1 minute read

Câmara libera uso do celular nos bancos em Curitiba

Next Article
são

são

Proposta foi aprovada por um voto de diferença

Nesta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) retomou o debate do projeto de lei com o objetivo de liberar o uso e o porte do celular nas agências bancárias da capital. De iniciativa da vereadora Amália Tortato (Novo), a proposta foi aprovada em primeiro turno pelo placar de 14 “sim” e 13 “não”, além de 6 abstenções.

Como o painel registrou um empate entre os vereadores favoráveis e os contrários à liberação – 13 de cada lado –, coube ao presidente Marcelo Fachinello (PSC) desempatar nominalmente a votação. O segundo turno do projeto de lei está previsto para a sessão desta terça (21). Se confirmada, a matéria poderá ser encaminhada para a sanção ou o veto do Executivo.

O projeto chegou a entrar na pauta do plenário, em 14

A lei que proíbe os celulares é de 2010 contra golpe da “saidinha de banco” de fevereiro, mas a autora concordou em adiar a votação, por dez sessões, para que fosse realizada uma audiência pública na Câmara Municipal, no dia 10 março. Durante a atividade, o Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, hoje presente em plenário, se manifestou contra a mudança na lei, enquanto a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o secretário Péricles de Matos defenderam o fim da restrição.

O uso e o porte de celulares nas agências bancárias inicialmente constava na lei municipal 13.518/2010, aprovada com a justificativa de promover a segurança de clientes e funcionários, já que o golpe da “saidinha de banco”, à época, era comum. n

This article is from: