a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

Semana Santa - 2020 –


anameS atnaS


Paróquia de Sant'Ana do Barroso Diocese de São João del Rei Província Eclesiástica de Juiz de Fora


Convite Queridos irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo, mais uma vez vivenciamos o tempo quaresmal. Este é um tempo propício em que caminhamos em direção à celebração central de toda a liturgia da Igreja: a Ressurreição de Cristo, Solenidade das solenidades. A luz do Mistério Pascal irradia e preenche todo o ano litúrgico com sua claridade, e todas as celebrações se voltam para esta grande luz, afinal, - como escreve o apóstolo Paulo - se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria nossa fé. No Brasil, a cada ano, somos convidados, pela Campanha da Fraternidade, a refletir sobre diversas situações da realidade social, a fim de que compreendamos, e sintamo-nos provocados a assumir uma posição frente as demandas de nosso tempo. Este ano temos por tema: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, e por lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas, 10, 33-34). Que possamos juntos experimentar através de nossos encontros e celebrações, sobretudo do Tríduo Pascal, a conversão do coração que nos impulsiona à prática de ações que ajudam, animam, que reconstroem, enfim, que levam a Vida que vem do Ressuscitado! Abençoada Páscoa!


Programação Setenário das dores de Maria Santíssima

De 29 de março a 4 de abril – na Igreja Matriz de Sant'Ana: 18h30 - Recitação do terço e atendimento de confissões. 19h00 - Santa Missa, em seguida, orações do setenário das Dores de Maria. Pregador: Pe. Frei Marlom F. S. Moreira, Ocarm.

04 de abril – Sábado das Dores de Maria

18h30 – Recitação do Terço e atendimento de confissões. 19h00 – Santa Missa e encerramento do setenário. Em seguida, procissão do depósito da veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores para a capela de Santa Maria.

05 de abril – Domingo de Ramos

07h30 – Santa Missa na Igreja Matriz. 10h00 – No alto do cruzeiro, distribuição e bênção de ramos. Logo após, procissão para a Igreja Matriz onde haverá a Santa Missa Solene. 16h00 – Atendimento de confissões. 19h00 – Santa Missa na qual será proferido o sermão do Triunfo. Em seguida, confissão comunitária para a juventude. *Em todas as celebrações, durante o ofertório, haverá a coleta para a Campanha da Fraternidade.


06 de abril – Segunda-feira Santa

07h30 – Santa Missa na Igreja Matriz. 09h00 e 18h00 – Atendimento de confissões. 15h00 – Confissão comunitária para as crianças. 19h00 – Santa Missa na qual será proferido o sermão do pretório. Em seguida, procissão do depósito da Veneranda Imagem do Senhor dos Passos para a Igreja do Rosário no CESAN.

07 de abril – Terça-feira Santa 07h30 – Santa Missa na Igreja Matriz. 09h00, 15h00 e 20h00 – Atendimento de confissões. 19h00 – Início da tocante procissão do encontro. Itinerário: a imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Capela de Santa Maria, e a imagem do Senhor dos Passos sairá da Igreja do Rosário no CESAN. O encontro se dará em frente à Igreja Matriz de Sant'Ana onde haverá o Sermão proferido pelo Rev.mo Sr. Pe. Lucas Alerson de Souza - DD. Vigário Paroquial da Paróquia Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei. Em seguida, na Igreja Matriz, Santa Missa.


08 de abril – Quarta-feira Santa

05h30 – Procissão de penitência saindo da Igreja Matriz. Na chegada, Santa Missa. 09h00 e 18h00 – Atendimento de confissões. 15h00 – Santa Missa e unção dos enfermos. 19h00 - Procissão da Soledade de Maria Santíssima saindo da Igreja Matriz. Na chegada, sermão proferido pelo Rev.mo. Sr. Pe. Jaime Coimbra, PIME. Em seguida, Santa Missa. Após, confissão comunitária para adultos.

09 de abril – Quinta-feira Santa 09h30 – Na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del Rei, Santa Missa presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom José Eudes Campos do Nascimento, e concelebrada pelos padres do clero diocesano. Durante a celebração, consagra-se o Óleo do Crisma e abençoa o Óleo dos Catecúmenos e o Óleo dos Enfermos que serão enviados para as paróquias da diocese. 15h00 – Atendimento de confissões. 19h30 – Na Igreja Matriz, Solene Celebração Eucarística com o expressivo ato do Lava-pés. Ao término da Celebração, o Santíssimo Sacramento será transladado em procissão para a capela, onde permanecerá para a adoração dos fiéis até às 15h do dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados.


10 de abril – Sexta-feira Santa Paixão do Senhor Dia de profundo silêncio, jejum e abstinência de carne

08h00 – Atendimento de confissões. 09h00 – Via Sacra encenada pelo Setor Juventude, saindo da Igreja Matriz. 14h00 – Início da novena em louvor à Divina Misericórdia. 15h00 – Solene Ação Litúrgica com a Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística. 20h30 – Nas escadarias da Igreja Matriz de Sant'Ana, Paraliturgia do Calvário com o sermão do Descendimento da cruz proferido pelo Rev.mo. Sr. Pe. Vinícius Idefonso Campos – DD. Pároco da Paróquia de São José Operário, em São João del Rei. Em seguida, procissão do enterro. Pedimos que os fiéis tragam velas.

11 de abril – Sábado Santo

08h00 – Confissão comunitária para jovens e adultos. 10h00 – Atendimento de confissões. 21h00 – Na Igreja Matriz, Solene Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo, do Círio Pascal, Canto do Exultet (Proclamação da Páscoa), Liturgia da Palavra, Benção da Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo e Liturgia Eucarística. Pedimos que os fiéis tragam velas.


12 de abril – Domingo de Páscoa

Ressurreição do Senhor 07h30 – Santa Missa. 09h00 – Celebração de batizados. 10h30 – Santa Missa. 16h30 – Na Igreja Matriz, Santa Missa Solene. Logo após, procissão do Cristo Ressuscitado, com o Santíssimo Sacramento e, na chegada, canto do Te-Deum, benção e Santa Missa.

19 de abril – Domingo Festa da Divina Misericórdia 07h30 e 10h30 – Santa Missa na Igreja Matriz. 18h00 – Procissão saindo da Igreja Matriz. Na chegada, Santa Missa. “Como entramos com Maria de Magdala e a outra Maria no sepulcro, assim vos convido a irmos também com elas, a regressarmos à cidade, a voltarmos sobre os nossos passos […]. Vamos comunicar a notícia, vamos a todos aqueles lugares onde pareça que o sepulcro tenha a última palavra e onde pareça que a morte tenha sido a única solução. Vamos anunciar, partilhar, revelar que é verdade: o Senhor está Vivo. Está vivo e quer ressurgir em tantos rostos que sepultaram a esperança, sepultaram os sonhos, sepultaram a dignidade. […] Vamos e deixemonos surpreender por esta alvorada diferente, deixemo-nos surpreender pela novidade que só Cristo pode dar. Deixemos que a sua ternura e o seu amor movam os nossos passos, deixemos que o pulsar do seu coração transforme o nosso ténue palpitar.” Papa Francisco


Notas

• Durante a quaresma, realizaremos o piedoso exercício da Via-Sacra: Nos bairros: 3as e 5as feiras, às 19h00; Na Igreja Matriz: segunda-feira-feira às 19h30 e quarta-feira após a Santa Missa. Todas as sextas da quaresma, às 05h30, procissão de penitência e Santa Missa. (A organização das vias-sacras será feita pelos movimentos e pastorais de nossa Paróquia). • Especialmente recomendamos aos fiéis que façam uma boa confissão, para que a Semana Santa traga copiosos frutos para nossa vida. Pedimos que não deixem para a última hora as suas confissões. É aconselhável ao penitente que se confessou pela última vez comunitariamente que procure, este ano, a confissão auricular. • Quaresma e Semana Santa exigem de nós muito silêncio e recolhimento. Procuremos manter em nossa cidade, durante esse tempo, um ambiente de oração, respeito e muito silêncio que nos ajudem a viver com intensidade a Celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. • Pedimos a caridade de todos, contribuindo com seus donativos para a realização da Semana Santa e Campanha da Fraternidade.

Sacerdotes presentes: Pe. Denilson Matias, CM. Pe. Jaime Coimbra do Nascimento, PIME. Pe. Benecto Ortiz, OCS. Pe. Luciano Resende, sjs. Pe. Lúcio Cézar de Jesus Monteiro.

Encarregados

• Tablados e giros das procissões: Domingos Sávio Lamounier, Antônio Mozart de Araújo e João Darci. • Carregadores da Sexta-feira Santa: Reinaldo Alvim das Graças, Moisés Alex Justo e Adilson Ramos Ferreira. • Palmas e Carregadores de Quarta-Feira Santa: Geraldo Messias Guimarães, Nilton de Souza Campos e José Luiz Ferreira. • Figurados e Guarda Romana: Irinéia Maria do Nascimento, José Geraldo de Melo e Roseni. • Ornamentação da Capela de Reposição: Elizandra Meireles, Ana Gomes Henriques, Marianna, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Apostolado da Oração e Voluntárias do INSC. • Músicas: Coral Paroquial D. Maria de Lourdes Melo; Corais dos homens e mulheres do Terço; Sinfonia em louvor e Banda de Música Municipal. Figuras: quadros da Via Sacra localizados na Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte (São Lourenço/MG)

Apoio:

Prefeitura Municipal de Barroso e Polícia Militar.


anos

DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI 1960 - 2020

Visto e Aprovado:

Irmandade do Santíssimo Sacramento Conselho de Pastoral Paroquial Diácono Randolfo Andrade Campos Pe. José Raimundo da Costa – Vigário Paroquial Pe. Claudir Possa Trindade – Pároco de Sant'Ana Barroso, janeiro de 2020.

Profile for Douglas Paccelli

Semana Santa Sant'Ana - Barroso / MG  

Semana Santa Sant'Ana - Barroso / MG  

Advertisement