Issuu on Google+

*’ Paparazzi news * Será consumo? Ou consumismo? Saiba diferenciar.

Corinthians vira o jogo para cima do Flamengo e retoma a liderança

Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de Flamengo e Corinthians ocupam a parte mais alta da tabela. Mas, ainda assim, a partida de hoje natural a nocivo? representava a chance de espantar a crise, já que A sociedade do consumo, os dois clubes entraram em uma fase de caracterizada pelo desejo instabilidade no Campeonato. O Flamengo de adquirir mais do que acumulava seis rodadas sem vitorias, enquanto o precisamos, teve sua Timão havia conquistado os três pontos há duas lógica originada a partir da rodadas, mas antes disso já consolidava sua Revolução Industrial, irregularidade no Brasileirão. . A partida iniciada acelerando-se após a as 21h50 desta quinta feira, no Pacaembu, ainda segunda metade do século contou com homenagens da torcida e dos XX. Nesse momento, jogadores corintianos ao eterno ídolo Sócrates, observa-se uma revolução que permanece internado, além de menções ao da maneira de se fazer o aniversario de 101 anos do clube paulista. comércio, com a introdução do marketing e de estratégias de segmentação de mercado. A atividade de consumo deixa ser apenas uma atividade econômica para se tornar um campo de criação de significados.

Exaltasamba anuncia fim do grupo: 'Agora será cada um por si' Péricles, Thiaguinho, Pinha e Brilhantina anunciaram o fim do grupo. Uma volta não é descartada e os compromissos vão até fevereiro de 2012. Péricles afirmou que a decisão foi tomada em uma reunião no início do ano. “O Thiaguinho manifestou a vontade de seguir carreiro solo e nós concordamos que está na hora de cada um seguir seus projetos”. Pinha se emocionou: “Vamos seguir a vida. São mais de 30 anos de carreira. Fiquei abalado, mas é a decisão que o grupo tomou”. Brilhantina também falou dos seus planos. “Tudo que eu construí foi com Exalta, mas talvez seja a hora de dar um tempo. Vou continuar na música. Só não sei ainda o que eu vou fazer. Tenho certeza que um dia estaremos de volta”.

1


*’ Paparazzi news * Corinthians vira o jogo para cima do Flamengo e retoma a liderança

conseguiu segurar o resultado ate o fim da primeira etapa.

Flamengo e Corinthians ocupam a parte mais alta da tabela. Mas, ainda assim, a partida de hoje representava a chance de espantar a crise, já que os dois clubes entraram em uma fase de instabilidade no Campeonato. O Flamengo acumulava seis rodadas sem vitorias, enquanto o Timão havia conquistado os três pontos há duas rodadas, mas antes disso já consolidava sua irregularidade no Brasileirão. A partida iniciada as 21h50 desta quinta feira, no Pacaembu, ainda contou com homenagens da torcida e dos jogadores corintianos ao eterno ídolo Sócrates, que permanece internado, além de menções ao aniversario de 101 anos do clube paulista.

Na segunda etapa, o Corinthians precisava manter a pressão. E assim o fez. Desde o inicio da partida, o Timão armava boas jogadas, levando muito perigo ao gol do Flamengo, que tinha no goleiro Felipe uma das principais figuras da partida.

O primeiro tempo começou com pressão absoluta do Corinthians. O goleiro Felipe trabalhou bem e garantiu o placar de 0 a 0 durante boa parte da primeira etapa. Aos 6 minutos, Paulinho recebe pela direita e chuta forte, obrigando o camisa 1 rubro negro a fazer excelente defesa. O Corinthians seguiu pressionando muito, e o Flamengo pouco conseguiu fazer ate praticamente os 25 minutos da primeira etapa. Foi aos 27 a primeira boa chance do Flamengo na partida. Thiago Neves chutou de esquerda e Júlio Cesar quase foi castigado com um frango daqueles. Mas um minuto depois, aos 28, o Flamengo foi presenteado com um gol, que passou longe de ser merecido. Ronaldinho Gaúcho cobrou escanteio na primeira trave, Renato desviou e Deivid balançou as redes: 1 a 0. Mesmo com o gol, o Flamengo continuou perdido em campo, errando um enorme numero de passes. O timão continuava em busca do gol, chegando por vezes com perigo ao gol do excorinthians Felipe. Apesar da pressão, o Flamengo

primeira boa chegada aconteceu aos 9, quando Ramon acertou um belo chute, e Felipe espalmou mandando para escanteio. O técnico Tite realizou alteração na equipe, tirando Jorge Henrique para a entrada de Willians. Aos 14, Chicão cobra falta no travessão, levando a torcida corintiana à loucura. Mas não demorou para esse mesmo torcedor comemorar. Aos 17, após falha da defesa rubro negra, a bola sobra para Liedson, sempre bem posicionado, marcar: 1 a 1. Com o empate, a equipe paulista decide partir para cima com tudo, e o Flamengo sente, e se perde ainda mais em campo. Aos 24, a primeira boa chance do Fla na segunda etapa, em chute bonito de 2


*’ Paparazzi news * Thiago Neves, que, por sua vez, estava muito mal na partida. O técnico Vanderlei Luxemburgo promove alterações aos 21, sacando o próprio Thiago Neves para a entrada de Bottinelli, alem da saída de Maldonado, que também não fez boa apresentação, para a entrada de Muralha. A pressão corintiana só aumentava, e o goleiro Felipe se desdobrava para não ceder a virada de seu ex-clube. Aos 37, Tite finalizou suas alterações, tirando Alex e Alessandro, para a

entrada de Danilo e Weldinho. Com muita vontade de virar, o Timão acabou obtendo sucesso em uma das inúmeras tentativas. Aos 43 do segundo tempo, Willian, que entrara já no segundo tempo, cruzou, Paulinho desviou e, mais uma vez, Liedson não desperdiçou: 2 a 1. Com o jogo indo ate os 50 minutos, so coube ao Corinthians valorizar a posse de bola e segurar o resultado.

3


*’ Paparazzi news * Será consumo? Ou consumismo? Saiba diferenciar.

Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo? A sociedade do consumo, caracterizada pelo desejo de adquirir mais do que precisamos, teve sua lógica originada a partir da Revolução Industrial, acelerando-se após a segunda metade do século XX. Nesse momento, observa-se uma revolução da maneira de se fazer o comércio, com a introdução do marketing e de estratégias de segmentação de mercado. A atividade de consumo deixa ser apenas uma atividade econômica para se tornar um campo de criação de significados. Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo?

Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo? Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo?

A sociedade do consumo, caracterizada pelo desejo de adquirir mais do que precisamos, teve sua lógica originada a partir da Revolução Industrial, acelerando-se após a segunda metade do século XX. Nesse momento, observa-se uma revolução da maneira de se fazer o comércio, com a introdução do marketing e de Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em A sociedade do consumo, menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo? caracterizada pelo desejo de A sociedade do consumo, caracterizada pelo desejo de adquirir mais do adquirir mais do que que precisamos, teve sua lógica originada a partir da Revolução Industrial, precisamos, teve sua lógica acelerando-se após a segunda metade do século XX. Nesse momento, originada a partir da Industrial, observa-se uma revolução da maneira de se fazer o comércio, com a Revolução após a introdução do marketing e de estratégias de segmentação de mercado. A acelerando-se atividade. A atividade de consumo deixa segunda metade do século XX. Nesse momento, observa-se uma revolução da maneira de se fazer o comércio, com a introdução do marketing e de estratégias de segmentação de mercado. A atividade de 4


*’ Paparazzi news * consumo deixa ser apenas uma atividade econômica para se tornar um campo de criação de significados. Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que por sua vez alimenta os reinos animal e humano. Durante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois séculos, nosso consumo passou de natural a nocivo?

Consumir é uma parte indissociável da vida. O reino mineral alimenta o reino vegetal, que porDurante muito tempo, fomos capazes de consumir sem provocar grandes impactos na natureza. Então como, em menos de dois Ou como é forte o impulso para comprar itens dispensáveis, ou que serão pouco usados, como os tais multiprocessadores com um milhão de funções. Não é o atendimento ao desejo ou à necessidade; é a busca pela sensação de bem estar proporcionada pelo ato de consumir. Vale De forma a diferenciar o ato de consumir do nocivo comportamento consumista é preciso refletir sobre o que se deseja obter em cada ato de consumo. Para exemplificar, imagine que alguém quer comprar um automóvel. A necessidade que precisa ser atendida é conseguir chegar ao trabalho no horário e voltar mais cedo para casa. A partir desse raciocínio, qualquer veículo serve.

.

5


*’ Paparazzi news * Exaltasamba anuncia fim do grupo: 'Agora será cada um por si'

Péricles, Thiaguinho, Pinha, Thell e Brilhantina anunciaram o fim do grupo. Uma volta não é descartada e os compromissos vão até fevereiro de 2012. Péricles afirmou que a decisão foi tomada em uma reunião no início do ano. “O Thiaguinho manifestou a vontade de seguir carreira solo e nós concordamos que está na hora de cada um seguir seus projetos”. Pinha se emocionou: “Vamos seguir a vida. São mais de 30 anos de carreira. Fiquei abalado, mas é a decisão que o grupo tomou”. Brilhantina também falou dos seus planos. “Tudo que eu construí foi com Exalta, mas talvez seja a hora de dar um tempo. Vou continuar na música. Só não sei ainda o que eu vou fazer. Tenho certeza que um dia estaremos de volta”. “Estou há muito tempo querendo seguir na carreira solo”, destacou Péricles. “A vida é feita de ciclos e eu estaria mentindo se não tivesse vontade de seguir carreira solo. Sou muito grato ao Exalta”, se emocionou Thiaguinho. Em seguida, o grupo relembrou seu primeiro sucesso: „Telegrama‟. O público cantou junto com Thiaguinho. Depois, foi a vez do sucesso: „Viver sem ti‟. Mais um sucesso, „Fugidinha‟ levantou a plateia e Thiaguinho chamou todos: “Vem, vamos dançar juntos”. Faustão também elogiou o grupo: “Em 25 anos, o grupo vai deixar saudade e tem mais de dez milhões de discos vendidos. Voltando ou não, é um capítulo vivo.

6


*’ Paparazzi news *

Fifa quer uso exclusivo de nomes de sedes ‘’ 2014’’e mil marcas e nome das sedes durante o mundial

A menos de três anos para o início da Copa do Mundo no Brasil, a Fifa já entrou com processo para o registro de mais de mil nomes e imagens no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), orgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo da entidade é ter uso exclusivo desses termos e expressões para fins comerciais. Na maioria dos casos são palavras e numerais que remetem ao Mundial, como os nomes das cidades-sedes e 2014. Alguns registros, entretanto, chamam a atenção, como o feito no dia 27 de julho de 2010. Na data, a Fifa entrou com pedido para ter uso exclusivo da marca “pagode”. Especialistas em propriedade industrial disseram ao iG que veem como exagero algumas medidas da Fifa para se proteger do uso comercial da Copa por empresas não parceiras. Brasil 2014, Copa do Mundo e o nome das 12 cidades-sedes com o numeral 2014 são marcas que a entidade máxima do futebol solicitou o registro. Nas últimas edições do Mundial, houve brigas na justiça e polêmicas sobre o assunto

7


*’ Paparazzi news *

10 alimentos nota 10 para o seu rosto O maior trunfo deles é prevenir o envelhecimento precoce, regenerando os tecidos. Alguns combatem o ressecamento; outros, o excesso de oleosidade. Monte com estes ingredientes um cardápio gostoso e transforme o prazer de comer em um ritual de beleza. Nunca se pesquisou tanto, e com tantos resultados animadores, o poder de certos alimentos em relação à preservação da beleza e da saúde. Provavelmente, você conhece os benefícios de alguns deles, como a soja e o iogurte. Mas já ouviu falar dos efeitos extraordinários que tem sobre o rosto um simples pepino? Ficar informada a respeito de tudo o que há de novo em matéria de nutrição vai enxotar muitas daquelas rugas que gostariam de aparecer sem ser convidadas. Torne-se íntima dos dez superalimento para a sua pele tirar nota 10. 1. Tônico com efeito mate Para tonificar, nada melhor que a cenoura: o ácido lipóico, presente em sua composição, dá uma revitalizada geral no rosto e, de quebra, ajuda na hora de pegar uma cor. Ela carrega uma bateria de poderosos antioxidantes, as vitaminas A, C e E, e ainda recupera estas duas últimas, que a pele perde diariamente. "O conselho é preferir a cenoura orgânica (porque o agrotóxico diminui as vitaminas dessa raiz) e misturá-la aos sucos", ensina a médica nutróloga Jane Corona, do Rio de Janeiro, autora de vários livros sobre as propriedades dos fitoterápicos. Comer 1 cenoura pequena (72 g) por dia. Calorias 33. 2. O exército vermelho As frutas vermelhas - morango, amora e framboesa, ricos em cianidina e vitamina C formam um exército imbatível. São eficientes em combater os agentes "malvados", os radicais livres. Mesmo consumidas na forma de polpa

congelada, elas melhoram as paredes dos vasos sanguíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada. Ainda previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. A vitamina C, além de antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele. Comer diariamente, em sucos, saladas, iogurtes, gelatinas. Calorias 1 xícara de morango tem 40 calorias; de amora, 50; de framboesa, 57. 3. Segurança 24 horas Imagine um alimento que protege você o tempo todo. O iogurte é assim. Encarrega-se de manter os probióticos, bactérias que residem no intestino e o regulam. Sem esse equilíbrio, a pele sofre. Por outro lado, ela abriga uma quantidade muito grande de bactérias do bem, que a defendem. "Consumir iogurte mantém essa camada protetora invisível - na sua ausência, a pele se infeccionaria só de sair à rua", diz a dra. Jane Corona. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras. Comer 1 pote (200 ml) por dia do produto desnatado. Calorias 90. 4. Para sentir firmeza Descasque o abacaxi: rico em manganês, tem bromelina, uma substância antiinflamatória que atua diretamente na pele, colaborando para combater acne, alergias e outros terrores do gênero. Além disso, essa fruta deliciosa tem enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras de elastina dos tecidos, ajudando-os a manter a firmeza. Todo mundo correndo para o fruteiro! E nem pense em enjoar na hora de adotar esse hábito no cardápio: abacaxi vai bem em sucos, na sobremesa, grelhado, assado, em gelatinas, bolos, compotas e iogurtes. Comer 1 fatia (100 g), de três a quatro vezes por semana. Calorias 49. 8


*’ Paparazzi news * 5. Elixir da juventude Elas são mesmo uma uva. Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce. Comer 1 cacho pequeno de uvas, três vezes por semana. Calorias 130.

médio (150 g), quatro vezes por semana. Calorias 19.

6. Gostosa e indispensável

Câncer de pele é aquele temor escondido que todo mundo tem e exorciza com filtro solar, certo? Quase. Na luta contra esse mal, além de usar FPS, entra em cena um alimento cheio de qualidades e fonte expressiva de vitaminas D e C: o salmão. A vitamina D também é antioxidante e possui uma propriedade que combate o crescimento desordenado das células. O salmão é mais rico nesse nutriente, mas ele pode ser encontrado também na sardinha e nos outros peixes. Comer 1 posta ou filé (100 g), de duas a três vezes por semana. Calorias 211.

A castanha-do-pará não é apenas deliciosa: é um poço de selênio, um mineral com propriedades antioxidantes tão ou mais poderosas que as da vitamina E. Fundamental para a beleza e a saúde da pele, ele previne e retarda o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural. Comer três castanhas-do-pará por dia. Calorias 82. 7. Mágica pura O germe de trigo é uma excelente fonte do mineral que faz par com o selênio na hora de deixar você mais saudável e bonita: o zinco. E tem um monte de vitamina E, outro antioxidante que ajuda a pele a ficar macia e jovem. Tudo isso impede que a camada de gordura da pele oxide, evitando o envelhecimento precoce e a formação de acne e cravos. Comer 1 colher (sopa) de germe de trigo por dia. Calorias 37. 8. Mas que pepino! Nada de virar a cara para ele; e trate de aproveiar bem todos os que aparecerem pela frente. Esse vegetal é diurético, tem vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular, com um efeito extraordinário sobre a pele. E a combinação desses dois nutrientes auxilia inclusive na cicatrização. Não é uma maravilha? Nem mesmo a casca deve ser ignorada, pois, além de ter propriedades digestivas, é antioxidante, já que possui betacaroteno, o pigmento que o corpo transforma em vitamina A. Agora fica fácil de você entender por que tantos produtos cosméticos usam o pepino em sua fórmula. Comer 1 pepino

9. Vencendo o medo

10. Tudo de bom A soja é uma bênção para a pele e para a saúde em geral. Em sua composição, entra um fitormônio (hormônio vegetal) semelhante ao estrógeno: a isoflavona. Na pele, temos receptores para as isoflavonas, e elas são decisivas para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade, diz a dra. Jane Corona. "Além de comer soja em grãos (em saladas), pode-se substituir o queijo tradicional por tofu, tomar sopinha de missô (massa de soja), consumir sojinha crocante, leite de soja e sucos à base da leguminosa", ensina a médica. Tudo para ficar mais bonita e saudável. Comer diariamente. Calorias 1 colher (sopa) de soja cozida tem 26 calorias.

9


*’ Paparazzi news * Isso é que é comida saudável 10 alimentos ‘’saudáveis ‘’de que deve afastar-se

Considere o seguinte raciocínio:

Iogurte com fruta no fundo

Prós: Iogurte e fruta são dois dos alimentos mais saudáveis conhecidos pelo Homem.

1. Alimentos com pouca gordura são saudáveis.

2. Rebuçados não têm gordura.

3. Logo, os rebuçados são saudáveis.

Faz sentido? Claro que não, mas é esse o tipo de argumentos que as empresas alimentares utilizam. No nosso caso, começámos o raciocínio com uma falsa premissa. Isto acontece porque o termo "pouca gordura" é muitas vezes um código para "alta concentração de açucares" um atributo que torna os alimentos muito pouco saudáveis.

Fazer escolhas saudáveis não é tão simples como saber que feijão tem muita fibra, ou que as frutas possuem bastante antioxidantes benéficos para a saúde. Muitas das vezes, os produtores acrescentam ingredientes, como açucares, que tornam instantaneamente um bom alimento numa má opção. Como resultado, muitos dos produtos que pensamos serem saudáveis, são tudo menos isso.é por isso que criámos uma lista de 10 supostos alimentos "saudáveis" de que pode (e deve) manter-se afastado.

Contras: O xarope de milho não é. Mas é esse produto que é utilizado para fazerem a geleia de fruta no fundo dos iogurtes.

A Alternativa saudável: Opte por iogurtes light, que contêm cerca de 90% menos açucares que os iogurtes normais.

Feijão de Lata

Prós: O feijão é preparado com fibras, o que ajuda a manter o apetite saciado e diminui a velocidade de absorção de açúcares no sistema sanguíneo.

Contras: O feijão é tipicamente enlatado com um molho acastanhado feito com açúcares branco e amarelo. E como as fibras estão localizadas no interior do feijão, não têm a oportunidade de interferir com a velocidade com que o açúcar é digerido. Considere que uma chávena de feijão enlatado contém cerca de 24 grs de açúcar.

10


*’ Paparazzi news * A Alternativa Saudável: Feijão enlatado em água. Consegue obter todos os benefícios dos legumes, sem o açúcar extra.

mel ou malte de cevada. Todos eles elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue.

A Alternativa Saudável:

Sushi de Gambas (estilo California Roll)

Coma o seu snack à moda antiga. Misture cereais com frutas vermelhas e um pouco de leite.

Prós: A alga que enrola o sushi contém nutrientes essenciais, como o selénio, cálcio e ómega-3.

Saladas com massa

Contras: é basicamente um cubo de açúcar japonês. Os dois ingredientes principais são arroz branco e uma imitação de camarão, ambos com hidratos de carbonos de rápida digestão e praticamente nenhumas proteínas.

A Alternativa Saudável: Sushi de atum ou salmão. Estas variedades possuem uma menor concentração de hidratos de carbonos prejudiciais à saúde e proteínas de elevada qualidade.

Prós: A grande maioria de saladas com massa incluem uma variedade de legumes frescos.

Contras: O principal ingrediente é massa feita com farinhas brancas, um produto semelhante ao pão.

A Alternativa Saudável: Salada de ovo não tem qualquer impacto no açúcar no sangue. A Universidade de Connecticut realizou um estudo que demonstra que não existe correlação entre o consumo de ovo e doenças de coração.

Barras de Cereais e Fruta Croutons Prós: São feitos com aveia, um produto nutricional e rico em fibras indispensável para uma alimentação saudável.

Prós: A sua pequena dimensão contribui muito pouco para as calorias da sua refeição, e acrescentam um agradável e saboroso efeito crocante.

Contras: Os flocos de aveia estão colados uns aos outros com ingredientes de elevada concentração de frutose, como xarope de milho, 11


*’ Paparazzi news * Contras: A maioria dos croutons são feitos com a mesma farinha refinada que se usa para fazer pão branco, um alimento com um índice glicémico superior ao açúcar.

A Alternativa Saudável: Amêndoas fatiadas torradas. São crocantes, não têm açúcar, e possuem gorduras monoinsaturadas (o mesmo tipo de gorduras encontradas no azeite).

Contras: Muitas marcas preservam as frutas em xaropes ricos em açúcar. Meia chávena de fruta enlatada contém 23 grs de açúcares adicionais.

Alternativa saudável: Procure por frutas enlatadas com 100% sumo em vez de xarope.

Manteiga de Amendoim com redução de Gorduras

Molho de Saladas Light

Prós: Reduzir na gordura diminui as calorias que o molho contém.

Contras: São adicionados açúcares para dar sabor. Contudo, o principal aspecto é que a remoção da gordura diminui a capacidade do corpo para absorver muitas das vitaminas presentes nos vegetais.

Alternativa Saudável: Faça o seu próprio molho de saladas feito com azeite e seja moderado nas doses utilizadas.

Prós: Toda a manteiga de amendoim possui uma quantidade considerável de gordura monoinsaturada saudável para o coração e circulação sanguínea, mesmo as com redução.

Contras: Muitas marcas comerciais de manteiga de amendoim acrescentam açúcar em pó, o mesmo tipo utilizado na decoração de bolos. As manteigas de amendoim com redução de gorduras são as piores, porque possuem mais açúcar em pó e menos gordura monoinsaturada.

A Alternativa Saudável: Procure manteiga de amendoim natural com 100% gordura de amendoim e que não contenha açúcar em pó adicional.

Frutas Enlatadas Pretzels Prós: O ingrediente principal é fruta, indiscutivelmente um alimento saudável. Prós: 280 grs têm apenas 110 calorias.

12


*’ Paparazzi news * Contras: Estes produtos pobres em gorduras apresentam elevadíssimos índices glicémicos, superiores mesmo a gelado ou gomas.

A Alternativa Saudável: Fritos de queijo crocantes.

13


*’ Paparazzi news * Estado tem maior acidente da história "Nunca vi nada parecido." A mesma frase foi dita ontem, centenas de vezes, na altura do km 41 da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo, sentido Capital. O espanto, partilhado por motoristas, passageiros, policiais, bombeiros, médicos e socorristas, se justificava: estavam diante da maior ocorrência da história das rodovias paulistas, segundo a Polícia Rodoviária Estadual. Por volta das 12h45, um megaacidente envolveu cerca de 300 veículos e o engarrafamento se estendeu por dois quilômetros. Uma pessoa morreu e 29 ficaram feridas.

A causa do acidente foi a forte neblina que tomou conta da Imigrantes no início da tarde de ontem. A visibilidade era inferior a 20 metros, informou o comandante do 1º Batalhão da Polícia Rodoviária, Nilton Michelazzo. "As condições estavam péssimas. Não me lembro de ter visto nevoeiro tão intenso assim", afirmou. Apesar da situação crítica, a Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, realizava a Operação Comboio apenas para os veículos que trafegavam no sentido Litoral.

Segundo o comandante da Polícia Militar no Grande ABC, Roberval França, o efeito cascata teria começado depois que um ônibus de turismo bateu na traseira de um caminhão. "Mas, diante das proporções do acidente, fica muito difícil precisar como tudo se iniciou", disse. Com o asfalto molhado e o horizonte tomado pela neblina, os veículos que vinham atrás não conseguiram frear a tempo de evitar a batida.

A situação se agravou depois que um caminhãotanque colidiu com mais dois caminhões - um deles carregava engradados de bebidas - e dois carros de passeio. Os cinco veículos foram tomados pelo fogo. "Houve pânico porque muita gente pensou que o caminhão-tanque fosse explodir, Mas ele não transportava combustível. Mesmo assim, a batida provocou o incêndio", contou Roberval França.

Em outro ponto do engarrafamento, mais um incêndio foi registrado. Dessa vez, um automóvel ficou preso entre dois caminhões e também pegou fogo. Pai e filho que estavam no carro conseguiram escapar. Um terceiro caminhão se envolveu no acidente; a cabine ficou totalmente destruída após a colisão. O motorista morreu. Até o fechamento desta edição, a vítima ainda não havia sido identificada e continuava presa às ferragens. Depois de resgatado, o corpo seria transferido ao Instituto Médico-Legal de São Bernardo.

Apesar do cenário catastrófico, a maioria dos veículos sofreu danos leves, segundo Roberval.

A Rodovia dos Imigrantes permaneceu bloqueada nos dois sentidos durante quatro horas. Por volta das 17h, a pista Sul, utilizada para descida ao Litoral, teve o sentido invertido para facilitar a chegada à Capital. A Anchieta ficou sobrecarregada e o trajeto percorrido 14


*’ Paparazzi news * normalmente em uma hora chegou a demorar três.

Até as 18h de ontem, cerca de 80 veículos já haviam sido removidos. Os trabalhos continuariam durante a madrugada e a previsão da Polícia Militar era de que a retirada fosse concluída apenas na manhã de hoje.

O mega-acidente mobilizou 20 equipes do Corpo de Bombeiros, 38 da Polícia Rodoviária Estadual, 60 da Polícia Militar e 60 da Ecovias. A estimativa é que cerca de 200 pessoas tenham participado do resgate às vítimas e auxílio aos motoristas.

Não dava para enxergar cinco metros à frente'

Quando se virou para o banco do passageiro e viu a filha de 12 anos com corte profundo na cabeça, o técnico de laboratório José Nildo da Silva, 29 anos, não conseguiu evitar pensar no pior e achou que a garota havia morrido.

Ela bateu com a cabeça no vidro e desmaiou. Um médico, também vítima do acidente, me orientou a estancar o sangramento, então minha filha recobrou a consciência e começou a reclamar da dor."

A queixa da pequena Jenifer Neri da Silva aliviou o coração do pai, que viajava com a mulher, Jaqueline Neri Ribeiro, 28, e o outro filho de 4 anos, quando se envolveu no quilométrico engavetamento. "Não dava para enxergar cinco metros à frente."

Jenifer e Jaqueline foram levadas para o Hospital Municipal de Diadema, com outras três vítimas. Todas com o quadro de saúde estável e previsão de serem liberadas.

Com três pontos na cabeça e escoriações, o motorista Alexander Mania, 34, recebeu alta por volta das 18h45. "Bati em um veículo e outro colidiu na traseira do meu caminhão. Não deu tempo para nada, só para sair e correr para não ser atropelado."

As demais vítimas, 29 no total, foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Central de Diadema e para unidades de Saúde de Santo André, Mauá, Cubatão e Santos.

Caminhoneiros acumulam prejuízos e pedem comboio

Dos 300 veículos envolvidos no megaengarrafamento, 70 eram caminhões, segundo números preliminares da Ecovias. A maioria dos motoristas não conseguiu retirar as carretas da pista, e teria de passar a noite na 15


*’ Paparazzi news * Rodovia dos Imigrantes, sobretudo para vigiar a carga transportada.

Motoristas devem ter atenção redobrada nas estradas hoje

Antes da chegada dos bombeiros, foram os motoristas e caminhoneiros os primeiros a prestar socorro às vítimas. A cooperação ajudou a salvar vidas.

O motorista que for usar o Sistema AnchietaImigrantes hoje precisa tomar cuidado. A previsão dos meteorologistas é que o nevoeiro intenso continue até o início da tarde, quando o tempo começa a abrir e a frente fria chega ao Sul da Bahia.

Foi o caso do caminhoneiro Donizetti José da Silva, 56 anos. Ele dirigia a carreta que transportava engradados de bebida para Jundiaí, cidade a 60 quilômetros da Capital. Ao colidir com o caminhão-tamque, o sistema elétrico da cabine travou. "O fogo começou a se alastrar e não conseguia sair, as portas não abriam, foi um desespero só. O motorista do caminhão-tanque me ajudou a arrombar. Foi por um triz", contou. Silva criticou a ausência de comboio na subida do Litoral. "A Imigrantes, com neblina, é a rodovia da morte."

Márcio Diniz Barbosa, 37 anos, o motorista do caminhão-tanque, disse que por pouco a tragédia não foi maior. "Fui de Ourinhos a Santos transportando combustível. Lá, descarreguei e iniciei o retorno. Foi o diesel que vazou do reservatório comum que causou o incêndio", relatou.

O veículo de Barbosa não tinha seguro. O prejuízo foi estimado por ele em R$ 170 mil.

O que provocou o nevoeiro foi a umidade do ar sobre a faixa Leste do Estado. "Mesmo com a frente fria já no Rio de Janeiro, a umidade do oceano está sendo deslocada para o continente por conta do vento. Por ser uma região de serra, a nebulosidade é mais intensa e segue em direção à Região Metropolitana", afirma a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia. Ela ressalta sobre a importância da atenção do motorista, já que a visibilidade é prejudicada.

A umidade vinda do oceano começa a diminuir amanhã, com a abertura do tempo e o nevoeiro enfraquece durante a tarde. As temperaturas devem ser de mínima de 15ºC e máxima de 20ºC. Para o fim de semana a previsão é de tempo mais seco, com temperaturas variando de 16ºC a 24ºC.

TRECHO A Ecovias, concessionária que administra o sistema, observa que a maior incidência de neblina ocorre na região do topo de serra, altura do km 40 das rodovias Anchieta e Imigrantes, e em parte do trecho de planalto, próximo à Represa Billings. O início da Operação 16


*’ Paparazzi news * Comboio, que já foi adotada pelo menos 33 vezes neste ano, se torna obrigatória a cada vez que a visibilidade no trecho de serra, por conta da neblina, é inferior a 100 metros.

São utilizadas informações fornecidas por equipamentos eletrônicos posicionados nos pontos mais críticos de formação de neblina, que calculam a densidade do ar e a visibilidade no trecho.

Adriana revela que foram os próprios passageiros que ajudaram a socorrer o motorista, que estava preso na cabine. "Ele ficou desesperado ao ver o fogo, gritando que ia explodir, mas não conseguia sair do ônibus porque estava preso." Apesar do susto, ninguém se feriu dentro do veículo.

DEFESA CIVIL Por volta das 20h, equipes da Defesa Civil estadual foram ao local do acidente distribuir cobertores para as vítimas que teriam de permanecer na via durante a madrugada. As equipes de São Bernardo também estiveram no local para prestar auxílio.

Medo de explosão gera pânico entre passageiros de ônibus

Foram pelo menos três fortes pancadas até que os passageiros da linha de ônibus SantosJabaquara, operada pela empresa Ultra, começassem a entender o que estava acontecendo. O veículo, com aproximadamente 40 pessoas a bordo, bateu em um caminhão à frente e em seguida foi atingido por mais dois carros de passeio.

O casal Leandro Cesar Felisbino, 32 anos, e Adriana Caires Felisbino, 33, conta que, após os impactos, o clima era de pânico no coletivo. "Ninguém sabia o que estava acontecendo. Só nos demos conta da gravidade quando vimos um caminhão pegando fogo logo na nossa frente. Nesse momento, começamos a abrir as janelas de emergência para deixar o veículo", narra Leandro.

Motorista de Goiás achou que País estava em guerra

Motoristas a serviço de uma empresa de Anápolis (GO) ficaram presos no engarrafamento e teriam de passar a noite no local. Pela televisão, as famílias souberam do acidente e passaram a telefonar de meia em meia hora para obter notícias. "Sou casado e tenho três filhos. Estão todos desesperados lá em casa. As imagens impressionam mesmo", disse o caminhoneiro Geraldo Araújo, 42 anos.

Por conta da forte neblina, ele e os colegas formaram um comboio próprio. Após os acidentes, os veículos permaneceram próximos, sem grandes avariações. "Tivemos sorte. Foram 17


*’ Paparazzi news * tantas batidas que pensei que estávamos em guerra, sendo atacados", lembrou. "Achei que tudo iria pelos ares", disse outro motorista goiano, Tadeu Alexandro da Silva, 34.

Quatro carretas colidem na Via Anchieta

Horas antes do acidente que travou a Rodovia dos Imigrantes na parte da tarde, quatro carretas colidiram na altura do Km 38 da Via Anchieta, sentido Litoral, na divisa entre São Bernardo e Cubatão, na Baixada Santista. O acidente aconteceu por volta das 10h30 e não houve vítimas.

A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, não soube precisar as causas do acidente. A suspeita é que a mesma neblina possa ter interferido na visibilidade dos motoristas. A segunda possibilidade seria falha nos freios dos caminhões.

A pista da direita foi interditada por cerca de 30 minutos para remoção dos veículos.

18


*’ Paparazzi news * Jovens góticos são acusados de depredar túmulos Um grupo de jovens góticos foi preso ontem no cemitério do Araçá, no Pacaembu (zona oeste), acusado de depredar túmulos e agredir funcionários do local. Segundo a polícia, os detidos (três maiores de idade e oito menores) negaram os crimes.

Até o final da tarde de ontem, o grupo de jovens ainda prestava depoimento na Central de Polícia Judiciária. Apreciadores de músicas e temas Investigação sobre roubo milionário no Itaú abre crise

ligados à morte, os góticos costumam se reunir em cemitérios e usam roupas pretas. Dois fiscais do cemitério relataram que, por volta das 15h de ontem, visitantes disseram que góticos estavam fazendo arruaça em jazigos. Os funcionários afirmam que acharam um grupo de cinco jovens na capela de um túmulo, e outros seis em cima de jazigos próximos. Ao abordar os góticos, estes os teriam agredido com socos, pontapés e cabeçadas. "Chegamos para pedir que eles parassem de fazer bagunça, e um deles me deu uma cabeçada", disse um funcionário, que não quis ser identificado.

Na Central de Polícia Judiciária da 3ª seccional oeste da capital, o fiscal mostrou um pequeno corte no nariz e óculos quebrados, que teriam resultado da agressão.

Foi determinada a realização de exame de corpo de delito nos funcionários e uma perícia nos túmulos, para constatar quando e de que maneira os jazigos foram depredados. O inquérito do caso vai apurar os crimes de lesões corporais leves e de danos ao patrimônio público.

19


*’ Paparazzi news * 21/09/2011 07h00 - Atualizado em 21/09/2011 07h47 Questão palestina e Líbia são temas da Assembleia Geral da ONU Fala de Dilma dá início nesta quarta ao encontro, que ocorre há 66 anos.

Além dos assuntos previstos para o encontro, como discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mudanças climáticas e uma possível reforma no Conselho de Segurança, outros assuntos levantam expectativa para a assembleia.

Veja temas tratados e entenda a criação e o funcionamento da ONU.

Do G1, em São Paulo imprimir

Tem início oficial nesta quarta-feira (21) a 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, reunião anual realizada na sede da organização, em Nova York. O tema do debate geral deste ano é o papel da mediação na solução de disputas por meios pacíficos.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, pretende pedir o reconhecimento do Estado Palestino, apesar da posição estritamente contrária de Israel e de esforços dos Estados Unidos de evitar o pedido, defendendo que a negociação direta é a melhor solução. Mesmo se a questão for protocolada, os EUA têm poder de veto no Conselho de Segurança para barrar as discussões. Mahmoud Abbas cumprimenta o secretáriogeral da ONU, Ban Ki-moon, nesta segunda (19) (Foto: AFP)O líder palestino Mahmoud Abbas cumprimenta o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nesta

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, fará o discurso de abertura do debate, que pela primeira vez na história será proferido por uma mulher. A presidente Dilma Rousseff ao lado da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e da ex-presidente do Chile e atual diretora-executiva da ONU Mulher, Michelle Bachelet, em encontro nas Nações Unidas. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)A presidente Dilma Rousseff ao lado da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e da expresidente do Chile e atual diretora-executiva da ONU Mulher, Michelle Bachelet, em encontro na segunda (19) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

segunda (19) (Foto: AFP)

Outra questão que deve ser tratada nos próximos dias é o governo transitório da Líbia. O presidente dos EUA, Barack Obama, encontrouse com o líder do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdul Jalil e manifestou apoio ao governo provisório.

Reuniões de alto nível As chamadas reuniões de alto nível começaram ainda antes da abertura da assembleia, na segunda-feira (19), quando foi discutida a 20


*’ Paparazzi news * prevenção e o controle de doenças não transmissíveis. Na ocasião, a presidente brasileira Dilma Rousseff defendeu a coordenação entre políticas de saúde e sociais.

Nesta terça (20), o tema da reunião foram as mudanças climáticas no contexto do desenvolvimento sustentável. Já na quinta-feira (22), um dia após a abertura da assembleia, uma terceira reunião de alto nível discute o Programa de Ação de Durban, projeto da comunidade internacional para ação na luta contra o racismo.

as origens dos pensamentos sobre uma ordem mundial. Outros sugerem que os católicos da Idade Média propuseram alguma forma de governança mundial [...] Não é de se surpreender que a maioria desses textos foram escritos no final ou quase no final de grandes e sangrentas guerras. Eram esforços para encontrar uma saída para a anarquia internacional, escapar das repetidas brigas entre cidades, monarquias e estados, e estabelecer uma paz duradoura.” O século XIX presenciou uma série de medidas que, esperava-se, tirariam o mundo da anarquia internacional. Mas os pactos entre as grandes potências sempre renegavam as nações exploradas ou de importância inferior, como os países da America Latina e da África. Uma das poucas tentativas bem sucedidas foi a criação da Cruz Vermelha, em 1863.

História da ONU Antes da II Guerra Mundial, não existia um organismo que reunisse a maioria dos países do mundo para tentar resolver pela via diplomática os conflitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) começou a funcionar em outubro de 1945, depois do fim da II Guerra Mundial. Ela teve sua Carta ratificada por EUA, China, Reino Unido, França e pela ex-URSS. Mas sua origem remonta à Liga das Nações, que foi uma tentativa frustrada de evitar um novo conflito mundial após a I Guerrra Mundial.

Com o desfecho da II Guerra Mundial, e, principalmente, com o Holocausto e as bombas de Hiroshima e Nagazaki, o mundo se assustou de verdade. Após o fim da guerra, 51 países, o Brasil entre eles, assinaram o documento para se incorporar à organização. Apesar de não ter conseguido evitar guerras e de ser alvo de críticas por sua suposta incapacidade de intervir em crises e pela burocracia, a ONU estabeleceu princípios importantes dos direitos humanos e dos direitos da mulher. No dia 10 de dezembro de 1948, 58 Estados membros da Assembleia Geral da ONU assinaram, em Paris, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que definiu, por escrito, os direitos que todo homem deveria ter ao nascer.

Antes da Liga, países tentaram se organizar em outras associações para formular tratados e acordos. Como escreveu o historiador Paul Kennedy no livro "The Parliament of Man: The Past, Present, and Future of the United Nations": "A ideia de uma associação da humanidade data de centenas, se não de milhares de anos. Alguns trabalhos atribuem a filósofos chineses ou gregos 21


*’ Paparazzi news *

22


*’ Paparazzi news * Empresas investem em práticas esportivas para motivar funcionários

Praticar esporte pode ajudar a conseguir um aumento de salário ou uma promoção. Três empresas incentivam a prática de esportes e de exercícios físicos entre os funcionários, cada uma do seu jeito. Academia de ginástica ou sede de um grande banco? Resposta: as duas respostas anteriores. O espaço é terceirizado, administrado por uma rede de academias de São Paulo, e fica na sede do banco. Os funcionários pagam de mensalidade menos da metade do cobrado em outras unidades da academia fora da sede do banco. Maria Fernanda Campos, que é analista de RH, não abre mão de treinar todos os dias. “Eu trabalho motivada, que eu pego as energias antes, de manhã, treinando, e vou trabalhar com aquele pique total”, conta. “A gente acredita que isso melhora a qualidade de vida. Consequentemente é menos gente faltando e menos gente gastando com assistência médica, trabalhando melhor, mais feliz e produzindo mais para gente”, avalia Sérgio Fajerman, diretor de remuneração e benefícios. Quem disse que não dá para pular ao lado dos chefes no trabalho? Dá, sim. Em uma empresa, os funcionários têm à disposição um clube com quadra poliesportiva e uma academia bem montada. Fica tudo no mesmo espaço, entre a linha de produção e toda a parte administrativa.

sempre beneficiando da saúde e também para o pique no dia a dia do trabalho”, comenta. Cada funcionário paga R$ 42 por mês para usar o clube. “Nunca tinha ido a uma academia. Para mim, foi a oportunidade: um clube dentro da própria empresa. Não tinha como eu não fazer mais. Era uma questão de saúde mesmo”, disse a analista Marina Oliveira. “A produtividade aumenta, as pessoas se sentem mais leves e mais soltas e elas se relacionam melhor. A prática de exercícios físicos, além de trazer os benefícios físicos, ela ainda traz essa parte de relacionamento e de interação que ajuda no clima da empresa”, avalia a gerente de recursos humanos (RH), Wanda Csorgo. Se falta espaço na empresa, que tal se exercitar em locais públicos, ao ar livre? Um grupo se alongando na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, é formado por funcionários de uma empresa da área de saúde, que criou o projeto para incentivar a prática de esportes. Eles não pagam nada e todos os dias se reúnem para fazer caminhadas e correr. “O pessoal tem essa beleza natural da orla da praia, da Lagoa Rodrigo de Freitas, e isso motiva muito mais”, destaca Bruno Oliveira, professor de educação física. “Emagreci e perdi 11 quilos. Eu me sinto muito bem melhor, mais bem disposto no trabalho, com mais força e mais aptidão”, comemora o analista financeiro Antônio Carlos de Macedo.

Luís Rogério Ribeiro é analista de logística e frequenta o clube da empresa de segunda a sexta, sempre depois do expediente. “Muitas vezes, antes de ter o recurso na empresa, eu tentei fazer algumas atividades, mas você acaba desistindo pelas dificuldades. Aqui dentro é muito mais fácil, porque está aqui. Eu saio do trabalho e já estou direto no clube. Eu posso fazer atividade e está 23


*’ Paparazzi news *

24


*’ Paparazzi news * Hoje faz 10 anos que as maiores torres dos Estados Unidos e do mundo (naquela época) caíram por causa do atentado de 11 de setembro de 2001 da Alcaida. Naquele dia mais de 2,750 pessoas perderam a vida, incluindo os passageiros dos aviões; bombeiros; policiais e até 4 Brasileiros que estavam trabalhando nas torres.

O choque que toda a minha família sofreu naquele dia foi tão grande, que meu pai foi visitar a mãe dele (minha avó) e minha mãe ligou para as suas irmãs. Esse atentado foi uma das piores coisas que me lembro da minha vida, até hoje tenho as imagens na minha cabeça, por isso estou compartilhando com vocês as minhas lembranças e convidando-os para um LUTO das pessoas que morreram nesse dia.

Faça hoje um dia mais calmo e pacifico, pois brigar hoje com alguém não seria algo muito bom, tenha hoje um pouco mais de respeito por aqueles que morrem nesse 11 de setembro de 2001.

Nesse dia de 11 de setembro de 2001 eu tinha 4 anos de idade, e me lembro que estava assistindo televisão junto com a minha família, mas de repente entrou o plantão de noticias especiais da Globo interrompendo toda a programação. Naquela hora assisti ao vivo o atentado as Torres Gêmeas, desde os aviões batendo nas torres até a queda delas. Naquele momento toda a minha família estava em choque, eles não conseguiam acreditar que aquela tragédia estava acontecendo diante dos nossos olhos, estávamos vendo pessoas caindo ou se atirando as torres para se salvarem, bombeiros e policiais apenas observando as torres pois não podiam fazer muita coisa.

25


*’ Paparazzi news * Tufão Roke chega à costa do Japão com ventos de até 200 km/h Sofrimento em sequência – mais uma tragédia atinge o Japão. O tufão Roke chegou nesta quartafeira (21) à costa japonesa, matando cinco pessoas. Duas estão desaparecidas. As autoridades pediram que um milhão de pessoas saiam de casa. O tufão caminha em direção a Fukushima, cidade onde fica a usina nuclear atingida pelo tsunami de março. O tufão chegou a Tóquio por volta das 18h30 (horário local) trazendo muita chuva e muito vento. Ao todo, 22 mil pessoas estão sem energia. A orientação das autoridades é que as pessoas não saíssem às ruas.

nas estações de trem e metrô. Há uma preocupação muito grande com os idosos que

moram perto dos rios. A Defesa Civil está em alerta na maior parte do país. O tufão está passando e está enchendo os rios. Há muitos diques em que o nível da água está chegando ao limite. Depois do que o país passou em março, parece que a natureza não dá folga ao Japão.

O tufão chega com ventos de até 190 quilômetros por hora. “É difícil até segurar a câmera, porque as rajadas de vento são muito fortes”, disse o repórter Roberto Kovalick (veja o testemunho do repórter no vídeo). Pontes e viadutos, principais de rotas de acesso à capital, foram fechados para evitar que houvesse acidentes. Trens-balas ficaram parados e voos foram cancelados. Mais de um milhão de pessoas foram orientadas a deixar suas casas, que foram alagadas. Por causa do forte temporal, há o risco agora de os rios encherem. Mais de um milhão de japoneses estão em alerta. Depois de passar por Tóquio e agora segue para o norte do país. Esta é uma grade preocupação, porque ele vai passar perto pela Usina de Fukushima, atingida por uma tsunami em março deste ano. A usina está em alerta, e a população em volta também. O tufão deve chegar a Fukushima por volta das 9h (horário de Brasília). Hoje foi um dia perdido para a maioria dos japoneses. As empresas mandaram os funcionários mais cedo para casa, mas muita gente ficou presas 26


*’ Paparazzi news * FMI faz previsão pessimista para crescimento da economia mundial

As bolsas abriram nesta quarta-feira (21) em um clima de incerteza generalizada. Na manhã de quarta (7h50), elas operam todas no vermelho, com perdas em torno de 1%. O momento, sem dúvida, é de sufoco. Na terça (20), o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo a previsão de crescimento da economia mundial. Apontou uma desaceleração forte na Grã-Bretanha, nos países do euro e nos Estados Unidos. Na segunda-feira (19), foi a vez de a Itália ser rebaixada por uma das maiores e mais antigas agências de classificação de risco. Aí tem a Grécia, que segue no centro das atenções. Analistas duvidam das promessas de ajuste fiscal e cortes, condições necessárias para novos financiamentos. Mas nesta quarta (21) até que veio uma boa notícia da Grécia. A indústria de turismo registrou um aumento recorde no número de turistas estrangeiros este ano: mais de 16 milhões de pessoas. Outra notícia do dia vem da Turquia. Ao contrário da Itália, o país teve a sua nota de crédito elevada e passou a ser considerado grau de investimento em moeda local.

27


*’ Paparazzi news * Atraso de Adriano faz Corinthians ameaçar rescindir contrato do jogador Tem rodada do Brasileirão nesta quarta-feira (21). Tem clássico paulista entre São Paulo e Corinthians, mas o clima no Timão não está nada bom. O Corinthians perdeu cinco dos últimos sete jogos, além de ter perdido a liderança do campeonato. Na terça-feira, a torcida foi ao centro de treinamento protestar. Torcedores pediram a saída do técnico Tite. Ainda teve o atraso do Adriano ao treino de segunda-feira (19). O jogador foi multado e ameaçado de demissão. O atraso de duas horas foi no treino de segunda-feira. Adriano estava no Rio de Janeiro e disse que teve problemas no voo de volta para São Paulo. Ele foi impedido de participar de treino. O atacante foi multado em 10% do salário e ameaçado de demissão pelo presidente do clube, Andrés Sanchez, caso se atrase novamente.

tendão de Aquiles da perna esquerda e teve de ser operado. A comissão técnica trabalha para que ele faça a estreia pelo clube no dia 9 de outubro, contra o Atlético Goianiense, no Pacaembu. Adriano está há nove meses sem jogar. A última partida foi pelo Roma, em janeiro desse ano. O último gol foi em maio do ano passado, há um ano e quatro meses pelo Flamengo, na Libertadores. O jogador quer voltar. Pensa até em seleção, como disse em entrevista ao repórter Regis Rosing, no “Esporte espetacular” do último domingo (18). “Estou fazendo de tudo, realmente, para ir nessa Copa do Mundo. Com certeza, eu sei que posso ajudar muito a seleção brasileira. Só depende de mim mesmo. É só voltar a jogar no Corinthians e voltar à minha forma física. Com certeza, vou ter outra oportunidade”, acredita. Mas Adriano continua acima do peso e agora voltou a se atrasar para um treino. “Ainda faltam uns três ou quatro quilos”, revelou o jogador.

Os atrasos a treinos são comuns na trajetória de Adriano. Em entrevista a repórter Patrícia Poeta, no Fantástico, logo depois de ter sido contratado pelo Corinthians, Adriano foi sincero. “Vou fazer o possível [para não me atrasar]”, disse O peso também sempre foi um problema. “E o peso? Está tudo em cima?”, perguntou Patrícia Poeta. “Não está. Vou ser sincero: não está”, respondeu Adriano. Adriano chegou ao Coritnhians em março desse ano. Um mês depois, sofreu uma grave lesão no 28


*’ Paparazzi news * Contribuição ao INSS será menor para donas de casa a partir de outubro

Uma novidade na previdência promete beneficiar as donas de casa. A partir do mês que vem, o valor mensal para a contribuição do INSS vai cair. Mas depende da renda de cada família. A novidade vale apenas para as famílias com renda mensal de, no máximo, R$1.090 mil. Mas, pelo menos seis milhões de donas de casa podem se beneficiar com essa redução do valor da contribuição paga ao INSS.

“Uma família de baixa renda precisa ter a dona de casa vista de maneira especial, porque ela contribui para a estabilidade da família. Ela não pode sair para buscar muitas vezes outro trabalho pelo problema dos filhos”, afirmou o ministro da Previdência, Garibaldi Alves. A torcida do governo é que, com essa redução, o número de donas de casa contribuintes aumente.

É uma rotina cansativa: lavar, passar, cozinhar. “É um trabalho mais pesado que os outros”, disse uma senhora. Imagine para quem é dona de casa. “Nunca tem férias e não tem salário”, comentou outra. A dona de casa Glacidete Silva queria e precisava de um emprego fixo, mas com nove filhos nunca conseguiu. “Tinha de ir à reunião de escola, tinha de levar dar vacina ou então adoecia e tinha de levar no posto. Tudo era eu só. Não tinha como eu trabalhar fichada e deixar os meninos largados”, contou. Mesmo quem nunca trabalhou fora pode garantir uma aposentadoria no futuro. A novidade é que, a partir de outubro, as donas de casa de famílias de baixa renda vão pagar menos para se aposentar. A contribuição, que hoje é de quase R$ 60, vai cair para R$ 27,05. É preciso contribuir por 15 anos e ter, pelo menos, 60 anos de idade para começar a receber o benefício de um saláriomínimo. A renda da família tem de ser de, no máximo, R$ 1.090. Depois que completar um ano de contribuição à Previdência, a dona de casa passa a ter direito também a outros benefícios como auxílio-doença ou aposentadoria por validez. O governo calcula que mais de seis milhões de donas de casa poderão aderir ao programa para se aposentar. 29


*’ Paparazzi news * Câmeras monitoram 150 mil m² da Cidade do Rock, palco do Rock in Rio

As 32 câmeras estão instaladas por todos os lugares onde se olhe: nos postes, nos palcos ou nas cercas. As sempre atentas e observadoras do Rock in Rio estão de olho em absolutamente tudo que se passa no local. Quatro câmeras têm infravermelho e são capazes de registrar movimento mesmo em áreas de pouca iluminação, como o entorno da Cidade do Rock. Uma câmera está voltada exclusivamente para o monitoramento da lagoa que fica bem ao lado. Junto aos quase 500 vigilantes distribuídos por todos os ambientes e em sete postos de observação, as câmeras compõem o megassistema de segurança do evento que começa na sexta-feira (23). Os 150 mil metros quadrados da Cidade do Rock vão ter mais vigilância do que qualquer outra cidade do mundo, incluindo as grandes capitais, para garantir a segurança das cem mil pessoas que vão ao local a cada dia e impedir os penetras. O esquema levou três meses para ser montado, mas o planejamento começou muito antes disso, de acordo com o diretor de segurança do Rock in Rio, Ricardo Acto. “Temos quase um ano de planejamento e toda a fase de projeto e construção da própria Cidade do Rock, adaptação dos locais onde era possível colocar a câmera e parte de energia”, explica Ricardo Acto. O controle central foi montado dentro de um carro-forte, guardado por dois seguranças. Uma equipe maneja 12 monitores que mostram todos os ângulos da cidade. Com os palcos prontos, só faltam chegar os artistas e o público que vai poder curtir o festival.

30


*’ Paparazzi news * Tite escala Wallace e Paulo André como zagueiros titulares no clássico contra o São Paulo

partidas. Além disso, Castán é um dos jogadores mais regulares do Corinthians no Brasileiro. Ele lidera em roubadas de bola com 147 no total.

Sem o zagueiro Chicão, que foi barrado pelo técnico Tite, o Corinthians enfrentará o São Paulo, nesta quarta-feira, às 21h50, no estádio do Morumbi, com uma zaga composta por Wallace e Paulo André. O setor defensivo, que já vinha sofrendo muitas críticas, pode correr sério risco no clássico porque os dois defensores não iniciaram nenhuma partida juntos neste Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, Wallace e Paulo André formaram a dupla de zaga do Timão em apenas duas partidas. A primeira foi na vitória sobre o Santo André por 2 a 0, no Campeonato Paulista, e a segunda no primeiro tempo do amistoso contra o Grêmio Osasco, disputado na quinta-feira da semana passada, que terminou com vitória do Timão pelo placar de 2 a 0. O técnico Tite acredita que o fato de os dois jogadores treinarem juntos na equipe reserva pode amenizar um pouco essa falta de ritmo da nova zaga corintiana. Mas participar de um coletivo contra a equipe titular é bem diferente do que jogar pressionado contra o São Paulo. - Com entrosamento e posicionamento os jogadores podem superar qualquer dificuldade. O Wallace e o Paulo André já jogaram juntos e também treinaram juntos, muita vezes – disseTite. A última vez em que estiverem juntos pelo Brasileiro foi na vitória diante do Grêmio por 3 a 2, mas naquela oportunidade Wallace entrou faltando dez minutos para o término da partida. A presença do zagueiro Leandro Castán, que atuará improvisado na lateral esquerda, pode ajudar os “estreantes”. Ao lado de Ralf, ele é o jogador que mais esteve em campo nesta temporada. Até a rodada passada havia jogado 46 31


*’ Paparazzi news * Corinthians defende tabu e vantagem histórica contra Tricolor no Morumbi A torcida do São Paulo promete lotar o Morumbi para empurrar a equipe no clássico contra o Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h50m. É a chance de abrir quatro pontos de vantagem para seu grande rival nos últimos anos e forte candidato ao título brasileiro de 2011. A história, porém, mostra que os confrontos no estádio tricolor favorecem o Timão. O último triunfo dos donos da casa foi em 2007.

Em duelo válido pela primeira fase do Campeonato Paulista, dia 11 de fevereiro, o São Paulo de Muricy Ramalho fez 3 a 1 no Corinthians de Emerson Leão, gols de Lenílson, Rogério Ceni (pênalti) e Leandro. Wilson descontou (assista). Depois disso, os clubes se enfrentaram mais sete vezes no Cícero Pompeu de Toledo, com quatro vitórias alvinegras e três empates.

O número de jogos no Morumbi poderia ter sido maior neste período não fosse pelo rompimento entre os clubes. Irritado por ter recebido apenas 10% dos ingressos de um clássico pelo estadual de 2009, o presidente Andrés Sanches jurou que o Corinthians não atuaria mais no estádio como mandante enquanto estivesse no poder. Desde que isso aconteceu, foram dois triunfos do Timão e dois empates - todos com o mando de campo do Tricolor.

O São Paulo, aliás, perdeu no primeiro semestre a chance de obter em casa um resultado que

marcaria para sempre o Majestoso. O duelo que eternizou o gol 100 de Rogério Ceni (vitória

tricolor por 2 a 1), pelo Paulistão 2011, foi disputado na Arena Barueri depois que o clube alugou o Morumbi para a realização de um show da banda Iron Maiden. Ronaldo e Dentinho comemoram gol do Corinthians sobre o São Paulo (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Ronaldo e Dentinho festejam vitória no Morumbi por 2 a 0 em 2009 (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Mas não é apenas na história recente que o Corinthians tem vantagem sobre seu grande adversário das últimas temporadas. O clube tem melhores resultados desde que o Campeonato Brasileiro foi criado em 1971. Em 31 duelos em território inimigo, foram dez vitórias corintianas, cinco são-paulinas e 16 empates.

Dois deles não saem da memória do torcedor alvinegro. Em 1990, Corinthians e São Paulo duelaram no maior estádio da capital paulista pelo título brasileiro. No primeiro jogo, vitória por 1 a 0, gol de Wilson Mano. Já no segundo, novo triunfo do Timão pelo mesmo placar, gol de Tupãzinho, rendendo ao clube seu primeiro título nacional.

Os números são favoráveis também se somados todos os jogos entre os clubes. Dos 131 realizados no Morumbi, o Corinthians acumula 32


*’ Paparazzi news * 46 vitórias contra 34 do São Paulo. Aconteceram 51 empates.

Sem um estádio próprio e com o Morumbi tendo capacidade para receber um grande número de torcedores, o Corinthians tem uma vasta lista de títulos na casa do São Paulo, o último deles em 2003 pelo Paulistão. O local foi palco também da queda do tabu de quase 23 anos sem conquistas, em 1977, com o histórico gol do volante Basílio sobre a Ponte Preta. Lá, o Alvinegro celebrou os títulos brasileiros de 98 e 99.

Desta vez, o sonho é bem mais modesto. Vencer ou até mesmo empatar com o São Paulo nesta quarta-feira servirá para amenizar o clima tenso vivido pelo Corinthians em decorrência da queda de rendimento. Uma derrota e, consequentemente, a quebra do tabu promete fazer o ambiente ferver com mais protestos da torcida na reapresentação do elenco. Para o São Paulo, abrir quatro pontos de vantagem e mergulhar o rival na crise será mais importante do que qualquer retrospecto.

33


paparazzi news