1 minute read

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA SUINOCULTURA

O FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA SUINOCULTURA (FNDS) É

UMA INICIATIVA DA ABCS EM PARCERIA COM AS ENTIDADES ESTADUAIS E REGIONAIS E CONTA COM O APOIO DO SEBRAE PARA PERENIZAR SUA ATUAÇÃO NO AGRONEGÓCIO EM PROL DOS SUINOCULTORES BRASILEIROS.

Advertisement

APOIO:

PROJETO DA AGS COMPLETA 20 ANOS EM 2023 E ENSINA RECEITAS PARA RESPONSÁVEIS PELO CARDÁPIO ESCOLAR

Quase 15 mil estudantes goianos passaram a consumir a carne suína através da merenda escolar em 7 municípios em 2022, após a AGS ministrar um curso de capacitação para merendeiras. O projeto completa 20 anos em 2023, quando a capacitação começou nas cidades de Rio Verde e Goiânia. A iniciativa goiana é um case de sucesso para o Sistema ABCS. “Praticamente todas as cidades passaram a adotar a carne suína na merenda, em uma ou duas vezes na semana. Entre as peças mais consumidas estão o lombo e pernil”, explica a secretáriaexecutiva da AGS, Crenilda Neves. O projeto leva um nutricionista e um chef de cozinha aos municípios goianos para capacitar as merendeiras. Para realizar o projeto, a associação recebe doações de carne de filiados e frigoríficos parceiros. Crenilda lembra que a AGS tem outros três projetos em parceria com as secretarias municipais de Educação.

Entre os objetivos da AGS, que representa os criadores de suínos independentes, está ampliar o consumo da carne e, consequentemente, aumentar as vendas nas localidades. “Mostramos às autoridades dos municípios que a carne suína é mais saudável, além de ser mais barata em relação à carne bovina, por exemplo, o que ajuda nos gastos com a merenda escolar. O consumo nas escolas acabam afetando as vendas nos supermercados e açougues dessas regiões. Toda a cadeia da suinocultura ganha”. Neste ano, a AGS já levou o curso para mais 5 cidades e algumas deverão incluir a carne suína no cardápio escolar ainda neste primeiro semestre.

Assembleia Da Assuvap E Coosuiponte Elege Nova Diretoria

Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) realizaram em sua sede, no fim de março, a Assembleia Geral Ordinária, em que houve a votação para eleição das novas diretorias, de ambas instituições, para o biênio 2023/2024. O evento foi aberto com a palestra “O que esperar do cenário político de 2023”, ministrada pela consultora de relações políticas da ABCS, Ana Paula Cenci Vidal.

This article is from: