PNLD 2023 - Catálogo digital | Novo AKP Ciências

Page 1

Do 1º ao 5º ano Denise Bigaiski Lilian Sourient

Esta coleção foi formulada para atender, de maneira ampla, às necessidades do professor e servir como recurso de apoio nas variadas etapas do trabalho pedagógico, mediante planejamento, organização, sequenciamento de conteúdos e avaliação da aprendizagem dos estudantes. A coleção está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que norteia os currículos dos sistemas e de redes de ensino no âmbito federal, estadual e municipal, e com a Política Nacional de Alfabetização (PNA) que objetiva melhorar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo absoluto e funcional em todo o território nacional. Para uma abordagem condizente com a BNCC, os conteúdos são apresentados conforme uma progressão, de acordo com Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas a cada ano. A obra aborda, sob uma perspectiva transversal e integradora, temas relacionados com o respeito às diferenças, aos direitos humanos, a tecnologia, a solidariedade, o consumo consciente e a conservação do ambiente, entre outras temáticas relacionadas com a vida contemporânea.


Código da coleção

0107P230101207030 A importância de formar estudantes conscientes, preparados e participativos na sociedade leva-nos a apresentar livros que sejam, para professores e estudantes, recursos didáticos com conteúdo relevante para as práticas sociais contemporâneas. Sempre que possível, as atividades didáticas possibilitam a apropriação sistematizada do conhecimento, levam em conta os diferentes contextos socioculturais dos estudantes e conectam o conhecimento escolar com o conhecimento cotidiano. A coleção é composta de cinco livros voltados para o estudante, do 1º ao 5º anos, e cinco Manuais do Professor, com conteúdo específico para cada ano. Cada Livro do Estudante está organizado em tópicos e seções, que constituem ferramentas para auxiliar o professor na organização do trabalho pedagógico. O Manual do Professor em U apresenta uma estrutura que possibilita visualizar tanto a reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido, na parte central das páginas espelhadas, como nas laterais e na parte inferior, o conteúdo específico para o professor.

Sobre as autoras Denise Bigaiski Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Magistério Superior e Aprendizagem Ativa – área de Educação. Professora do Ensino Fundamental.

Lilian Sourient Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Ensino Fundamental.


Conheça as seções da coleção

UN

IDADE ATIVIDADE ORAL

ATIVIDADE ORAL

9 O que as pessoas estão fazendo nesta imagem? 9 As pessoas estão usando equipamentos específicos para realizar a atividade. De que materiais eles são feitos? Quais são suas características?

9 Qual a importância da manutenção da cobertura vegetal nos morros?

KenanOlgun/iStockphoto.com

1

ATIVIDADE ORAL

Os materiais e os recursos naturais

Abertura da unidade Imagem que mobiliza questionamentos e reflexões dos estudantes.

Abertura de capítulo 10

11

(Págs. 10/11 – Livro do Estudante – 5º ano)

27/04/22 17:04

AKPC5_010_057_U1_LE.indd 11

27/04/22 17:04

2 Atividades práticas dinâmicas, que possibilitam aos estudantes manipular materiais, bem como recortar, desenhar, pintar, além de construir modelos, realizar pesquisas, visitas externas ou trabalhos de campo.

Tudo tem seu tempo

Aprender como ocorre a alternância entre o dia e a noite.

Observe abaixo algumas atividades da rotina de Marcela.

De manhã, saio de casa bem cedinho para ir à escola. ATIVIDADE ORAL

Na escola, ao meio-dia, almoço com os colegas. É muito divertido.

A atividade de que mais gosto é praticar judô, duas vezes por semana, às 6 horas da tarde.

1

E você, como é seu dia a dia? Estuda de manhã ou à tarde? A que horas almoça? A que horas costuma dormir?

2

Complete os ponteiros dos relógios para mostrar o horário dessas atividades. Início da aula

Ciências em ação! Entrevista com diferentes profissionais que explicam sua atuação e como ela está relacionada com o cotidiano dos estudantes.

Nesse capítulo você vai... ●

Ilustrações: João Perterson

Na prática

O tempo passa

Horário do almoço

Horário de dormir

Ilustrações: VisualField/iStockphotos.com

AKPC5_010_057_U1_LE.indd 10

Imagem e atividades que introduzem temas que serão abordados no capítulo.

19

19

(Pág. 19 – Livro do Estudante – 3º ano)


Um pouco mais sobre 1

Façam uma leitura compartilhada do texto a seguir.

A Lua A Lua é o satélite natural da Terra, ou seja, é um astro que gira ao redor de nosso planeta. Para dar uma volta completa, chamada ciclo lunar, ela demora aproximadamente 29 dias. Se você costuma observar a Lua no céu, deve ter percebido que a aparência dela se modifica dia a dia. Isso ocorre porque à medida que a Lua gira em volta da Terra, ora vemos toda a face dela que está iluminada pelo Sol naquele momento, ora vemos apenas parte dessa face iluminada. Quando a face voltada para nós está na escuridão, não a enxergamos.

Um pouco mais sobre

O aspecto da Lua no céu denomina-se fase da Lua, e suas mudanças ocorrem continuamente. As principais fases da Lua são: cheia, quarto minguante, nova e quarto crescente.

Na lua cheia, a face iluminada da Lua está totalmente voltada para nós.

2

Depois da fase cheia, a parte que vemos da Lua no céu começa a diminuir, dia após dia. Aproximadamente 7 dias depois da lua cheia ocorre a fase quarto minguante.

Jackie du Toit/Shutterstock.com

A. ricardo/Shutterstock.com

Fábio Colombini

Veja nas fotografias a seguir algumas dessas fases. A fase da lua nova não foi representada porque ela não é visível no céu à noite.

Depois da fase nova, a parte que vemos da Lua começa a aumentar no céu, dia após dia. Aproximadamente 7 dias depois da lua nova ocorre a fase quarto crescente.

Como eu transformo

Conte para seus pais ou responsáveis o que aprendeu sobre as fases da Lua. Pergunte a eles qual fase da Lua preferem e por quê. Pergunte também se eles conhecem alguma história ou música relacionada com a Lua ou com outro astro celeste. Escreva no caderno ou grave as respostas e leve-as para mostrar ao professor e aos colegas. Resposta pessoal.

15

AKPC3_010_043_U1_LE.indd 15

(Pág. 15 – Livro do Estudante – 3º ano)

Apresenta textos e atividades que aprofundam ou complementam um tema.

Seção de trabalho interdisciplinar em grupo.

26/04/22 16:14

Como eu vejo As proporções entre as estruturas representadas não são as reais.

Christiane S. Messias

O inverno nunca falha, a solidariedade também não

ATIVIDADE ORAL

ATIVIDADE ORAL

1. Em cidades onde faz frio durante o inverno, estudantes e professores de algumas escolas organizam campanhas de doação de agasalhos para pessoas necessitadas. Qual é a sua opinião sobre essa atitude? Resposta pessoal.

2. Você já viu iniciativas como essa? Se viu, onde foram realizadas? Resposta pessoal.

34

AKPC4_010_039_U1_LE.indd 34

(Págs. 34/35 – Livro do Estudante – 4º ano)

35

27/04/22 09:21

AKPC4_010_039_U1_LE.indd 35

27/04/22 09:21

Como eu vejo Atividades ricamente ilustradas que trabalham a compreensão de texto e imagens.


(Pág. 82 – Livro do Estudante – 1º ano) CHAMANDO PARA O DEBATE GRANDE PARTE DO LIXO PRODUZIDO PELA SOCIEDADE É OBJETO DE PLÁSTICO, COMO SACOS E EMBALAGENS. O PLÁSTICO É UM MATERIAL DURÁVEL E RESISTENTE. ELE DEMORA MUITO TEMPO PARA SE DESMANCHAR E, ENQUANTO ISSO, FICA POLUINDO O AMBIENTE.

Atividades

JAG_CZ/ISTOCKPHOTO.COM

ESSES MATERIAIS JOGADOS NO LIXO ACABAM SE ALOJANDO NOS RIOS E MARES, COLOCANDO EM RISCO A VIDA DOS ANIMAIS QUE ALI VIVEM.

Atividades diversificadas voltadas para aprendizagem e verificação do que foi estudado.

1,15 m

Atividades Os tons de cores e as proporções entre as estruturas representadas não são os reais.

não escreva neste livro. anote suas respostas no caderno.

Em que estados físicos a água pode ser encontrada na natureza? Escreva no caderno um exemplo de cada um deles.

2

As mudanças de estado físico da água estão sempre ocorrendo na natureza, geralmente por causa da variação de temperatura. Observe a imagem, copie e complete as frases no caderno.

AO NADAR, A TARTARUGA PODE FICAR PRESA EM PEDAÇOS DE PLÁSTICO, QUE PREJUDICA O SEU DESLOCAMENTO. ATIVIDADE ORAL

Paulo César Pereira

1

ATIVIDADE ORAL

ATIVIDADE ORAL

1

VOCÊ ACHA QUE AS PESSOAS DEVERIAM SE IMPORTAR MAIS COM O LIXO QUE PRODUZEM? POR QUÊ? Resposta pessoal.

2

ALGUMAS CIDADES BRASILEIRAS POSSUEM LEIS QUE PROÍBEM O USO DE COPOS DESCARTÁVEIS E DE CANUDOS DE PLÁSTICOS. QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE ESSA LEI?

3

QUE ATITUDES PODEMOS TOMAR PARA DIMINUIR A PRODUÇÃO DE LIXO? Descartar o lixo de forma correta, aumentar ações de reciclagem e reutilização, reduzir o consumo.

2. Resposta pessoal. Espera-se que o estudante perceba que o fato das pessoas não utilizarem copos descartáveis e canudos de plástico leva à menor produção deles e evita que sejam descartados de forma incorreta no ambiente, poluindo-o.

82

AKPC1_070_093_U4_LE.indd 82

26/04/22 10:09

Chamando para o debate Seção que aborda temas relevantes e estimula o debate e a argumentação entre os estudantes.

Representação simplificada do ciclo de água na natureza.

a) O calor do e o vento provocam a rios, lagos e oceanos. Sol e evaporação b) O vapor de água se eleva e, ao encontrar o ar mais

, da água de se

, formando as nuvens. frio e condensa c) À medida que a forma de ATIVIDADE ORAL

diminui, as gotículas vão se juntando e caem, na . temperatura e chuva

3

As nuvens se formam pela passagem do vapor de água que existe na atmosfera para o estado líquido. Como se chama essa transformação? Condensação

4

Em que condições a água da natureza pode se tornar sólida? Liste exemplos no caderno.

HORA DA LEITURA

CUIDANDO DO PLANETA

143

OBSERVE A IMAGEM.

26/04/22 17:39

(Pág. 143 – Livro do Estudante – 4º ano)

DAYANE RAVEN

AKPC4_134_176_U4_LE.indd 143

Na prática Experimentos e atividades práticas que ajudam a entender fenômenos da natureza ou facilitam a aprendizagem de ciências. ATIVIDADE ORAL

1 2

3

COM OS COLEGAS, CRIEM UMA HISTÓRIA PARA ELA. O PROFESSOR REGISTRARÁ A HISTÓRIA NA LOUSA E VOCÊS COPIARÃO NO CADERNO. EM CASA, LEIA A HISTÓRIA PARA SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS. Respostas pessoais.

89

AKPC1_070_093_U4_LE.indd 89

(Pág. 89 – Livro do Estudante – 1º ano)

26/04/22 10:10


Para ir mais longe Nesta unidade vimos Resumo dos temas abordados e atividades que viabilizam verificar a aprendizagem.

Nesta unidade vimos

Muitos animais estão ameaçados de extinção devido ao tráfico de animais, à derrubada das matas e à poluição dos ambientes.

Tucano, animal que tem o corpo revestido de penas e voa, conforme visto na página 49.

Blue Sky Studios

Editora Melhoramentos

9 Cada bicho tem seu canto, de Laís de Almeida Cardoso. 3. ed. São Paulo: Editora Volta e meia, 2020.

É um livro diferente, um livro musical. Sabe por quê? Porque todos os poemas deste livro podem ser cantados, além de lidos e declamados.

9 Livro vermelho das crianças, de

Otávio Maia e Tino Freitas. Brasília: Ibict, 2015. O livro contém informações sobre espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção e é ilustrado com desenhos feitos por 76 crianças!

9 Rio. Direção de

Carlos Saldanha. Estados Unidos: Blue Sky Studios, 2011, 96 min. A animação incentiva a pensar no equilíbrio ambiental e mostra uma das causas do desequilíbrio: o contrabando de animais.

Site 2m

9 Jogo da memória – Fauna em extinção:

https://educa.ibge.gov.br/templates/ibge_educa_criancas/brincadeiras/ jogo-da-memoria-fauna-em-extincao/. Jogo da memória com três fases. Assim, você conhecerá o nome de alguns animais em extinção. Acesso em: 17 abr. 2021.

Onça-pintada, animal ameaçado de extinção, conforme visto na página 55.

Para finalizar, responda:

ATIVIDADE ORAL

O livro apresenta curiosidades e informações a respeito dos animais.

Editora Volta e meia

Fabio Colombini

50 cm

e Márcia Kupstas. São Paulo: Melhoramentos, 2014.

Visitação 9 Bosque da Ciência. Manaus, Amazonas. Dispõe de trilha para educação ambiental com atrações como peixe-boi e jacaré. Mais informações em: http://bosque.inpa.gov.br/bosque/index.php.

Qual é a importância dos animais domesticados para os seres humanos?

Podemos classificar os animais de acordo com quais características?

Para outros museus brasileiros, consulte: http://www.museudavida.fiocruz.br/images/ Publicacoes_Educacao/PDFs/centrosemuseusdecienciadobrasil2015novaversao.pdf.

Como os seres humanos podem evitar a extinção dos animais?

Acessos em: 17 abr. 2021.

ATIVIDADE ORAL

ATIVIDADE ORAL

9 Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil – 2015.

62

(Págs. 62/63 – Livro do Estudante – 2º ano)

INPA

Outras características também podem diferenciar os animais, como tamanho, forma, revestimento do corpo, locomoção, alimentação, forma de desenvolvimento etc.

Macaco-prego, animal silvestre, conforme visto na página 41.

Filme 9 Bichos incríveis, de Flávia Muniz

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Há grande diversidade de animais. Eles podem ser aquáticos ou terrestres. Existem ainda os que passam parte do ciclo de vida na água e parte na terra, como os sapos.

Livros 40 cm

BrunoGSMagalhaes/Shutterstock.com

Existem animais silvestres e domesticados. Entre os animais domesticados estão aqueles que vivem muito próximo das pessoas. São os animais de estimação. Eles necessitam de cuidados especiais para se manterem saudáveis.

Para ir mais longe

agustavop/iStockphoto.com

Indicações de livros, vídeos, sites e visitas que aprofundam os temas estudados na unidade.

63

AKPC2_038_063_U2_LE.indd 63

Hora da leitura

Cultura digital

Leitura e interpretação de diferentes tipos de texto que estimulam a fluência e a compreensão textual.

Aborda o uso de tecnologias digitais, seus benefícios e os cuidados necessários ao explorá-las.

26/04/22 12:41


Conheça o

Manual do Professor UN

9 Componentes do ambien-

te: seres vivos e componentes não vivos.

9 Importância

do ar, da água, do solo e da luz solar para os seres vivos.

9 Diferenças entre ambien-

OS AMBIENTES

FABIANA SALOMÃO

Formato em U

IDADE

1

Temas em estudo

tes aquáticos e terrestres, naturais e modificados.

9 Formação das sombras. 9 Relação entre a posição do

Sol no céu e o comprimento e a direção das sombras.

9 Efeitos da radiação solar

Temas em estudo

sobre diversos materiais.

9 Importância do Sol no

aquecimento e na iluminação do planeta.

Apresentação dos temas da unidade com base nos conteúdos selecionados.

Esta unidade trabalha as competências específicas de Ciências da Natureza 2, 3, 5 e 7. Competência específica 2 de Ciências da Natureza: As atividades de investigação científica desta unidade contribuem para a compreensão de conceitos fundamentais das Ciências.

Orientações Encaminhamentos relacionados com os conteúdos e as atividades estudadas, além de orientações sobre alfabetização e citação de Competências Gerais.

1

Objetivos do capítulo

9 Reconhecer os componen-

tes dos ambientes, diferenciando-os em ser vivo e componente não vivo.

9 Identificar componentes do

ambiente que são essenciais para os seres vivos.

AKPC2_010_037_U1_LE.indd 10

Converse com eles sobre a presença do relógio e a importância de marcar o tempo na organização das atividades. Depois, relacione o horário com a posição do Sol "se pondo" no horizonte ao entardecer. Chame a atenção também para as sombras e investigue se eles sabem como elas se formam.

OLHO VIVO LEVE O CADERNO OU ESTE LIVRO PARA APOIAR A FOLHA EM QUE VOCÊ DESENHARÁ.

DEIVY LIMA

26/04/22 12:01

Na imagem, há um pequeno grupo de pessoas em suas atividades rotineiras. Pergunte aos estudantes: Que seres vivos vocês estão vendo?.

CONHECER COMPONENTES DO AMBIENTE.

MUITAS PESSOAS NÃO PRESTAM A ATENÇÃO NECESSÁRIA AO AMBIENTE A SEU REDOR. ASSIM, DEIXAM DE NOTAR MUITA COISA INTERESSANTE. E VOCÊ, COSTUMA ESTAR ATENTO AO AMBIENTE?

10

Orientações

COMPONENTES DO AMBIENTE NESTE CAPÍTULO VOCÊ VAI...

Nesta atividade, oriente os estudantes a observar e registrar os seres vivos e os componentes não vivos. A observação detalhada da figura de abertura é um importante passo preliminar e de treinamento para a incursão pela escola ou pelo entorno dela.

Ao final, peça aos estudantes que comparem seus trabalhos para compartilhar e complementar observações.

Competência específica 5 de Ciências da Natureza: Encaminhamentos desta unidade contribuem para a construção de argumentos a respeito da consciência socioambiental. Competência específica 7 de Ciências da Natureza: Textos e atividades desta unidade contribuem para o desenvolvimento de cuidados com o corpo e o bem-estar.

OBSERVANDO UM AMBIENTE

Orientações

Chegando ao ambiente, deixe os estudantes à vontade para se aprofundarem nas observações. Ajude-os a direcionar seus “olhares” para o ambiente indicando por onde caminhar, o que e onde procurar. Assim, garantirá a segurança inicial necessária a eles. Estimule o registro escrito, e não apenas o desenho.

Competência específica 3 de Ciências da Natureza: Textos e atividades desta unidade contribuem para que o estudante possa compreender características e fenômenos relativos ao mundo natural.

1. Resposta pessoal. É possível que alguns estudantes tenham observado mais as plantas ou os animais; outros podem ter notado mais as casas e as ruas. Pode haver também aqueles que observaram mais o céu.

(Págs. 10/11 – Manual do Professor – 2º ano) 10

AKPC2_010_037_U1_MPU.indd 10 (Págs. 10/11 – Livro do Estudante – 2º ano)

1. PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE: UMA FOLHA DE PAPEL AVULSA, LÁPIS E BORRACHA.

30/04/22 13:44

2. VÁ, COM O PROFESSOR E OS COLEGAS, AO JARDIM DA ESCOLA OU A UMA PRAÇA. 3. CHEGANDO LÁ, OBSERVE TUDO AO REDOR. PERCEBA AS FORMAS, AS CORES, OS CHEIROS E OS SONS. 4. DESENHE PARTE DO AMBIENTE EM UMA FOLHA AVULSA. 5. NA SALA DE AULA, PINTE SEU DESENHO E PRENDA-O NO MURAL DA SALA PARA QUE TODOS O APRECIEM. ATIVIDADE ORAL

1

COMPARANDO SEU DESENHO COM O DOS COLEGAS, VOCÊ NOTA ALGO QUE NÃO PERCEBEU ANTES? O QUÊ?

12

AKPC2_010_037_U1_LE.indd 12

Dica de segurança

26/04/22 12:01

Durante a atividade extraclasse, solicite aos estudantes que não toquem nem peguem em nada, a fim de evitar acidentes com animais, plantas e objetos perfurantes, cortantes ou contaminantes. É fundamental que você use uma vareta de madeira, plástico ou metal para afastar pequenos obstáculos, vasculhar a área e facilitar as observações deles, impedindo o contato manual. O protetor solar é imprescindível para atividades ao ar livre.

12

AKPC2_010_037_U1_MPU.indd 12

(Pág. 12 – Livro do Estudante – 2º ano)

30/04/22 13:44

Objetivos do capítulo

Dicas de organização

Apresentação dos principais objetivos do capítulo, com base nos conteúdos selecionados e nas habilidades propostas pela BNCC.

Orientações para que o professor possa se preparar com antecedência para a realização de certas atividades.


Desenvolvendo habilidades Explicita a relação entre os conteúdos propostos e as habilidades previstas na BNCC.

Olhar interdisciplinar

Orientações ATIVIDADE ORAL

ATIVIDADE ORAL

ATIVIDADE ORAL

O trabalho pedagógico com a abertura da unidade possibilita sondar o conhecimento prévio dos estudantes, necessário para o desenvolvimento do que é proposto nesta unidade, e contextualizar os assuntos, motivando-os ao estudo.

9 DESCREVA O AMBIENTE REPRESENTADO

NA IMAGEM. 9 QUAIS COMPONENTES DESSE AMBIENTE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A VIDA? 9 QUAL PERÍODO DO DIA É MOSTRADO NA IMAGEM? O QUE VOCÊ OBSERVOU PARA DAR ESSA RESPOSTA?

Neste momento, é preciso conhecer o que os estudantes sabem a respeito de ambiente e seus componentes vivos e não vivos e com relação a algumas diferenças entre os ambientes durante o dia e durante a noite, de modo a direcionar o encaminhamento desta unidade. Ao colocar a segunda questão em discussão, investigue que significado eles dão à palavra “componente”. É importante que, no decorrer do estudo, eles se apropriem da noção de que componente é tudo aquilo que compõe, ou seja, que faz parte de algo. Auxilie os estudantes a registrar as respostas e guarde-as com você, para serem retomadas mais tarde. No final da unidade, os estudantes responderão a outras questões, que possibilitarão avaliar a aprendizagem e identificar se houve progressão da aprendizagem.

Respostas

Proposta de abordagem interdisciplinar suscitada por algum conteúdo do Livro do Estudante.

Respostas Traz as respostas para o professor que não estão no corpo do Livro do Estudante.

Roteiro de aula Roteiro com sugestão para o desenvolvimento da aula de uma página ou seção do livro.

✦ Espera-se que o estudan-

te perceba que a imagem mostra parte de uma cidade, vila ou bairro, com residências, rio, seres humanos, cão, gato, cavalo, potro, plantas, rua, bicicleta, Sol, entre outros componentes, e a interação entre eles.

11

✦ Resposta pessoal. EsperaAKPC2_010_037_U1_LE.indd 11

-se que o estudante mencione o solo, o ar, a água e a luz solar.

26/04/22 12:01

Dicas de organização 9 Quanto à atividade extraclasse sugerida na página 12, envie um comunicado aos responsáveis pelos estudantes informando sobre a atividade e a necessidade de protetor solar e lanche, a depender da duração prevista.

✦ O entardecer. O estudante

pode ter observado o horário no relógio ou as características do ambiente, como o céu, com o Sol "se pondo" no horizonte, e a criança chegando da escola. 11

9 Oriente os estudantes a trazer objetos para as atividades das páginas 12 e 24. 9 Providencie antecipadamente materiais para as atividades das páginas 25 e 29.

AKPC2_010_037_U1_MPU.indd 11

30/04/22 13:44

As atividades 2 e 4b po‑ Orientações dem ser utilizadas como ava-

(Pág. 20 – Livro do Estudante – 1º ano)

As atividades e 4b po‑ liação formativa.2 Verifique dem utilizadasidentificam como avase osser estudantes liação formativa. Verifique semelhanças e diferenças fí‑ se os entre estudantes identificam sicas eles e reconhecem semelhanças diferenças a importânciaede respeitarfí‑ a sicas entre e reconhecem todos. Casoeles os estudantes não a importância de respeitar a tenham conseguido perceber todos. Caso os estudantes as diferenças (atividadenão 2), tenhamuma conseguido perceber monte tabela na lousa as diferenças (atividade 2), com as características físicas monte umana tabela na lousa trabalhadas atividade. Cada comque as características físicas vez uma característica for trabalhadas na faça atividade. Cada mencionada, um traço vez que (I) uma for vertical nocaracterística respectivo local. mencionada, faça traço Em seguida, com osum estudan‑ vertical (I) no respectivo local. tes, contem essas caracte‑ Em seguida, com osos estudan‑ rísticas e utilizem dados tes, contem essas caracte‑ coletados para trabalhar a di‑ rísticas e utilizem os dados versidade. Caso os estudantes coletados para trabalhar a di‑ relatem atitudes inadequadas versidade. Caso estudantes no trato com asos pessoas (ati‑ relatem4b), atitudes inadequadas vidade questione‑os se no trato com asdepessoas (ati‑ eles gostariam ser tratados vidadeforma. 4b), questione‑os se dessa Leve‑os a refletir eles gostariam de ser tratados sobre suas ações e proponha dessa forma.oLeve‑os a refletir que mudem comportamento. sobre suas ações e proponha 3. Pergunte quais símbolos que mudem o comportamento. eles já viram, onde e com 3. qual Pergunte quais símbolos finalidade. Converse eles jáaviram, ondedesses e com sobre presença qual finalidade. Converse símbolos no transpor‑ sobre a presença desses te público e nas filas de símbolos transpor‑ bancos ou no supermerca‑ te público e nas filas de dos para identificar quem bancos ou supermerca‑ tem direito a assento ou dos para identificar quem atendimento preferen‑ tem direito a assento ou cial. Converse com eles atendimento preferen‑ sobre a Lei Brasileira de cial. Converse com eles Inclusão, no 13.146, art. sobre Lei Brasileira de o 3 , quea determina aces‑ o Inclusão, nnos 13.146, art. sibilidade espaços, o 3 , que determina aces‑ construções, transportes sibilidade nos espaços, e equipamentos urbanos construções, transportes a todas as pessoas com e equipamentos urbanos deficiência ou mobilidade a todas as pessoas com reduzida. deficiência ou mobilidade reduzida.

1 1

OLHE-SE EM UM ESPELHO E PINTE OS QUADRADINHOS COM A Respostas pessoais. MESMA COR. OLHE-SE EM UM ESPELHO E PINTE OS QUADRADINHOS COM A MESMA A) DOS COR. SEUSRespostas OLHOS: pessoais. A) DOS SEUS OLHOS: B) DOS SEUS CABELOS: B) DOS SEUS CABELOS: C) DA SUA PELE:

ATIVIDADE ORAL ATIVIDADE ORAL ATIVIDADE ORAL ATIVIDADE ORAL

2 2 3 3

C) DA SUAAS PELE: COMPARE SUAS RESPOSTAS COM AS DE SEUS COLEGAS. QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS? COMPARE AS SUAS RESPOSTAS COM AS Resposta DE SEUSpessoal. COLEGAS. QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS? Resposta pessoal. DE ACORDO COM A CONDIÇÃO FÍSICA, AS PESSOAS TÊM DIFERENTES NECESSIDADES. OS SÍMBOLOS E IDENTIFIQUE A DE ACORDO COMOBSERVE A CONDIÇÃO FÍSICA, ASABAIXO PESSOAS TÊM DIFERENTES CONDIÇÃO FÍSICA QUE CADA REPRESENTA. NECESSIDADES. OBSERVE OS UM SÍMBOLOS ABAIXO E IDENTIFIQUE A CONDIÇÃO FÍSICA QUE CADA UM REPRESENTA.

Perda de parte da perna, perda de parte do braço, gravidez, cadeirante, uso de andador, uso de muletas, uso de bengala indicando pessoa idosa.

4 4

PerdaA deFRASE parte daABAIXO perna, perda do braço, gravidez, cadeirante,DEPOIS, uso de LEIA COMdeOparte PROFESSOR E OS COLEGAS. andador, uso de muletas, uso de bengala indicando pessoa idosa. RESPONDA ÀSABAIXO QUESTÕES. LEIA A FRASE COM O PROFESSOR E OS COLEGAS. DEPOIS, TRATE AS COMO GOSTARIA DE SER TRATADO. RESPONDA ÀS PESSOAS QUESTÕES.

TRATE ASPALAVRAS PESSOASTEM COMO GOSTARIA DE SERCONTAR. TRATADO. A) QUANTAS ESSA FRASE? VAMOS A) ASSINALE QUANTAS PALAVRAS TEM ESSA FRASE? VAMOS CONTAR. UM X NO NÚMERO CORRETO. ASSINALE UM X NO NÚMERO CORRETO.

ATIVIDADE ORAL ATIVIDADE ORAL

20 20

1

2

3

4

5

6

7

1

2

3

4

5

6

7

B) COMO VOCÊ TRATA AS PESSOAS? Resposta pessoal.

B) COMO VOCÊ TRATA AS PESSOAS? Resposta pessoal.

X

8

9

10

8

9

10

X

Pode ser encaminhada como complemento ou como ampliação de abordagens propostas no Livro do Estudante.

Referência bibliográfica complementar Traz indicações de leituras relacionadas com o tema que está sendo abordado.

ATIVIDADES ATIVIDADES

ILUSTRAÇÕES: ILUSTRAÇÕES: DAYANE RAVEN DAYANE RAVEN

Orientações

Atividade complementar


Baixe e analise nossas obras completas no site pnldensinofundamental.editoradobrasil.com.br

FALE CONOSCO atendimento@editoradobrasil.com.br

WhatsApp (11) 99329-5316  facebook.com/editoradobrasil  youtube.com/editoradobrasil  instagram.com/editoradobrasil_oficial  twitter.com/editoradobrasil @editoradobrasiloficial

Editora do Brasil • Rua Conselheiro Nébias, 887 • Campos Elíseos • São Paulo – SP • CEP 01203-001 • CNPJ 60.657.574/0001-69

Mat eri al d e D i v ulg ação da E ditor a do B r a sil


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.