Page 1

SĂŠrie Manuais

Checklist de E-mail MarkeĆ&#x;ng: 10 dicas para organizar sua campanha


www.allinmail.com.br INTRODUÇÃO E-mail markeƟng é uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento de estratégias comerciais, além disso, proporcionam para a empresa um canal de relacionamento aberto com seus clientes. Ao conhecer as preferências de seus clientes, as campanhas podem ser segmentadas e personalizadas, ou seja, direcionadas a um determinado Ɵpo de usuário, com interesses específicos. Com o objeƟvo de oƟmizar resultados, listamos as etapas a serem seguidas para garanƟr a eficiência e o sucesso de suas campanhas de e-mail markeƟng:

Alll In Mai Al aill é um umaa fe ferr rram rr amenta ta d dee en entr treg tr egga e ge gere renc re ncia nc iame ia ment me nto nt o de d cam ampaanh nhas as de e-mail Ma Mark rkkeƟ e ng, que aate tend te ndee a caada ccliliiente nd tee com mo see ffos ossse o ú úni nico ni co o. Noss s o ob ss objeƟ Ɵvo é eent nttre rega garr re ga resu sult su ltad lt ad do paara o clilien en ntee e ger gerrarr rres esul esul es ulttado o efe efeƟ Ɵvo vo taant nto o na abe b rtturra qu q anto an nto na ve vend nd daa..


manuais

Checklist de E-mail MarkeƟng – 10 Dicas para organizar sua campanha

3

1) Qual o Ɵpo de e-mail markeƟng mais adequados ao seu negócio • Comerciais Esse Ɵpo de e-mail é geralmente voltado ao comércio eletrônico ou clubes de compras. São mensagens visuais e objeƟvas, de forma que, ao bater os olhos no seu e-mail, os usuários já tomem conhecimento de suas ofertas. É uma forma rápida de fazer com que suas promoções cheguem ao conhecimento do público. Nestes casos, muitas vezes é interessante fazer um layout em que o usuário seja impactado com uma ou mais promoções em destaque, e sem seguida veja as demais se alternando. Com isso, além de prender a atenção pelo esơmulo visual, você consegue apresentar uma quanƟdade maior de produtos, aumentando as chances de aƟngir o interesse desse potencial consumidor. • NewsleƩers As newsleƩers são e-mails informaƟvos que têm como objeƟvo principal aproximar os usuários de sua marca, criando um relacionamento com seus clientes. Por isso, os e-mails desse Ɵpo devem oferecer informações relevantes ao seu público alvo. As mensagens precisam ter conteúdos de qualidade que gerem interesse fazendo com que cliquem na peça e sejam levados ao seu site ou rede social. Em muitos casos esses conteúdos não estão diretamente relacionados a produtos, mas de alguma forma interligados. • Comunicados Os e-mails em formato de Comunicado, como o nome mesmo diz, servem para comunicar alguma nova políƟca da empresa, um recall de algum produto, erratas ou modificações que precisem ser passadas aos seus clientes ou colaboradores. Se aproximam visualmente de um envio de carta Ɵmbrada, normalmente em tom mais sóbrio e formal. • Teasers O e-mail Ɵpo teaser é aquele que oferece somente uma parte da mensagem ao leitor. É feito para provocar a curiosidade dos usuários que o receberam e esƟmular esse usuário a clicar em seu site em busca de mais informações sobre o assunto. Este recurso pode ser usado com intuito comercial e insƟtucional. É um Ɵpo de e-mail markeƟng que certamente aumentará o número de acessos em seu site, já que, por natureza, todo ser humano é curioso. O importante é preparar o seu site para receber um usuário que está à procura daquela informação do e-mail. Evite que ele se frustre neste objeƟvo. Ao optar por um Ɵpo de e-mail, o importante é ter em mente se o Ɵpo escolhido atende aos seus objeƟvos de comunicação. Além disso, é preciso aproveitar essa diversidade e as possibilidades que a internet oferece. O ideal é que as empresas variem os Ɵpos de e-mails enviados e não fiquem presas a uma só maneira de se comunicar com os usuários


manuais

Checklist de E-mail MarkeƟng – 10 Dicas para organizar sua campanha

4

2) Defina seu público-alvo Ao pensar em uma campanha de e-mail markeƟng é preciso ter em mente que grupo de pessoas você pretende aƟngir com aquela mensagem. Para isso o ideal é que você consiga traçar um perfil do seu público alvo. As estratégias variam de acordo com esse perfil. 3) A composição da mensagem Nesta etapa, você decide se vai trabalhar predominantemente com texto ou com HTML. Evite o uso excessivo de imagens, isso acaba sendo prejudicial porque muitos leitores e até mesmo os próprios provedores de e-mail as bloqueiam. Além disso, já sabemos que e-mails contendo links ao longo do texto recebem mais cliques dos que os que apresentam os links nas imagens. 4) Dê atenção especial à construção do HTML A montagem do HTML de seu template é uma das etapas mais importantes de todo o processo da criação de uma nova campanha, por isso é preciso ficar de olho em algumas dicas, por exemplo: Evite inserir imagens por meio do atributo background de HTML ou backgroundimage de CSS se essas imagens Ɵverem o objeƟvo de servir de fundo para o corpo da mensagem. O que acontece neste caso é que não serão visualizadas corretamente por desƟnatários que uƟlizam Gmail, Outlook e Hotmail. Pensando nisso, antes de optar por usar ou não imagens de fundo em seu template, tenha a certeza de que conhece sua base pra saber se pode prejudicar a maioria dos desƟnatários. Além disso, equilibre o uso de imagens com HTML. Cada cliente de e-mail renderiza seu template de uma forma diferente, por isso é necessário ficar atento às limitações de cada um. Acesse nosso manual de montagem de HTML e fique por dentro de cada uma dessas limitações: hƩp://www.allinmail.com.br/manuais/manual_montagemHTML.pdf 5) Personalize sua mensagem através da segmentação Um dos grandes beneİcios de campanhas de e-mail markeƟng frente às outras formas de markeƟng direto é a capacidade de personalização e segmentação. Explore ao máximo essas vantagens. Pergunte quais são as preferências de seu público, aprenda com a interação dele com suas ações, sempre colete informações relevantes para facilitar a segmentação, comunique-se de forma personalizada. Mulheres têm preferências diferentes dos homens, jovens percebem a comunicação recebida diferentemente de adultos, as regiões do país têm hábitos diferentes, não trate todas as pessoas igualmente, explore a facilidade (e baixo custo) do e-mail markeƟng para se comunicar com seu público de forma direcionada. O segredo é coletar informações completas de cada usuário.


manuais

Checklist de E-mail MarkeƟng – 10 Dicas para organizar sua campanha

5

6) Pesquise o melhor horário para envio Essa é uma das perguntas mais frequentes: Qual o melhor dia/hora para o envio do e-mail markeƟng? A resposta não é simples, depende de uma série de fatores sobre o público e o teor da comunicação, mas existe um padrão pré-estabelecido: Observando o comportamento dos usuários, percebemos que de terça a quinta-feira, pela manhã, são os horários nos quais os usuários estão mais propensos a ler e-mails. Para determinar a hora de início do envio é preciso conhecer o tempo que leva todo esse processo, desde o momento que você dispara sua campanha, até quando ela de fato chega na caixa de entrada de seus usuários. Experimente diferentes horários, quando encontrar o melhor resultado, concentre suas ações nas faixas de maior abertura. 7) Realize diversos testes Teste diferentes opções e padrões de envio, do assunto ao horário de entrega, do texto ao design, da personalização ao uso de mensagens genéricas, sempre acompanhando os indicadores das ações. Antes de efetuar o disparo para a base toda é recomendável que você envie a campanha para um endereço a que você tem acesso, assim você poderá verificar detalhes como possíveis erros de digitação, se o assunto foi preenchido corretamente, se está atraente à primeira vista, se todas as URLs foram inseridas corretamente, se as imagens estão abrindo, ou seja, consegue idenƟficar qualquer Ɵpo de erro. A facilidade para fazer testes, o baixo custo e a possibilidade de analisar imediatamente os resultados das ações estão entre as principais vantagens de campanhas de e-mail markeƟng em relação às campanhas realizadas em mídias tradicionais, por isso, explore ao máximo esse potencial. 8) Envie apenas e-mails solicitados (Opt-in) e divulgue seu Compromisso AnƟ-Spam: É comum a associação de campanhas estruturadas de e-mail markeƟng com ações mal intencionadas de spammers, por isso nunca envie e-mail não solicitado, isso é prejudicial no curto e longo prazo já que além de você cair no descrédito dos usuários que vão te perceber como uma empresa que não os respeita, os próprios provedores de e-mail acabarão rebaixando sua reputação, e enviando suas mensagens diretamente para a caixa de Spam. O método mais indicado é o cadastro de dupla confirmação (DOUBLE OPT-IN): É a garanƟa de que o desƟnatário realmente confirmou o cadastro em sua lista. Um processo de cadastro com Double Opt-in funciona da seguinte forma: Durante o processo de cadastro dos usuários em um determinado site, um email será enviado ao endereço que esse usuário está cadastrando. Neste e-mail existe um link de confirmação de cadastro no qual o usuário precisa clicar para só então concluir o processo e começar a fazer parte da lista de endereços deste remetente. Este é um método que exige uma ação dos usuários, o que impede que alguém coloque um email inválido ou cadastre um email de outra pessoa.


manuais

Checklist de E-mail MarkeƟng – 10 Dicas para organizar sua campanha

6

9) Nunca envie mensagens sem link de opt-out Todas as mensagens devem possuir um link de opt-out, ou seja, de descadastro. Este link deve funcionar de maneira eficiente, onde ao clicar, o usuário deixa fazer parte de suas listas aƟvas imediatamente. Dessa maneira, ao clicar nesse link, o usuário interrompe o recebimento de suas campanhas. Além do link de opt-out presente nos e-mails enviados é preciso oferecer ao usuário a opção de descadastro também na área de gerenciamento de conta do seu site. Mesmo fora de sua peça de e-mail markeƟng o usuário precisa ter o direito de entrar em seu site e desmarcar a opção de recebimento de suas mensagens. Não é porque ele se registrou em seu site, que ele vai querer receber suas novidades. Essa é uma aƟtude válida tanto para newsleƩers que promovem produtos, com intenção de venda, quando aos informaƟvos. O desejo dos usuários precisa sempre ser respeitado. 10) Mensure os resultados É muito importante avaliar constantemente os resultados de suas campanhas. Acompanhar o crescimento de sua lista de e-mails e as taxas de conversão de acessos em vendas é fundamental, mas é claro que você não pode deixar de ouvir seus clientes, saber o que eles estão pensando sobre suas campanhas ajuda a definir as próximas estratégias. Explore os relatórios e recursos que a sua ferramenta de disparo de e-mail lhe oferece!


Rua Funchal, 513 • CJ 92 - Vila Olímpia São Paulo / SP 04551-060 Telefone: 55 11 3627-3677 www.allinmail.com.br

Checklist E-mail Marketing - All in Mail  

Etapas a serem seguidas para garantir a eficiência e o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing.