// Programa 2024/2025
Setembro/Outubro 2024: Ações de aproximação à Mata. Sessões de auscultação, questionários e mapeamento das necessidades assinaladas, passeios de reconhecimento e recolha de histórias sobre o lugar. Público-alvo: comunidade escolar e utentes da Biblioteca da Trafaria e interessados em geral. Ações com Biblioteca da Trafaria, ICNF e as associações Brigada do Mar e Novo Mundo.
Novembro/Dezembro 2024: Plantio na Mata. Controlo de espécies invasoras, colocação de proteções e ações de recolha de sementes autóctones locais. Ações com as associações Brigada do Mar e Novo Mundo, funcionários da JFCT e grupos de escoteiros e escuteiros. Público-alvo: gutentes da Biblioteca da Trafaria e interessados em geral.
Janeiro/Fevereiro 2025: Limpeza da Mata. Ações com as associações Brigada do Mar e Novo Mundo, grupos de escoteiros e escuteiros. Público-alvo: utentes da Biblioteca da Trafaria e interessados em geral.
Março/Abril 2025: Ações de aproximação à Mata. Identificação de espécies e definição da trilha pedestre com sinalização de espécies autóctones. Público-alvo: Agrupamento de Escolas da Trafaria, Associação AI9, Nova/FCT.
Maio/Junho 2025: Ações de melhoria dos espaços de fruição da Mata. Ações com Centro Social da Trafaria/Santa Casa da Misericórdia de Almada e Coletivo Warehouse. Público-alvo: utentes da SCMA e interessados em geral.
// PROJETO MATA VIVA
Ensaios e Diálogos Associação
O Projeto Mata Viva é uma iniciativa ambiental de base comunitária para a requalificação ecológica e melhoria dos acessos da Mata das Dunas da Trafaria e Costa da Caparica. Esta área é extremamente importante por abrigar espécies vegetais endémicas (exclusivas da região) e de conservação prioritária, que precisam ser protegidas para manter o equilíbrio dos ecossistemas locais B O L E T I M I N F O R M A T I V O
Saiba mais sobre os nossos projetos em: www.e-da.pt | @ensaiosedialogosassociacao
2 0 2 4 / 2 0 2 5 B E MV I N D O A O P R O J E T O M A T A V I V A !
// Importância da Mata como Espaço de Bem-Estar
Localizada ao lado da malha urbana da Vila da Trafaria, a Mata das Dunas da Trafaria não é apenas um refúgio para a biodiversidade, mas também um espaço crucial para o bemestar das comunidades locais. A presença de áreas verdes contribui significativamente para a saúde mental e física de todos, oferecendo um espaço para atividades ao ar livre, relaxamento e contato com a natureza. Estudos demonstram que o contato com ambientes naturais reduz o stress, melhora a qualidade do ar e promove um estilo de vida ativo.
// Espécies que caracterizam esta Mata
Sabina das praias (Juniperus turbinata): Arbusto de grande importância na região, a sabina ajuda a estabilizar as dunas, prevenindo a erosão e oferecendo abrigo para diversas espécies.
Herniaria marítima (Herniaria marítima): Planta de pequeno porte típica das zonas costeiras, fundamental para a fixação dos solos arenosos, ajudando a manter a biodiversidade local
Pinheiro-manso (Pinus pinea) e Pinheiro-bravo (Pinus pinaster): Árvores pioneiras introduzidas pelo homem para ajudar a reter as areias e prevenir a degradação dos solos nas áreas costeiras.