1 minute read

Joanesburgo é a cidade mais rica de África

A consultoria de migração de investimentos Henley & Partners publicou seu ranking anual das cidades africanas com os residentes mais ricos em seu Relatório de Riqueza da África, em colaboração com a New World Wealth. O relatório fornece uma análise abrangente da riqueza privada em África, incluindo tendências em indivíduos com alto património líquido, luxo e gestão de património, bem como percepções de especialistas sobre investimento na África, investimento no sector de migração e mobilidade económica no continente.

O ranking a seguir é baseado no número de milionários (em dólares americanos) que vivem nessas cidades:

Advertisement

Texto: Dossier Económico

Joanesburgo (14.600)

A cidade de Joanesburgo, fundada durante a Corrida de Ouro de Witwatersrand, em 1886, detém o título de cidade mais rica da África. Sua riqueza concentra-se principalmente em Sandton, onde está localizada a JSE, a maior bolsa de valores do continente, e a sede de muitos dos principais bancos e corporações africanas. As principais indústrias da cidade consistem em serviços financeiros, abrangendo bancos e serviços profissionais, como escritórios de advocacia e consultorias.

Cairo (7.400)

Situada nas margens do rio Nilo, Cairo tem importância histórica significativa e é conhecida como uma das cidades mais cruciais do mundo. Também possui o maior número de bilionários de qualquer outra cidade africana. As principais indústrias do Cairo abrangem serviços financeiros, telecomunicações, varejo, turismo e materiais básicos.

3. Cidade do Cabo (7.200)

O centro urbano possui os bairros mais luxuosos da África, como Clifton, Bantry Bay, Fresnaye, Llandudno, Camps Bay, Bishopscourt e Constantia. Essas áreas têm as taxas residenciais nobres mais altas do continente, comparáveis a cidades como Washington, DC ou Berlim. Além disso, a cidade abriga propriedades de estilo de vida de ponta, como Steenberg, Atlantic Beach e Silverhurst Estate. As principais indústrias que prosperam na área são imobiliárias e de gestão de fundos

4. Lagos (5.400)

No que diz respeito à sua população, Lagos se destaca como a cidade mais populosa da África e serve como o principal centro económico da África Ocidental. Os bairros ricos de Lagos consistem em Ikoyi e Victoria Island. Os principais sectores da economia da cidade incluem materiais básicos, petróleo e gás, transporte e serviços financeiros.

5. Nairóbi (4.700)

Uma das cidades de crescimento mais rápido do mundo, Nairóbi serve como centro económico da Áfri- ca Oriental. Algumas de suas áreas ricas são

Runda Estate, Lavington, Kitisuru, Karen e Muthaiga.

As principais indústrias de Nairóbi incluem serviços financeiros, imóveis, turismo, média, vestuário, têxteis, alimentos processados, bebidas e cigarros.

Completam o top 10 as cidades de Durban (3.600), Casablanca (2.800), Pretória (2.400), Acra (2.000) e Luanda (1.800). Africanews

This article is from: