Para quem tiver interesse, é possível também optar por algumas atividades especiais terceirizadas, como relaxantes massagens, passeios a barco, pesca, mergulho e outros atrativos característicos da região da Costa esmeralda.

ainda próximo ao hotel uma praia quase deserta está disponível a ser acessada com uma trilha leve, que permite que os hóspedes possam experienciar uma praia tranquila e pitoresca, com vida selvagem exuberante.

algo muito interessante deste resort é a oferta de um pacote de três dias chamado “imersão Refugie-se Spa”. Nestas três diárias, os hóspedes podem experienciar vivências de yoga, meditação, terapias e massagens holísticas para promover relaxamento e bem-estar. Outros serviços como café da manhã especial na suíte e piquenique com vista para o mar também estão disponíveis na oferta. vale a pena conferir!

Recomendamos fortemente essa experiência de refúgio à todos que planejam visitar a região, onde o conforto e a natureza estão prontos para proporcionar uma hospedagem memorável.

75

Casa Palácio rincón de La Catedral, uma viagem ao tempo a

prática de viajar e conhecer novos lugares é mágica pois tem o poder de nos transportar para cenários, culturas e situações que, muitas vezes, só vimos em filmes ou em livros. a hospedagem memorável deste mês trouxe essa sensação para mim - foi como uma viagem ao tempo, mas para uma época em que eu sequer vivi, pois se passou a muitos séculos atrás. assim é o Casa Palácio Rincón de La Catedral. Situada em Toledo, na Espanha, essa pousada de charme foi nossa escolha para o fim de semana que passamos na cidade em uma recente viagem que fizemos para a europa.

Preciso ressaltar que, a pousada, assim como Toledo em si, foram uma grata surpresa e explico o motivo: estar ali é como estar dentro de uma história medieval. O vilarejo, cercado por muralhas e castelos são um show à parte e, nossa estadia ali também não deixou a desejar. gosto de pensar na como um tesouro escondido. escondido mesmo - por mais que as coordenadas tenham sido passadas com clareza, as ruelas da cidade fazem com que você se perca com facilidade e a pousada não tinha nenhuma placa ou sinal na entrada, o que dificultou um pouco nossa chegada. Já ao adentrar na propriedade, somos impactados pela beleza do local, que não é grandioso, porém é cheio de charme e história. A anfitriã, muito solicita e simpática, nos recebe com muita prontidão enquanto conta um pouco da história do local. ali foi um palácio no passado e hoje funciona como pousada exclusiva, no estilo boutique, com apenas cinco quartos disponíveis. ao caminhar pelo local, é possível observar de-

talhes da mistura cultural da cidade de Toledo, com influências árabes do passado, que podem ser percebidas nas músicas e objetos decorativos da pousada. Outro ponto muito interessante que encontramos, foram artefatos e partes da construção que seguiram intactos desde o século Xii, o que é impressionantea sensação é como se estar em um museu, no melhor sentido da palavra. No centro da pousada, uma fonte também de muitos séculos atrás deixa o pátio a céu aberto ainda mais agradável, uma opção excelente de área comum usada para café da manhã nos dias quentes.

O nosso quarto, sem grandes luxos, também nos trouxe uma agradável sensação de estar em um filme de época: o teto e as portas, de madeira maciça, estavam ali desde a construção original da propriedade no século doze, bem como alguns itens de mobília e decoração. Ao mesmo tempo, partes visivelmente restauradas e modernizadas, garantiram o nosso conforto, como o banheiro com chuveiro aquecido a

76
mund o

gás, cama king size, wi-fi e até elevador. Foi possível perceber que os proprietários souberam bem equilibrar elementos antigos que fazem parte do coração da pousada com amenidades que hoje são necessárias para atender com mais conforto aos hóspedes.

Os corredores e escadas da propriedade são um convite para explorar a história do local: quadros dos familiares e suas gerações anteriores, junto de itens pessoais de diferentes épocas fizeram parte da experiência ímpar que vivemos no local. O café da manhã fez parte dos pontos altos que encontramos por ali: embora os dois dias que estivemos por lá tenham sido de chuva, o que não nos possibilitou a experiência no pátio a céu aberto, o plano B não decepciona: para cada quarto, diferentes saletas e mezaninos estão disponíveis para uma experiência exclusiva e intimista. Nós escolhemos o mezanino, onde majestosas cadeiras com tapeçaria especial estavam disponíveis, junto de uma mesa com uma variedade grande de pães, frutas e geleias frescas ao nosso dispor, todas

servidas pela simpática anfitriã que nos fez sentir em casa.

É muito interessante poder escrever sobre experiências como a que tivemos por ali e refletir sobre o que de fato faz uma hospedagem ser memorável. embora eu tenha a sorte de ter um vasto repertório de viagens e estadias para contar, foi a primeira vez que me hospedei em um lugar com tanta bagagem histórica e um poder de nos teletransportar incrível. gratidão por essa experiência de viagem no tempo, Casa Palácio Rincón de La Catedral.

77
f otos: d i V ulgação

Bourbon a tibaia inaugura parque aquático

OBourbon atibaia ganhou mais um atrativo voltado para as crianças com a inauguração do Acqua Kids, um moderno parque aquático indoor com capacidade para 300 pessoas. O novo complexo tem uma área de mais de 1.000 m² e conta com diversas atrações para os hóspedes desfrutarem o espaço com alegria e segurança. O Acqua Kids é o primeiro parque aquático da rede Bourbon, que investiu aproximadamente R$ 9 milhões para a materialização desse projeto. Interativo e com temática do fundo do mar, o Acqua Kids conta com uma piscina de 360 m² e 30 cm de profundidade, apropriada para crianças de 3 a 10 anos de idade. Entre as atrações principais do parque aquático estão ainda o brinquedão aquático e o brinquedão seco. Para o inverno, as piscinas são aquecidas a uma temperatura que varia de 30ºC a 32ºC.

informações: bourbon.com.br

Novo hotel boutique em s eychelles

Em meio ao paraíso tropical de Seychelles, a rede hoteleira marriott acaba de inaugurar o primeiro Tribute Portfolio nas ilhas: o Laïla Hotel. Localizado em Mahé, principal ilha do arquipélago, e próximo à praia de Anse Royal, o novo empreendimento pretende conectar seus hóspedes com a natureza exuberante do destino e sua rica cultura. O resort apresenta cores serenas, com detalhes em cada um dos 76 quartos inspirados nos elementos da natureza de Seychelles. Há oito opções de suítes, incluindo a Suíte Sênior, com piscina privativa e terraço com vista para o oceano Índico e as montanhas de mahé. além de centro de esportes aquáticos, piscina, academia, spa, barbearia e área de recreação infantil, o hotel propõe experiências que conectam os hóspedes à cultura local das ilhas. informações: marriott.com

v ila Galé terá hotel em o uro p reto

aVila Galé Hotéis e o Governo de Minas Gerais oficializaram a abertura de um hotel em Ouro Preto, minas gerais. O primeiro empreendimento da rede no estado será no antigo colégio Dom Bosco, no distrito de Cachoeira do Campo, o mais populoso do município. O investimento será de R$ 80 milhões, gerando 120 empregos permanentes diretos e 600 postos de trabalho indiretos. O colégio Dom Bosco é um prédio histórico tombado pelo instituto estadual do Patrimônio Histórico e artístico de minas Gerais (Iepha-MG). A edificação será restaurada e fará parte da linha Collection, composta por hotéis boutique que dão ênfase à exclusividade, à cultura e à arte. O novo hotel ficará integrado num espaço de 195 hectares, onde serão construídas áreas experimentais de vinhas e olivais, trilhas ecológicas com cascatas e mais.

informações: vilagale.com

hotéis & resorts qual viagem 78
foto: l aila, sE ych E ll E s, t ribut E p ortifolio h ot E l
foto: di V ulgação foto: di V ulgação

s ustentabilidade no r eserva Campos do Jordão

Os turistas que curtem a charmosa Campos do Jordão, na Serra da mantiqueira, têm mais um motivo para comemorar: o Reserva Campos chegou à cidade em maio com um novo conceito de sustentabilidade. Nos mesmos moldes do Reserva Ilhabela, eleito o hotel mais sustentável da ilha, o novo espaço reúne charme, conforto e praticidade em meio a muito verde. É a segunda unidade da Reserva Smart & Green Hotel, startup ecológica que atua no setor hoteleiro visando o impacto positivo no meio ambiente. O hotel foi construído em containers, uma estrutura sustentável que garante menor descarte na natureza e economia. A instalação, por exemplo, não requer serviços de fundação e terraplenagem. O hotel conta com 20 suítes, todas com banheira de imersão, varanda exclusiva, camas queen size, smart TV, frigobar, cofre e lareira. informações: reservacampos.com.br

celebra 100 anos em m arrakech

a nantara r esort chega ao c eará

aminor Hotels, que conta com um portfólio de 530 hotéis e resorts em 56 países, anuncia sua segunda propriedade anantara no Brasil. Com lançamento previsto para 2026, o Anantara Preá Ceará Resort será erguido na Praia do Preá, no município de Cruz, próximo a Jericoacoara. O resort contará com 60 quartos e villas, 25 bangalôs residenciais, alguns com piscina privativa, e uma Suíte Presidencial de 120 m². ele será construído dentro do condomínio de alto padrão Vila Carnaúba, oferecendo aos hóspedes acesso a todas as comodidades do complexo, como restaurantes e bares, instalações esportivas e academia, clube infantil, escola de kitesurf e diversas atividades na natureza. O resort também terá um restaurante regional e um anantara Spa, que oferecerá uma ampla variedade de tratamentos e programas de bem-estar.

informações: anantara.com

Ohotel la mamounia ocupa 13 hectares da melhor localização de Marrakech, no Marrocos, e está completando 100 anos de abertura em 2023. Foram os jardins desenhados pelo sultão alauita mohammed Ben abdellah no século Xviii como presente de casamento para seu filho que dariam origem ao hotel. O projeto do La Mamounia, cuja construção começou nos anos 1920, foi uma iniciativa da Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro. E foi durante a concepção do hotel que começou uma longa e consistente história com arquitetos, artistas e designers franceses. Hoje, o la mamounia tem 135 quartos, 65 suítes, 6 suítes excepcionais e 3 riads, as villas típicas marroquinas, além de um spa/hamman, piscina, quatro restaurantes, quatro bares, dois salões de chá, adega, cinema e mais, mantendo-se como uma joia do patrimônio histórico marroquino.

informações: mamounia.com

l a m amounia
foto: di V ulgação foto : di V ulgação
79
foto: di V ulgação

valle Nevado inicia temporada de inverno

aneve chegou ao valle Nevado e, com ela, a abertura da temporada de inverno no Chile. Com neve fresca e da melhor qualidade, a estação de esqui preferida dos brasileiros que procuram o país andino nessa época do ano já iniciou sua operação. Agora sob o comando da Mountain Capital Partners (MCP), líder global da indústria do esqui e que possui o maior domínio esquiável do sudoeste dos eua , o valle Nevado reativará projetos de investimento, desenvolverá novos produtos e melhorará a experiência de montanha de seus hóspedes e visitantes, o que promete transformá-lo no melhor destino de neve do hemisfério sul. Outras novidades do Valle Nevado Ski Resort para a temporada 2023 incluem menus dos restaurantes renovados, novo Snowpark para iniciantes, novo mapa com pistas e áreas esquiáveis inexploradas e mais. informações: vallenevado.com

Zurique apresenta atrações para o verão a

s eaWorld o rlando tem nova montanha-russa

Uma das atrações mais esperadas de 2023 na Flórida foi oficialmente aberta ao público no final de maio. A montanha-russa Pipeline: The Surf Coaster, no SeaWorld Orlando, celebra a icônica cultura do surf e apresenta um veículo exclusivo com formato de prancha, proporcionando a sensação de surfar em uma onda. Os assentos favorecem a posição vertical, para que os aventureiros possam se sentir como verdadeiros surfistas durante o percurso que simula diferentes manobras. Os participantes passam por cinco momentos de airtime (sensação de gravidade zero), incluindo uma inversão de “onda” que replica a conhecida manobra “alley-oop”. A Pipeline é única, não só por seu design, mas também pelas sensações que apresenta, com um percurso de mais de 880 metros de trilho, velocidade máxima de 96 km/h e atingindo uma altura de 33 metros. informações: seaworldparks.com.br

lguns dizem que o verão é a melhor estação para explorar Zurique, a maior cidade da Suíça e incomparável quando se trata de combinar a vida cosmopolita com a natureza. Localizada na extremidade norte do Lago de Zurique e atravessada pelo Rio limmat, Zurique é um destino perfeito para ser explorado de barco e, neste verão, lança novas embarcações movidas eletricamente nas quais os passageiros podem apreciar a vista da pitoresca Cidade antiga e do lago através do telhado de vidro de onde quer que estejam sentados. Outro bom passeio para a estação é o Museu Enea Tree, que une botânica, arquitetura, arte e design em um único parque de 75 mil m². Para os entusiastas de trekking, nas proximidades de Zurique há diversas opções, como o percurso pela cordilheira Pfannenstiel, que oferece as melhores vistas do lago de Zurique.

informações: myswitzerland.com

pelo mundo qual viagem
foto: di V ulgação
foto: di V ulgação s E a w orld p arks & Ent E rtainm E nt foto: di V ulgação
80

Férias inesquecíveis no Iberostar Selection Bávaro Suites, na República Dominicana

• Entretenimento para todas as idades com a equipe Star Friends e o programa Star Camp

• Campo de Golfe

• Spa Sensations

• Diversos restaurantes temáticos

• Laboratório de Corais

• Mergulho e esportes aquáticos

Até

40% de desconto

1 criança grátis +

Avançando para uma economia circular Consumo responsável de produtos do mar A melhorar a saúde das costas
SUSTENTÁVEIS
www.iberostar.com ou consulte seu agente de viagens
períodos
FÉRIAS
Acesse
*consultar

Nova York: mercados gastronômicos em alta

Nos últimos anos, uma nova onda surgiu em Nova York: os mercados gastronômicos, ou food halls. Pioneiro nessa tendência, o Chelsea Market foi aberto em 1997 no Meatpacking District e é o food hall mais famoso e icônico da cidade. Já o market 57 é o mais novo mercado gastronômico de Nova York, localizado no Píer 57 junto ao Rio Hudson. Na descolada região de Dumbo, no Brooklyn, o Time Out Market tem uma seleção de 24 vendedores de comida feita pela Time Out Magazine. Mesmo a estação de trem mais cinematográfica do mundo tem o seu próprio food hall: é o Grand Central Dining Concourse, com filiais de restaurantes icônicos da cidade. Já os mercados Little Spain, Le District e Eataly são dedicados respectivamente às culinárias espanhola, francesa e italiana. Outras opções incluem o Tin Building, o Essex Market e o Urban Hawker. informações: nyctourism.com

p anamá é país negativo em carbono

a rgentina: conheça as belezas de s alta

segundo o relatório do estudo Singerman & Makón, a província de Salta, no norte da argentina, é a mais competitiva do país na comparação com 28 destinos turísticos do mundo. Já na categoria gastronomia situa-se em 1º lugar e, em hotéis e city tours, em 3º lugar. Entre os altos picos da Cordilheira dos andes, Salta possui os vinhedos de maior altitude do mundo, alguns a mais de 3.000 metros acima do nível do mar. espalhadas pelas terras férteis do Vale Calchaquí, as sub-regiões vinícolas essenciais de Salta são Cafayate, Cachi e Molinos. Salta apresenta também uma natureza exuberante com três parques nacionais e inúmeras possibilidades de explorar o local através de passeios a cavalo, travessias em 4x4, rafting, trekking, montanhismo e mais. Outras duas atrações são o sítio arqueológico de Tastil e o Trem nas Nuvens.

informações: argentina.travel

quase todos os setores do turismo, incluindo os próprios destinos, estão se voltando para soluções inovadoras que reduzem as emissões de carbono e colocam a preservação do meio ambiente em primeiro lugar. É o caso do Panamá, que é um dos três países negativos em carbono no mundo, tornando-o um destino ideal para os viajantes ambientalmente conscientes. além disso, no dia 24 de maio de 2023, o Panamá aprovou uma nova lei que garante às tartarugas marinhas o direito legal de viver e ter passagem livre em um ambiente saudável, impulsionando o movimento dos “direitos da natureza”. Além de alcançar a proteção de mais de 50% de sua área marinha total, o Panamá tem mais de 16 parques nacionais e marinhos e quase 35% do país são designados como parques nacionais, reservas de florestas tropicais ou refúgios de vida selvagem. informações: tourismpanama.com

pelo mundo qual viagem
foto: j acob w illiamson / di V ulgação foto : i nprotur foto : di V ulgação p romtur p anamá 82

Articles inside

Nova York: mercados gastronômicos em alta

1min
pages 82-83

s eaWorld o rlando tem nova montanha-russa

1min
page 80

valle Nevado inicia temporada de inverno

1min
page 80

s ustentabilidade no r eserva Campos do Jordão

1min
page 79

Casa Palácio rincón de La Catedral, uma viagem ao tempo a

4min
pages 76-78

Filó Gastronomia: espaço pé na areia e cardápio completo em são sebastião

2min
pages 72-75

mira milagres convida à degustação de sabores locais

1min
page 72

serviço

1min
page 71

c oquim B o, no c hile, proporciona aos turistas experiências memoráveis

4min
pages 61-70

air Europa firma parceria com empresa ferroviária a

1min
pages 59-60

voos ampliados para as férias em Bonito (ms)

1min
page 59

Flybondi aumenta frequências no Brasil a

1min
page 58

um país para ser descoberto sem pressa Luxemburgo,

7min
pages 46-57

Hospedagem

1min
pages 43-45

Vinhedo

1min
pages 42-43

Morungaba

1min
pages 40-42

Jundiaí

1min
pages 39-40

Itatiba

2min
pages 37-39

resgate às tradições rurais conquista os turistas no Circuito das Frutas

3min
pages 33-37

parque Caminhos do mar ganha tirolesa

1min
pages 31-32

c ampos do Jordão retoma Festa da Cerejeira

1min
page 30

s erviço

1min
pages 28-29

Salvador nasceu no Pelourinho

10min
pages 11-27

tODO s O s sa N tO s DE tODas as CO r E s Na BAHIA

1min
pages 9-10

O C ala:

2min
pages 4-8

FLÓRIDA. CADA VEZ MAIS.

1min
pages 2-4

Nova York: mercados gastronômicos em alta

1min
pages 82-83

s eaWorld o rlando tem nova montanha-russa

1min
page 80

valle Nevado inicia temporada de inverno

1min
page 80

s ustentabilidade no r eserva Campos do Jordão

1min
page 79

Casa Palácio rincón de La Catedral, uma viagem ao tempo a

4min
pages 76-78

Filó Gastronomia: espaço pé na areia e cardápio completo em são sebastião

2min
pages 72-75

mira milagres convida à degustação de sabores locais

1min
page 72

serviço

1min
page 71

c oquim B o, no c hile, proporciona aos turistas experiências memoráveis

4min
pages 61-70

air Europa firma parceria com empresa ferroviária a

1min
pages 59-60

voos ampliados para as férias em Bonito (ms)

1min
page 59

Flybondi aumenta frequências no Brasil a

1min
page 58

um país para ser descoberto sem pressa Luxemburgo,

7min
pages 46-57

Hospedagem

1min
pages 43-45

Vinhedo

1min
pages 42-43

Morungaba

1min
pages 40-42

Jundiaí

1min
pages 39-40

Itatiba

2min
pages 37-39

resgate às tradições rurais conquista os turistas no Circuito das Frutas

3min
pages 33-37

parque Caminhos do mar ganha tirolesa

1min
pages 31-32

c ampos do Jordão retoma Festa da Cerejeira

1min
page 30

s erviço

1min
pages 28-29

Salvador nasceu no Pelourinho

10min
pages 11-27

tODO s O s sa N tO s DE tODas as CO r E s Na BAHIA

1min
pages 9-10

O C ala:

2min
pages 4-8

FLÓRIDA. CADA VEZ MAIS.

1min
pages 2-4
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.