9 minute read

Prefeitura de Mandaguari inaugura

Roupeiro Municipal

Eleições Conselho Tutelar de São Pedro do Ivaí

Advertisement

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Pedro do Ivaí/Pr, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no art. 132 e 139 da Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), na Resolução Conanda nº 231/2022 e na Lei Municipal n 1564/2019, abre as inscrições para a escolha dos membros do Conselho Tutelar para atuarem no Conselho Tutelar de São Pedro do Ivaí e dá outra providências.

Roupeiro vai funcionar de segunda a sexta, das 13h às 16h30

Para organizar a captação e doação de roupas para a população em geral, a Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugura nesta sexta (5) o Roupeiro Municipal. A cerimônia de inauguração, aberta à população em geral, ocorre às 17h no Espaço Conviver. O Roupeiro Municipal vai atender, de segunda a sexta, das 13h às 16h30, moradores que estiverem em busca de doações ou que queiram doar. Para o secretário municipal de Assistência Social, Murilo Meleiro, critérios estabelecidos pela pasta vão embasar a doação de agasalhos e dos cobertores arrecadados.

“Estamos muito felizes com o Roupeiro. Há casos de madaguarienses que, muitas vezes, deixam de doar porque não há iniciativas do tipo. Então, esses moradores aguardam as campanhas de inverno para se desfazer de agasalhos, cobertores. Agora, vamos possibilitar essas doações a qualquer momento do ano, de forma organizada e transparente, para ajudar os mais necessitados”, comenta Meleiro.

COLETIVO – A ala anexa ao Espaço Conviver, onde será inaugurada o Roupeiro Municipal, passou por reforma estrutural e recebeu nova pintura e araras de roupa para organizar os itens arrecadados pela Administração Municipal.

Segundo a prefeita Ivonéia Furtado, o Roupeiro Municipal é mais uma ação que demonstra as ações humanistas e sustentáveis da atual gestão.

“Esse projeto ainda reforça nossas propostas de sustentabilidade e de moda renovável, que minimiza o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas, que minimiza o desperdício e a poluição”, observa a prefeita Ivonéia Furtado.

Roupeiro Municipal Atendimentos a partir de segunda (8), de segunda a sexta, das 13h às 16h30 Onde Rua Dr. Rufino Maciel, 14 - Centro

Prefeitura de Astorga investe em melhorias na pavimentação de ruas e avenidas

A Prefeitura Municipal de Astorga, por meio da equipe de manutenção e infraestrutura, está realizando um grande trabalho de manutentação nas ruas e avenidas da cidade. Até o momento, já foram realizados cerca de 60.000 m² de reperfilamento e micropavimentação, garantindo melhores condições de trafegabilidade e segurança para os motoristas e pedestres. As obras estão sendo executadas fazem parte de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população e oferecer mais segurança no trânsito. Com o reperfilamento, as ruas e avenidas ganham uma nova camada de asfalto, corrigindo as deformidades e irregularidades do pavimento, garantindo um melhor escoamento das águas pluviais e evitando acidentes. A micropavimentação, por sua vez, é uma técnica que utiliza uma camada fina de asfalto para corrigir pequenas irregularidades na superfície do

Vereadoras de Marilândia do Sul promovem campanha “Dignidade feminina”

A campanha tem como objetivo a arrecadação de absorventes para mulheres de baixa renda. A ação vai até o dia 31 de maio, e as doações podem ser feitas na Câmara Municipal, que agora está ao lado da delegacia.

A campanha visa combater a precariedade menstrual, que significa a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação, garantindo assim a dignidade de mulheres que muitas vezes não tem recursos para comprar itens de higiene.

A iniciativa veio por meio da Procuradoria da Mulher, representada pela vereadora

Cradenil Shibao, as vereadoras Anderléia Bueno e Tati Martinez também aderiram a ação. Espera-se coletar centenas de absorventes que posteriormente serão doados para mulheres que necessitam.

“Fazemos essa campanha há quatro anos e sempre tivemos frutos positivos, queremos que todas as mulheres tenham dignidade menstrual, para poderem fazer suas coisas mesmo no período menstrual” acrescentou a Procuradora da Mulher Cradenil Shibao.

As vereadoras acrescentam pedindo: “Se você pode doar um, dois, ou mais, não deixe de ajudar, se cada um fizer um pouquinho conseguimos ajudar muitas mulheres.”

Pesquisa deve definir candidato do prefeito Gallo de Faxinal nas eleições municipais de 2024 pavimento, aumentando a inclinação dos pneus dos veículos e reforçando o desgaste do pavimento. Além disso, a micropavimentação também melhora a estética das vias públicas, valorizando a cidade como um todo. As obras estão sendo executadas com máxima eficiência e qualidade, graças ao empenho e dedicação da equipe de manutenção e infraestrutura da prefeitura. O trabalho realizado já apresenta resultados visíveis, e tem recebido elogios da população e dos usuários das vias públicas. Ao todo, serão realizados 130.000 m² de reperfilamento e micropavimentação nas ruas e avenidas de Astorga, um isvestimento de R$800.000,00, para garantir um trânsito mais seguro e confortável para todos os cidadãos. A prefeitura reforça o seu compromisso em oferecer serviços de qualidade para a população, e agradece a compreensão e colaboração de todos os municípios durante a realização das obras.

Em entrevista ao Paraná Centro, o prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo, falou sobre escolha do candidato que terá seu apoio nas eleições municipais de 2024, pois tem acompanhado as conversas em rodas políticas sobre quem terá seu apoio nas eleições do ano que vem. Gallo, que não pode concorrer por estar em seu segundo mandato, disse que nunca teve o objetivo de impor nenhuma candidatura e lembrou que na sua primeira eleição a prefeito, fez uma pesquisa junto à população e percebeu que seu nome tinha boa aceitação. “Fiz um compromisso com a população e procurei cumprir à risca tudo o que falei na campanha e, hoje, posso olhar para trás, conversar com cada cidadão e ver que fizemos um bom serviço”, cita o prefeito. Ele destaca que existem alguns nomes sendo cogitados, entre eles da vereadora Marcela Carvalho

Rodrigues; do secretário de Saúde, Fernardo Decarle de Campos; do vereador e secretário de Obras, Marcelo Fabiano (Katarino); do pioneiro Rubens Kaplun e do assessor Francisco Alfredo Ferreira (Ral), entre outros. “Todos esses são pessoas que estão sendo cogitadas, mas estou pensando em fazer uma pesquisa, no mês de outubro, e começar a trabalhar o nome de quem entendermos ser o mais apropriado para dar continuidade ao trabalho que estamos fazendo”, cita o prefeito. Gallo afirma que vai participar ativamente da campanha eleitoral e tem confiança que o nome indicado pela administração tem plenas condições de vencer as eleições do ano que vem. “Todas essas pessoas estiveram comigo na administração ou me ajudam muito e acho injusto eu não apresentar um candidato para a população”, ressalta.

Quibe de abóbora

Ingredientes (16 porções) trigo para quibe

250 g de farinha para quibe 250 g de abóbora paulista ou japonesa cebola

1 cebola média picada salsinha salsa picada a gosto cebolinha cebolinha picada a gosto hortelã picado a gosto sal sal a gosto pimenta pimenta a gosto noz-moscada noz-moscada a gosto

1 Hidrate a farinha de quibe com água morna com sal e noz-moscada su ciente para cobrir a farinha, por 30 minutos.

2 Cozinhe a abóbora picada em cubos pequenos na água e sal até que ela esteja bem mole; amasse com um garfo até obter um purê.

3 Escorra a água da farinha de quibe e misture bem com o purê de abóbora.

4 Adicione os temperos, misturando sempre.

5 Unte um refratário com óleo de coco, coloque a massa e leve para assar em forno médio (180° C), até que o quibe esteja com uma casquinha crocante sobre ele (aproximadamente 30 minutos).

Informações adicionais Você pode rechear o quibe com queijo ou legumes, basta colocar metade da massa no refratário, o recheio e o restante da massa e assar.

Palavras Cruzadas

Mais de um bilhão de pessoas sofrem de enxaqueca em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 30 milhões no Brasil. No próximo dia 19, comemora-se no país o Dia Nacional de Combate à Cefaleia, ou enxaqueca crônica. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE). Maio é considerado ainda o Mês Nacional de Combate à Cefaleia. A neurologista Tatiane Barros, membro da Academia Brasileira de Neurologia e da SBCE, informou, nesta quarta-feira (3), à Agência Brasil, que o paciente sofre de enxaqueca quando tem três ou mais dias de dor de cabeça por mês por, pelo menos, três meses consecutivos. A cefaleia é uma dor geralmente unilateral, latejante, acompanhada de náuseas, às vezes vômito, e incômodos com luz e barulho. “E é uma dor que não melhora com analgésicos comuns.”

Tatiane Barros afirmou que quando a dor se repete com frequência de 15 dias ao mês já pode ser considerada enxaqueca crônica.

Arecomendação é que a pessoa não espere chegar a essa situação para procurar um especialista e iniciar o tratamento. “Hoje já existem tratamentos preventivos para evitar que a dor fique crônica e que essas crises venham”. Reforçou que “não é normal ter esse tipo de dor”.

O tratamento preventivo inclui classes medicamentosas, como comprimidos e toxina botulínica, por exemplo, que visam evitar que a crise surja. “O medicamento preventivo é utilizado para diminuir a frequência, a intensidade e a duração das crises”. Ela alertou, por outro lado, que a automedicação deve ser evitada, porque o uso indiscriminado de analgésicos, em médio e longo prazo, pode vir a ocasionar um efeito rebote, disparando episódios de enxaqueca. Segundo Tatiane, a enxaqueca pode ocorrer em qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres a partir da adolescência, quando a menina menstrua. “A idade mais frequente é a partir dos 18 ou 20 anos, até por volta dos 45 a 50 anos, e tem relação com o período hormonal”. Na infância, é igual para meninos e meninas. Depois, a incidência aumenta na mulher, chegando a acometer quatro mulheres para um homem. Incapacitação

A enxaqueca crônica é uma das doenças mais incapacitante no mundo entre a população em geral, gerando comprometimento da qualidade de vida e aumento do gasto financeiro. É também uma das principais causas de absenteísmo no trabalho, sendo também, nesse caso, mais prevalente em mulheres, conforme indica a OMS. “Eu costumo dizer que a enxaqueca é uma doença subdiagnosticada, subtratada e subestimada. Porque, além de causar o absenteísmo, a pessoa não consegue trabalhar por conta da dor de cabeça, ela também tem um fenômeno relacionado que é o chamado presenteísmo, porque a pessoa vai de corpo presente, mas não consegue produzir com uma crise de enxaqueca”. Tatiane destacou que a doença tem ainda muito preconceito e julgamento associados. “Dizer ao chefe que não vai trabalhar porque está com dor de cabeça parece desculpa esfarrapada”, mencionou. A enxaqueca é a doença neurológica mais incapacitante do mundo, sustentou a especialista. Uma a cada seis pessoas têm dor de cabeça. No Brasil, estima-se que, a cada ano, haja uma perda por volta de R$ 67 bilhões em gastos no sistema de saúde, devido à queda de produtividade relacionada à enxaqueca, ampliando a procura por consultas, exames, atendimento emergencial e internações hospitalares. Gatilhos

A neurologista informou que há alimentos que mais comumente causam as dores de cabeça. “A gente não recomenda de cara para cortar isso ou aquilo.” O paciente deve observar o que desencadeia a dor para ele. Entre os alimentos que podem ser gatilho para dores, Tatiane destacou açúcar, chocolate, álcool e, principalmente, vinho, alimentos ultraprocessados, como linguiça, salsicha, mortadela, temperos prontos, queijos amarelos e alimentos condimentados. As pessoas devem optar por uma alimentação rica em proteínas magras, frutas e vegetais, o que acaba por reduzir a inflamação no corpo. Além disso, a prática de exercício regularmente e técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e respiração profunda, podem ajudar a aliviar estresse e tensão, que também são gatilhos para a doença, explicou.

Edição: Maria Claudia

Alunos das escolas cívico-militares de Arapongas visitarão o governo

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, informou nesta terça-feira (09) que o governo do Estado vai receber uma turma de alunos das escolas cívico-militares do município. Detalhes da visita começaram a ser definidos com Darlan Scalco, chefe de Gabinete do governador Ratinho Júnior. “Arapongas saiu na frente com a implantação da disciplina cívico-militar nas escolas municipais e hoje a nossa cidade é uma referência nesse sentido. Temos recebido a visita de prefeitos e de secretários municipais de educação de várias outras cidades que ficam encantados. É isso que vamos mostrar ao governador, secretários, deputados e demais interessados em conhecer o projeto”, assinala o prefeito. Em outubro do ano passado, ele reuniu pais, alunos, comunidade em geral e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre eles a secretária da pasta, Cristiane Rossetti, para anunciar a implantação da disciplina cívico-militar na Escola Municipal Alzira Horvatich, do Conjunto Flamingos. A instituição é a segunda do município a incluir a modalidade na grade curricular – a primeira delas foi a Escola Municipal Professora Maria Hercília Horácio Stawinsk, na região da Zona Sul. O prefeito pretende ampliar o projeto da disciplina cívico-militar para outros estabelecimentos onde haja interesse por parte dos pais, alunos e membros do corpo docente.

Festa do Milho acontece em Mauá da Serra

Dia 12 Show nacional com Humberto e Ronaldo.

Dia 13 Show nacional com Edson e Hudson.

Dia 14 Show com Diogo Cachorão.

Além de barracas de alimentação, parque de diversões é muito mais!

No domingo dia 14 pela manhã, haverá corrida de rua, ciclismo pedal e caminhada, mais informações no departamento de esportes do município.

De 12 a 14 de Maio em Mauá da Serra a nossa tradicional festa do milho!

No dia 12 antes do show, concurso da rainha do milho 2023.

Todos os dias serão com entrada franca!

No centro de Mauá da Serra na avenida principal.