16 minute read

matéria: METAVERSO

METAVERSO NA LITERATURA

UNIR A REALIDADE VIRTUAL À AUMENTADA, COMBINANDO O MUNDO DIGITAL COM O MATERIAL: TUDO NO METAVERSO ACONTECE EM TEMPO REAL. O QUE VIRÁ POR AÍ?

O metaverso é um mundo virtual no qual você pode fazer as mesmas coisas que faz no mundo real, como ir ao shopping ou a concertos, encontrar amigos, visitar museus e até mesmo estudar e trabalhar. Para que a experiência no metaverso seja mais próxima da realidade, o usuário poderá utilizar óculos de realidade aumentada, luvas sensoriais e até macacões sensoriais de corpo inteiro.

O conceito de metaverso não é algo novo. Alguns videogames online já oferecem ambientes virtuais nos quais você consegue, além de jogar, interagir com outros usuários e socializar, assistir a shows, ir a exposições, entre outros. Os usuários são representados por avatares, que podem ter características físicas semelhantes às do usuário na vida real ou podem representar algum personagem fictício, como um monstro ou uma fada, por exemplo.

Apesar de essas plataformas existirem há algum tempo, elas ainda não são tão acessíveis e intuitivas para abranger públicos de todas as idades e classes sociais, mas estão sendo aperfeiçoadas com muita agilidade. Em um futuro muito próximo, o metaverso será acessível para a maioria das pessoas, assim como o celular.

Tecnologia e ficção há muito compartilham uma relação simbiótica. Assim como os escritores sonharam com mundos fantásticos baseando-se em tecnologias imaginadas, esses mesmos mundos inspiraram engenheiros, tecnólogos e cientistas, estimulando avanços e questões filosóficas espinhosas sobre seu trabalho. Na literatura, que já prevê há décadas o uso de inteligências artificiais para expandir cenários, características de personagens, experiências e conhecimentos, discute-se o uso da realidade virtual ou da realidade aumentada, mais onipresente ultimamente, em que a realidade virtual é literalmente sobreposta à realidade em tempo real pelo mundo virtual da projeção digital.

A ciência mostra que, tanto na literatura como na internet, a humanidade caminha em direção a uma experiência compartilhada do metaverso, na qual opostos – como precisão e falsidade, sinceridade e ironia, otimismo e cinismo – colidem e se fundem. Na internet, com a aproximação do desenvolvimento de máquinas de realidade virtual, em breve será possível habitar e experimentar regularmente espaços virtuais compartilhados em quatro dimensões, que sabemos serem construções artificiais e que, no entanto, expressarão ambientes que criamos individualmente ao lermos uma história e imaginarmos seu cenário, em narrativas que, inicialmente, foram pensadas para criarem em nossos cérebros uma realidade pensada por cada um mediante o texto apresentado em papel. Essa nova possibilidade trará oportunidades para as tramas das histórias serem cada vez mais envolventes, algo que expandirá a criatividade de autores e ilustradores – e atores, dubladores e desenvolvedores de inteligência artificial.

Graças à câmera em nossos telefones celulares, já é possível caçar monstros virtuais em nossos quintais ou conferir como as novas estantes de livros em uma biblioteca podem ficar posicionadas na sala de uma escola. Jogos em realidade virtual e aumentada já nos mostraram os tipos de realidade aumentada ou mista de que nossos smartphones são capazes de apresentar.

Embora esses exemplos provem que a programação de tecnologias não deva ser um problema no futuro, o ajuste fino necessário para tornar todo o nosso dia a dia baseado nelas levará tempo, especialmente quando se trata da distribuição e uso “suave” de tais programas. No entanto, as possibilidades para esta nova forma de viver vão muito além dos jogos. Seja em reuniões virtuais, em que seu avatar pode interagir em tempo real com outros participantes, seja passeando por um shopping virtual, para encontrar uma nova roupa, ou até mesmo participando de um evento virtual, como um festival de música, o metaverso se tornará, cada vez mais, parte integrante de todas as áreas das nossas vidas.

E você, que história gostaria de ver contada de modo expandido no metaverso?

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS Coleção Farol

A partir do 9º ano/Ensino Médio

Autor: George Orwell Tradução: Eric Novello Ilustrações: Gustavo Piqueira Formato: 15 x 20 cm 144 páginas O trabalho pesado, os maus-tratos, a falta de liberdade, o desrespeito aos direitos básicos... Um dia, os trabalhadores resolveram dizer “basta!” e deram início a uma revolução, expulsando de vez seu carrasco para bem longe! Infelizmente, o paraíso de justiça e igualdade com que sonharam não passou de uma grande ilusão. Claro que, neste livro, os trabalhadores são animais e os líderes do novo regime, porcos. Uma fábula satírica, genialmente criada por George Orwell, aclamada por todo o mundo e que chega em uma edição superespecial para os leitores da Editora do Brasil. Um clássico da literatura internacional, agora com tradução exclusiva do escritor Eric Novello e com design e ilustrações de Gustavo Piqueira. Bem-vindos à Fazenda dos Animais; embarquem nessa narrativa que sacode o mundo há décadas!

Gênero textual: Fábula Conteúdos disciplinares: Literatura, História, Geografia, Sociologia. Assuntos: Animais; clássicos; ética; fábula; política; socialismo; trabalho; valores. Temas transversais: Trabalho e Consumo; Ética.

Datas especiais:

23/4 Dia Mundial do Livro 14/7 Dia Mundial da Liberdade de Pensamento 8/12 Dia da Justiça

PNLD

AINDA ASSIM TE QUERO BEM Coleção Farol

A partir do 9º ano/Ensino Médio

Autores: Caio Riter e Penélope Martins

Ilustrações: Talita Nozomi Formato: 13 x 18 cm 136 páginas No passado, Ana Lúcia tomou uma decisão muito difícil para viver um grande amor: deixar sua filha com o pai e perder completamente o contato com a menina. Muitos anos se passaram e o arrependimento começou a brigar com a certeza de ter tomado uma decisão boa para si. Ao olhar para a tela do computador e ver na internet o perfil da filha, agora já com 15 anos, Ana Lúcia decide entrar em contato com a jovem e, a partir daí, muita coisa precisará ser explicada. Um livro inteiramente composto por trocas de mensagens, que explora diferentes pontos de vista sobre o poder do perdão e as relações humanas que nos definem.

Gênero textual: Novela Conteúdos disciplinares: Língua Portuguesa, Sociologia. Assuntos: Abandono; adolescência; família; papéis sociais; resolução de conflitos; separação dos pais. Tema transversal: Ética.

Datas especiais: 2º domingo de maio Dia das Mães 15/05 Dia Internacional da Família 25/11 Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres

Prêmio AEILIJ –

Melhor texto literário juvenil

aos dezesseis

annelise heurtier

AOS DEZESSEIS Coleção Farol

A partir do 9º ano/Ensino Médio

Autora: Annelise Heurtier Tradução: Andréia Manfrin Alves

Ilustrações: Linoca Souza Formato: 13 × 18 cm 176 páginas Embora ficcional, este livro é baseado em eventos e pessoas reais. Em 1957, a integração de 9 estudantes negros em um liceu de alunos brancos causa um grande alvoroço em uma cidade do sul dos Estados Unidos. A narrativa dinâmica flutua entre os pontos de vista das duas protagonistas e nos traz uma perspectiva diferente sobre um tema delicado e importante. Apesar de expor um fato pontual do passado, o texto continua extremamente atual, propondo uma reflexão profunda sobre racismo, preconceito, ódio e direitos humanos. Um livro tocante, que vai emocionar a todos.

TIAGO DE MELO ANDRADE

como subir em árvores

TIAGO DE MELO ANDRADE

PNLD

Todo dia, andamos, sentamos, olhamos para as pessoas na rua… E, a cada momento de silêncio ou de muito barulho, temos um pensamento ou outro sobre o que vemos, sobre memórias que, de repente, revisitam nossa mente, sobre as coisas engraçadas, absurdas ou tristes que as outras pessoas nos dizem. Ao longo de uma vida, são milhares e milhares de pensamentos, coisas profundas ou até bobas que podem nos fazer rir, chorar ou refletir naquele momento e, como folhas secas caídas de uma árvore, podem ser então levados embora e esquecidos.

Mas como é na cabeça de um escritor? Esse ser estranho que não deixa palavras passarem despercebidas, que coleciona frases, parágrafos e rabiscos em pedaços de papel, guardanapos e arquivos digitais esquecidos… O escritor é, por definição, o escrivão da humanidade, traduzindo o mundo em palavras e desenterrando memórias e anotações antes sem propósito para criar algo extraordinário. Cada pensamento pode virar uma anedota. Cada situação, um conto. Cada passeio de casa até a padaria, uma crônica. Cada reflexão atrevida e efêmera sobre um post numa rede social pode virar literatura pura, literatura plena.

COMO SUBIR EM ÁRVORES Coleção Farol

A partir do 9º ano/Ensino Médio Autor: Tiago de Melo Andrade Ilustrações: Carolina Monterrubio Formato: 13 × 18 cm 88 páginas Textos curtos, diretos, com a cara de um singelo post em 30/04/20 12:21 uma rede social... Mas a carga de emoção e poesia que o escritor Tiago de Melo Andrade consegue imprimir nesse livro não é nada efêmera nem passageira. Um diálogo profundo com a alma humana acontece quando nos deparamos com a literatura em seu estado mais simples. É exatamente essa a sensação que as crônicas deste belíssimo livro transmitem, transformando-o em uma leitura necessária e acolhedora para os leitores de todas as idades.

Gênero textual: Romance Conteúdo disciplinar: História. Assuntos: Direitos Humanos; preconceito; respeito; superação; violência. Tema transversal: Ética.

Datas especiais:

21/3 Dia Internacional Contra a Discriminação Racial 7/4 Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola 10/12 Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Altamente Recomendável

FNLIJ 2021 – Categoria Tradução Adaptação Jovem

Gênero textual: Crônica Conteúdo disciplinar: Literatura. Assuntos: Atualidades; memória; reflexões; sentimentos. Tema transversal: Pluralidade Cultural.

Datas especiais:

25/7 Dia Nacional do Escritor 29/10 Dia Nacional do Livro 17/11 Dia da Criatividade

Selo Seleção da Cátedra Unesco (PUC-RIO) 2020 Altamente Recomendável

FNLIJ 2021 – Categoria Jovem

FLÁVIA CÔRTES

FLÁVIA CÔRTES

O REI DE AMAUROTUMComo seria conhecer realidades diferentes sobre um mesmo personagem? Fantasia, imagiColeção Farolnação, solidão, isolamento, descoberta, autoconhecimento, reconhecimento de si e do mundo são alguns dos temas abordados nesta sensível narrativa em prosa da escritora Flávia Côrtes, com ilustrações de Lumina Pirilampus. A partir do 9Esta novela, dividida em capítulos, nos apresenta dois universos que dizem respeito à condição do menino Lucas, protagonista introspectivo º ano/Ensino Médio e bastante imaginativo. Cada um dos 22 capítulos é nomeado ora pelo nome do personagem Lucas, narrado em 1ª pessoa do singular, ora pelo nome de Anabel, mãe dele, narrado em 3ª pessoa do singular. Habilmente, a escritora Flávia Côrtes deu voz e Autora: lugar de fala ao personagem com o transtorno do espectro autista (TEA) ao utilizar o eu para narrar as impressões dele sobre a vida. Flávia Côrtes

Entre as fantasias e os mergulhos de Lucas e Ilustrações: Lumina Pirilampuso olhar de sua mãe, o leitor pode se lançar em diferentes caminhos para conhecer essa relação tão cheia de dúvidas, de revelações e de conquistas. Formato: 15 x 20 cm Essa alternância de pontos de vista também tem destaque no projeto gráfico, que traz um fundo azul bem clarinho para os capítulos relativos a Lucas e um fundo laranja claro para os relativos a 112 páginas Anabel. A opção por um design que dialoga com a estrutura da obra reforça os elementos sensoriais da narrativa, como a valorização dos sentidos e a percepção de que há muitas linguagens para além da verbal.

Como seria conhecer duas realidades de uma mesma condição? De um lado, o menino Lucas, rei de Amaurotum, o 2/3/22 11:20 AM mundo imaginário que ele constrói para morar. De outro, Anabel, uma mãe de grandes olhos castanhos, que busca adentrar cuidadosamente esse mundo do filho. Dois olhares sobre situações que envolvem muito esforço, respeito e coragem. Duas visões sobre o Transtorno do Espectro Autista, o TEA. Um texto sensível que traz ao leitor emoção, encanto e vibração com cada conquista dessa relação cheia de dúvidas e inseguranças, mas de muito afeto, de muita força e de muito amor.

SALA 1208 Coleção Farol

A partir do 9º ano/Ensino Médio

Autor: Caio Tozzi

Ilustrações: Visca Formato: 15 x 20 cm 176 páginas Os estudantes do Colégio Vivência estão trilhando seus caminhos, lidando com seus próprios dilemas e preocupações, quando uma notícia vem para chocar a todos: a escola irá encerrar suas atividades. Esse é o fio condutor que conecta as oito partes deste livro, cada uma delas contada sob a ótica de um jovem da Sala 1208. Seus pontos de vistas são diferentes, assim como suas inquietações e narrativas. A força dessas histórias está justamente nessa descoberta, tão comum na adolescência, de que a vida é intensa, misteriosa, bonita, feia, alegre, triste... Tudo ao mesmo tempo. Um verdadeiro quebra-cabeça literário com muitas doses de emoção e reflexão para encantar jovens e adultos.

Gênero textual: Romance Conteúdos disciplinares: Literatura, Sociologia Assunto: Família, inteligência emocional, autismo, espectro, comunicação Tema transversal: Pluralidade Cultural

Datas especiais:

10/10 Dia Mundial da Saúde Mental 12/10 Dia das Crianças 17/11 Dia da Criatividade 8/12 Dia Nacional da Família

Gênero textual: Conto Conteúdos disciplinares: Língua Portuguesa, Sociologia. Assuntos: Adolescência; amadurecimento; amizade; escola; família; relacionamentos; sentimentos; sexualidade. Temas transversais: Ética; Orientação Sexual.

Datas especiais:

15/03 Dia da Escola 5/05 Dia Nacional da Comunidade 12/06 Dia dos Namorados

Cassiana Pizaia

terra apagada terra

apagada Cassiana Pizaia

TERRA APAGADAHouve um tempo em que viajantes utilizavam mapas, liam o nome das ruas e se localizavam por monumentos, edifícios, mares e rios que registravam a memória carColeção Faroltográfica do caminho. Havia, também, quem procurasse o caminho dizendo “quem tem boca vai a Roma”, mas até o ditado acabou A partir do 9questionado na confusão originária dos saberes. Se antigamente o astrolábio integrava a ciência de º ano/Ensino Médio navegadores, que sabiam medir a distância entre as estrelas, hoje, nas telas dos smartphones, o céu riscado é uma composição de fios de luz traduzidos em um aplicativo. Basta um pacote de dados Autora: e o mundo estará na palma da mão, sem que seja preciso pensar muito sobre a maioria dos as- Cassiana Pizaia suntos. Desconectados, humanos Ilustrações: Gustavo Piqueirasentem a vida por um fio, isolados das redes, mesmo que a vida material esteja além dos downloads. A fronteira entre o real e o ilusório Formato: 15 x 20 cm tornou-se menor que um chip, e a linguagem foi empobrecendo com o clique. Faltaram palavras? Não por acaso, em Terra apagada, 200 páginas Maya é uma protagonista anti-heroína, e sua maior coragem será encarar a fragilidade da vida. Não por acaso, quem a acompanha é a figura de um professor potencialmente criminoso que guarda segredos em sua biblioteca clandestina. A complexa equação em Terra apagada nos impulsioEm um futuro distópico, a humanidade vive uma realidade na a confrontar a atual configusem muita liberdade ou autonomia em um planeta cada vez 4/19/22 08:29 mais seco e inóspito. As máquinas estão no controle. Livros foram queimados, e mesmo suas versões digitais foram, aos poucos, deletadas. Até mesmo locais reais foram paulatinamente deletados, apagados do mapa e da memória das pessoas. Mas como sempre, o espírito humano é resiliente e perspicaz... Há uma resistência que luta contra esse presente cinza. Maya, a heroína dessa história, faz parte de uma dessas células de resistência e tenta ao máximo preservar livros, locais, histórias. Uma aventura perigosa e emocionante com uma narrativa profunda sobre o presente e tudo aquilo que precisa ser urgentemente repensado para o futuro. Leitura obrigatória!

Gênero textual: Romance Conteúdos disciplinares: Literatura, Geografia, História Assunto: Fantasia, internet, tecnologia, distopia, aventura, ficção científica Temas transversais: Ética, Trabalho e Consumo

Datas especiais:

14/7 Dia Mundial da Liberdade de Pensamento 16/10 Dia da Ciência e da Tecnologia 25/11 Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres

COMO ENLOUQUECER SEU PROFESSOR DE FÍSICA

Coleção Histórias da Ciência

A partir do 9º ano/Ensino Médio

Autora: Elika Takimoto

Ilustrações: Ana Matsusaki Formato: 17 × 24 cm 160 páginas Lá vem o professor Inácio com seu jeitão de cientista bem resolvido explicar conceitos e fórmulas da Física a seus alunos. Acontece que o desinteresse é quase geral. Hideo quer bancar o herói e tentar salvar os colegas das massacrantes aulas expositivas que só têm servido para despertar revolta nos alunos do Nata do Saber. Colocando em xeque algumas definições do professor, Hideo, sem querer, vai ajudá-lo a refletir sobre o ensino de Física e sobre como o questionamento é importante para construir novos conceitos. Filosofar sobre uma ciência exata não é impossível, como prova este texto divertido e criativo da professora, pesquisadora e escritora Elika Takimoto.

Gênero textual: Romance Conteúdos disciplinares: Física, Filosofia. Assuntos: Ciência; filosofia; física; magistério. Tema transversal: Ética.

Datas especiais:

19/5 Dia do Físico 8/7 Dia Nacional da Ciência 15/10 Dia do Professor

DOIS CONTINENTES, QUATRO GERAÇÕES Coleção Histórias da História

A partir do 9º ano/Ensino Médio

Autores: Beti Rozen e Peter Hays

Ilustrações: Julia Back Formato: 17 × 24 cm 152 páginas Louis não gostava nem um pouco de estudar História. Ainda mais agora que a professora passou, em plenas férias, uma tarefa sobre suas raízes familiares. Ele nasceu nos Estados Unidos e sabe que sua mãe é brasileira. O que mais poderá escrever em 10 páginas? O que Louis não sabia é que essa tarefa resultaria em grandes aventuras e descobertas incríveis sobre a vida de seu avô polonês, Lejzer, que imigrou para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Por meio das memórias de sua mãe, de fotografias antigas e de uma parte importante e triste da História, o leitor descobrirá que, embora muito diferentes, as infâncias de avô e neto tiveram seus pontos em comum, ligados por algo maior do que o destino.

Gênero textual: Romance Conteúdo disciplinar: História. Assuntos: Família; memória; Segunda Guerra Mundial. Temas transversais: Ética; Saúde; Pluralidade Cultural.

Data especial:

17/9 Dia da Compreensão Mundial

Selecionado para o Catálogo FNLIJ da Feira de Bolonha, 2017

OS SETE DA INDEPENDÊNCIA Coleção Histórias da História

A partir do 9º ano/Ensino Médio

Autor: Gustavo Penna Ilustrações: Augusto Zambonato Formato: 16 x 21,5 cm 120 páginas Independência ou morte! Um momento decisivo na história do Brasil. Mas este foi apenas um momento eternizado em marcantes obras de arte. O que aconteceu antes daquele dia em que Dom Pedro I declarou a independência? Quem foram os personagens históricos envolvidos? Com base no famoso quadro “Independência ou morte”, de Pedro Américo, o autor Gustavo Penna resolveu investigar a trajetória de sete indivíduos intimamente envolvidos no processo de independência do nosso país para recriar a história de como o Brasil decidiu se separar de Portugal, há quase 200 anos. O resultado é este livro, que mistura ficção, imaginação e fatos históricos de um jeito inteligente e muito convidativo.

Gênero textual: Novela Conteúdos disciplinares: Literatura, História, Geografia. Assuntos: Artes plásticas; Dom Pedro I; História; Independência do Brasil; memória; pintura; política. Tema transversal: Pluralidade Cultural.

Datas especiais:

1/5 Dia da Literatura Brasileira 5/5 Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona 10/6 Dia Internacional da Língua Portuguesa

Selo Acervo Informativo de Qualidade da Cátedra Unesco (PUC-RIO) 2021