
6 minute read
Atividade: Quero ser fruto da videira
2º encontro Anúncio da Palavra e Expressão de fé
Neste segundo encontro vamos enriquecer o trabalho feito com a proposta de Jesus.
Advertisement
Material
Fotos “Situações” (disponíveis na pasta de apoio) Cartões “Reações às fotos” (ficheiro disponível no site de apoio ligacoes.net) Cartões “Obras de misericórdia” (disponível na pasta de apoio) Vídeo “Jesus não tem mãos” (disponível na pen multimédia) Música de fundo “fundo01” (disponível na pen multimédia) Canção “Alma missionária” (disponível na pen multimédia) Cartaz nº 01 (disponível na pasta de apoio) Computador, colunas, projetor multimédia
Atividade: Palavras proibidas
Duração: 5 min.
O catequista convida todos a sentarem-se em círculo. Pede um voluntário para ir ao centro do círculo. Explica que este voluntário fará perguntas aos colegas que, à vez, deverão responder com uma frase adequada e o mais rápido possível. Mas cuidado, há palavras proibidas! Como exemplo: “Sim”, “Não”, “Talvez”, “1, 2,… (números)”. O voluntário tem de fazer com que os interrogados digam uma das palavras proibidas para, assim, trocar de posição com ele. A palavra proibida também pode ser alterada quando um novo participante assume o lugar de quem pergunta. O voluntário pode fazer 2 a 3 questões a cada participante da mesma vez. Quem disser a palavra proibida sai do círculo.
Atividade: Eu vim para que tenham vida
Duração: 20 min.
Etapa 1 Duração: 3 min. O catequista comenta o jogo anterior: “Neste jogo, havia palavras proibidas. Agora vamos à procura das palavras permitidas, daquelas palavras de Jesus que nos ajudam a superar as situações de infelicidade que encontrámos no último encontro.” O catequista pede aos participantes que abram as suas bíblias em João 10, 10b lendo a seguinte passagem: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Etapa 2 Duração: 5 min. Após um breve momento de silêncio, o catequista comenta brevemente a frase de Jesus: “Nesta frase tão curta, Jesus resume o sentido da sua vida e a sua missão. Ele vem, Ele está no meio de nós para termos vida. Uma vida feliz, alegre, plena. Uma vida abundante.” E o catequista pede ao grupo exemplos de situações da vida de Jesus em que Ele tenha feito o que está descrito na frase: trazer vida abundante. O catequista dá a voz aos catequizandos, estimulando a sua memória. Não é necessário que cada um justifique demasiado as suas escolhas. O que importa é fazer um levantamento razoável de episódios onde fique clara que a atuação de Jesus estava marcada pela vontade de oferecer vida abundante a todos.
Etapa 3 Duração: 5 min. Diz o catequista: “No encontro anterior vimos situações de vida infeliz que nos afetam, situações de não-vida. Será que além das palavras indiferença, desespero, impotência, Jesus terá alguma palavra diferente a dizer-nos?” O catequista convida a formar os 4 grupos do encontro anterior e entrega a cada grupo a foto e o cartão “Reação às fotos” que o grupo preencheu. No verso do cartão deverão responder à pergunta: “Como é que Jesus reagiria perante esta situação?”
Etapa 4 Duração: 4 min. O catequista pede que o porta-voz de cada grupo partilhe a resposta a que o grupo chegou.
Etapa 5 Duração: 3 min. Em jeito de conclusão, o catequista diz: “Muitos dos nossos problemas não existiam no tempo de Jesus. Ou se existiam, não temos notícia deles. Mas nós, os cristãos, os amigos e seguidores de Jesus, aqueles que arriscam com Ele, sentimos que, com Ele, é possível lidar com os problemas de forma diferente.”
Expressão de Fé
Atividade: Dar a vida pelo outro
Duração: 15 min.
Etapa 1 Duração: 3 min. O catequista convida a abrir o livro do catequizando nas páginas 20 e 21. Chama a atenção para as “Obras de misericórdia”. Com estas ou outras palavras, diz: “A Igreja sentiu que esta missão de Cristo, de levar vida abundante e feliz a todos, era também connosco. Cada um dos que arrisca com Jesus, está chamado a colaborar com Ele e dar aos outros uma vida melhor. De uma forma concreta, os cristãos identificaram 14 maneiras bem concretas de dar vida a quem a não tem. Esses gestos concretos são as obras de misericórdia.”
Etapa 2 Duração: 7 min. O catequista divide os participantes em dois grupos. Entrega a cada grupo 7 folhas com as obras de misericórdia. É importante que esta distribuição seja aleatória. Misturar as obras corporais com as espirituais. Cada grupo deve olhar para as 7 obras de misericórdia que recebeu e identificar formas concretas como, na sua condição de adolescentes, as podem pôr em prática.
Etapa 3 Duração: 5 min. Um porta-voz de cada grupo apresenta as propostas de concretização das obras de misericórdia.
Atividade: Ensina-me a amar aos outros
Duração: 20 min.
Etapa 1 Duração: 5 min. O catequista convida a assistir ao vídeo-oração “Jesus, não tens mãos”. Guião do vídeo
Jesus, Tu não tens mãos. Tens apenas nossas mãos para construir um mundo no qual reine a justiça. Jesus, não tens pés. Tens apenas nossos pés para por em marcha a liberdade e o amor. Jesus, não tens lábios. Tens apenas nossos lábios para anunciar ao mundo a Boa Nova aos povos. Jesus, não tens meios. Tens apenas nossa ação para fazer que todos sejam irmãos. Jesus, nós somos o teu Evangelho, o único Evangelho que as pessoas podem ler, quando nossas vidas são obras e palavras eficazes. Jesus, dá-nos teu amor e tua força para seguir teus passos e dar-te a conhecer a todas as pessoas que nos cercam.
Etapa 2 Duração: 5 min. O catequista convida a cantar “Alma missionária”, cuja letra está na página 20 do livro do catequizando.
Senhor, toma a minha vida Antes que o tempo passe E os sonhos morram Estou disposta ao que queiras Não importa o que seja Tu chama-me a servir Leva-me onde os homens Necessitem tuas palavras Necessitem de força p’ra viver Onde falte a esperança Onde falte a alegria Simplesmente por não saberem de Ti Te dou meu coração sincero Para gritar sem medo Belo é teu amor Senhor tenho alma missionária Conduz-me para a terra Que tenha sede de Ti E assim, eu partirei cantando Pelos povos pregando Tua grandeza Senhor Terei meus braços sem cansaço Tua história em meus lábios E força na oração
Etapa 3 Duração: 3 min. O grupo, dividido em dois coros, faz a oração “A misericórdia é…”
Coro 1: Coro 2: Coro 1: Coro 2:
Coro 1:
Coro 2: Coro 1:
Coro 2: Coro 1: Coro 2: A misericórdia tem um rosto: chama-Se Jesus e está vivo na Eucaristia. Misericórdia é o amor de Deus para ti tal como és e como estás. Misericórdia é saber que com Deus tens sempre uma nova oportunidade. Misericórdia significa que para Deus nunca estás perdido, podes sempre começar de novo. Misericórdia é que Deus nunca Se cansa de esperar, de procurar, de chamar, de sair ao teu encontro. Misericórdia é abrir o coração para o sofrimento do outro. Misericórdia é deixar cair raiva, rancor, violência e vingança. Misericórdia é perdão. Misericórdia é o sinal visível de que o amor sempre vence. Misericórdia é a radiografia do coração de Deus. Se te perguntares o que tem Deus no seu coração: isso é misericórdia.
Etapa 4 Duração: 7 min. O catequista expõe o cartaz nº 01. Explica que todas as palavras que ali aparecem provêm da lista das obras de misericórdia.
Com música de fundo, cada um procura colocar-se na presença de Deus. O catequista indica que cada um deve, primeiro no seu coração e depois em voz alta, fazer a sua oração a Deus completando a frase “Senhor, ensina-me a…” com as obras de misericórdia, isto é, com as palavras que estão no cartaz.
Para avaliar
Os catequizandos conseguiram dar o salto entre as suas vivências pessoais infelizes e a generalização? Qual das reações (impotência, desespero, indiferença) foi mais comum na partilha dos catequizandos?