2 minute read

ITI publica Planejamento Estratégico para 2023-2026

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou o Planejamento Estratégico para 2023-2026. O documento reúne os compromissos (objetivos e escopos) para esse período, orientando a priorização de atuação e a definição de metas, considerando as capacidades organizacionais e os recursos disponíveis.

O documento destaca que o foco principal do Instituto é a excelência na execução de sua missão, seja enquanto Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil),ou seja, no provimento de apoio técnico e serviços públicos especializados às pessoas jurídicas de direito público, relacionados à criptografia, a assinatura eletrônica, à identificação eletrônica e às tecnologias correlatas, a exemplo da Solução de Assinaturas Eletrônicas Avançadas, provida para a Plataforma Gov.br.

Os resultados a serem alcançados, ao longo deste tempo, vão assegurar a integridade, a autenticidade e a validade jurídica de documentos e transações eletrônicas; e obter a satisfação das partes relacionadas.

Para tal propósito, o planejamento, além de renovar o desafio de liderar e ser referência, trabalhando de forma mais transparente e inovadora, e por vocação, ser protagonista em transformação digital, apresenta um conjunto de benefícios focados a cada cliente; merecem destaque: autenticidade, integridade, validade jurídica, segurança jurídica, interoperabilidade, gratuidade, agilidade, conformidade, disponibilidade, credibilidade, mobilidade e transparência.

OpenAI e Microsoft estendem parceria

A OpenAI e a Microsoft estão ampliando sua parceria, em um investimento plurianual da Microsoft, que permitirá à OpenAI continuar a pesquisa independente, e desenvolver uma IA cada vez mais segura, útil e poderosa.

Para garantir que a IA avançada beneficie toda a humanidade, a OpenAI continua sendo uma empresa com fins lucrativos, que é governada pela OpenAI sem fins lucrativos – essa estrutura que permite levantar o capital de que precisa, sem sacrificar suas crenças fundamentais sobre o compartilhamento amplo de benefícios e a necessidade de priorizar a segurança.

Assim a OpenIA e a Microsoft trabalham juntas para criar sistemas de supercomputação desenvolvidos pelo Azure, usados para treinar todos os modelos. O design de arquitetura do Azure foi crucial para oferecer o desempenho e escala para as cargas de trabalho de treinamento e inferência de IA. A Microsoft aumentará seu investimento nesses sistemas, para acelerar a pesquisa independente, e o Azure continuará sendo o provedor de nuvem exclusivo para todas as cargas de trabalho OpenAI, na pesquisa, API e produtos.

Aprender com o uso no mundo real – e incorporar essas lições – é uma parte crítica do desenvolvimento de sistemas de IA poderosos, que são seguros e úteis. O dimensionamento desse uso também garante que os benefícios da IA possam ser amplamente distribuídos. Assim, a parceria com a Microsoft para implantar a tecnologia, por meio de API e do Azure OpenAI Service, permite que empresas e desenvolvedores criem com base em GPT, DALL·E e Codex. As empresas também trabalham juntas para incorporar a tecnologia da OpenAI em aplicativos como o GitHub Copilot e o Microsoft Designer.