Page 1

capa_Estratificação socieconomica_final.pdf 1 29/07/2013 12:18:15

Kamakura | Mazzon

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

José Afonso Mazzon jamazzon@usp.br Livre-docente e Professor Titular em Marketing da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Departamento de Economia e Gestão do CNAM, Paris. Coautor de vários livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Instituidor e primeiro coordenador do curso de Marketing da Universidade de São Paulo. Especializado em Sistema de Informações de Marketing e Comportamento do Consumidor.

padrões de consumo dentro da sociedade brasileira atual? Esse desafio foi encarado pelos autores de Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil, ao desenvolver um novo modelo de estratificação socioeconômica para o Brasil e redefinir as classes socioeconômicas para fins de segmentação de mercado e audiência. A nova estratificação é inovadora e pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento, como educação, saúde, psicologia, direito e gestão pública. O status socioeconômico é um fator importante para a segmentação de mercados em economias emergentes, porque ele diferencia bem os padrões de consumo entre as famílias. Além disso, ajuda a entender os efeitos das crises econômicas nos vários estratos da sociedade. Esse critério permite ter uma classificação ajustada em função do tipo de família e da sua localização geográfica, em contraposição aos critérios atuais de ter uma classificação única para todo o Brasil e sem diferenciar a composição familiar. O livro disponibiliza ferramentas práticas para a classificação de domicílios nos vários estratos, possibilitando a estratificação social de qualquer amostra de uma pesquisa de mercado, de opinião, de mídia, acadêmica e na análise de vida do consumidor brasileiro. Também contém uma análise detalhada e comparativa do padrão de consumo dos sete estratos socioeconômicos da sociedade brasileira atual. A obra identifica, ainda, diferenças nos padrões de comportamento dos paulistanos em relação ao estilo de vida e nos valores que caracterizam os objetivos de vida de uma pessoa.

www.blucher.com.br ISBN 978-85-212-0767-2

9 788521 207672

Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil

Como definir a “nova classe média” e identificar seus reais

Wagner A. Kamakura José Afonso Mazzon

Wagner A. Kamakura kamakura@rice.edu Jesse H. Jones Professor of Marketing da Jesse H. Jones Graduate School of Business, Rice University. Também lecionou na Duke University, University of Iowa, University of Pittsburgh, Vanderbilt University e SUNY-Buffalo, e foi professor visitante na Austrália, China, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Singapura. Autor de mais de uma centena de artigos nas principais revistas internacionais de Marketing e Gestão Empresarial. Foi editor do Journal of Marketing Research e editor associado do Journal of Consumer Research e do Marketing Science. Formado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA, mestrado em Engenharia de Produção pela Poli-USP, pós-graduação em Administração pela EAESP-FGV, PhD em Marketing pela University of Texas e Doutor Honoris Causa pela Universidad de Granada. Especializado em Segmentação de Mercado, CRM, Métodos Quantitativos para a Pesquisa de Mercado e Marketing Analítico.


Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil Wagner A. Kamakura José Afonso Mazzon

Lançamento 2013 ISBN: 9788521207672 Páginas: 286

Formato: 20,5 x 25,5 cm


INOVAÇÃO

E

EXCELÊNCIA

EM

ADMINISTRAÇÃO

Issuu estratificação  
Issuu estratificação