Capa_Levine_bion no brasil_18mm.pdf 1 09/07/2018 21:48:44
C
Y
CM
MY
CY
CMY
Howard B. Levine É docente no Psychoanalytic Institute of New England East, analista supervisor do Massachusetts Institute for Psychoanalysis e psicanalista clínico em Brookline. Também é membro fundador do Group for the Study of Psychoanalytic Process e do Boston Group for Psychoanalytic Studies.
*** Este livro, maravilhosamente criativo, é uma oportunidade para testemunhar Bion em ação conforme ele dá vida a novos conceitos e pensamentos usando seus instrumentos pioneiros como rêverie, a capacidade negativa e o fato selecionado, os quais, desde então, estabeleceram-se firmemente na prática psicanalítica atual. Antonino Ferro Analista didata da Società Psicoanalitica Italiana PSICANÁLISE
Supervisões e comentários
K
É membro efetivo da SBPSP e membro efetivo, analista didata, supervisora e professora no Instituto de Ensino da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (SBPMG), onde coordena grupos de estudos sobre o trabalho de W. R. Bion. Desde 2009 coordena um seminário sobre as Supervisões de Bion na SBPSP.
Bion no Brasil
Gisèle de Mattos Brito
M
A descoberta, publicação e tradução para o português de gravações das supervisões clínicas de Bion conduzidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília durante quatro visitas ao Brasil na década de 1970, acrescidas de comentários de proeminentes psicanalistas brasileiros, dão aos leitores a oportunidade de presenciar os conceitos de Bion ganharem vida, assim como de conhecer seu pensamento clínico e teórico à medida que ele emerge nas discussões de casos.
Organizadores
José Américo Junqueira de Mattos | PSICANÁLISE
Formado pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), foi um dos cinco membros fundadores do grupo de psicanálise que, mais tarde, transformou-se na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Desde o início de sua carreira, interessou-se pelas ideias de Bion, que foi seu analista.
Mattos | Brito | Levine
José Américo Junqueira de Mattos
Gisèle de Mattos Brito | Howard B. Levine
As descrições detalhadas das discussões dos seminários e a rica, complexa e significativa redação dos comentários sobre esses seminários fazem deste livro uma adição valiosa ao material de seminários já publicados. O pensamento clínico de Bion, como João Carlos Braga afirma no livro, abre “além das dimensões do conhecer/não conhecer, para o que ainda não nasceu para a mente”. É esse aspecto – a receptividade de Bion para trazer à tona, em qualquer situação, aquilo que é mentalmente nascente e capaz de crescimento – que emerge de forma mais forte neste livro.
Chris Mawson
Bion no Brasil Supervisões e comentários
Analista didata e supervisor da Sociedade Britânica de Psicanálise e editor do The Complete Works of W. R. Bion