1 minute read

Como será que deve ser envelhecer

Orações subordinadas adjetivas explicativas

Nas orações subordinadas adjetivas explicativas, há marcação de pausa. Nesse caso, é necessário o uso da vírgula para isolá-la do resto do período. Essas orações ampliam o sentido da oração principal. Observe o exemplo: n O homem, que se considera racional, muitas vezes age como um animal irracional.

Advertisement

Nesse período, a oração em destaque não tem sentido restritivo em relação à palavra “homem”: na verdade, essa oração apenas explicita uma ideia que já sabemos estar contida no conceito de “homem”.

A importância da vírgula

Imagine-se em um bate-papo com amigos e você ouve alguém dizer, enquanto se despede, que tem que sair para buscar “a namorada que estuda no Colégio Olimpo” ou “a namorada, que estuda no Colégio Olimpo”. Veja que a diferença entre os dois períodos é apenas o uso da vírgula. Assim, tais orações se classificariam da seguinte maneira: n Ele saiu para buscar a namorada que estuda no Colégio Olimpo. (oração subordinada adjetiva restritiva) n Ele saiu para buscar a namorada, que estuda no Colégio Olimpo. (oração subordinada adjetiva explicativa)

Mas qual diferença o uso da vírgula provocaria na interpretação desse enunciado? Imagine-se como a suposta namorada do período acima. Vivendo em uma sociedade cujos valores morais privilegiam a fidelidade, você preferia que ele tivesse usado vírgulas ou não?

Seria melhor que ele tivesse usado as vírgulas, pois significa que ele saiu para buscar a sua única namorada, que, por sinal, estuda no Colégio Olimpo. No entanto, se ele não tivesse usado as vírgulas, significaria que ele buscaria a namorada que estuda no Colégio Olimpo, mas que ele também teria outra namorada que estuda em outro colégio.

Observe como a oração explicativa apenas traz uma informação adicional para a oração principal, no caso, informando em qual colégio estuda a namorada do rapaz. Já, se a oração fosse restritiva, a namorada seria especificada como a que estuda em tal colégio, enquanto há uma outra que não estuda no mesmo estabelecimento.

Fonte: Shutterstock.com

This article is from: