
3 minute read
Pirâmide Solar da Caximba será inaugurada no dia 29
Usina vai funcionar em cima do aterro sanitário desativado
A usina solar instalada sobre o aterro sanitário do Caximba, desativado em 2010, está prestes a se tornar um novo símbolo da cidade de Curitiba, conhecida como capital ecológica já há vários anos. A obra será inaugurada pelo prefeito Rafael Greca no aniversário de Curitiba, em 29 de março, dentro da comemoração dos 330 anos da capital.
“É a contribuição da nossa cidade pelo bem do planeta, contra o aquecimento global”, destaca Greca. Com quase 8,6 mil painéis, a Pirâmide faz parte de um conjunto de iniciativas do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável, o que também resulta em economia aos cofres públicos.
A secretária do Meio
Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Oliveira
Dias, reforça que a iniciativa tem impacto positivo em duas grandes questões ambientais. “Com esse projeto, transformamos um passivo ambiental em usina geradora de energia renovável. E, ainda, estimulamos a população a buscar fontes menos poluentes de energia”, ressaltou Marilza.
O programa Curitiba
Mais Energia contempla, ainda, a instalação de painéis no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico. n

Cadastro no e-Cidadão é necessário para acessar wi-fi gratuito
A Prefeitura lançou o edital de licitação para as estações
Fazenda Urbana oferece curso para cultivar morangos
Pra quem tem interesse em aprender a plantar morangos, a Fazenda Urbana de Curitiba em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), vai oferecer um curso a partir da próxima quarta-feira (8/3), das 8h às 17h. A inscrição é gratuita, mas os interessados podem contribuir com um ingresso solidário doando 1kg de alimento não perecível que será destinado às entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.
Para participar, precisa ter mais de 18 anos. A atividade é aberta a todos que se interessarem e voltada para estudantes e trabalhadores da área de atuação. Serão cinco aulas nos dias 8, 14, 21 e 28 de março, com finalização no dia 4 de abril.
Os alunos aprenderão em aulas teóricas e práticas como manter um morangueiro utilizando sistemas de cultivo em substrato (sem solo). De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente da Fazenda Urbana, Marcos Rosa, o cultivo de plantas utilizando substratos é uma técnica amplamente empregada. n
Se você não faz parte dos mais de 1,036 milhão de usuários do e-Cidadão, a Prefeitura de Curitiba traz um alerta. Em 2023, todos os sistemas do Município que utilizam dados pessoais estarão integrados à base do e-Cidadão. Para acessar a base única de dados, basta fazer o seu cadastro, utilizando CPF, e-mail pessoal e criar uma senha.
É pelo e-Cidadão que, em breve, diversos serviços digitais da Prefeitura po- derão ser acessados. Parte deles já utiliza a base de dados única e totalmente segura, conforme as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O sistema é gerenciado pela Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
O Wi-fi Curitiba é um dos serviços que utilizam o e-Cidadão. A internet pública gratuita tem conectado as pessoas em 217 locais da cidade. n

Nesta primeira fase estão sendo vacinadas pessoas nascidas até 1938
Saúde vacina 1.383 idosos com a bivalente
Começou no sábado (4/3) a aplicação da vacina bivalente para idosos nascidos até 1938 que já tenham recebido pelo menos as duas primeiras doses da vacina anticovid. Em 14 pontos de vacinação na cidade, foram aplicadas 1.383 doses da bivalente, versão atualizada dos imunizantes que oferece uma proteção ainda maior contra as novas variantes da Ômicron.
Idosos nascidos até 1938 que perderam a oportunidade de se va- cinar neste sábado serão atendidos a partir de segunda-feira (6/3) em todas as unidades de saúde da capital das 8h às 17h (veja os endereços no site Imuniza Já Curitiba)

“O objetivo é manter a alta taxa de cobertura vacinal para que a doença se mantenha em níveis mínimos, como está acontecendo hoje. A vacina é importante e salva vidas, portanto, não podemos baixar a guarda”, destacou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. n vários pontos
As novas ciclovias vão integrar os bairros ao Centro
Orleans e Santa Felicidade ganham nova ciclovia
A Prefeitura de Curitiba deu início, nesta semana, a obras de ampliação da estrutura cicloviária que permitirão a ativação de um grande corredor de integração da malha voltada à ciclomobilidade, possibilitando a ligação do Orleans e Santa Felicidade, no noroeste da cidade, até próximo à região central.
A nova obra, em andamento no eixo da Avenida Cândido Hartmann, junto ao Parque Barigui, vai criar uma estrutura cicloviária até a ciclofaixa da via calma da Rua Padre Anchieta, na estrutural Oeste do transporte público. Será um trecho adi- cional, de aproximadamente 700 m, que começa na Rua Dr. Aluízio França, na lateral do parque, e sobe até a Rua Jacarezinho. Dali, se interligará à estrutura cicloviária compartilhada já existente, que segue por mais 700 m até a estrutura já implantada na via calma da canaleta do biarticulado.

As obras estão sendo feitas sob a coordenação da Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a sinalização será feita pela Superintendência de Trânsito (Setran), ao final dos trabalhos. n