4 minute read

Cole Freeman/Unsplash (Página

  “Perceba, o   retrovisor é    pequeno e o para-brisa é bem maior justamente   para você olhar     pra FRENTE.”

Foto: Cole Freeman/Unsplash

Advertisement

CAPÍTULO 10

Na largada cada um sai de um pelotão

53

Todas as decisões que você tomar terão consequências. Sabendo disso, você poderá observar se durante o seu trajeto deverá ou não mudar o rumo do percurso.

Fazendo uma analogia, você é a água que caminha por uma grande rede de canos. Durante esse percurso, sempre haverá novos canos conectados ao seu que poderão desaguar em alguma represa, rio ou esgoto. Goste ou não, você vai parar em algum lugar. Por exemplo, quando você escolhe um “bico” para pagar suas contas, o seu fluxo dentro do cano já foi iniciado. Em determinado momento desse trajeto, aparecerão outros canos e você terá que escolher por qual deles deseja seguir. Porém, essa escolha será feita durante o fluxo, estando você em movimento e em alta velocidade. Ou seja, muitas vezes, depois de um tempo de ter escolhido o “bico”, aparecerá uma oportunidade de fazer outra coisa nessa mesma área, porém com melhor remuneração, e você terá que avaliar se esse outro caminho apenas lhe possibilitará pagar as contas ou se é o caminho que você realmente deseja seguir. Perceba, nesse curto espaço de tempo, você

54 deverá saber quais são as consequências e optar por seguir o fluxo e continuar fazendo o “bico” ou interromper esse caminho e talvez pagar o preço de não ter dinheiro para pagar as contas naquele exato momento.

A escolha é sua, mas este período deverá servir para que você repense e saiba em qual próximo cano pretende entrar. Caso esteja certo de que pretenda conseguir um trabalho como auxiliar administrativo em uma empresa, por exemplo, você novamente será a água em um cano e futuramente essa função lhe abrirá outras opções, como analista administrativo, ou até mesmo supervisor administrativo. E essa decisão deverá ser tomada rapidamente. Então, se seguir pelo mesmo cano não o deixa feliz, pague o preço, saia pela fissura do cano e arque com as consequências.

Conheço muitas pessoas que, no decorrer de sua vida aceitaram o fluxo do cano e, somente após muitos anos, perceberam que estavam em um local que não gostariam e culpavam a tudo e a todos por isso. Você não é obrigado a nada, mas precisa estar ciente de que todas as decisões vêm com um pacote completo, inclusive trazendo consequências não agradáveis.

Por isso, sempre que tomar a decisão de entrar em um cano, observe bem onde ele irá desaguar, para não culpar ninguém por isso. Lembre-se: você é o responsável por tudo que lhe acontece!

Por fim, mas não menos importante, nessa corrida rumo à realização de seus sonhos, saiba qual foi o seu ponto de partida. Se você é como eu e saiu da classe D ou E, saiba que partimos do último pelotão da maratona e, por isso, precisaremos correr mais. É isso mesmo! Você vai trabalhar e estudar muito mais que os que saíram do pelotão da frente. E não fique com lamentações ou achando que são injustiças. Chega de vitimismo! Assuma a responsabilidade e crie soluções para seus problemas. Somente assim você irá executar um plantio diferente do que foi feito até aqui e sua colheita será muito melhor do que a atual.

O tempo que você perde questionando as regras da corrida não irá mudar o jogo. E talvez até piore. Isso não significa que você deverá aceitar, de forma passiva, tudo o que lhe aconteça, mas as regras do jogo estão aí para serem respeitadas. Não respeitá-las é ser plateia e, estando nessa posição, a chance de você fazer história como jogador acabou de se encerrar. Ou você acha que são os torcedores que levantam a taça, recebem medalha, salário ou patrocínio?

Estamos em uma eterna corrida e, por isso, precisamos compreender o que é necessário para chegarmos até o fim dela. E isso só depende de nós! Durante a maratona, nossos passos devem ser pautados pela razão e não pela emoção. Seja racional e lute!

Aprimore a sua respiração, encontre estratégias para que se desgaste menos, pesquise quais são os alimentos mais indicados para uma prova como esta, quais treinos são realizados por quem sempre chega às primeiras colocações, como conseguiram um patrocinador, onde e em qual terreno são realizados esses treinos, enfim, são perguntas que envolvem o presente e corroboram o futuro. Sabendo quais são as perguntas certas, você encontrará as respostas que lhe permitirão plantar e colher melhor.

Todos nós gostaríamos de estar em situação privilegiada, mas ficar pensando nisso não nos fará maiores. Agora é olhar para frente! Tenho certeza de que assim como eu já alcancei muitos dos meus sonhos, você também alcançará os seus. A vida está aí para ser usufruída da melhor maneira, basta que aprendamos com ela.

O futuro a nós pertence! Só se torna campeão quem, olhando para frente, chega em primeiro lugar. Lembre-se: o retrovisor é pequeno, mas o para-brisa...

55