Issuu on Google+

Re v i s t a C o m e m o r a t i v a d o s 110 anos do Colégio Edição nº 01 - 2012

Colégio Batista Brasileiro

1


2

ColĂŠgio Batista Brasileiro


Editorial

COLÉGIO BATISTA BRASILEIRO O Colégio Batista Brasileiro, fundado em 1902, tem como filosofia educativa os princípios cristãos que buscam uma educação integrada, que desenvolva o ser humano em seus aspectos afetivos, cognitivos, físicos e espirituais. Promove nos educandos, através da ação pedagógica, uma consciência crítica que os leve a se inserir no processo de desenvolvimento da sociedade, tendo em conta o contexto social atual em que vivemos, e o momento histórico que atravessamos, como também projetando a construção do futuro pela ação refletida do homem. Considerada uma das maiores e mais respeitadas instituições de ensino, o Colégio Batista Brasileiro segue, há 110 anos, escrevendo sua história sem desviar-se dos princípios norteadores que sempre caracterizaram a excelência de seu trabalho educacional. Dr. Gézio Duarte Medrado Diretor Geral

EQUIPE Unidade São Paulo Gézio Duarte Medrado - Diretor Geral Elon Macena - Diretor Pedagógico Selma Lima Reis Guedes - Diretora de Capelania e Coordenadora do Ensino Fundamental Mônica Gioia Antunes de Oliveira - Coordenadora da Educação Infantil Maria Martinez de Lima - Coordenadora do Ensino Médio Ester Soria Paulino - Orientadora Educacional Tatiana Fernandes Schellin - Orientadora Educacional Eliane A. Gouveia Freire - Secretária de Escola ColégioOrtega Batista de Brasileiro Gilson Lima - Controller

Produção Editora Eco Vox Comunicação Telefone: 3871-9292 www.issuu.com/editora_ecovox Projeto Gráfico Felipe” Emple

3


EDUCAÇÃO INFANTIL A faixa etária, que compreende a Educação infantil, é o período no qual serão lançados os alicerces para o desenvolvimento global da pessoa, compreendendo que o caráter estará formado até os seis anos. A educação deve favorecer de modo prático a estimulação de toda a inteligência permitindo que haja o desenvolvimento harmônico e equilibrado do ser social, emocional, físico e cognitivo.

ATIVIDADES PROPOSTAS: Artes Plásticas, Educação Musical, Educação Física, Recreação Dirigida, Inglês, Informática Educativa, Robótica, Mente Inovadora, Educação Cristã.

INFRA ESTRUTURA O Colégio Batista Brasileiro oferece uma estrutura física que atende as necessidades dessa faixa etária oferecendo diferentes ambientes que desenvolvam todas as habilidades.

Biblioteca Infantil

Brinquedoteca 4

Colégio Batista Brasileiro


ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental possui proposta pedagógica sustentada pela premissa de que o conhecimento é construído de forma interativa, e sempre mediada, já que é na troca com os outros que se torna possível a internalização de conhecimentos, papéis e funções sociais. O trabalho pedagógico desenvolvido busca a interdisciplinaridade, evitando a fragmentação de objetivos e conteúdos, tornando possível uma abordagem menos parcelada dos conhecimentos, permitindo, assim, os distanciamentos e aproximações necessárias para que os alunos deles se apropriem.

ATIVIDADES PROPOSTAS Informática Educativa Trabalho interdisciplinar onde a tecnologia é uma das ferramentas usadas no nosso dia-a-dia, através de projeto interligados com o conteúdo trabalhado em sala de aula.

Robótica Faz parte da grade curricular, sendo um dos momentos em que o aluno concretiza os conteúdos, noções tecnológicas e iniciação da física, apresentados em sala de aula.

Colégio Batista Brasileiro

5


Mente Inovadora Uma proposta curricular-pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio, com ênfase na aprendizagem com significado.

Arte e Movimento Compreendendo as inteligências múltiplas, Arte e Movimento, é o momento em que o educando escolhe atividades específicas para desenvolvê-las, sendo elas: Coro, Ateliê, Teatro, Conjunto de Flautas que fazem parte do currículo.

Ateliê

Coral  Teatro

6

Colégio Batista Brasileiro


Flautas

ColĂŠgio Batista Brasileiro

7


ENSINO MÉDIO O objetivo do Ensino Médio do Colégio Batista Brasileiro é preparar o adolescente para a vida e para ingressar no Curso Superior. As atividades desenvolvidas no curso promovem integração, companheirismo, reflexão e aprendizado técnico-científico. Os professores e equipe pedagógica dão um suporte afetivo-emocional para ajudá-los e apoiá-los neste mo-

8

Colégio Batista Brasileiro


mento de transição e de escolhas, o que fortalece o vínculo entre escola/ aluno/famílias. Estimulamos nossos alunos a continuar a sua formação acadêmica, com condições de serem aprovados nos vestibulares mais concorridos e a se formarem nas melhores Universidades. Faz parte da proposta curricular, na conclusão do Ensino Médio, a revisão dos conteúdos focados no vestibular.

Colégio Batista Brasileiro

9


PROJETOS GERAIS Encontro de Pais Encontro para reflexão envolvendo temas biopsicossociais, com profissionais de diversas áreas.

Semana Literomusical Estimula as diferentes formas de comunicação e expressão através da arte: Literária, Musical, Plástica e Cênica.

10

Colégio Batista Brasileiro


Mostra de Ciências, Cultura e Tecnologia É um projeto desenvolvido durante todo o ano, que visa estimular a pesquisa científica, de modo interdisciplinar, culminando com a apresentação dos trabalhos para o público.

Colégio Batista Brasileiro

11


Batista com Vida É um evento beneficente realizado todos os anos pelo Colégio Batista Brasileiro, em parceria com a comunidade local, em prol de seu projeto socioeducativo. Todo recurso levantado durante o evento é revertido em benefício das 150 crianças atendidas pelo Projeto Farol, em sua unidade CESE (Centro Educacional, Social e Esportivo).

12

Colégio Batista Brasileiro


Batista Sempre O “Batista Sempre” é um encontro dos alunos de todas as gerações do Colégio Batista Brasileiro, nas dependências do próprio Colégio. O evento visa o resgate e a valorização da nossa história a partir da experiência pessoal de cada indivíduo com o Colégio Batista Brasileiro. Um momento de reencontro onde a partilha da trajetória de cada um constrói, num contexto maior, a história do próprio Colégio.

Colégio Batista Brasileiro

13


Especial 110 anos Uma História de Excelência Aula inaugural Evento realizado no dia 31 de janeiro de 2012, com a presença do governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin. A solenidade marcou o início das comemorações dos 110 anos da entidade fundada por Anna e William Bagby. Pais, educadores, autoridades e ex-alunos foram homenageados. Com a participação da Orquestra Sonata foi dado início à programação que reuniu cerca de 650 pessoas. Durante a abertura, o Diretor Geral do Colégio Batista Brasileiro, Prof. Dr. Gézio Duarte Medrado, ressaltou a relevância educacional do Colégio no cenário paulistano: “O Colégio Batista Brasileiro, com seus 110 anos, não deixa de ser uma escola moderna, preocupada com o aprimoramento constante do seu corpo

14

Colégio Batista Brasileiro


docente, com a atualização de seus instrumentos pedagógicos, sem perder de vista o seu compromisso com os valores cristãos em que estão firmados seus alicerces”, destaca, lembrando que o CBB está entre as 20 maiores instituições de ensino de São Paulo com bom desempenho no Enem. Na aula inaugural realizada no Salão Nobre, além da Orquestra Sonata, houve apresentação do coro de alunos do Colégio que interpretou canções de Bia Bedran e Caetano Veloso.

Colégio Batista Brasileiro

15


Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo O Colégio Batista Brasileiro foi homenageado, no dia 11 de junho de 2012, em sessão solene da Assembleia Legislativa de São Paulo pela comemoração dos seus 110 anos. A homenagem foi uma iniciativa do Deputado Estadual Carlos Bezerra Jr, ex-aluno do Colégio, que ressaltou a importância histórica da instituição na formação e desenvolvimento da criança e do adolescente. Em sua manifestação, o Dr. Gézio Duarte Medrado, Diretor Geral, ressaltou características marcantes tais como: a natureza afetiva de seus professores e funcionários na educação; o rigor no cumprimento dos conteúdos programáticos; o incentivo às artes, à música e ao esporte e a relevância do projeto socioeducativo no CESE (Centro Educacional, Social e Esportivo). A sessão foi abrilhantada pelo coro de alunos e pelo conjunto de flautas. A História de Excelência do Colégio foi mostrada numa exposição no saguão principal da Assembleia.

16

Colégio Batista Brasileiro


Bons Ventos Com a regência e direção da profª Amélia Motta Cruz Vini Antunes do Centro de Cultura Musical, o evento "Bons Ventos Batista", do dia 15 de junho de 2012, envolveu alunos, ex-alunos, pais, professores e funcionários. Pessoas experientes e outras que nunca tocaram um instrumento foram desafiadas e nos proporcionaram um momento muito agradável. Houve também a participação dos alunos do Ballet e do Coro, que representaram através da dança e do canto os temas que os ventos nos trouxeram: 110 ANOS, ALEGRIA, FORÇA, FÉ, AMOR, PAZ e CONFIANÇA. Foi lançada nesta data a organização da Orquestra do Colégio Batista Brasileiro.

Colégio Batista Brasileiro

17


Celebração e Ação de Graças

18

Colégio Batista Brasileiro


Exposição Histórica A exposição temática sobre a história do Colégio, neste ano comemorativo, mostrou diversas fotos e proporcionou a oportunidade de ver peças do vasto acervo da instituição, como documentos, mobiliário, equipamentos, etc. Trouxe também muitas curiosidades, pessoas e fatos interessantes da história do Colégio.

Colégio Batista Brasileiro

19


CONGRESSO ANEB O XVIII Congresso Pedagógico da Associação Nacional de Escolas Batistas – ANEB,foi realizado de 4 a 6 de julho de 2012, no Colégio Batista Brasileiro - Unidade Perdizes – São Paulo. A realização deste Congresso, cujo tema foi “Caminhos para a Excelência na Educação”, atendeu ao convite para integrar às comemorações dos 110 anos do Colégio Batista Brasileiro. A ANEB tem como objetivo, entre outros, promover eventos, com vistas ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de administradores, educadores e capelães das instituições filiadas; oportunizar a integração entre os associados com a promoção de intercâmbio nas áreas de educação, esporte e cultura. O Congresso atingiu a esses objetivos plenamente, pois teve no seu bojo muita integração e troca de experiências entre os participantes.

20

Colégio Batista Brasileiro


ColĂŠgio Batista Brasileiro

21


PROJETO FAROL Atendendo à disposição da atual administração do Colégio Batista Brasileiro em oferecer oportunidade de maior aproximação com a população da área onde está inserido e de cumprir com sua função social, tendo em vista a sua finalidade, propõe realizar um trabalho socioeducativo junto à população infantojuvenil e jovem, na região onde está instalado o CESE, Centro Educacional, Social e Esportivo, no km 24 da rodovia Anhanguera, Bairro Sol Nascente, Perus. Busca assim, através de uma ação de responsabilidade social, ser parte integrante da comunidade local, constituindo-se em equipamento a serviço dos moradores, colaborando no exercício de uma política pública de participação e inserção social.

22

Colégio Batista Brasileiro


ColĂŠgio Batista Brasileiro

23


24

ColĂŠgio Batista Brasileiro


UNIDADE BAURU Educação Infantil A Educação Infantil do Batista, a começar pelo Berçário, é referência na cidade, quando se trata de qualidade, afetividade e cuidado com as crianças. Com fila de espera em várias turmas, a EI do Batista - situada em prédio exclusivo, com parque de areia, playground, piscina, Espaço Ecológico - tem seu projeto pedagógico baseado no socio-interacionismo. Música, inglês, Informática, Educação Cristã e Educação Física (incluindo aulas específicas de Judô e Balé) são algumas das aulas que fazem parte da grade curricular da EI do Colégio Batista Brasileiro de Bauru. Algumas atividades propostas durante todo o ano letivo, como Culinária, Passeios, Artes, Dança, entre outras realizadas para eventos comemorativos, enriquecem o conteúdo abordado com criatividade e ludicidade.

Colégio Batista Brasileiro

25


Fundamental e Ensino Médio Instalada em prédios exclusivos, com salas amplas e arejadas, pátio e cantinas próprias, o Fundamental e o Ensino Médio do Batista de Bauru, tem seu projeto pedagógico também baseado no socio-interacionismo. Alguns projetos do Fundamental: Mente Inovadora (jogos que têm por objetivo desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico), Oficina Teatral (aula de teatro), Aula de Violino e Flauta, Oficinal de cartoon, Atividades esportivas (judô, futsal, basquete, balé, xadrez, volêi, street dance entre outros), Passeios de Estudo do Meio, Principia (atividade de pesquisa e prática na área de Matemática, com exposições e gincanas de raciocínio lógico), entre outras atividades. No Ensino Médio, cujo sistema é apostilado, os alunos tem uma grade curricular com carga horária ampliada, com várias atividades e eventos voltados aos exames vestibulares, como simulados, concursos de redação, Passeios de Estudo do Meio e visitas à universidades, além de Semana de Orientação Profissional. Para todos os segmentos, o CBB realiza mostras anuais, como Mostra de Ciências, Mostra Cultural, OliBatista (evento esportivo), Assembleias (atividades cristãs desenvolvidas pela capelania) além de eventos comemorativos como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Aniversário do Colégio, etc. Também para todos os módulos, o CBB dispõe do rico acervo da nossa Biblioteca Monteiro Lobato.

EQUIPE Unidade Bauru Diretor Geral: Gézio Duarte Medrado Diretora Pedagogia: Marta Cristina Aparecida de Mello Soares Controller: Gilson Ortega de Lima Assistente de Direção: Anésia Maria Angelici de Aguiar Capelão: Pr. Francisco Jaildo Santana

26 Supervisora Geral: Raquel Florêncio Medrado

Coordenadores: Educação Infantil: Denise Cristina Bellia Canguçu Silva Fundamental 1 : Elaine Cristina Pereira Novais Fundamental 2 e Ensino Médio: Valéria Esteves Baptista Esportes: Roger Martins Lisboa Larissa M. S. Santana Auxiliar de Coordenação: Maressa Lia Conceição Orientadora Educacional: Patricia de Guadalupe Barnes Aucélio Colégio Batista Brasileiro


ColĂŠgio Batista Brasileiro

27


28

ColĂŠgio Batista Brasileiro


Colégio Batista Brasileiro