
1 minute read
caindo pra cabeça aparecer
FRENTE A
MÓDULO A13
Advertisement
ASSUNTOS ABORDADOS
n Orações subordinadas substan-
tivas
n Classificação das orações subordinadas substantivas

PORTUGUÊS
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
As orações subordinadas substantivas, como vimos em aulas anteriores, exercem a função sintática própria de um substantivo dentro do período composto. Diferentemente das orações coordenadas, as orações subordinadas não possuem independência sintática em relação à oração principal. As orações subordinadas substantivas podem exercer seis funções sintáticas, como veremos a seguir: n Sujeito; n Predicativo; n Objeto direto; n Objeto indireto; n Complemento nominal; n Aposto.
Para compreender a classificação das orações subordinadas substantivas é preciso que você tenha estudado bem as funções sintáticas do período simples. Portanto, para esta aula, é importante que você revise esse assunto, a fim de obter melhor desempenho nesta parte da matéria.
Orações subordinadas substantivas subjetivas
As orações subordinadas substantivas subjetivas exercem, dentro da oração, a função de sujeito. Observe que, na oração principal, há a falta desse constituinte sintático, o qual é exercido justamente pela oração subordinada. Veja os seguintes exemplos: n É fundamental que você chegue antes da reunião. n É preciso que os estudantes façam uma boa prova. n Convém que você não se atrase para a entrevista. n Sabe-se que o professor entregará as provas amanhã. n Está claro que o inverno é mais rigoroso no sul do país?
! ATENÇÃO!
Leia as observações abaixo: n Observe que o verbo da oração principal seguido por uma oração subordinada substantiva subjetiva sempre deve estar empregado na 3ª pessoa do singular. n A oração subordinada substantiva subjetiva sempre pode ser substituída pelo pronome
“isso”, o qual desempenhará a função de sujeito. Veja: n É fundamental que você chegue antes da reunião. n Isso é fundamental.